YEMOJÁ E ANCESTRALIDADE: EM FEVEREIRO, BAHIA É ÁFRICA

  Рет қаралды 468

Canal Preto

Canal Preto

6 ай бұрын

Declarada Patrimônio Cultural de Salvador (BA), as celebrações anuais a Iemanjá (2/2) consolidam as identidades político-culturais negro-brasileiras entre a diáspora africana e o continuum histórico da resistência e da intelectualidade do povo preto além-história oficial. Imensamente popularizado a partir da década de 1960, hoje, o fevereiro baiano vê parte de suas tradições ser brancalizada, em meio às tentativas de desconexão das festividades do sentido e da lógica africanos por que assim foram estabelecidas. Os pedidos de fartura e de mar calmo antes saúdam Yemọjá (Iemanjá) em reconhecimento à guarda zelosa dos oceanos para a sobrevivência desta gente, sede perene de trauma transgeracional. O legado da Festa no Rio Vermelho fala, portanto, à memória ancestral, apesar das ainda motivadas, e rançosas, colonizações contemporâneas.
No Canal Preto da semana, os significados do 2/2 e a importância da manutenção do capital ético-simbólico-religioso da Festa de Iemanjá à ontologia das subjetividades negras do país.
Fontes de pesquisa: Portal Salvador da Bahia e Brasil de Fato.
AGRADECIMENTO:
O Canal Preto agradece às convidadas a disponibilidade, o apoio, a confiança e a partilha de conhecimento. Suas falas são a maior referência utilizada na e para a construção de todo conteúdo publicado ao longo da semana.
Carla Antelante - Pedagoga e terapeuta sistêmica, sacerdotisa e orientadora de cuidados espirituais e ancestrais. Pesquisadora, coordenadora-geral e guardiã no Quilombo Di Maria, coletivo itinerante de saúde comunitária e de resgate do cuidado em práticas ancestrais.
Ìyálorisa Omilade (Yemọjazz) - Sacerdotisa de candomblé e ativista pelos direitos dos povos de Terreiro. Pedagoga e estudante de Direito. Compositora, mãe e poeta.
#ParaTodoMundoVer: no vídeo (em plano médio), vemos, nesta ordem de aparecimento, as seguintes convidadas: Carla Antelante, uma mulher negra de pele retinta e cabelo com dreads em um penteado preso, veste uma blusa branca e usa, além de colares de contas, brincos com pingentes de búzios, um turbante de tecido africano colorido em azul, branco e vermelho e um anel também de búzios prateado; e Ìyálorisa Omilade (Yemọjazz), mulher negra de pele escura e cabelos com tranças longas loiras, veste uma blusa de tricô bege e usa óculos com armação quadrada colorida em um verde de tipo transparente, maxicolares e anéis dourados e uma pulseira de miçangas (mão direita) em tons de marrom.
Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você? #Ancestralidade #Yemojá #Bahia #CanalPreto

Пікірлер: 5
@johnatansilva9834
@johnatansilva9834 5 ай бұрын
Top
@guilhermemendonca4896
@guilhermemendonca4896 5 ай бұрын
💙💙💙
@luizagarro7503
@luizagarro7503 5 ай бұрын
🌹🕯
@user-de6eu4sm4n
@user-de6eu4sm4n 5 ай бұрын
Comenta as falas do lUla
@dicionarioetimologico1887
@dicionarioetimologico1887 5 ай бұрын
Queima, Jesus.
Mojubá I | Ep. 01: Origens
26:07
Canal Futura
Рет қаралды 422 М.
Mom's Unique Approach to Teaching Kids Hygiene #shorts
00:16
Fabiosa Stories
Рет қаралды 32 МЛН
No empty
00:35
Mamasoboliha
Рет қаралды 3,9 МЛН
Now THIS is entertainment! 🤣
00:59
America's Got Talent
Рет қаралды 40 МЛН
COMO VIVEM OS QUILOMBOLAS.
21:18
Professor Erivaldo Oliveira
Рет қаралды 6 М.
Documentário Bernadete
18:11
TV Kirimurê o Canal da Cidadania
Рет қаралды 4,8 М.
Ebomi CIdália - O Orixá Tempo e a História dos Africanos no Brasil
16:13
Nós Transatlânticos
Рет қаралды 129 М.
QUEM É CRIA? CULTURA, NEGRITUDE E FAVELA
7:42
Canal Preto
Рет қаралды 495
QUILOMBOS URBANOS
7:31
Canal Preto
Рет қаралды 237
Mom's Unique Approach to Teaching Kids Hygiene #shorts
00:16
Fabiosa Stories
Рет қаралды 32 МЛН