"Ainda somos Iluministas"?
59:32
5 ай бұрын
Desafios da Medicina de Precisão
34:04
O Brasil e seu rumo.
57:17
Жыл бұрын
Anna Maria Moog lembra Vianna Moog
2:49
Ira, serenidade e Yom Kippur
24:45
2 жыл бұрын
Dinheiro e poder na modernidade
50:15
Пікірлер
@user-mj7ux6ri1z
@user-mj7ux6ri1z 5 күн бұрын
Tenho muitos Argonauta,,,,, as capas são realmente chamativa
@IsaiasSILVASOUSA
@IsaiasSILVASOUSA 17 күн бұрын
"... origem cristã...". complicado isso!
@elmeralencastro
@elmeralencastro 25 күн бұрын
Análise magnífica!
@user-gw8ox2et2q
@user-gw8ox2et2q 26 күн бұрын
E ainda esses mentirosos fucam falando que a COVID 19 fou uma pandemia mortal 😂😂😂 esse COVID ai nao acredito em paçoca que essas mídias ai falam isso era mais política do que pandemia 😂😂😂😂
@ruibarbosarocha
@ruibarbosarocha Ай бұрын
Brilhante e pertinente reflexão
@renatasilva5274
@renatasilva5274 Ай бұрын
Caramba, voltar no tempo! Tive aula com os dois. Professor Paulo na Gama filho e Prof Edgard na UERJ.
@Rabelo1301
@Rabelo1301 Ай бұрын
O Marquês de Pombal, descendente direto do português Jerónimo de Albuquerque (Lisboa, 1510, Olinda, 1584) e da índia brasileira tabajara Muira Ubi (151-1558), batizada como Maria do Espírito Santo Arcoverde, foi importante na reconstrução de Portugal após o terremoto de 1755. ENTRETANTO, foi um homem perverso. Além de dizimar os jesuítas e, consequentemente, a potencial educação dos brasileiros, comandou um processo viciado para assinar a família dos Távora em Portugal. Tudo pelo poder e para se manter o "primeiro-ministro" da coroa portuguesa, pois tinha total controle sobre o Rei José I. A filha de José I, Maria I, tinha aversão a Pombal. Tanto é assim, que, quando assumiu o trono com a morte do pai, defenestrou Pombal dos negócios da coroa. Dizem até que a loucura atribuída á mãe de D. João VI deve-se ao assassínio dos Távoras. Pombal foi maquiavélico ao extremo.
@claudiamariarodriguesdelim2578
@claudiamariarodriguesdelim2578 Ай бұрын
Robsbawm não disse que isso é correto; ele apenas explicou o fenómeno.
@mariliafranca1212
@mariliafranca1212 Ай бұрын
Muito bom! Reforça os conceitos fundamentais do Manual de Psicologia Jurídica. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@lucienearaujo8443
@lucienearaujo8443 Ай бұрын
O anticristo era o Marquês de Pombal cuja ganãncia por poder e riqueza ñ tinha limites, perseguindo os padres jesuítas e chegando a levar sem julgamento toda uma família à morte, previamente executados, mulheres, idosos e crianças, eliminando seus concorrentes. Ver: Condenação sumária a morte com torturas de toda família Tâvora, sem direito a defesa pelo min. Sebastião José de Carvalho e Melo, transformado em "Marquês de Pombal", facínora, déspota.
@nunopinto4342
@nunopinto4342 2 ай бұрын
Assassino e ladrão. Já é tempo da Maçonaria deixar de apregoar vantagens, onde só existe miséria e muito sangue. O Pombal retirou a Inquisição da Igreja e integrou-a na Coroa. Colocou um dos seus irmãos a administrar esta Instituição e usou-a para eliminar diversas famílias e apropriar-se dos seus bens. Um escroque com boa "imprensa".
@eduardomartinsarosoeduardo3638
@eduardomartinsarosoeduardo3638 2 ай бұрын
Maravilhosa explicação: simples e objectiva. «a matéria na direcção do espírito». Esse é o caminho. Obrigado.
@cleydsonbacha4776
@cleydsonbacha4776 2 ай бұрын
Prudência, equilíbrio, sensatez e muita erudição! Parabéns professor Edgard!👏👏
@cleydsonbacha4776
@cleydsonbacha4776 2 ай бұрын
Professor Edgard Leite é um grande erudito!👏
@sulamitaburiti
@sulamitaburiti 2 ай бұрын
Parabéns sensacional a live
@sulamitaburiti
@sulamitaburiti 2 ай бұрын
Parabéns pela postagem
@joaograca4266
@joaograca4266 2 ай бұрын
A tragédia do rio grande do sul é um castigo por este seu vídeo. Percebe agora como é patético o seu vídeo e a afirmação de Malagrida. Logo a penetração dele na cultura brasileira é uma cristalização do ódio (Malagrida disse que o terremoto era um castigo para Portugal…se é mau para Portugal nós gostamos do Malagrida) dentro da própria cultura….talvez seja um elemento central cristalizador da própria cultura. Malagrida não foi prudente, usou de adivinhação para fazer a associação (que não lhe foi confirmada pelo divino) e usou a morte de tantos milhares de pessoas do jeito que lhe interessava a ele… um verdadeiro santo (sic) que numa época em que Lutero, Josemaría marquês de Peralta foram canonizados também o poderá vir a ser. Santa Prudência e Santa Paciência rogai por mim.
@InstitutoRealitas
@InstitutoRealitas 2 ай бұрын
É mesmo
@josefilho9434
@josefilho9434 2 ай бұрын
Muito interessante sua abordagem deste personagem tão polêmico e tão interessante.
@tiagociriaco7380
@tiagociriaco7380 2 ай бұрын
Música? Muito ruido de fundo.
@CleidsonPedrosa1
@CleidsonPedrosa1 2 ай бұрын
Excelente reflexão. Gratidão por sua vida e seu propósito.
@joaograca4266
@joaograca4266 2 ай бұрын
A popularidade do jesuíta Malagrida no Brasil deve-se essencialmente ao facto de ter atribuído o terremoto de Lisboa como um castigo de Deus a Portugal pela expulsão dos jesuítas e insere-se numa política de criar ódio a Portugal (200 anos depois continua vivo) e de diminuir ou extinguir qualquer relação com a história portuguesa, tendo se especializado no assassinato de personalidades que chega a ser um verdadeiro toque de Midas (tudo o que tocam vira bosta) , como são as caracterizações de D Maria I, D João VI entre outros, enquanto, como cachorros, abanam o rabo a todas as personalidades da linha maçónica como os pais fundadores dos Estados Unidos ou Napoleão… O livro de profecias de Malagrida só faz sucesso num meio de ignorância, pois a existência do reino do anticristo (antes da segunda vinda de Cristo) e as suas características (divisão, mentira, materialismo..) fazem parte da revelação contida no novo testamento. E desde os primeiros séculos, muitos viram chegar os sinais dessa era. Hoje, enquanto escrevo isto, está a decorrer uma tragédia de horror, com as cheias na zona do Rio Grande, enquanto o poder brasileiro rebola num espectáculo satânico duma estrela (?) internacional, porque nenhuma tragédia pode afastar o hedonismo e a entronização do filho das trevas na antiga capital do país. Veria o Brasil com bons olhos se eu os imitasse na perfídia e dissesse que a tragédia que era a matar tantos brasileiros é um castigo dos céus por todos os malagridas brasileiros que usaram o Santo Nome de Deus em vão para rebolar de alegria na tragédia de 1755? É essa a natureza do vosso amor por Malagrida….tal como o jesuíta bergoglio sois puro amor maçónico. Enquanto decorre tragédia para tantos brasileiros da zona, outros brasileiros da mesma zona pilham casas e lojas, mostrando qual é o resultado de destruir a história e a noção de partilha de um passado e de um destino comuns a todos. Sem valores católicos e história, os princípios “libertadores” levam a sociedade a isto… distopia. Rezem agora ao Santo Malagrida.
@AttilioG
@AttilioG 2 ай бұрын
Uma excelente análise . Que bom tê-la encontrado. Obrigado. A língua nheengatu muito utilizada entre índios e brancos foi proibida. Teve implicações também.
@guilhermecosta1580
@guilhermecosta1580 3 ай бұрын
❤ Deus é o senhor dos Exércitos e todos nós somos soldados de Deus e Nossa Senhora amém.
@mariadagracamoita6951
@mariadagracamoita6951 3 ай бұрын
Mandou matar os Tavoras e expulsou os judeus. Atrasou Portugal durante 30 anos. Diz a história que foi o pior político que Portugal teve.
3 ай бұрын
Ah! Então, segundo essa tese, os políticos brasileiros são de caráter duvidoso (ou, na maioria desonestos) graças a esse infame "herói" lusitano???
@InstitutoRealitas
@InstitutoRealitas 3 ай бұрын
Nao rs
@henriquesafonso3391
@henriquesafonso3391 3 ай бұрын
CR 17...🎉
@user-qk5cb5in1d
@user-qk5cb5in1d 3 ай бұрын
Pombal foi um desatre, pessoa horrível
@marcelobrasileiro857
@marcelobrasileiro857 3 ай бұрын
Pertinente análise do perfil pombalino e da sua influência até hoje sentida nos modos de se fazer política no Brasil.
@danielsantarosa4388
@danielsantarosa4388 3 ай бұрын
Tanta riqueza, lançada a um povo sem rumo. Muito obrigado.
@cleydsonbacha4776
@cleydsonbacha4776 3 ай бұрын
Muito bom, muito bom!👏👏
@EmarinhoJP
@EmarinhoJP 3 ай бұрын
Um embate entre a Teologia x Filosofia.
@alexandresoares1613
@alexandresoares1613 3 ай бұрын
A mídia utiliza o medo e o raiva para atingir seus objetivos em favor da politica
@silvatavares
@silvatavares 4 ай бұрын
"Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um imenso Portugal!" ( da cançaõ de Xico Buarque) O 5º Império é o sonho de um império do Amor já cantado por Camões quando nos leva até à ilha dos Amores. Ao contrário dos impérios que conhecemos assentes no poder militar e na subjugação dos povos , o 5º Império (sonhado e desejado) será (ou seria) o império da fraternidade, um "Grandola vila morena, o povo é quem mais ordena!" cantado pelo Zeca Afonso. Serão tudo sonhos? Pois, "Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida" cantado por Manuel Freire - Pedra filosofal. Para o 5º Império, Portugal queria concretizar o mapa cor de rosa, de Angola à contracosta, mas a Inglaterra rasgou a mais antiga Aliança entre as nações e enviou um Ultimatum a Portugal exigindo-nos a retirada do território de entre Angola e Moçambique. O sonho talvez se mantenha pois é apoiado por muitas professias, ex Bandarra. Cabe ao Brasil, eleito Império em 1822, dar seguimento ao sonho e acho que vai no bom rumo Um abraço de Portugal
@cleydsonbacha4776
@cleydsonbacha4776 4 ай бұрын
Estou muito feliz, por ter encontrado esse canal, de altíssima qualidade intelectual, profundidade nos assuntos e riqueza de temas, os mais variados matizes! Parabéns ao professor Edgard pela exímia condução!👏👏👏
@cleydsonbacha4776
@cleydsonbacha4776 4 ай бұрын
Reflexões maravilhosas!👏👏
@cleydsonbacha4776
@cleydsonbacha4776 4 ай бұрын
Extraordinário professor, sua visão, da realidade da vida!👏👏
@cleydsonbacha4776
@cleydsonbacha4776 4 ай бұрын
A sabedoria é como um colar que adorna o pescoço!👏👏👏👏👏
@mrkaratedauidpapaxibe2572
@mrkaratedauidpapaxibe2572 4 ай бұрын
Baruch Hashem 😢
@alexkappaun
@alexkappaun 5 ай бұрын
Muito obrigado, prof. Edgard! Excelente palestra, parabéns! As suas críticas ao iluminismo são fundamentais à compreensão dos problemas atuais. Sim, ainda somos iluministas, infelizmente. Tenho muita vontade de assistir a uma palestra do senhor com o aprofundamento de tais críticas. Será que precisamos superar o iluminismo, caminhandonem direção ao pós-iluminismo, ou precisamos retroceder e fazer outro caminho? São perguntas que eu tenho me feito muito, ultimamente, ao me deparar com a gravidade dos problemas que nos assombram atualmente. Para terminar, gostei muitíssimo da forma como o senhor resgatou, como contraponto, ao final, as meditações de Santa Teresa de Jesus acerca do "Castelo Interior" (ou nossas "moradas" interiores). Muito obrigado por esse resgate, depois da viagem pelas águas turbulentas e perigosas do iluminismo!
@westbordartedesign9788
@westbordartedesign9788 5 ай бұрын
Achando meu Professor de História das Religiões entre 2000 e 2004. Inclusive tenho seu livro de Historiografia Jesuítica Colonial. Lembro de suas aulas sobre Hinduísmo. Maravilhosas...
@paulomalta473
@paulomalta473 5 ай бұрын
Professor Edgard Leite sempre com análise histórica precisa, sem essas "ideologias" que reduzem e apagam a realidade histórica. Obrigado!
@RicardoStumpf
@RicardoStumpf 5 ай бұрын
Aula excelente!
@Jeanschwarz_
@Jeanschwarz_ 5 ай бұрын
Pombal foi um articulador, interesseiro e assassino . Esse monte de livro ai atrás não serviu pra nada.
@deisygums3530
@deisygums3530 6 ай бұрын
Gostaria de saber sobre a familia GUNZO moravam na ESPANHA SEFARDITAS ainda há conhecimento sobre este sobrenome ? Gostaria muito de saber obrigado
@raquelmottadasilvatelles7336
@raquelmottadasilvatelles7336 6 ай бұрын
A história foi real?
@InstitutoRealitas
@InstitutoRealitas 6 ай бұрын
Ficcional. Mas a natureza dos eventos ficcionais é verdadeira, porque tratam de sentimentos humanos autênticos
@eduardomartinsarosoeduardo3638
@eduardomartinsarosoeduardo3638 6 ай бұрын
Parabéns.
@pedroneto489
@pedroneto489 6 ай бұрын
Quis grafar " em relação à mentira sócioantropologica"
@pedroneto489
@pedroneto489 6 ай бұрын
Aí surge um cafageste de baixo tomo , como Thiago Pavinatto , cometendo a burla histórica de que o inglês condenou Lampião. Um canalha de tal naipe merecia tiros e facadas em retaliação à mentira sócioant
@marisabrum3235
@marisabrum3235 6 ай бұрын
No Itamaraty nunca esquecemos os contatos. Sempre lembramos com admiração e afeto o brilho e a inteligência do Professor Nelson Mello e Souza. Esta lembrança permanecerá para sempre. Pena que as negociações foram breves no tempo. Gostaríamos que tivessem sido para sempre. Reitero que nunca esqueceremos. Espero que esta mensagem chegue a suas mãos.
@EuamoTeresaRaquelacultura
@EuamoTeresaRaquelacultura 6 ай бұрын
Isso porque Euclides so foi quase no final da guerra,imagine se fosse logo no inicio.😂😂😂,seria um estrondo de sucesso.