Cultura!?
4:19
9 жыл бұрын
Virais na Tijuca
1:13
9 жыл бұрын
Túnel do Tempo - 30/05
0:57
10 жыл бұрын
Suas Memórias São Minhas
11:16
10 жыл бұрын
Lola Entrevista
26:48
10 жыл бұрын
A Teoria Hipodérmica
4:40
10 жыл бұрын
All Directions
5:08
10 жыл бұрын
TEORIA DA BALA MÁGICA
2:10
10 жыл бұрын
Debate Privado
3:23
10 жыл бұрын
Mundo Sem Fronteiras
8:55
10 жыл бұрын
Panic! At The Jack
1:16
10 жыл бұрын
Bandinha Ratevê
3:28
10 жыл бұрын
E Agora José
12:48
11 жыл бұрын
Paranoide
2:45
11 жыл бұрын
O AVISO
3:56
11 жыл бұрын
Talk Show "De Ana para Ana" - BLOCO 2
5:08
Talk Show "De Ana para Ana" - BLOCO 1
6:02
Em apuros...
2:05
11 жыл бұрын
O AVISO
3:40
11 жыл бұрын
Surpresa!
1:28
11 жыл бұрын
Paranóide
2:29
11 жыл бұрын
As Sombras São Minhas
2:28
11 жыл бұрын
Пікірлер
@Boris.Becker.
@Boris.Becker. 29 күн бұрын
Kkkkkkkk
@Boris.Becker.
@Boris.Becker. 29 күн бұрын
❤❤❤❤❤❤❤
@thedouglaspatricio
@thedouglaspatricio 2 ай бұрын
"Um salve aos sambistas." Nunca esqueça disso a seguir: Não deixe o samba morrer
@robsonsampaio6050
@robsonsampaio6050 2 ай бұрын
Falar do samba, da história do samba, da evolução do samba, desde o seu nascimento no Recôncavo da Bahia - mesmo que seja num breve relato como o desse vídeo - e não citar um nome sequer de um compositor, de um sambista baiano, só pode ser brincadeira, desinformação ou má-fé. Dorival Caymmi, Assis Valente, Batatinha, Antonio Carlos e Jocafi, Ederaldo Gentil, Riachão, Edil Pacheco, Edson Conceição e Aloisio, Roque Ferreira, Valmir Lima, Nelson Rufino, sem falar em Vinicius de Moraes (Samba da Benção, Tarde em Itapuã, Tatamirô, Berimbau, Canto de Ossanha...) o carioca mais baiano de todos os tempos, que amava a Bahia e é amado por todo o povo baiano. Abaixo o bairrismo, abaixo o preconceito. Fora ao xenofobismo.
@josemauromoreira5597
@josemauromoreira5597 2 ай бұрын
Raridades em imagens e enredo! Bravo!
@WilsonDNeves
@WilsonDNeves 2 ай бұрын
Viva o samba
@ValdeirRezende
@ValdeirRezende 3 ай бұрын
(...) Aqui no Brasil, três coisas marcantes: Samba, feijoada e caipirinha.
@hugoarraes99
@hugoarraes99 4 ай бұрын
O samba é o maior patrimônio cultural brasileiro.... (Talvez perde só se considerar a floresta amazônica em comparação 😊)
@teacherleo20245
@teacherleo20245 5 ай бұрын
O RIO DE JANEIRO TEM O MAIOR CARNAVAL COM SAMBA. PAREM DE FALAR DA BAHIA. LÁ ELES TÊM AXÉ. OUTRA MÚSICA.
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
Chore menos.
@tsmithsilva
@tsmithsilva 6 ай бұрын
Samba é baiano caralho... Samba nunca foi carioca o próprio Donga diz isso!!!! Parem de roubar o samba da Bahia. O Rio tbm é foda, tbm fez o samba crescer e virar o que é... Mas o samba NÃO É CARIOCA! O SAMBA É MÚSICA NORDESTINA! O Samba é baiano!
@ronieteixeira1690
@ronieteixeira1690 9 ай бұрын
Samba foi adotado aos poucos com passar dos anos pela classe artista midiática, esqueceram de outras manifestações culturais pelo Brasil afora que por sinal é muito grande!!!
@tvbeiradalagoa6667
@tvbeiradalagoa6667 9 ай бұрын
isso é Coco e saiu de Alagoas
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
Coco é uma fruta asiática
@tvbeiradalagoa6667
@tvbeiradalagoa6667 9 ай бұрын
isso é coco
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
Coco é uma fruta
@lindomarsamba
@lindomarsamba 10 ай бұрын
O Samba "sempre" existiu na Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro. Inclusive, nas minhas pesquisas, antes de 1860, as primeiras e únicas ocorrências do termo SAMBISTA são de jornais do Ceará, e mais de uma vez aparece por lá o termo SAMBISTA. Os baianos ficaram famosos e são reverenciados até hoje nas escolas de samba do Rio de Janeiro porque abriram as portas da indústria fonográfica a partir de 1915 para os negros na música. Mas os baianos da Tia Ciata gravavam maxixe. Tocavam samba sim, nas festas ao redor dos terreiros e deixavam o samba lá. Sinhô, dito rei do samba nos anos 20, nunca gravou samba. Pelo telefone, tido como primeiro samba, do "baiano" Donga, é um maxixe, vale o mesmo para João da Baiana e Pixinguinha. Inclusive, Pixinguinha mesmo dizia que não entendia nada de samba, que sobre o assunto era para chamar o João da Baiana. Para piorar, em 1924, os "baianos" Donga e Pixinguinha formaram uma banda de Jazz que durou anos. Enfim, quem leva para os discos o samba tal qual o conhecemos hoje, foram os "cariocas". Esses sim levaram o batuque do terreiro de tradição banto-congo-angola para os discos. Nas pessoas dos negros e mestiços Ismael Silva, Cartola, Bide e Marçal e dos brancos Noel Rosa e Almirante. O vídeo acima se encerra com uma música que diz "Eu sou o samba, sou natural aqui do Rio de Janeiro..." Zé Keti tinha absoluta razão ao dizer isso em 1955, porque o samba dos discos e das escolas de samba, que nos restou atualmente, esse foi gravado por "cariocas".
@ozi744
@ozi744 9 ай бұрын
meu caro, o proprio Donga que convivia com tia Ciata e tinha como mae uma baiana disse que o samba veio da bahia. Quem é Zé Keti perto do Donga? O proprio passinho com os pes ele aprendeu no terreiro da tia Ciata... Cade os documentos que comprovam essa sua fala?
@lindomarsamba
@lindomarsamba 9 ай бұрын
@@ozi744 Meus documentos estão na Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Procure as edições do Jornal o Globo do Maranhão 15/02/1854 e do Jornal do Comercio do RJ de 18/08/1858 e encontrarás o termo sambista usado em jornal do Ceará e a explicação aos maranhenses de que o samba era uma dança popular no Ceará, isso nos anos 1850/59. Leia a obra "Feitiço Decente" do musicólogo Carlos Sandroni e verás que a música gravada por Donga, Sinhô, João da baiana até 1927 era do paradigma musical do TRESILLO, que não é o samba que nós conhecemos hoje e que os "cariocas" Cartola e Noel Rosa, dentre outros, introduziram o estilo musical que Sandroni chamou PARADIGMA DO ESTÁCIO, no ritmo do samba conhecido por nós atualmente. Leia também "Uma história do samba: as origens", do jornalista Lira Neto, que separa os estilos musicais dos baianos de Tia Ciata, do estilo musical dos "cariocas" dos morros. Essa tese dos estilos diferentes entre os baianos de Tia Ciata e os "cariocas" dos morros é defendida também pelos pesquisadores Artur Loureiro de Oliveira Filho e Marília Trindade Barbosa. Leia a tese do historiador Leandro Manhães Silveira , "Nas trilhas de sambistas e povo do santo: memórias, cultura e territórios negros no Rio de Janeiro (1905-1950)" e encontrarás a mesma proposta, além de tantos outros pensadores. Por fim, Zé Ketti é autor dos sucessos A Voz do Morro, Máscara Negra, Diz que fui por aí, Opinião, Acender as Velas etc etc etc, um repertório superior ao de Donga, com todo respeito que eu tenho a ele, mas Zé Ketti foi bem superior a Donga.
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
@@lindomarsambaCeará usar o termo sambista não significa que o samba nasceu lá. É e sempre foi baiano.
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
@@lindomarsambae a pessoa ainda pede pra gente ler autores sudestinos sksksksksksk
@riciericassio851
@riciericassio851 11 ай бұрын
Amei ! Ótima explicação
@patrickmoraes6031
@patrickmoraes6031 Жыл бұрын
A história do samba é ótima, pena que tem esse discurso esquerdista pra estragar!
@wanderson1260
@wanderson1260 Жыл бұрын
Gostei do video, mas a inserções exclusivas de referências brancas, ao seu final, descaracterizou o proprio contexto histotico do samba, que nao está somente no mercadológico, que sabemos ser racista agregar por identificação.
@heliogbandeira
@heliogbandeira Жыл бұрын
Então quem trouxe o samba para Bahia foram os escravos vindo da Africa? Posteriormente, esses baianos foram pro Rio, e lá o samba se transformou no que é hoje?
@lindomarsamba
@lindomarsamba 10 ай бұрын
Não existe samba na África. Nem capoeira. Ambos são produção de africanos e seus descendentes sim, mas no Brasil. E esses africanos no Brasil construíam o samba simultaneamente em todos os Estados. Os baianos ficaram famosos porque, os que estavam radicados no Rio de Janeiro, foram pioneiros em introduzir o NEGRO na indústria fonográfica e deram ao maxixe que gravavam o nome samba. Por isso os baianos ficaram famosos. Mas o samba como conhecemos, que nos restou atualmente nas rádios e escolas de samba, tem raiz dos bantos fluminenses. É dos "cariocas" Cartola, Bide, Ismael Silva, Marçal, Noel Rosa, Paulo da Portela, Mano Décio e tantos outros.
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
@@lindomarsambameu pai amado. Vieram vários povos africanos para o Brasil. Negro não é tudo igual, não tem como samba ser de todas as regiões. O samba nasce na Bahia, o resultado da influência africana é diferente em cada região do Brasil.
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
@@lindomarsambae nao, os baianos no Rio de Janeiro gravaram SAMBA.
@lindomarsamba
@lindomarsamba 3 ай бұрын
@@eriveltonsantos5039 Os baianos no Rio só gravaram samba a partir de 1928, quando os cariocas do Estácio e dos morros puseram samba e percussão nas gravações. A primeira batucada gravada num estúdio é o samba NA PAVUNA dos cariocas Noel Rosa, Almirante e Braguinha no Bando de Tangarás, depois vem Isamel Silva, Cartola etc com samba de verdade no lugar do maxixe de Donga, João da Baiana, Sinhô e Caninha, que, apesar de cariocas, eram do meio baiano da Pequena África. E quanto às várias Áfricas, não sei porque introduziu algo tão óbvio no debate. O samba é consequência da evolução do batuque Banto, de Congo-Angola, não é Ioruubá, nem nagô, nem Malê da África Ocidental e Costa da Mina. E no Rio de Janeiro, mais de 80% dos escravizados eram de procedência Banto, por isso o Rio é a terra do samba.
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
@@lindomarsamba O rio não é a terra do samba , o primeira samba gravado se chama pelo telefone gravado por BAIANOS. E o samba no Brasil é uma mistura de várias tradições africanas e não somente Congo-Angola. Chore menos. O samba nasceu e vai morrer no estado mais negro do Brasil até hoje , a BAHIA.
@leandrocaldeiramatos7617
@leandrocaldeiramatos7617 Жыл бұрын
Documentário interessante, mas não citar o Grupo Fundo de Quintal e o Cacique de Ramos é esquecer metade da história do samba como conhecemos
@euiuryaleson.9258
@euiuryaleson.9258 Жыл бұрын
o foda é que o samba foi ficando cada vez mais branco
@juliocesarpimentaguedes5679
@juliocesarpimentaguedes5679 Жыл бұрын
Sensacional o video! O samba é o ponto mais alto da cultura brasileira, felizmente está bem vivo, fora a musica sertaneja, uma aberração cultural, tudo o oposto do samba!
@diluiiz4629
@diluiiz4629 Жыл бұрын
O samba nasceu na BAHIA, e foi encorpado no Rio. Não esqueçam...
@itsmedrico1735
@itsmedrico1735 Жыл бұрын
Nordeste sempre levando cultura.
@rosanamaria6686
@rosanamaria6686 Жыл бұрын
Muito bom esse vídeo sobre o Samba.
@taik37
@taik37 Жыл бұрын
0:56 só pra enfatizar.
@buiu53
@buiu53 Жыл бұрын
Aí nos dias de hoje vc vê em redes sociais sambistas e pagodeiros apoiando um Militar como Presidente da República 🤔 se não entende a história do seu gênero musical devia largar e fazer outra coisa .
@djtheblack091
@djtheblack091 Жыл бұрын
O mais autentico e plural manifestação CULTURAL, IDENTITÁRIA do País! Cultura Negra ! De Muitas ramificações, vertentes, dos quilombos as grandes cidades!
@djtheblack091
@djtheblack091 Жыл бұрын
De grandes mestres, tias, pais
@patriciaandreaborges2781
@patriciaandreaborges2781 2 жыл бұрын
Eu amei! Maravilhoso esse trabalho!
@dariooliveiramatos5003
@dariooliveiramatos5003 2 жыл бұрын
Faltou uma abordagem mais ampla. Mestre Aniceto, Mestre Candeia, Clementina, Adoniram, anel de bamba, etc..
@yasuonaocalvo
@yasuonaocalvo 2 жыл бұрын
O Samba é baiano. Melhore, dance, bata palma e pandeiro, mas lembre o samba é baiano
@stevamtella9138
@stevamtella9138 Жыл бұрын
Os cariocas acabaram com o samba
@HateRctOficial
@HateRctOficial 2 жыл бұрын
peso
@seuinaciocapoeira8842
@seuinaciocapoeira8842 2 жыл бұрын
Viva. o. samba
@valbervidal4437
@valbervidal4437 2 жыл бұрын
0:56 Pra quem ainda tem dúvida
@magnokassanji3299
@magnokassanji3299 2 жыл бұрын
Interessante! Segundo a História, é provável que o semba seja uma corruptela do nome semba.
@angelidi7378
@angelidi7378 2 жыл бұрын
A Bahia faz muitos sambas novos, mas mercadologicamente tudo o que surgiu desde a década de 1980 (com influências mais modernas) se enquadra na Axé Music. O samba nunca saiu da Bahia. Samba-reggae, Galope e pagodão são os sambas que a axé music faz. O samba de roda, intimamente ligado à axé music porque é o samba original, também continua muito forte na sonoridade de muitas músicas. Quem diz que a Bahia criou e deixou o samba de lado, além de ignorante, não percebe que a Bahia apenas criou muito mais sambas e isso é a base da música local mais forte hahahha
@stevamtella9138
@stevamtella9138 Жыл бұрын
Carioca é assim. Tudo burro e ladrão
@Gandhi2022
@Gandhi2022 6 ай бұрын
Ainda tem a Bossa Nova com João Gilberto !
@WilsonDNeves
@WilsonDNeves 2 ай бұрын
Bossa nova é ruim demais
@arthurdiniz7469
@arthurdiniz7469 2 жыл бұрын
O Brasil em seu melhor
@thabatacauanni9877
@thabatacauanni9877 2 жыл бұрын
oi! Qual a fonte do vídeo inserido em 3:19, por favor?
@barbaramelo3977
@barbaramelo3977 2 жыл бұрын
Show! Esses vídeos salvam!
@claudivannonato5958
@claudivannonato5958 2 жыл бұрын
Deus abençoe o Samba, os sambistas, e o nosso sofrido país! Quando Jesus voltar, com certeza ele irá dizer: " Em primeiro lugar, quero ouvir um samba legal! Depois eu mando meu julgamento!" 👍🇧🇷
@Geraveio1952
@Geraveio1952 2 жыл бұрын
O samba como bem disse o Donga, veio da Bahia. O Rio de Janeiro com toda justiça, tem o mérito do aperfeiçoamento, qualidade e difusão.
@lindomarsamba
@lindomarsamba 10 ай бұрын
Permita-me discordar. O Samba "sempre" existiu na Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro. Os baianos ficaram famosos e são reverenciados até hoje nas escolas de samba do Rio porque abriram as portas da indústria fonográfica a partir de 1915 para os negros na música. Mas os baianos da Tia Ciata gravavam maxixe. Tocavam samba sim, nas festas ao redor dos terreiros e deixavam o samba lá. Sinhô, dito rei do samba nos anos 20, nunca gravou samba. Pelo telefone, tido como primeiro samba, do "baiano" Donga, é um maxixe, vale o mesmo para João da Baiana e Pixinguinha. Inclusive Pixinguinha mesmo dizia que não entendia nada de samba, que sobre o assunto era para chamar o João da Baiana. Para piorar, em 1924, os "baianos" Donga e Pixinguinha formaram uma banda de Jazz que durou anos. Enfim, quem leva para os discos o samba tal qual o conhecemos hoje, foram os "cariocas". Esses sim levaram o batuque do terreiro para os discos. Nas pessoas dos negros e mestiços Ismael Silva, Cartola, Bide e Marçal e dos brancos Noel Rosa e Almirante. O vídeo acima se encerra com uma música que diz "Eu sou o samba, sou natural aqui do Rio de Janeiro..." Zé Keti tinha absoluta razão ao dizer isso em 1955, porque o samba dos discos e das escolas de samba, que nos restou atualmente, esse foi gravado por "cariocas".
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
@@lindomarsambanão adianta copiar e colar essas baboseiras colega. Você é um cearense frustrado.
@passivo3556
@passivo3556 2 жыл бұрын
Nss mt ruim pqp,prefiro mt mais um funk do bom do q isso
@LucasFerreira-hz4kb
@LucasFerreira-hz4kb 2 жыл бұрын
Sim, kkkk minha professora passo uma atividade pra analisar 2 músicas e eu n tenho a menor ideia do que colocar né mizera
@kaiky9890
@kaiky9890 2 жыл бұрын
Muito obrigado culto a ciência 🤝
@adivinha712
@adivinha712 2 жыл бұрын
A bahiana num tem poura niuma
@eriveltonsantos5039
@eriveltonsantos5039 3 ай бұрын
Chora vagabundi
@MADARA-pn3hd
@MADARA-pn3hd 2 жыл бұрын
Não gosto dessa tipo de música 💫
@waniasantosdarocha9712
@waniasantosdarocha9712 3 жыл бұрын
MARAVILHA!!!
@Hector-np3zi
@Hector-np3zi 3 жыл бұрын
Ótimo vídeo! agradeço por disponibilizarem aqui.
@brenocalixto6253
@brenocalixto6253 3 жыл бұрын
Ruy Castro em suas fotografias !
@Ventura-tr6uw
@Ventura-tr6uw 3 жыл бұрын
Amei esse vídeo, aprendi bastante coisa sobre o samba. ✨🎶🎼
@fadojoui3767
@fadojoui3767 3 жыл бұрын
otimo video!!!!!!
@valderenedasilva5394
@valderenedasilva5394 3 жыл бұрын
O passado faz parte da vida que nem os sambas antigos 😁😁😁😁😁
@BilT-qt5nx
@BilT-qt5nx 3 жыл бұрын
Salve gnt da aula kakka