Пікірлер
@Eduardo.M.M.V.N.G
@Eduardo.M.M.V.N.G 7 сағат бұрын
Este desculpa, mas este vou passar, mas deixei gosto na mesma. ja me respondes-te ao email, é que o meu telemóvel foi para arranjar e não tenho acesso a conta.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 6 сағат бұрын
Ainda não respondi. No início de Agosto vou estar de férias e vou ter mais tempo para tratar desses assuntos. Obrigado
@plutao_pt
@plutao_pt 14 сағат бұрын
escravatura moderna: asiáticos na agricultura e na hotelaria
@jmjosemonteiro4511
@jmjosemonteiro4511 19 сағат бұрын
Por favor não confundir com o actual Pacheco Pereira, José Pacheco Pereira.
@jorgevenceslau6933
@jorgevenceslau6933 Күн бұрын
Excelente!!
@enrikemiguel81
@enrikemiguel81 Күн бұрын
Senhor André, um muito obrigado pelo seu trabalho e também pelo carinho e afeto com que usou as palavras sempre que se referiu a essa tão bela e tão, tão querida mulher e rainha Portuguesa...um bem aja e que Deus o abençoe. PS. O reino de Aragão , Roereigue ou Lagole estendia se até á China e ao mar de Bering....do "nosso" lado a Ibéria e do outro lado a Sibéria !
@user-xd5cw7tx6u
@user-xd5cw7tx6u Күн бұрын
A mancha da escravidão está em todos os povos do mundo e através de toda a história existindo ainda hoje em certas regiões. O povo português fez uso da escravidão, todavia, não o inventou. A ação civilizatória do império português foi muito maior, aqui no Brasil povos passaram da idade da pedra a modernidade em poucos anos. Eu sou descende de bisavô negro de outro ramo bisavó india e todo restante português e todas essas etnias tem seu peso na formação do povo
@valerylabuzhsky1532
@valerylabuzhsky1532 Күн бұрын
Land belongs to the people who live there. If they are happy, what power old paper has, signed by people long dead?
@joanapastor7485
@joanapastor7485 Күн бұрын
Achei o vídeo interessante mas esqueces te da abolição dos escravos chineses e japoneses durante o reinado de D. Sebastião pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_no_Jap%C3%A3o
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 Күн бұрын
Obrigado pelo seu contributo. Não dava para abordar tudo. Também houve legislação na mesma época para proteger os índios do Brasil. O maior flagelo foi o comércio de escravos do continente africano, por isso o foco nessa área geográfica. Saudações!
@joanapastor7485
@joanapastor7485 Күн бұрын
@@cavaleirodotempoAC3 Agradeço esclarecimento.
@user-gk6nx7hn4l
@user-gk6nx7hn4l Күн бұрын
Quem pode falar a verdade seria os arquivos queimados no rio de janeiro por ordem do governo. Nao tinha escravidão em Portugal mas nas colonias um monte . E o racismo da sociedade portuguesa, tentar amenizar o facto com o argumento de que a escravidão sempre existiu é relativizar os danos da mesma ate hoje e assim tentar amenizar a culpa europeia desse flagelo.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 Күн бұрын
Tentar amenizar o quê? A escravidão foi um dos maiores flagelos da História da Humanidade. Ponto! Esse discurso do racismo da sociedade portuguesa parece uma cassete gravada. Existe racismo em Portugal como existe racismo em TODOS os países do mundo. Talvez fosse melhor olhar para a sua sociedade, ao invés de ver defeitos na dos outros. Por último, normalmente quem fala muito de racismo é quem tem esses preconceitos na cabeça. Quem não os tem, convive muito bem com pessoas de todas as culturas e religiões.
@brunoalbano616
@brunoalbano616 5 сағат бұрын
​@@cavaleirodotempoAC3 Nem mais. Quando apontam com um dedo, três apontam para trás. Tive professores negros, amigos negros, médicos negros, colegas negros, flirts com negras e preocupei-me com o racismo ou o crl? Mas pronto, sou português, branco e racista, iuhuuuu.
@nunosoares8500
@nunosoares8500 Күн бұрын
antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/abolicao-do-trafico-de-escravos/
@Gargamelklein
@Gargamelklein Күн бұрын
Portugal que começou a escravidão com os pretos e parou porque foi forçado.
@brunoalbano616
@brunoalbano616 5 сағат бұрын
Gargamel? Está apresentado.
@jorgediabo
@jorgediabo Күн бұрын
Conta com os formidáveis templários...💪💪
@cristinasousa7669
@cristinasousa7669 Күн бұрын
Um vídeo importante. Parabéns, André.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 Күн бұрын
Obrigado, Cristina.
@regobryan
@regobryan Күн бұрын
Mais um grande vídeo do nosso grande André!!🫡🇵🇹
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 Күн бұрын
Obrigado :)
@adrianopereira6602
@adrianopereira6602 Күн бұрын
Caro André, felizmente já há várias pessoas de bom senso que estão a denunciar os revisionistas da história de Portugal, daqueles acham que acham que é necessário dividir para poderem reinar. Penso que faltou apenas dizer explicitamente que mesmo antes da independência, o Reino do Brasil já era quem controlava em grande parte o comércio de escravos de África para o Brasil e que os beneficiários da escravatura no fim do dia já se sentiriam mais brasileiros que portugueses, até porque vieram a ser os primeiros cidadãos brasileiros. Abraço.
@karaya75
@karaya75 Күн бұрын
excelente, concordo contigo. o ocidente aprendeu com os erros do passado e criou a melhor soceidade que jamais existiu neste mundo.
@anabento5269
@anabento5269 Күн бұрын
Adorei. Ouvir. Como sempre o português e sempre o mau😢
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 Күн бұрын
O português tem as costas largas. Podem dizer o que disserem, isso nunca mudará a realidade nem a existência daqueles que a partilham.
@manuelsimoes5706
@manuelsimoes5706 Күн бұрын
Também se esquecem que o maior esclavagista era nem mais nem menos que o rei do Congo que fornecia os Portugueses.
@m.vinicius5227
@m.vinicius5227 Күн бұрын
💡 Convém lembrar que os árabes maometanos encetaram o tráfico negreiro 900 ANOS antes dos europeus, inicialmente pelo leste da África. E até hoje escamoteiam estes os seus excessos com os pretos, em condições análogas à escravidão ou chegando às vias de fato. Tema pouco discutido, mas tão necessário para melhor entender o passado.
@brunoalbano616
@brunoalbano616 Күн бұрын
Ora aí está. A visão Árabe do ser humano de pele escura não é bonita e já nem falo dos chineses. Mas, lá está, não é Ocidental ou branco, não se pode malhar. No Golfo dão tareias de meia noite aos Indostanicos e estes ainda agradecem, vide Qatar 2022.
@universoALC
@universoALC 2 күн бұрын
É de referir que foram os africanos os últimos a abdicar a escravidão... Mesmo em colônias africanas, controladas por europeus, entre as tribos, era comum praticarem a escravidão entre eles (negros ou árabes) à margem dos colonos europeus mesmo no sec. XX, pois apesar de serem os europeus a controlarem a Africa, os africanos continuaram a viver com seus costumes tribais e castas e governação entre eles... Inclusive, países como Mauritania e Etiópia, só deixaram oficialmente de ter escravos, há uns 20 anos... Mas é sabido que continua a haver escravidão velada e mesmo com conhecimento pelas autoridades, nessas regiões, aliás é enraízado na cultura deles... No geral, é em Africa que continua a haver os maiores polos de escravidão (e atentados à dignidade humana, principalmente em crianças) em pleno sec. XXI executado pelos da mesma "cor"... O que é um paradoxo, pois a escravidão foi durante sec. tendencialmente para os de cor negra, mas foram os brancos os primeiros a fazer alguma coisa para acabar com esse flagelo quando deveria ser o povo negro os mais interessados em acabar com a escravidão....
@eugeniadacosta706
@eugeniadacosta706 2 күн бұрын
👏👏👏👏👏❤🇵🇹
@luisviegas4763
@luisviegas4763 2 күн бұрын
Muito obrigado pelo video sem duvida dava um belo filme nos Portugueses bem nos precisamos lembrar como fomos e somos grandes
@domingoscapitao3102
@domingoscapitao3102 2 күн бұрын
Bom de comentário. abraço.
@fernandoazevedoazevedo9678
@fernandoazevedoazevedo9678 2 күн бұрын
Um vídeo bastante atual com os temas hoje debatidos ,muitos parabéns.
@leonidiniz
@leonidiniz 2 күн бұрын
"Errar é Lusitano, persistir no erro, Brasileiro." Entretanto, no Brasil, a escravatura foi o preço que pagamos pela integridade geopolítica de nossas fronteiras; com o seu fim, por decreto assinado por Nossa Senhora, Princesa Isabel, em 1888, mesma altura em que o Imperador Pedro II anunciava a sua vontade de realizar reforma agrária, poucos meses depois consumou-se um golpe de estado e a Casa dos Orleãs e Bragança caiu; desde então, "no tocante a essa questão aí, talquei?", excepto a roupa, e os rossios, muito pouco mudou. Do outro lado, na metrópole, claro, Sebastião José, o génio, a partir de um acordo ortográfico, após libertar os africanos, teve a brilhante ideia de escravisar toda a gente e passaram a chamarmo-nos todos de "trabalhadores portugueses;" desde então, também muito pouco mudou. Parabéns pela iniciativa, espetáculo! Obrigado.
@tiagopereira23y
@tiagopereira23y 2 күн бұрын
@@leonidiniz mesmo após a independência, o Brasil prosseguiu com a escravatura.
@mc9477
@mc9477 2 күн бұрын
O que sei acerca desta guerra é que os portugueses foram armados pelos ingleses. Tinham a promessa de que seriam rendidos ao fim de seis meses o que não aconteceu e ficaram lá do principio ao fim. Foram instalados num terreno pantanoso onde tinham que estar constantemente a tirar água com bombas manuais. Por causa da humidade as solas das botas soltavam se, eles eram os mais mal vestidos. Além da guerra enfrentaram a fome, o frío e o desamor das autoridades. Enquanto o Sidónio Pais, Presidente da República, se divertia em Lisboa. Por tudo isso não pudemos esquecer todos os heróis que foram mencionados aqui. Que todos estejam em paz. E que Deus nos proteja a nós, porque o que se ouve e vê, actualmente, deve por nos a pensar. Vejam o filme "Soldado Milhões". Maria
@kvatchyobiv8540
@kvatchyobiv8540 2 күн бұрын
Portugal cooperou mais com os reinos africanos que muitos europeus, quando fazia seus escravos a maioria era por guerra religiosa por exemplo contra grupos de muculmanos radicais que assolavam o norte de Mocambique e, recentemente houve de novo problemas com esses grupos radicais la, na Ethiopia os portugueses juntaram aos reis Etiopios contra invasao Ottomana aliado a Sudaneses que eram Muculmanos, ainda hoje a familia real da Ethiopia refere aos portugueses como os nossos queridos irmaos em Cristo com a historia de Cristovam da Gama. depois dessa batalha guarda real Etiopia, entrava em caravelas com os portuguese para ajudarem como cruzados contra o vasto imperio Ottomano.
@brunoalbano616
@brunoalbano616 2 күн бұрын
Nem mais. Não fomos santos mas não façam de nós diabos, porque havia localmente quem queria vender e bem. Vejam os Impérios Africanos e quem compunha os exércitos do Sultão, ex. Marrocos e Egipto? Mouro na costa não é uma expressão inocente. Quantos há neste momento em África? Segundo várias fontes, cerca de sete milhões. Cuidado com o apontar de dedos wokista.
@user-yj3lv1nn6q
@user-yj3lv1nn6q 2 күн бұрын
Escravidão existia muito antes de Portugal virar Nação, os Árabés escravizaram uma quantia até superior dos impérios europeus. Seja como for, temos hoje problemas demais para ficar fzendo polemica sobre esse assunto, os reis africanos eram os grandes senhores de escravos, foi um mal que não insentou ninguém de responsabilidades.
@user-yj3lv1nn6q
@user-yj3lv1nn6q 2 күн бұрын
sou italiano desculpe erros de gramatica ou ortograficos
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 Күн бұрын
Sem problema! Seja bem-vindo ao canal.
@Rodrigues-xg3ln
@Rodrigues-xg3ln Күн бұрын
​@@cavaleirodotempoAC3seria muito interessante se o amigo fizesse um vídeo a falar sobre o genocídio e escravatura que foi feito aos povos da península Ibérica por parte dos mulsomanos a sua duração, e as práticas de tortura... Para ver se esta gente acorda e deixa de ser oicofobica
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 Күн бұрын
@Rodrigues-xg3ln Compreendo o pedido, mas este tema está encerrado. A nossa História tem episódios bem interessantes, alguns positivos outros dramáticos. Irei debruçar-me sobre eles nos próximos vídeos. Saudações!
@RonaldodosSantos161
@RonaldodosSantos161 2 күн бұрын
A escravatura era uma forte tradição em África que os europeus aproveitaram e expandiram. Depois, só é escravo quem se sujeita. Os índios, por exemplo, preferiam morrer do que se deixarem escravizar. Por outro lado, os muçulmanos também escravizaram muito europeus e ninguém fala nisso.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 күн бұрын
Sim, existiam rotas em África onde circulavam milhares de escravos, muito antes de os portugueses lá chegarem... Estão bem documentadas.
@NunoGustavo
@NunoGustavo 2 күн бұрын
Portugal cometeu erros mas não inventou a escravatura. E foi o primeiro país europeu a abolir a pena de morte em 1867, a França por exemplo aboliu apenas em 1981.
@jasperwinehouse9456
@jasperwinehouse9456 2 күн бұрын
Se Portugal ainda tivesse a pena de morte, nao existia o crime que tem agora
@eduardoserrao7372
@eduardoserrao7372 Күн бұрын
@@NunoGustavo ok, isso tem alguma importância, mas penso que a questão principal não é quem criou ou inventou a escravidão. Promovemos ou não a escravatura? Sim, e em larga escala. Devemos estudar o fenómeno, "condená-lo", claro, mas tendo sempre em mente que eram outros tempos, que era "normal", na época. É a minha opinião.
@mustko999
@mustko999 Күн бұрын
@@eduardoserrao7372 A escravatura não aconteceria sem os a ajuda dos reis de África, havia competição entre eles para ver quem vendia mais barato, tudo em nome do dinheiro.
@rafaeltrevizani8586
@rafaeltrevizani8586 Күн бұрын
@@NunoGustavo e na Inglaterra, se não me engano, a pena de forca foi utilizada até a década de 60.
@Rodrigues-xg3ln
@Rodrigues-xg3ln Күн бұрын
A escravatura era prática normal em todo o mundo. E em muitos países africanos na actualidade... Portanto a palavra "erros" vem do julgamento com os valores actuais gerados pelo ocidente.
@Ricky_Balboa337
@Ricky_Balboa337 2 күн бұрын
Um tema bastante complexo e politizado nos dias de hoje.
@Belinda8881
@Belinda8881 2 күн бұрын
Um video fantástico muitíssimo oportuno que contribui para esclarecer quem continuamente parece querer reescrever a nossa história. Mais uma vez muitos parabéns por mais um video espetacular.❤
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 күн бұрын
Muito obrigado pelas palavras, Belinda. Talvez este vídeo não seja o mais popular nem o que terá mais visualizações ou "gostos", mas era necessário fazê-lo.
@Belinda8881
@Belinda8881 2 күн бұрын
@@cavaleirodotempoAC3 Concordo plenamente Está muitíssimo bem elaborado e é bastante esclarecedor.Pela minha parte aprendi muito com este vídeo.Desconhecia muitos pormenores.
@andreteixeira7958
@andreteixeira7958 2 күн бұрын
...para desbravar os "mares nunca antes navegamos"! lindo! Força André 👌
@user-fw3el4gr3o
@user-fw3el4gr3o 2 күн бұрын
Nem mais André!Foca um tema quente da atualidade do nosso pais. Como bem diz: não foram os portugueses que inventaram a escravatura, mas na opinião de alguns,parece que sim. É lamentável que se esqueçam que a escravatura é quase tão antiga como a própria humanidade.E também não foram os portugueses que inventaram o termo de raças. Se a grande parte de escravos eram negros, que culpa temos nós!Afinal fomos dos primeiros a abolir a escravatura! Parabéns pelo tema e pela excelente narrativa!
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 2 күн бұрын
Admito que este é um tema delicado, mas é necessário abordá-lo. Já cansam alguns discursos que se ouvem e certos "artigos jornalísticos" que se lêem por aí. É triste ver gente, que deveria ter mais reponsabilidade, a deturpar constantemente a História. Saudações!
@jokkadread
@jokkadread 2 күн бұрын
@@cavaleirodotempoAC3 chama-se reescrever as historia para servir algumas ideologias. Muito obrigado pelo seu excelente trabalho!
@sofiagomes3058
@sofiagomes3058 2 күн бұрын
❤❤❤❤❤
@-jdb_89_mgr_pt-
@-jdb_89_mgr_pt- 2 күн бұрын
Segundo like!!! 👍👍😁😁✌✌😎😎👌👌❤❤
@user-ii3qs8uy1k
@user-ii3qs8uy1k 2 күн бұрын
First like!
@Jokaralho
@Jokaralho 3 күн бұрын
Os cavaleiros templarios deram origem a maçonaria, quando fugiam dos árabes e se fixaram em portugal e para os templários serem protegidos dos árabes.
@PedroCarneiroJr1971
@PedroCarneiroJr1971 3 күн бұрын
Muito honrado por estes meus antepassados que desconhecia até poucos meses. Muito empolgante a História que deveríamos estudar também aqui no Brasil, pois no meu coração ainda somos um só povo sob a mesma coroa que está sob a mesma cruz.
@vitorgeitoeira9759
@vitorgeitoeira9759 3 күн бұрын
Gosto muito deste canal, parabéns pelo grande trabalho. O meu sonho é que um dia Hollywood se lembre que a nossa grande e longa história também daria para grandes filmes. Adorava ver a história de D. Afonso Henriques em filme, a batalha de Aljubarrota, a batalha de Diu então nem consigo imaginar, que filme que dava. Cumprimentos.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 3 күн бұрын
Muito obrigado!
@hombre-lusitano3414
@hombre-lusitano3414 4 күн бұрын
Bem se forem ver o meu perfil, tenho lá uma pintura de um outro português. Que muitos não conhecem. Nem chegaram a ouvir até hoje. Quem estudou a a nossa história em pormenor, desde a fundação até a era dos descobrimentos, deve saber ou não, dw qual personalidade eu estou a falar. Este português teve muitos talentos e dotes. Perguntem por Duarte Pacheco Pereira, na internet. E leam no Wikipédia, o que este homem, de fervura e cabedal lusitano, fez por Portugal. Ele é mencionado nas Lusíadas como Aquiles lusitano. Sem dúvida nenhuma, que foi uma personagem muito avançada para a sua época. Se conhecerem o Leonardo Da Vinci, que praticamente é tão famoso, que todos os historiadores da humanidade sabem. Voltamos para o nosso herói 🙂. Ele veio de uma família pobre. Mas que tinha servido a coroa desde os últimos tempos. E tinha na corte um grande respeito. Quando o pai dele pediu ao rei um financiamento, para os estudos, o rei não hesitou. Este homem sem igual, combinava muitos talentos numa pessoa! Ele estudou por exemplo, matemática, geografia, astronomia e biologia. Ingressou no exército português, para se formar em solado e oficial. No campo obteu pelo rei mais tarde, o título de um Marechal, da nação. Se conhecerem o Napoleão, Este também tinha o título de Marechal. Ele também foi um capitão da armada do reinado português. Que captou um corsário francês, ao pedido do rei português. Por que andava é saquear as costas portuguesas. Mas quando foi para a Índia, com o pedido do rei, para establecer e assegurar o comercio das especiarias. Passou por surpresa num outro país. O Brazil em 1500. Os negócios na Índia tiveram um grande impacto. Quando um Mogul Indiano, se juntou com outros comandantes islâmicos. E formou um exercito muito numeroso. Fala se em 10.000 ou 15.000. Com ajuda de elefantes 🐘 de Guerra. O nosso Duarte ficou com apenas 366 homens, para trás. E tinha que esperar um ano até voltarem mais forças nossas. Ele fortificou o nosso posto. Com estacas na terra mole. Para enfrentar os elefantes. E organizou os homens que tinha, para lutarem. Nós vencemos. E os indianos nunca mais se atreveram. Posso também apresentar e elogiar duas outras personagens lusas. O Dom Francisco De Almeida e o Dom Afonso De Albuquerque. O primeiro assegorou o domínio europeu, no oceano Índico. Com a defesa de Goa. O segundo implementou o nosso domínio, nos negócios de especiarias. Conquistou varios pontos geostrategicos importantes.
@josiveras1853
@josiveras1853 4 күн бұрын
Apoiados!
@josiveras1853
@josiveras1853 4 күн бұрын
Louvável a nobre finalidade do Canal ❤.
@cavaleirodotempoAC3
@cavaleirodotempoAC3 4 күн бұрын
Obrigado!
@Iberican_man
@Iberican_man 4 күн бұрын
Desde Aljubarrota até a Vitoria fantástica, os portugueses quando combatiam contra castelhanos e depois espanhois, sempre trouseram a batalha do jeito deles, ou seja; escolhem o terreno, planejam bastante e depois triunfam! Todo cidadão de mínima noção sabe que os espanhois sempre tiveram maiores exércitos, em batalhas convencionais seria suicídio combatê-los, pois a superioridade numerica pesa bastante no campo de batalha. Mas como sempre os portugueses com astúcia e inteligência superam os números! Sou brasileiro e Ibérico descendente. Abraço aos irmãos portugueses!!
@josegraca7088
@josegraca7088 5 күн бұрын
Glória a Portugal
@fatimacardoso3219
@fatimacardoso3219 5 күн бұрын
O melhor rei. Tomaram os atuais governantes ter uma pequrna percentagem das suas capacidades governativas.
@chrisnogueira8456
@chrisnogueira8456 5 күн бұрын
Para mim como Portugues foi sem duvida o melhor Rei que a.monarquia Portuguesa alguma vez teve
@luciusv5765
@luciusv5765 5 күн бұрын
Seria o intento de Afonso V dominar a peninsula ou impedir que Castela se unisse a Aragao? Se castela já era poderosa, juntando-se a Aragao o risco para Portugal era enorme. Felizmente ambos os reinos preveligiaram conquistas ultra marinas, até á fatidica batalha de Alcacer Quibir.
@luciusv5765
@luciusv5765 5 күн бұрын
A historia é escrita pelos vencedores e D. Pedro como perdeu foi muito vilapendiado pelos nobres que se apoderaram de tudo até que el rei D. Joao II repos ordem no reino. Foi fartar vilanagem concerteza. Mas o povo nao esquece esse grande heroi portugues o infante D. Pedro. Viva D. Pedro e viva Portugal!