ANCESTRALIDADE TERRITORIAL E IDENTIDADE NEGRA AMAZÔNIDA

  Рет қаралды 299

Canal Preto

Canal Preto

4 ай бұрын

Presença histórica secular na região, as subjetividades negras e quilombolas amazônidas unem-se às humanidades indígena e ribeirinha na disputa pela visibilização discursiva das produções cultural-político-epistêmicas do Norte do país. Considerando-se o interesse econômico global como agora recaído sobre a região, os debates acerca da adaptação e da mitigação climáticas à emergência contemporânea não pode dispensar as intelectualidades realizadas ancestrais no cuidado e na proteção do território amazônico. Às linhas de escuta pretensamente abertas às sensibilidades dominantes, impõe-se a assunção definitiva de tais protagonismos desautorizados à sobredeterminação da branco-hegemonia.
No Canal Preto da semana, as identidades negras amazônidas, a ancestralidade e a luta por um futuro das negritudes entre a Amazônia brasileira.
Fontes de pesquisa: El País, O Globo, Portal Amazônia e Jornal da USP.

AGRADECIMENTO:
O Canal Preto agradece às convidadas a disponibilidade, o apoio, a confiança e a partilha de conhecimento. Suas falas são a maior referência utilizada na e para a construção de todo conteúdo publicado ao longo da semana.
Marcela Bonfim - Fotógrafa. Especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública (2011) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Formada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Ayra Dias - Travesti negra amazônida. CEO e fundadora da Manicongo Produções. Pesquisadora Mulheres Negras Decidem (MND). Mãe da Casa di Manicongo. Escritora e ativista.

#ParaTodoMundoVer: no vídeo (plano médio), vemos, nesta ordem de aparecimento, as seguintes pessoas convidadas: Marcela Bonfim, uma mulher negra de pele retinta e de cabelos crespos curtos pretos, veste uma camisa social azul listrada em branco e usa pequenos brincos prateados com pingentes em formato de coração; e Ayra Dias, uma mulher negra de pele clara e com os cabelos crespos presos entre um turbante de cor laranja, veste uma blusa de mangas 3/4 verde-musgo estampada com motivos florais e usa brincos dourados.
Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
#AmazôniasNegras #Amazônia #Identidade #CanalPreto

Пікірлер: 2
@marlucesantos54
@marlucesantos54 4 ай бұрын
parabéns pela fala de vocês👋🏿👋🏿👋🏿
@marlucesantos54
@marlucesantos54 4 ай бұрын
boa noite❤❤❤❤
Каха заблудился в горах
00:57
К-Media
Рет қаралды 4,7 МЛН
EVOLUTION OF ICE CREAM 😱 #shorts
00:11
Savage Vlogs
Рет қаралды 6 МЛН
PREMIERE OF THE BARRINHA DA AMAZÔNIA CHANNEL
11:10
CARLOS VIRÍSSIMO
Рет қаралды 114 М.
🎥 Documentário - Quilombos do século XXI
25:05
Rádio e TV Justiça
Рет қаралды 85 М.
Arte indígena | Nossa História: Hábitos e Cultura
4:04
MultiRio
Рет қаралды 324 М.
Como é a vida de ribeirinhos na Amazônia
3:10
CNN Pop
Рет қаралды 59 М.
Luislinda Vallois - A Primeira Desembargadora Negra do Brasil
17:00
Nós Transatlânticos
Рет қаралды 68 М.