Autismo Adulto - 9 Sinais de que talvez você NÃO seja autista

  Рет қаралды 42,170

Lygia Pereira - Autismo Feminino

Lygia Pereira - Autismo Feminino

4 ай бұрын

No caso do autismo em adultos, os critérios diagnósticos propostos pelos manuais internacionais são os mesmos das crianças e descrevem um espectro de possibilidades. Mas é importante saber que nem toda dificuldade de socialização representa um quadro de transtorno do espectro autista. Então, neste vídeo, vamos conversar sobre aspectos imprescindíveis para que se configure um diagnóstico oficial de autismo atualmente.
Já que os estudos estão em constante evolução, podemos ter novidades no futuro!
#autismoadulto #autismonível1 #autismofeminino
1:28 - 1. Demonstrar excelente reciprocidade socioemocional.
2:28 - 2. Apresentar gestos fluidos e expressão facial espontânea e coerente com a fala.
3:09 - 3. Compreender muito bem os relacionamnetos.
4:00 - 4. Iniciar as interações de forma natural e eficiente.
4:50 - 5. Cultiva vínculos afetivos e laços sociais sem desgaste ou dificuldade.
6:43 - 6. Precocidade dos sinais e dificuldades.
8:08 - 7. Não ter prejuízo em nenhuma área da vida.
9:08 - 8. As características e o sofrimento são explicados por outra condição.
10:12 - 9. Apresentar pelo menos 2 dos 4 itens descritos no critério B.
----
🧠 Para estar comigo em aulas e cursos, clique no link abaixo:
lygiapereira.com.br/ef/
Vejo você na comunidade!
♾️ Instagram Lygia: / lygiapereira.psi
🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo, do qual eu sou coautora, clique no link abaixo:
loja.literarebooks.com.br/aut...

Пікірлер: 220
@andregomez.psicanalista
@andregomez.psicanalista 4 ай бұрын
Um problema é a intensidade e a forma como cada sintoma se expressa na pessoa (criança ou adulto). Fui diagnosticado com autismo em nivel 1 de suporte aos 51 anos e, quando criança, não emitia estereotipias, não andava nas pontas dos pés, não tive atrasos no desenvolvimento de forma geral e sempre fui afetuoso. Por outro lado, sempre tive dificuldade em fazer amigos e acabava brincando com meus dois irmãos mais novos, o q era um estímulo a mais em termos de socialização. Ainda assim, tinha dificuldade em compartilhar os brinquedos, sendo que alguns eu mesmo construía com sucata. Eu sofria por ver uma estante empoeirada (lembro q eu tinha 8 anos) e até hoje tenho prazer de ver um ambiente limpo e organizado, até classificado, embora eu mesmo não me dedique a isso. Sempre tive incômodos com texturas com certos tecidos ou superfícies, além de me afetarem muito os cheiros. Minha interocepção sempre foi falha, pois muitas vezes não sinto fome até começar a passar mal devido à hipoglicemia (não sou diabético). Ainda sobre a percepção do funcionamento interno do meu organismo, até hoje tenho dificuldade para perceber se é o momento adequado para ir ao banheiro. Com a maturidade e muita análise, fui me conhecendo e aprendendo a fazer respeitar minhas preferências, como não ir a shows ou quaisquer multidões ou ambientes ruidosos. Da mesma forma não uso uma camisa que ganhei de presente de um parente querido só pra não chateá-lo quando o tecido, o padrão de cores ou a estampa me incomoda. Também não reconheço ironias, não percebo quando estou incomodando e tenho dificuldade em evitar chatear pessoas com monólogos. Falar com pessoas desconhecidas, para paquerar ou encontrar um endereço na rua por exemplo sempre foi uma tortura que procurei evitar. Passei por quatro graduações, tendo concluído Direito (com o qual não me identifiquei e nunca consegui exercer) e Psicologia. Enquanto psicanalista, só atendo individuos ou casais mas evito lidar com grupos, independente de questões metodológicas da minha abordagem teórica. Enfim, seja qual for o rótulo que me atribuam ou me neguem, esta forma de ser se encontra muito apropriada ao que a Medicina convencionou como autismo. Finalmente, meu diagnóstico foi feito por uma psiquiatra e um psicólogo que tem 5 filhos autistas (já adultos, sendo três Asperger e dois com nivel de suporte 3) e trabalham com esse transtorno há 28 anos.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 4 ай бұрын
Pela sua descrição, realmente a hipótese faz sentido, @andregomez.psicanalista. ♾️
@fmelonovaes
@fmelonovaes 4 ай бұрын
lendo seu comentário, parecia eu falando de mim, fui diagnosticado após 58 anos no nivel 1 de suporte também, isso respondeu infindáveis dúvidas passadas e foi extremamante útil para minha familia.
@deboraelena8956
@deboraelena8956 4 ай бұрын
Poxa que estória essa sua me identifiquei bastante com tudo o que relatou estou fazendo acompanhamento com psiquiatra e psicólogo mas ainda estou no comecinho das investigações estou pelo SUS e acho muito difícil de que os médicos consigam me avaliar pois as consultas são feitas a cada 2 meses modéstia parte acho um tempo muito espassado dificultando ao diagnóstico . Gostaria de ter um trabalho do qual nunca consegui para ter dinheiro para essas ocasiões especiais.
@nutrimalubarros
@nutrimalubarros 4 ай бұрын
Qual o nome do Psiquiatra que o atendeu? agradeço o retorno, abraços!
@deboraelena8956
@deboraelena8956 3 ай бұрын
Boa tarde André Gomes eu li a sua mensagem e me identifiquei bastante com quase tudo estou em busca de meu diagnóstico e estou pelo SUS pois não consigo trabalho sou bem atrapalhada é esquecida também
@boreal.design
@boreal.design 4 ай бұрын
Estou chegando à conclusão que eu era criança uma autista moderada e fico cada vez mais ressentida com a minha família por não ter percebido, principalmente minha tia que é uma psiquiatra PhD, ter me tratado por doida fiasquenta sem noção a vida inteira. Ainda bem que quando me descobri autista eu estava bem longe deles, eu achei que tinha pirado de vez quando tive uma crise de autismo severo (no fim das contas, pirei mesmo). Cortei os gatilhos que incluem a minha família (que violentou meu cérebro igualzinho à série inacreditável) e até me senti melhor. Quem dera fosse tão simples, agora estou com 44 anos, autismo severo, tdah e 2 filhos que amo mais do que tudo e que sofro por não conseguir me comunicar e por não conseguir explicar o motivo do meu comportamento que pra mim é motivo de vergonha. Por que eles precisam cuidar de mim quando eu é que deveria cuidar deles? A que ponto vou chegar? Daqui a 5 anos vou me tornar não verbal e parar de parar de falar como Benjamin Button? Tudo errado. Me desculpe por isso, seus vídeos são esclarecedores, infelizmente me sinto cada vez mais fora da casa. Obrigada.
@etcwhatever
@etcwhatever 4 ай бұрын
Temos de ter esperança. Você deve tar muito estressada. Eu parece que regredi também...por tensão extrema.
@priscillatorres1313
@priscillatorres1313 4 ай бұрын
Nossa, eu sinto muito por isso. As pessoas não compreendem a gente, principalmente a família, em especial quando somos vítimas de Gaslighting constante e quando crescemos em ambientes hostis. Não se preocupe com os seus filhos não entenderem o que você sente, espero que através do amor familiar vocês consigam se acertar. Não desista, viu? A gente recebe muito preconceito, mas precisamos pensar que o problema não somos nós, mas o problema sim é de quem é preconceituoso viu!? E não deixe d fazer terapia e se abrir. Abraços e sucesso pra vocês!
@brucewaine2246
@brucewaine2246 4 ай бұрын
Você deve ser autista de internet dessas que surgiram na internet ultimamente, tipo Danilo Gentili, Amanda do Pânico, Letícia Sabatella, entre outras do novo autismo de internet.
@lilianabreu8359
@lilianabreu8359 4 ай бұрын
Santo de Casa não faz milagres, realmente. e sabe pq? na maioria das vezes a visão não é imparcial.
@Gably2
@Gably2 4 ай бұрын
Por um período da minha vida eu também regredi devido ao estresse extremo do extremo. Também pensei que tava pirando. Se vc se livrar do estresse vc melhora. Talvez remédios nesse momento possam ajudar você pra evitar mais ainda as piores, a prioridade é não deixar o estresse tomar conta de vc, esse é o ponto principal. vc toma??
@vanessarodrigues4068
@vanessarodrigues4068 4 ай бұрын
Fico muito insegura com meu diagnóstico justamente porque não sei exatamente como foi a minha primeira infância, só sei o que a minha mãe conta. Comecei a mascarar muito cedo.
@Gably2
@Gably2 4 ай бұрын
Eu sempre fui muito ruim na questão social mas eu sempre quis ser boa nisso. Um dia eu tava esperando meu esposo sair de um comércio, chegou um moço falando comigo sobre o clima e eu não respondi nada, não porque eu não quis mas pq eu simplesmente não sei conversar coisas aleatórias, não sei ficar igual as outras pessoas e não sei onde eu erro! Quando eu era criança era bem pior, não tinha quem não notasse meu déficit social. TODO MUNDO!! Até hj inclusive, sempre tem alguém que fala. Meu esposo fala q pra eu parecer autista eu só preciso agir naturalmente. E timidez eu tenho zero, eu só não sei oq fazer mesmo, não sei interagir, não sei como conversar. Qnd chego em algum lugar sempre tenho que falar q sou autista pras pessoas não me entenderem errado se eu agir estranho ou ficar muda. Mas acredito q eu tenha borderline também, por causa de uma situação extremamente traumática q passei aos 3 anos e as consequências disso influenciaram diversas coisas no meu comportamento e interesse/foco social em comparação aos autistas puros. Borderline só explicaria a metade dos meus problemas principalmente os sociais e o autismo explica a outra "metade". Minhas dificuldades não se resumem a pessoas, mas sim a vida no geral e se tiver pessoas piorou em mil. Imagina ter os dois transtornos. Difícil
@reginafelippe9061
@reginafelippe9061 4 ай бұрын
8
@leanderx
@leanderx 3 ай бұрын
Não necessariamente, por exemplo. Eu comecei a treinar karate aos 6 anos... não demorou muito tempo pra eu aprender que se não olhasse nos olhos dos outros eu levaria um soco na cara. Aprendi a olhar nos olhos das pessoas mas não quer dizer que seja extremamente incômodo. Aliás, olhos nos olhos de todos pq aprendi a ficar atento na rua a riscos.
@dadanid.m.1339
@dadanid.m.1339 2 ай бұрын
Amigo. Dá graças à Deus que tu é saudável. Fica procurando cabelo em ovo. Abestalhado!
@phillrosenberg
@phillrosenberg 2 ай бұрын
Olhar nos olhos não é fator determinante mesmo.
@lorrannasouzatorres8982
@lorrannasouzatorres8982 2 ай бұрын
Quando criança minha mãe achava que não olhar nos olhos enquanto ela falava era desrespeito, ou seja, ou olhava ou apanhava kkkk enfim, criei a técnica de olhar pra outras partes do rosto ao invés dos olhos e uso até hoje kkkkkk
@DaiihTedesco
@DaiihTedesco 4 ай бұрын
O lado bom do meu autismo é que eu observo as pessoas, analiso para saber como tentar conversar 😅sou Boa em palestrar e qndo tocam no assunto do meu hiperfoco fico muitas horas conversando 😊
@user-zm8bg2jr1h
@user-zm8bg2jr1h 3 ай бұрын
Eu também analiso muito as pessoas antes de precisar interagir com elas. Morro de medo de falar ou fazer algo que não seja apropriado. Então na maioria das vezes a interação não parte de mim, e quando isso acontece eu só respondo o que me dói perguntado, daí fica o silêncio mortal kkkkkkkkkk ainda sim prefiro esse cenário do que eu falando merda do que olhares de estranheza
@gabrielcarrerxavier
@gabrielcarrerxavier 3 ай бұрын
Qual seu hiperfoco?
@DaiihTedesco
@DaiihTedesco 3 ай бұрын
@@gabrielcarrerxavier tenho vários, alguns enjoo e mudo para outro, mais a dança e idiomas é minha paixão desde criança 😊
@rhegilacoimbra226
@rhegilacoimbra226 4 ай бұрын
Tenho momentos que eu gostaria de ficar quietinha no meu cantinho pois o mundo é muito enérgico e barulhento. Kkkk😅😂😂😂 Ao mesmo tempo tenho muito medo de desagradar meus amigos e familiares aí acabo indo a tudo o queme chamam e muitas vezes é apenas para agradá-los. 😢
@fielseguidor
@fielseguidor Ай бұрын
Hoje ando indo irmã, mas atento ao máximo que posso estar...tem familiares que sempre foram um caos na minha vida, cheguei a um ponto que pelo excesso de frieza, arrogância, e prepotência de alguns, dei bloq no whatsapp porque não tem condição mais, hj estou com 29 anos e lugares barulhentos, eu evito, principalmente a noite, a não ser algum casamento com alguém que conheço indo junto, ou na Igreja, mas tem dias que até na Igreja é horrível, mas não era assim, eu conseguia ficar super bem na Igreja...mas venho estranhando uns olhares e palavras de acusações, e indiretas de algumas pessoas isso é horrível...desejo força pra todos vocês irmãos e irmãs ❤❤
@andreiamarques9360
@andreiamarques9360 4 ай бұрын
Lygia, você não tem ideia do quanto você tem ajudado na auto descoberta das pessoas no espectro. Que Deus te abençoe com muita saúde para que você continue com esse importante trabalho de compartilhar conhecimento de forma tão acessível e esclarecedora❤
@priscillatorres1313
@priscillatorres1313 4 ай бұрын
Eu tenho todos esses problemas misturados. Cada vez mais percebo que eu fazia masking demais. Lembro que um dia eu chorei pq meu irmao nao deixou eu passar pelo lado do corredor que eu estava acostumada a passar (lado direito) e ele ficava rindo de mim e parava na minha frente de propósito, dizendo que se eu quisesse passar era pra ir pelo outro lado, e eu chorando falando que eu só passava por ali. E quando eu reclamava algo com meus pais, eles falavam que era frescura minha... 😢 Fui diagnosticada com tpb, mas tenho certeza de que tenho uma comorbidade com autismo ou sou PAS. Digo que tenho certeza pq meu exame da genera não identificou tendência genética pra impulsividade e nem para compulsao alimentar, entre alguns outros detalhes que me fizeram perceber que a origem do border nao é genetica, é ambiental. Estou chateada pq não lembro dessas coisas em consultório, minha mãe me desenha pro psiquiatra como uma crianca que cresceu perfeitamente bem, muito inteligente e que tem facilidade pea fazer amigos. Quando ela nao sabe de nada, pq ignorava completamente minhas recoamacoes e eu aprendi a ficar calada, pq meu pai ria-se dizendo: "calada vc ja está errada, falando então!" Daí aprendi a ficar calada e esse é meu questionamento: a pessoa que está presa no paradigma nao consegue enxergar que as coisas que ela passa lhe dao prejuízos. Hoje é que, depois de mais de 8 anos de terapia, é que vejo os absurdos que passei, pq o terapeuta me informa que são coisas absurdas e eu nem sabia. E a cada terapia e video por aqui descubro muito mais. Fui vitima de mãe narcisista, Gaslighting da família inteira e abuso sexual por parte do meu irmão. Sozinha, a vitima dessas coisas nao consegue entender prejuízos na vida e nao procura auxilio. E, de novo meu questionamento, acho que desenvolvi o borderline por causa dos tracos autisticos, e nao o contrário. É triste demais pq demorei aproximadamente 35 anos pra descobrir que minha saude mental foi totalmente comprometira pela minha família e os profissionais nao levam minhas queixas em consideração, ou falam que "o diagnostico nao importa nesse momento da sua vida", importa sim! 😢
@Gably2
@Gably2 4 ай бұрын
Se me dissessem que o diagnóstico não importa nesse momento da minha vida eu quebraria a sala num surto que ninguém ia ter culhão pra me segurar. Sou autista e border e essa invalidação é o gatilho perfeito pra eu virar um m0nstr0!!
@psi-carmemfacanha1397
@psi-carmemfacanha1397 3 ай бұрын
Priscilla, não é raro mulheres serem diagnosticadas com TPB (Transtorno de Personalidade Borderline) quando, na verdade, são Autistas. Você tem toda razão o diagnóstico importa sim e muda a vida da pessoa.
@michelleflores7799
@michelleflores7799 2 ай бұрын
Que triste! Deus abençoe sua jornada em busca de respostas e tratamento! 🙏
@Honoriomaria
@Honoriomaria 4 ай бұрын
Eu sempre preferi brincar sozinha, na escola sempre andei com 2 pessoas ou sozinha. Tenho dificuldade em manter o contato visual. Minha família fala q eu preciso ser mais esperta, pois pelo meu jeito o povo se aproveita disso. N consigo e me cansa desenvolver e continuar conversas. Mas ao mesmo tempo sou direta demais e transparente. Sempre tive dificuldades em manter amizades ou/e relacionamentos. Apesar de eu gostar de falar, me cansa a socialização. Muito estímulo sonoro me irrita demais, me sinto cansada e perdida quando tô em ambiente barulhento (muita gente falando ao mesmo tempo, por ex). Essa parte da empatia e de fazer tudo certinho, eu tenho, como se eu levasse tudo ao pé da letra. Já desconfiei de tdah tbm, pq sou agitada, distraída, tenho alguns hiperfoco. Pretendo procurar um profissional especializado, pq as vezes é só meu jeito.
@psi-carmemfacanha1397
@psi-carmemfacanha1397 3 ай бұрын
Pelo seu relato você tem sinais que valem a pena investigar se é autista. Quanto ao TDAH um transtorno não isenta o outro até porquê a porcentagem de TDAH ser uma comorbidade no Austimo é alta. Abs.
@paulamachadodealmeidarego3834
@paulamachadodealmeidarego3834 2 ай бұрын
Nunca fui uma criança sociável, a timidez e o medo de gente, nunca achei que fosse normal. Hoje amo falar , falo com qualquer pessoa, só Jesus.
4 ай бұрын
Muito bom o vídeo, muito necessário
@AnaMoraes417
@AnaMoraes417 4 ай бұрын
Vídeo maravilhoso Dr Lygia ❤❤❤❤ gratidão 🙏😊💙 Deus te abençoe 🌻🌻🌻
@lygia.pereira
@lygia.pereira 4 ай бұрын
Amém! Muito obrigada pela presença! 💜✨♾️✨🧠✨🌈
@fisica_em_libras
@fisica_em_libras 4 ай бұрын
Eu geralmente fico muito insegura sobre o meu diagnóstico, por ter sido bem tardio e principalmente por ter dupla excepcionalidade mas sempre me sinto mais segura vendo os seus vídeos. ❤
@lygia.pereira
@lygia.pereira 4 ай бұрын
Muito obrigada pela presença, @fisica_em_libras! Fico feliz por participar do seu processo de apropriação espectral! 🧠✨♾️✨🌈✨💜
@tatianecristinaribeiro3618
@tatianecristinaribeiro3618 4 ай бұрын
Nasci em BH, mas moro no ES desde os 4 anos. O que senti mais falta quando me mudei pra cá foi dos tatuzinhos do jardim que aqui não tem😢 Queria muito uma consulta com você Lygia, pra mim e pra minha filha de 5 anos. Eu iria feliz pra BH pra ter essa consulta, ou consulta online. Assisti o vídeo com certa expectativa, mas infelizmente por aqui não dá pra descartar autismo em ambas. Oro pra que minha filha desenvolva essas habilidades de espontaniedade, naturalidade, fluidez, navegar nas interações sem desgaste físico e emocional, além de melhora na parte motora e independência nas rotinas. Está fazendo karate e natação que já está ajudando bem e vai começar terapia ocupacional semana que vem. Conseguiu cortar cabelo agora pela primeira vez aos 5 anos e com a natação não fica tão incomodada mais com a água no rosto durante o banho de chuveiro. Estamos fazendo algumas intervenções mesmo sem diagnóstico.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 4 ай бұрын
Olá, Tatiana! Muito obrigada por compartilhar um pouco da sua história! E parabéns por já ter iniciado o treinamento de habilidades com a sua filha! Lamento não ter horário nos próximos meses... Mas, caso queira recomendações de profissionais na sua região, o Dr. Marcelo Masruha e a Dra. Tamiris Akbart fazem um belo trabalho no ES. P.S.: Também tenho memórias afetivas sobre os tatuzinhos! 💜
@Cintiamonteiroo
@Cintiamonteiroo 4 ай бұрын
​​@@lygia.pereira Dra pode me indicar algum profissional aqui em Osasco SP agradeço!❤ Olha realmente tenho memórias com tatuzinho bola, hoje mesmo com meu filho olhando livro da escola sobre animais tinha lá o tatu eu viajei no tempo 😅 que gostoso, mas logo pensei quantos anos não vejo mais tatu bola ... Tinha muitos hoje não tem😢 Acredito eu que meu filho nunca viu um até hoje com 7 anos! Dra se puder me indicar profissional aqui em Osasco SP agradeço!❤❤ Aprendo muito por aqui! Preciso fazer diagnóstico meu e do meu filho! Agora indo pra escola demanda aumentou igual falou no vídeo negócio aqui tá estreito!
@tatianecristinaribeiro3618
@tatianecristinaribeiro3618 4 ай бұрын
Obrigada pelo retorno Lygia❤ Que bom saber que compartilhamos essa memoria dos tatuzinhos❤ Minha filha tem primeira consulta com Dr Marcelo agendada pra setembro. Vi ele no encontro de autismo que teve aqui no ES e corri pra agendar a consulta. Uma pena que você não pode vir, sonho um dia eu te conhecer pessoalmente. Seu vídeo sobre como ser casada com uma autista melhorou demais (salvou) meu casamento. Meu esposo passou a me entender melhor, principalmente meu problema com cheiros. Se ele esquecia de colocar lixo pra fora eu quase tinha um piripaque. Mas agora também estou me observando mais.
@JoaoVitor-ci7se
@JoaoVitor-ci7se 4 ай бұрын
Ao ver minhas dificuldades, nessas áreas eu tenho certeza que sou autista, já sou diagnósticado clinicamente. Obrigado pelo vídeo Doutora Lygia.
@angelamatta6126
@angelamatta6126 4 ай бұрын
Obgda pelas dicas! Ajudou muito! 👏🏼👏🏼👏🏼
@pensenisso9091
@pensenisso9091 4 ай бұрын
Muito bom seu vídeo!
@LuizFernandesdosSantos-em6wk
@LuizFernandesdosSantos-em6wk 4 ай бұрын
Santa noite!Até gostaria que não houvesse prejuízos ou de me encaixar,pelo menos em um dos nove sinais.Mais não,sempre foi uma grande luta,principalmente na comunicação. Obrigado pelo vídeo. Fica com Deus.
@julianapaiottischychof
@julianapaiottischychof 4 ай бұрын
eu amei esse vídeo! tema ótimoooo
@HPM23
@HPM23 4 ай бұрын
Excelente!❤👏👏
@kerolbin
@kerolbin 3 ай бұрын
Eu tenho todos esses comportamentos neurotioicos por aprendizagem. Eu continuo achando complexo descartar autismo
@anademelo10
@anademelo10 2 ай бұрын
Pois é. Mask é muito comum, quando o autista mascara as dificuldades. Mascara expressões (que se aprendem em desenhos, filmes que são bem marcados), mascara/padroniza respostas pra evitar insistência (meu filho tinha um script pra descrever como foi o dia na escola e todo dia era a mesma resposta). Autistas nível de suporte 1 principalmente é bem mais difícil de perceber a diferença.
@Jaspe_C
@Jaspe_C 2 ай бұрын
Ngm precisa se impor um diagnóstico q simplesmente não se enquadra. É um espectro dificílimo até pelo tratamento trazer resultados bem tímidos ainda. Mtos traços podem ser d personalidade, ou ainda comportamentos ajustáveis, no autista simplesmente esse confronto é absolutamente penoso, e mudar pode provocar um desgaste excessivamente traumático. Qd ñ ocorre isso em regra ñ há autismo
@priscillatorres1313
@priscillatorres1313 4 ай бұрын
Gratidão
@LethargicSchizoDream
@LethargicSchizoDream 4 ай бұрын
Gostaria de salientar que os traços abordados que dizem respeito ao campo social convergem e muito com o transtorno de personalidade esquizoide. Entretanto, embora a manifestação observável dos traços seja similar, os mecanismos por trás não são. A personalidade esquizoide é marcada por uma apatia generalizada (não oriunda de depressão) que até onde sei não se faz presente no autismo. Outra diferença é que transtornos de personalidade não são inatos, em vez disso eles se consolidam ao longo da infância. Detalhes como esse são importantes num diagnóstico diferencial.
@helenamagalhaes238
@helenamagalhaes238 4 ай бұрын
Baseado em q? Psicologia q nunca ciência é? Achismos de Psicologia pseudo ciência
@LethargicSchizoDream
@LethargicSchizoDream 4 ай бұрын
@magalhaes238 Baseado em diversos relatos de pessoas que passaram pelo processo diagnóstico, suspeitando autismo, mas foram diagnosticados como esquizoides no lugar. Baseado nos critérios diagnósticos presentes no DSM-5 para ambos os transtornos. Baseado em inúmeros artigos e recursos que discutem a respeito. Como sempre, a resposta está a uma pesquisa de distância.
@sheilasilva586
@sheilasilva586 4 ай бұрын
Eu tenho um filho autista severo de 8 anos, com DI e AFI. Vejo em mim e no meu esposo diversos sinais de TEA. No meu caso, sempre tive dificuldade de iniciar socialização, poucas amizades, esquiva de socialização, Dificuldade em lidar com visitas em casa, dificuldade de trocar turno em Diálogos.
@nicollyvitoria1181
@nicollyvitoria1181 3 ай бұрын
como assim trocar turno em diálogo? mudar de assunto?
@sheilasilva586
@sheilasilva586 3 ай бұрын
@@nicollyvitoria1181 dar sequência no assunto, devolvendo com perguntas e respostas que prolonguem a conversa
@walquiriacarvalhog
@walquiriacarvalhog 4 ай бұрын
Oi Lygia. E quando a família é disfuncional e não tem ninguém para ajudar na análise na parte da infância?
@anitadamariz6597
@anitadamariz6597 3 ай бұрын
também gostaria muito de saber como funciona nesse caso
@_aaandstkmnul44v44j1
@_aaandstkmnul44v44j1 3 ай бұрын
@@anitadamariz6597Pela minha experiência.., família disfuncional não funciona segundo queriam que funcionasse. Mas já me livrei deles, aprendi muito cercada de gente quase tão esquisita quanto eu. Procuro não incomodar as pessoas mas se meu existir incomoda digo o lema da Legião da Má Vontade: CADA UM COM SEUS PROBLEMAS vâmu assistir Hermes e Renato e deixar que o zotro esquente a cabeça.
@leeeunhae9868
@leeeunhae9868 4 ай бұрын
Quando eu era crionça, quando comecei na escola, eu lembro que dormia a aula toda e não falava com ninguém. Passei 5 anos sem falar nada, e com ninguém. Seja na escola ou qualquer outro lugar, eu não falava.
@raphaelmendes2092
@raphaelmendes2092 3 ай бұрын
Eu era assim! pesquise sobre mutismo seletivo, ele pode ser comorbidade do TEA ou diagnóstico diferencial.
@palomaferreira1992
@palomaferreira1992 2 ай бұрын
eu tbm passei anos sem conversar
@leeeunhae9868
@leeeunhae9868 2 ай бұрын
@@raphaelmendes2092 eu cheguei aqui atravéz do Mutismo Seletivo. Pesquisei na internet sobre crianças que não falam, e descobri esse Mutismo, um tempo depois pesquisando soube que o mutismo seletivo pode ser um transtorno derivado do Tea. Estou tendo com sultas com psicólogo, e já tive uma com psiquiatra.
@MariaPaula-pt5tt
@MariaPaula-pt5tt 2 ай бұрын
O acesso a informações sobre autismo me fazem sentir vontade de procurar um profissional, entretanto, ao mesmo tempo sinto uma tristeza imensa quando penso em um possível diagnóstico positivo. Muitos dos aspectos/sintomas do autismo me remetem a infância, a qual definitivamente não tenho boas recordações. Sinto tristeza por ter visto em mim muitos sintomas que, hipoteticamente sendo ou não autismo, foram negligenciados pelos meus pais. A dificuldade em se inserir socialmente, em se comunicar e expressar o sinto, a necessidade que ainda hoje tenho de ficar longe das pessoas. Me pergunto de que adiantaria um diagnóstico hoje, correndo o risco deste ainda ser um falso positivo ou negativo....
@paulaspiguel8210
@paulaspiguel8210 4 ай бұрын
Quando criança tinha dificuldade de socialização, não conseguia brincar com crianças que não conhecia, e com as conhecidas brincava mas cansava rápido. Sentia muito raiva avançava nas pessoas, me machucava, tinha crises de choro, batia a cabeça na parede, me escondia quando chegava alguém em casa. Me chamavam de bicho do mato. Alguns desses comportamentos continuaram na adolescência, mas na vida adulta adptei melhor. Sempre fiquei fissurada em temas específicos, devirava tudo, ficava especialista depois largo de mão, isso até hoje. Sinto cheiros e ouço barulhos que os outros não sentem. Pessoas lentas me irritam muito Alfabetizei cedo, sou criativa e chamada de inteligente, mas me sinto incapaz muitas vezes. Não consigo comer comida misturada e fora da temperatura e consistência certas, mesmo que tenha fome, não como. Tenho dificuldade de me organizar e ter consistência. Repito frases e gestos em sequência, cálculo tudo e isso me acalma. Tenho padrões para fazer as coisas e se fujo disso parece que o mundo vai acabar. Tenho a mente acelerada, me diagnosticaram com biolpolaridade aos 11 anos (abri quadro depois que meu avô morreu), e confirmaram aos 30. Mas sinto que tem algo a mais, tive uma infância muito estranha e só percebi isso depois que fui mãe observando minhas filhas. A mais nova tem problemas bem parecidos com os que eu tinha na idade dela. A TO suspeita de TEA.
@xulimbra
@xulimbra 3 ай бұрын
Sempre fui timida e introvertida, nunca fui de conversar com deus e o mundo mas sempre tive alguns amigos proximos, sempre tive espontaneidade e demonstrei afeto, desde crianca. Minha mae, muito extrovertida, sempre achou estranho o fato de eu nao ter muitos amigos, e antes dela comecar a me colocar na terapia e me perguntar rotineiramente sobre minhas relacoes sociais, nunca tinha considerado nenhum prejuizo nas minhas interacoes. Meu terapeuta, inclusive, sempre deixou bem claro pra minha mae que eu era uma crianca normal. Mas ela continuava e continua ate hoje me perguntando se eu tenho certeza mesmo que eu sou autista ou trnho alguma dificuldade. Isso acontece ha tanto tempo que a socializacao se tornou quase uma ansiedade pra mim, como se eu tivesse fazendo algo de errado, sempre pensando por que minha mae insiste tanto nessa ideia. Isso me afeta bastante, e tambem penso em alguns outros sintomas como o tal do hiperfoco, que sempre me acompanhou durante minha vida, em varios topicos diferentes, ou a seletividade alimentar e a se sensibilidade a barulhos altos, que apareciam na minha infancia mas foram sumindo aos poucos. Minha mae tem TDAH diagnosticado, a senhora acha que talvez eu possa ter esse deficit ao invés de um autismo?
@_aaandstkmnul44v44j1
@_aaandstkmnul44v44j1 3 ай бұрын
SUA MÃE tem um problema sério pois vem te prejudicando há algum tempo.... Melhor não dizer isso à ela pois pode piorar.
@michaelifernandesmacedobre6087
@michaelifernandesmacedobre6087 4 ай бұрын
a senhora tem algum especialista pisicologista e pisiquiatra especificamente em TEA, tive um diagnostico de autismo, mas sla... nao parece que encaixa... quando eu analiso, muitas coisas parecem que nao encaixam ou so passaram a encaixar a partir de um episodio de estresse extremo que comecou ano passado comigo... entao estou suspeitando que eu nao sou autista, nem pro padrao feminimno (no do feminino parece que encaixa mais, mas nao tanto, tipo os 3 aspectos autistas classicos - nao sei se aplicam unicamente pra homens eles ou se, mesmo em mulheres, isso se aplica evidentemente desde sempre) parece que não encaixa tanto assim... queria saber de um profisional especialista nisso pra poder me dar um diagnostico mais preciso....
@thalyson7578
@thalyson7578 3 ай бұрын
Eu fui diagnosticado com tdah, porém na minha avaliação neuropsicológica apontou alguns traços que são semelhantes aos sintomas de autismo.
@mkcs8559
@mkcs8559 4 ай бұрын
Meu problema é que desde criança nunca gostei muito de conversar com qualquer um, mas sempre quis falar bom dia na rua (só dps na adolescência), mas falo muito baixo então nem tento kk
@viacolorida
@viacolorida 4 ай бұрын
Entrei nesse vídeo com um tico de esperança do diagnóstico da minha filha ter sido equivocado mas so saí com a certeza de que não. Nao estou querendo dizer que não aceito o diagnóstico mas queria ter certeza que não era somente timidez excessiva juntamente com ansiedade/toc.
@matheusnunes9429
@matheusnunes9429 2 ай бұрын
Lygia, se a pessoa não tem pais ou alguma pessoa que acompanhou o desenvolvimento, como a gente consegue analisar o aspecto da precocidade dos sinais?
@kaczmarck
@kaczmarck 4 ай бұрын
consigo perceber várias pistas sociais pois passei praticamente minha vida inteira observando situações, interações sociais e aprendi muito sobre como as pessoas se comportam. O fato de eu conseguir compreender pode descartar autismo?
@jessicateixeira9019
@jessicateixeira9019 4 ай бұрын
Eu tenho muitos sintomas de autismo, porem eu não tinha nenhum quando era criança a unica coisa que eu tinha na infancia era seletividade alimetar, mas o resto era normal, eu sempre era extrovertida amiga de todo mundo, falava muito bem,não tinah vergonha de nada, não era atrasada, mas quando eu tinha 12 anos entrei em uma depressão comecei a me fechar ao ponto de não sair de casa, perdi todos os meus amigos, ficava meses sem sair de casa só sai para ir a escola ou a um lugar que meus pai me obrigavam a ir, então eu comecei a ter medo de ir a os lugares sozinha, eu não ia nem na mercenária da minha rua porque tinha medo, quando ia para escola ficava paranoica na rua, andava o mais rapido possível para chegar a escola e ficava sem conversar com os colegas de classe e ficava sozinha no recreio, comecei a não olhar as pessoas nos olhos, porque eu me sentia desconfortável olhar para elas, me sentia observada pelas pessoas da rua, e para não chamar atenção delas, eu não olhava para elas, tambem ficou muito dificil eu atender telefones ou mandar mensagems porque fico muito ansiosa e começo a gagejar, algo que não acontecia quando era criança, pois eu era uma criança muito vocal, nessa epoca comecei a ter dores de cabeças horriveis e se ficasse muito ansiosa eu desmaiva, isso acontece ate hoje, fiz varios exames e não dá nada, tambem comecei a ter desvaneios excessivos que me fazem ficar horas no mundo da fantasia, o que me faz fazer movimetos repetivos e estou com poblemas nos pés por causa disso, porque quando estou no mundo da fantasia eu começo a pular igual uma crianca na frente da televisão. Agora com 23 anos busquei ajuda porque eu não consigo trabalhar por causa do medo de sair na rua, e essa semana minha psicóloga disse que eu posso ter autismo, mas ela não tem certeza porque eu não tive nenhum sintomas de autismo na infancia o que deixa o diagnóstico confuso.
@Lorena_
@Lorena_ 3 ай бұрын
Talvez você tenha passado por uma época difícil que te trouxe ansiedade social
@Lorena_
@Lorena_ 3 ай бұрын
Me identifiquei um pouco com você. Irei contar um pouco como me sinto, tudo bem? Tenho 22 anos, mas ao contrário de você sempre fui introvertida. Durante os meus 19 até os 22 anos, 4 anos da minha vida eu apenas fiquei em casa sozinha estudando para o vestibular. (Sou filha única e os meus pais trabalham o dia inteiro) Perdi contatos com amigos e essa rotina de estudos me desvencilhou do convívio social. Por muito tempo eu não conseguia falar com as pessoas, tinha vergonha de mim em todos os aspectos. Ainda tenho. Eu socializo bem, mas me causa muita exaustão. Por isso, assim como você eu prefiro permanecer no meu mundo de fantasia, onde tudo é perfeito.
@CarolineMoura-un7qy
@CarolineMoura-un7qy 2 ай бұрын
É realmente agora tenho certeza que sou autista, tive um diagnóstico até cedo depois que creci um pouco descobri que também sou bipolar mais um presentinho kkk 😅 com 13 anos comecei a ter depressão pois não conseguia frequentar a escola e isso me deixava muito triste hj depois de muita .... Muita terapia kk consigo lidar melhor com isso e comigo mesma.❤ ❤❤❤
@focoagora
@focoagora 3 ай бұрын
Doutora, eu nao vou querer passar os contatos dos meus pais e dos meus irmaos pra minha psicóloga. Isso pode prejudicar no diagnóstico?
@gleibsonjesus6331
@gleibsonjesus6331 4 ай бұрын
Eu tenho dúvidas sobre isso. Olhando para trás, percebo em mim bastantes sinais, principalmente na adolescência, mas desde a infância eu era o tipo de criança excêntrica. Hoje ainda tenho problemas relacionados ao contexto social: ser o centro das atenções; até ao conversar com desconhecidos, tenho a impressão de não ser muito bem compreendido, e geralmente não mantenho a conversa com fluidez. Eu tenho problemas em falar sobre isso com familiares e amigos pelo fato de eu ter pessoas com o espectro na família. Tenho vergonha de inconscientemente estar emulando algumas características. Ainda me enxergo como uma pessoa excêntrica, e percebo que as pessoas me vêem assim também. Pode ser sim coisas da minha cabeça. Estou buscando uma situação financeira melhor para encontrar ajuda profissional.
@cristianerodriguesmodesto
@cristianerodriguesmodesto 4 ай бұрын
Olá. Tenho uma dúvida diferente do tema do vídeo. Já busquei essa resposta e não achei. Pode coincidir de uma pessoa que tenha TEA ter, também, TPAS e/ou Transtorno de personalidade narcisista? Ou são autoexcludentes?
@fenixwell92
@fenixwell92 4 ай бұрын
eu meio que pulei a cerca como dizia minha avó. Tenho umas coisas parecidas, mas nada disso impediu minha interação, no entanto o que atrapalha mesmo é a timidez desde pequena. Mas se as pessoas se esforçaram para interagir comigo eu sempre respondo minha dificuldade é eu ter a iniciativa risos. Como eu não tenho acabo sempre sozinha e calada focada e fazendo as coisas que eu gosto.
@nilcealmeida2650
@nilcealmeida2650 4 ай бұрын
Minha filha também é assim
@ramonmaier6488
@ramonmaier6488 4 ай бұрын
Caraca descobri que não sou autista, mas tenho alguns sinais que deve ser mais por conta da superdotação, do meu qi, de eu ser introvertido, ser mais seletivo e por aí vai. Muito obrigado!
@norfolkm2
@norfolkm2 2 ай бұрын
Não descarte seu autismo por esse vídeo. Ele é superficial e voltado a apenas as pessoas que são somente autistas, ela desconsidera a dupla-excepcionalidade. Um autista superdotado é diferente de um autista não superdotado.
@jamires3233
@jamires3233 2 ай бұрын
Eu tenho alguns desses aspectos, que profissional é o mais indicado procurar pra um possível diagnóstico? Psicólogo, Neurologista ou Neuropsicólogo...
@BrunaMatosM
@BrunaMatosM 3 ай бұрын
Eu cada dia penso mais que talvez tenha, mas tenho medo de ir atrás e meus familiares me incentivam a não ir atrás, dizem ser loucura minha. Mas eu me identifico com muitos aspectos, desde criança eu me escondia em baixo da cama e gostava de ser sozinha, nunca fui de ter amigos, sempre tive dificuldades em ter amizades, e não ter amigos nunca me incomodou, o que me incomoda é o julgamento das pessoas. Não consigo manter diálogos rasos, ter conversinha boba de elevador, e isso me atrapalha no trabalho, embora eu seja uma pessoa focada que entrega tudo sempre mais rápido que qualquer outro. Sou formada em 2 faculdades e 2 pós,com apenas 26 anos, amo estudar, e quando gosto de um tema eu desenvolvo um certo vício por ele por um periodo.Tenho agonia de textura de alguns alimentos ( não consigo comer feijão, grão de bico,ervilha,etc). E ruídos e barulhos de muitas pessoas falando me deixam maluca, eu as vezes me acho estranha de tão irritada que fico, me da uma sensação esquisita demais. Fora outras características que já vi falando em alguns videos e me identifiquei. Mas sinceramente, tenho medo de ir atrás e ser só uma paranoia minha. Já fui diagnósticada quando adolescente e tratada com transtorno de pânico, ansiedade e depressão. Mas hoje vivo sem remédios.
@psi-carmemfacanha1397
@psi-carmemfacanha1397 3 ай бұрын
Bruna não desista de correr atrás de avaliar se você é autista. De verdade, você não tem noção do quanto é libertador ter o diagnóstico. Abs
@claudiamarina5174
@claudiamarina5174 3 ай бұрын
Passo por isso sempre! Minha mãe cuidava de mim, mas ela tinha fortes transtornos e politraumas. Aí sempre jogam tudo para cima disso e simplesmente, não me ouvem. Não sou ouvida, e sou invalidada. Não sei mais o que fazer, sinto vontade de sumir.
@brisaribeiro9343
@brisaribeiro9343 2 ай бұрын
Tenho quase 45 anos e me identifico com praticamente todos os "sintomas" de autismo. Sempre tive muita dificuldade para me relacionar com as pessoas, achei que fosse melhorar com a idade, mas parece que só piora.
@Jazdecalcinha
@Jazdecalcinha 2 ай бұрын
Desde de criança tenho o hábito de me imaginar em diálogos com um psicólogo para me preparar para o momento real da coisa, sinto que minha saúde mental sempre foi negligenciada mesmo nos pontos mais extremos em que eu passei, e por me sentir não levada a sério adiquiri um certo "medo" de receber de um profissional a mesma falta de atenção que ru recebi na infância
@anakeilaavelino6322
@anakeilaavelino6322 4 ай бұрын
Eu não gosto de andar de elevador sozinha pq eu tenho a sensação de que o elevador vai dá problema e eu vou ficar presa 😂😂
@leehmah3306
@leehmah3306 2 ай бұрын
Eu tb tenho isso
@giuliabuttros3210
@giuliabuttros3210 4 ай бұрын
@nilcealmeida2650
@nilcealmeida2650 4 ай бұрын
Dra a minha filha tem muita dificuldade em se expressar, sofre por nao ter amigos ela ate tenta mais nao consegue manter por se sentir perdida nas conversas e com isto sofre bastante por não conseguir interagir. So conseguem interagir com ela crianças. Ela gostaria de ter vida social comparando com a idade dela e sofre por rejeição mais também nao consegue relatar tudo isto pra um especialista pq não sabe falar por ela mesma e eu tenho que ficar o tempo todo indicando pra ela o que fazer e como fazer. Nao sei como ajudar, alguem me dar uma luz 😢? Minha filha tem 19 anos.
@ramonmaier6488
@ramonmaier6488 4 ай бұрын
Quando fico empolgado, feliz, com raiva e por aí vai, eu expresso isso enquanto falo, por isso não tenho fala robótica, monótona... A verdade é que eu posso até passar a imagem de que sou autista, mas quando estou confortável eu me solto e pareço como todas as outras pessoas. Eu só fico Modo Introspectivo quando não estou 100% confortável, o que me faz falar menos, poupar emoções... Até.
@Guarlaon
@Guarlaon 4 ай бұрын
6:20 essa parte eu não entendi. São 5 aspectos analisados, mas nem todos são obrigatórios para caracterizar autismo, certo? Tem que ter pelo menos 1 dos 5?
@sofiaevangelista1296
@sofiaevangelista1296 4 ай бұрын
@lygia.pereira
@lygia.pereira 4 ай бұрын
💜✨♾️✨🧠
@guilhermematheus3220
@guilhermematheus3220 3 ай бұрын
Estou investigando com a Neuropsicologa, cheguei até lá porque desde sempre sou chamado de “lerdo”, alguém que não entende nada, alguém que fica “no mundo da lua”, sempre me senti diferente, esquisito em relação aos demais, sempre gostei de ficar no meu cantinho sozinho e socializar pra mim é uma tortura, antes de começar a investigação eu estava (e ainda estou) fazendo terapia e minha psicóloga disse que é ansiedade, fui buscar terapia porque comecei a fazer faculdade e havia muitas apresentações ao público e eu simplesmente entro em pânico, na real, nunca gostei de conversas com qualquer pessoa, sempre me senti estranho, é como se não fosse eu falando, como se eu estivesse fingindo.. detesto barulhos altos e algumas texturas e cheiros (principalmente de comida), claro, esses sinais pelo que entendi são comuns em autistas, mas como minha psicóloga já disse que isso é ansiedade , então creio que eu não seja neurodivergente, so foi uma infelicidade nascer com essa dificuldade de interação desde sempre 😢
@meow____meow
@meow____meow 3 ай бұрын
Muda de psico... quem sabe não seja melhor
@meow____meow
@meow____meow 3 ай бұрын
ou vc tem fobia social mesmo
@andressa_olivbr
@andressa_olivbr Ай бұрын
Tenho 18 anos, tenho grandes suspeitas de TOC, notada até pelo médico, tenho também ansiedade. Estou muito incomodada com um tipo de comportamento meu: sou obcecada por aquilo que tenho interesse. Por exemplo, gosto muito de um determinado filme, eu não só gosto daquilo, mas sou obcecada, revejo o mesmo filme, fico fascinada por aquilo, e se não posso ver o filme que gosto também não quero ver outros (mesmo já tendo visto várias vezes). Por conta disso resolvi deixar de ver essas coisas que sou tão obcecada, mas simplesmente parece que um pedaço da minha vida foi tirado, minha rotina ficou empobrecida só porque não vejo mais aqueles filmes, é como se fosse um "droga". Isso pode ser algo relacionado a algum problema? Como autismo por exemplo? Ou estaria mais relacionado ao meu TOC e a ansiedade?
@cida3255
@cida3255 3 ай бұрын
Um autista tem a capacidade de aprender tudo isso com o tempo? Ou seja na fase adulta ela pode aprender certas interações socias? Seus vídeos são muito instrutivos. Parabéns
@_aaandstkmnul44v44j1
@_aaandstkmnul44v44j1 3 ай бұрын
Sim - é possível e é bem difícil e chato aprender a fingir que somos como os outros - mentir me incomoda muito. Conversinha de elevador: - bom dia, tudo bem? - não está tudo bem mas o dia acabou de começar e pode mudar - de noite te conto se foi um bom dia. Tchau. (uns 40 anos pra perceber que não as pessoas perguntam e não gostam de respostas sinceras)
@alexandredemoraismattar3229
@alexandredemoraismattar3229 4 ай бұрын
Lygia, como vai, tudo bem? Me responda, por gentileza. Se um autista, tiver um bom nível de desenvolvimento intelectual, pode por si mesmo, sem acompanhamento de um especialista, ao longo dos anos desenvolver estratégias de comportamento e superar os sintomas do autismo?
@marifreire6891
@marifreire6891 4 ай бұрын
SIM. ISSO SE CHAMA Auto Terapia. EU FAÇO! ESTA LIGADA A SER AUTODIDATA NA INTELIGENCIA INTRAPESSOAL E INTELIGENCIA EXISTENCIAL.A inteligência intrapessoal consiste no autoconhecimento capaz de redirecionar planejamentos para a vida. Isso implica também em uma apreciação e respeito pela condição humana. A inteligência intrapessoal é muito comum em psicólogos, líderes espirituais e filósofos. Um indivíduo possui alta inteligência intrapessoal quando: possui grande força de vontade e independência; possui forte ciência dos seus sentimentos e age em conformidade; aprecia reflexões existenciais e busca o autoconhecimento constantemente; tende a ser tímido, introvertido ou ter poucos amigos. Proposta por Gardner em 1999, a inteligência existencial consiste na habilidade de entender questões profundas relacionadas à existência, ao sentido da vida e a temas espirituais. Esse tipo de existência se manifesta através de um forte interesse por buscar respostas sobre esse tipo de assunto. A inteligência existencial é muito comum em líderes espirituais, teólogos e filósofos. Um indivíduo possui alta inteligência existencial quando: possui forte interesse por questões relacionadas à existência, como a morte, o universo, à origem da vida, etc;
@helenbentoamelia3443
@helenbentoamelia3443 4 ай бұрын
Boa noite. Recebi meu diagnótico ontem e ainda estou digerindo,pois eu estava preparada para receber o de autismo com TDAH como comorbidade,acabou que recebi o diagnóstico de mais duas comorbidades:Ansiedade e Depressão.Por um lado foi um alívio,por entender o pq de algumas atitudes minhas,mas por outro lado estou preocupada.
@fernandakarynedasilvaperei5476
@fernandakarynedasilvaperei5476 4 ай бұрын
Deus é contigo minha querida! Receber o diagnóstico assusta porém agora você vai poder (se quiser também!) buscar saber lidar melhor com as situações pois agora entende mais sobre você mesma. Tudo de bom pra ti 🧡
@helenbentoamelia3443
@helenbentoamelia3443 4 ай бұрын
@@fernandakarynedasilvaperei5476 muito obrigada.
@mkcs8559
@mkcs8559 4 ай бұрын
Amém algum video que fale sobre isso e q é bom
@gicelimaia53
@gicelimaia53 4 ай бұрын
Minha filha recebeu diagnóstico de tea ano passado não é fácil lidar com diagnóstico por isso eu estudo assunto para melhor compreender para ajudar a minha filha pois ela tem muita dificuldade de expressar o que sente e as vezes eu que tenho perceber os momentos que as crises acontecem pois ela ainda não consegue perceber por isso é bom ter apoio nesse momento
@lygia.pereira
@lygia.pereira 4 ай бұрын
Seja bem-vinda à comunidade, @helenbentoamelia3443! Tudo começa pela clareza! Como vocês já conversaram aqui, as novas informações podem assustar um pouco e exigir tempo de elaboração, mas também abrem espaço para reduzir o nível de autocobrança, buscar suporte e cultivar as habilidades que realmente fizerem sentido para você! Nós apoiamos! 🧠✨♾️✨💜✨🌈
@msmunhoz
@msmunhoz 2 ай бұрын
O ruim é que meus pais e minha tia já morreram, não tem ninguém pra falar como foi meu desenvolvimento além de mim mesma. Isso não deveria ser um critério para fechar o diagnóstico, mas apenas a observação da própria pessoa.
@michellecmuniz
@michellecmuniz 4 ай бұрын
Quando tento uma interação com outras pessoas sinto como se tivesse uma barreira invisível, então eu simplesmente não falo nada, acontece até com parentes. Tirando minha família (meus pais e irmãos), porque consigo me expressar mais naturalmente em casa com eles.
@renaneugenio6477
@renaneugenio6477 3 ай бұрын
Qual é a diferença entre fobia social com autismo moderado ?
@jockastafernandesabbade
@jockastafernandesabbade 3 ай бұрын
Não tenho nenhum desses "9 sinais de que você Não é autista" . Ao contrário, me identifiquei com todos os opostos, os sinais de que você É autista. Acho que isso está confirmando mais minhas suspeitas...
@Mari-ce6mu
@Mari-ce6mu 3 ай бұрын
Eu não gosto de conversar porque as vezes falo alti demais, gaguejo ora falar e as vezes não entendo de imediato o que as pessoas falam, demoro a assimilar assim demoro a responder.Eu fico em duvida di que responder, por isso gaguejo bastante, por exemplo, se vou falar segunda feira não consigo decidir se falo segunda feira ou semana que vem.
@Marcos45118
@Marcos45118 4 ай бұрын
Eu gisto muito de animais. Ate de fitmigas, aranhas , cobras, caracóis. Eu não mato as cobras. Se uma cruzar na minha frente por mim espero ela passar. Eu tenho muita pena dos animais. Eu odeio esse mundo, não o mundo. O sistema. Acho que as pessoas não são verdadeiras. Estao sempre usando mascaras. E depois somos nos que que usamos. Todo mundo se mascara ao sair de casa. Colocam outra roupa, batom, perfume, roupa nova. Em cada lugar que as pessoas vão elas se comportam.diferemte. no trabalho são uma coisa, numa festa são outra e em casa tambem. Acho que demtro de casa as pessoas são mais elas mesmas. Mas só que a maioria das pessoas usam a mascrara da falsidade, hipocresia. Por fira se apresentam uma coisa e por dentro estão cheias de maldades. Não são muito verdadeiras. Algumas temtam parecerem boas, verdadeiras. Elas querem ser boas mas não conseguem por muito tempo. Quando menos se espera elas revelam o que são por dentro. Não são bem o que representavam. Mas não generalizo. Tem pessoas verdadeiras sim.
@Marcos45118
@Marcos45118 4 ай бұрын
Digo usam a máscara para esconder a falsidade. Escrevi errado abaixo
@Marcos45118
@Marcos45118 4 ай бұрын
Quis dizer Usam a mascara para esconder a falsidade Escrevi errado no comemtario
@lygia.pereira
@lygia.pereira 4 ай бұрын
Gostei da sua conclusão! 🧠
@pvcecinas
@pvcecinas 3 ай бұрын
Fitmigas?
@Marcos45118
@Marcos45118 3 ай бұрын
@@pvcecinas Eu erro muito ao teclar no celular. Acho o teclado virtual muito pequeno para meus dedos. Eu corrijo algumas vezes e outras não.
@resilienciamultua
@resilienciamultua 2 ай бұрын
Eu sempre achei que eu tinha sido achada no lixo😢, porque sou o número 7 de 11 irmãos, e sempre me vi sosinha porque meus irmãos não gostam de estar comigo, tenho TDAH e me chamam de chata ,cresci ouvindo as pessoas dizer que eu não tinha maldade nenhuma e por isso algumas pessoas me faziam de besta , eu tenho dificuldade de me manter muito tempo em grupo porque fico cansada com muita facilidade, sou facinada em qualquer coisa que tenha história ,mas em números eu travo , tenho dificuldade de estudar ou aprender algo com barulho em minha volta , gosto muito de estar só, gosto de assistir coisas que são verdadeiras , não me ligo muito em coisas supérfluas, não tenho vaidade , as minhas filhas e meu marido reclamam porque não gosto de me arrumar, fico encomendada com pessoas mexendo em minhas coisas , não gosto que ninguém lave os minha louça, abraço e aperto de mão me machuca😢. Quando eu era criança eu dormia na aula ,porque me cansava , a aula que eu gostava eraa a de arte e desenho , tenho facilidade pra fazer qualquer coisa relacionado a arte e desenho , eu tenho o dom de ver desenhos em uma parede branca , tenho visões sonhos de coisas que acontecem minutos depois , já fui chamada de doida e de bruxa😢. As pessoas zombam de mim 😢.
@roselimellonutricionista4111
@roselimellonutricionista4111 4 ай бұрын
Eu desconfio que meu filho seja autista, mas ele tem 19 anos e não aceita ir a um profissional para ser diagnosticado. Desde pequeno, ele era diferente, tinha dificuldade em se socializar, não lembrava o nome dos amiguinhos, não mostrava interesse por pessoas. Ele apresenta superfoco, se incomoda com sons, cheiros, texturas, é bastante seletivo na alimentação... Qual a orientação em relação a esse caso, visto que ele não quer se consultar com um profissional?
@ellencruz86
@ellencruz86 4 ай бұрын
Boa tarde!! Vc faz avaliação? Em mulheres adultas. Ou indica quem faz aqui em BH? Fiz uma avaliação e deu TEA nível 1, porém, foi bem direcionada a isso, não fizeram testes de memória, atenção, QI... Queria algo mais completo pra fechar o diagnóstico! Obrigada 😊
@anacecilia1782
@anacecilia1782 3 ай бұрын
Neuropsicóloga faz essa avaliação.
@tattaoliveer1709
@tattaoliveer1709 3 ай бұрын
Eu nunca pensei na hipótese de eu ter alguma neurodivergencia, mas últimamente, os prejuízos e incômodos tem se intensificado. Do pouco q lembro q me foi dito sobre minha infância e até de como vem a minha memória, tem uma semelhança muito grande. Eu sinto um desconforto absurdo com interações, até então, identificado como timidez, mas tem outras questões. Preciso investigar!
@psi-carmemfacanha1397
@psi-carmemfacanha1397 3 ай бұрын
Na dúvida é melhor investigar mesmo. De verdade, você não tem noção do quanto é libertador ter o diagnóstico. Abs
@priscilas5581
@priscilas5581 3 ай бұрын
Eu quero ter algum diagnóstico, eu preciso, pq eu sempre soube que tinha algo de errado comigo e ia colocando a culpa nisso, naquilo naquele outro e até agora não me encontrei ainda, sempre me senti estranha, como se eu não me encaixasse em nenhum lugar. Estou tomando remédio pra depressão e ansiedade, e foi como se eu estivesse começando a viver só agora, me sentia um zumbi.
@kitadesz
@kitadesz 2 ай бұрын
Sou autista grau 1! Sou diagnosticado desde os 11 anos, mas agora, na vida adulta, enfermeiros questionam meu diagnóstico e isso tem sido um problema, porque, apesar da minha boa oratória e expressão, tenho uma personalidade ingênua e um sincericídio enorme, que quem não está acostumado com autismo, pode achar que sou inconveniente.
@kitadesz
@kitadesz 2 ай бұрын
Um exemplo disso, é o fato de eu não enxergar as coisas com a mesma lente dos outros. Pois sou homem, hétero, e sempre que vejo um homem belo, eu falo isso, sem problema algum e já quase me bateram, por isso.
@user-kj5mf8qf5y
@user-kj5mf8qf5y 4 ай бұрын
🌸😊
@LiberaBrazil
@LiberaBrazil 3 ай бұрын
Não vi diferença entre autista e uma pessoa simplesmente introspectiva em tudo isso que vc falou.
@claudianascimentosantiago6219
@claudianascimentosantiago6219 4 ай бұрын
Tenho muitos sinais de altíssima, mais fui diagnosticada com transtorno de personalidade anancastica obscecivo compulsivo
@elainelana3564
@elainelana3564 4 ай бұрын
Seus vídeos são muito esclarecedores. Gostaria de receber indicação de livro, em português, sobre autismo em mulheres. Grata pela atenção!
@isabelsoares6597
@isabelsoares6597 3 ай бұрын
Fui ver o vídeo para me convencer de que eu não estou dentro do aspecto autista. Agora percebi que tenho todas as características de alguém que está no espectro. 😶
@simukita
@simukita 2 ай бұрын
Sempre que vou explicar sobre meu trabalho para alguém, a pessoa boceja... eu gosto muito do que faço e tenho hiperfoco nisso, será que eu falo demais e não percebo que tá sendo monótono, ou será que pelo meu tdah eu me perco nos assuntos e fica difícil pra pessoa acompanhar porque é muita informação pra ela... não sei, o que sei é que sempre bocejam
@feknanda
@feknanda 3 ай бұрын
Eu ficava muito sozinha na infância, as crianças nao gostavam de mim pq eu era muito metida, exagerada, então eu nao tinha amigos. Gostava de brincar com minha barbie o dia todo. Na adolescencia eu nao fazia questao de conversar com ninguem, mas quando precisava eu era educada ( se nao fosse apanhava neh), eu comecei a ficar hiper focada sm leitura com 10 anos, e depois disso...eu me sentia estranha, diferente, nao sei por limite no que é certo ou errado a falar, o que é falar d+...
@brucewaine2246
@brucewaine2246 4 ай бұрын
Na internet está cheio desses ultimamente doutora.
@PietraSalotti
@PietraSalotti 4 ай бұрын
Eu sempre tive dificuldade em entender sarcasmo, ironia ou até piada Tenho dificuldade em manter principalmente mas um pouco em iniciar a conversa. Gosto de estar próximo as pessoas, mas tenho dificuldade.
@Mari-ce6mu
@Mari-ce6mu 3 ай бұрын
Eu tenho dificuldade em entender as coisas parece que sou burra pois, parece que as pessoas precisam ser muito claras comigo senão eu não entendo será que tem algo à ver?
@thaismantovanele3624
@thaismantovanele3624 2 ай бұрын
Qual profissional eu procuro? Psicólogo ou psiquiatra??
@Fabia920
@Fabia920 2 ай бұрын
Psiquiatra e neurologista
@alane546
@alane546 2 ай бұрын
Tenho muitas caracteristicas, mas o que muda ter o diagnostico fechado na fase adulta?
@flaviapereira3218
@flaviapereira3218 2 ай бұрын
Vc passar a entender o pq de vc ser como é, acredito que isso seja libertador
@thaiscatita
@thaiscatita Ай бұрын
O critério A precisa ser preenchido os 3 pontos para ser considerado autismo. Acho que poderia ter ficado um pouco mais claro isso no vídeo. Se pontuar 1 ou 2 não é autismo.
@laranjinha5759
@laranjinha5759 3 ай бұрын
me sinto confusa, gostaria muito que alguem me ajudasse. tenho 19 anos e (pelas minhas pesquisas) suspeito ter TEA nivel 1 de suporte e/ou AH/SD. fiz um teste para autismo quando pequena, aprendi a ler com 1 ano e meio e a falar com 4 anos e meio, a psicologa descartou pelo fato dos meus pais "me mimarem demais", desconfio até hoje desse descarte. sempre tive problemas para me socializar com as crianças, até conseguia de vez em quando, mas não era por muito tempo, (só tive uma unica amiga em 8 anos de ballet, para terem uma noção, e ela permanece sendo minha amiga até hoje). nunca gostei desses ambientes de intervalo de escola, parece muito caótico para mim. tive ecolalia, mas foi sumindo com o tempo, apenas quando ensaio algo ou falo sozinha que isso acontece. acho que tenho hipersensibilidade, sinto calor e frio facilmente, raramente alguma temperatura está perfeita para mim. apesar de eu ter interesses e gostos muito restritos, sempre aprendi fácil e sempre tirei boas notas na escola, e agora, curso direito. tive poucas interações sociais no local onde eu trabalhava, e quando eu tinha, raramente queriam passar a conversa adiante. fui dispensada por "falta de força de vontade" sendo que eu estava em um desgaste mental e emocional grande, já estava para entrar em crise devido a desorganização do ambiente de trabalho e as interações sociais que eles faziam (tipo confraternização com bebida, detesto). mas agora, confesso que evolui muito desde criança, mas tive que evoluir sozinha para poder "crescer" socialmente e profissionalmente, e agora me sinto mais confusa pelo fato de: acho que tenho as duas coisas, mas tenho medo de ter um diagnostico errado ou estar exagerando, não sei. sei que sinto que sou diferente das outras pessoas e sempre me sinto deslocada, as vezes excluida.
@jessicasilvano8864
@jessicasilvano8864 3 ай бұрын
só um especialista pra dizer se vc é ou não. Pode ser os dois ou nenhum. Mas não acho que teus pais te mimaram, provavelmente sua psicóloga foi um tanto ignorante. Procure um especialista que ele provavelmente poderá te ajudar
@_aaandstkmnul44v44j1
@_aaandstkmnul44v44j1 3 ай бұрын
Laranjinha, Tenho várias coisas parecidas com você mas já me disseram que sou esquisita demais. Adoro ficar sozinha o tempo todo. Não vejo problema. Às vezes a gente é obrigado a falar com alguém pra resolver alguma coisa - não gosto mas acabo conseguindo. Tem muita gente nesse espectro que queria ter amizades e socializar mas não conseguem - deve ser muito ruim. Não é meu caso.
@yazzyah
@yazzyah Ай бұрын
me identifiquei com vc, nos dois trabalhos que tive sempre reclamaram da minha falta de interação social sendo que sempre dei o meu máximo (até jogava papo fora e alheio às demandas de trabalho, mesmo odiando) e sempre me desgastava fisicamente e emocionalmente, tanto que eu trabalhava só 4h e precisava do resto do dia todo descansando pra me recuperar. tenho sensibilidade visual e auditiva e amo ficar sozinha, amo o silêncio, porém me cobro tanto pra interagir mais e ser mais "normal" que vivo estressada e ansiosa, desenvolvi ate bruxismo.
@Mari-ce6mu
@Mari-ce6mu 3 ай бұрын
Eu não gosto de conversar não tenho assunto.Fuco nervosa quando tem alguém perto e eu não quero puxar assunto
@maycorrea961
@maycorrea961 3 ай бұрын
Gente, a crianca ser afetuosa mas ter outros comprometimentos nao exclui autismo :) a dra hora nenhuma disse que tudo exclui
@sabrinedejesus6908
@sabrinedejesus6908 4 ай бұрын
Desde criança nunca gostei e nunca consigo interagir com às pessoas, dificilmente intendo os "códigos" sociais, sempre respondo às perguntas com resposta objetivas.. odeio rodeios, fico sem paciência.E outras coisas.
@edulg
@edulg 2 ай бұрын
Então quer dizer que existem países ou cidades onde todos são autistas, só porque as pessoas se comunicam habitualmente com pouca ou nenhuma entonação. 👀 🤷‍♂️
@iedamaria6874
@iedamaria6874 4 ай бұрын
Tenho dois dos quatro.
@gabrielcarrerxavier
@gabrielcarrerxavier 3 ай бұрын
Eu tenho esteriotipias,quando criança brincava de girar rodinhas dos carros
@rachelguima5453
@rachelguima5453 3 ай бұрын
E se a menina tem dupla excepcionalidade, no caso, superdotação na área criativa e comunicativa?
@norfolkm2
@norfolkm2 2 ай бұрын
Exatamente. Um autista superdotado é diferente de um autista não superdotado. Ela não leva em consideração esse fato. Mas esse comportamento dela é normal, superficialidade nos assuntos é característica de neurotípico. Para quem só conhece o martelo, todo problema é prego. Ela basicamente dá uma receita de bolo genérica e diz, se você se encaixa no que eu disse você é autista, se não se encaixa, não é autista. Ela não percebe o mal que pode está fazendo para pessoas que tem dupla excepcionalidade e que estão em busca de algum norte. A pessoa vê um vídeo desse, não se encaixa em alguns pontos porque o lado superdotado compensa alguns déficits do autismo e sai do vídeo achando que não é autista. Um excelente desserviço.
@PietraSalotti
@PietraSalotti 4 ай бұрын
Isso vale para adultos também?
@Honoriomaria
@Honoriomaria 4 ай бұрын
Sim, o autismo ou outro transtorno te acompanha a vida todo,pois n tem cura,tem tratamento.
@leticiafos9571
@leticiafos9571 3 ай бұрын
Acredito que tenho, só falta a pisciquiatra afirmar. Vou receber visita de assistente Social. Estou me redescobrindo aos 35 anos. Tô me sentindo muito com raiva por causa das pessoas em volta de mim. Pois só estão em volta. Não olham para mim😢
@valeriadiaspires2517
@valeriadiaspires2517 3 ай бұрын
Tem pessoas que são mais introspectivo mesmo e não são autistas
@vivianmartins3749
@vivianmartins3749 2 ай бұрын
Misericórdia! Vim aqui para tentar compreender meu filho e vi que eu tenho dificuldades em todos os tópicos relatados.
@maiakrins23
@maiakrins23 3 ай бұрын
Aquela bandeira ali atrás branca com triângulo vermelho é de Minas Gerais? 🤨
@_aaandstkmnul44v44j1
@_aaandstkmnul44v44j1 3 ай бұрын
é
@PietraSalotti
@PietraSalotti 4 ай бұрын
Pra mim é complicado olhor nos olhos
@anitadamariz6597
@anitadamariz6597 3 ай бұрын
Estou no processo de busca por diagnóstico e tive todos os prejuízos relacionados a questões de socialização, além disso vejo que me encaixo em todos os critérios do DSM-5, porém ao longo da minha vida, meus pais se separaram e voltaram várias vezes trazendo a ausência por parte do meu pai e a minha mãe não parava em casa pois tinha que trabalhar. Eu cresci praticamente trancada em casa com a minha irmã que é 4 anos mais nova do que eu. Tenho muito medo de terem que recorrer aos meus pais, pois eles não lembram de nada da minha infância, somente lembram que eu reclamava muito de bullying
@du_artryan
@du_artryan 3 ай бұрын
De tudo isso eu só consigo entender ironia, de resto tudo bate
@DevLeku
@DevLeku 3 ай бұрын
Affs, gabaritei😅
Autismo Nível 1 - Sinais Que Você Deve Observar Durante a Avaliação
23:05
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 7 М.
Autismo Adulto - teste para rastreio de comportamentos repetitivos e rigidez
7:46
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 27 М.
ОСКАР ИСПОРТИЛ ДЖОНИ ЖИЗНЬ 😢 @lenta_com
01:01
Autismo Adulto - 50 Sinais Pouco Óbvios de Autismo em Mulheres e Homens
34:33
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 418 М.
Relacionamentos amorosos de pessoas com Autismo
20:41
Luna ABA
Рет қаралды 69 М.
Autismo em Mulheres - 45 Traços do Espectro Autista Nível 1 de Suporte
45:48
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 6 М.
Autismo Adulto ou Borderline - semelhanças e diferenças entre TEA e TPB
25:20
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 30 М.
9 Características Cognitivas das Altas Habilidades e Superdotação
15:27
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 61 М.
Idoso pode usar suplementos? Quais são os melhores? | Dra. Janaína Koenen
13:42
late diagnosed autistic adults: 10 experiences✨
28:42
Dr. Kim Sage, Licensed Psychologist
Рет қаралды 128 М.
11 erros mais ABSURDOS na Terapia ABA aplicada ao Autismo
22:17
8 Características de Autismo em Mulheres
12:47
Family On Board
Рет қаралды 54 М.
Nem Tudo é Autismo - 5 Diagnósticos que Podem Ser Confundidos com TEA
14:38
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 10 М.
ОСКАР ИСПОРТИЛ ДЖОНИ ЖИЗНЬ 😢 @lenta_com
01:01