DEPENDÊNCIA EMOCIONAL - Como sair dessa (começando pelo primeiro passo)

  Рет қаралды 8,717

Psicólogos em São Paulo

Psicólogos em São Paulo

Ай бұрын

INDEPENDÊNCIA EMOCIONAL : Envolve tanto a capacidade de renunciar a outra pessoa, mesmo querendo estar com ela, quando a realidade mostra que não é possível, como envolve o entendimento que tudo pode mudar, e coisas novas sempre acontecem.
......................................................................................................
Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512
Contato pelo WhatsApp clicando diretamente aqui: rb.gy/zdrmq
www.marisapsicologa.com.br/hor...
Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Psicólogo presencial em São Paulo região da Av Paulista, Consolação, Cerqueira Cesar.
Seja membro do clube de canais: / psicólogos em são paulo
E-books Gratuitos www.marisapsicologa.com.br/mat...
Participar do grupo no Telegram: t.me/PsicologosemSP Este vídeo se propõe a apresentar situações nas quais um psicólogo pode atuar no processo de psicoterapia, não tendo função de tratamento.
A psicoterapia é o seu espaço para receber orientação, refletir, se conhecer, mudar comportamentos, pensamentos e sentimentos, este vídeo não substitui a terapia.
Canal de cortes: / @cortespsicologosemsao...
Canal Principal goo.gl/32B3B6
Marisa de Abreu Psicóloga CRP 06/29493
..................................................................
Livros que eu li e gostei muito: (obs: Você não paga nada a mais para comprar pelo link abaixo)
A Maternidade e o encontro com a própria sombra: amzn.to/4bmlQW3
O poder do discurso Materno amzn.to/3XJmwBW
O que aconteceu na nossa infancia e o que fizemos com isso: amzn.to/3RNFRhj
A biografia Humana: amzn.to/3W0BlyF
Uma civilização centrada na criança. Como uma criação amorosa pode revolucionar o mundo: amzn.to/3L4y9vI
_________________________________________
DEPENDENCIA EMOCIONAL - COMO SAIR DESSA (COMEÇANDO PELO PRIMEIRO PASSO) (no vídeo anterior “Como esquecer um amor” descobriu que era dependência)
Relacionamentos são a base da nossa vida, seja de amizade, com a família ou amorosos, mas devemos observar para que exista uma troca saudável, e não entremos numa balança desregulada sem reciprocidade.
O que seria o ideal: A percepção de que se não tiver a pessoa por algum motivo, seja porque ela não quer mais, ou outro motivo, você percebe que também sobrevive, pode viver o luto mas acabará ficando bem.
INDEPENDÊNCIA EMOCIONAL
Envolve tanto a capacidade de renunciar a outra pessoa, mesmo querendo estar com ela, quando a realidade mostra que não é possível. Com envolve o entendimento que tudo na vida pode mudar, e coisas novas sempre acontecem, para o bem e para o mal. Você pode sofrer, aceita passar por esse sofrimento e entende que sobreviverá e poderá num novo momento viver outros bons relacionamentos com outras pessoas.
VOCÊ PERCEBE A DEPENDÊNCIA QUANDO está frustrado, não se sente realizado na relação . A segurança, o prazer de estar com a pessoa não acontece.
O contato com esta pessoa faz você se sentir defeituoso, que só erra, que não tem valor algum.
SINAIS MAIS COMUNS:
-Preocupação excessiva se a pessoa está passando por algum problema e se sente responsável por resolver os problemas dela.
- Só o outro é prioridade. Só você é responsável.
- Você passa pano para as mazelas do outro. VOCÊ mesmo justifica as mancadas que o outro deu com os outros e com você.
- Você sacrifica sua saúde, coloca seu dinheiro, deixa de fazer coisas ou estar com outras pessoas. Se descuida.
-Você pisa em ovos com esta pessoa, se preocupa em não magoa-la.
- Você se torna um controlador, quer tanto que ele esteja bem que sente que precisa contornar tudo o que o outro tem de desequilibrado. Você dá conselhos que a pessoa não pediu, e ela só faz o que quer.
- Tem medo de ser abandonado. Por fim, claro que se sente arrasado.
PASSOS PARA SAIR DA DEPENDÊNCIA
-Identifique o que você traz emocionalmente, provavelmente de longa data, talvez da infância, que te leva a se conectar de forma obsessiva com uma pessoa. Se sentiu abandonado? não te ajudaram a desenvolver sua autonomia? Não te ensinaram a regular seus sentimentos e sempre precisou de alguém para se sentir bem? Não te deram oportunidade para curtir e amadurecer seu tedio e solidão?
-Aceite a solidão.
-Não tenha medo da rejeição.
- Se afaste voluntariamente da pessoa de quem você se sente dependente. Faça como exercício de percepção de que você pode decidir não estar com a pessoa o tempo todo. Será sofrido, mas será um sofrimento que te fortalecerá.
- Observe tudo, e anote, que você acha que precisa da pessoa para fazer. Caminhar no parque, academia, resolver um problema no cartório, o que for. E elabore um plano para ir aos poucos fazendo cada uma destas coisas sozinho.

Пікірлер: 112
@eliveltonlobato8735
@eliveltonlobato8735
Eu acredito que a maioria dos casos de dependência emocional venha da infância. No meu caso eu nunca era ouvido tanto pela família com na escola, recentemente conheci uma pessoa que me ouvia fique dependente dessa pessoa, agora depois de tantas mensagens ignoradas percebi que ela fazia esse ato só por educação. Esse processo de desvinculação é difícil, mas aos poucos a vida vai se estabilizando.
@leandrosales9008
@leandrosales9008
É verdade!! Já fui regeitado em vários café, almoços e passeios. Comecei a pensar que não posso agradar todo mundo e comecei a viver a minha vida
@cleusalini6019
@cleusalini6019
Excelente vídeo...no meu caso eu comecei a fazer o 5° tópico, tudo o que ele fazia para mim eu comecei a fazer sozinha, ir em restaurantes que eu gostava, lugares, viagens, enfim ele enfiou na minha cabeça que eu precisava dele, e não era verdade e me afastei mentalmente fiz luto de pessoa viva...na minha cabeça eu fiz o velório e o enterro dessa pessoa...hoje quando vejo essa pessoa não sinto nada virou um estranho.
@lidi4813
@lidi4813 21 күн бұрын
Cortei amizade com uma pessoa justamente pq vivia na minha casa em todo feriado e fez uma festa e não me chamou. Até hoje ela vive mandando indiretas, fazendo fofocas com minha vida e querendo se empurrar aqui. Não dou mais corda, pra mim nem existe mais.
@cintia_l2867
@cintia_l2867
Se essa pessoa do comentário final da idealização do carinha que conheceu na internet ler o meu comentário, saiba que há alguns anos conheci um holandês pessoalmente que eu conversava pela internet, ele era lindo, legal, tinha ótima carreira etc, mas pessoalmente estava fedido (não sei se não lavou as roupas ou se não tomava banho) e tb tinha um bafo horrendo, dentes cheios de tártaro ... a paixão passou rapidinho, eu logo virei pro lado da amizade e nem beijo na boca eu quis dar, claro que não falei nada, pq àquela altura se o rapaz não tinha o hábito de higiene pessoal não era eu quem iria ensiná-lo.
@jaciaragoncalves1091
@jaciaragoncalves1091
Aprendendo a dizer não: não gosto, não quero, não aceito....
@marianabrito2023
@marianabrito2023
Eu sempre fui dependente afetiva de todos os relacionamentos por não aceitar rejeição. Tenho medo da rejeição, mas sempre que tive que seguir sem a pessoa, fiz mesmo doendo muito.
@MarcosRibeiro-gw3xd
@MarcosRibeiro-gw3xd
Fiz muito disso que querer fazer tudo pela outra pessoa e não ser reconhecido, hoje consegui me desligar dela e vivo muito melhor
@mariadelourdesvieira9780
@mariadelourdesvieira9780
Tem "" tanta coisa ruim "" que a gente traz da infancia !!!! Socorro 😮😮
@leilaaraujo164
@leilaaraujo164
Eu acho que cada caso é um caso. Uma coisa é uma amiga, cuja separação é doída. Comigo , demorou muito. Sofri, chorei, mas aceitei. Foi uma decisão dela e devo respeitar. Já a separação de um namorado ou marido é muito diferente. É como uma morte. Um luto mesmo. Porém, é possível superar.
@cleusalini6019
@cleusalini6019
como sair da dependência emocional
@jeffersonleonardo2
@jeffersonleonardo2
Vi isso em algum lugar: "Nunca reclame do que você permite."
@aninhazen2855
@aninhazen2855
Eu sou uma dependente emocional, e sei exatamente o que causou isso na minha infância. Sempre que entro num relacionamento me entrego completamente ao outro, e quando vem a rejeição eu sofro demais. Me apego ao outro e depois não consigo deixar ir. É muito difícil.
@francinunes9327
@francinunes9327 21 күн бұрын
Eu choro por uma noite, de manhã quando acordo, tô outra pessoa, tem recaidas sim, momentos que não podemos controlar, mas a vida segue. Não faz sentido a gente se prender a algo ou alguém que não está nos fazendo bem. Sigo dessa forma, porque eu, somente eu, tenho o poder de controlar o que tem que fazer parte de mim,
@lihsilva3436
@lihsilva3436
O que acredito sobre idealização:
@elaineribeirodasilva2544
@elaineribeirodasilva2544
Marisa, você poderia falar sobre pais que na infância dos filhos são excelentes e fase adulta são carrascos e vice-versa.
@user-hh4kz2fp6t
@user-hh4kz2fp6t 8 сағат бұрын
Eu amo minha família acima de tudo
@mariaaparecidadasilvacarlo343
@mariaaparecidadasilvacarlo343
Boa Noite ! que tema maravilhoso esse de hoje meus Deus, como falou tudo de mim , agora entendi que fui no início da minha Amizade dependente , da minha Amiga , mais como nunca tive Amor , atenção , colo de mãe , ou pai , tive que sempre sofrer sozinha , eu nunca existia para meus irmãos e irmãs , não tinha com quem falar se estava triste ect , na adolescência foi a mesma história , dúvidas , medos , inseguranças sempre só , quando apareceu uma pessoa meiga que me ouvia e tinha prazer em me ouvir , e mesmo nos momentos que estávamos juntas na Igreja ou passeando , só no meu olhar e no meu falar nossa já se preocupava comigo, já falava você não está bem , se eu estava em casa triste logo me chamava para darmos uma volta para nos alegra. até que um dia eu falei ,que eu estava gostando dela como minha mãe , ela com todo alegria falou se considere Adotada , isso mexeu comigo acho que no Inicio eu a sufoquei ela tanto, tanto , que ouve crises pois ela começou se afastar , de mim amava ela me chamar de meu Anjo, meu Amor, minha pequena , filha , minha Rebeca , fiz ela sofrer pois a queria 24 horas ao meu lado , hoje depois de tantas conversas , entre nós abertamente , estou menos dependente , melhorei 50% não fico mais no pé dela , como eu ficava no inicio , deixo ela ligar ou me procurar no tempo dela pois sei que ela me ama de verdade , e Eu a amo de verdade , com o sentimento de filha , não vou negar que sinto a falta dela se passa uma semana se falar com ela , pois quando estamos juntas me vejo como se eu estivesse 5 anos de idade , uma se importa com a outra , eu respeito o espaço dela , estou tentando pois não é fácil , fico com crises de ansiedade quando ela demora falar comigo , ela diz sempre que me levará para vida toda , eu digo o mesmo , até o dia que eu morrer , a respeito muito , sinto falta do olhar carinhoso que ela me olhava no inicio de mãe , que nunca tive , da voz mansa quando falava eu te amo Filha , que nunca tive , e dos beijos na testa que nunca tive , estraguei tudo sufocando ela no inicio , hoje tento consertar nem sei por onde , mais acho respeitando ela , sem deixar de amá-la , tudo esse mal que provoquei veio da minha infância , largada , esqueci , maltrata , é o que penso
@brunnatrotta
@brunnatrotta
DRA MARISA, Ficou Linda com essa cor de blusa.
@franciscojesusvieira5331
@franciscojesusvieira5331 4 сағат бұрын
Dra.Marize este é o melhor vídeo sobre o assunto Dependência Emocional que tive oportunidade de assistir, muito esclarecedor e. Com certeza vai ajudar e orientar muitas pessoas inclusive a mim que sempre sofri com este problema psicológico porém já melhorei bastante, muito obrigado e continui com este belo trabalho, Deus te abençoe!
COMO SER MAIS DISCIPLINADO
41:48
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 7 М.
ADEUS APEGO  - ESCOLHA ESTAR COM PESSOAS QUE REALMENTE SE IMPORTAM COM VOCÊ
34:56
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 21 М.
ПРОВЕРИЛ АРБУЗЫ #shorts
00:34
Паша Осадчий
Рет қаралды 7 МЛН
Женская драка в Кызылорде
00:53
AIRAN
Рет қаралды 493 М.
Jumping off balcony pulls her tooth! 🫣🦷
01:00
Justin Flom
Рет қаралды 16 МЛН
ЧУТЬ НЕ УТОНУЛ #shorts
00:27
Паша Осадчий
Рет қаралды 10 МЛН
COMO CURAR O MEDO DA SOLIDÃO NA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL
25:30
Dra. Elizabeth Zamerul
Рет қаралды 63 М.
COMO DESENVOLVER AMOR PRÓPRIO
33:07
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 13 М.
PERGUNTAS AS QUAIS VOCÊ DEVE MENTIR SEMPRE
32:27
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 124 М.
COMO SABER SE A PESSOA GOSTA DE VOCÊ
28:13
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 7 М.
o monte de MENTIRAS que te contaram SOBRE O AMOR
31:25
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 10 М.
O QUE ALIMENTA A SUA DEPENDÊNCIA AFETIVA | Marcos Lacerda, psicólogo
12:58
NÃO FALE NADA, SOMENTE O SILENCIO PARA ESTES MOMENTOS
25:25
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 151 М.
PSICANALISTA EXPLICA o VALE da SOMBRA da MORTE
11:34
Cortes do Venus [OFICIAL]
Рет қаралды 482 М.
PORQUE EXISTE QUEM DESEJA A VOLTA DO NARCISISTA
16:34
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 19 М.
ПРОВЕРИЛ АРБУЗЫ #shorts
00:34
Паша Осадчий
Рет қаралды 7 МЛН