No video

E o Tiago Santineli? Ódio do bem ou do mal?

  Рет қаралды 9,147

This is Not Philosophy

This is Not Philosophy

Күн бұрын

Пікірлер: 339
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Vamos aproveitar o caso do recente show de standup comedy do humorista Tiago Santineli para falar sobre a relação entre ficção e consequências práticas do discurso. Além disso, existe ódio do bem? Ou ódio é so do mal? Essa dicotomia faz sentido?
@fepro84
@fepro84 Жыл бұрын
Paulo Freire fez uma distinção entre "ódio" e "justa raiva" ao tratar da questão da indignação contra a opressão. Talvez essa noção e o que se discute sobre o "paradoxo da tolerância" possam também servir para interpretarmos a perspectiva do Santinelli.
@leandrocarneiro7758
@leandrocarneiro7758 Жыл бұрын
Eu derrotei a Radiância na força do ódio em Hollow Knight. Foi minha força motriz quando o jogo deixou de ser um jogo e virou uma análise pessoal 😅
@willsilvts
@willsilvts Жыл бұрын
@Mello369 se tem citação no comentário, automaticamente anulado.
@alucardrivaille2902
@alucardrivaille2902 Жыл бұрын
Quer dizer que ao se utilizar o ódio como instrumento de sentimento de classe para expressar ou encenar uma situação envolvendo ódio à alguém/algo, aí pode? E alguém utilizar/expressar algo por puro humor com base na sátira, aí não pode? Então um lado q com base no argumento de instrumento político pode tudo mesmo, até transpassar esse liberdade que para o dono do canal deve ser restrita mas com essa exceção, ai tudo bem, e o outro com base na piada que age de modo ofensivo, nesse caso não pode já que a verdadeira intenção dele é fazer por fazer né. Hipocrisia absurda, fora a loucura que seria estilo a um cenário Owerlliano onde deveria ter alguém, um comitê ou seja lá oq for para verificar se o ódio que as pessoas expressam e falam está de acordo com o partido ou se o ódio sentido está sendo contra o próprio partido onde nesse caso esse deve ser apagado pela P0licia do Pensar.
@coletivodelixo-gambiarravi1672
@coletivodelixo-gambiarravi1672 Жыл бұрын
Sem noção tem de qualquer lado
@Jorndansempetter
@Jorndansempetter 11 ай бұрын
O Tiago dizendo aqui não é paz e amor aqui é ódio. Qual foi a parte que eles não entenderam?
@tiagooliveira4708
@tiagooliveira4708 Жыл бұрын
O Santineli mesmo já falou. O ódio dele não é do bem, é apenas ódio mesmo!
@swarolis
@swarolis Жыл бұрын
Coerente. Mas a turma que se autoproclama do amor, ou da paz, e que cola a etiqueta do ódio somente no outro lado, não o é.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Pois é, e se você acha isso bom, você não é melhor do que os que odeia. Aliás, o ódio do qual se acusa a direita de sentir e propagar, é basicamente uma consequência do "nós contra eles" petista que se praticou no Brasil durante 12 anos, e a mídia naquele tempo não falava um pio sobre escalada de violência na política, mesmo que na prática o PT atuasse pra isso acontecer. Bolsonaro foi uma consequência disso.
@anibalbraga8185
@anibalbraga8185 Жыл бұрын
Eu concordo que a hipocrisia está nivelada, o que me preocupa é que o judiciário não é isento, coisas similares que acontecem dos dois lados não são tratadas da mesma maneira.
@felipemmarcico
@felipemmarcico Жыл бұрын
E quando o tribunal fo isento? Acha q trata qm mora na favela e em Alphaville com o msm peso?
@anibalbraga8185
@anibalbraga8185 Жыл бұрын
@@felipemmarcico tem razão
@mr.nononono2486
@mr.nononono2486 Жыл бұрын
@@felipemmarcico A justiça sempre foi falha, mas não é por causa disso que ela deve continuar sendo falha.
@Fuegocontralosracistas
@Fuegocontralosracistas 9 ай бұрын
não tem hipocrisia nivelada nenhuma, de um lado vc tem um r4cista e do outro o antirracismo, só isso.
@marciogomesandrade5883
@marciogomesandrade5883 9 ай бұрын
​@@Fuegocontralosracistas😅😅😅😅😅😅😅😅
@elianepingarilho
@elianepingarilho Жыл бұрын
@shade8222 Parabéns pela verdadeira aula sobre o tema: texto claro, objetivo e sem o uso da lógica ideológica, não passou pano para piadas grotescas e muito menos para "trailer" de Assassinato com taco de beisebol de seu opositor ideológico (terno verde gravata amarela, mero acaso?1)... Pensar diferente, pensar o oposto do que o outro pensa nos dá o direito simular "rachar a cabeça" (c/bastante sangue) de um ser humano?? O "trailer" não foi dirigido aos jovens de 1994 (Pulp Fiction, de Quentin Tarantino), mas aos jovens de 30 anos depois.
@bernardocastro7013
@bernardocastro7013 11 ай бұрын
Muito bom vídeo. O ódio a luz da psicologia é um sentimento destrutivo e, apesar de não dever ser reprimido, deve ser trabalhado, entendido e sublimado. Carregar ódio constantemente é sinal de um trauma emocional, que como você diz, destrói a saúde mental.
@Matt1-md5kq
@Matt1-md5kq 3 ай бұрын
As vezes o 'trauma emocional' que resulta no ódio, como tu descreveu, é fundado e tem causa material de ser... o complicado é quando é o ódio é justificado e plausível. Pense em um escravo que se volta contra seu senhor e deseja descontar todo o sofrimento que lhe foi causado. É ódio, é destrutivo, mas não pode ser trabalhado e sublimado enquanto ele continuar sendo um escravo.
@kyoww
@kyoww Жыл бұрын
Eu não gosto da comédia de nenhum dos dois. Os dois estão fazendo comédia com base no ódio e isso nos tempos de internet é muito perigoso
@ViktorComum
@ViktorComum 11 ай бұрын
Não gostar é uma questão de opinião. Eu mesmo não curto as piadas do Léo Lins, pois o jeito de elaborar o humor, eu particularmente me sinto incomodado. O que se dá pra fazer, é não acompanhar. Mas levar pra questão de crime, já acho complicado, pois é uma régua moral que não costuma descer.
@joaopedro8288
@joaopedro8288 9 ай бұрын
Ódio? Kkkkkkkkkkkk piada é opinião?
@osvaldirleal9917
@osvaldirleal9917 Жыл бұрын
Me identifico muito com o Santineli. Foram 4 anos de ódio reprimido, este foi o sentimento que o bolsonarismo fez nascer em mim
@willsilvts
@willsilvts Жыл бұрын
4 anos de oradores sensacionalistas pregando a "mentira do bem", e depois a maior delas que foi a dúvida em cima das vacinas, e tem gente que ainda quer que fiquemos calmos. Vai entender.
@fernandotbn2
@fernandotbn2 Жыл бұрын
Entao daqui a 4 anos se um bolsonarista voltar ao poder, vc terá d legitimar as futuras manifestaçoes deles visto q o Lula faz acumular neles mt odio. E assim a bola d neve aumenta. Quem dera se Lula estivesse no nivel d um Mandela e fosse capaz d acalmar os animos!
@jailton5044
@jailton5044 Жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkkk
@fernandotbn2
@fernandotbn2 Жыл бұрын
@@sun9089 eu entendo seu ponto mas acho q o pais nao pode se radicalizar. Tbm sou d direita, porém penso q a direita errou mt em 2018 ao nao estender a mao a quem foi derrotado, criou mt conflitos desnecessarios. A direita nao pode imitar a esquerda, eles sao fanaticos, politica p eles é como uma religiao, mt parecidos com extremistas islamicos, o partido é td p eles. Infelizmente a direita tbm entrou nessa e se radicalizou.Acho q sso levará a destruiçao da naçâo ou no minimo ao atraso.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Amigo, o "ódio reprimido" foi consequência das iniciativas de divisão entre as pessoas que o PT promoveu no Brasil durante 13 anos, e continuou promovendo até hoje. Associa-se fake news ao Bolsonarismo, mas a campanha eleitoral mais suja do Brasil do moderno foi a do PT em 2014, contra a Marina Silva, foi o pior assassinato de reputações já visto na política nacional, e ninguém nem lembra (nem a própria sem vergonha da Marina). Bolsonarismo é odiento? Sim, mas é um filho do petismo, pare de se fazer de vítima.
@shades616
@shades616 Жыл бұрын
Eu não sou fã de humor negro e acho, de fato, problemático. Mas é evidente que o humor involuntariamente está no absurdo do que é dito e não no consentimento com o que é dito pra maioria das pessoas. Posto isso, quanto ao ódio: é socialmente justificável direcionar o ódio para aqueles que vemos negativamente. Odiar um "fascista" é bem-quisto, por exemplo, como resposta a própria intolerância intrínseca do fascista. O problema começa quando interesses escusos são legitimados por essas taxações injustificadas. Essas pessoas taxadas não são fascistas, necessariamente. São opositores políticos com ideais divergentes que são desumanizados para que o debate seja inviabilizado. Afinal, por que debateríamos com um fascista? Mas quando um termo como "fascista" (ou qualquer outro, como "comunista", que certos setores da direita também adoram rogar sob os outros por qualquer motivo) é banalizado, exprimido de significado, torna-se inócuo. É como Emilio Gentile fala: o uso de um termo como fascismo é banalizado e inclusive acentua sua aceitação social. Até mesmo usar uma característica do fascismo, como a violência, e torná-la sinônimo do termo, é incorreto. Se violência é fascismo, então Caim foi o primeiro fascista, como Gentile fala. Acho algo impossível de desvirtuar da mente de alguém convicto nesses ideais porque são polilogismos distintos. Toda a lógica de um marxista, por exemplo, está correta porque ele parte de uma premissa tomada como verdade e a única forma de desmantelar essa ideia da cabeça dele é refutando a premissa em si, e não os argumentos que eles usam pra sustentar essa lógica. Essa premissa deles é que determinados tipos de ódio são justificados porque certos grupos merecem esse ódio e outros não. Um grupo marginalizado é permissível de sofrer intempéries de um ódio direcionado por outro grupo, enquanto um grupo estatisticamente mais favorecido não. O primeiro problema é que essa lógica, por si, é absurda. Por ela, então ofender uma mulher é anti-ético porque ela faz parte de uma minoria. Ofender um homem, não, pois homens são, socialmente, uma maioria. Mas o correto seria que nenhum dos dois pudesse ser ofendido, se somos civilizados. Eles geralmente respondem isso com "ah, mas X grupo, como homens, oprimiram Y grupo, como as mulheres, durante muito tempo, logo é uma reação justificável". Isso já seria uma falácia da composição, presumir que todos os membros de um grupo são blocos monolíticos que pensam igual. De fato, existem homens que oprimiram mulheres. Mas reagir a essa "opressão" ofendendo homens que nada tem a ver com os opressores supracitados é ilógico. É como pensar "um homem me agrediu, logo, eu tenho o DIREITO de agredir qualquer homem no mundo". Sobre o Santineli, mais especificamente, lembro de figuras como o Leo Lins, James Gunn e aquela moça que participou do Big Brother. Nenhum deles tinha a prerrogativa de arrependimento, ou do público reconhecer que, em certos casos, os comentários foram feitos há um tempo considerável. O limite do humor é não ser de extrema-esquerda, aparentemente. Eu não vou nem entrar na questão de que se levarmos a ferro e fogo, praticamente todo grupo, dependendo de como organizarmos arbitrariamente, pode ser considerado como tendo sofrido alguma forma de opressão historicamente, ou pelo menos todo tipo de pessoa poderia se enquadrar em determinado grupo. Junte o fato de que pessoas de certo espectro político tem passe-livre pra falar o que quiserem sem sofrer grandes represálias e essa desumanização dos opositores (como se fossem todos monstros, fascistas, etc, por divergirem politicamente) com essa convicção de que suas premissas estão corretas e a lógica bizarra de generalizar que todo mundo pertencente a X grupo "merece" sofrer como resposta a membros desse grupo que fizeram outrem sofrer (ignorando que essas pessoas também podem sofrer mazelas), e temos um combo de absurdos pra certos grupos justificarem seu ódio catártico.
@chris_caramelous
@chris_caramelous Жыл бұрын
Nossa cara , que textao kkkkk mds
@feliperamos8149
@feliperamos8149 Жыл бұрын
Boa!
@wwgw-re8eh
@wwgw-re8eh Жыл бұрын
é exatamente oque você disse cara, o problema de todo esse dialogo é o polilogismo da esquerda. E o pior é que mesmo desconsiderando isso, você ainda vai ter minorias e pobres no grupo bolsonarista, vamos lembrar que Hélio Lopes foi carro chefe na campanha do Bolsonaro. Isso por si só já quebra toda a ideia de que classes diferentes pensam de formas diferentes, e se existe alguma minoria de direita eles sempre vão dizer que foi ''alienada'', o legal é que pra partir desse princípio você não pode considerar estar errado, ou seja, você se torna um filodoxo. Mas a gente não pode fazer nada, tudo isso é um dos princípios da escola de frankfurt, é uma prisão mental, a partir do momento que entra, não sai mais.
@ithaloaugusto
@ithaloaugusto Жыл бұрын
Gosto de humor negro, mas entendo que ele pode ser ofensivo e única resposta simplista que acho para tentar amenizar é, quem não gosta não assiste, e quem direciona a alguém que não quer ver deve ser categorizado como ofensa. Afinal: "o limite do humor é o local" - Léo Lins. Temos que nós adaptar a cada ambiente e entender os locais que fazem ou não piada deste tipo, mas ao mesmo tempo devemos falar se não gostamos, mas se fazem piada deste tipo com alguém que gosta e dá risada, não tem porque acabarmos com a pessoa falando pra ela "melhorar como pessoa", e dizer que aquilo foi uma ofensa e para que tal pessoa pare de rir doq acha graça. Mas de qualquer forma belo texto irmão, concordo 100%. A demonização entre diferentes grupos só cresce, a cada dia mais nós separando e nós matando como sociedade, a ética morrendo aos poucos.
@user-nt2jd2sx1d
@user-nt2jd2sx1d 9 ай бұрын
Resumo: O autor expressa sua aversão ao humor negro, considerando-o problemático, mas reconhece que muitas vezes o humor surge do absurdo do que é dito, não do consentimento. Quanto ao ódio, argumenta que é socialmente aceitável direcioná-lo para grupos vistos negativamente, como os fascistas, justificado como resposta à intolerância desses grupos. No entanto, alerta sobre o perigo de rotular injustamente opositores políticos como fascistas, desumanizando-os e inviabilizando o debate. Discute a banalização de termos como "fascista" e destaca a importância de refutar as premissas subjacentes a ideologias, como no caso dos marxistas. Critica a lógica absurda de justificar o ódio com base em características de grupos, argumentando que ofender qualquer grupo é antiético. Aborda casos de figuras públicas sem espaço para arrependimento, destacando a sensibilidade do humor em relação a posicionamentos políticos. Conclui ressaltando a complexidade da história de opressão e a permissividade de certos grupos para expressar ódio sem repercussões, contribuindo para a desumanização de opositores e a justificação irracional do ódio.
@NPriscila221
@NPriscila221 9 ай бұрын
Muito necessário, brilhante imparcialidade!! Eu não acredito de forma alguma que pode haver uma métrica perfeita que julgue todos os lados da mesma maneira, acho isso até impossível. Mas acredito no valor que possuem pessoas como você, que estimulam o senso crítico e a inteligência das pessoas, cara, queria ter palavras para dizer o quanto vocês são importantes. O mundo seria melhor não se todas as pessoas fossem de direita ou esquerda, mas imagina só se cada um tivesse um bom senso crítico (política), inteligência emocional (psicologia), sabedoria (filosofia), imagina cada pessoa se utilizando disso para se relacionar com o outro. Teríamos muitas conversas entre esquerda e direita muito bem filtradas, e as infantilidades ficariam de lado. Eu como psicóloga, vejo vocês, pessoas que disseminam conhecimento, um forte aliado para a saúde mental coletiva. Um abraço! ❤
@biellvasques6026
@biellvasques6026 Жыл бұрын
Sobre o Léo lins, ele zoa gente de qualquer forma, de negro, branco, hetero, gay, de direita ou esquerda, o leo lins nem escolheu um lado da questão, porq por ser humorista não pode usar seu palco para o ideológico político. Diferente do Santinelli, é que ele escolheu o lado pra justamente atacar com suas piadas, ou seja, ele usa o papel de humorista pra dizer que o lado dele( comunista ) é o certo.
@piguezapig
@piguezapig Жыл бұрын
Ele tá preparando um show somente com piadas de juízes, promotores e desembargadores. Vamo ver até quando ele vai ficar solto
@jvv540
@jvv540 Жыл бұрын
Você que inventou que usar humor para política é errado. Humor, ao meu ver, é um gênero literário. Você faz o que quiser e reclamar disso é como comparar Harry Potter com Narnia. Cada um foi escrito com intuitos totalmente diferentes mas nem por isso um está errado.
@jvv540
@jvv540 Жыл бұрын
Isso não existe
@fernandopessoa2809
@fernandopessoa2809 Жыл бұрын
O Léo Lins NUNCA fez uma única piada sobre as bobagens que o MBL defende, pois é esse o lado dele. Portanto, você erra ao impor o Léo como alguém que faz piadas sobre todos. Quando ele fez piadas sobre grandes empresários e capitalistas?
@piguezapig
@piguezapig Жыл бұрын
@@fernandopessoa2809 claramente você nunca viu o show dele
@leandrocarneiro7758
@leandrocarneiro7758 Жыл бұрын
Assisto a vários vídeos do Santinelli, e nunca ficou claro ele se denominando do bem ou do mal;ele até ironiza isso.Embora suas críticas contra posições políticas e ideológicas da direita têm suas fundamentações mais baseadas em fatos históricos e científicos do que as do Léo Lins. Seu humor está mais para uma sátira em boa parte, e sátiras fundamentadas em fatos históricos e ciência tendem a refinar nossa análise crítica. Inclusive o Vitor "deu de graça" várias aulas sobre. Podem achar seu humor ruim, mas não que não seja humor. Afinal quem traçou a linha de demarcação? Eu? Você? Baseado em quê? E porque? Obrigado por todas suas aulas , Vitor.
@rodkrvalho
@rodkrvalho Жыл бұрын
Eu vi alguns vídeos do Sentineli e sinceramente, eu não sei diferenciar os vídeos dele de um discurso político extremista. As piadas do Leo são fáceis de identificar porque há estrutura de piada, há trocadilhos, associações (infelizes, pq é o tipo de humor dele), que têm como objetivo provocar o riso. O Sentineli segue uma linha de discurso político do início ao fim, com no máximo ironias ou insinuações de violência contra opositores. É por isso que o Vitor disse no vídeo que ele tem a mesma postura em contexto dos shows e em declarações enquanto militante, a minha conclusão é que essas duas categorias são uma só.
@leandrocarneiro7758
@leandrocarneiro7758 Жыл бұрын
​​@@rodkrvalhoEle, Santinelli, é um produto, deliberado ou não, de uma forte polarização, fato. Mas vejo ainda no pano de fundo uma crítica, através do deboche e inconsistência com a realidade, aos ideais super conservadores. Mas não de maneira extrema, e sim uma reação quase que proporcional, um contraponto na mesma intensidade, só que sem cloroquina, 8 de janeiro, antivax ou algo que se assemelhe a isso.Porém as críticas a movimentos políticos autoritários, pseudociência e afins posicionam Santinelli num patamar de humor mais ascendente eticamente do que a piada pela piada, quando ele o faz nesses tópicos; e é o que ele tem feito em boa parte dos reacts.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
As críticas do Santinelli são fundamentadas na mesma fossa ideológica de ontem surgem fake news bizarras publicadas em Brasil247, Cafezinho, JornalGGN, Diário Centro do Mundo e outros lixos pseudo-jornalísticos. Ele não tem embasamento algum, é só um adolescente que não cresceu. O Léo ao menos deixa claro que não fala sério, e é verdadeiramente imparcial na hora de fazer piadas, zoando todos os grupos, políticos, ideológicos, sociais, etc. Mas, sim, eu não discordo que o Vitor Metaforando foi quem deu de graça isso mesmo, e foi o trouxa que fez o Santinelli ser conhecido nacionalmente.
@davidamascen5894
@davidamascen5894 Жыл бұрын
Excelente video parabéns. Precisamos de moderação nesses tempos.
@fernandotbn2
@fernandotbn2 Жыл бұрын
Imagine o que aconteceria se o Leo Lins fizesse um video de satira torturando um jurista careca? Seria entendida como uma critica ao judiciario e seria tolerada? Que o publico fique indignado ou passe pano pra determinadas atitudes é compreensivel, pq cada um torce pro seu time. O terrivel é q o poder judiciario, q teria obrigaçao d ser isento, tbm esteja nessas mesmas paixoes.
@fernandotbn2
@fernandotbn2 Жыл бұрын
@@ChristianBaldi_ e jogar bola com cabeça d algum presidente deve ser tolerado?
@felipemmarcico
@felipemmarcico Жыл бұрын
A cara me poupe, pra direitista um grande exemplo de "ministro isento" q devia tá no STF e eles tariam se deliciando é o Sérgio Moro. A peça do Santinelli é de mau gosto, mas liberdade de expressão é isso aí. Problema seria se k discurso de "matar patriotas" fosse sério. Judiciário nunca foi isento contra negro e pobre, mas agr vc tá revoltado pq um bando de golpista tá sendo julgado
@fernandotbn2
@fernandotbn2 Жыл бұрын
@@felipemmarcico cara, eu realmente vibrava como vc qd Moro prendia gente d Lavajato, hj entendo q foi errado, não levou a nada. Vc justifica um erro com outro, vamos ver n futuro onde vai chegar. Como eu disse, q vc torça p seu time é normal, vc sempre vai dar a melhor versão possível d qq ato d alguém d esquerda e pintará o demônio d outro lado. Vamos nesse ciclo, cada um se justifique no erro d anterior e o ciclo d ódio se perpetue
@silviamirandamello83
@silviamirandamello83 11 ай бұрын
Leo Lins é um f.a SC.i st.a. e sendo um não merece crédito.
@fernandotbn2
@fernandotbn2 11 ай бұрын
@@silviamirandamello83 ele é d mal e pode ser exterminado, né? Os nazistas tbm pensavam assim e mataram milhões d judeus
@natalio9215
@natalio9215 Жыл бұрын
O f0d4 é que não tem literalmente nada de humor nesse show do Santineli, nenhuma característica do humor, de piada, etc., podia chamar de tudo, menos de show de comédia.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Entendi. “Se eu não eu, então não é comédia”. Esse critério é fraco, você sabe, né?
@natalio9215
@natalio9215 Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia Juro que não falo isso por não simpatizar com o Santineli, é que real não há nenhuma característica humorística no texto dele, não tem absurdismo, ambiguidade, ironia, etc., nada. Ele poderia até chamar o gênero desse curta dele de drama, mas comédia não é. A impressão que dá é que o ódio do sujeito estava tão aflorado que o cegou na hora de disfarçar a apologia à violência aos seus rivais políticos.
@lucasdasilva23
@lucasdasilva23 Жыл бұрын
@@natalio9215 Olha eu vi o show e os elementos que você coloca como humorísticos estão presentes no texto dele sim. Talvez a sua leitura esteja enviesada por outras razões (desapreço pela postura violenta quem sabe).
@norte8180
@norte8180 Жыл бұрын
​@@natalio9215É possível notar elementos humorísticos sim! Alguns menos explícitos, como um comunista atender uma ligação de iPhone (coisa que a direita sempre costuma falar, que nem faz sentido). Também há outros elementos mais explícitos, como a gente pode ver a parte do cara fumando maconha e logo depois diz uma frase utilizando ironia, ele fala algo do tipo: "Desculpa, se o patriota está falando, né?" Aí ele tira o cigarro da boca
@georgiagm
@georgiagm Жыл бұрын
Na minha opinião, Santineli tá indo pra um extremo. Os extremos se tocam e se alimentam.
@ewo8912
@ewo8912 Жыл бұрын
O centrismo iluminado que negocia com nazista para destruir a organização da classe trabalhadora. SPD alemão ta aí para nos demonstrar.
@joaopedro8288
@joaopedro8288 9 ай бұрын
Sabia q ele é nazista?
@derekparreira9077
@derekparreira9077 Жыл бұрын
Acho que ter encontrado seu canal foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida, gratidão eterna pelo seu trabalho!
@leandromarcondes3619
@leandromarcondes3619 Жыл бұрын
Pra mim também.
@PedroPedro-gb3qg
@PedroPedro-gb3qg Жыл бұрын
Que legal primeiro vídeo na internet que tanto o vídeo quando os comentário são imparciais
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Nem o Léo Lins e nem o Tiago deveriam ser presos ou sofrer sanções legais por causa de humor. O problema é que o Léo Lins é abertamente perseguido, enquanto o Tiago tem passe livre para falar o que quiser, simplesmente por ser de extrema-esquerda. E antes que falem "ah, mas o Léo zomba das minorias, o Tiago dos opressores", só fala isso quem nunca viu um show do Léo Lins, que é verdadeiramente imparcial no humor, zoa absolutamente tudo e todos, enquanto o Tiago só direciona suas piadas (muito agressivas, não discordo, não vejo graça, mas ainda piadas) contra grupos específicos que não concordam com ele, na prática é mais militante que humorista, e só por isso tem passe livre para falar o que quiser.
@langolierss
@langolierss Жыл бұрын
*Leo Lins ataca Pretos*
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
@@langolierss Isso é o que um analfabeto funcional diria. Ou então, o que alguém é que é mal informado diria. Léo Lins não "ataca pretos", ele faz piadas, piadas não são ataque, e ele faz piadas com praticamente todo tipo de pessoa e grupo social, ele não distingue pretos de brancos, de orientais, de muçulmanos ou o que for. Ele simplesmente faz piada, e com todo mundo, como deve ser. Na comédia, nenhum grupo, raça, religião ou o que for deve ser sagrado. Fora da comédia é outra história, mas na comédia, não. O Santinelli com os tweets dele atacou muito mais os pretos do que o Léo Lins já fez em toda a vida.
@mr.nononono2486
@mr.nononono2486 Жыл бұрын
@@langolierss Você já foi num show dele? Porque ele não ataca pretos não. E piada não é um ataque, ainda mais quando se tem estrutura de piada, o que as piadas do Santinelli não possuem.
@alxsoares
@alxsoares Жыл бұрын
O nível cultural do brasileiro eu diria que está num degrau bastante inferior quando o assunto é política... Falta um pouco mais do "alargamento do pensamento"... É muito difícil ter uma boa análise onde há sentimento a frente da razão... Política aqui parece futebol.
@carinhatube3727
@carinhatube3727 11 ай бұрын
A política nesse país é tratada como time de futebol.
@piguezapig
@piguezapig Жыл бұрын
O ódio e a liberdade de expressão irrestrita é permitido, desde que tendo as costas quentes. Caso Leo Lins: se ele fosse abertamente de esquerda e politicamente engajado, não teria acontecido nada
@AndyHolmes-mu4lf
@AndyHolmes-mu4lf Жыл бұрын
Se fosse o Léo Lins a direita estaria passando pano. Vocês são hipócritas.
@GabrielAfonso-jk4md
@GabrielAfonso-jk4md Жыл бұрын
Se o Leo Lins fosse abertamente de esquerda ele não perpetuaria preconceito contra minorias, então seu exemplo hipotético não faz sentido.
@piguezapig
@piguezapig Жыл бұрын
@@GabrielAfonso-jk4md mais um manipulado pela mainstream mídia
@mr.nononono4233
@mr.nononono4233 Жыл бұрын
@@GabrielAfonso-jk4md Do mesmo jeito que Luísa Sonza, esquerdista, não foi acusada de racismo um tempo atrás não, uhum... O exemplo hipotético faz sentido sim.
@GabrielAfonso-jk4md
@GabrielAfonso-jk4md Жыл бұрын
São casos absurdamente diferentes. Óbvio que o mundo tá cheio de esquerdista preconceituoso. A questão é que ela foi racista em uma situação privada e inclusive foi processada por isso. Errou feio e tem que ser punida, mas até onde eu saiba (não acompanho a pessoa) ela não sai por aí defendendo o direito de ser racista, ao contrário do Leo Lins @@mr.nononono4233
@NTav540
@NTav540 9 ай бұрын
Video excelente. Acho esta ideia do odio como consciencia politica perigosissimo, mal direcionado, facil de sair dos trilhos. A nao violencia tambem te da' esta consciencia de classe, mas nao se pensa em destruir o outro.
@paularln32
@paularln32 Жыл бұрын
Suas análises sao excelente.
@sueligomes9180
@sueligomes9180 Жыл бұрын
Adoro o Thiago,ele joga na cara da sociedade a hipocrisia na nossa sociedade religiosa familiar
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Nossa, que lindo, como se ser de esquerda hoje em dia fosse algo contra-cultural.
@mr.nononono2486
@mr.nononono2486 Жыл бұрын
Bicho, para de achar que você é contracultura. A Globo concorda contigo, os editoriais dos grandes jornais concordam contigo. A "sociedade religiosa familiar" há tempos não é assim. Esquerda hoje é a cultura dominante, o Santinelli só fala exatamente aquilo que as elites querem que seja falado, ele não vai contra elas.
@fabianodinatale7934
@fabianodinatale7934 Жыл бұрын
Quando vc se iguala ao seu adversario, vc se torna exatamente aquilo que mais odeia nele...
@alessandradasilva8102
@alessandradasilva8102 Жыл бұрын
quem disse que ele se igualou nunca
@ocavaleiroconservador6770
@ocavaleiroconservador6770 Жыл бұрын
Vou marcar um jogo de futebol com alguns conhecidos e sera transmitido no youtube. A bola sera uma replica da cabeca do atual presidente. Isso seria odio ou expressao cultural?
@chimerarj
@chimerarj Жыл бұрын
Seria kibagem
@ocavaleiroconservador6770
@ocavaleiroconservador6770 Жыл бұрын
Geralmente o fascista acusa os outros de fascismo@edineiasousarocha5427
@Ecologist_STALKER
@Ecologist_STALKER Жыл бұрын
Parabéns!!!!!!! Espetacular! 👏👏👏👏👏
@Oscar.100
@Oscar.100 Жыл бұрын
Você disse tudo, Santineli usa o ódio como instrumento político e de fato eu acho legítimo (na minha concepção). Como você mesmo disse professor, o ódio pode ser construtivo quando pra autodefesa, logo, não podemos confundir a reação do oprimido com a violência do opressor. Forte abraço.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Nossa, um cara branco, privilegiado, que nunca passou fome ou discrimação na vida, é "oprimido" e está "indo contra o opressor", nossa, que incrível saber disso!
@Oscar.100
@Oscar.100 Жыл бұрын
@@DrGumballMordecai Lutas sócio-políticas são de caráter coletivo e não de caráter individualista (já que você citou características do indivíduo), mas você não está preparado para essa conversa 🥱
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
@@Oscar.100 Curioso que na hora de falar de legalização das drogas (pauta da qual sou favorável, antes de qualquer coisa), aí sim a liberdade individual vira uma pauta. Enfim, anula-se o indivíduo quando convém, e o considera quando convém. Por fim, o Santineli ainda é um branquinho privilegiado, não, ele não é "oprimido" em prisma algum dentro da realidade brasileira.
@Oscar.100
@Oscar.100 Жыл бұрын
@@DrGumballMordecai A questão da esquerda radical no que tange a legalização das drogas atinge mais um prisma da coletividade do que da individualidade, visto que a guerra às drogas atinge apenas as camadas (no plural) mais marginalizadas da sociedade, e claro que há aqueles que pensam apenas na "liberdade individual" de fumar um baseado, mas que nesse caso não é a corrente política que o Santineli é adepto. E claro que o Santineli não sofre as opressões que um cara preto da periferia sofre, mas isso impede que ele simpatize com a causa e contribua da forma que lhe cabe? Fica o questionamento.
@costadev8970
@costadev8970 Жыл бұрын
"não podemos confundir a reação do oprimido com a violência do opressor". Essas frases de efeito já foram tão repetidas que já estão batidas, banalizadas. Tudo hoje é só discurso e frases de efeito usadas de um jeito bem desonesto. Quem é o oprimido? Que opressor é esse? Geralmente, quem responde essa pergunta é a conveniência. O opressor é quem te convém ser. Assim como o oprimido. Tudo falso. Só palavras, sem significado nenhum.
@samuelnavarro9601
@samuelnavarro9601 Жыл бұрын
Sobre a parte em que você cita o Marx, o pouco que li (e me corrijam se eu entendi errado), a critica de Marx a existência da classe burguesa não é de natureza moral, mas de natureza lógica, porque ele gasta a maior parte do tempo destrinchando o funcionamento do capitalismo e não dando fórmulas para uma revolução. Então a questão do ódio a burguesia foi mal colocado.
@fabianodinatale7934
@fabianodinatale7934 Жыл бұрын
Humor que nao faz rir ... Nao gosto nem do Leo Lins e nem do Santinelli.... Mas ele tem o direito de fazer o humor do jeito que ele quiser ...e assiste e paga por isso quem quer tbm
@Fernanda-hh9qy
@Fernanda-hh9qy Жыл бұрын
Isso mesmo vamos cada vez mais dar palco para o Mestre, meu conterrâneo de Brasólia! Assitam o especial dele no you tube!
@nastuo.junior5378
@nastuo.junior5378 Жыл бұрын
Remontar a história, ligado certos atos apriori e justificar uma violência....... Num lado a violência é válido, já a defesa de outra passa ser extremista, a piadabe a sátira são instrumentos a qual não se deve haver censura ......naobfabpra tentar normalizar ações que são perfeitos atos fascista
@Vaitodomundocomerabobora
@Vaitodomundocomerabobora Жыл бұрын
Só tem passador de pano pra racistas aqui fdc KKKKKKK
@hanscamaleone2924
@hanscamaleone2924 Жыл бұрын
Nunca na história da carreira do Leo Lins ele chegou a fazer piadas pesadas no nível da fala Santinelli quando o assunto é Pessoas negras e Judeus. No Santinelli nem parece ser uma piada de um humorista, até pq ele nem era humorista na época.
@frosch3489
@frosch3489 Жыл бұрын
Que piadas?
@norte8180
@norte8180 Жыл бұрын
Que piadas? Porque ele nunca falou nada do tipo
@brunolovetro1582
@brunolovetro1582 Жыл бұрын
Viva Santineli!
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Viva o antissemita, é, que legal... Se for de extrema-esquerda, tá liberado ser antissemita e r4cista, pelo visto.
@carlosvegeta007
@carlosvegeta007 11 ай бұрын
Ódio é o sentimento dos fracos para tentarem se parecer fortes.
@rodrigomachado4846
@rodrigomachado4846 Жыл бұрын
13:18 baita confusão entre ódio e raiva, a raiva é algo quase "basal" entre a grande maioria dos animais e realmente é muito util até mesmo vital para sobrevivência em alguns casos, agora o ÓDIO é algo fundamentalmente "humano", não é um sentimento temporário, ele é nutrido, desenvolvido, aperfeiçoado, pode ser usado inclusive como "cola" para unir grandes massas de pessoas que odeiam algo em comum, é um sentimento que adoece, que destrói, que contamina, que perdura... Enfim, o ódio se torna ainda mais perigoso quando se é usado por pessoas inteligentes, organizadas, influentes e poderosas, como aconteceu no N4z1sm0 por exemplo... Então professor, lamento mas o senhor está enganado!
@pabloteruo
@pabloteruo Жыл бұрын
Uma coisa é você questionar quais são as referências ele está usando como léxico dos termos (ódio, raiva, amor etc.). Seria espinosiana? Seria estóica? Seria nietzscheana? Freudiana? Outra coisa é você afirmar categoricamente que prof. Vitor está errado, pois nesse caso, você está se apresentando como o PORTADOR DA VERDADE ABSOLUTA, o "dono do dicionário", "senhor de todos os significados", o que demonstra certa ingenuidade intelectual, pois você não é... O significado dos termos se faz nas circunstâncias de uso, antes de julgar o prof. Vitor, talvez seja necessário se esforçar para compreender justamente a circunstância de uso com a qual ele opera o termo "ódio". Imagine você pegando "Crítica da razão pura", do Kant, e afirmando categoricamente que Kant não sabe o que é "transcendental", pois ele usa o termo com um significado diferente do que você mesmo usa... Portanto, Kant está enganado... rsrs Em fim... Espero que não me leve a mal, mas antes de julgar é necessário se esforçar para compreender....
@rodrigomachado4846
@rodrigomachado4846 Жыл бұрын
@@pabloteruo amigão, eu não tenho título de professor e nem um canal com mais de 130 mil seguidores, sou apenas um comentarista (como vc) a responsabilidade sobre o que se fala e divulga é toda do criador de conteúdo! Aliás, não levo a mal não, na verdade estou cagando e andando 😏
@willsilvts
@willsilvts Жыл бұрын
Mas o próprio Santineli fala que isso é um rótulo colocado nele kkkkkkk ele é humorista e fala que o ódio que ele prega não é "ódio do bem" é odio do mal mesmo kkkkkkkkkkkkk
@jp4101
@jp4101 Жыл бұрын
Né? O povo força muito pra distorcer a parada
@willsilvts
@willsilvts Жыл бұрын
@@jp4101 E o que não faltou foi gente tentando derrubar ele por ideologia política. Entendo perfeitamente alguém que não gosta do humor dele ou dele, mas cair no besteirol de narrativa maniqueísta é vexatório, ainda mais quando se faz isso de terno e gravata kkkkkkkk
@jp4101
@jp4101 Жыл бұрын
@@willsilvts pior ainda, esses mesmos que tentaram derrubar eles com esses motivos defendem gente que faz saudação n@zi, pologia a assass1nato, rac1smo, outros humoristas que fazem piadas muito mais ofensivas que o santinelli, é pura hipocrisia e perseguição politica mesmo moral ou valores não tem nada a ver com isso
@willsilvts
@willsilvts Жыл бұрын
@@jp4101 Sim, fato é que o bolsonarismo perde fôlego a cada passo a partir de agora, longe das massas de poder como está. Problema é o povo desavisado que cai em argumentos toscos e sem sentidos, como tentaram fazer com o Santineli e os prints do Twitter recentemente ( argumento ad hominem ), sem rebater os fatos que aconteceram. Agora, o papo é elevar tudo ao absurdo da coisa para ver se alguém compra essas ideias, como foi a CPMI do MST recentemente.
@mr.nononono4233
@mr.nononono4233 Жыл бұрын
@@jp4101 Santinelli literalmente encenou a morte de um opositor político. Foi paródia e tal, mas isso é mais pesado que qualquer coisa que qualquer humorista de direita no Brasil já tenha feito ou falado. Fora que os tweets antigos dele não foram feitos em caráter humorístico, e racismo não prescreve.
@silviamirandamello83
@silviamirandamello83 11 ай бұрын
O ódio que sinto é o mesmo de Tiago, ver um genô ter adeptos é absurdo.
@queromaisequesephoda
@queromaisequesephoda 22 күн бұрын
genô ter adeptos é um absurdo? o Stalin tem adeptos até hj, e isso é um absurdo
@henriquecosta8101
@henriquecosta8101 Жыл бұрын
Não tem essa de ódio do bem ou do mal, ódio é ódio mesmo, só tem de cuidar a forma de expressar.
@AndyHolmes-mu4lf
@AndyHolmes-mu4lf Жыл бұрын
O Tiago Santinelli conseguiu sem intuito uma coisa muito valiosa, porque com esses twitts antigos ou aquela sátira, grande parcela da direita deixou a máscara cair e revelar como são hipócritas, cínicos e demagogos em relação ao humor. Porque a direita sempre passa pano para o Léo Lins dizendo que "é só piada", porém no caso do Santinelli deixa de ser só piada e vira "discurso de ódio", "incentivo a violência", "racismo", etc. O que demonstra que eles não acreditam nesse papo de "piada ser só piada", mas apenas usam essa desculpa para de forma conveniente defender alguns humoristas de direita. Ou seja, para a direita humorista só pode receber carta branca de isenção no humor se for de direita, caso contrário mudam a narrativa e discurso. Então toda esse drama e tentativa de cancelamento por parte da direita, é pura birra ideológica, porque irrita muito eles o Santinelli ser de esquerda, mas tentam disfarçar isso fingindo estarem preocupados com as falas em si. Outro ponto importante é que se fosse o Léo Lins com as mesmas falas ou aquela sátira mas com petista no lugar em alguns dos seus shows, a direita estaria dizendo que "o humor é ficção e não deve ser levado a sério" , "que piada tem local apropriado" ou que " o humor não tem limites". Então toda essa tentativa de cancelamento é um tiro no pé da direita, porque se algum humorista preferido deles fizer algo igual ou parecido, eles não terão como passar pano sem ser escancarado a hipocrisia e não terão como fazer dois pesos e duas medidas de forma disfarçada, porque tão pedindo até a prisão do Santinelli. Logo eles tão agora com o calcanhar de Aquiles exposto e com telhado de vidro. Conclusão: A direita paga de anti politicamente correto, de anti cancelamento, de amantes do humor negro, mas tudo isso não passa de marketing político para manipular jovens. Porque eles fazem exatamente o que acusam e criticam os outros de fazer.
@Vaitodomundocomerabobora
@Vaitodomundocomerabobora Жыл бұрын
Na verdade estão jogando na cara da esquerda que cancelamento é sempre parcial, se o cara for racista e antissemita e for de esquerda tá tudo bem...
@caiosilva164
@caiosilva164 Жыл бұрын
Tinha piada no "assassinato do Hang"? (esqueceram de avisar) O que a "direita" fez foi apontar a hipocrisia da "esquerda" que concordava com o humor do Santinelli, mas essa mesma esquerda cancelou o Léo e até mesmo o denunciou ao MP pelo seu show de humor. A direita não se importa com o humor do cara, que na verdade é a mais pura propaganda partidária. O Tiago tentou se defender usando a JP como inimiga, mas o que ocorreu no Twitter foi muito maior. Fora os abjetos tweets antigos, com teor #$%ista, dos quais o autor deposita a culpa nas suas crenças religiosas do passado.
@marcellomarani7434
@marcellomarani7434 Жыл бұрын
E a esquerda faz o mesmo, tudo farinha do mesmo saco
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Santinelli não revelou hipocrisia de direita alguma. O que se revelou é que o Tiago pode falar o que bem entender justamente por ser de esquerda, incluindo ser r4cista e antissemita. A hipocrisia ainda é dele. Eu não acho que ele mereça ser preso por causa de piadas, por piores e mais pesadas que seja, mas no momento que a turma dele aponta o dedo para o Léo Lins, que não falou 10% do que o Tiago já disse ou fez, a hipocrisia fica escancarada.
@AndyHolmes-mu4lf
@AndyHolmes-mu4lf Жыл бұрын
@@DrGumballMordecai Obviamente que você nunca irá admitir coisas erradas ou incoerências no seu lado, mesmo que propositalmente de forma desonesta, porque isso faz parte de uma narrativa estratégica e maniqueísta onde seu lado é "santo" e o outro lado "malvadão". Mas isso não muda a realidade dos fatos de que vocês são hipócritas. Começando pelo fato que já expliquei no texto onde há mudança de discurso que só vale para o Léo Lins. E em segundo pela tentativa de cancelamento, quando ao mesmo tempo vocês acusam a esquerda de cancelar, mas fazem o mesmo e ainda posam falsamente de "anti cancelamento". E em terceiro como já expliquei também, se fosse o Léo Lins com o mesmo teor de falas ou sátira, vocês estariam o defendendo. Por último que o Léo Lins tem falas muito piores, basta observar que ele já zombou de casos reais de morte sem nenhuma empatia com as vítimas, zomba constantemente de deficiência e até mesmo de estupro de criança. Ou seja, vocês estão com ZERO moral para apontar o dedo, pois defendem o ídolo de vocês Léo Lins com piadas de teor psicopata.
@joaothrasher5789
@joaothrasher5789 Жыл бұрын
A extrema direita propositalmente desperta esse tipo de sentimento nas pessoas, e em tom de deboche chamam de "ódio do bem".
@mr.nononono4233
@mr.nononono4233 Жыл бұрын
Legal é que ninguém pensa em como a tal "extrema-direita" surgiu e quem provocou a existência dela. Nessas horas todo mundo esquece do nós contra eles petista durante 13 anos.
@daimon00000
@daimon00000 Жыл бұрын
Ambos os lados tem duas medidas. (OFF: Melhora a luz. Tá muito escuro).
@aripaule
@aripaule Жыл бұрын
cara acho que a luz combinou mt bem com esse tema, nao sei se foi proporcional ou n"ao
@Azel79
@Azel79 Жыл бұрын
Ele iguala ódio e indignação. Não são a mesma coisa.
@ewo8912
@ewo8912 Жыл бұрын
Quando os nazistas nos jogarem nos campos, escreva uma notinha de repúdio. Melhor, declame-a usando seu violão, quem sabe vc ganha um cargo na Sonderkommando.
@hanscamaleone2924
@hanscamaleone2924 Жыл бұрын
​@@ewo8912A gente não precisa do ódio para fazer o que tem que ser feito.
@brendodias8917
@brendodias8917 Жыл бұрын
Eu tento nao ter ódio. Acho é um sentimento q faz mais mau a vc q do bem.
@joaoforli3193
@joaoforli3193 Жыл бұрын
se vc n sente ódio de pessoas q se locupletaram durante uma pandemia q matou 700 mil dos nossos vc perde sua humanidade. não deixe q neguem a vc o ódio da injustiça e da exploração. é direito seu sentir ódio daqueles que oprimem vc e os seus
@xxanonymousxx4818
@xxanonymousxx4818 Жыл бұрын
@@joaoforli3193 não sinto ódio, não; sinto é pena, a pessoa acha que fazer o mal, ser ganancioso, orgulhoso, egoísta, é algo bom para si mesmo, mas está apenas entrando num círculo vicioso de autodestruição.
@sanzureik
@sanzureik Жыл бұрын
@@xxanonymousxx4818 achei interessante sua resposta, mas preciso dizer umas coisa... o fato de sentir "pena" de um indivíduo é algo perigoso também, pois, a meu ver, demonstra a nossa incapacidade de ver autonomia no outro de enfrentar as próprias circunstâncias que o destrói
@fabianodinatale7934
@fabianodinatale7934 Жыл бұрын
Lamentavel o video desse Santinelli.... Odio e odio...e nao existe odio do bem... .eu vou orar por ele ...
@Martinez419
@Martinez419 10 ай бұрын
2:47 Que é isso? Para todo lugar que eu olho, eu vejo Aristóteles. O cara tá em todo lugar! Larga do meu pé!
@betobasso3575
@betobasso3575 Жыл бұрын
O paradoxo da intolerância prevê em momentos extremos o fim da tolerância por parte dos intolerantes, mas é claro q Bolsonaro e seu bolsonarismo não é o caso assim como o lulopetismo e sua aptidão extrema a corrupção, poper falava do nazi fascismo, e na contemporaneidade podemos falar das atrocidades na Venezuela e Cuba, a lacracao atual já basta o ambos os lados, era de extremos requer a eterna vigilância 😊
@KirkdNardinni
@KirkdNardinni Жыл бұрын
Não me identifico com nenhum dos dois. Não gosto desta destilação de veneno do Santinelli e não gosto de tipo de liberdade de expressão Leo Lins. Ambos são de péssimo gosto, mesmo se não as usarem como em suas vidas privadas ou não.
@user-ch9se8wu7q
@user-ch9se8wu7q Жыл бұрын
Mestre você abalou geral a direita foi cirúrgico ❤
@chimerarj
@chimerarj Жыл бұрын
O questionamento final é bom demais. Cada vez que volto pro canal ele tá cada vez mais incrível, parabéns!
@redsn5318
@redsn5318 11 ай бұрын
Na verdade ninguém ligou muito pra aquela cena. Apenas começaram a comentar depois que a jovem pan comentou. A prova disso é que não vejo ninguém falando do show de stand up dele que foi muito bom inclusive.
@jvv540
@jvv540 Жыл бұрын
No show dele, ele diz que o simbolo do comunismo é uma foice e um martelo e não uma pomba e um violão uai kkkkkk
@ivannaribeiro2332
@ivannaribeiro2332 Жыл бұрын
Santinelli e 9 melhor que ta tendo
@welingtonalves7115
@welingtonalves7115 Жыл бұрын
Vitor! O cara é racista
@henriquecosta8101
@henriquecosta8101 Жыл бұрын
A diferença do Léo Lins pro Santineli é que um zoa o oprimido, o outro zoa o opressor. Outra diferença é que o Léo Lins cometeu crime previsto em lei, o Santineli não.
@Vaitodomundocomerabobora
@Vaitodomundocomerabobora Жыл бұрын
Verdade, ser antissemita e racista não é crime agora, estamos em uma realidade paralela kkk
@henriquecosta8101
@henriquecosta8101 Жыл бұрын
@@Vaitodomundocomerabobora é crime sim, que o Léo Lins cometeu e o Santineli não
@Vaitodomundocomerabobora
@Vaitodomundocomerabobora Жыл бұрын
@@henriquecosta8101 kkkkk mais uma vez, a bendita realidade paralela, crime é crime independentemente de quem cometeu cara, sério que a tua moral não é maior que a falta de caráter?
@henriquecosta8101
@henriquecosta8101 Жыл бұрын
@@Vaitodomundocomerabobora sim crime é crime independente de quem cometeu. Costumo viver na realidade dos fatos, do que é dito e da ação. É engraçado que você já julga meu caráter e moral sem nem me conhecer, fica claro seu viés ao encontrar crime onde não há. Esses seres superiores da internet proliferam igual praga...
@Vaitodomundocomerabobora
@Vaitodomundocomerabobora Жыл бұрын
@@henriquecosta8101 faz a ginástica mental pra justificar o erro de um cara racista/antissemita que nem te conhece cara kkkk Patético....
@liciolopes8616
@liciolopes8616 Жыл бұрын
Muito interessantes os pontos que você levantou para a reflexão professor
@Fwinkler79
@Fwinkler79 Жыл бұрын
Não é pq Santinelli leva o personagem para os podcasts que ele saia matando patriotas depois do café da manhã...
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
O fato dele levar o "personagem" para podcasts só torna o show dele menos crível como humor, afinal, quando ele faz piada ele fala "X", e de jeito "X", mas quando ele fala "sério", ele também fala e faz as mesmas coisas.
@swarolis
@swarolis Жыл бұрын
O ódio da direita poderia ser igualmente justificado? Certamente, eles se sentem atacados, e acham que estão se defendendo.
@edsonpborges
@edsonpborges Жыл бұрын
Leo lins ataca de esquerda e direita. Ja o Santineli é partidario sempre, simples. Leo lins nunca defendeu ideologia politica. O humor dele bate para incomodar mesmo no riso.
@frosch3489
@frosch3489 Жыл бұрын
Defender ele defende. Leo Lins se tornou uma figura referencia para os libertários que citam a liberdade de expressão. O fato de ele fazer piadas de humor negro contra minorias (em sua grande maioria, não adianta falar que ele ataca todos. Socialmente falando, é mais engraçado uma piada contra um LGBT do que contra um hetero, e Leo Lins sempre atacou mais a esquerda, porque ele sabe que seu público é mais a direita) já mostra que ele tem sim um posicionanento político. Leo Lins tem sim um lado político, se não tivesse, ele não seria uma grande referencia para a direita.
@user-ik2cs2jk1q
@user-ik2cs2jk1q Жыл бұрын
Não fiquei convencido dos argumentos em favor do "ódio", como algo ambivalente, como a violência seria (assim como a violência poderia ser necessária, também o ódio poderia o ser). O ódio é um afeto que representa um ponto cego; quando se odeia algo, inevitavelmente se incorrerá num processo de distorção cognitiva que fará com a complexidade do outro seja reduzida; acho que o ódio vai na contramão de um sentimento de apreço pela complexidade e pela compreensão do real; daí a fórmula de Espinosa "Não rir, não lamentar, não detestar, mas entender". É possível combater sem odiar? Acho que quando você odeia algo, você tende a simplificar, a esquecer a fórmula de Terêncio de que "Sou homem, e nada do que é humano me é estranho"; o fascismo, como diz Bertold Bretch, não é um evento isolado da história, mas uma possibilidade permanente ("a cadela do fascismo está sempre no cio"); ao enxergar no fascista o mal puro, se nega toda uma tradição - filosófica, sociológica, psicológica - que tentou entender como funciona o fascismo e como ele é gerado... - "A Personalidade Autoritária", de Adorno; "Modernidade e Holocausto", de Bauman e inumeráveis outras obras que buscaram e buscam dissecar as dinâmicas genocidas... Sei lá, acho que para compreender o mal é preciso conservar uma "uma empatia pelo demônio" que só é possível quando não se odeia, pois, insisto, o ódio inevitavelmente gera pontos cegos; hipersimplifica a realidade e o outro. Isso significa que não devemos combater o mal? Claro que não. Que não devemos combatê-lo com censura, prisão e até mesmo violência? Claro que não. O argumento de "fazer na força do ódio" também confunde, pois creio que a expressão tem algo de hiperbólico. Eu faço muita coisa na "força do ódio" que, no entanto, eu não odeio: eu detesto, eu desgosto, mas odiar? Não. Às vezes faço o meu trabalho na "força do ódio", mas isso significa que o odeio? Não penso. Insisto: às vezes, é só retórica, é só figura de linguagem. Em resumo, não estou convencido de que o ódio é ambivalente.
@felipemmarcico
@felipemmarcico Жыл бұрын
Problema é q não da pra controlar o ódio. Ninguém vai pensar num ladrão como um ser humano complexo na hr q ele roubar um celular q ainda nem pagou as parcelas. Talvez a nível político faça sentido, a nível pessoal n.
@user-ik2cs2jk1q
@user-ik2cs2jk1q Жыл бұрын
@@felipemmarcico Eu concordo. Num nível pessoal, é muito difícil, ou até mesmo impossível, racionalizar o ódio. E, politicamente, é muito difícil manejá-lo: o ódio é uma "substância" muito volátil. Acho até que, na história política recente do Brasil, alguns grupos instilaram o ódio achando que podiam manejá-lo, mas ele saiu do controle. E nós mesmos, como indivíduos, não queremos ou não somos capazes de racionalizá-lo na maior parte das vezes; o próprio Vitor começa o vídeo contando uma história pessoal, e o que ele teria feito se tivesse tido a oportunidade de confrontar o ladrão/agressor de sua irmã (salvo engano). Dito isso, como atitude filosófica e científica, o ódio é contraproducente; é um afeto que atrapalha o processo de compreensão; o ódio absorve (assim como o amor), e a compreensão exige um certo distanciamento, se não uma apatia, aos menos afetos moderados. Nesse sentido, acho que o ódio é um afeto que se opõe à Filosofia, ao pathos filosófico de desejar compreender a realidade em sua complexidade. Quando você assiste uma série, por exemplo, como "The Sopranos", que acompanha a jornada de um mafioso psicopata, você passa por vários ciclos: num primeiro momento, é completamente tragado pelo carisma do personagem; ao perceber progressivamente sua frieza, brutalidade e indiferença para com todas as pessoas, você começa a criar certas resistências; em certo momento, você sente repulsa e se pergunta como pôde sentir simpatia por essa pessoa; no fim, o saldo geral é complexo... Você não o ama nem o admira, mas o odeia? É difícil dizer que sim, pois essa "empatia com o demônio" que a narrativa acaba por produzir em você fez com você se identificasse com ele algumas vezes, e identificasse nele dimensões muito variadas, algumas horríveis e outras positivas. Um outro exemplo talvez fosse o filme do Oppenheimer. O filme ficou famoso por apresentar um retrato complexo do personagem, em toda sua ambiguidade moral e humana. Provavelmente, o filme não será exibido no Japão, ou ao menos foi o que li, e no que acreditei. Para quem sofreu a tragédia dos ataques nucleares, é difícil reconhecer humanidade no carrasco. Entendo perfeitamente a decisão. Mas entendo também que há humanidade no carrasco. A ferida não-cicatrizada (talvez não-cicatrizável) das bombas nucleares impedem (e talvez para sempre impedirão) às vítimas conseguirem assistir uma tal narrativa e conseguir reconhecer essa humanidade no personagem, mas essa é uma limitação que nossos afetos nos trazem. Eu entendo que seja uma limitação real, e que às vezes corremos o perigo de transformar esse outro que nos vitimiza num "mal puro", num mal insondável, incompreensível, impenetrável. O problema dessa "mistificação" do mal, por exemplo, no fascista, é que ela bloqueia qualquer tentativa de compreender como ele é gerado, e porque ele é uma possibilidade permanente e um não um evento isolado na História. Além disso, quando o ódio do inimigo não bloqueia completamente sua humanidade, às vezes é possível reconhecer nele um resquício qualquer de virtude, uma honestidade, um ponto, ou qualquer coisa assim. Não é inédito na História que pessoas trocaram de lado numa guerra. Mas isso só é possível quando o ódio não bloqueia totalmente qualquer possibilidade de relação com o outro. E não estou dizendo que não devemos estar convictos de nossas posições - éticas, políticas -, mas que qualquer convicção levada ao ponto do ódio... bloqueia algo, impede a percepção da humanidade do outro. E isso é sempre perigoso. Então, num nível teórico, ético e político, não consigo ver o "lado positivo" do ódio.
@danieldenardi
@danieldenardi Жыл бұрын
Concordo com os argumentos
@user-el6vb2ok4k
@user-el6vb2ok4k 3 ай бұрын
Discordo de você. Se eu não acredito em algo e faço piada, então é piada. Se eu acredito e faço uma piada, então não é piada na verdade? É impossível fazer piada sobre coisas que concordo? Tem que discordar para fazer piada/humor? Não vejo lógica nessa sua argumentação.
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 Жыл бұрын
A verdade é que esses extremistas de direita conseguem despertar em nós os piores sentimentos... 😢
@mr.nononono4233
@mr.nononono4233 Жыл бұрын
Fala-se dos "extremistas de direita" não se pensa em como eles surgiram, e se ignora o Nós contra eles, praticado pelo PT durante os mandatos do Lula e da Dilma. Desonestidade ou desconhecimento da história mesmo.
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 Жыл бұрын
@@mr.nononono4233 pode ser...
@faahrampazzo
@faahrampazzo Жыл бұрын
Instrumentalizou ódio e relativizou tolerância, entrou em um terreno muito perigoso em termos políticos. Seja de esquerda seja de direita
@luanrodolfo
@luanrodolfo Жыл бұрын
Nao gosto do leo lins e não gosto do Thiago Santinelli também!!! Ambos são (o quê eu costumo dizer) "soldadadinhos da guerra cultural". Cada um deles tem lado político e tem alvos prediletos pra fazer "piada". Nunca pra algo critico e conscientizador pro público, so simplesmente alavancar a carreira por meio da discordia e valores.Ambos são ovacionados e superestimados pelo publico deles como "herois", "gênios" e de "humor genuíno"! Enquanto ao "odio do bem", isso ai é uma invenção da direita! Uma caricatura de esquerda hippie, enquanto na verdade, a galera da esquerda radical fala que é ódio mesmo
@mr.nononono4233
@mr.nononono4233 Жыл бұрын
O Léo Lins zoa todo mundo, ele não tem "alvos preferidos", tirando talvez a Thaís Carla.
@fofucha
@fofucha Жыл бұрын
Leo Lins fez piadas racistas, gordofóbicas, xenófobas, misóginas, aí fica difícil. O ódio de Santineli é uma reação a um governo que alega e realizou sua especialidade de matar e de pseudo fascismo. Quanto ele continuar com sua postura fora do show, é uma performance de um humorista, afinal seus vídeos e manifestações em redes também constituem seu trabalho. Já meu ódio é direcionado pra quem coloca o país em risco negando vacina, máscaras, isolamento, pra quem rir da dor do outro, pra que me considera uma fraquejada, dá em cima de criança de 14 anos, diz que vai governar para uma parte da sociedade, destrói as relações internacionais e o meio ambiente, utiliza de mentiras e nome de Deus pra se fazer e ainda é ladrão. Aquela pegada de ser intolerante com quem é intolerante cai bem
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
O bolsonarismo foi simplesmente uma reação ao "nós contra eles" petista, mas falar isso pra um brasileiro (ou brasileira, provavelmente feminista privilegiada de 4ª onda, não sabe nada sobre racismo ou pobreza e quer militar pela causa) médio, que não estuda nem liga para a nossa história, é perder tempo. O Bolsonarismo é um filho político bastardo, do petismo, que sempre que pôde apontou o dedo para a classe média e para qualquer pessoa que discordasse do partido durante os anos 2000 e 2010 com ataques e fake news. O ódio político no Brasil foi plantado pelo PT, e colhido pelo Bolsonaro e bolsonaristas. Quanto ao Léo Lins, ele fez piadas com todos esses grupos sim, como também fez piadas contra políticos, contra bolsonaristas, contra padres pedo, contra um monte de gente. Piada por si só não é ataque, e o Léo é verdadeiramente imparcial na hora de fazer humor, coisa que o Santinelli não é. Santinelli é um pós-adolescente, mais militante que humorista.
@mr.nononono4233
@mr.nononono4233 Жыл бұрын
Léo Lins faz piadas zoando todo tipo de gente, enquanto o Santinelli é quem escolhe um alvo. Você pode gostar de quem quiser, mas só fala que o Léo "só zoa minorias" quem nunca assistiu um show dele na vida. O que mais tem é piada dele contra bolsonarista, evangélico e outros.Ele só não politiza e não milita.
@fofucha
@fofucha Жыл бұрын
@@mr.nononono4233 homofobia e racismo é crime, por exemplo
@wwgw-re8eh
@wwgw-re8eh Жыл бұрын
​@@fofucha sim, homofobia e racismo é crime, piada não.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
@@fofucha Homofobia é crime, piada não, como o rapaz acima já falou. Não existe sagrado para comédia. Quem seleciona que grupos satirizar (ou atacar, já que as piadas dele mal possuem estrutura de piada, diferentemente do Léo) é o Santinelli. Se o Léo Lins cometeu crime de racismo, então o Santinelli além de ter cometido crime de racismo com os tweets antigos, também cometeu crime de vilipêndio religioso, que existe no código penal. Ou a gente para de bobagem lacradora e entende piadas como piadas.
@hanscamaleone2924
@hanscamaleone2924 Жыл бұрын
Quando o Léo lins faz piada de gordo, as pessoas não riem do gordo, riem da reação histérica da esquerda quando ouvir a piada, é essa sensação de perigo que é a verdadeira causa do riso, não a ofensa por sí só. E a razão pela qual as pessoas defendem tanto o humor do Léo, vai muito além do quão hilário ele é. O humor negro é uma espécie de guardião da liberdade de expressão. Num pais onde a censura é uma ameaça constante, o comediante que trabalha com esse tipo de humor, está na linha de frente, empurrando os limites. A liberdade de expressão não é uma liberdade comum, ela é mais, muito mais que um direito ou um gozo individual. Ela é talvez o elemento mais importante para a saúde da nossa sociedade. Quem não entende isso, tende a enxergar de forma rasa o humor do Léo, como um compilado de ofensas gratuitas feito por um babaca qualquer.
@Fwinkler79
@Fwinkler79 Жыл бұрын
Liberdade de expressão caminha junto com outro tipo de liberdade, a liberdade de sofrer as consequências de seus atos ! A vida é linda e a dinâmica social igualmente incrível 👏👏👏👏
@hanscamaleone2924
@hanscamaleone2924 Жыл бұрын
@@Fwinkler79 Esse papo de "vc é livre para falar o que quiser, mas arque com as consequências" é uma falácia. Por exemplo, não podemos dizer " Vc é livre para matar, mas arque com as consequências". Se existem consequências legais punindo alguém de fazer algo, essa pessoa não é livre para fazer esse algo. O simples fato dela conseguir fazer, não implica necessariamente no fato dela ser livre para fazer. Quando por exemplo, a constituição diz que temos liberdade de ir e vir, não está se referindo a nossa capacidade motora de nos locomover por aí, se assim desejarmos. O que ela quer dizer é que se nos locomovermos não iremos ser punidos por isso, e ninguém tem o direito de nos impedir.
@frosch3489
@frosch3489 Жыл бұрын
"Quando o Leo Lins faz piqda de gordo as pessoas não riem do gordo, riem da reação da esquerda" não? Isso da a impressão que foi o Leo Lins que deu inicio a fazer piada de gordo, mas isso socialmente sempre foi aceitável e sempre foi engraçado para a maioria. Essa sua messianização bizarra do Leo Lins foi de fuder
@estevaogiovanni
@estevaogiovanni Жыл бұрын
Eu não gosto da forma de humor de ambos, para mim, o Tiago não tem graça nenhuma.
@RP-fi6nd
@RP-fi6nd Жыл бұрын
professor, n sei se todos estao com o mesmo peoblema, o senhor pode aumentar o volumeto do micro na proxima gravação... pelo notebook n consigo escutar muito bem, tmj um abraaçooooo
@AmauriNolascoSanchesJunior
@AmauriNolascoSanchesJunior Жыл бұрын
Eu uso para impulsionar para melhor fazer minhas coisas, tanto na escrita, quanto nos videos
@joaoforli3193
@joaoforli3193 Жыл бұрын
Não vejo hipocrisia em nenhum dos lados, pq a hipocrisia pressupõe q ambos as partes são compostas por semelhantes q deveriam seguir uma determinada conduta. Não é isso que acorre na realidade material. A esquerda do Santineli é irremediavelmente antagônica à direita do Leo Lins. Eles não compartilham ideais comuns. O Santineli fez uma clara propaganda ideológica contra as elites que dominam o país, ao passo que o Lins faz um humor para uma minoria preconceituosa que não se enxerga os alvos das piadas como um igual. Não é a msm coisa, não há hipocrisia
@lucasdasilva23
@lucasdasilva23 Жыл бұрын
Perfeitamente
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Compreendo, João. Só não estou tão certo quanto você em relação aos públicos e aos alvos de cada um. Entendo, como você, que o Santineli pode ter mirado na minoria. Mas não sei se acertou. Utilizou um termo (“patriota”), com o qual quase metade da população brasileira se identifica, inclusive o povão - foi o que mostrou a eleição passada. Além disso, não sei se o povão - o povão mesmo - reprovaria o tipo de piada do Leo Lins. Tenho mais dúvidas que certezas nesses pontos.
@mr.nononono4233
@mr.nononono4233 Жыл бұрын
Bicho, a ideologia do Santinelli é compartilhada pelos atuais donos da Globo, por grande parte do editorial jornalístico nacional, pelo establishment artístico, por grande parte das grandes corporações, pela academia... Assim, que "elite dominante" é essa que tanto falam? Só sobra o pessoal do agro e meia dúzia de empresário pequeno burguês que não é de esquerda. A elite brasileira hoje segue uma agenda claramente esquerdista, e o Santinelli é um dos maiores peões dessa galera.
@wwgw-re8eh
@wwgw-re8eh Жыл бұрын
claro po, santinelli fazer piada com judeu em um twitt voltado para poucas pessoas em uma época que ninguém sabia sua identidade e gravar um vídeo insinuando matar o Luciano Hang e metade do povo pobre brasileiro é se opor aos opressores que dominam o país, Leo Lins fazendo piadas de humor negro em forma de denúncia em um show público em que tem pessoas negras e professores de história é fazer humor para uma minoria preconceituosa que com certeza não se enxerga alvos das piadas, até porque ele nunca faz piada com brancos né? Realmente, não é a mesma coisa, não há hipocrisia.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
@@wwgw-re8eh Me deixa encafifado o pessoal tratar o Santinelli como alguém que "luta contra as elites". Basicamente o editorial de todos os grandes jornais do Brasil concorda com o cara, as celebridades concordam com ele, parte da academia concorda com o extremismo dele. Na verdade, o cara é um instrumento da burguesia como nunca se viu. Os poderosos querem alguém como ele, falando o que ele fala.
@leandroschemmer
@leandroschemmer Жыл бұрын
Embora entre o Santinele e o Léo Lins tenham alguma semelhança na forma há uma distância oceânica no conteúdo. Na nossa sociedade ser negro não é crime, ser gay não é crime, ser mulher não é crime ser gordo não é crime...E vivemos ainda um abismo de preconceito social nessas pautas inclusive com casos de suicídio. Já no caso do Santinele ele ataca nazistas, fascistas, racistas, que é crime! E não acho que filmes, videogames, quadrinhos violentos gerem violência, não há, que eu saiba, validação cientifica disso. Não posso declarar imparcialidade mas sim honestidade, como sou de esquerda gostaria sim que racistas e fascistas sentissem medo de se manifestar como tal, mas como comentei logo acima não acho que vídeos artísticos de poucos minutos no KZfaq tenham essa capacidade, nesse caso, infelizmente.
@fernandotbn2
@fernandotbn2 Жыл бұрын
É facil entender seu ponto, pra vc, um bolsonarista é um nazista, um nao humano, um demonio, entao justifica-se q sejam extintos. Cuidado q na Alemanha pensavam assim dos judeus. Vc como uma pessoa d esquerda e que se saiu vencedor nas eleiçoes, deveria ser o primeiro a desejar o apaziguamento da situaçao. Eu sou d direira e me lembro q qd Bolsonaro foi eleito, eu fiquei puto quando ele nao quis receber os cumprimentos d Haddad, achei altamente deselegante, paritindo d um vencendor, pra mim isso o fez ser derrotado por nao ter a grandeza d dar a mao a quem perdeu. Exatamente como Lula faz agora ao inflamar seus adversários. Triste Brasil
@caiosilva164
@caiosilva164 Жыл бұрын
Vá ler os antigos tweets do Santinelli e me diga qual era o seu pensamento a época. Lembrando que esses crimes não prescrevem. O Léo Lins faz piadas em um palco, criminalizá-lo por isso é destruir a arte. É o mesmo que condenar um ator por interpretar um escravagista.
@leandroschemmer
@leandroschemmer Жыл бұрын
-Falácia da jurisprudência: se alguém cometeu um crime no passado e não foi condenado então no futuro ninguém poderá ser condenado por esse crime. = Falso. -Falácia da imunidade espacial: Um crime no local A deixa de ser crime se for no local B. =Falso -Falácia da generalização: Se ataco um artista ataco toda a arte. = Falso. -Falácia da falsa equivalência: um ator interpretando um escravagista é o mesmo que um humorista fazendo piadas racistas.=Falso.
@caiosilva164
@caiosilva164 Жыл бұрын
@@leandroschemmer sua ideologia te cega, man. Depois pergunte ao Santinelli o que é que ele fazia com o judeu da sala. Você desfigura minhas sentenças de forma a enquadrá-las em falácias, quando você mesmo as comete com essa deformação lógica. A falácia da jurisprudência não se enquadra, pois a minha intenção não é descriminalizar ações futuras, mas, sim, condenar o autor. Depois você tenta enquadrar, de uma maneira imbecilizada, o que eu argumentei sobre o Léo em falácias. Só você e a sua patota não são capazes de enxergar que o que acontece com ele é a mais pura perseguição política. O ódio os cega para a realidade. Diferente do Santinelli, o Léo faz piadas no palco, não discurso político.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Santinelli ataca simplesmente todo mundo que não concorda com ele, e chama todas essas pessoas de nazistas e racistas, quando a maioria delas não é. Esse é um dos pontos. Outro dos pontos, é que sendo de extrema-esquerda, ele tem passe livre para atacar quem quiser e falar qualquer barbaridade, enquanto o Léo Lins, não tendo falado 10% dos horrorores que o Tiago disse, foi proibido de sair de São Paulo e sofreu pressão jurídica.
@RP-fi6nd
@RP-fi6nd Жыл бұрын
conteudo foda, melhora a luze audio professor, obrigadoooo
@Platinho
@Platinho Жыл бұрын
se existe ódio do bem, temos que ver também o "amor do mal" : crimes passionais
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Ao final, eu tentei tirar o caráter moralista do ódio e do amor, tratando-os com os termos “construtivo” e “destrutivo”. Mas, para os propósitos da conversa, poderíamos falar de um “amor do mal”, por exemplo, em Afrodite. O que é o seu papel na série de mitos da Ilíada? Não é ela um dos princípios da discórdia que, ao estar ao lado de Paris no rapto de Helena, leva à guerra?
@chimerarj
@chimerarj Жыл бұрын
Já existe o amor do mal, chama-se cristianismo.
@leomartin6786
@leomartin6786 6 ай бұрын
@@chimerarj Perfeito 😂😂😂😂😂
@renanguizzo1034
@renanguizzo1034 5 ай бұрын
Olha entre piadas com gays, nordestinos, feministas... que esconde sua opinião politica, coisa que vejo como covardia e de esperar que aqueles que se vem ofendidos possam lutar contra, tipo eu que sou LGBTQ e só vejo piadinha de como gays são femininos e nossa como e engraçado determinada pessoa e gay hahaha, tipo ja vi o comediante Petry fazer piadas com minorias mais que ri junto agora o Leo Lins só acho um cara babaca, oposto a um humor politico contra o sistema vigente do Sentinele, que alguém que seja bolsonarista vai odiar( que o objetivo) sei la acho que o Santineli muitas vezes e mais politico do que humorista, mais e o objetivo e mais verdadeiro e gosto de não ser humor com esteriótipos e nem de utilizar do senso comum, bem que quero dizer que são públicos e piadas em formatos distintos e acho que não são comparáveis.
@andresoares8240
@andresoares8240 Жыл бұрын
Bem, na minha opinião, comédia é um saco, venha de onde vier. Porém, a diferença entre os dois, é q um bate em quem tem todos os recursos para se defender, basicamente o alvo são suas escolhas e cafonices, o outro mira os desvalidos, tendo como alvo limitações físicas e sociais.
@lidianemoreira8987
@lidianemoreira8987 Жыл бұрын
O caso do leo lins eu acho muito estranho. Ele nao escreve novelas ou romances pra que ele alegue que aquilo é totalmente ficticio. Comediantes costumam escrever o que pensam com situacoes que nem sempre sao reais
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Piadas são anedotas, ironias anedóticas. O Léo não acredita e nem apoia o que ele diz quando conta uma piada, não é sério quando é piada. Dizer que o humorista "compartilha pensamentos/opiniões" quando faz piadas não procede. Aliás, ele escreve um livro com personagens fictícios, se não sabe.
@AmauriNolascoSanchesJunior
@AmauriNolascoSanchesJunior Жыл бұрын
é um problema humano, mas, aqui fica muito acentuado a coisa de defender valores
@fernandotbn2
@fernandotbn2 Жыл бұрын
e defender valores é eliminar seus adversarios? Claro q vc vai dizer seu adversario é um monstro, entao justifica-se seu exterminio.
@AmauriNolascoSanchesJunior
@AmauriNolascoSanchesJunior Жыл бұрын
@@fernandotbn2 isso não faz parte de uma filosofia de verdade...quem estuda ou estudou filosofia sabe de muitas coisas sociais e históricas. Eu posso criticar o outro nas ideias e não o outro em si mesmo. Valores são efêmeros quando se trata da politica.
@fernandotbn2
@fernandotbn2 Жыл бұрын
@@AmauriNolascoSanchesJunior por isso é tão complicado. Todos os ditadores estão convictos d que estão defendendo os mais altos valores d seu povo, TD q querem é só o bem d sua nação, e fará TD, nem q pra isso precise eliminar quem atrapalhe o projeto. Os valores vao ser bons d acordo com a torcida. Política virou time d futebol e religião, cada qual c seu time e segue o jogo.
@AmauriNolascoSanchesJunior
@AmauriNolascoSanchesJunior Жыл бұрын
@@fernandotbn2 por isso acho que todo professor deveria ser igual o prof Vitor, ele é de esquerda, mas, mesmo assim, critica a esquerda. Mostrando que existem pessoas coerente, não se prendendo naquilo que acredita. Quem vê eu falar não sabe que eu sou libertário (não anarcocapitalista) porque não sou idealista, sou realista o bastante em pensar que da forma que pregam, ia dar muita coisa errada.
@fernandotbn2
@fernandotbn2 Жыл бұрын
@@AmauriNolascoSanchesJunior Exatamente, o q estraga td é esse fanatismo q virou a politica. O pior é ver jornalistas e juristas q, teoricamente, deveriam prezar por uma maior lucidez, embarcarem nesse clima. O q mais admiro em um comentarista é ver sua capacidade de criticar seu proprio espectro politico e tbm elogiar açoes d outro campo politico. Eu tenho uma preferencia politica pela direita, mas sempre detestei algumas das atitudes da direita, e mt principios da esquerda, considero q sao mt melhores p sociedade. O pais precisa d todas ideologias p fazer um bom debate e prosperar. O q não dá é esse fanatismo d todos lados, essa sensaçao d perseguiçao, e clima d vingança. Depois q Lula foi eleito, eu torci p q ele fizesse como Mandela, os esquerdistas com a vitoria abandonassem o rancor, mas nada disso. Foi o terrivel erro d Bolsonaro, despois d vencer continuou a inflamar oposiçao. Triste situaçao essa nossa
@geraldoramos7350
@geraldoramos7350 Жыл бұрын
Desgraça só vira piada quando se dá na casa dos outros. Quanto ao ódio, parece-me que isso não é detectado entre os vegetais..............
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
O Bill Burr (humorista norte-americano) perdeu uma irmã num acidente de trânsito, e o que ele mais faz, são piadas sobre acidente de trânsito. Piada pode existir em qualquer lugar.
@geraldoramos7350
@geraldoramos7350 Жыл бұрын
@@DrGumballMordecai Quem ri de tudo não está mentalmente saudável.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
@@geraldoramos7350 Humor também é válvula de escape de problemas. Fale por você.
@geraldoramos7350
@geraldoramos7350 Жыл бұрын
@@DrGumballMordecai Fale por você.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
@@geraldoramos7350 Eu falo por mim, não chamo quem ri do que quer que seja de "alguém que não está mentalmente bem". Quem julga e fiscaliza o riso alheio é você.
@herlonronyn5409
@herlonronyn5409 Жыл бұрын
muito bom. concordo em numero gênero e grau. Há hipocrisia sempre. voluntaria ou não.!!! A moralidade religiosa e social sobre as emoções é uma maneira míope de compreende-las.... ao se pregar que pessoas boas, pessoas evoluídas, pessoas corretas NAO DEVEM sentir raiva, odio, ou qualquer emoção rotulada como mal ou negativa, é uma falácia. Ninguém é uma máquina. Somos humanos e como tal sentimos emoções inconscientes e sentimentos conscientes. Sentir raiva é o que nos faz humanos tbm. sentir raiva nos fez sobreviver como espécie diante das ameaças no decorrer de milênios. nosso organismo desenvolveu as emoções como forma de autopreservação. e funcionou. Quando nos livramos de dogmas moralistas sócio-culural-religioso, conseguimos conhecer melhor a si mesmo. porque nos tornamos apenas sinceros consigno mesmo. SIM, sinto raiva, sinto amor, sinto nojo, sinto tristeza, sinto felicidade, sinto odio, sinto nostalgia.... nao as ignoro, não as menosprezo.... não as oculto. há consciência de que estímulos externos as provocam.. elas existem , elas são reais e somáticas. Ponto! isso não o torna menos bom, menos humano, menos divino. (segundo os livros sagrados, até deus sente a ira). Em autoanálise, sendo sincero consigo mesmo, sente-se tudo isso sem amarras, sem preconceitos, sente-se tudo isso com mais plenitude. E tbm controle, para saber como dirigir tais afetos-emocionais de forma mais adequada. a grandíssima maioria são hipócritas consigo mesmo.... e exterioriza isso na sociedade. eu mesmo posso dizer que odeio a hipocrisia. Não odeio a direita nem a esquerda.... mas odeio os extremos. Enquanto toleramos aquele que nos tenta oprimir, mais oprimidos seremos. ser bom não é nao sentir raiva. Oxalá, a Europa não tivesse sido tão omissa com sua ´raiva´ contra o nazismo no início, talvez aquele massacre horrendo não tivesse ocorrido. A tolerância levou a desgraça de mais de 6 milhões de vidas.
@mr.nononono4233
@mr.nononono4233 Жыл бұрын
A tolerância ao nazismo gerou o holocausto, a tolerância ao comunismo gerou holodomor. Bom ponto.
@ninha1965
@ninha1965 Жыл бұрын
Santinelle, alerta sobre alienação e falta de caráter de quem anda com a bíblia debaixo do braço fazendo merda, em nome de Deus. Hipócritas
@paularln32
@paularln32 Жыл бұрын
Mas me identifico com o Santinelli. O que aconteceu na pandemia, é sem precedentes. Eles precisam pagar!
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Bolsonaro é um doente mental que incentivou atos estúpidos durante a pandemia, além de ter atrasado as vacinas, de fato. Só que responsabilizá-lo pelas mortes de todas as 700 mil pessoas que morreram é estúpido, e impressiona que a esquerda ainda faça isso. Primeiro que o vírus veio da China, o imundo do Bolsonaro não criou ele, segundo que o que mais rolou durante a pandemia, e ainda em 2020 antes de qualquer vacina surgir, era jovenzinho lacrador eleitor de partidos de esquerda indo pra bar e balada clandestina, propagando o vírus. Tudo isso tem que ser levado em consideração. O Bolsonaro tem que pagar pela prevaricação com as vacinas, mas ver a esquerda lacradora pagar de santa, como se nenhum jovem dinâmico tivesse ido em balada clandestina em meados de 2020, é patético. O povo brasileiro é um povo de baixo nível, mas a esquerda que sinaliza virtudes está inclusa nisso também. No máximo, o Bolsonaro pode ser responsabilizado pelas mortes na primeira metade de 2021, quando os efeitos da prevaricação das vacinas de fato foram catastróficos no país. Antes e depois desse período, morreriam pessoas com ou sem ele no poder. Fora que, mortes por mortes causadas por má administração, sempre morreu gente na fila do SUS, e isso muito antes do Bolsonaro sequer sonhar em ser presidente. Ou se culpa o estado como um todo, ou se para de querer tratar algo sério como partida de futebol.
@darlanbatalha1391
@darlanbatalha1391 Жыл бұрын
Engraçado comparar Léo Lins com Tiago Santineli... um só sabe tirar sarro de minorias que já sofrem historicamente, e o outro manifesta uma certa indignação com quem ofende as minorias. Na minha opinião, foi uma comparação infeliz, mas ok.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Léo Lins tira sarro de absolutamente todo mundo no humor. Quem fala o que você disse ou tá sendo desonesto, ou nunca viu um show dele. O Santinelli é quem usa humor como ferramenta de ódio político e social.
@darlanbatalha1391
@darlanbatalha1391 Жыл бұрын
@@DrGumballMordecai eu ja assisti mtos shows dele, inclusive rio. Agora dizer que ele tira sarro de todo mundo é desinestidade da tua parte e não da minha, colega.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
@@darlanbatalha1391 Não meu chapa, é desonestidade sua ainda. O Léo Lins tira sim, sarro de todo mundo. Gay, negro, branco, hétero, políticos corruptos, gordo, magro, evangélico, católico, ateu, mulher, homem, o cara do campari, entre tantos outros. O que mais tem é piada dele sobre os mais variados assuntos. O Santinelli é quem usa o humor como forma de proselitismo político e militância, o Léo não.
@AnaTubeEu
@AnaTubeEu Жыл бұрын
Leo Lins faz piada com os "fracos", essa é a diferença. O alvo de um são pessoas que já são marginalizadas, o nome disso é covardia mesmo. Santineli atacou os "patriotas", um grupo genérico marcado por pensamentos de extrema direita. Não há nivelamento aqui. Eu odiei o video so Santineli, achei estúpido, mas nivelamento não há não. Basta observar quem é o alvo.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Correção: Léo Lins faz piada com TODOS, não deve existir tema proibido para a comédia. A esquerda cisma com as piadas sobre gays ou gordos, mas esquece as piadas que ele também faz contra políticos corruptos, contra homofóbicos, contra todo tipo de gente. Só fala que o Léo "ataca minorias" quem nunca assistiu um show dele na vida,ou quem é desonesto. Você escolha sua categoria. Já o Santinelli faz puro proselitismo político em forma de "piadas" (que não possuem estrutura textual de piada, mas pela subjetividade da arte, a gente ainda aceita). Além de basicamente taxar todo mundo que discorda dele de fascista e nazista... quando quem desenhava suástica na mesa do colega judeu da escola era ele. Na prática, se formos considerar piadas como crimes, o Santinelli é bem mais criminoso que o Léo Lins. De fato não há nivelamento, Santinelli é uma pessoa bem pior, um adolescente que não cresceu.
@Joao50297
@Joao50297 Жыл бұрын
Talvez o Leo Lins defenda a liberdade de expressão irrestrita, coisa que sou contra, mas o que o caso dele representa de verdade é a liberdade artística irrestrita, coisa que defendo, ou a gente vai censurar a arte? Pegue o exemplo de Jojo Rabbit.
@ks-ro2nq
@ks-ro2nq Жыл бұрын
Leo Lins é claramente de direita?haha
@chimerarj
@chimerarj Жыл бұрын
Ele faz piada com pautas importantes pra esquerda e a direita o defende sempre. Se ele não é de direita, à essa altura do campeonato já não faz muita diferença.
@ks-ro2nq
@ks-ro2nq Жыл бұрын
@@chimerarj concordo... Mas a questão é que a pauta liberdade de expressão que outrora era defendida pela esquerda, hoje virou principal pauta da direita. Assim como muitos pensadores antigos, hoje idolatrados pela direita, antigamente eram considerados de esquerda, o mesmo acontece hoje. Essa esquerda mainstream progressista está indo a passos largos para o extremismo e ver pessoas relativizando tudo o que está acontecendo é preocupante. A esquerda quer controlar a narrativa, nem que precise do uso da força, a história tem muitos exemplos como isso sempre acaba mal...
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
@@chimerarj O que mais teve foi bolsonarista mandando ele "fazer o L" na última polêmica. Ele não é esquerdista, mas não tentem colocar ele no mesmo patamar dos bolsonaristas, nem votar no Bolsonaro ele votou na última eleição.
@renanmartins01
@renanmartins01 Жыл бұрын
Há, a meu ver, uma diferença notável entre o Santineli e o Léo Lins. A piada sobre temas sensíveis feita pelo Léo Lins atinge diretamente a pessoa oprimida, explorada e injustiçada. Enquanto o Santineli, destina a sua piada (e ódio) à figura do opressor, sintetizada naquilo que conhecemos por “patriota”. Sinceramente, posso estar equivocado, mas entendo como moralmente justificada a posição do Santineli.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Só usa essa falácia de "ain, Santinelli zoa o opressor, o Léo Lins zoa o oprimido" quem é desonesto, ou quem nunca viu um show do Léo Lins na vida. O Léo zoa absolutamente todos os grupos, é um cara verdadeiramente imparcial na hora de fazer piadas. O Santinelli é quem usa o humor dele como ferramenta de ódio político, basicamente contra quem discorda dele. Enquanto for piada, nenhum dos dois deve ser censurado, na verdade, mas é fato que a extrema-esquerda pode falar o que quiser, enquanto outros espectros políticos no Brasil não possuem a mesma liberdade. Enfim, você tá muito equivocado.
@fernqueiroz
@fernqueiroz Жыл бұрын
Falando em ódio, odeio Santineli. O cara mais prego da internet. 👎👎👎
@W4guin3r
@W4guin3r Жыл бұрын
E o leo lins?
@adilonredangel9198
@adilonredangel9198 Жыл бұрын
Eu ❤ Santinelli. Revidar o ódio dos bolsonaristas é de utilidade pública.
@cristianolucasferreira3582
@cristianolucasferreira3582 Жыл бұрын
Penso exatamente como o Tiago. Fascista e quem defende fascista merece no mínimo, todo nosso ódio.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
É, todos que discordam de você são fascistas, parabéns.
@giovanisouza4632
@giovanisouza4632 Жыл бұрын
Professor, essa ideia de Catarse encaixa somente nas ideias do Santineli e não nas do Leo Lins? E não seria diferente o Leo Lins fazer piada (de mau gosto) ao provocar pessoas enquanto o Santineli simula um ato de violência?
@MarcoPolo82
@MarcoPolo82 Жыл бұрын
Passada de pano, o ódio do bem.
@alexalves5744
@alexalves5744 Жыл бұрын
Tem algumas questões aí. As piadas em geral refletem o pensamento de quem está proferindo a piada. A pessoa dizer que não acredita naquilo está ligado mais a resposta que a sociedade dá hoje a essas piadas. Existe um documentário chamado "O riso dos outros" de mais de 10 anos atrás que debate a comédia em pé no Brasil , suas piadas e quem ri delas. Não por coincidência o Léo Lins está lá mais uma vez proferindo piadas racistas e na entrevista ele.defende esse direito de fazer e nenhum momento ele diz que não acredita naquilo e sim o famoso " é só uma piada"....lembremos que um dos mecanismos de criação de ódio contra os judeus, na Alemanha nazista,foi o humor e no final deu certo.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Léo Lins é verdadeiramente imparcial ao contar piadas. Ele zoa todos os grupos, sem restrição. Só fala essa falácia de "Léo Lins zoa o oprimido" quem nunca viu um show dele. E não existe grupo imune à comédia, se fosse assim, seriados como Todo Mundo Odeia o Chris e Um Maluco no Pedaço não poderiam nem existir (e olhe só, foram escritos por negros!).
@LuisVieira2012
@LuisVieira2012 Жыл бұрын
Pessoas de esquerda radical que eu conheço não odeiam alguém só por pensar diferente. Existe gente de esquerda que odeia todo mundo que pensa diferente mas é uma pequena minoria. A grande maioria da esquerda radical odeia apenas quem está na direita radical. Já a direita radical odeia por motivos religiosos e/ou raciais e isso é uma diferença importante. Para a direita radical, quem pensa diferente dela, pensa diferente de Deus, é contra Deus, desobedece uma ordem supostamente "natural" e criada por Deus. Isso, no Brasil, é o pensamento de uma parcela grande da população. Não é a maioria, mas é uma parcela grande...
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Sempre a mesma falácia. Diz isso para o pessoal que bateu no carinha do MBL outro dia.
@betobasso3575
@betobasso3575 Жыл бұрын
Vamos diferenciar? Raiva de ódio de violência, professor analisou bem, 😊
@lfrusca
@lfrusca Жыл бұрын
Quando se diz que o amor venceu, na verdade, refere-se a política de intolerância disseminada pelo governo bolsonaro em relação ao pobre, ao preto, a mulher, a comunidade LGBT. Eu não considero hipocrisia, como dizem: fascismo não se combate com flores.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Bolsonaro só pensa do mesmo jeito que o brasileiro médio. Quem discorda é quem tá muito alienado pra conseguir perceber isso, vai num buteco e você vai ouvir pessoas falando coisas equivalentes ao que o Bolsonaro pensa. Quanto ao amor, episódios de violência política disseminados pelo PT e pela esquerda desde os anos 2000 são frequentes. Se o Bolsonaro ganhou notoriedade política, é porque a esquerda, que sempre foi odienta, deu possibilidade a isso. É fácil falar do bolsonarismo como se fosse um fenômeno que surgiu do nada, e não foi. O petismo com sua raiva e ódio contra opositores, que sempre se fez presente nos anos 2000 e 2010,é o que gerou o bolsonarismo como um fenômeno político. Fosse o PSDB na presidência, que é um partido de fato mais moderado, o Bolsonaro nunca teria surgido como presidente.
@fredessantos8972
@fredessantos8972 Жыл бұрын
O sarcasmo é uma forma de humor onde você precisa usar a inteligência deixando a piada em segundo plano por isso eu gosto!
@caiosilva164
@caiosilva164 Жыл бұрын
Só faltou a piada em segundo plano.
@fredessantos8972
@fredessantos8972 Жыл бұрын
@@caiosilva164 por isso eu sigo o professor a mais de dois anos para não ficar boiando.
@ivanilitchh
@ivanilitchh Жыл бұрын
Ah, tá... é que a galera do judiciário manja muito de filosofia. Foi isso.
@fernandoaas
@fernandoaas Жыл бұрын
“Não confunda a reação do oprimido com a violência do opressor” - Malcolm X.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
Como se um homem branco de classe média fosse oprimido. Parem de achar que são a contra-cultura, a Globo concorda com vocês, pelo amor de Deus!
@mr.nononono2486
@mr.nononono2486 Жыл бұрын
Santinelli é um homem branco, já privilegiado, e que por sua vez repete o discurso das elites dominantes (mídia, artistas, etc, que querem causar divisionismo entre as pessoas), que é um discurso de esquerda revoltado. Ele não é "oprimido", jamais.
@fernandoaas
@fernandoaas Жыл бұрын
@@mr.nononono2486 de fato ele não é oprimido pela cor, óbvio, mas ele veio da periferia, e continua sendo classe trabalhadora. Ele pode não ser do grupo social minoritário e oprimido, mas representa uma ideia. Agora tu dizer que "esquerda revoltada" e "elite dominante" estão juntos quer dizer que tu não entendeu nada até agora.
@mr.nononono2486
@mr.nononono2486 Жыл бұрын
@@fernandoaas Ah meu amigo, usando definição marxista pra definir as pessoas em pleno 2023... tá serto. Daqui a pouco vai estar discutindo a semântica de "burguesia" igual o animal do Castanhari fez tempos atrás e tomou na tarraqueta. E a elite dominante usa a esquerda revoltada de apartamento para causar cisões sociais na sociedade, qualquer um que se informa um pouco mais e enxerga além da casinha vê isso. Se os comunistas incomodassem de fato os poderosos em algo eles não teriam a visibilidade que possuem hoje. O Léo Lins incomoda a tal elite, ele é censurado por prefeituras corruptas do Brasil todo, já o Santinelli não. E isso diz muito sobre quem de fato é oprimido e está indo contra o sistema, e o Santinelli não é o oprimido nessa relação, isso é fato.
@DrGumballMordecai
@DrGumballMordecai Жыл бұрын
@@fernandoaas Não estamos em 1910, larga essas ideias caducas de Marx e aterrisa em 2023. Fora que o que o rapaz quis dizer, é que o Santinelli reproduz o discurso da elite dominante do Brasil hoje. A Globo e os editoriais dos jornais concordam com ele, isso não é "bater nos opressores" de forma alguma.
@ednilsonm
@ednilsonm Жыл бұрын
Lembro que foram os reacionários da direita lá pelos idos de 2013 que começara com essa história de "protestos pacíficos" contrário aos protestos dos Black Blocks". Deu no que deu no vandalismo do 8 de janneiro com os "pacífistas" cagando tudo. Agora tiraram essa de "ódio do bem.".
Aula aberta: Como se tornar um leigo culto com a Filosofia
56:23
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 291
Não existe isso de "mais razão, menos emoção"
11:49
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
Survive 100 Days In Nuclear Bunker, Win $500,000
32:21
MrBeast
Рет қаралды 165 МЛН
Пройди игру и получи 5 чупа-чупсов (2024)
00:49
Екатерина Ковалева
Рет қаралды 4 МЛН
艾莎撒娇得到王子的原谅#艾莎
00:24
在逃的公主
Рет қаралды 53 МЛН
VAI FECHAR A TV ABERTA? - EDUARDO BUENO
23:34
Buenas Ideias
Рет қаралды 53 М.
NIETZSCHE: "Deus está morto" | EXPLICADO
4:52
Cortes do Benites - Filosofia e Cultura
Рет қаралды 22 М.
Traição a partir da Filosofia (o caso Luisa Sonza e Chico)
16:50
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 10 М.
MARUK - TIAGO ANDRÉ SHOW!
32:00
Tiago Andre Show!
Рет қаралды 114 М.
O conceito intraduzível da condição humana: o que aprendi com Milan Kundera
11:51
LEDO VACCARO - ProfCast #004
2:21:00
ProfCast
Рет қаралды 295 М.
A base filosófica para entender o "racismo reverso"
22:48
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 15 М.
Survive 100 Days In Nuclear Bunker, Win $500,000
32:21
MrBeast
Рет қаралды 165 МЛН