"Escola de Frankfurt" nunca foi marxista EP #12

  Рет қаралды 20,490

Marxist Orientation

Marxist Orientation

5 жыл бұрын

No atual vídeo mostramos que a chamada Escola de Frankfurt, além de sequer possuir um pensamento minimamente consistente que mereça ser chamada de uma escola, não se desenvolveu como uma corrente marxista, ao contrário, como uma ruptura em relação ao marxismo.
Referências e citações:
Horkheimer: "a verdade procurará refúgio entre pequenos grupos de homens admiráveis" "Dialétca não é a mesma coisa que desenvolvimento [...] o fim da exploração [...] não é mais uma aceleração do progresso, mas um salto qualitativo para fora da dimensão do progresso".
"A escola de Frankfurt tem penas um relacionamento tênue e ambivalente com o marxismo" - Escola de Frankfourt Revisitada de Douglas Kellner.
Artigo mencionado: teoriaerevolucao.pstu.org.br/...
_______________________________________________________________________________
SEJA MEMBRO e apoie o canal. Botão ADERIR acima ou:
/ @orientacaomarxista
Vídeo sobre ser membro do canal:
• Seja um apoiador do ca...
_______________________________________________________________________________
Siga as páginas do canal Orientação Marxista nas Redes Sociais
FACEBOOK: / orientação-marxista-11...
TWITTER: / orient_marxista
INSTAGRAM: / orient.marxista
_______________________________________________________________________________
Leia o blog Teoria e Revolução:
teoriaerevolucao.pstu.org.br
_______________________________________________________________________________
O livro do autor desse canal (Marx e a História: das particularidades nacionais à universalidade da revolução socialista ) pode ser adquirido nos seguintes endereços:
editorasundermann.com.br/livr...
www.estantevirtual.com.br/bus...
#EscolaDeFrankfurt #Marxismo

Пікірлер: 222
@michelcarnio
@michelcarnio 4 жыл бұрын
Fala Gustavo! Obrigado pelo vídeo. Particularmente, esperava mais... Mas só de propor essa discussão já tem meu parabéns. Mesmo não reconhecendo a Escola de Frankfurt como "marxista raiz", preciso aqui prezar pela grandiosidade destes pensadores para o espírito crítico. . São muitas as obras publicadas, naturalmente não conseguimos esgotar tudo. Da forma como vejo, os frankfurtianos levaram tão a sério as categorias da mercadoria e da troca no sistema capitalista que se dedicaram a compreender suas reverberações concretas nas mais diferentes instâncias sociais, passando pela ciência (crítica ao positivismo), pela filosofia (crítica epistemológica), pela modernidade (crítica à razão e à cultura), pela política (ascensão e propaganda fascista), pela arte (críticas estéticas na música, literatura e a arte em geral), pela constituição psíquica dos sujeitos (psicologia social e psicanálise), entre outras. Ao longo dos meus estudos destes autores fui considerando essas abordagens muito coerentes com o materialismo dialético que visa interpretar os fenômenos econômico-sociais na sua complexidade, sabendo que nossas vidas são permeadas por essas relações entre particular e universal. Afinal, alienação é uma condição que se impõe a partir de vivências e realidades objetivas que nos afetam em formas sócio-históricas concretas, efetivas, se materializam de tantas formas que é preciso sairmos dos diagnósticos gerais e nos debruçarmos sobre suas particularidades para as combatermos. . Dos tópicos que você citou, ressalto outros que me pareceram muito superficiais perante quem transita pela teoria crítica. i) Teoria Crítica significa que as coisas não são como poderiam ser, e isso coloca a transformação da realidade como uma orientação direta da relação entre teoria e prática dos sujeitos, ii) reconhecer pontos positivos do desenvolvimento humano ao longo da história não nos exime de reconhecer possíveis regressões que vêm juntas com esse tal “progresso”, iii) para além do potencial da razão, ela mesma pode se converter em mito, seja na linguagem seja na ciência; iv) negar a essência do conceito de totalidade não significa abrir mão de um framework do mundo, mas sim o manter o rigor metódico perante este mundo, justamente para respeitar a primazia dos fenômenos perante os conceitos tão buscada por Marx. . Em geral penso que quem se reconhece marxista precisa entender que não basta querer a revolução, tem que ter coragem para refletir quais as condições concretas para colocarmos a revolução como um horizonte e pensar por que a classe trabalhadora, quando frustrada social e economicamente, prefere o fascismo ao socialismo. Reconhecer os limites dos empreendimentos humanos nunca significou ser relativista ou abrir mão dos aspectos positivos da razão, nem leva à paralisia perante a imutabilidade social do olhar pessimista. Por isso, para além de qualquer possível rotulação, marxistas só têm a perder nessa rechaço com os frankfurtianos. Abçs
@lennando195
@lennando195 4 жыл бұрын
Ótimo!
@milenatorino2838
@milenatorino2838 3 жыл бұрын
Perfeito!
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 2 жыл бұрын
Gustavo Machado está na linha de Chasin e sua orientadora Ester Vaismann
@karendannenhauer9119
@karendannenhauer9119 2 жыл бұрын
P E R F E I T O
@franciscoalexandrearaujode4755
@franciscoalexandrearaujode4755 2 жыл бұрын
Mandou bem no comentário manolo
@renanfurtado8153
@renanfurtado8153 5 жыл бұрын
Você realmente leu os textos dos teóricos da escola de Frankfurt? Uma leitura básica de obras clássicas não deixaria você falar quase tudo que disse ...
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
Por exemplo?
@renanfurtado8153
@renanfurtado8153 5 жыл бұрын
@@orientacaomarxista o que foi dito sobre progresso, a base teórica deles e etc. Enfim, mas... Que siga nessa linha aí de interpretação
@wertherxavier
@wertherxavier 5 жыл бұрын
Pois é. Foi o que eu disse. Além de falar de "progresso" sem critério algum, compara a primeira geração com a terceira. Tá bem o senso comum, a reprodução da verborragia antidialética.
@andyisdead
@andyisdead 4 жыл бұрын
@@renanfurtado8153 "base teórica"... seja mais específico por favor
@gabrieltroncarelli175
@gabrieltroncarelli175 4 жыл бұрын
@@renanfurtado8153 essa história ai ta muito mau contada mesmo
@marcelor.d.9941
@marcelor.d.9941 4 жыл бұрын
Poderia fazer um vídeo específico sobre Marcuse? Obrigado!! 🙂
@pasparaldabeiradocanal1578
@pasparaldabeiradocanal1578 4 жыл бұрын
Explicação clara e informativa. Minha única critica é a qualidade do som. Eu aconselharia usar um microfone de solapa.
@luisfernandogoncalves2613
@luisfernandogoncalves2613 3 жыл бұрын
Mortadela
@chfg9838
@chfg9838 2 жыл бұрын
@@luisfernandogoncalves2613 goiaba
@fatosreconhecidos9473
@fatosreconhecidos9473 2 жыл бұрын
@@chfg9838 piroca
@franciscolira6637
@franciscolira6637 5 жыл бұрын
Seu canal é Excelente, Continue com o bom trabalho!!!
@luizaraujoramosneto1198
@luizaraujoramosneto1198 4 жыл бұрын
Oi Gustavo, tudo bem? Adorei o vídeo! Para ti, o trabalho do Walter Benjamin estaria sob a égide do marxismo ou não? Ele tem vários pontos de discordância com Adorno e percebo elementos de suas reflexões em Gramsci e E.P. Thompson. Não sei se costumas responder os comentários, mas não pude me furtar na tentativa de tirar essa duvida. Um abraço!
@fernandobarba7133
@fernandobarba7133 5 жыл бұрын
Gustavo, põe uma foto ou arte no ícone e início do canal. Tá ficando show. Se manter uma boa freqüência de vídeos vai bombar.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
Já estou providenciando. Valeu pelo incentivo.
@iberismo3201
@iberismo3201 4 жыл бұрын
@@orientacaomarxista o Marcuse foi o sociologo que criou o festival woodstock?
@cleitondiesel6163
@cleitondiesel6163 5 жыл бұрын
Olá, Gustavo. Desculpe a pergunta não referente ao vídeo, mas há previsão do seu livro "Marx e a História" ficar disponível para venda na Amazon?
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
Olá Cleiton. Eu realmente não sei te responder, porque essas questões ficam por conta exclusivamente da editora. Além do site da editora, ele também está disponível em algumas livrarias com acervo disponível no Estante Virtual.
@priscilaprimeira
@priscilaprimeira 4 жыл бұрын
Ola' Gustavo! o que vc acha do trabalho de Gillian Rose?
@elitecartola5609
@elitecartola5609 4 жыл бұрын
Vc deveria fazer vídeos diários, comentando sobre os acontecimentos atuais. A esquerda precisa de mais vozes.
@yuricastelobranco3905
@yuricastelobranco3905 5 жыл бұрын
Gustavo, que obras são aquelas no canto direito "Marx e a História"? Fiz uma rápida busca e não encontrei.
@mariuchafontana8984
@mariuchafontana8984 5 жыл бұрын
Vc pode encontrar na Editora Sundermann
@yuricastelobranco3905
@yuricastelobranco3905 5 жыл бұрын
@@mariuchafontana8984 muito obrigado. Encontrei aqui
@JoseOliveira-wx3kg
@JoseOliveira-wx3kg 3 жыл бұрын
Olá meu Caro. Excelente exposição, sempre objetiva. Por gentileza, poderia recomendar literatura(tese, artigo, livro etc) que também sinalize, que a escola de frankfourt nunca foi marxista? Ao mesmo, seria possível, como sugestão, fazer um vídeo sobre a relação entre Habermas e o Marxismo, e Mikhail Bakhtin e o Marxismo? Grato pela atenção.
@rodrigo0303
@rodrigo0303 4 жыл бұрын
Boa introdução sobre a onde se funda a ruptura de alguns membros da Escola de Frankfurt com o marxismo.
@gabrieltroncarelli175
@gabrieltroncarelli175 4 жыл бұрын
Bem discutível as questões que você colocou. Agora o mais complicado foi ignorar a teoria crítica da sociedade... que contrapondo o que você falou, pretende buscar nas manifestações particulares a expressão do todo. A teoria crítica media esses doais polos e, realmente, diferente do marxismo tem outra concepção de todo, superestrutura, infraestrutura... A grande questão que a teoria crítica coloca é que durante o iluminismo, o esclarecimento pronunciado por Kant não ocorreu. O ser humano não saiu de sua menoridade. Causa disso, discutida por diversos filósofos de frankfurt ocorre porque a razão foi se tornando cada vez mais instrumental, devido aaaaaooooo: capitalismo... Para os autores o capitalismo trouxe um grau enorme de controle ideológico do trabalhador, por isso a revolução nas vias marxistas não pode ser vista como "próxima" ou "parte de um desenvolvimento histórico-social inabalável". Marcuse chama de sociedade unidimensional, Adorno chama de mundo administrado... Adorno em relação a dialética hegeliana tem rupturas e continuidades. Marcuse que incorpora a ideia de teoria crítica e que seria, inicialmente, o autor que escreveria dialética do esclarecimento com o Horkheimer fez a tese dele sobre Hegel. Tá muito mau contada a sua história aí... Só de iniciar o argumento falando que a Escola de Frankfurt e ignorar a teoria crítica que é fruto da escola de frankfurt... Eu sugiro a releitura de alguns textos. Incluir "Prolegomenos Dialéticos", "Para uma metacrítica do conhecimento" ambos de Adorno e "Teoria Crítica e Teoria Tradicional", texto referenciado por Marcuse em Sociedade Unidimensional, de Horkheimer.
@ACorujaDiurna
@ACorujaDiurna 4 жыл бұрын
Fico pensando se o autor do vídeo leu de verdade o que está falando e está mentindo ou se ele irresponsavelmente não leu nada e tá repetindo teoria da conspiração
@gabrielamalesuik2875
@gabrielamalesuik2875 4 жыл бұрын
Esse vídeo está realmente bem decepcionante. Leitura extremamente caricata e precária dos frankfurtianos. Confesso que perdi a vontade de acompanhar teus vídeos porque me fez desconfiar da plena legitimidade de tua fala acerca de rigor analítico. Podia ter se ausentado de entrar em uma discussão em que claramente, Gustavo, te falta contato com os autores. Recomendo começar pela história da escola, com o livro A Imaginação Dialética, do Martin Jay. Jay não é marxista, tenho algumas divergências a ele, mas do ponto de vista analítico, faz uma ótima exposição, com rigor teórico, do pensamento marxista heterodoxo dos principais frankfurtianos.
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 2 жыл бұрын
Eu fiz uma live sobre o honneth e Bob Dylan. Honneth é a terceira geração do institut fur sozial forschung
@gilvany89
@gilvany89 5 жыл бұрын
Gustavo, uma dúvida: Se a concepção de marx sobre o capitalismo era uma sociedade de trocas e não de consumo, isso nao corrobora pra noção de capitalismo de ancaps/liberais de o capitalismo ser sobre "livres-trocas". Abraços.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
Gilvany Oliveira, o que diferencia a compreensão de Marx daquela liberal não é o fato de o capitalismo ser ou não uma sociedade das trocas, mas quais são as características internas dessa sociedade, para onde conduz e como se estrutura. Mas a diferenciação conceitual precisa entre valor de uso e valor de troca se deve a Adam Smith(um liberal) e Marx retoma essa diferenciação.
@suelenlopes4868
@suelenlopes4868 5 жыл бұрын
Obrigada, Gustavo, por essa aula. Ouvir sobre totalidade foi, deveras, bom para essa mestranda em filosofia (pós-moderna).
@jorgepontes1494
@jorgepontes1494 4 жыл бұрын
ótimo trabalho.
@GladstoneLima
@GladstoneLima 4 жыл бұрын
Veja a página 48-49 do livro A Escola de Frankfurt de Rolf Wiggershaus.
@marcelor.d.9941
@marcelor.d.9941 4 жыл бұрын
Vc considera Sartre um marxista, ou tb não? O q poderia dizer de György Lukács, Karl Korsch, Adam Schaff, Henri Lefebvre, Habermas ou Lucien Goldmann? Muito obrigado 🙂🙂
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 2 жыл бұрын
Esses aí são Revisionistas ou marxianos
@asimonini227
@asimonini227 Жыл бұрын
Acho Lukács extraordinário e teórico profundo. A forma como evolui vindo de uma posição idealista é extremamente didática. Sua vasta cultura literária e seu rigor lógico tornam decisiva e original a crítica marxista do Irracionalismo.
@alancosta4760
@alancosta4760 5 ай бұрын
Quem na terra considera Sartre Marxista, meu pai? 😂 Um existencialista dos mais canalhas, no máximo.
@dr.strangelove5835
@dr.strangelove5835 4 жыл бұрын
Gustavo, o Merchior é intelectualmente honesto? Tenho "O Liberalismo" aqui em casa e pretendo ler.
@lombeiranaits4390
@lombeiranaits4390 2 жыл бұрын
Poderia ser interessante um video comentando a influencia do marxismo em Walter Benjamin, especialmente a "misteriosa" relação apontada por ele entre materialismo e teologia
@ThePliniopj
@ThePliniopj 5 жыл бұрын
A reflexão sobre a escola como um todo é bem lúcida, mas quanto a Walter Benjamin? Ele destoa sobretudo do Adorno em vários aspectos (se não em todos), óbvio que ele não representa por si só a "Escola de Frankfurt".
@DouglasrMartins
@DouglasrMartins 4 жыл бұрын
Não assisti todos os vídeos do canal, mas vi alguns. Infelizmente este, sobre a "escola de Frankfurt", está bem ruim. Tem alguns pontos que procedem, como certa influência de Nietzsche (e Schopenhauer) e o afastamento da práxis junto aos movimentos operário, estudantil e sociais, mas no geral caiu muito no senso comum que alguns textos clássicos dos principais autores que você cita resolveria ("Teoria tradicional e teoria crítica" e "Filosofia e teoria crítica" do Horkheimer, por exemplo). A questão do pessimismo também não é bem assim (mas é preciso ser levada em consideração em relação ao contexto dos obstáculos teóricos e práticos colocados pela doutrina stalinista), bem como a "influência" de Kant (que, na verdade, ressaltam o mérito deste de ter apreendido os limites da razão instrumental capitalista mas rejeitavam aspectos fundamentais deste e tinham muito mais influência de Hegel - basta lembrar os "Três estudos sobre Hegel" e a "Dialética negativa" de Adorno). Outro ponto bem contraditório é afirmar que nunca existiu uma "escola de Frankfurt" no sentido estrito e, em seguida, usar definições como "primeira" e "terceira gerações", uma interpretação que acaba deixando de lado as rupturas (ao dar certa ênfase em uma suposta continuidade) que ocorreram no interior da própria Teoria crítica e que levaram a elaborações, em particular nos países ocidentais centrais, sobre a "crítica do valor", "crítica do trabalho" e as "novas leituras" de Marx. Continue o bom trabalho, mas seria interessante algum dia voltar ao tema sob a luz dos originais dos autores e não apenas através de comentadores. A Teoria crítica, dada a sua importância sobre certos aspectos da relação com o pensamento de Marx, merece uma crítica bem fundamentada, mas essas acabaram pecando em demasia pelo senso comum que se ouve por ai.
@fernandoc.tropia838
@fernandoc.tropia838 4 жыл бұрын
Opa, muito bom seu parecer aqui, estava pra diagnosticar parte dessas fragilidades também...
@ACorujaDiurna
@ACorujaDiurna 4 жыл бұрын
Seu comentário é melhor que o vídeo
@gabrielmachado4060
@gabrielmachado4060 4 жыл бұрын
Esse foi um texto que me pegou de surpresa. Nunca fui seguidor ferrenho das leituras de Horkheimer e Adorno, mas já chegara a fazer um curso com um dito marxista em que estudamos a dialética do esclarecimento e outras obras esparsas dos dois. A sua visão me pegou de surpresa, mas de fato, faz sentido. Eles nunca deixam claro se são partidários de uma alternativa revolucionária, e tampouco o contrário, ao menos até onde li. Mas fica aqui só um questionamento: essa mesma crítica (de não ser marxista) vale para Benjamin?
@niggazaire4926
@niggazaire4926 2 жыл бұрын
Benjamin Arrolah?
@amotaba
@amotaba 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo
@abujamal6582
@abujamal6582 4 жыл бұрын
Esta seção de comentários reflete um aspecto interessante das contradições brasileiras. Um país que agoniza por mais prática e ação p ser mudado, haja vista ser um dos mais desiguais socialmente do planeta. Um lugar extremamente desigual e cenário de muitas opressões e injustiças. Deveria ser uma conjuntura "perfeita" p o processo revolucionário. Mas muitos daqueles que poderiam estar mais engajados na prática, estão encastelados em seus feudos de exclusiva abstração e infindáveis debates teóricos. "Os filósofos limitaram-se a compreender o mundo, mas a sua real função é transformá-lo." Acho que é mais ou menos assim a conhecida frase... Precisamos de mais ação, pois de embasamento teórico está claro que estamos bem abastecidos.
@odairjesus8837js
@odairjesus8837js Жыл бұрын
Tese maravilhosa Gustavo, conhecimento que liberta Odair js SP gratidão sempre ouser educar sempre okjs.
@jeannominato4169
@jeannominato4169 4 жыл бұрын
Nunca foram marxistas e cometeram vários equívocos com relação a teoria marxiana! Excelente vídeo Gustavo!
@LuisSilva-yu6ty
@LuisSilva-yu6ty 7 ай бұрын
Quais foram os equívocos?
@eueu2270
@eueu2270 4 жыл бұрын
Cara, legal e clara os seus videos. Mas como crítica construtiva, tem que fazer um pouco mais didatico. Nem todos são economistas, sociologos, filósofos, etc. E para a mensagem chegar mais longe a didática pode ajudar. Um abraço.
@franciscolira6637
@franciscolira6637 5 жыл бұрын
O que você acha da experiência socialista da URSS e o Stalinismo?
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
Penso que o Stalinismo foi o calvário e a destruíção do processo que se iniciou com a Revolução Russa. Mas o Stalinismo é um fenômeno social que não pode ser reduzido a pessoal de Stalin e juízos meramente morais.
@victorsalomao6518
@victorsalomao6518 5 жыл бұрын
O kurz, da "Nova escola de Frankfurt" (aquele pessoal do krisis - viajam eu sei, mas...) em colapso da modernização têm uma boa analise quando a esfera do trabalho, em seu caráter abstrato principalmente na URSS. Por ali, ele expõe as viceras dos soviéticos sem ficar no moralismo.
@monalisasilva8180
@monalisasilva8180 5 жыл бұрын
@@orientacaomarxista e quanto à Cuba?
@marcelodonascimento7323
@marcelodonascimento7323 Жыл бұрын
Gustavo, por favor, faz um vídeo sobre Marx e Práxis. Obrigado!
@belichjr
@belichjr 5 жыл бұрын
Onde apareçe o conceito de totalidade em Marx?
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
Marx quase nunca discute conceitos em abstrato, mas sempre vinculado a um contexto particular e histórico. Nesse sentido, o tema aparece centenas de vezes em O Capital e nos Grundrisse. Em breve, vídeos comentados sobre essa obra.
@igorcamposoliveira6265
@igorcamposoliveira6265 5 жыл бұрын
Onde Hegel faze essa crítica ao Kant ?
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
Primeiro volume da enciclopédia. O trecho que mencionei é o seguinte: "Um ponto de vista fundamental da filosofia cr tica ı ́tica [a de Kant] é que, antes de se proceder a conhecer Deus, a essência das coisas, etc., importa primeiro investigar a faculdade de conhecer e ver se ela é capaz de realizar tal [tarefa]; deve aprender- se a conhecer o instrumento antes de se empreender o trabalho que, mediante o mesmo, se deve levar a cabo; se o instrumento fosse insuficiente, todo o esforço se despenderia em vão. [...] Mas querer conhecer antes de se conhecer é tão destoante como o sábio propósito daquele escolástico [Hiérocles] de aprender a nadar antes de se aventurar à água" (HEGEL, 1988, p. 79).
@ednitran
@ednitran 4 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Não seria querer conhecer como o conhecimento conhece, ou seja, mediado pelo conceito, que enquanto tal traz consigo o aspecto conceitual (universal) e não conceitual (particular)? Esse me parece ser o ponto, a partir de Kant, Hegel e Nietzsche, colocado por Adorno na dialética negativa. Não há um conhecimento primeiro, original. Há o movimento dialético, inevitavelmente.
@asimonini227
@asimonini227 Жыл бұрын
É verdade que a abordagem da Escola de Frankfurt é uma ruptura meio velada com o marxismo.
@andrade1248
@andrade1248 Жыл бұрын
Muito bom
@Guilherme-nv5wq
@Guilherme-nv5wq 5 жыл бұрын
Explica o conceito da ditadura do proletariado. Como ela seria? Um tipo de democracia direta?
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
Seria um ótimo tema para um futuro vídeo. Obrigado pela sugestão.
@NeedsTheWorld
@NeedsTheWorld 5 жыл бұрын
RECOMENDO LER O LIVRO : O ESTADO E A REVOLUÇÃO - LENIN . LA ISSO É BEM EXPLICADO !!!
@renatocosta9929
@renatocosta9929 4 жыл бұрын
Boa pergunta, o senso comum fica arrepiado com a palavra "ditadura" fora d contexto. Bom ter repertório d argumentos p não passar raiva por aí
@coelho3852
@coelho3852 5 жыл бұрын
A abertura do canal deveria ser o hino da URSS... É só uma ideia...
@hidemimiyamoto1
@hidemimiyamoto1 5 жыл бұрын
Sobre o conceito de totalidade tenha alguns questionamentos. Em Adorno a crítica dele com relação à totalidade não me parece ser pela possibilidade ou não de compreendê-la teoricamente mas se relaciona ao fato de que a totalidade para Adorno seria necessariamente um processo de reconciliação do indivíduo com a realidade, com a sociedade administrada. Em uma análise mais profundo essa crítica à totalidade tem fundamento na crítica dele ao pensamento iluminista. Eu também não concordo com a crítica dele à totalidade.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
É um longo debate e o objetivo do vídeo não é focar nesses detalhes, embora o que disse traduz o que penso de suas elaboraçõres, particularmente a dialética negativa. Mas vc tem razão, é superificial dizer simplementes que adorno nega a totalidade sem outros esclarecimentos. Minha crítica se centra em passagem como esta: "A expressão “dialética negativa” subverte a tradição. Já em Platão, “dialética” procura fazer com que algo positivo se estabeleça por meio do pensamento da negação; mais tarde, a figura de uma negação da negação denominou exa- tamente isso. O presente livro gostaria de libertar a dialética de tal natureza afirmativa, sem perder nada em determinação(ADORNO, 2009, p. 7)."
@hidemimiyamoto1
@hidemimiyamoto1 5 жыл бұрын
@@orientacaomarxista em termos gerais concordo com sua interpretação, somente fiz esse porém, mas além disso acredito que alguns autores da escola possuem análises interessantes especialmente no campo da Estética.
@MateusCABJFrota
@MateusCABJFrota 5 жыл бұрын
Os seus vídeos são os melhores que encontrei até agora sobre Marx em toda a internet, parabéns pela difusão deste conhecimento esclarecedor. Ops: se puder falar do trotskismo como corrente oposta ao stalinismo e a degeneração da URSS.. seria ótimo!
@victor-gl1uf
@victor-gl1uf 5 жыл бұрын
Dá uma olhada no canal do Jones Manoel.
@MateusCABJFrota
@MateusCABJFrota 5 жыл бұрын
@@victor-gl1uf É bom, pena que é stalinista.
@douglasrenato1787
@douglasrenato1787 4 жыл бұрын
Obrigado Gustavo! Aulas construtivas, e bem embasadas.
@ACorujaDiurna
@ACorujaDiurna 4 жыл бұрын
É triste ver um canal que faz vídeos interessantes, fazendo algo tão "adolescente" como esse vídeo. Marcuse passou a vida sendo perseguido porque sempre defendeu o marxismo e a revolução socialista,, foi o primeiro a escrever sobre os manuscritos economico-filosófico de Marx e defendia que Teoria Crítica (escola de frankfurt) e marxismo eram sinônimos. Aqui no meu podcast há um programa (kzfaq.info/get/bejne/qLVprZCbr9Gwk3k.html) sobre Marcuse que talvez ajude a desfazer essa caricatura bizarra feita aqui No mais, em que obra de que autor da Escola de Frankfurt há essa defesa da destruição da sociedade ocidental? Não há na obra de Adorno e Horkheimer porque, como vc mesmo disse, não há uma ideia positiva (no sentido de transformação social) forte na obra desses autores. Você ta repetindo teoria da conspiração e se contradizendo, que desserviço! Se Adorno e Horkheimer eram pessimistas e não tinham prognóstico para uma mudança social como eles poderiam defender destruição da sociedade ocidental? Ainda mais, como pode fazer um vídeo sobre a relação entre marxismo e teoria crítica sem falar do texto "teoria tradicional e teoria crítica" de Horkheimer, que é basilar da escola de frankfurt e que defende justamente uma posição marxista "teoria crítica" contrária à teoria tradicional? De fato, a relação entre a escola de frankfurt e o marxismo não é obvia nem simples. Não é exatamente correto dizer q teoria crítica é marxismo (embora o próprio Marcuse fizesse isso), mas fazer o mesmo movimento do lado contrário é desrespeitoso e infantil
@1lagunasunrise
@1lagunasunrise 3 жыл бұрын
Em seu curso "Materialismo histórico", o PCO entende a Escola de Frankfurt inclusive como inimigo ideológico do marxismo.
@odairjesus8837js
@odairjesus8837js Жыл бұрын
Boa noite professor, verdade amigo.
4 жыл бұрын
Todo marxista sabe - ou deveria saber - que essa discussão sobre "quem é marxista 'legítimo' e quem não é" é uma discussão infindável, já surgida na época do próprio Marx ("Marx não era marxista") e que sempre vai permitir apartes. Isso permite que se brinque com a falácia do falso escocês à vontade e também já é indicativo que Marx, assim como outros autores modernos, permite em sua obra interpretações múltiplas e, muitas vezes, contraditórias entre si. O que, do meu ponto de vista, depõe contra sua obra e ideias. Seu argumento para "provar" que os autores da Escola de Frankfurt não eram marxistas na verdade me convencem mais de que eles eram e exatamente na esteira do "marxismo cultural" (goste-se ou não do nome, é a simples ideia que o marxismo se transformou numa cultura). Pela sua lógica, me parece que alguém que dissesse que deseha purificar a ordem social por meio o etnocídio não é nazista desde que troque a morte de judeus por, sei lá, a morte de indígenas. Marx desprezava o lumpemproletariado e depositava esperanças no proletariado porque, de fato, na sua época, era a classe que poderia ser motor de uma revolução. Só que o tempo passou (notemos, em algumas décadas depois de Marx, que alguém acredite nisso hoje que deveria causar surpresa!) e ficou claro que o proletarido não ia revolucionar nada - é mais ou menos como perguntar pro funcionário de uma grande empresa se ele quer sair da sua condição confortável atual para a incerteza que vai adentrar se matar o seu patrão "burguês"). Só restou correr pro lumpemproletariado como esperança de eventual força dissidente contra o regime capitalista E O QUE ELE SE TORNOU. Ou seja, tem a mesma dinâmica de luta de classes, só mudou... a classe! Porque a classe "anterior" não serve mais aos propósitos de uma revolução. Isso é apenas um exemplo entre tantos que poderiam ser dados. Pra mim sempre foi claro que a Escola de Frankfurt (ou seus principais expoentes, que seja) não são "100% marxistas", uma expressão bastante sem sentido, aliás. Fica claro que eles fizeram uma nova leitura do que a sociedade se transformou, muitas vezes em termos e conceitos marxistas (tcharam, eis o "marxismo cultural") utilizados fora do contexto econômico, mas se valendo de outros autores, num grande movimento dialético. Eles não se diziam socialistas. Mas sabe quem se dizia socialista e vocês garantem de pé junto que não era? Joseph Goebbels. Eles não se diziam socialistas no sentido marxista do termo porque juntaram dois com dois e viram que isso não ia rolar, mas talvez, com algumas adaptações, rolasse de outra forma, talvez ainda melhor.
@arnaldoborges7941
@arnaldoborges7941 5 жыл бұрын
excelente boa análise
@semiografo
@semiografo 4 жыл бұрын
Ô, Gustavo, só uma dúvida: vejo que tem gente criticando seu vídeo porque você diz que a Escola de Frankfurt não é marxista. Eu gosto da produção da Escola de Frankfurt, agora, se é marxista ou não, pouco me importa, isso é trabalho da filologia, do debate acadêmico. Agora, jogar no lixo os instrumentos produzidos pela EF, que acho que não é o que você advoga, já me parece exagero.
@giovannarestivo9421
@giovannarestivo9421 3 жыл бұрын
NOSSA MUITO BOM! Melhor análise da escola de Frankfurt que vi até hoje. Eu faço mestrado na área de artes e se tiver como, voce poderia me indicar autores que analisem a indústria cultural e as artes visuais e que estejam mais próximos ao marxismo?
@mahrianajuana
@mahrianajuana 4 жыл бұрын
Sensacional como sempre
@gamertechbroficial
@gamertechbroficial Жыл бұрын
Tá jóia!
@cleivertondavi1144
@cleivertondavi1144 5 жыл бұрын
Excelente 👍
@mahrianajuana
@mahrianajuana 3 жыл бұрын
Vendo de novo
@homemsemqualidades8750
@homemsemqualidades8750 4 жыл бұрын
Bom vídeo.
@knsydu7171
@knsydu7171 3 жыл бұрын
Vou ouvir mais vc para aprender mais. Vc é dos poucos q não tem discursos " viciados e repetitivos, estilo usp".
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 2 жыл бұрын
Gustavo: a primeira é adorno e benjamin, a segunda é habermas e a terceira é honneth, fã de Bob dylan
@gabrielbrg5693
@gabrielbrg5693 4 жыл бұрын
Cara o Marcuse se dizia marxista, dizia inclusive que que o comunismo era a única solução os problemas levantados pela análise social de Freud, tem textos discutindo estrategia revolucionária, participava de movimento estudantil e tudo mais. Mas com certeza ele é exceção.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 4 жыл бұрын
Marcuse se dizia comunista, mas não marxista. Adorno e os demais nem isso.
@gabrielbrg5693
@gabrielbrg5693 4 жыл бұрын
@@orientacaomarxista então eu li eros e civilização e ideologia da sociedade industrial a alguns anos, e me recordava do marcuse ser marxista. mas realmente eu poderia estar errado pelo tempo q li esses livros. mas na internet achei um artigo chamado "humanismo socialista?" no qual ele diz "Para desenvolver sua consciência e conhecimento, para torná-los conscientes do que está acontecendo, preparar o precário terreno para futuras alternativas -essa é nossa tarefa: “nossa” não só como marxistas, mas como intelectuais" o texto segue falando de socialização dos meios de produção, revolução do proletariado etc. temas que quase n aparecem nos outros autores. mas acho q isso n nega a essencia do seu argumento pq de fato ele é uma exceção. ele ser marxista/comunista não faz de toda escola de frankfurt marxista/comunista como vc mesmo falou existem autores perifericos que tbm ali assim se revondicavam. Por isso minha discordância s elimita a figura do Marcuse n dá escola. desculpa pelo fato de ter me alongado.
@user-yi1uz7of9g
@user-yi1uz7of9g 7 ай бұрын
Da a impressão que vivemos uma contradição ,cada um parece esta falando a verdade, parece que estamos numa selva sem direção só uma opinião.
@fabioadurao
@fabioadurao Жыл бұрын
Gosto bastante dos vídeo do canal, mas aqui está tudo errado.
@filopon7116
@filopon7116 3 жыл бұрын
Eu leio a escola de Frankfurt para se opor a ela, mas as leituras são bem legais, gosto muito da dialética do esclarecimento
@claudiohenrique4309
@claudiohenrique4309 4 жыл бұрын
Gosto muito de fromm ....
@ellenmelo1160
@ellenmelo1160 Жыл бұрын
Nietzsche e Kant? Como alguém pode ser isso junto? Já que Kant é o grande teórico da Razão e Nietzsche abomina isso..
@claudiohenrique3758
@claudiohenrique3758 3 жыл бұрын
Acho que o marxismo tem sua importância, tanto que em 2021 continua sendo discutido no mundo todo .
@arytonpinheirodemelomelo30
@arytonpinheirodemelomelo30 4 жыл бұрын
Amigo você fala meias verdades
@kairamh
@kairamh 5 жыл бұрын
Maravilha
@TebaldiMaster
@TebaldiMaster 3 жыл бұрын
Você nem descreveu o que faz eles serem uma ruptura, só disse que um ou outro os analisando declarou isso... Ou seja, dislike.
@LGFortes1
@LGFortes1 3 жыл бұрын
✊✊✊✊✊
@santanagranjadesuinos813
@santanagranjadesuinos813 4 жыл бұрын
Você poderia simplesmente ter admitido que não entendia muito de Teoria Crítica (Escola de Frankfurt) e não ter feito este vídeo.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 4 жыл бұрын
Desenvolva
@santanagranjadesuinos813
@santanagranjadesuinos813 4 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Não tenho como desenvolver um assunto tão denso por este comentário, mas que tal você que é KZfaqr pesquisar a distinção entre teoria tradicional e teoria crítica? Isto te permitirá a não reduzir a Teoria Crítica ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt...
@ACorujaDiurna
@ACorujaDiurna 4 жыл бұрын
@@santanagranjadesuinos813 pois é...como faz um vídeo como esse sem citar o texto basilar "teoria tradicional e teoria crítica"? ou ele nao sabe nada ou é mau carater
@wertherxavier
@wertherxavier 5 жыл бұрын
Parei na metade. Gostei de outro vídeo sobre valor. Mas este está ruim. Entender Adorno sem considerar totalidade é absurdo. Dizer que Adorno é pessimista é outro ponto do senso comum que não tem base nos textos adornianos. Em suma, Adorno é marxista no sentido mais radical: não assume nenhuma categoria como pétrea. Vê todas elas como processo. Enfim, indico que reveja isso, pois vc é um cara bom, apesar de eu conhecer pouco, mas aqui foi bem ruim. Teses sobre a necessidade, de Adorno, e sobre sujeito e objeto, idem, acaba com tudo que se disse aí. Abraço.
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
Olá meu caro Husani Kamau, O objetivo do vídeo não é fazer um debate específico sobre Adorno, mas as diferenças fundamentais deste com Marx. Sugiro que assista o vídeo até o final. A diferença, no caso, segundo meu modo de ver, é que a totalidade em Adorno é de tipo radicalmente diferente da de Marx, não almeja atingir uma totalidade afirmativa. Para Marx uma totalidade é processo, não é uma abstração metafísica, mas não ao modo como Adorno procura fundamentar em sua dialética negativa. Mas este é tema para um debate específico. "A expressão “dialética negativa” subverte a tradição. Já em Platão, “dialética” procura fazer com que algo positivo se estabeleça por meio do pensamento da negação; mais tarde, a figura de uma negação da negação denominou exatamente isso. O presente livro gostaria de libertar a dialética de tal natureza afirmativa, sem perder nada em determinação(ADORNO, 2009, p. 7)."
@wertherxavier
@wertherxavier 5 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Assisti até o fim, depois. Continuo discordando. A dialética de Marx não é platônica. Tampouco a de Adorno. Tal como Marx, Adorno volta a Hegel para se opor a este. Nos Manuscritos Marx crítica a "positividade" da dialética. Adorno vai além: fechar no "positivo" seria hipostasiar um momento do processo, colocá-lo como imóvel. Não é exatamente isso que Marx faz, de alguma forma? E não é um problema petrificar uma figura do processo dialético? Não há metafísica em Adorno. Aliás, como você bem sabe, já que tratou no vídeo - apesar que de forma diversa do que entendo -, após Kant a metafísica tradicional cai por terra. A metafísica hegeliana cai por terra com Marx e, posteriormente, com Adorno. O ponto do "pessimismo" é altamente contestável. Adorno aponta, em todos os textos, para a superação do atual estado de coisas, para a "reconciliação", de alguma forma, entre homem e natureza. Evita, como se sabe, o termo socialismo, sabemos bem por qual motivo. Mas isto não impede de pautar, em toda crítica, a superação das formas fetichizadas do capital, em todos os domínios e não só na aparência ou no economicismo. Não é o fetiche do capital que produz subjetividades deformadas via ind. cultural? - E me oponho às leituras que veem a ind. cultural como "circulação" de produtos reificados, sejam materiais ou não, e não como produção, que é o grande mote de Adorno: produção da sociabilidade, reorganização do capital... Sobre a totalidade, complicado falar que não há totalidade. Adorno frisa, em todos os textos, que não há possibilidade de crítica sem pensar as mediações. E não há mediações sem totalidade. Não postula uma totalidade. Para ele é impossível captar uma totalidade, por si mesma, tão complexa. Isso não impede que a considere a totalidade. Indica, então, que a totalidade se manifesta nos particulares e é ali que se pode captá-la e compreender as mediações que produzem os particulares, mediações totais (ou da totalidade social capitalista). Por ser complexa e sem figura definida - que seria antidialético - a totalidade se manifesta de diversas maneiras em diversos segmentos. Adorno propõe, então, a ideia de Constelação. Enfim, só estou contribuindo para um debate que aqui, em meu ver, foi muito rebaixado. É uma leitura que se faz, sim, mas é o senso comum da crítica marxista que não se debruça na dialética dos textos e só quer extrair algo por meio de termos-chave. Abraços.
@wertherxavier
@wertherxavier 5 жыл бұрын
@@orientacaomarxista Além de tudo, você indica um artigo seu que trata da ideia de "sociedade do consumo", mas seu artigo usa como referência somente Marx e Bauman! Bauman, mano! Você coloca Bauman no mesmo nível de Adorno? Tá maluco. Fala da Razão e não compreende a duplicidade da Razão, a noção básica de razão instrumental e razão crítica... Cara, assisti novamente, mas não dá. Tá muito raso e enviesado. Antes que me acusem de qualquer coisa, sou marxista (quer dizer, nem sei mais se sou), não estou fazendo "crítica à direita" tampouco sou fanático por Adorno ou qualquer um dos teóricos da primeira geração (acho bem ruim a "segunda" geração, mas indicaria, da "terceira", Oskar Negt).
@orientacaomarxista
@orientacaomarxista 5 жыл бұрын
@@wertherxavier Meu caro, eu não coloco Bauman no mesmo nível de Adorno. O motivo da referência é que Adorno também faz uso a exaustão do termo "sociedade de consumo" que é o objeto central do artigo.
@wertherxavier
@wertherxavier 5 жыл бұрын
@@orientacaomarxista onde Adorno usa sociedade de consumo? Poderia indicar quais textos, quais páginas?
@hugosouzadecarvalhotavares5816
@hugosouzadecarvalhotavares5816 3 жыл бұрын
Escola de Frankfurt nunca foi Marxista? Impressionante...
@geraldoramos7350
@geraldoramos7350 4 жыл бұрын
Muito bom.
@sergiorenanmendesdeoliveir7557
@sergiorenanmendesdeoliveir7557 4 жыл бұрын
Gustavo, fala do Habermas.
@FatimaRasalka
@FatimaRasalka 3 жыл бұрын
Up
@MroR3n0
@MroR3n0 Ай бұрын
Po, sei que o video é de 2019 e tudo mais, mas uma palavra parece faltar no seu vocabulário: heterodoxia. Se marxismo só é marxismo se for ortodoxo é forçar uma barra tremenda. Sem falar sobre um tanto de abobrinha que outros comentários já apontaram.
@pedroedmilson
@pedroedmilson 28 күн бұрын
Ele é Trotskista.
@MroR3n0
@MroR3n0 28 күн бұрын
@@pedroedmilson né nada po, o cara é KZfaqr. Estar aqui ou em qualquer outra plataforma buscando palminha pra algum discurso é esterilizar o discurso, torná-lo equivalente do seu contrário.
4 жыл бұрын
O Eduardo Sterblitch Marxista
@vinicciusoliveira7223
@vinicciusoliveira7223 5 жыл бұрын
Hm
@wagner1077
@wagner1077 4 жыл бұрын
Da mesma forma que vc arrogantemente diz que todo mundo é picareta, não leu nada, etc. Eu posso dizer que esta sua afirmação é idiota. O fato é que cada marxista tem o seu marxismo. Lenim tinha o seu, Stalin o dele, Trotsk outro, Moa Tse Tung outro e assim por diante. Desta forma o Trotsk pode dizer que Stalin não é marxista, ou vice-versa. Esta turma da escola de Frankfurt, cada um, também tinha a sua forma de entender Marx. Você arrogantemente diz que eles não são marxistas? É por isto que os marxistas não se entendem e na tomada do poder de cada país sempre há uma matança total entre eles. Agora vc aparece como sendo o verdadeiro entender de Marx. Se vc conseguir vencer uma revolução comunista no Brasil. Como vc vai lidar com aqueles que não aceitarem o regime? Vai ter as purgas ou expurgos? Quantos milhões de pessoas conservadoras vc pensa que serão assassinados?
@jadsonbastos5499
@jadsonbastos5499 4 жыл бұрын
Que salto lógico... De criticar o cara por ser arrogante passou a chama-lo de possível genocida, e ainda colocou por algum motivo os conservadores na jogada. Totalmente sem nexo...
@franciscoalexandrearaujode4755
@franciscoalexandrearaujode4755 2 жыл бұрын
Mano do céu o cara chamou os caras de Kantianos...
@PedroNeto1987
@PedroNeto1987 Ай бұрын
Creio que ele quis dizer que a sementinha do pós-modernismo começa em Kant.
@claudiohenrique3758
@claudiohenrique3758 3 жыл бұрын
É um assunto muito acadêmico e não conversa com as massas.
@tomazacc289
@tomazacc289 3 жыл бұрын
Ainda bem
@pjrosello
@pjrosello 3 жыл бұрын
Exato... enquanto a intelligentsia debate ate o sexo dos anjos a massa de trabalhadores e carregada eleitoralmente a base de memes e fake news simplórias...
@fluvicola
@fluvicola 4 жыл бұрын
Mais uma excelente aula a nos esclarecer sobre um tema deturpado pelos charlatães e picaretas. Grato.
@abujamal6582
@abujamal6582 4 жыл бұрын
Pela quantidade de marxistas que aparentamos ter no Brasil, se fôssemos minimamente melhor organizados e de ação, deveríamos estar incendiando as ruas e encampando greves gerais (agora tem o óbice da pandemia, mas antes não estava sendo feito e vamos ver após...) ou seremos escorraçados mais uma vez por fascistas e capitalistas. A função dos marxistas não é simplesmente ficar debatendo quem é marxista ou quem é pseudo marxista. Segundo o próprio Marx, a nossa função não seria transformar a nossa realidade? (Não estou dizendo que base teórica e debates não são de suma importância, afinal, a prática sem a teoria é cega. Mas a teoria sem a prática de nada serve!) Palmas para o camarada Gustavo e todos os Marxistas, inclusive os que vieram aqui criticá-lo neste vídeo. Mas como seria bonito ver essa energia sendo usada p derrubar este sistema! Saudações, camaradas ✊️
@claudiohenrique3758
@claudiohenrique3758 3 жыл бұрын
Erich fromm foi o melhor .
@daniellopes7836
@daniellopes7836 4 жыл бұрын
Eu tenho várias perguntas eu vou pergunta três . por favor me respondam, a escola Frankfurt tem base econômica tipo a escola ordoliberal alemão ou a escola Estocolmo que a social democracia.a outra a escola Frankfurt ela não é neomarxista ou não é. a última socialismo se mata burguesia do proletariado toma conta no lugar e que olavo de Carvalho disse isso E diz que todos ganho mesmo salário que não da , olavo de Carvalho falou também que socialismo e só economia e planificada mais eu dei pesquisada economia Jugoslávia não era planificada mais era uma economia socialista desplanificada pode me explique por favor cansei olavo de Carvalho dizendo refutou aestein por que ele era esquerda .Me explique por favor alguém.
@lukacsiano41
@lukacsiano41 3 жыл бұрын
Tudo mentira do olavo
@knsydu7171
@knsydu7171 3 жыл бұрын
Não sou marxista, mas concordo c vc. Escola de frankfurt, não é marxista. Vc nao é o idiota.
@waltergomesdias5213
@waltergomesdias5213 3 ай бұрын
Nossa!!! Não dá para assistir....costumo acompanhar as ideias esquerdistas para melhorar sempre a minha visão de mundo. Me dedico à filosofia e porque digo isso, simples, a filosofia não tem como preceito a ideologia, sua finalidade é a busca pela verdade. Portanto não tenho comigo ideologia nenhuma, ouço e estudo os ideólogos tanto da esquerda como os da direita. Quanto ao canal, com toda venia ao seu editor é extremamente confuso e raso.
@PedroNeto1987
@PedroNeto1987 Ай бұрын
Ou você simplesmente não entendeu nada.
@franciscofreire4926
@franciscofreire4926 4 жыл бұрын
A escola de Frankfurt se utiliza de categorias marxistas em suas análises. Ainda que alguém use conceitos cristãos, não pode considerar-se um se não professa o dogma da Trindade ou a Cristo como Salvador. Para Marx, o caráter revolucionário é imprescindível. Para Marx, análises desvinculadas da práxis não são mais que teologia.
@edoak1481
@edoak1481 3 жыл бұрын
Esse cara só leu Marx mesmo kkkk
@imperador-de-jade806
@imperador-de-jade806 2 жыл бұрын
Só por esses autores levar em consideração a psicanálise, (uma ciência bastante descredibilizada) e só pela interpretação ridícula que eles têm do fascismo, sem levar em conta os autores Facistas como: Giovani Gentili e Alberto rocco entre outros. Já tornam esse autores completamente questionáveis.
@Jodiellima
@Jodiellima 3 жыл бұрын
Resumindo: marxista é somente quem seguir ortodoxamente as ideias de Marx. Se você não aceitar certos pontos ou se nutrir de outras fontes, etc, pronto, você não é. Desse modo, voce só "é" hegeliano se aceitar toda a teoria de Hegel ou "entende-la corretamente". Se criticar algo ou aceitar 70% da teoria, voce nao pode se considerar hegeliano. É precisamente nisso que o marxismo se aproxima das seitas, infelizmente. Ou aceita tudo ou nao é nada.
@CogNewsnow
@CogNewsnow 2 жыл бұрын
Vc n entendeu nada né?
@sapere-m1p
@sapere-m1p 3 жыл бұрын
Vc perdeu o foco do seu canal ao ampliar demais o objeto da sua opinião. Falar da Escola de Frankfurt num vídeo de 17 minutos e imaginar que esgotou o assunto é de uma presunção e arrogância intelectual enorme. Reduza o objeto das suas análises para assim, quem sabe, vc possa ter opinião mais acurada, pois vc não tem domínio dos textos da Escola de Frankfurt e nem mesmo pode dizer que terá em curto ou médio prazo. Às vezes menos é mais.
@marcoselias4796
@marcoselias4796 4 жыл бұрын
Aula pros jegues.
@marcoselias4796
@marcoselias4796 4 жыл бұрын
Que mentira.
Como me tornei marxista (e trotskista) EP #88
40:21
Orientação Marxista
Рет қаралды 27 М.
O "marxismo cultural" de Yago Martins EP #13
35:37
Orientação Marxista
Рет қаралды 26 М.
小蚂蚁被感动了!火影忍者 #佐助 #家庭
00:54
火影忍者一家
Рет қаралды 30 МЛН
Schoolboy - Часть 2
00:12
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 4,3 МЛН
Smart Sigma Kid #funny #sigma #comedy
00:40
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 32 МЛН
لقد سرقت حلوى القطن بشكل خفي لأصنع مصاصة🤫😎
00:33
Cool Tool SHORTS Arabic
Рет қаралды 28 МЛН
VALOR E PREÇO EM MARX | O quadro Mona Lisa EP #118
30:51
Orientação Marxista
Рет қаралды 14 М.
MBL explica porque liberalismo é burrice EP #41
33:01
Orientação Marxista
Рет қаралды 24 М.
STÁLIN: uma análise (des)equilibrada EP #19
45:12
Orientação Marxista
Рет қаралды 47 М.
POPPER E MARX || Marxismo é ciência? EP #59
31:59
Orientação Marxista
Рет қаралды 20 М.
O CAPITAL DE MARX: Valor NÃO é tempo de trabalho VID #3
20:34
Orientação Marxista
Рет қаралды 47 М.
ELIAS JABBOUR e o Socialismo Chinês EP #105
26:25
Orientação Marxista
Рет қаралды 13 М.
Respondendo Olavo de Carvalho: que é marxismo afinal? EP #25
33:53
Orientação Marxista
Рет қаралды 28 М.
O CAPITAL e o STALINISMO | História de uma tragédia EP #139
41:19
Orientação Marxista
Рет қаралды 16 М.
Escola de Frankfurt (Michael Walsh) | Tatiana Feltrin
34:01
tatianagfeltrin
Рет қаралды 25 М.
Ideias Radicais: Teoria da Mais-Valia é furada? REAGINDO EP #40
31:19
Orientação Marxista
Рет қаралды 67 М.
小蚂蚁被感动了!火影忍者 #佐助 #家庭
00:54
火影忍者一家
Рет қаралды 30 МЛН