Thomas Hobbes e o Leviatã - Prof. Anderson

  Рет қаралды 11,849

Filosofia Total

Filosofia Total

2 жыл бұрын

Curso de Filosofia do Direito: hotm.art/hobbes-fdireito
Curso de História da Filosofia: hotm.art/filosofia-hobbes
Curso Friedrich Nietzsche: hotm.art/hobbes-nietzsche
----------------------------
Thomas Hobbes
----------------------------
Thomas Hobbes (1588 - 1679) nasceu na era de ouro elisabetana, mas sua vida adulta foi marcada pelos conflitos entre reis e o parlamento. Ele era crítico da democracia e por conseguinte, da monarquia parlamentar inglesa.
Quando estourou a guerra entre rei e parlamento ele se manteve a favor do rei, e teve que se exilar na França em 1640. Um país onde todo aquele quem quisesse defender o absolutismo era bem vindo.
Hobbes encarou a questão da legitimidade do poder absoluto e da fundamentação da criação do estado em sua grande obra Leviatã, que publicou na França em 1651, dois anos depois da vitória de Cromwell, e quando seu governo ditatorial começava a se consolidar.
Por que deve existir o Estado e de onde vem o seu poder absoluto? Essa é a pergunta central da obra Leviatã. Na França, havia a teoria do direito divino dos reis de governar, mas nosso filósofo era um homem racional demais para abraçar tal teoria. Além de filósofo, ele era também um matemático que admirava a explicação matemática que Galileu dava à realidade. Sua explicação para o poder político estava embasada na nova forma de ver o mundo, oriunda da nova ciência que estava surgindo.
Hobbes inova no pensamento político da época ao defender que a organização social deve ser entendida e explicada não como uma teia de jogo de interesses entre classes sociais diferentes, mas do mesmo modo como a ciência explica o movimento dos corpos através de suas relações de causa e efeito, tendo como princípio básico o entendimento do movimento como um fenômeno natural. Filosofia, para ele, era física dos corpos.
Estado de Natureza
Para descobrir o fundamento do Estado e de seu poder soberano, absoluto, Hobbes não faz uma investigação histórica sobre as primeiras sociedades.
Tal como na ciência ele começa com uma hipótese, a de que os homens viviam inicialmente isolados, livres e iguais, em um estado anterior à sociedade, no qual tudo era possível, não existiam leis e muito menos justiça, onde havia a pura e simples barbárie, um estado de guerra de todos contra todos a que ele chamou de Estado de Natureza. O homem é o lobo do próprio homem.
Hobbes parte de uma concepção de natureza humana para fundamentar o poder político. Como Galileu na física, no campo da política, ele também começa contrariando Aristóteles, sustentando que o homem não é naturalmente sociável, não é um animal político.
Ele é um ser malvado por natureza, que precisa de um poder superior ao seu para frear seus instintos naturais de destruição. Segundo esse filósofo, nesse estado, o homem possuía o direito natural à vida, e à liberdade, que consistia em usar seu poder para fazer tudo o que quisesse para preservar sua vida, ou seja, de se autogovernar como quiser.
Mas esse mesma vontade de autoconservação que o impele à guerra, faz o homem querer também viver em paz. O que fazer então?
Contrato Social
Para sair desse estado de guerra, onde os homens podiam usufruir amplamente de sua liberdade para se autogovernar, todos eles devem concordar em renunciar parte desse poder, e transferi-lo a outro homem, ou uma assembleia, a fim de se criar um ente todo poderoso que pudesse acabar com os conflitos.
Esse ente que surge desse contrato feito entre os homens, Hobbes chamou de Leviatã, um monstro marinho citado na bíblia, no livro de Jó.
Veja que o poder do Estado, ou seja, sua soberania, advém não mais do direito divino do rei, mas do pacto feito entre os cidadãos de renunciar parte do seu poder de governar-se.
Estado e Sociedade civil
Perceba que o homem só consegue viver em sociedade, para Hobbes, quando cria o Estado. Portanto, diferentemente dos gregos que viviam numa instituição que era o reflexo do seu instinto natural de sociabilidade (pólis), o Estado é um ente criado artificialmente para que os homens consigam viver em sociedade.
A sociabilidade humana é algo criado e não natural.
E qual seria a forma de governo que deveria assumir o Estado? Hobbes defendia a monarquia. Ele acreditava que a guerra civil na Inglaterra aconteceu porque o poder soberano estava dividido entre o rei e o parlamento.
Dessa forma, a melhor maneira de se manter um bom governo seria concentrando todas as forças nas mãos de uma só pessoa, para que essa pudesse manter a ordem e evitar a guerra por meio da força. Não é à toa que o Estado está segurando uma espada na figura acima. Por causa disso, muitos de seus amigos o viram como defensor do governo de Cromwell.
A função principal do estado, portanto, é garantir a vida e a segurança de seus cidadãos. Quando ele não consegue garantir tais direitos a um indivíduo, a subordinação acaba, mas somente entre o estado e aquele cidadão em específico.

Пікірлер: 52
@filosofiatotal
@filosofiatotal Жыл бұрын
Curso de História da Filosofia: hotm.art/filosofia-hobbes
@Magno_o_Mago-iz1we
@Magno_o_Mago-iz1we 21 күн бұрын
Gosto muito do prgamatismo do Hobbes!
@Indymaria1
@Indymaria1 Жыл бұрын
O que me confunde em Hobbes é a idéia de defender uma monarquia absolutista, que até entendo que ele pense que de outra forma os conflitos teriam continuidade a nível de estado, quando ele mesmo fala da condição do homem de ser movido por suas paixões. O absolutismo, representado por um homem com todo o poder nas mãos, não teria risco maior de representar o interesse desse unico indivíduo em detrimento de todos dada a sua própria natureza de homem?
@Magno_o_Mago-iz1we
@Magno_o_Mago-iz1we 21 күн бұрын
Ele viveu a sua epoca.
@heloBBrh
@heloBBrh Жыл бұрын
ESTAVA PERDIDA,FILOSOFIA NUNCA FOI MEU FORTE,AGORA NA FACULDADE ME DEPAREI COM A DISCIPLINA,E ESTAVA COM MEDO DA PROVA ,POIS NÃO ESTAVA ENTENDENDO,O DIAGRAMA JUNTAMENTE COM A EXPLICAÇÃO,ILUMINARAM MINHA MENTE,EU QUE ODIAVA ,JÁ ESTOU ATÉ GOSTANDO ,GRATIDÃO!
@filosofiatotal
@filosofiatotal Жыл бұрын
Eu que agradeço! Espero ajudar cada vez mais. Continue acompanhando. 👍😊
@paulomauriterperreira8340
@paulomauriterperreira8340 Жыл бұрын
Aula perfeita 👏👏👏👏
@peligeiro
@peligeiro 2 жыл бұрын
Esse chiado nas transições das imagens ficou irritante. No mais, ótima aula como sempre!
@filosofiatotal
@filosofiatotal 2 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback. 🙂
@eliel.5985
@eliel.5985 Жыл бұрын
Acho que é só abaixar o volume na edição ou tirar mesmo rs
@Adriana-tm2nf
@Adriana-tm2nf Жыл бұрын
@@eliel.5985 não, é irritante mesmo
@charlesalexandre1376
@charlesalexandre1376 10 ай бұрын
Sempre feliz a aprender; conhecendo o passado para compreender o presente. Parabéns, professor!
@filosofiatotal
@filosofiatotal 10 ай бұрын
Fico feliz em saber 🙂 Obrigado!
@jesusvem1759
@jesusvem1759 4 ай бұрын
Ótimo professor!
@brunadejesus7427
@brunadejesus7427 Жыл бұрын
Gostei dos seus vídeos,é bem didático e explicativo,bons resumos.
@filosofiatotal
@filosofiatotal Жыл бұрын
Muito obrigado! 👍😉
@enoilaclebia7583
@enoilaclebia7583 11 ай бұрын
Aula maravilhosa!
@filosofiatotal
@filosofiatotal 11 ай бұрын
Obrigado 😃
@wellimarricely6466
@wellimarricely6466 11 ай бұрын
Grato professor
@filosofiatotal
@filosofiatotal 11 ай бұрын
Bons estudos! 📚
@aldenizepintodemelodonasci4917
@aldenizepintodemelodonasci4917 7 ай бұрын
parabéns, ótima aula
@filosofiatotal
@filosofiatotal 7 ай бұрын
Obrigado 😃
@rochacandido
@rochacandido Жыл бұрын
Aula incrível, parabéns!
@celsobarbosa1574
@celsobarbosa1574 11 ай бұрын
Excelente didática!
@filosofiatotal
@filosofiatotal 10 ай бұрын
Obrigado 😃
@arthuraraujodasilva8454
@arthuraraujodasilva8454 2 жыл бұрын
Like e obrigado professor.
@filosofiatotal
@filosofiatotal 2 жыл бұрын
Obrigado pelo like 😉
@vitoria-tl2tg
@vitoria-tl2tg Жыл бұрын
a sua aula é muito boa professor. compartilhei com todos os meus amigos. faço graduação de direito, sempre vejo seus vídeos.
@filosofiatotal
@filosofiatotal Жыл бұрын
Muitíssimo obrigado! 😊 Bons estudos!
@leviata85
@leviata85 2 жыл бұрын
Excelente aula
@filosofiatotal
@filosofiatotal 2 жыл бұрын
Obrigado! 😉👍
@umfilhodedeustotalmenteama5522
@umfilhodedeustotalmenteama5522 7 ай бұрын
O grande Freud, prfdofundo conhecedor da alma humanda disse algo semelhante, em resumo "A organização em uma civilização requer renúncias pulsionais. Como explicação, mostrou que toda “a cultura totêmica baseia-se nas restrições que eles tiveram que impor uns aos outros, a fim de preservar o estado das coisas” [2]. Assim, afirma que “o homem civilizado trocou um tanto de felicidade por um tanto de segurança”[3], sendo o sentimento citado “algo inteiramente subjetivo”[4]. Por essa razão, considera difícil julgar se os sujeitos de épocas anteriores foram mais ou menos felizes, assim como identificar que papel suas condições culturais desempenharam nisto."
@Daniel-jg4jd
@Daniel-jg4jd Жыл бұрын
Muito obrigadoooooooo! Precisava fazer um fichamento e sua aula me ajudou demais. 😊
@bryandenielpereirajesus9040
@bryandenielpereirajesus9040 Жыл бұрын
Bem que aqui podia ser igual o Instagram kkk já ia tirar umas dúvidas com você
@Daniel-jg4jd
@Daniel-jg4jd Жыл бұрын
@@bryandenielpereirajesus9040 dan_vm.21.
@leviata85
@leviata85 2 жыл бұрын
Professor, seria legal uma aula comparando o mundo idealizado pelo leviatã versus o neoliberalismo atual
@filosofiatotal
@filosofiatotal 2 жыл бұрын
Pedido anotado! ✍
@ricardo7777
@ricardo7777 2 жыл бұрын
Professor fala, sobre o estoicismo por favor
@filosofiatotal
@filosofiatotal 2 жыл бұрын
Pedido anotado! ✍
@ricardo7777
@ricardo7777 2 жыл бұрын
@@filosofiatotal ficarei no aguardo...
@grimreaper3082
@grimreaper3082 2 жыл бұрын
Poderia fazer um vídeo sobre Proudhon, professor?
@filosofiatotal
@filosofiatotal 2 жыл бұрын
Pedido anotado! ✍
@wagnerluiz4718
@wagnerluiz4718 2 жыл бұрын
👏👏👏👏
@viniciusfreitasdasilva4462
@viniciusfreitasdasilva4462 2 жыл бұрын
Professor, poderia discorrer sobre a pessoa e a obra de Soren Kirkgard?!
@gerofilho
@gerofilho 2 жыл бұрын
Tem no curso.
@fefri
@fefri 2 жыл бұрын
Parabéns e obrigado pela aula. Mas esse som de "xiado" qnd entram as imagens enquanto você fala é horrível. Atrapalha bastante, torna irritante o vídeo.
@filosofiatotal
@filosofiatotal 2 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback. 🙂
@Indymaria1
@Indymaria1 Жыл бұрын
De onde é o professor? A parte do "leso" pareceu coisa de cearense...rsrs
@jotape_rodrigues
@jotape_rodrigues 4 ай бұрын
Que droga o que esses filósofos modernos teorizaram e implementaram na sociedade. Cedemos parte de nossa liberdade para o Estado e olha o que virou...
@wilansantos3615
@wilansantos3615 2 жыл бұрын
É mas Davi venceu golia porque de Deus dos exércitos de Israel
@protestante3279
@protestante3279 9 ай бұрын
O exército de leso. Eu lembrei do bolsonarismo 😅
Entendendo o Leviatã, de Thomas Hobbes (Absolutismo Monárquico)
20:16
Каха заблудился в горах
00:57
К-Media
Рет қаралды 8 МЛН
A Filosofia de Espinosa - Prof. Anderson
17:44
Filosofia Total
Рет қаралды 21 М.
12. The Sovereign State: Hobbes' Leviathan
45:29
YaleCourses
Рет қаралды 264 М.
Aristóteles - METAFÍSICA | Prof. Anderson
18:11
Filosofia Total
Рет қаралды 28 М.
Leviatã e as Lógicas da Força e da Punição | Yara Frateschi
48:09
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 91 М.
Resenha de Vassoler: O Leviatã | Thomas Hobbes
19:31
Flávio Ricardo Vassoler
Рет қаралды 10 М.
A Filosofia de Karl Marx | Prof. Anderson
17:04
Filosofia Total
Рет қаралды 25 М.
Santo Agostinho | Prof. Anderson
13:58
Filosofia Total
Рет қаралды 15 М.
A Filosofia de Rousseau - O Contrato Social | Prof. Anderson
13:55
Filosofia Total
Рет қаралды 30 М.