FUNK OSTENTAÇÃO E O FUTURO DA JUVENTUDE NEGRA DE FAVELA

  Рет қаралды 263

Canal Preto

Canal Preto

Күн бұрын

Surgido em meados dos anos 2010 na capital paulista, o funk ostentação congrega parte dos anseios de prosperidade e de riqueza material de uma juventude negra interessada em bens de consumo então apenas disponíveis às classes médias brancas e na melhora da qualidade de vida de seus territórios. Se parte das referidas aspirações pode revelar-se controversa, tomando-se o apelo ao consumismo desenfreado e ao consequente superendividamento das famílias não menos atrelado à reprodução de modelos de feminilidade e de masculinidade hegemônicos, o ritmo ainda condensa entre sonhos, esperança e o capital circular a intelectualidade gestada por jovens negros e negras periferizados(as). Dada a referência ao capital, conheça-se que a cadeia criativa do funk informa sobre dinheiro negro (Black Money) e a circularidade interna dos ganhos gerados nesta ou a partir desta economia cultural.
No Canal Preto da semana, o funk ostentação como canal de vocalização das perspectivas de presente e de futuro da juventude negra de favela, circularidade e economia criativa.
Fontes de pesquisa: Politize!, Revista Marie Claire, IstoÉ, O Globo, Diário MPB e O Povo.

AGRADECIMENTO:
O Canal Preto agradece à convidada e ao convidado a disponibilidade, o apoio, a confiança e a partilha de conhecimento. Suas falas são a maior referência utilizada na e para a construção de todo conteúdo publicado ao longo da semana.
Everton Luiz da Silva Chagas - Cantor, compositor, produtor musical, ator, assistente social e teólogo. Idealizador do Projeto Frente CDD, de combate à pandemia dentro das favelas. CEO e fundador do Projeto EDUCA FUNK.
Carol Felix - Produtora da Cia. Afro Black e coordenadora de Articulações Sociais da Secretaria Estadual da Mulher do Governo do Rio de Janeiro.

#ParaTodoMundoVer: no vídeo (plano médio), vemos, nesta ordem de aparecimento, as seguintes pessoas convidadas: Everton Luiz da Silva Chagas, um homem negro de pele retinta, de cabelos loiros curtíssimos e de barba tipo cavanhaque, veste uma camiseta preta e usa, além de brincos prateados pequenos, um anel dourado no dedo anelar da mão esquerda; e Carol Felix, uma mulher negra de pele clara e de cabelos crespos castanhos presos, veste uma blusa regata bege claro e usa, além de brincos de argolas douradas, um anel prateado no dedo anelar da mão esquerda.
Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
#Funk #FunkOstentação #JuventudeNegra #CanalPreto

Пікірлер: 10
@fabianamelosousa
@fabianamelosousa 2 ай бұрын
Muito bom. Sou nascida e criada na favela da Rocinha, e agora professora de uma escola pública aqui no Rio. Percebo que o pobre, favelado e preto é criminalizado por duas vias: por um lado, pelo conservadorismo que enxerga toda a sua cultura como inferior, por outro por pessoas de visões ditas "progressistas" que não enxergam na linguagem da ostentação o anúncio de possibilidades de vida e esperança. Concordo com Carol Felix, que podemos problematizar essa visão de ostentação e consumo quando ela impulsiona nossos jovens para a criminalidade, mas é preciso reconhecer também o quanto o funk gera riqueza e possibilidades de trabalho para as populações jovens. Salve o funk!
@gezielalmancatavares455
@gezielalmancatavares455 4 ай бұрын
Será que uma vez superada ou suprida a questão das carências e do acesso ao consumo, o funk poderia ver outros horizontes e apresentar uma visão diferente da simples ostentação...?
@erikacardoso8965
@erikacardoso8965 4 ай бұрын
O problema o funk ostentação e pura alienação falou ate porque sou negra
@PabloDomingos-qs6nj
@PabloDomingos-qs6nj 3 ай бұрын
E o lula e janja ostentação gastando bilhões dos cofres públicos do trabalhador brasileiro
@deividreissantana2500
@deividreissantana2500 4 ай бұрын
Ridículo esse post
Catra analisa racismo: "não foi o branco que escravizou o negro" | Pânico
2:50
Looks realistic #tiktok
00:22
Анастасия Тарасова
Рет қаралды 106 МЛН
Heartwarming Unity at School Event #shorts
00:19
Fabiosa Stories
Рет қаралды 22 МЛН
DEFINITELY NOT HAPPENING ON MY WATCH! 😒
00:12
Laro Benz
Рет қаралды 63 МЛН
PRECISAMOS FALAR sobre ORUAM... (logo ele?)
8:09
Vitruviano
Рет қаралды 530 М.
QUILOMBOS URBANOS
7:31
Canal Preto
Рет қаралды 237
COMO VIVEM OS QUILOMBOLAS.
21:18
Professor Erivaldo Oliveira
Рет қаралды 6 М.
Diversidades - Diversidade Étnico-racial
4:33
Rede Anísio Teixeira
Рет қаралды 151 М.
Jogo do Privilégio promove reflexão sobre racismo e machismo
5:06
Programa do Porchat
Рет қаралды 403 М.
MV BILL NO ALTAS HORAS / COTAS RACIAIS (2008)
8:34
MV Bill
Рет қаралды 617 М.
Ídolos do funk ostentação exaltam o consumo
3:35
Jornal da Gazeta
Рет қаралды 1,4 МЛН
Looks realistic #tiktok
00:22
Анастасия Тарасова
Рет қаралды 106 МЛН