No video

Gênero não-binário: o que isso significa?

  Рет қаралды 13,788

Meio

Meio

3 жыл бұрын

Recentemente, a atriz Barbara Paz se declarou não-binária durante uma entrevista para o podcast 'Almasculina'. Ela se descreveu como "uma pessoa inquieta. Uma mulher, um homem, não binária".
O assunto movimento as redes sociais com dúvidas e questionamento: o que é ser não-binário? É um tipo de identidade de gênero? É ser homem? Ser mulher? Qual a relação com o uso dos pronomes neutros?
A gente não deixou isso passar despercebido e no #MeioExplica desta semana, você confere estas e outras respostas. O programa contou com a participação de Felipe Sesoko, gerente de projetos na Transcendemos e fundador da Out Comunicação.
Música: Slynk & Mr Stabalina - The Jam
Reportagem e edição: Alessandra Petraglia
___
MEIO EXPLICA
Toda quinta-feira, às 20h30, no KZfaq
📼 / meioemvideo​​
___
CANAL MEIO
O Meio é uma newsletter gratuita de notícias, sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu e-mail.
A leitura demora menos de oito minutos. E todas os fatos essenciais do dia estão ali, concisos para você. Da política ao que estreia na Netflix.
Assine e fique bem informado!
www.canalmeio.com.br​​​​​​​​​​​​
#Meio I #Gênero I #NãoBinário​​​​​​

Пікірлер: 93
@Meio
@Meio 3 жыл бұрын
As principais notícias do dia no seu e-mail logo cedo. Assine a newsletter do Meio. Não custa nada! 👉🏽 www.canalmeio.com.br/
@paixaoferreira6907
@paixaoferreira6907 3 жыл бұрын
O certo seria tratar pessoas com o devido respeito ninguém merece ter que explicar como nasceu, como se identifica isso no geral traz sofrimento
@Meio
@Meio 3 жыл бұрын
👏👏
@edirsilveira8484
@edirsilveira8484 2 жыл бұрын
Exatamente, cada um seu quadrado, não aceito,mas respeito, são pessoas como qualquer um.
@lincolnzeferino8287
@lincolnzeferino8287 3 жыл бұрын
Eu sou gay e confesso que as vezes fico bem confuso. Uma urgência para mostrar uma certa discordância com o todo fica cansativo, até quem está no meio LBGTQI+ é "cancelado" por não usar alguns termos. Vou respeitar e tratar a pessoa como ela deseja. Mas temos que lembrar que todos somos humanos, nem binários, nem não binários. Somente um.
@michel_silva
@michel_silva 3 жыл бұрын
Seria possível vc fazer um vídeo explicando o porquê do ódio gratuito da nossa sociedade com as pessoas que se apresentam "diferente" nas questões de gênero. Minha dúvida é pq esse assunto vai direto a política e faz as pessoas esquecem problemas sérios como a fome para criarem discursos de ódio.
@Meio
@Meio 3 жыл бұрын
Sugestão anotada, Michel.
@JohnBruce.
@JohnBruce. 2 жыл бұрын
Na evolução nós se adaptamos a conviver em bandos, mesmo minorias não aceitando regras, culturas da maioria, ainda sim pelo instinto de sobrevivência necessitam ser pertencentes a um grupo para se sentir acolhidas. Só q o fato da maioria padronizar algo contrários a eles, chocam suas realidades o q faz com q reajam através da divulgação para o apoio de novos membros para normalizar suas ideias.
@edirsilveira8484
@edirsilveira8484 2 жыл бұрын
Isso é preconceito gratuito,se cada um cuidar da própria vida,sobra tempo para aprender o que é RESPEITO!
@falcongomes9035
@falcongomes9035 Жыл бұрын
Talvez por que as próprias pessoas que lutam pela visibilidade da linguagem neutra não estão nem aí pra quem tá passando fome?
@joaorodriguesdesouza1799
@joaorodriguesdesouza1799 Жыл бұрын
Não é ódio É Deus pela Bíblia que nos Ensinou diferentes, E iremos obedecer nosso criador, Não seres humanos igual nós mesmos, Criaturas que muda de pensamento o tempo todo, homem tem que ser homem, mulher tem que ser mulher, Mais eu não julgo ninguém, Só que eu acho horrível, ver pessoas do mesmo sexo; tendo relação,
@julianacamposvictor3755
@julianacamposvictor3755 3 жыл бұрын
Pra mim especificamente, ficou meio complicada a explicação do convidado. Não foi claro, nem objetivo. Faltou um pouco de didática. Ficou confuso.
@cariri12
@cariri12 3 жыл бұрын
Ficou confuso pq n faz sentido.
@Azel79
@Azel79 3 жыл бұрын
Tirando a questão de pronomes inventados, que pode pode gerar conflitos desnecessários se for defendida com o hipermoralismo contemporâneo , as pessoas podem se definir como quiserem.
@ViniciusMartins935
@ViniciusMartins935 3 жыл бұрын
Eu trato a pessoa pelo gênero q ela quer ser tratada, isso não deveria fazer a menor diferença pra ninguém. Mas eu percebi q pessoas trans, geralmente são trans desde criança, antes de fazer transição e tudo, elas já se comportam como se fosse do sexo oposto, e esses famosos não-binários, passaram a se identificar assim agora, adultos, nem trans eles nunca foram ou demonstraram ser. Mas enfim, trato como eles querem ser tratados, identidade de gênero é algo particular. *Expressão de gênero não é identidade de gênero
@Meio
@Meio 3 жыл бұрын
👏👏
@lorenypsum9729
@lorenypsum9729 3 жыл бұрын
É preconceituoso você dizer isto: esses famosos não-binários, passaram a se identificar assim agora, adultos, nem trans eles nunca foram ou demonstraram ser. Eles podem ter entendido suas inquietações internas recentemente e ter sofrido em silêncio com isso em uma esfera muito pessoal desde a infância, é dífícil se identificar coisas que não se o conhece o nome, o incômodo está lá, sempre esteve, só não se conhecia o nome para ele, como o caso do não-binarismo há pouco tempo. Por falta de educação e conhecimento, muita gente com incômodo de identidade vive suas inquietações sem saber como chamar ou lidar por desconhecer estruturas fora da heteronormatividade. Por isso, pode parecer uma mudança repentina, de pessoas já adultas e conhecida pelo gênero de nascimento, mas a verdade é que por isso mesmo não pra ninguém de fora saber o quanto no intimo (desde a infância) isso -> o incômodo de náo se enquadrar como mulher ou homem de um ponto de vista psicológico foi e tem sido um ponto de incômodo para os não-binários. Como não-binária, posso te dizer, sempre senti algo de diferente comigo estranho, não sabia explicar, não sabia porque era diferente, porque era desconfortável o modo como eu sentia com o meu gênero e tão pouco me identificava com o gênero oposto, usar roupas de mulher era extremamente desconfortável, insuportável, parecia uma violação, por outro lado não queria parecer homem nem um pouco, nem me identificava em me portar como tal, a ideia de transcionar para outro gênero nem passava pela minha cabeça, nesse ponto eu me explicava como sendo um alienígena, foi só com 18 anos que descobri sobre o conceito de não-binarismo e houve uma auto aceitação e cura. Pode parece confuso para quem é binário, e pode parecer que não tem impacto ou relevância na vida da pessoa, mas sim isso causa muita dor e desconforto quando não é compreendido. Espero que tenha explicado.
@lorenypsum9729
@lorenypsum9729 3 жыл бұрын
@@gise1377 agradeço!!!
@vihramos9011
@vihramos9011 3 жыл бұрын
conheço muitas pessoas trans que se descobriram depois de adultos, n só por medo mas tbm porque só se conheceram de verdade depois de velhos, tendo dito isto, eu como uma pessoa não binarie me assumi durante minha pre adolescência, e sabia que era diferente des de criança, então... Nao isso de "vem des de criança e tals" n é completamente verdade
@ViniciusMartins935
@ViniciusMartins935 3 жыл бұрын
@@lorenypsum9729 A participação de quem é sempre trás uma perspectiva diferente. Meu comentário foi sobre o q eu observei mas nunca tive a sua forma de ver pq... Nunca passei por isso, nunca senti o q vc descreveu. Vivendo e aprendendo, obrigado por trazer sua visão e experiência
@rafagunslinger
@rafagunslinger 3 жыл бұрын
Legal o vídeo. Gostei muito do discurso neutro e bem fundamentado. Mesmo discordando de alguns pontos com relação a compreensão lexicoclasta, acho que o importante é as pessoas serem felizes.
@terezacarvalho3392
@terezacarvalho3392 3 жыл бұрын
Binariedade rigorosa é restrita ao universo da computação. Gêneros são elaborações idealizadas, variáveis e arbitrárias construídas a partir do sexo biológico. Assim, ninguém corresponderá 100% aos ideais (variáveis) de "Homem" ou "Mulher". Portanto, ninguém é binário. Não compliquemos.
@edirsilveira8484
@edirsilveira8484 2 жыл бұрын
Simples assim...
@13kev
@13kev 2 жыл бұрын
justamente por isso falamos sobre nao-binariedade já q a sociedade age de forma totalmente binária em algo q não se encaixa. Simples assim
@user-pe8lc2mt7n
@user-pe8lc2mt7n 5 ай бұрын
A binariedade não existe,até dentro dos próprios cromossomos a variáveis, isso quando os próprios cromossomos são quantitativos,acho que nem o não binario seria correto acho que iria mais pra ideologia queer!!!!
@terezacarvalho3392
@terezacarvalho3392 5 ай бұрын
@@user-pe8lc2mt7n Seria mais um modo de auto-expressão. Nada contra, só não confundir com "ciência".
@Alanflamer
@Alanflamer 3 жыл бұрын
Por essa definição do vídeo há duas possibilidades igualmente absurdas. A primeira é que se a régua é apenas como a pessoa se identifica, então duas pessoas com praticamente as mesmas características, indistinguíveis do ponto de vista de terceiros, podem ser ou não ser não binárias, o que rende a definição praticamente inútil. A segunda é que se a régua depender de como a sociedade interpreta o que é o homem e o que é a mulher, e o não binário seria alguém que não está nos estremos dessa interpretação do que é o homem e o que é a mulher, então não existe homem ou mulher. Isso porque ninguém se encaixa totalmente nessa definição restrita da sociedade do que é homem e mulher, todos têm características mistas. O não binário não é só um conceito de gênero confuso, ele é mal definido, mesmo quando tentam explicar como nesse vídeo. Supondo que esse conceito surgisse na época em que mulheres estavam lutando pelo direito de usar calças. Como as calças eram parte da regra de vestuário masculino, essas mulheres poderiam se considerar não binárias na época. O costume de usar calças jamais teria sido reconsiderado como "algo que mulheres também podem fazer", ele teria sido considerado "algo que você pode fazer também, porque você não é mulher, você é não binária". As definições sociais para o que é homem e o que é mulher só tenderão a ser mais rígidas com essa construção social do não binário e vai chegar um momento em que ou essas definições não importarão mais nada ou a definição não binária não importará mais nada. E vale dizer também que a identidade de gênero não tem nada a ver com transexualidade.
@raianecarvalho9383
@raianecarvalho9383 3 ай бұрын
Seu comentário conseguiu me abrir uma lógica que até hoje eu não tinha pensado. Não gosto do assunto por conta de achar muito confuso, mas como sou sedenta por entendimento, eu me prontifico a estudar sobre. Sempre que perguntei para as pessoas sobre esse assunto, pareceu algo como se a lógica fosse a de que vc pode usar tanto coisas marjoritariamente femininas quanto masculinas, mas isso eu mesma faço. Me parece ilógico muitas vezes, eu não sei nem se deveria tá mesmo me esforçando para compreender.
@erikaquinha
@erikaquinha Жыл бұрын
uma coisa que eu não engulo sobre esse assunto dos não binários é o fato de que com a criação dessa "categoria" a gente regride anos de discussões sobre estereótipos de gênero. Isso tudo só reforça ainda mais as normas estritas de gênero.
@mariaizabelmontenegro415
@mariaizabelmontenegro415 3 жыл бұрын
Gostaria de mais informação sobre esse assunto.
@nadiasoares860
@nadiasoares860 3 жыл бұрын
Muito bom. Obrigada
@raianecarvalho9383
@raianecarvalho9383 3 ай бұрын
Pra alguém faminta por conhecimento como eu, é frustrante ainda não conseguir compreender sobre isso. Eu chego a conclusão de que é um desejo de ser diferente, pra se sentir especial. E as pessoas que me explicam só me reforçam essa ideia sem elas quererem. Até o convidado explicando me pareceu algo confuso. Pq isso? Eu não consigo crer que depois de tanto buscar conhecimento, esse assunto seja tão inovador que foge meu raciocínio. Eu tendo a usar a lógica de que: se estou me esforçando para encontrar lógica em alguma coisa e não a encontro, tem a chance de não haver mesmo. É a probabilidade do 50/50.
@sabrineescritora
@sabrineescritora 10 ай бұрын
Estou conhecendo alguém não binário e quero muito aprender, claro que vou perguntar e tirar minhas dúvidas. Mas gostaria de entender um pouco do assunto. ❤
@rafaelsousa929
@rafaelsousa929 Жыл бұрын
Achei, bem confuso!!!
@neidsansone8051
@neidsansone8051 3 жыл бұрын
Adorei!
@Meio
@Meio 3 жыл бұрын
👏👏
@luizamacielboaventura1657
@luizamacielboaventura1657 3 жыл бұрын
Presenteeee🙋🏻‍♀️
@Meio
@Meio 3 жыл бұрын
Luiza, é muito bom ver o quanto o vc acompanha o nosso canal 💗
@guilhermeferrari2562
@guilhermeferrari2562 3 жыл бұрын
Uma mulher, do nada decide outro gênero. Nada contra... mas não faz sentido na minha cabeça. Mas o que importa é respeitar...
@matt.m7251
@matt.m7251 Жыл бұрын
Então se eu me sinto parcialmente masculino e parcialmente feminino eu posso ser não binário?
@Aquiestoueu19
@Aquiestoueu19 4 ай бұрын
Tem um português, que esta a participar agora no big brother Portugal e ele diz ser não Binário mas quer que o tratemos por mulher 😅 . Não sei se faz lá muito sentido
@matt.m7251
@matt.m7251 3 ай бұрын
​@@Aquiestoueu19na verdade faz sim 😊, o importante é como a pessoa se sente, se a pessoa se sente melhor com certo pronome ent n importa o resto
@raquelrezende9968
@raquelrezende9968 Жыл бұрын
Não entendi foi é nada. É uma confusão pra minha cabeça
@falcongomes9035
@falcongomes9035 Жыл бұрын
😴 o cara entrou em paradoxo quando foi falar dos pronomes. Acho que toda discussão tem seus pontos limites
@ivancampos6894
@ivancampos6894 3 жыл бұрын
Sim, entendi. Daqui a pouco surge outro termo vago e impreciso, cuja construção é tão incompreensível quanto o desejo profundo de impor uma agenda dissonante e incompreensível para o povo.
@jorgeneto5205
@jorgeneto5205 2 жыл бұрын
O convidado foi bem confuso.
@googleemail7210
@googleemail7210 3 жыл бұрын
Gramática com pronome neutro? Eu nem aprendi como se escrevem algumas palavras ou como se acentuam outras, ou como são hifenadas... temos muitos problemas para resolver antes de criar mais um.
@adelialima1558
@adelialima1558 3 ай бұрын
As explicações poderia ser mais ricas
@josivaldolima3481
@josivaldolima3481 8 ай бұрын
Como eu posso explicar se nasce do sexo masculino é homem se nasce do sexo feminino dai é mulher...
@fabiocarvalho1783
@fabiocarvalho1783 2 жыл бұрын
Peraí... Binario pode ser homem ou mulher?????
@danierymarques6185
@danierymarques6185 3 жыл бұрын
🤔
@williamtutaucamem
@williamtutaucamem 5 ай бұрын
Sou heterossexual . Respeito a orientação sexual e a forma como cada um se identifica ,desde que nao ultrapasse certos limites. A língua portuguesa já é um bicho de 7 cabeças, parabéns pra quem discorda. Mas na minha visão essa idéia de inventar pronomes e dizer que é inclusivo e blá blá blá.... é só estopim pro negócio pegar fogo. Existem os que não aceitam, os que toleram,os que entendem e os que fazem parte desse mundo. Já é um assunto complicado,pra que ficar dando pano pra manga? Descomplica em vez de complicar poh! Beija ,transa, namora,casa com quem vc quiser,mas respeite os outros, assim como os heterossexuais também devem fazer. Tudo tem um preço nessa vida. Deixar de ficar se pegando na frente das pessoas não vai matar ninguém. Andar de mãos dadas ,beijar ou sei lá o que + em lugares lgbt...... ninguém hétero vai se incomodar ,pois não estarão lá. Como disse tudo tem um preço e esse é o da paz ,pra assim estar junto a todos. Existem as crenças. Cada um crê no que quiser. Mas os homossexuais devem entender que, o cristão não aceita o homossexualismo por conta da palavra que vem da bíblia. La esta que para Deus o homossexualismo é abominável , logo, pecado. O salário do pecado é a morte espiritual ,segundo a palavra. Então o cristão também abomina o homossexualismo. Dessa forma ,o cristão que ama os filhos, parentes, amigos ou quem que seja , não quer que isso se torne comum. Ele vê isso como um modo de vida pecaminoso e influenciador. Nesse meio ,existem os que tem um conhecimento profundo e não estão aqui pra julgar e sim orientar, levar a palavra,no mais ,seguir a vida dele. Fora estes,existem os fanáticos , os julgadores imundos e etc Nessa o bicho pega ,pois todos são pecadores segundo a palavra,mas escolhem determinados pecados segundo a palavra ,pra perseguir,julgar,execrar. Dentre esses pecados, o homosexualismo. Eu gosto de futebol ,aceito que torçam pra outros times ,mas nao compro camisa ,nao vou a estádio de futebol ,pois sei muito bem do risco que vou correr. Então sendo mais inteligente , assisto meu jogo na minha casa ou na casa dos meus pais,parentes, amigos que , muito das vezes sao torcedores de outros times . Assim vivo feliz, em paz , seguro com minha esposa e filho. Na minha humilde opinião, não é nada vantajoso ficar se colocando em perigo,esse mundo esta cheio de ódio. Não minto,eu mesmo me incomodo bastante com certas atitudes , inclusive essa dos pronomes,bolsa,etcs ... Mas no máximo deixo minha opinião entre amigos e vivo minha vida.
@claudiasilva1078
@claudiasilva1078 Жыл бұрын
A pessoa nasceu com o sexo indefinido foi
@feliperebellosc
@feliperebellosc 3 жыл бұрын
Só não maltratem a Lingua Portuguesa. No alemão, no inglês não tem genero, no Português tem. Fico triste por quem nasceu num país de lingua Portuguesa, mas fazer o que ? Escolhe um artigo e a lingua Portuguesa Agradece .
@hortensiafracalanza281
@hortensiafracalanza281 3 жыл бұрын
@Felipe Rebello, concordo com seu pedido de que não se maltrate a Língua Portuguesa mas discordo de que Alemão e Inglês não tenham gênero. Muito pelo contrário, essas línguas têm três gêneros, enquanto a nossa só tem dois. O que acontece é que as pessoas confundem gênero gramatical com identidade sexual, coisas absolutamente distintas. Por exemplo, em Alemão o sol é feminino e a lua é masculino, cadeira é masculino, cama é neutro, já porta é feminino, como em Português, mas janela é neutro. Nada disso tem a ver com sexo, como também não tem a ver com sexo que se usem: artigo masculino em “der Mann” (o homem), artigo feminino em “die Frau” (a mulher) e artigo neutro em “das Mädchen” (a moça) ou em “das Kind” (a criança). Na minha modesta opinião, as pessoas deveriam se assumir como são, ou como acham que são, deveriam ser respeitadas como seres humanos por todos os demais, mas não deveriam tentar alterar a Língua, que é uma propriedade cultural de toda a sociedade e tem uma forte função aglutinadora para uma determinada nação. As línguas mudam, é normal que isso aconteça, mas uma alteração revolucionária na língua não fará bem a ninguém.
@hortensiafracalanza281
@hortensiafracalanza281 3 жыл бұрын
@@ricardocima , não duvido!
@jwaregian545
@jwaregian545 3 жыл бұрын
Variação linguística não é maltratar a lingua portuguesa!! Esse tema é estudado dentro dela.
@fernandamayal4810
@fernandamayal4810 3 жыл бұрын
Eu acho a linguagem neutra muito útil. É muito mais fácil dizer "elu é linde" do que " esse ser humano é lindo". Palavras são ferramentas, se elas não funcionam da forma que precisamos, são inúteis. Além disso, é chato ver tudo sempre voltado para o masculino, então, mesmo sendo cis, acabo ficando feliz quando falam sem usar um gênero específico.
@JohnBruce.
@JohnBruce. 2 жыл бұрын
Controlando as palavras controlam o pensamento e controlando o pensamento controla-se os hábitos e, então, o jeito das pessoas se expressarem. Chomsky fala sobre isso. Querem reinventar a roda. Querem mudar o real significado das palavras para dar vazão à sua ideologia. É uma minoria tentando mudar a maioria.
@fernandamayal4810
@fernandamayal4810 2 жыл бұрын
@@JohnBruce. Moço, é justamente o que você disse. Controlando as palavras se controla o pensamento, e dessa forma, se controla os hábitos. Criar uma idioma que propositalmente exclui pessoas é uma forma de adequar essas a uma norma. A séculos nosso idioma controla o comportamento de milhões de pessoas a seguirem esse tal padrão binário. Aliás, é justamente por sempre estarmos avaliando o que pode melhorar nessa invenção de milhares de anos (que é a roda) que hoje em dia podemos andar em máquinas sofisticas que andam sobre uma coisinha que chamamos de pneu. Você não precisa usar a linguagem neutra se é algo que te traz desconforto, mas talvez você poderia reavaliar o porque te incomoda tanto que outras pessoas a utilizem se é o que as fazem feliz.
@JohnBruce.
@JohnBruce. 2 жыл бұрын
@@fernandamayal4810 ??? Foi mal mas, pelo q sei, de acordo com a historia e a Biologia, nós definimos o padrão baseando nos sexos pelos cromossomos. A maioria dos animais se define como dois sexos, macho e femea, sendo XX e XY com a unica finalidade de reprodução.. Como Biólogo eu nunca vi um terceiro sexo, ainda mais hj em dia q tem uns 7 gêneros. Logo a grande pergunta é, pra q diabos a natureza programaria um terceiro sexo? qual seria o papel dele na seleção natural? Hipoteticamente se não existe, por q iriamos catalogar ou incluir algo q não existe? Assim sendo como vc conseguiu analisar e de quais fontes cientificas vc se baseia pra sua teoria de conspiração na linguagem??
@falcongomes9035
@falcongomes9035 Жыл бұрын
Será que vc foi alfabetizada mesmo?
@jeansoares2014
@jeansoares2014 3 жыл бұрын
Bizarro
@ninaamerico785
@ninaamerico785 Жыл бұрын
Falam falam e nào dizem nada Nonfonal não explicaram nada
@olgaliberato3621
@olgaliberato3621 Ай бұрын
Eu sou trinária
@tattianasalles3019
@tattianasalles3019 3 жыл бұрын
A galera veio de porrada em cima de mim no Twitter por causa dessa história da Barbara Paz. Eu confesso que não entendo nada desse negócio de identidade de gênero. Mas sei que Barbara Paz tem quarenta e tantos anos e foi casada com o ator Dalton Vigh e com o Diretor Hector Babenco...eu só disse que não entendo como uma mulher indo para os 50 anos, depois de 2 maridos, descobre que seu gênero é não binário. Entre 45 e 50 anos as mulheres viravam avós há apenas duas gerações atrás...sei lá...eu já trabalhei com uma moça trans que virou minha amiga. Ela disse que desde criança já tinha nascido com cabeça de mulher, apesar do corpo ser masculino. Não foi uma coisa do tipo..."agora eu sou isso". Já nasceu assim! Na Globo parece que todo mundo tá com gênero fluído...mas enfim, problema deles. Cada um faça o que quiser de sua vida. Mas por favor, deixem os pronomes em paz! As crianças saem do colégio com analfabetismo funcional, imagina com esse negócio de pronome neutro...
@lorenypsum9729
@lorenypsum9729 3 жыл бұрын
Se você não entende, então porque não se cala e vai estudar a respeito? Espero que essa pergunta não tenha o tom de agressividade que parece, mas não acha uma indagação válida? Essa "mulher", essa pessoa de quase 50 anos, não-binária e que tem desejo sexual por homens (identidade de gênero é diferente de sexualidade, sexualidade é que tipo de pessoa você gosta sexualmente, identidade de gênero é forma como vc vê a si mesmo): pode ter entendido suas inquietações internas recentemente e ter sofrido em silêncio com isso em uma esfera muito pessoal desde a infância, é dífícil se identificar coisas que não se o conhece o nome, o incômodo está lá, sempre esteve, só não se conhecia o nome para ele, como o caso do não-binarismo há pouco tempo. Por falta de educação e conhecimento, muita gente com incômodo de identidade vive suas inquietações sem saber como chamar ou lidar por desconhecer estruturas fora da heteronormatividade. Por isso, pode parecer uma mudança repentina, de pessoas já adultas e conhecida pelo gênero de nascimento, mas a verdade é que por isso mesmo não pra ninguém de fora saber o quanto no intimo (desde a infância) isso -> o incômodo de náo se enquadrar como mulher ou homem de um ponto de vista psicológico foi e tem sido um ponto de incômodo para os não-binários. Como não-binária, posso te dizer, sempre senti algo de diferente comigo estranho, não sabia explicar, não sabia porque era diferente, porque era desconfortável o modo como eu sentia com o meu gênero e tão pouco me identificava com o gênero oposto, usar roupas de mulher era extremamente desconfortável, insuportável, parecia uma violação, por outro lado não queria parecer homem nem um pouco, nem me identificava em me portar como tal, a ideia de transcionar para outro gênero nem passava pela minha cabeça, nesse ponto eu me explicava como sendo um alienígena, foi só com 18 anos que descobri sobre o conceito de não-binarismo e houve uma auto aceitação e cura. Pode parece confuso para quem é binário, e pode parecer que não tem impacto ou relevância na vida da pessoa, mas sim isso causa muita dor e desconforto quando não é compreendido. Espero que tenha explicado.
@lorenypsum9729
@lorenypsum9729 3 жыл бұрын
@@ricardocima kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@beta.b
@beta.b 2 жыл бұрын
Veja denovo a parte do vídeo 1;59 ali define o que tu não entendeu e e vc não entender ... vá procurar o que fazer
@13kev
@13kev 2 жыл бұрын
Da pra entender pq vieram com porrada pra cima de ti :/
@andre899
@andre899 Жыл бұрын
Bizarro mas ok
@beta.b
@beta.b 2 жыл бұрын
Vim aqui de curiosa para saber e enteder um pouco mais sobre o assunto, as pessoas merecem ser felizes seja do jeito que elas escolhem viver e ninguém tem nada a ver com isso ! O mundo tá um nojooo todo mundo querendo se meter na vida dos outros ... vao arrumar o que fazer .....
@alcionesferreira1
@alcionesferreira1 2 жыл бұрын
Tratar com respeito todos!! Mas mudar o idioma é de uma loucura sem fundamento!!!! Isso ñ inclui ninguem, so cria conflito e um abismo gigante!!! Educação, somente educação inclui!!! Muda o mundo!! E esse comunicador é muito fraco
@silasrodriguesgoncalvesjun5191
@silasrodriguesgoncalvesjun5191 2 жыл бұрын
Na boa, ô chatice essa coisa de ficar explicando sexualidade pros outros, ficar inventando rótulos, .... Só seja feliz e pronto!!
@betoijildo8609
@betoijildo8609 2 жыл бұрын
Até onde eu sabia o gênero indica o sexo da pessoa. A auto-percepção pode estar equivocada, só de percebemos o exterior identificamos padrões pelas diferenças. A pessoa do caixa, do mercado, do banco, da padaria, não me precisa contar sobre a sua auto-percepção pq o exterior dela indica o seu gênero se é macho ou fêmea. Se fosse assim pra eu interagir bem com TODO mundo, eu deveria esperar ela dizer sobre a sua auto-percepção pra daí eu tratar ela no feminino ou no masculino. Não binário é confusão.
@KKarmen1958
@KKarmen1958 2 жыл бұрын
Pronome neutro é muito bom, o negócio é acostumar a usar.
@jameswesst1416
@jameswesst1416 11 ай бұрын
Nao é homen e nem mulher entao é um megazorde
@joaodecarvalho7012
@joaodecarvalho7012 3 жыл бұрын
Este sujeito é da área? Parece muita ideologia e pouca ciência. Até onde eu sei, essas questões ainda não foram bem entendidas. Esta dicotomia entre biológico e social em geral é feita por gente que não entende do assunto. Como somos uma espécie social, a própria sociedade é um produto biológico. Inicialmente com a mãe, e posteriormente com outros membros da sociedade, a sexualidade se desenvolve por meio de interações sociais.
@flavioferreira1858
@flavioferreira1858 3 жыл бұрын
É cada coisa viu kkkk
@estelamaridossantos2320
@estelamaridossantos2320 3 жыл бұрын
Tudo para se aparecer.... Na minha época isso se chamaria falta do que Fazer ou falta de vergonha na cara
@nickylovelz3352
@nickylovelz3352 Жыл бұрын
An?
@saulogamadesouzaabreu9202
@saulogamadesouzaabreu9202 3 жыл бұрын
O fato de você não se considerar algo não significa que você não o seja. Eu mesmo não me considero feio.
@mauromacota3824
@mauromacota3824 3 жыл бұрын
A gente tem tanta coisa pra resolver e se discutindo pronome neutro. Que porre!
@celsoniero42
@celsoniero42 6 ай бұрын
Quanta bosta 😂😂😂😂
@MarceloArias65333
@MarceloArias65333 3 жыл бұрын
Esse tipo de discussão, quando alçado ao debate público, que afastou a maioria do povo do governo petista...
@marcio_souza007
@marcio_souza007 2 жыл бұрын
@@ricardocima Olha, são tão fascistoides quanto os bolso-olavistas, pode confiar!
@JohnBruce.
@JohnBruce. 2 жыл бұрын
Não binário é transtorno de identidade.
O espantalho Estados Unidos | Ponto de Partida
14:23
Meio
Рет қаралды 23 М.
LINGUAGEM NEUTRA  @ellebrasil
15:09
Tempero Drag
Рет қаралды 483 М.
Идеально повторил? Хотите вторую часть?
00:13
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 9 МЛН
A teacher captured the cutest moment at the nursery #shorts
00:33
Fabiosa Stories
Рет қаралды 55 МЛН
Heartwarming Unity at School Event #shorts
00:19
Fabiosa Stories
Рет қаралды 25 МЛН
O QUE É NÃO-BINÁRIO? | Sapatomica
12:45
SAPATOMICA
Рет қаралды 26 М.
o que é SER AGENERO? NÃO BINÁRIO?
8:34
yukizinhee
Рет қаралды 3 М.
O QUE É SER NÃO-BINÁRIO?!
10:02
Pretinho Mais Que Básico
Рет қаралды 4,3 М.
Rebeca Andrade e a Bolsa Atleta | Cá Entre Nós
12:20
Meio
Рет қаралды 1,6 М.
como alguém se identifica COMO NÃO BINÁRIO?
4:57
Cup
Рет қаралды 93 М.
ABRINDO MEU CORAÇÃO... dois anos depois!
25:12
Adam
Рет қаралды 367 М.
80 Year Olds Share Advice for Younger Self
12:22
Sprouht
Рет қаралды 1,7 МЛН
Por que o Censo do IBGE é importante para o país?
6:03