LINGUAGEM NEUTRA

  Рет қаралды 483,428

Tempero Drag

Tempero Drag

4 жыл бұрын

Errata:
O pronome de gênero usado por Pri Bertucci, o profeta queer é ILE/DILE ou ELE/DELE, já que é uma pessoa Trans, não binária, gênero queer, não ela como me referi no vídeo.
Para saber mais siga Pri no Instagram:
@pribertucci_o_profeta_queer
A foto utilizada para Andrea Zanella, não corresponde a pessoa para
Conhecer mais siga Andrea no Instagram:
@zanelladea
Referências:
diversitybbox.com/pt/manifest...
edisciplinas.usp.br/pluginfil...
Siga a gente no Instagram temperodrag
Curta a Fan Page temperodrag

Пікірлер: 5 000
@TemperoDrag
@TemperoDrag 4 жыл бұрын
Errata:
@RenataBSales
@RenataBSales 4 жыл бұрын
Usar alunes em vez de estudantes, ou outras variações pra algo que já existe um sinônimo com gênero neutro só prova que as pessoas estão desconhecendo o próprio idioma. Isso além de que nem foi levantado o fato de que alunxs ou alun@s são impronunciáveis e não são lidos por aplicativos de transcricão de tela para cegos e pessoas com baixa visão, mais excluindo do que agregando pessoas nos debates
@shoppingtudo1916
@shoppingtudo1916 Жыл бұрын
Vários erros de definição kkkkk passou vergonha
@marcosgoncalves168
@marcosgoncalves168
Existe uma maneira mais fácil de uso dessa linguagem neutra, ignorar e não usar. Assim como devo respeitar todas as pessoas, EU não sou obrigado a gostar e muito menos conversar com qualquer pessoa só porque ela me exige a usar, pois essas pessoas não mandam em mim, não tenho obrigação nenhuma, o direito de não receberem o tratamento de "ele" e "ela" é garantido, mas o meu de não usar os intermináveis "ile", "elu", "el@", "elx", etc e etc, também é direito meu. Quem me pede eu apenas respondo "CLARO... que não, nunca", eu não tenho obrigação nenhuma de usar, e se falar o ridículo "todes" sempre falo, eu não faço parte do "todes".
@luisfilipe5848
@luisfilipe5848 3 жыл бұрын
Toda ciência existe um pai, exemplo é Lucca Patiolli pai da ciência contábil, e o pai da linguagem neutra é Mussum dos trapalhões 😂😂😂😂😂😂
@abutrecrazy
@abutrecrazy
Tantos problema pra se resolver neste pais...e estao criando mais um.
@valdecijesus3147
@valdecijesus3147 3 жыл бұрын
"O Mundo será dominado pelos imbecis, não por competência, mas porque são muitos (Profeta Nelson Rodrigues)
@betim360graus
@betim360graus 3 жыл бұрын
Vai "TODES" procurar serviço kkkkkkkkk
@roderigos
@roderigos 4 жыл бұрын
Curti, Rita! Mas gostaria de pontuar que sobre a palavra "denegrir", não existe etimologia racista... Denegrir é uma palavra latina, seu significado vem da oposição entre luz e trevas, ideia importante numa sociedade pré iluminação pública na qual o escuro era entendido como algo perigoso. As relações sociais racializadas sequer existiam... Ultimamente tem rolado um glossário de palavras "racistas" na web sem base etimológica nenhuma. É bom estarmos atentos, já vi educadoras antirracistas (Suzane Jardim, Gabriela Moura, Andreza Delgado) falando exatamente sobre isso. Nem tudo que traz as ideias de branco/preto e claro/escuro é intrinsecamente racista.
@doug-fanni-007
@doug-fanni-007 Жыл бұрын
A línguagem neutra não se sustenta ela não é usada pela maioria do povo...Palavras são palavras pessoa são mais que palavras.
@alinotic
@alinotic Жыл бұрын
O verbo "travestir" não vem de "travesti", mas o contrário. Travestir é mudar de roupa, usar uma roupa que não é sua. Figurativamente é claro que o verbo pode significar "disfarçar", "falsear", e isso não tem a ver com a pessoa travesti
@matheusgarcia4943
@matheusgarcia4943 3 жыл бұрын
"Os idiotas vão dominar o mundo, não pela capacidade, mas pela quantidade."
@pceresini
@pceresini 2 жыл бұрын
LIBRAS é a segunda língua oficial do Brasil? Pois é! Ela foi reconhecida em 2002 e implementada pela lei 10.436/02, que garante seu caráter oficial e estrutura gramatical.
@cristianocustodio7241
@cristianocustodio7241 2 жыл бұрын
O gênero a que a linguagem se refere é gramatical, e não biopsicossocial. Dessa forma, toda argumentação apresentada está se voltando para algo que não existe, como se a gramática fosse semelhante ao ser humano no que diz respeito ao sexo (é necessário dizer que não tem?). Se alguma pessoa, por exemplo, autoconsiderar-se uma capivara (alguém que compartilha da crença na metempsicose) e eu a chamar de homem, não estarei ofendendo-a, o contrário sim. Portanto, por mais fantasiosa que seja a mente humana, é preciso entender e aceitar que a realidade acaba por se impor sobre desejos de nossa espécie tão limitada que por vezes luta contra a lógica que trouxe tudo à existência.
@Leo-ud9xj
@Leo-ud9xj 3 жыл бұрын
10% prestando atenção no vídeo
@lawrenceanyways4677
@lawrenceanyways4677 4 жыл бұрын
Oi, Rita! Acompanho seus vídeos sempre. Tbm sou professor de língua e literatura. Entendi os apontamentos que vc fez. Mas gostaria de discordar de alguns pontos que vc coloca: a primeira é quanto essa ideia de linguagem neutra. Pergunta: existe? Outra: qual perspectiva de linguagem sustenta a sua fala? Penso em vários estudiosos do assunto: Chomsky, Benveniste, Bakhtin, Brandt, Franchi, etc, que discutem a linguagem em várias frentes. Mas sobretudo como atividade constitutiva do humano. Me pareceu que vc estava falando muito mais de discurso do que de linguagem, apesar de vc não ter feito tais diferenças. Novamente, há uma lista grande de autores que discutem o assunto. Por fim, me parece que sua fala neste vídeo inverte as grandezas: vc mostra os efeitos (de opressão, de discriminação, etc) mas não discute as origens que, a meu ver, não está nisso que vc abordou como sendo linguagem, mas, como vc bem aborda, nas discussões sobre o capital/capitalismo que condicionam nossas experiências com o mundo, com os outros e com nós mesmos. Enfim: ficaram várias questões na minha cabeça diante de sua fala: em todas elas, pensando nessa suposta busca por uma linguagem neutra, me lembrei dos próprios textos literários do Cortazar ou do Rosa ou da Clarice que parecem trabalhar bem essas questões em seus textos. Me parece que essa busca ou tentativa deixa de fora, entre outras coisas, as discussões sobre violência e linguagem, ou sobre a própria psicanálise nas discussões sobre pulsão de vida e pulsa de morte e por aí vai. De todo modo, se vc retornar ao assunto, vale a pena um aprofundamento com mais recortes, apesar do recorte do próprio vídeo.
@fersantos5195
@fersantos5195 2 жыл бұрын
Sou formada em Letras e acredito que a linguagem neutra é sim um reflexo das mudanças sociais e suas convenções. Porém o que não pode ocorrer é a imposição dessa nova forma de expressão no âmbito da norma culta. Esse tipo de linguagem recai em uso EXCLUSIVAMENTE informal e ponto.
@SimSimi.ツ
@SimSimi.ツ 2 жыл бұрын
"A tolerância chegará a um nível a onde os inteligentes serão proibidos de pensar somente para não ofender aos imbecis."
@JanaViscardi
@JanaViscardi 4 жыл бұрын
Oi, querida! Vim fazer algumas observações para contribuir com o debate.
@victoriadesiderio2371
@victoriadesiderio2371 4 жыл бұрын
Parabéns Ritinha 👏👏🤭😘
TÁ RINDO DE QUÊ?
22:34
Tempero Drag
Рет қаралды 415 М.
RACISM, A WHITE PEOPLE THING
26:17
Tempero Drag
Рет қаралды 893 М.
Why Is He Unhappy…?
00:26
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 69 МЛН
Inside Out 2: Who is the strongest? Joy vs Envy vs Anger #shorts #animation
00:22
Can A Seed Grow In Your Nose? 🤔
00:33
Zack D. Films
Рет қаралды 29 МЛН
НРАВИТСЯ ЭТОТ ФОРМАТ??
00:37
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 8 МЛН
GÊNERO, PODER E NARRATIVA
26:43
Tempero Drag
Рет қаралды 264 М.
Como discussão sobre linguagem neutra virou guerra cultural no Brasil
18:35
8 POLÊMICAS SOBRE GÊNERO NEUTRO NA LÍNGUA | JANA VISCARDI
20:24
Jana Viscardi
Рет қаралды 65 М.
O problema das mulheres nos JOGOS OLÍMPICOS
14:44
Atila Iamarino
Рет қаралды 618 М.
MERITOCRACIA
24:39
Tempero Drag
Рет қаралды 957 М.
RITA VON HUNTY - ACESSÍVEIS CAST #09
1:51:12
Acessíveis Cast
Рет қаралды 252 М.
ANTROPOFAGIA ZUMBI
31:44
Tempero Drag
Рет қаралды 350 М.
Why Is He Unhappy…?
00:26
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 69 МЛН