GURPS, o Canivete Suiço do RPG de mesa.

  Рет қаралды 5,222

Papo de Mestre

Papo de Mestre

5 жыл бұрын

Nesse episódio eu falo sobre GURPS e o motivo de gostar tanto dele!

Пікірлер: 41
@eduardopoleto
@eduardopoleto 5 жыл бұрын
Concordo totalmente! Gurps é complicado se o mestre não tem muita confiança pra adaptar as coisas, também uso mais como um guia. Mas uma vez que você aprende é isso, você pode jogar qualquer tema em qualquer época que dá certo! Como o nome já diz, Generic Universal Roleplaying Sistem, não precisa ficar mudando de sistema toda vez que quiserem mudar o tema do RPG. E pra quem preza pelo realismo na campanha, ele é, dos que conseguem balancear realismo com divertimento, na minha opinião, o melhor.
@eduardopoleto
@eduardopoleto 5 жыл бұрын
Gosto dele também por que ele tira as coisas do preto e branco que as pessoas estão acostumadas. RPG foi feito pra não ter limites, aí quando começam a falar de classes e de alinhamento começa a limitar a experiência. Ele dá mais poder não só pro mestre, mas para os players também. Comecei a jogar e dificilmente volto pra outro sistema, simplesmente adapto o melhor dos outros para o meu RPG.
@PapodeMestre
@PapodeMestre 5 жыл бұрын
Eu faço o mesmo!
@Ronald_Marcal
@Ronald_Marcal 4 жыл бұрын
Falou PERFEITAMENTE: "Gurps é um sistema complicado SE você jogar em sua totalidade". Quando era mais novo e mais avido e frequente no RPG todo mundo do meu círculo relutava em jogar com Gurps por acharem complicado demais, e isso ocorre pelo fato de não se darem a chance de experimentar. Gurps é um sistema genérico que busca prover soluções para os mais variados tipos de cenários possíveis, e o nível de complicação é diretamente proporcional ao nível de "realidade" que o mundo exige.
@sergioribeiro4541
@sergioribeiro4541 5 жыл бұрын
GURPS é, literalmente, GENIAL!
@MrEdtoox
@MrEdtoox 3 жыл бұрын
A frase de introdução, foi a mais engraçada que eu já vi kkkkkkkkkk
@jardeylsonjacinto711
@jardeylsonjacinto711 5 жыл бұрын
Cara! Eu amo o gurps, pena que não temos mais apoio das editoras, ficamos limitados, mas mesmo assim, com os dois gurps, o módulo personagem e o módulo campanha, da para fazer muita coisa mesmo... muito show o sistema !!!
@watzlrj
@watzlrj 5 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! É pelo bom gosto! Hehe. Gostaria de acrescentar só uma coisa: A modularidade permite ainda que você, num mesmo cenário, escolha um de regras diferentes, para melhor ambientar a sua aventura exatamente como deseja. E, até, se for essa a proposta, mudar o conjunto de opções disponível conforme a aventura evolui. Por exemplo, estou mestrando uma campanha de Cyberpunk no futuro do meu mundo de Supers que apresentei no RPGnext n'A Morte da Liberdade. (que está em live aqui no KZfaq e em Podcast no site) e os jogadores (padrinhos do RPGnext) começam sem os poderes e vão adquiri-los durante a aventura. Um dos jogadores está jogando com um cérebro humano dentro do corpo de um robô aranha que hackeia sistemas. E com os poderes vai adquirir um corpo físico projetado e a habilidade de telecontrole. Como você falou no seu vídeo. GURPS é único! E consegue fazer qualquer coisa!
@gurpsnaveia
@gurpsnaveia 2 жыл бұрын
GURPS é fantástico!!
@givanildomaciel7345
@givanildomaciel7345 4 жыл бұрын
Cara a comunidade está refazendo os livros e está ficando ótimo
@GZeppe
@GZeppe 5 жыл бұрын
Cara muito legal o vídeo, GURPS foi o primeiro livro que comprei e gostei bastante!
@PapodeMestre
@PapodeMestre 5 жыл бұрын
é meu favorito!
@nelsoncardoso76
@nelsoncardoso76 4 жыл бұрын
Legal o seu vídeo e seu canal. Jogo RPG desde 1990, meu sistema preferido é o GURPS. Eu tenho mais de 400 livros de RPG e tenho por volta de 90 livros do GURPS de terceira geração e uns 20 da quarta. Tenho de tudo que tem no mercado, já joguei de tudo mesmo, dos sistemas mais famosos a alguns bem obscuros. Tenho o prazer que possuir o Módulo Básico e o GURPS Cyberpunk autografados pelo Steve Jackson nas ocasiões que ele veio nos Encontro Internacional de RPG, assim como tenho meu Cyberpunk 2020 autografado pelo Mike Pondsmith. GURPS é o melhor. GURPS é um dos poucos RPGs que dá real liberdade tanto para o mestre como aos jogadores. O defeito real do GURPS é a falta de cenários prontos. No começo, usei muitos livros de D&D como o Forgotten Realms e o GreyHawk para ambientar meus RPGs. Fiz o mesmo com Star Wars, Conan antes de comprar o suplemento GURPS Conan. A liberdade é tamanha, que qualquer coisa serve de cenário. Tenho tanto para falar que daria um livro. Uma coisa é fato. O GURPS fez parte da minha infância, toda adolescência e parte da vida adulta. Quando estou com meus amigos de infância, nosso dialeto inclui coisas como NH, HT, Crítico e Fulminante. Quem joga GURPS entendeu.
@viniciusmachadomiguel7498
@viniciusmachadomiguel7498 3 жыл бұрын
Quem aprende GURPS não larga mais. É o melhor sistema. Muito bom pra jogar os mundos fantásticos. Pra mim o que precisa mudar é o sistema de magia, fora isso (que rola uma embromação) eu acho perfeito.
@freemanfly9662
@freemanfly9662 5 жыл бұрын
Gurps tem seu valor, hj porém uso o savage worlds.
@valdineipereira8147
@valdineipereira8147 5 жыл бұрын
Cara mestro rpg a 20 anos e o Gurps é meu preferido, ainda mais com a 4 edição que ficou perfeitamente magnífico.
@wougranwilson2701
@wougranwilson2701 5 жыл бұрын
Em fantasia que é meu tema preferido, não aconselho ninguém usar regras realistas. Pois isso vai frustar os jogadores quando virem o seu guerreiro morrer com uma espadada!
@PapodeMestre
@PapodeMestre 5 жыл бұрын
concordo
@soadvitor
@soadvitor 5 жыл бұрын
Muito bom....seus vídeos são carregados de muita experiência como mestre/jogador. Vc poderia fazer mais conteúdo sobre GURPS (o youtube é carente de gurps)
@watzlrj
@watzlrj 5 жыл бұрын
Se gosta de conteúdo de GURPS. O RPGnext tem três aventuras no sistema. A aventura Legionários que se passa no mundo de Damocles: o início de minha autoria, A aventura A morte da Liberdade. Que se passa num mundo de Supers, também de minha autoria, e a aventura Floresta Negra, que se passa no nosso querido Yrth. Mas que, em breve vai estar à venda (sem sistema, porque eu não tenho a licença do GURPS, mas podendo ser usada em qualquer um). Checa lá. Um abraço.
@RodrigoSilva-rn6ue
@RodrigoSilva-rn6ue 5 жыл бұрын
Também sou fã do GURPS e não abro, mas me restrinjo à terceira edição, por ser, em minha humilde opinião, a melhor edição do sistema. Tanto que meu blog COVIL GURPS só aborda material sobre a antiga 3ª. Também tenho a mesma visão sobre a "complexidade" do GURPS, nunca fui tão ingênuo ao ponto de achar que o sistema de Steve Jackson é "fácil" e/ou "simples e intuitivo" como um Dungeons & Dragons. Porém, um dos fatores que mais atraiu nossa geração de fãs foi justamente essa complexidade do sistema. Nossa geração, especificamente os fãs de GURPS, era composta por chatos de galocha - dávamos muita importância às regras do jogo, e, acima de tudo, ao CUMPRIMENTO de tais regras EM JOGO. Esse era o grande diferencial dos outros grupos de RPG, que jogavam sistemas diferentes: nós, jogadores de GURPS, observávamos detalhes técnicos das situações em jogo, nas quais a aplicabilidade das regras do sistema era praticada. Como você mesmo disse, era comum questionarmos coisas do tipo "onde a flecha me atingiu?", "a quantos metros estou do alvo de minha mágica?", "quais as peças de armadura que meu inimigo usa próximo ao pescoço?" e por aí vai. E o mais interessante dessas discussões (sempre amigáveis) era que aumentava ainda mais o prazer da sessão de jogo, a graça da brincadeira. Com o tempo, esse estilo de jogar (com detalhes e observância das regras) chegou a influenciar aqueles momentos em que experimentávamos outros sistemas de jogo ou até mesmo quando íamos jogar uma partida de um mestre que não mestrava GURPS: já perdi as contas de quantas vezes os jogadores de GURPS perdiam o interesse por um sistema (ou uma partida) em que o combate era simplista demais, ou quando uma situação de teste de habilidade era resolvida intuitivamente demais... Sobre a era da tal revista especializada em RPG que não deu muita bola para o GURPS, podemos admitir que a variedade de sistemas de RPG na época contribuiu para ofuscar nosso sistema favorito. E a visão comercial da revista reforçou isso. Se bem me lembro, a maioria dos artigos dava ênfase ao D&D, AD&D, Storyteller e, quando houve a criação do 3D&T, aí, sim o GURPS desceu para a "repescagem". Creio que esse processo há de acontecer com muitos sistemas de RPG, mas seus fãs prosseguem mantendo a chama acesa. Foi assim com o MERP, o Rolemaster e outros sistemas velhos.
@PapodeMestre
@PapodeMestre 5 жыл бұрын
Covil do Gurps? Que maneiro!?
@RodrigoSilva-rn6ue
@RodrigoSilva-rn6ue 5 жыл бұрын
Meu blog é o covilgurps.wordpress.com Dá uma passadinha lá, mano. Meu Covil GURPS seria valorizado grandemente com tua visita.
@wougranwilson2701
@wougranwilson2701 5 жыл бұрын
Cara oque mais me frustra são os mestres que mestram contra os jogadores, tipo: como eu vou matar esses personagens? Aí ponhe em um jogo de fantasia todas as regras possíveis de realismo de dano, não tem quem tenha saco para jogar assim! Então pulam todos para Ad&d....
@PapodeMestre
@PapodeMestre 5 жыл бұрын
@@wougranwilson2701 verdade.... eu sou calça frouxa nisso...
@philipyancey1850
@philipyancey1850 5 жыл бұрын
O jogo que me abriu as portas para o mundo do RPG foi o HERO QUEST,(ele não era RPG) apesar de ser intuitivo e divertido,no entanto foi muito fácil de enjoar. Comecei a jogar RPG mesmo foi ainda na década de 90 o meu primeiro sistema foi o D&D, porém eu percebi que ele era muito vago em comparação com o GURPS. Eu sempre fui fã do GURPS o acho formidável. Além disso tem muitas empresas que mergulharam na ideia de se criar um sistema genérico. O GURPS na minha opinião ele não é complicado,mas amplo e procura abranger todos os detalhes da vida de forma equilibrada e realista. O sistema traz em si muito cálculo matemático,entretanto não é nenhuma fórmula de Bhaskara. Se as pessoas conseguem lidar com a complexidade da vida dá para aprender GURPS.(rsrsrss brincadeirinha).
@PapodeMestre
@PapodeMestre 5 жыл бұрын
Tenho saudades o hero quest!
@mortolani2
@mortolani2 5 жыл бұрын
Eu gosto muito de GURPS. Acho que a revista falou muito mal do GURPS sim.
@CINNDY_
@CINNDY_ 4 жыл бұрын
Muito foda,cara
@morpheus9522
@morpheus9522 3 жыл бұрын
Ta faltando gente pra falar sobre GURPS no KZfaq e na internet como um todo. Tem blogs legais, e um canal aqui no KZfaq que ta começando sobre, mas falta mais gente falar disso. E talvez pelo menos um canal aí com a exposição que tem um Formação Firball (Nada contra eles, eu gosto deles, só os citei pra ilustrar meu exemplo). Seria legal mais lives de mesas de GURPS também, você quase não vê aqui, pelo menos aqui no Brasil. Dá pra fazer cada jogo maneiro com qualquer cenário. Por exemplo: Nunca vi uma mesa de Fallout no KZfaq brasileiro e vi uma ou outra no KZfaq gringo. E sinceramente? Quer jogar Fallout? Vai de GURPS. Primeiro porque não existe um sistema de Fallout ainda. Até daria pra usar alguns sistemas não-genéricos como Mutant, mas Mutant por exemplo não encaixaria tão bem em Fallout, só quebraria um galho. Além disso, pra quem não sabe, originalmente os jogos do Fallout eram pra usar o sistema de GURPS em seus jogos. A Steve Jackson Games e Black Isle entraram em um acordo e o game estava em um estágio consideravelmente avançado quando o acordo foi descontinuado por ambas as partes devido ao excessivo uso de violência gráfica pra época, coisa que a Steve Jackson Games achou que iria manchar a imagem deles. Ainda que depois trocaram para o sistema deles, apelidado de S.P.E.C.I.A.L., muita coisa de GURPS ficou lá, afinal, o jogo, como eu disse, já estava em um estágio avançado quando o acordo foi descontinuado. E falta mais gente pra criar coisa pra GURPS aqui no Brasil. Falo de sistema mesmo, de módulos homebrew e tals. Lá fora ainda tem, mas é bem pouco. Enfim, por mais que nós, fãs de GURPS tentamos deixar o sistema vivo jogando ele e comprando coisas pontualmente, isso não basta. Temos que colocar o sistema em evidência. Imagina que maravilha seria o GURPS com maior relevância? E nem precisa ser a enorme relevância que D&D e Pathfinder tem não, apenas uma relevância considerável para que a comunidade cresça e seja mais viva. Precisamos colocá-lo em relevância, caso contrário, vejo que acontecerá com GURPS o mesmo que aconteceu com MERP e Rolemaster, que caíram no limbo e sua empresa (Iron Crown) vai mal das pernas. Ou seja, não tem planos de produzir nada desses sistemas por enquanto. E pergunta se uma empresa quer comprar a licença desses dois? Nem a pau, o público deles morreu, sendo otimista, nos anos 2000. Não quero, jamais, que isso aconteça com GURPS.
@MHFenrir
@MHFenrir 5 жыл бұрын
Gurps é vida!!
@versipelio3623
@versipelio3623 5 жыл бұрын
Eu tentei por GURPS pra minha mesa mas eles n entenderam nada, eu n culpo eles. É complicado
@PapodeMestre
@PapodeMestre 5 жыл бұрын
né nãO AMIGO.......
@sidneigomescarvalho5676
@sidneigomescarvalho5676 5 жыл бұрын
Qual e o principal LIVRO de GURPS para começar a jogar?
@eduardopoleto
@eduardopoleto 5 жыл бұрын
Gurps Lite é uma boa, é uma síntese dos livros principais com tudo o que você precisa pra jogar. A própria desenvolvedora disponibiliza gratuitamente
@PapodeMestre
@PapodeMestre 5 жыл бұрын
PEga os basicos e olha a parte lite dele...
@wallacedias5397
@wallacedias5397 3 жыл бұрын
Gurps e BRP são os melhores genéricos. Gosto do FATE, mas ele é melhor para jogadores novos. Mas acho que prefiro BRP, mais palatável para novatos e, além disso, gostei da ideia de não ter "vantagens e desvantagens", pois o jogador precisa entender o que cada nome significa (a skill é só ler o nome que já entende mais ou menos). No BRP a ficha - sem vantagens e desvantagens - tem tudo que o jogador precisa, ele nem necessitará ler o livro básico: ele tem uma porcentagem para cada habilidade. O que faz a vantagem "flexibilidade"? Não precisa entender, vai lá e coloca mais pontos em uma habilidade que signifique isso. Mas GURPS foi o que mais joguei por muitos anos, hoje prefiro BRP. Aliás, BRP é primodial ao GURPS, veio muitos anos antes e inspirou o Steven Jackson.
@CristianoMeiraMagalhaes
@CristianoMeiraMagalhaes 4 жыл бұрын
O problema maior do GURPS é não ter os dados de 20 lados. Usando 3d6 fica parecendo ludo. rs Existe sim, uma certa "magia" nos dados de várias faces.
@serplaywallace4722
@serplaywallace4722 3 жыл бұрын
“Corta 90% pro jogo ficar bom”kkkkkkkkkkk o pior sistema q eu já vi gurps!!! É o sistema mais porco q eu já vi Tudo é regra ñ tem padrão pra porra nenhuma Bom pra quem gosta de sistema bagunçado gurps é a pedida
@guilhermeteixeira4059
@guilhermeteixeira4059 3 жыл бұрын
GURPS dispensa qq outro sistema! O grau de complexidade de uma sessão de grups está diretamente ligada à falta de experiencia/confiança da mesa!
A dificuldade de GURPS
3:37
Andrew Gil
Рет қаралды 1,8 М.
Gurps é complicado sim!
13:22
Papo de Mestre
Рет қаралды 956
ЧУТЬ НЕ УТОНУЛ #shorts
00:27
Паша Осадчий
Рет қаралды 6 МЛН
O FIM DE PORTUGAL
12:13
NÔMADE DIGITAL
Рет қаралды 55 М.
Jogando RPG s01e01 | Uma boa aventura começa na taverna | D&D 5.0
12:06
TazTalks Mental Health With... Tanni Grey-Thompson
32:28
Taz Thornton
Рет қаралды 242
George R.R. Martin talks about GURPS
1:25
Leon Lacerda
Рет қаралды 32 М.
How I Got Hired as a Character Artist For Games
20:52
J Hill
Рет қаралды 483 М.
FICHA DE COMBATE PESADA - ORDEM PARANORMAL RPG
6:28
Thico
Рет қаралды 25 М.
I disappeared for 7 years - what I learned
18:25
Miles Olsen
Рет қаралды 274
GURPS - Sistema de RPG com 3 Regras Básicas
15:57
RPGames Brasil
Рет қаралды 1,2 М.
CYBERPUNK - Expurgo Neural - EP1 (GURPS)
2:56:06
PodRolar - Podcast sobre tudo!
Рет қаралды 631
ИГРАЮ ЗА ОТЦА 😱 В SchoolBoy | SchoolBoy Runaway
19:56
ЛИГЛЕЙЧИК
Рет қаралды 1,1 МЛН
ОЧЕНЬ ТРЕВОЖНЫЙ ХОРРОР ► It Happened At Night
36:00
Kuplinov ► Play
Рет қаралды 1 МЛН
Майнкрафт, но я выживаю в ПВП ЦИВИЛИЗАЦИИ
30:33
Андрей Альварес
Рет қаралды 549 М.