How to obtain pure acetone - Propanone - Fractional distillation from nail polish remover

  Рет қаралды 18,126

Canal Química Experimental

Canal Química Experimental

5 жыл бұрын

We present the fractional distillation of the acetone-based nail polish remover. It is possible to obtain pure acetone and ethanol. The Brazillian nail polish remover has acetone, ethanol, water, brilliant blue FCF and benzophenone-3. The video presents experimental tips to assist those who have laboratory questions regarding the assembly and preparation of fractional distillation.
Music:
Composer: Aleksandr Shamaluev (AShamaluevMusic)
Track: Uplifting Cinematic Piano

Пікірлер: 108
@abraaocoelho2835
@abraaocoelho2835 2 жыл бұрын
incrível!
@xfontoura
@xfontoura 6 ай бұрын
Vídeo ouro
@whyskeytillthe383
@whyskeytillthe383 Жыл бұрын
amei o canal
@ricardosmidt9600
@ricardosmidt9600 2 жыл бұрын
Grato pelo seu trabalho. Excelente observação a de colocar esferas de vidro no balão.
2 жыл бұрын
Boa tarde, Ricardo! Fico feliz que tenha gostado do nosso material e observações. Um grande abraço e obrigado pelo seu comentário!
@hugosantos5075
@hugosantos5075 4 жыл бұрын
simplesmente, fantástico esse video obrigado !
@joaowagner5852
@joaowagner5852 2 жыл бұрын
Que aula maravilhosa! Perfeita ao som de uma música clássica de bom gosto.👏👏👏👏
@danilopereiradasilva1847
@danilopereiradasilva1847 2 жыл бұрын
Prezado Prof. Dr. Lucas Ferreira de Paula, A comunidade do Canal Química Experimental, Não seria possível extrair por relargagem: salting in e salting out, por meio de adição de sais, como o cloreto de sódio, do qual consegue separar a água do meio? Obrigado
@mariojr2585
@mariojr2585 3 жыл бұрын
Muito obrigado pela ajuda
3 жыл бұрын
Boa tarde, Mario! Fico feliz em saber que esse vídeo tenha de alguma forma te ajudado. Um grande abraço e desejo um ótimo domingo!
@douglasantoniodatti3892
@douglasantoniodatti3892 2 жыл бұрын
uma fonte de acetona interessante, creio eu, seria a solução de limpeza tigre. este produto é utilizado como preparação da superfície a ser colada nos canos pvc
@libertariamemes
@libertariamemes 3 жыл бұрын
meus parabens!!! pelo esforço!!!! valeu mesmo!!
3 жыл бұрын
Bom dia, Marco! Muito obrigado pelo seu comentário, ficamos muito felizes ao recebê-lo. Seja sempre bem vindo ao nosso canal!
@gabsribeiro9770
@gabsribeiro9770 3 жыл бұрын
Ameii💙
3 жыл бұрын
Boa tarde, Maria! Ficamos felizes que você gostou do nosso material. Muito obrigado e desejo um ótimo domingo!
@blueberry2321
@blueberry2321 3 жыл бұрын
Como eu não tinha o Destilador Eu fiz o seguinte... Eu tinha um balão de Fundo Chato de 500mL Aí fiz uma Gambiarra Com uma rolha Pus um Uma mangueira e um termômetro . daí a mangueira passava por uma garrafa de vidro com água gelada... funcionou quase que perfeitamente... Derreteu o Sopor que eu precisava.
3 жыл бұрын
Bom dia Blueberry! Parabéns por fazer essas adaptações, boa parte dos trabalhos em laboratório são mesmo adaptações, pois é muito difícil ter todas as vidrarias e materiais necessários para alguns procedimentos. Como você fez o teste e derreteu o isopor, então essa é uma característica de que essa acetona obtida estava com bom grau de pureza. Um grande abraço!
@blueberry2321
@blueberry2321 3 жыл бұрын
@ Cara.. EU que agradeço muito pelo trabalho que *você* Faz aqui. É REALMENTE incrível. Qualidade Impecável dos vídeos . informações concretas e a didática. Obrigado!!!!
@smollktrag4158
@smollktrag4158 3 жыл бұрын
@@blueberry2321 Cara eu fiz um destilador usando tubos de PVC pra destilar acetona mais eu estou com problemas na coluna fracionada se poder chamar lá no wpp para dar umas dicas pra melhorar 77999425461
3 жыл бұрын
Eu também usei um método gambiarrento semelhante
@anacarolinadeoliveirasanta6102
@anacarolinadeoliveirasanta6102 3 жыл бұрын
Adorei a música. Obrigada por compartilhar
3 жыл бұрын
Boa noite, Ana Carolina. Muito obrigado! Eu também gosto muito das músicas do Aleksandr Shamaluev (AShamaluev), ele produz materiais de alta qualidade. Se você quiser conhecer o canal dele, o endereço é esse: kzfaq.info/love/ISCA3u0nQ-Cxk-hI07g78A. Um abraço e obrigado por sua participação aqui no canal!
@anacarolinadeoliveirasanta6102
@anacarolinadeoliveirasanta6102 3 жыл бұрын
@ eu já achei até a playlist no Spotify. Rsrs estou assistindo seu vídeo para fazer o relatório de uma aula prática e a música ficou top!
@coiotes
@coiotes 4 жыл бұрын
obrigado pela lição , precisamos de acetona pura para dissolver ABS , e fazer uma cola pastosa que é usada em impressoras e peças 3D , mas está difícil comprar isso ... mais fácil comprar "o pó" do que material pra trabalhar e estudar :b
4 жыл бұрын
Olá Marcos! Fico feliz em saber que o vídeo tenha sido útil. Um abraço e obrigado pelo comentário!
@thalesmfreitas
@thalesmfreitas 2 жыл бұрын
Bom amigo sei que seu comentário tem mais de um ano mais se vc usar soluçao preparadora para cano de pvc funciona tb ela já é muito mais pura
@renancoral8036
@renancoral8036 2 жыл бұрын
@@thalesmfreitas Tô com esse problema tambem, não encontro acetona pura na minha cidade pra diluir o ABS, vc poderia explicar melhor sobre essa solução preparadora?
@thalesmfreitas
@thalesmfreitas 2 жыл бұрын
@@renancoral8036 acetona pura é é um composto extremamente mais inflamável do que a gasolina por isso não se vende em qualquer lugar, solução preparadora para cano de PVC contém 99% de acetona mas não é muito utilizada no Brasil por isso só se vende nas grandes casas de material de construção
@thalesmfreitas
@thalesmfreitas 2 жыл бұрын
Recomendo usar em lugar aberto longe do calor do fogo eu nunca deixar o frasco aberto enquanto não estiver usando pois a acetona evapora muito rapidamente Esse é o motivo dela ser tão inflamável
@kevynguedesteixeira8456
@kevynguedesteixeira8456 3 жыл бұрын
Está de parabéns! Excelente vídeo, muito bem explicado. Vale ressaltar também que, além de seu canal ser uma fonte de informação, também fomenta ideias e reforça bases daqueles que não possuem acesso a um laboratório! Sucesso na tua caminhada.
3 жыл бұрын
Bom dia, Kevyn! Muito obrigado pelo seu comentário, fico muito feliz pela consideração que você tem pelo nosso canal. Um grande abraço e desejo um ótimo fim de semana!
@hobbycenter61
@hobbycenter61 2 жыл бұрын
Muito interessante este vídeo, parabéns! Como precisava de pouca quantidade para limpeza de cianoacrilato, resolvi destilar em casa da maneira mais barata que poderia tentar... coloquei a acetona em uma garrafa de vinho e esta em banho maria. Na ponta da rolha uma mangueira que passava dentro de uma garrafa PET para o condensador. Realmente estas esferas dentro devem fazer muita diferença pois me assustava dos pulos que a garrafa dava pela agitação... A única dúvida fica na determinação da pureza, ainda mais que estes removedores não possuem a concentração de acetona em seus rótulos.... Depois de 3 garrafas de removedor destiladas fui em busca de componentes específicos. Cheguei a um valor de 665,00 comprando vidrarias necessárias: coluna e condensador de 600mm, 2 balões e duas juntas.
2 жыл бұрын
Boa noite, amigo! Que beleza você ter feito o processo e ter observado os vários aspectos citados. Sim, as esferinhas de vidro fazem muita a diferença, mas se não tiver, você pode substituir por pedacinhos de porcelana quebrada (cacos pequenos de porcelana), eles funcionam tão bem quanto as esferas. O valor médio de um sistema de destilação é esse mesmo que você viu. Um abraço e obrigado por sua participação aqui no canal!
@reinaldosoares1074
@reinaldosoares1074 4 жыл бұрын
É muito complicado
@diegobtt1325
@diegobtt1325 4 жыл бұрын
amigo voce sabe alguma *chpa* Corning Magnetic Stirrer que seja mais barato?
4 жыл бұрын
Amigo, dê preferência para as analógicas, eu mesmo uso uma analógica, pois as digitais ainda são muito caras. Além disso, tente encontrar algumas usadas no mercado livre ou na Olx, eu já encontrei duas por um preço razoável. Eu devo lançar um vídeo dentro de 2 semanas falando mais sobre o processo de se comprar um agitador magnético usado por um custo menor (as vezes até estragado) e fazer o reparo.
@fabianacristinadeiartelli278
@fabianacristinadeiartelli278 4 жыл бұрын
Olá Prezados, por gentileza podem ajudar na questão de um removedor de Cola tipo Super Bonder. Será que os removedores que vendem nos mercados, dissolvem esse tipo de cola? Ou qual seria a sugestão de vocês?
4 жыл бұрын
Olá Fabiana! A cola do tipo "Super Bonder", é composta por uma substância da classe dos "cianoacrilatos". A cola tem um éster dessa classe, e depois que a cola endurece forma-se o polímero que é uma estrutura chamada de "policianoacrilato". Se o removedor comercial que você usar for específico para esse polímero (para policianoacrilatos), vai funcionar bem, já esses genéricos tipo Thinner, água rás, etc, não são muito eficientes. Porém, o solvente mais barato e eficiente para remover essa cola seria acetona pura (como essa obtida por destilação). Você precisa deixar a acetona por um tempo em contato, para a cola ir amolecendo, e depois vai retirando gradualmente o material (normalmente ele vira uma espécie de goma, após a acetona solubilizar parte do material). Se a cola estiver em uma superfície metálica ou algum outro local que permite ser resfriado, então um resfriamento intenso, como deixar por 2h no congelador e depois retirar por abrasão, pode funcionar. Existem outros solventes químicos não convencionais para uso residencial, mas que são bem comuns em laboratório para remover o policianoacrilato, como o Dimetilsulfóxido (DMSO), ou o Cloreto de metileno. Mas eles não devem ser usados em contato com a pele ou qualquer parte do corpo. Apenas para a remoção da cola em algumas superfícies (muitas superfícies podem ser danificadas se entrarem em contato com algum desses dois solventes). Existem também outras opções, mas acredito que fora o uso de abrasão, essas sejam as mais comuns. Um grande abraço!
@ferlucassantos9861
@ferlucassantos9861 4 жыл бұрын
Ola.. vc pode mim indicar onde comprar todos os componentes que vc usou para q eu possa comprar ?
4 жыл бұрын
Olá amigo, sem problemas. De imediato vou te dizer que costumo comprar na RBR Vidros que é uma empresa que vende uns produtos com preço razoável, eles têm um site onde vale a pena ver o que eles têm disponível. Existe uma outra empresa chamada Unividros, eles também vendem muita vidraria específica, como Dean Stark, Clevenger, etc. Existe um site quase "mainstream" que é a loja netlab. A loja Laborglass também têm se mostrado uma boa, embora eu nunca tenha comprado nada lá ainda. Esses são os links das quatro lojas de vidrarias que comentei: www.rbrvidros.com.br/ www.unividros.com/ www.lojanetlab.com.br/ www.lojalaborglas.com.br/ Essas lojas também vendem alguns materiais de laboratório, como as garras clip keck, suporte universal, garras para balão e condensador, etc. Espero que consiga obter todos os materiais e tenha êxito no seu aprendizado em química experimental. Um grande abraço!
@gusvilmar
@gusvilmar 3 жыл бұрын
boa tarde professor ! então para obter a acetona pura, basta fazer uma nova destilação a 56 graus para separar a acetona do etanol ? obrigado!
3 жыл бұрын
Boa tarde, Gustavo! Sim, é isso mesmo que você disse. Apenas dois detalhes: Primeiro é que a destilação precisa ser realizada com coluna de fracionamento para separar certinho o etanol da acetona; Segundo é que a destilação feita com fluxo lento (1 a 2 gotas por segundo) permite também obter um produto mais puro. Se você tiver suspeitas que ainda tem um pouquinho de etanol na acetona, poderá re-destilar (bi-destilar) para ficar ainda melhor. Mas na maioria dos casos isso é desnecessário. Um grande abraço e desejo uma ótima semana!
@joaopauloribeiro5064
@joaopauloribeiro5064 3 жыл бұрын
Professor, você poderia dar algumas dicas de como escolher chapa aquecedora com agitação?
3 жыл бұрын
Boa noite, João Paulo! É bom vê-lo novamente por aqui. Sim vou te dar algumas sugestões, veja só: 1. Se quiser cortar uma boa parte dos custos escolha a placa sendo de alumínio, pois a de porcelana embora seja mais bonita e um pouco mais resistente, custa muito sem oferecer tanto benefício. 2. Não espere obter temperaturas "na solução" superiores à 250°C, tenho experiência prática nisso. Isso porque o alumínio não pode ser aquecido a mais de 350°C pois embora não haja fusão a estrutura metálica começa a formar microtrincas. Então a potência dessas placas normalmente é de cerca de 400W -650W, e a superfície da chapa pode atingir até 350°C, o que em geral permite que o líquido que você for aquecer atinja no máximo uns 250 ou 280 °C, com muita sorte. Normalmente potências de 1000W só vão ajudar o aquecimento ser mais rápido, ou se você for trabalhar com o béquer de 2L bem cheio e não quiser esperar, caso contrário é um pouco desnecessário potências superiores a 650W. 3. Se você quiser que a placa regule corretamente a temperatura de uma solução, então escolha os modelos que possuem um sensor para que você coloque dentro da solução. Esses modelos possuem um termostato mais preciso para fazer esse ajuste. Caso contrário, você fica a mercê do "ajuste" manual, que é aquele que ficamos periodicamente aumentando ou diminuindo a temperatura para se obter o valor desejado. 4. Um fator que ajuda a se poupar um pouco de dinheiro é se você fizer a escolha por um equipamento usado. Existem muitas incertezas na compra desses equipamentos pois nunca se sabe se trata-se de um equipamento que estava tudo ok e foi apenas vendido; ou se foi um equipamento que queimou e houve muita substituição de importantes peças na placa de circuito, etc, alterando sua originalidade. Mesmo assim, a grande vantagem ao meu ver se comprar uma placa usada é que os modelos antigos analógicos são hoje em dia muito mais baratos que os modelos digitais. Note que não existe "precisão" maior ou menor em um modelo analógico de um digital, o que realmente gera precisão no aquecimento é a presença (ou não) de um sensor. 5. Um motor durável ajuda muito a não ter desgastes prematuros no sistema de agitação magnética. É muito complicado dizer a especificação de quais motores seriam adequados ou não, mas por isso vou precisar um pouco mais no item 6. 6. Vou te dar exemplos práticos e frutos das minhas experiências profissionais. Gosto das placas da IKA (alemã, porém com fabricação agora no Brasil), Corning (americana, muito durável), Fisatom (brasileira, infelizmente está com um custo muito alto), Tecnal (brasileira, marca antiga, continua boa). Todos esses modelos que usei eu gostei muito: IKA RCT Basic (o modelo antigo é mais acessível, o com display digital atual é bem caro); IKA C-MAG HS 7 (se ainda for com o sensor, é o que existe de melhor, é robusto e preciso); Corning PC-420 (é antiga e muito boa, o modelo atual tem um "d" após o número, indicando que é digital); Corning PC-320 (é bem antiga e quase raridade, mas é muito boa também, desde que não tenha sofrido muito uso constante); Fisatom 752A (é uma boa opção, a velocidade de ajuste é precisa e tem boa potência); Tecnal TE-0854 (já trabalhei com um modelo antigo que durou mais de 15 anos sem problemas,o TE-085, analógico); De vez enquando, só por lazer, eu dou uma procurada no mercado livre em algumas desses agitadores usados, mas é complicado pois em geral são produtos danificados (em peças importantes) ou com custo muito elevado. Se você quiser ter uma noção dos preços novos acesse o www.bancodeprecos.com.br/ e faça o cadastro gratuito pois lá você conseguirá consultar o valor resultante dos pregões eletrônicos do governo. Mas claro, a descrição de um agitador magnético para uma licitação é tão genérica que é quase impossível as Universidades e Institutos Federais comprarem esses modelos que citei para os laboratórios de cursos de graduação. Muitas vezes eles são comprados por professores para laboratórios de pesquisa, etc. Não sei se a resposta foi muito clara, mas é que realmente essa é uma pergunta difícil de responder com poucas palavras. Um grande abraço e se tiver dúvidas pode ir me perguntando!
@joaopauloribeiro5064
@joaopauloribeiro5064 3 жыл бұрын
@ Você me iluminou. Eu tive problemas recentemente adquirindo uma manta aquecedora no mercado livre. Recebi um modelo que não condizia com o da foto da propaganda. Obrigado
@joaopauloribeiro5064
@joaopauloribeiro5064 3 жыл бұрын
@ Eu estava procurando uma chapa aquecedora de baixo custo mesmo, para começar a fazer alguns projetos e sínteses.
@DaniloOliveiraxc
@DaniloOliveiraxc 4 жыл бұрын
Olá, tudo bem? Trabalho na operação de colunas de destilação de uma indústria petroquímica e queria estudar mais a fundo sobre destilação simples/fracionada. Indicaria algum livro para compreender melhor a destilação?
4 жыл бұрын
Olá Danilo! Sim tenho alguns livros para indicar. Você gostaria de aprender em livros que vão apresentar as teorias básicas (normalmente voltadas para escala laboratorial), ou gostaria de aprender sobre o processo de destilação industrial (em grande escala)? E depois se puder, me diga também se haveria algum problema do material ser em inglês, pois nesse caso existem mais livros e alguns gratuitos, ou se faria mais questão que o material estivesse em português. Mas certamente tenho boas sugestões para te indicar. Se for em inglês você pode inclusive encontrar na genesis library e nesse caso não vai precisar comprar alguns deles (eu tenho um vídeo aqui no canal que mostro como utilizá-la). Eu fico no aguardo do seu retorno para respondê-lo melhor. Um grande abraço!
@DaniloOliveiraxc
@DaniloOliveiraxc 4 жыл бұрын
@ vou ver este vídeo em questão. Eu quero em escala laboratorial para compreender melhor os conceitos de pratos teóricos e a variação das concentrações no produto. Onde trabalho a especificação é > 99.5%, o produto praticamente puro e as vezes temos dificuldades em atingir esse parâmetro em cargas altas. Pode ser em inglês sim. De antemão, obrigado!
4 жыл бұрын
@@DaniloOliveiraxc sem problemas! Então vou te sugerir três livros: Um é para você ter uma noção simplificada (porém cheia de figuras e detalhes bem práticos para a montagem desses sistemas), muito bom para iniciar o estudo do aparato experimental. Ele descreve a destilação simples, fracionada e à pressão reduzida. Ele se chama: "The Organic Chem Lab Survival Manual: A Student's Guide to Techniques", de autoria do James Zubrick, editora Wiley. A nona edição em inglês desse livro foi traduzida para o português e se chama: "Manual de Sobrevivência no Laboratório de Química Orgânica-Guia de Técnicas para o Aluno", e é distribuído pela editora LTC, do Grupo GEN. Outro livro, bem mais denso e em inglês, mas que se aprofunda bastante no processo de destilação laboratorial é o: "Handbook of Laboratory Distillation, With an Introduction to Pilot Plant Distillation (Techniques and instrumentation in analytical chemistry)", ele é de autoria do Erich Krell, e é bastante completo no assunto, é da Editora Elsevier, e tem 524 páginas. Tem várias figuras de colunas, descrição de processos, histórico dos sistemas de destilação, sugestão de construção de uma planta piloto para destilação, etc. Se achar esse segundo livro muito complexo, não se desanime, existem outros que posso te passar até você estar preparado para o livro do Erich Krell. Outra opção por exemplo é o livro "QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL: Técnicas de escala pequena ", de autoria de Randall G. Engel, George S. Kriz, Gary M. Lampman e Donald L. Pavia. Esse livro é uma tradução da 3a edição em inglês. É um livro muito caro (a edição de capa dura da versão em inglês vendida na Amazon, vi hoje o preço, custa R$ 1586,00). Ele vem com vários procedimentos experimentais em laboratórios, um deles é a destilação. Se você for procurar a versão em inglês, procure por: "A Microscale Approach to Organic Laboratory Techniques", da editora Thomson Brooks/Cole. Eu acredito que se você der uma olhada nesses 3 livros você estará munido de um ótimo conjunto de livros que certamente te dará uma visão bastante aprofundada sobre o processo. Caso não goste de algum livro ou procure alguma informação bastante específica sobre o processo, pode ir me contatando que te indico outras fontes! Um grande abraço e desejo um ótimo período de aprendizagem.
@DaniloOliveiraxc
@DaniloOliveiraxc 4 жыл бұрын
@ obrigado! Procurarei estes livros!
3 жыл бұрын
Eu tbm gravei um vídeo semelhante há mais de 1 ano
3 жыл бұрын
Boa tarde amigo! Eu me lembro de ter visto seu vídeo e gostei muito, aliás esse foi um dos fatores motivadores a preparar o material aqui, pois esse vídeo da acetona foi meu primeiro no canal. Torço para que você esteja sempre fazendo mais conteúdos. Você é muito criativo. Um grande abraço!
3 жыл бұрын
@ valeu!
@agauerm
@agauerm 4 жыл бұрын
Muito obrigado pelo vídeo. Me diz uma coisa, seria recomendado fazer 2x a destilação pra ter certeza que a acetona é pura mesmo?
4 жыл бұрын
Olá amigo! Sim, a opção de fazer uma bi-destilação é interessante para se obter produtos mais puros. Caso você esteja destilando utilizando uma coluna de fracionamento (coluna de vigreux) pequena, ou a destilação se processe com um fluxo de destilado relativamente rápido (mais do que 1-2 gotas por segundo), talvez a composição do destilado não seja de acetona pura. Você pode conferir se a acetona obtida está mais ou menos pura (isto é, com mais ou menos água) conferindo a densidade ou o índice de refração do produto destilado. O artigo do Thomas e McAliister, mostra uma tabela que relaciona a densidade com a % de pureza do produto final. O artigo é esse aqui: Thomas, K. T., & McAllister, R. A. Densities of liquid-acetone-water solutions up to their normal boiling points. AIChE Journal, 3(2), 161-164, 1957. Disponível em: aiche.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/aic.690030206 Caso você não disponha de densímetro ou refratômetro (o índice de refração da acetona pura à 25°C, na linha D do sódio, é 1,35596, segundo o autor acima), sugiro destilar utilizando uma coluna longa (de pelo menos 30 cm de comprimento), e ajustando o fluxo de destilado para 1 gota por segundo. Se fizer isso, suas chances de obter um produto bem puro são maiores. Mas se quiser destilar novamente, usando essas mesmas condições, então você terá muito mais segurança de estar obtendo um produto com pureza bem alta. Lembre-se de usar pérolas de ebulição (em uma quantidade como 5% do volume de líquido a ser destilado) nessas destilações, elas ajudam bastante a obter um produto mais puro por minimizarem os "pulos" (turbulência) durante a destilação. A ebulição tumultuosa empurra uma quantidade de vapor de água para o destilado diminuindo a pureza do produto final. Um grande abraço!
@agauerm
@agauerm 4 жыл бұрын
@ nossa show de bola a explicação, muito obrigado!
@agauerm
@agauerm 4 жыл бұрын
@ só mais uma dúvida: não é melhor medir a temperatura da água do banho maria direto (pra saber se está nos 56 graus), do que medir através daquele termômetro no topo da coluna? Ao meu ver aquela temperatura estaria bem menor do que a do líquido em ebulição.
4 жыл бұрын
​@@agauerm Olá amigo! De um modo geral, é possível monitorar a temperatura em 3 locais diferentes em uma destilação: 1. No banho maria diretamente. 2. No líquido que irá ser destilado (nesse caso é dentro do balão de destilação). 3. A temperatura do "vapor" (na verdade é a temperatura do liquido originário do vapor que se condensou no termômetro). A temperatura do "vapor" é mais fiel pois é nela que verificamos se o que irá se destilar, está no ponto de ebulição que esperamos. Isso pois o termômetro está no último caminho antes daquela substância se condensar, e não pode estar mais quente do que o valor detectado por ali. Já a temperatura do líquido que irá ser destilado tende a ser similar à temperatura do vapor. Pode ser um pouquinho menor (pois o material ali não adquiriu energia suficiente para a transição de fase), mas em geral, após a mistura atingir a temperatura de ebulição, é comum ela se manter na mesma temperatura do vapor. Já a temperatura do banho maria, normalmente costuma ser maior que a do material que está sendo destilado. Isso acontece porque a transferência de calor do banho para a mistura não é muito boa. Caso o aquecimento seja feito de forma muito lenta, ou o material utilizado seja de alta condutividade térmica, pode ser que essa diferença de temperatura seja pequena, mas em geral (principalmente ao usar materiais de vidro e elevando a temperatura do banho a uma taxa de aquecimento relativamente alta), existe uma diferença significante entre a temperatura do banho para a do material, algo como 10 - 20° C. Por exemplo, para aquecer etanol até a ebulição (78° C), a temperatura do banho fica próxima a uns 90°C, usando em geral vidro, e usando uma taxa de aquecimento relativamente alta. É muito importante lembrar também que em geral a temperatura de uma mistura não ultrapassa o ponto de ebulição do componente mais volátil. Por exemplo, supondo que você aqueça uma mistura de tolueno e acetato de etila. O ponto de ebulição do tolueno é 110°C e o acetato de etila é 77°C. Então, por mais que você aqueça, a mistura vai se manter em torno de 77°C até que todo (ou quase todo) acetato de etila entre em ebulição. No caso dessa mistura, o aumento da energia só vai fazer a mistura ebulir mais rápido, mas não vai alterar a temperatura dela. Já no caso de uma mistura azeotrópica (que são exceções a esse comportamento), a temperatura não se mantém constante durante o procedimento. Então, respondendo a sua pergunta, a temperatura do banho vai ser maior que a temperatura do vapor de acetona. Dificilmente as duas estarão iguais, na situação chamada de equilíbrio térmico. Em geral nosso interesse está em monitorar a temperatura do vapor - para saber se ele vai estar na temperatura do ponto de ebulição da acetona (~56°C). Quando verificamos essa temperatura podemos entender que "só tem acetona saindo ali". Infelizmente, como a diferença da temperatura entre o banho e a do líquido/vapor sendo destilado é alta (varia entre 10 a 20° C, em geral), não conseguimos ter muita precisão medindo a temperatura do banho. Por outro lado, saber a temperatura do banho é sempre uma informação bastante útil, principalmente quando você usar o mesmo sistema para destilar novamente a mesma substância, utilizando a mesma taxa de aquecimento. Espero que a resposta tenha gerado mais esclarecimento do que dúvida, pois acabei escrevendo muito. Mas se algo não ficou claro, pode me escrever, ok? Um grande abraço!
@guilhermeneto3972
@guilhermeneto3972 3 жыл бұрын
A garra que vc usou pra segurar o balão foi a garra pra bureta?
3 жыл бұрын
Bom dia Guilherme! Exatamente, eu usei a garra para bureta. Mas foi porque eu não tinha outra no momento. Mas o ideal seria uma garra de 3 dedos (ou 4 dedos), em geral usada para fixar condensadores. Em geral a garra com mufa é mais curta, e então, dependendo de como você vai montar o sistema, às vezes é melhor ter uma garra e uma mufa à parte, do que já comprar a garra com mufa fixa. Um grande abraço!
@guilhermeneto3972
@guilhermeneto3972 3 жыл бұрын
@ O recipiente que vc usou para fazer o banho de óleo é de qual material? e essas mangueiras são as de silicone?
3 жыл бұрын
@@guilhermeneto3972 Boa noite Guilherme, o recipiente utilizado para o banho é de porcelana, originalmente seria um rechaud de porcelana, ele tem a base reta, muito similar a base de um ramekin (ramequin). Mas poderia ser tranquilamente de vidro borosilicato (que conduz bem o calor) ou até mesmo de metal, como marmitas de alumínio, etc). E as mangueiras são sim de silicone. Um grande abraço!
@velozescaresteticaautomoti861
@velozescaresteticaautomoti861 4 жыл бұрын
Muito bom show de bola,vc sabe me informar se o vapor da acetona serve p cristalizar policarbonato acrílico depois de lixado várias vezes geralmente usam muito em faróis de carro
4 жыл бұрын
Olá Ogema! Infelizmente o policarbonato não é solúvel em acetona, então o vapor dele não favorece na chamada "cristalização" para polimento. Para você conseguir um efeito no policarbonato similar ao da acetona no acrílico, o mais sugerido um vapor de diclorometano ou de clorofórmio. Minha sugestão seria testar inicialmente o diclorometano. Nesse caso você precisaria testar para ver qual apresentaria um melhor resultado. Por outro lado, é bem mais difícil obter esses dois solventes. Espero que esteja tudo bem com você e seus familiares, principalmente nesse período que estamos vivendo. Um grande abraço! PS: Utilize luvas e máscaras ao manipular o diclorometano ou o clorofórmio, e dê uma lida nas FISPQ deles para trabalhar com mais segurança.
@velozescaresteticaautomoti861
@velozescaresteticaautomoti861 4 жыл бұрын
@ muito obrigado estava na dúvida entre diclorometano clorofórmio e acetona , falei da acetona por ser mais fácil mas vou fazer um teste depois te falo o resultado,minha família estão todos bem graças a Deus tomando os devidos cuidados espero q os seus familiares também muito obrigado pela atenção se quiser me adicionar no WhatsApp agradeço 11 95362-3202 bom dia
@velozescaresteticaautomoti861
@velozescaresteticaautomoti861 4 жыл бұрын
@ professor outra dúvida teria q ser puro o diclorometano ou clorofórmio? Ou pode ser aquele que é 60 por cento?
4 жыл бұрын
@@velozescaresteticaautomoti861 Olá Ogema! Quando disse sobre o diclorometano ou o clorofórmio estava querendo dizer sobre o produto puro. Porém, pode ser que o 60% funcione, mas eu não saberia te dizer, pois eu além de não conhecer ele, não sei qual seria a composição dos outros 40%. Na realidade a acetona solubiliza insignificantemente o policarbonato, então não acredito que isso ajudaria a dar um bom acabamento perceptível nele. Eu particularmente não conheço nenhum diclorometano 60% disponível no comércio, pode ser que exista, mas desconheço. Apenas conheço o clorofórmio 60% da marca Fraction X. Não sei se ele te traria um bom resultado, mas não custa tentar, pois é mais fácil adquirir do que o puro, que é mais limitado em função do controle de órgãos regulatórios. Se tiver algum resultado sobre esse procedimento, não deixe de comentar comigo! Eu ficaria ansioso para saber o resultado que você teve. Eu não tenho trabalhado com o Whatsapp, mas se quiser comunicar por email (com fotos ou algo parecido), pode enviar para canalquimicaexperimental@gmail.com . Fico muito feliz que todos por aí estejam bem, aqui também estamos tomando os devidos cuidados. Um grande abraço!
@velozescaresteticaautomoti861
@velozescaresteticaautomoti861 4 жыл бұрын
@ oi pode deixar q vou testar e mandar o resultado p vc sim,gostaria de compartilhar o resultado,então vi q vende no ml no site mas não sei se é verdadeiro falam q e 60 %e o 40%seria um tipo de álcool
@hildabispo3296
@hildabispo3296 4 жыл бұрын
Amigo, onde posso comprar a vidraria?
4 жыл бұрын
Olá Hilda, você pode comprar a vidraria em muitas lojas online de material para laboratório. Eu particularmente sempre acompanho essas aqui: www.rbrvidros.com.br/ www.unividros.com/ www.lojanetlab.com.br/ www.lojalaborglas.com.br/ Além das vidrarias, essas lojas também vendem alguns acessórios, como as garras clip keck, suporte universal, garras para balão e condensador, mantas de aquecimento, etc. Algumas lojas dessas têm também atendimento pelo Mercado Livre. Se você fizer o pedido pela internet, convém conferir se as vidrarias chegaram todas intactas, pois, embora elas venham em plástico bolha, pode ser que eventualmente alguma tenha trincado. Até hoje eu nunca tive problemas com isso, mas ocasionalmente pode acontecer. Um grande abraço!
@hildabispo3296
@hildabispo3296 4 жыл бұрын
@ obrigado!!!
@redytatu2332
@redytatu2332 2 жыл бұрын
Colocando uma acetona com 60% de pureza no mesmo processo, consigo aumentar a porcentagem?
2 жыл бұрын
Bom dia, Redy! Com certeza, sempre que se aumenta a concentração da substância que se deseja obter, aumenta-se a eficiência da destilação, pois a mistura será separada com maior eficiência, e, como consequência você deverá obter um produto com maior pureza. Outra forma de se pensar é: se a concentração de acetona na mistura é alta, pode-se acelerar a destilação (aumentar aquecimento e por consequência o fluxo de destilado), fazendo com que o processo seja mais rápido, obtendo-se um produto final com pureza similar à apresentada. No vídeo a mistura foi destilada de forma mais lenta por possuir uma mistura inicial menos rica em acetona. Um abraço e obrigado por sua participação aqui no canal.
@redytatu2332
@redytatu2332 2 жыл бұрын
@ Faltava um canal assim no Brasil, acompanho os da gringa, mas se entende pouco coisa. Parabéns e sucesso meu camarada!!
@renatoaraujo386
@renatoaraujo386 3 жыл бұрын
Seria possível realizar este processo sem a coluna de fracionamento?
3 жыл бұрын
Boa noite, Renato! Sim, seria possível eliminar a coluna de fracionamento. Na destilação da acetona a coluna apenas ajuda quando a destilação estiver chegando ao fim, isso é, quando a mistura dentro do balão de aquecimento estiver bem pobre em acetona e rica em água: Nesse momento a coluna vai impedir que o vapor de água não chegue facilmente próximo ao condensador evitando que o destilado tenha quantidades significantes de água. Se for fazer sem a coluna (ou seja, uma destilação simples) é importante fazer o aquecimento bem brando, de forma que a temperatura venha a elevar bem suavemente para atingir a ebulição. Isso evita também que o vapor de água passe para o destilado. E ficar monitorando a temperatura do vapor também ajuda a verificar se está havendo passagem de vapor de água. Um grande abraço e obrigado por sua participação aqui no canal!
@renatoaraujo386
@renatoaraujo386 3 жыл бұрын
@ grande explicação, tenho todo o set de destilação, faltou adquirir apenas a coluna de fracionamento; o intuito é fazer destilação de óleos essências também.
3 жыл бұрын
@@renatoaraujo386 Muito bom Renato! Eu fiz a destilação de alguns óleos aqui e tive bons resultados. O do limão e da laranja tiveram rendimentos muito altos. Nos dois casos eu ralei com um ralo bem fininho só a parte bem externa das cascas (sem retirar aquela parte branca). Depois coloquei tudo em água e fiz a extração por destilação (hidrodestilação). Para você ter uma ideia os resultados que tive foram: Limão Tahiti - 88 g de raspas (foram 22 limões), coletei 6,7 g (aprox. 7 mL) de óleo essencial. Laranja Pera Rio - 88 g de raspas (foram 11 laranjas), coletei 9,4 g de óleo. Citronela (não estava fresca, o ideal é fresca, colhida pela manhã) - 31 g de folhas renderam 0,3 mL de óleo essencial. Existe uma vidraria chamada de Extrator de Clevenger, ou "aparelho" de Clevenger, não sei se você conhece, que nela os rendimentos e a obtenção de alguns óleos essenciais é um pouco melhor que no aparato de destilação comum, além de ser ainda mais fácil de usar pois o óleo é progressivamente drenado por uma torneirinha. Mas como eu não tenho essa vidraria, fiz pelo processo convencional. Um grande abraço e boa sorte nas extrações. PS: A do limão é sucesso, tanto pelo aroma quanto pelo rendimento, foi a que mais gostei.
@diegobtt1325
@diegobtt1325 4 жыл бұрын
que chapa e essa amigo?
4 жыл бұрын
Amigo, essa é uma Corning Pc 420, atualmente é uma linha descontinuada por ser analógica. Ela foi substituída pela pc 420-d, que é digital. Ela tem potência de 698W.
@reinaldosoares1074
@reinaldosoares1074 4 жыл бұрын
Vc vende um litro dessa pura?
4 жыл бұрын
Olá Reinaldo! Eu não vendo esses produtos, sou professor de química e apenas coloco aqui para fins didáticos. Mas embora a destilação fracionada da maioria das misturas aparentemente se mostra complicada, ela fica simples depois de se repetir esse procedimento algumas vezes (como uma receita culinária). O mais complicado é ter disponível todo o equipamento necessário. Um grande abraço!
@adriel548
@adriel548 3 жыл бұрын
É proibido vender acetona pura, se eu não me engano
@alexandregabrielcaldeiraco3777
@alexandregabrielcaldeiraco3777 3 жыл бұрын
Amigo vc tem 2 agitadores? Porque comprou outro?
3 жыл бұрын
Boa noite, Alexandre! Sim eu tenho 2 agitadores. Um deles é um Corning, modelo PC 420 (analógico - aquecimento e agitação). Eu gosto muito desse agitador, ele tem a placa de cerâmica, e tem potência de 698W. Ele é bem robusto e é esse que eu utilizo em quase todos os meus vídeos. Comprei ele do Mercado Livre, pertencia a uma antiga unidade da Johnson & Johnson. O outro agitador, é o do vídeo que fiz a reforma, o da IKA. Eu resolvi comprar outro principalmente para mostrar que é possível comprar um agitador magnético com aquecimento por um custo razoável, se você estiver disposto a consertá-lo. Fiz isso pois quase todos meus vídeos usa um agitador desses, e eu não gostaria que os procedimentos que eu mostro no canal não fossem reprodutíveis para as pessoas que assistissem os vídeos. Daí por essa razão acabei ficando com 2 agitadores. É útil também pois posso ter um reserva caso o primeiro dê algum problema, ou ainda posso usar o que gosto menos na agitação e aquecimento de soluções bem agressivas - como a evaporação de soluções diluídas de ácido sulfúrico. Um grande abraço!
@alexandregabrielcaldeiraco3777
@alexandregabrielcaldeiraco3777 3 жыл бұрын
Ok, obg
@alexandregabrielcaldeiraco3777
@alexandregabrielcaldeiraco3777 3 жыл бұрын
Esse corning 420 vc restaurou?
3 жыл бұрын
@@alexandregabrielcaldeiraco3777 Oi Alexandre, não esse PC-420 eu não restaurei pois quando comprei ele estava muito bem conservado, tanto internamente quanto externamente, então nesse caso tive sorte e foi só comprar e usar. Um grande abraço e muito obrigado por sua participação aqui no nosso canal!
@Msteteuzinhofuu
@Msteteuzinhofuu 4 жыл бұрын
É possível fazer essa destilação com o clorofórmio?
4 жыл бұрын
Sim amigo, é possível. Por destilação fracionada você consegue purificar o clorofórmio muito bem. Apenas é necessário estar atento se as impurezas que estiverem junto ao clorofórmio não tenham ponto de ebulição próximo ao dele (61 °C). Normalmente uma diferença de 15 graus no ponto de ebulição já permite separar bem por destilação fracionada. Só um detalhe, se eventualmente você tiver como impureza hexano, tetrahidrofurano ou metil etil cetona, aí sim poderá ter problemas para purificar, pois essas substâncias formam azeótropos com o clorofórmio. E se for destilar, não use aquecimento com chama, use através de resistência elétrica (como mantas ou chapas de aquecimento), para não ter problemas, pois ele é inflamável. Um abração e obrigado pelo comentário.
@Msteteuzinhofuu
@Msteteuzinhofuu 4 жыл бұрын
@ muito obrigado pela atenção, seu canal é incrível
@adriel548
@adriel548 3 жыл бұрын
Quer baforar um lolo né seu safado
@Msteteuzinhofuu
@Msteteuzinhofuu 3 жыл бұрын
@@adriel548 🤨
@alexandregabrielcaldeiraco3777
@alexandregabrielcaldeiraco3777 3 жыл бұрын
O cara vc pode passar o seu zap?
3 жыл бұрын
Boa noite Alexandre! Eu não tenho trabalhado com o WhatsApp, mas pode me enviar um email para canalquimicaexperimental@gmail.com que terei o maior prazer em te ajudar! Um grande abraço e obrigado pela sua participação aqui no canal!
@jonasdiniz4414
@jonasdiniz4414 4 жыл бұрын
É mais barato que comprar no MercadoLivre
@huskeradama
@huskeradama 4 жыл бұрын
Essa é a mentalidade do brasileiro médio... Não dá valor algum ao conhecimento. É lamentável.
@kalielmartins1990
@kalielmartins1990 4 жыл бұрын
Só os noia vendo o video kkkkkkkkkkkk
Salicylic acid from acetylsalicylic acid tablets - water method (no acetone)
9:10
Canal Química Experimental
Рет қаралды 4,1 М.
Making Solvents from Gasoline
10:01
Chemiolis
Рет қаралды 127 М.
🍟Best French Fries Homemade #cooking #shorts
00:42
BANKII
Рет қаралды 23 МЛН
Como ela fez isso? 😲
00:12
Los Wagners
Рет қаралды 28 МЛН
Sigma Girl Education #sigma #viral #comedy
00:16
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 76 МЛН
1🥺🎉 #thankyou
00:29
はじめしゃちょー(hajime)
Рет қаралды 77 МЛН
Fractional Distillation of Lacquer Thinner to Obtain Toluene
10:26
Como purificar a acetona? [destilação da acetona]
11:39
Química Integral
Рет қаралды 12 М.
COMO COMPRAR ACETONA E ACETATO DE ETILA 100%
17:04
ACORDEÕES RIBEIRO
Рет қаралды 1,7 М.
How to Make Anhydrous Ethanol from Cheap Liquor
11:42
Andy's Catalyst
Рет қаралды 4,8 М.
Preparation of Benzoic Acid - From food preservative sodium benzoate (INS 211)
8:19
Canal Química Experimental
Рет қаралды 12 М.
Making Acetone from Calcium Acetate
9:05
NileRed
Рет қаралды 299 М.
Concentrated Sulfuric Acid 94% - Supplementary information and purification
7:16
Canal Química Experimental
Рет қаралды 7 М.
Recycle Plastic. Polystyrene and Acetone. Science project. ♻️
8:46
Cienciabit: Ciencia y Tecnología.
Рет қаралды 3,1 МЛН
Preparation of 96 ° GL Ethyl alcohol - Ethanol - From commercial diluted 54 ° GL
7:58
Canal Química Experimental
Рет қаралды 24 М.
DESTILACIÓN SIMPLE | SIMPLE DISTILLATION
5:45
Breaking Vlad
Рет қаралды 55 М.
🍟Best French Fries Homemade #cooking #shorts
00:42
BANKII
Рет қаралды 23 МЛН