Jessé Souza: Os abandonados e a luta de classes no Brasil de hoje

  Рет қаралды 135,006

Escola da Cidade

Escola da Cidade

7 жыл бұрын

O sociólogo, professor e pesquisador Jessé Souza foi convidado pelo Seminário de Cultura e Realidade para falar sobre os abandonados e a luta de classes no Brasil de hoje.
Para saber mais:
wp.me/p4gFK1-1t9

Пікірлер: 321
@renanmonteirobarcellos6187
@renanmonteirobarcellos6187 5 жыл бұрын
O maior Professor do País! Salve, Jessé, pela sua contribuição gigantesca para a mudança do Brasil!
@charleseltonfernandesnogue8415
@charleseltonfernandesnogue8415 Жыл бұрын
Sim é verdade, foi através de Jessé no ambiente lavajatista contaminado pelo Brasil na época muito mais ainda que o bolsonarismo posterior, quem abriu os olhos para nós de como foi a construção do golpe sócio econômico e mental imposto pela elite tanto nacional como estrangeira para legitimação de todo esse discurso de ódio disseminado pela mídia e pela sociedade nos dias de hj 2023, Parabéns mesmo prof° Jessé de Souza 💛💛💛💛💛
@TheJulioChaul
@TheJulioChaul 6 жыл бұрын
" A dificuldade em ascender à verdade, em se conseguir a verdade, não é uma dificuldade cognitiva, porque as pessoas são inteligentes. É uma dificuldade emocional. As pessoas tem um compromisso afetivo com as verdades nas quais elas acreditam". Só essa frase já valeu o vídeo.
@joaovictorsilvateobaldo2043
@joaovictorsilvateobaldo2043 5 жыл бұрын
Sobre a principal necessidade humana em jusificar sua própria existência...então a "classe media" pôde vir as ruas dizer que "odeia pobre"...resumidamente pra justificar seus próprios privilégios...Eles tem um compromisso com essa auto satisfação do "ego" digamos assim né...esse cara o Jessé é um gênio!!! Esse cara ta trazendo pro Brasil...uma verdade desconfortável...de uma maneira que nunca vi igual!!!! Um gênio!
@osmarfinucci747
@osmarfinucci747 4 жыл бұрын
nenhum país se faz sem a troca do poder,por classe social mais iluminada e afinada com seus unteresses.Assim foi na prussia que desempenhou grande papel na grandeza alemã.tb.no japão,quando os latifundiários foram alijados por uma burguesia proJAPÃO.Nossa elite despreza o próprio povo.É alienada.
@guerrjose
@guerrjose 4 жыл бұрын
Os Marketeers de Trump e Bolsonaro perceberam isso da emoção. Eliminaram os mediadores (media) e usaram as redes sociais, para disparos em massa com fake news directamente aos eleitores.
@caua7007
@caua7007 4 жыл бұрын
@@osmarfinucci747 a nossa elite, nem do Brasil é, muitas vezes a nossa elite vem de outros países como alguns imigrantes, e é privilegiada pelo governo assim nasceu a classe média e parte da elite. a outra parte tem origem colonial (os colonos mais ricos e aristocratas) que tem herança escravocrata. ou seja esse papinho de meritocracia é furado e a elite nem nacional é portanto eles cospem no pobre e metem bala nas favelas.
@ireneslusarz6774
@ireneslusarz6774 2 ай бұрын
Por mais pesquisadores e professores universitários inteligentes e preocupados com a alma do país
@theolima3008
@theolima3008 7 жыл бұрын
Excelente palestra de um magnânimo professor. Ele explica com maestria a alma brasileira, sua formação, seus mitos fundadores e como tudo isto é usado para que o poder financeiro possa cada vez mais acumular riquezas que seriam de todos se este poder pagasse impostos.
@izabelrodrigues2186
@izabelrodrigues2186 Жыл бұрын
Conheci uma professora que tinha um doutourado ainda muito jovem e em suas aulas ela se gabava muito disso. Ela trabalhou muito pouco porque os pais deram todas as condições a ela para estudar e chegar onde chegou, porém, ela não percebia o privilégio que teve perante uma grande maioria de alunos que necessitavam trabalhar para pagar a faculdade e ficar ouvindo a histórinha dela. Eu mesma gostaria de ter tido mais aula.
@carlosdebrito1592
@carlosdebrito1592 2 жыл бұрын
Assistindo a esse vídeo, novamente, tanto tempo depois da entrevista, a gente percebe claramente a EXTREMA IMPORTÂNCIA dos pensadores, pesquisadores, produtores de conhecimento, porque vemos hoje milhões de pessoas reverberando esses conhecimentos, essas ideias, antes muito mais invisibilizadas, encobertas.
@charlesrv7
@charlesrv7 7 жыл бұрын
Jessé Souza é uma quebra de paradigma. Um avanço sem precedentes na sociologia brasileira. Vai demorar um tempo até ser adequadamente reconhecido, porque o trabalho da maioria dos acadêmicos brasileiros é uma variação do tipo "samba de uma nota só" sobre o tema do patrimonialismo de Buarque de Holanda. E o patrimonialismo é ótimo para manter a dominação, tanto do ponto de vista da burguesia internacional quanto nacional. Basta começar a verificar quantos editoriais e artigos de jornalões, discursos de ministros do STF, de procuradores gerais, de medalhões da política, à esquerda e à direita, usam essa fantasia do patrimonialismo para justificar nossas mazelas e a manutenção de um terço da nossa população no que o Jessé chama provocativamente de "ralé".
@winstonsmith-ministryoftru1609
@winstonsmith-ministryoftru1609 5 жыл бұрын
Fiquei do começo ao fim, durante uma hora e quarenta minutos, e saí querendo mais. Excelente apresentação!
@mariafernandacurci765
@mariafernandacurci765 7 жыл бұрын
Parabéns Mestre, que muitos e muitas possam ouvir suas aulas ricas em formação, reflexão e diálogo
@valerialorena3665
@valerialorena3665 4 жыл бұрын
@@Pitimitzi invejoso
@valdelicemoura4127
@valdelicemoura4127 3 жыл бұрын
Esse sujeito prega o ódio entre classes. Dividir para conquistar.
@evandrohenrique5106
@evandrohenrique5106 6 жыл бұрын
Magnífica a radiografia da nossa sociedade, pelo grande sociólogo Jessé Souza.
@flaviofarias6262
@flaviofarias6262 5 жыл бұрын
A ciência social e humana brasileira vai ter um antes e depois de Jessé Souza. É preciso desconstruir para melhor entender e encontrar explicações sobre o Brasil, e ele faz brilhantemente.
@gadielricardo1571
@gadielricardo1571 4 жыл бұрын
o conhecimento desse cara e assustador .. só não e mais assustador eh a realidade do nosso país ..
@jeansena4824
@jeansena4824 2 жыл бұрын
Verdade
@velosogouveia4884
@velosogouveia4884 3 жыл бұрын
Trabalho perto de pessoas da elite, e realmente elas odeiam pobre. Fico indignado, isso é muito desumano, que nojeira. Jessé Souza, parabéns, você é um grande homem. Que Deus lhe proteja sempre 🙏🙏🙏
@paulocesarsilvacesar515
@paulocesarsilvacesar515 4 жыл бұрын
Professor Jessé Souza, escreve muito bem! Uma grande escritor da Sociologia. Incansável. Trabalha fora do academicismo e fala para todos. Obrigado amigo. Vc faz o trabalho para além do intelectual acadêmico. Abraços!
@luisomena9581
@luisomena9581 6 жыл бұрын
O JESSÉ É O CARA, FANTÁSTICO, DESCREVEU EM PALAVRAS TUDO O QUE EU VÍ ATÉ AGORA NA MINHA VIDA!!!!!
@demetrius4765
@demetrius4765 7 жыл бұрын
descreve bem a nossa sociedade brasileira onde se vê bem visível.
@coliv2
@coliv2 7 жыл бұрын
Jessé Sousa é um dos mais destacados pensadores brasileiros porque ele é capaz de explicar a luta de classes do ponto de vista da realidade do nosso país, não da maneira abstrata como muitos marxistas veem o assunto. (obviamente pros capitalistas a luta de classes nem existe porque eles não aceitam a existência de outras classes que não eles mesmos).
@flordemariabarbosa869
@flordemariabarbosa869 6 жыл бұрын
Desculpe a interferência, mas se existe uma coisa que os marxistas sabem interpretar de forma materialista é a divisão social do trabalho, a partir do sistema de produção capitalista. Afinal, todo o estudo marxista foi em função dessa temática.
@juliocesarcardosotvt5726
@juliocesarcardosotvt5726 6 жыл бұрын
Mas o que o companheiro colocou, talvez equivocadamente, como materialidade, talvez seja a agência dos indivíduos para além da mecanicidade marxista. É em verdade a mesma crítica que Bourdieu faz ao marxismo.
@marcoantonioboulez3162
@marcoantonioboulez3162 5 жыл бұрын
Concordo com você. E a luta de classe marxista é importante, mas o Brasil é particular tanto na direita como na esquerda. Veja a elite europeia e sua extrema direita, eles defendem o país deles, embora crucificando os negros, o mais pobre etc...e aqui no Brasil, a nossa elite financia os políticos de direita, para manter a escravidão, mas não tem o nacionalismo da direita europeia e dos Estados Unidos, mas sim uma elite entreguista. Seguindo os moldes da elite do Brasil colônia, prontos a entregar as nossas riquezas para o exterior .
@UprisePerformance
@UprisePerformance 5 жыл бұрын
Não creio que a visão marxista de classes seja errada ou mais abstrata. Não é isto que o Jessé fala (penso eu). Ele indica que a visão marxista e mesmo a capitalista não são as mais corretas uma vez que não são as que realmente nos separam em classes, do ponto de vista mais empírico possível e do ponto de vista que nos proporcione, de fato, alguma substância para ser trabalhada em termos de alteração desta vil realidade. O que Jessé defende é que as reais classes que nos separam e nos impedem de ver caminhos, são construídas pelo que realmente somos e "somos" o que temos de estímulos e condições reais em nossa formação. Mais, que esta noção de classe nos inflige uma permanência forçada nesta situação uma vez que sequer sabemos que sentimos e vivemos isto, pois nossa visão de classe é baseada no quanto dinheiro temos.
@flaviofarias6262
@flaviofarias6262 5 жыл бұрын
O Banco Central é a boca de fumo dos bancos: dívida pública que nunca foi auditada, taxas de juros exorbitantes e as tarifas bancárias que juntas retiram do povo mais do que o orçamento da saúde e educação juntos. Produto de uma sociedade perversa e escravocrata, como sempre , o Brasil nunca se resolveu e acertou as contas com o seu passado institucional. Impressionante. Professor Jessé Souza esclarecedor e brilhante em suas análises e estudos sociológicos.
@gilenoferreira1646
@gilenoferreira1646 Жыл бұрын
Parabéns pelo exemplo de cidadania.
@uninvited451
@uninvited451 6 жыл бұрын
Essa verdade dói muito.
@mariaidelgardes1090
@mariaidelgardes1090 2 жыл бұрын
Grande homem, um intelectual que luta pelo Brasil através de seus preciosos livros que esclarece a quem ler para entender a tragédia do Brasil até hoje. Estou.lendo a Elite do Atraso.Gratidão.
@ritareis5986
@ritareis5986 5 жыл бұрын
Suas palavras me tranquilizam para entender o motivo do ódio que muitos ricos tem com pobres. Ao ponto de incriminar, tentar prejudicar a todo custos e humilhar.
@marciaduarte5217
@marciaduarte5217 2 жыл бұрын
Eu fiz um projeto com a professora Márcia D'Alessia sobre identidade Nacional analisando a campanha do petróleo é nosso e o segundo governo Vargas. O jogo de interesses e os discursos no interior do clube Militar.
@marciaduarte5217
@marciaduarte5217 2 жыл бұрын
Ops Márcia D' Allesio... os interesses do capital Nacional...
@historiacomovitao609
@historiacomovitao609 6 жыл бұрын
Sensacional. Muito obrigado.
@ivonep4759
@ivonep4759 6 жыл бұрын
Nossa! Um soco no estômago! Que aula maravilhosa! O mundo ainda tem jeito.
@maramendoim
@maramendoim 4 жыл бұрын
"A gente se torna humano, imitando quem a gente ama". Gostei dessa frase.
@rodolfolopes5360
@rodolfolopes5360 4 жыл бұрын
E eu gostei de você !
@maramendoim
@maramendoim 4 жыл бұрын
@@rodolfolopes5360 🤗
@brunobordin1170
@brunobordin1170 5 жыл бұрын
Jessé falando do Moro nas entrelinhas em 2017 e já entendendo toda a jogada. Brilhante
@lialua5797
@lialua5797 4 жыл бұрын
Como ele mesmo já disse, Moro, Deltan e Lava Jato são produtos da classe média branca preconceituosa, descendente dos imigrantes europeus que não aceitam serem equiparados à população descendente da população que foi escravizada, e o ódio aos representantes e defensores de políticas sociais se revela por meio das picaretagens e vícios aplicados nos processos e atos flagrantemente ilegais enxertados na Lava Jato, do contrário, Moro e seu capacho do MP JAMAIS precisariam usar de atos promíscuos para condenar Lula, que seria eleito com toda certeza presidente.
@joaokguimaraes5184
@joaokguimaraes5184 2 жыл бұрын
mas jesse defende Dilma, como alguem pode defender uma pessoa como a Dilma? A Dilma cavou seu propio impeachment de tao incompetente, minha opiniao.
@paulodasilvafarias8037
@paulodasilvafarias8037 4 жыл бұрын
Admirável sua palavras eu fico me perguntando como algo tão visível se torna invisível aos nossos olhos não dá pra acreditar q eles articulam tudo tão bem lamentável e triste obrigado por essa luz Jessé que vc trouxe a todos
@martha5290
@martha5290 6 жыл бұрын
excelente reflexão e necessária, recomendo
@jaertoncarvalhodesousajuni3641
@jaertoncarvalhodesousajuni3641 6 жыл бұрын
EXCELENTE!
@valerialorena3665
@valerialorena3665 4 жыл бұрын
Vc Jessé é o nosso orgulho! vou ler todos os seus livros que deus te ilumine. e lhe de daude e proteção
@carmenmatteta3578
@carmenmatteta3578 4 жыл бұрын
Maravilhoso. Obrigada por compartir. Bom dia
@csccomunica
@csccomunica 4 жыл бұрын
Fantasticamente esclarecedor!! Que lucidez!! Precisamos divulgar ao máximo esse conteúdo!!
@RenatoOG187
@RenatoOG187 7 жыл бұрын
Perfeito!!
@JessicaSilva-vw5hi
@JessicaSilva-vw5hi 2 жыл бұрын
Show de bola um aprendizado incrível professor Jessé.
@leogattioficial
@leogattioficial 3 жыл бұрын
Sensacional como sempre !!!...
@luanaguerrieri5954
@luanaguerrieri5954 3 жыл бұрын
Muito bom ouvir o professor Jessé. Suas colocações são extremamente esclarecedoras.
@neimarnei5173
@neimarnei5173 3 жыл бұрын
Tô assistindo pela terceira vez Ótimo esse moço
@Hgeovani1
@Hgeovani1 4 жыл бұрын
O que presenciamos no pais nao e posicionamento politico e sim interesses entre castas que compoem a nossa sociedade,ha uma grande hipocrisia entre a burguesia que tenta a todo custo se manter no topo da piramide,adoro as palestras do professor Jesse ele tem conhecimento profundo da formacao da sociedade brasileira e universal,um homem notavel.
@suehtam8878
@suehtam8878 5 жыл бұрын
Utilidade pública para a galerinha do “mérito”
@carlosmoraes6097
@carlosmoraes6097 2 жыл бұрын
JESSÉ. SOUZA. SIMPLESMENTE. FABULOSO.
@patriciacarrati6272
@patriciacarrati6272 3 жыл бұрын
Maravilhoso!!!
@aluiziofilho7066
@aluiziofilho7066 7 жыл бұрын
É para pensar! ,Mas o que ele diz tem logica! Talvez os pensadores do passado estavam enganados ou faltava esta clareza, ou mesmo foram instrumentos usados para usar estas narrativas consideradas pelo professor Jessé. A questão é que não devemos desconsiderar o que ele diz. Acho particularmente que ele está no caminho certo.
@edinafernandes2480
@edinafernandes2480 4 жыл бұрын
Que palestra maravilhosa, parabéns, professor, vou assistir mais uma vez.
@edimamatos2202
@edimamatos2202 6 жыл бұрын
Edificante... 🇧🇷👏🇧🇷👏🇧🇷👏
@mariasalzano5945
@mariasalzano5945 5 жыл бұрын
Parabéns!!!!!!!!!!
@laismallaco7842
@laismallaco7842 2 жыл бұрын
Excelente palestra e discussão posterior com os estudantes
@gratefuldeep6577
@gratefuldeep6577 6 жыл бұрын
Grande palestrante...
@oscarsousa6546
@oscarsousa6546 4 жыл бұрын
Show! Mestre.
@geraldoangelosilva
@geraldoangelosilva 6 жыл бұрын
Quanta lucidez!! belissima aula!!!
@jorgesilva1216
@jorgesilva1216 3 жыл бұрын
o homem sabe muito. vale assitir. muito obrigado, prof. Jessé Souza.
@esaumanjacoentremundos1996
@esaumanjacoentremundos1996 4 жыл бұрын
Jessé Souza Maravilhoso!
@sempreseguindo5365
@sempreseguindo5365 4 жыл бұрын
Que aula!
@diogocercal8252
@diogocercal8252 3 жыл бұрын
Muito bom professor.
@carmenluciasilva1795
@carmenluciasilva1795 3 жыл бұрын
Análise extraordinária dos abandonados das classes. Parabéns mestre!
@djemacedo6758
@djemacedo6758 3 жыл бұрын
Muito bom!!!!!!! Que fala maravilhosa, esclarecedora que rompe os tabus de uma sociedade com falsa moral👏🏾👏🏾👏🏾❤️
@flagelo84
@flagelo84 3 жыл бұрын
Perfeito! Chega a emocionar de fato e a maioria negros que são esses subservientes
@otaviosilva4767
@otaviosilva4767 2 жыл бұрын
Excelente palestra!
@danielfehr8718
@danielfehr8718 4 жыл бұрын
Jessé, que presente termos entre nós um pensador como você. Muito obrigado. De coração.
@juniorlopes8329
@juniorlopes8329 2 жыл бұрын
Muito bom mesmo
@jefersonmenezes1314
@jefersonmenezes1314 6 жыл бұрын
Eselente pensador , esse ser iluminado esclarece bm a real realidade do mundo e do país
@narmer1279
@narmer1279 5 жыл бұрын
falo
@renatasilva1295
@renatasilva1295 4 жыл бұрын
Professor sesse, mente brilhante, 👏👏👏👏
@luisacaettano
@luisacaettano 3 жыл бұрын
No dia 15 de novembro de 2020 uma reportagem do fantástico falou sobre 3 casos de humilhação a trabalhadoras doméstica, um dos casos o patrão falou exatamente as palavras que falou professor falou em sua aula : "Você é um lixo, não é digna de limpar a minha sujeira. Fique aí fazendo mocotó essa comida de pobre!"
@oshiromassa.6796
@oshiromassa.6796 4 жыл бұрын
O melhor!
@pauloporto7041
@pauloporto7041 3 жыл бұрын
Brilhante Jessé! Enfim...isto explica muita coisa aqui na terrinha!
@josemarciano2440
@josemarciano2440 7 жыл бұрын
grande sociólogo
@MoschMie
@MoschMie 3 жыл бұрын
plmdd criem um podcast p postar essas palestras 😭 KZfaq não deixa sair do aplicativo e continuar ouvindo.
@sandrafelixsoprano
@sandrafelixsoprano 3 жыл бұрын
Olá, só pra constar, o KZfaq pago deixa... cerca de 20 reais por mês.
@mariaantoniadeandradaserpa440
@mariaantoniadeandradaserpa440 3 жыл бұрын
Professor uma aula excelente de sociologia dita de uma forma que quase todo mundo pode entender Parabéns Jessé você é uma luz nesse Brasil de hoje Maria Antônia Andrada Serpa
@serbastiaocosme1386
@serbastiaocosme1386 5 жыл бұрын
O grande gênio mestre da Sociologia no Brasil. É muito prazeroso assisti-lo.
@camilabuttel3386
@camilabuttel3386 3 жыл бұрын
Esse cara é foda demais... explica muito bem!
@pedroivo8212
@pedroivo8212 Жыл бұрын
Vc também 😘😘😘😘
@AnnE-uk6jp
@AnnE-uk6jp Жыл бұрын
Ótimo vídeo
@mariomoura1866
@mariomoura1866 4 жыл бұрын
O senhor me orgulha. Esse tema recebe minha atenção há anos ou a vida toda fruto de uma criação religiosa católica e acredito que desde muito novo a percepção da pobreza me motivava.
@user-hk5wr5fv7d
@user-hk5wr5fv7d 3 жыл бұрын
Conheci o professor através do canal leitura obrigahistoria e já estou gostando.
@Izabellazanchi
@Izabellazanchi 3 жыл бұрын
Esse escritor dá um soco no estômago. Soco necessário. Obrigada, Jessé. Além de tudo é um homem bonito e másculo
@Anelyse1747
@Anelyse1747 4 жыл бұрын
GRATIDÃO JESSÉ POR PARTILHAR SEUS RICOS CONHECIMENTOS........
@nelsonrs2599
@nelsonrs2599 4 жыл бұрын
Pobre....
@jonathasfernandes9102
@jonathasfernandes9102 4 жыл бұрын
ESSA palestra é sinônimo de VERDADE
@MarcosLima-di7ek
@MarcosLima-di7ek 6 жыл бұрын
Muito boa narrativa. Estamos inseridos em um sistema político, pensado e construido em cima de uma plataforma Metafísica Utópica, que vende uma ilusão de conceito absolutamente inexistente (provavelmente no universo), chamada: " Igualdade Democrática". Às muletas que nos condicionamos a usar sacramentalmente, para tornar às nossas vidas mais suportáveis, nos remetem (com bilhete só de ida) à Caverna Platônica e aos grilhões que sempre nos aprisionaram. Parabéns ao mestre Jessé.
@alskmr4036
@alskmr4036 5 жыл бұрын
Eu sou brasileira e a muuuitos anos percebo, apesar da minha resistência, "eles" e "elas", dadas caracteristas piraretagem-soberba de (omissao, oportunismo, incompetencia e falta de compromisso) da chamada (direita, centro e esquerda) brasileira. Que em termos de responsabilidade-compromisso-competência-coragem, não tem nada a haver com a direita, esquerda e centro do resto do mundo, que admiramos e que estao fazendo seus deveres de casa e passando a cada ano, se comparando consigo e melhorando seus resultados reais a cada ano. Os problemas aqui, crescem como espirais (pequenos e vao crescendo, se alimentado e de outros problemas já existentes). Os picaretas-soberbos(as) não fazem nada, esperam o problema crescer, utilizam o problema para suas vantagenscomo; se vendem para o "mercado" nacional e internacional e o povo brasileiro todo desde de quem compra agua ate' quem compra apartamento e casa são os que pagam por isso (miserável a classe media e profissional liberal). E o pior e' ver a soberba-picareta classe media e profisional liberal, que se omitem das responsabilidade de pressionar por solucoes enquanto os problemas sao pequenos; porque a classe media e profissional liberal; acha que pode fazer "conchavos" para não ser afetados pelos problemas e quando os problemas estoram na cara de todos, como (violencia, previdencia, educacao, epidemias, saneamento básico, falta e plano de nacao etc...) entao a classe media e profissional liberal começa a gritar e esperniar e agir de forma irracional e alguns politicos e politicas oportunistas, dentro do sistema, apresentam propostas "estapafurdias" e superficiais, evidentemente devido a (omissao, oportunismo, incompetencia e falta de compromisso), porque se venderam para o mercado internacional e nacional; e propõe as soluções mais oportunistas para o mercado. Eles sabem que daqui a 10 anos depois do mercado nacional e internacional receber o pagamento das dividas os juros que o governo brasileira deve as talvez pressionem para retornar o sistema atual.E o mercado nacional e internacion vai receber os pagamentos nas costas da populacao (empregados e aposentados) e as empresas devedoras vao ser perdoadas e as empresas atuais terao pelo menos 10 anos para nao recolher nada e guardar seu dinheiro no bancos nacionais e investir no exterior. E a mesma classe media e profissional liberal (omissa e conchavista) vai pagar o preco. Como paga ate' hoje pagando servicos e produtos caros e impostos altissimos como; internet por exemplo e outros e recebendo servico e produto de pessima qualidade como o resto dos brasileiros que eles pensam que sao superiores assim como a maioria dos politicos. So que não são permanecem sendo da periférica dos paises pobres e agem de acordo. Portanto se retro -alimenta o processo. Vergonhosamente essa classe media e profissional e' eugenica e esta imbecilizada; haja visto a atual realidade falida brasileira com todos as representacoes de direita, esquerda e centro escravagista e colonialista eugenica brasileira tiveram suas atuacoes nos 3 poderes brasileiros for 500 anos.
@alexandresena8299
@alexandresena8299 5 жыл бұрын
A visão desse autor é definitiva, avassaladora.
@rosemeireayres7457
@rosemeireayres7457 3 жыл бұрын
Excelente professor 👏👏👏
@sindicatosindppruvc8362
@sindicatosindppruvc8362 2 жыл бұрын
Excelente!
@Pingoadventure
@Pingoadventure 3 жыл бұрын
Que inteligente!
@Bellgames021
@Bellgames021 2 жыл бұрын
MUITO presente... tenho a impressão que ainda será presente à muitos anos.
@carmenmatteta3578
@carmenmatteta3578 5 жыл бұрын
A verdade doi muito.
@familiabrasil8020
@familiabrasil8020 4 жыл бұрын
Classes Sociais = Mecanismos de reprodução de privilégios....! PARABÉNS PROF. JESSÉ... DEFINIÇÃO PERFEITA.
@user-ku1tu4ws3v
@user-ku1tu4ws3v Жыл бұрын
As Classes Sociais é o melhor mecanismo de luta agregada a uma ansiedade e vontade de garantia de direito e através cada um cada uma se defende, penso que é de suma importante nós estarmos identificado a qual pertencemos, que só assim teremos mudanças seja ela qual for.
@jonespereira9639
@jonespereira9639 5 жыл бұрын
Jesse de Souza com todo seu tempo como pesquisador e uma grande escola de sociologia feita na Alemanha o fez ser um dos maiores pensadores desse país . Nos mostrando com clareza a realidade das diferenças de classe e a grande exploração q a classe média tem para com os frágeis e os vulneráveis q pertence a ralé. É um grande homem. Devia ser convidado a ter um cargo importante num governo sério.
@j0i1n3n
@j0i1n3n 4 жыл бұрын
Ele foi presidente do IPEA no governo do PT. E essa da Alemanha foi muito vira-lata !
@corintomartins467
@corintomartins467 2 жыл бұрын
Bom dia 🌞
@galegokirito2900
@galegokirito2900 3 жыл бұрын
esse cara é dos bons.
@romiagua2746
@romiagua2746 2 жыл бұрын
Prá vc entender um país e as pessoas. Mas tem que assistir tudo.
@Léoalex4739
@Léoalex4739 5 жыл бұрын
Concordo com análise de Jessé de Souza. A classe média quer distância do pobre. Pois, em outros países europeus a classe média se uniu ao pobre e reduziu as desigualdades entre ambas. Tenho um parente que na época de Lula ele disse que recebi 6 salários mínimos a mais que o vizinho dele e agora com o Lula ele passou a receber apenas 2 salários mínimos a mais que seu mesmo vizinho. Eu expliquei pra ele que isso era distribuição de renda. E falei que ele não perdeu nada. O que aconteceu foi que o vizinho dele apenas conseguiu reduzir a distância salarial entre eles dois. Ou seja o vizinho que era um miserável passou a ter o minímo necessário para viver. E disse ao meu parente que ele devia estar feliz que seu vizinho pode agora usufruir de uma boa qualidade de vida que ele sempre e continua vivendo.
@ernestito7064
@ernestito7064 2 жыл бұрын
A Classe Media brasileira se acha ricos, mas eles sabem que os ricos detestam a classe media
@veraluciadeoliveira1441
@veraluciadeoliveira1441 Жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@danielacosta3211
@danielacosta3211 5 жыл бұрын
Jessé, eu adorei o que o senhor disse . " sair na avenida Paulista cheia de orgulho com a camisa Verde e amarela " nossa
@natanoliveira44
@natanoliveira44 3 жыл бұрын
Uma aula honesta demais. Devem faltar interlocutores do mesmo nível.Mas o Brasil sofre pela falta de organizadores dos trabalhadores como classe. Alguém escreveu que classe só o é se organizada em sua ação e objetivos de defender-se.Sem isso, não é classe e sim massa de manobra e sob opressão;
@amarilioanjos1110
@amarilioanjos1110 3 жыл бұрын
esse video como o professor explica as alma brasileira o mito que e um foco de todo isto explica a verdade cognitiva da realidade em que se vivia naquele tempo que era ainda um tempo mitico em que pouco o homem percebia da realidade em que se viviam ou seja nao topavam o mundo mitico com esse mundo real racional segundo relata o professor
@wellingtontrotta-percepcoe1851
@wellingtontrotta-percepcoe1851 7 жыл бұрын
Friedrich Hölderlin: Nascimento: 20 de março de 1770, Lauffen, Alemanha - Falecimento: 7 de junho de 1843, Tubinga, Alemanha
@elianebezerradesouza298
@elianebezerradesouza298 3 жыл бұрын
Jessé, como poderíamos modificar esta necessidade -humana- de que pra sentir-se bem, as pessoas precisam ser melhor do que o outro?
@goncaze1983
@goncaze1983 Жыл бұрын
Verdadeiro intelectual brasileiro!
@zlfoz
@zlfoz 7 жыл бұрын
Eu me pergunto porque ele não vem a Brasília para um palestra.
@jonatasathos7059
@jonatasathos7059 6 жыл бұрын
Luiz Oliveira a turma pode querer matar o Jessé
@alskmr4036
@alskmr4036 6 жыл бұрын
Porisso que eu digo a 4o onda de trabalho e relacoes sociais vai exigir de todas materias tempo para ajudar as criancas a problematizarem, investigarem,refletirem e solucionarem os problemas do seu dia-a-dia na sua vida, comunidade. Esse exercio vai acontecer com sucesso nas escolas integrais tempo integral, ate' mesmo para que nossos desacreditados jovens, exercitem essa metodologia (problematizar, investigar, refletir e produzir solucoes) vai ser necessario a escola intefirir nesse momento para que as futuras geracoes tenham isso em casa quando as geracoes atuais exercitam na escola. A escola atual tem o importante papel de iniciar um ciclo que numca existiu no Brasil. Quando as escolas publicas forem tao boas que criancas de varias classes e grupos passem a conviver junto e as familias promoverem essa inter-relacao, dentro de espaco digno e com promocao de respeito, vai ser muito bom para mudar a tensao existente hoje. Lembrem-se nem todo mundo vai para as ciencias tecnologicas, outros vao para ciencias medicas, quimicas fisicas, biologicas, sociais, educacionais e servicos sociais. E so' o centro socio-medico-educacional integral tempo integral vai dar a capacidade de criar essa nova cultura de dedicar tempo para estudar e se preparar para ir para vida adulta, como empregado especializado (verde moderno ou tradicional), profissionais liberais, empresarios (grande, medio e pequeno), agricultor (pequeno, medio e grande), cooperativista, cientistas militares (alto, medio e baixo escalao) de qualidade etc!
@narmer1279
@narmer1279 5 жыл бұрын
vai jesse
@rodrigoleoncio902
@rodrigoleoncio902 5 жыл бұрын
O melhor pensador brasileiro fácil.
@mariafernandacurci765
@mariafernandacurci765 7 жыл бұрын
e libertação,
Subsolo #1  - Jessé Souza: A escravidão não terminou
1:28:42
Livraria Leonardo da Vinci
Рет қаралды 18 М.
José de Souza Martins: A terceira escravidão no Brasil
2:07:35
Escola da Cidade
Рет қаралды 45 М.
THEY made a RAINBOW M&M 🤩😳 LeoNata family #shorts
00:49
LeoNata Family
Рет қаралды 32 МЛН
DO YOU HAVE FRIENDS LIKE THIS?
00:17
dednahype
Рет қаралды 89 МЛН
Fernando Novais: Portugal e Brasil - antigo sistema colonial
2:17:42
Escola da Cidade
Рет қаралды 40 М.
Luis Kehl: Uma Breve Historia das Favelas
1:08:07
Escola da Cidade
Рет қаралды 59 М.
JESSÉ SOUZA | EMBRULHA SEM ROTEIRO #051
1:15:55
Embrulha sem Roteiro
Рет қаралды 9 М.
Margareth Rago: Foucault - Para uma vida não-fascista
2:06:57
Escola da Cidade
Рет қаралды 42 М.
QUEM SOMOS NÓS? | Que País é Esse? com Jessé Souza
1:13:25
Quem Somos Nós?
Рет қаралды 131 М.
Alfredo Bosi: Cultura ou culturas brasileiras?
1:23:10
Escola da Cidade
Рет қаралды 44 М.
Livros 128: Capitalismo e Colapso Ambiental - Luiz Marques
28:00