Os erros da escola austríaca

  Рет қаралды 32,659

Paulo Gala/ Economia & Finanças

Paulo Gala/ Economia & Finanças

Күн бұрын

De forma muito objetiva, a ideia da praxeologia concebida por Ludvig Von Mises, economista da Escola Austríaca, é deduzir toda a ciência da ação humana e da economia a partir deste único axioma: os indivíduos agem por força da vontade de melhorar sua condição. Então “agir” é efeito da causa “vontade de melhor condição”. Esta relação de causalidade é, para Mises, um juízo sintético a priori - já falaremos o que isso significa - com o qual se deduz um conhecimento universal e, portanto, verdadeiro sobre a ação humana e a economia, pois ambos lidam com meios empregados para atingir determinados fins. Nas palavras de Mises “a praxeologia e a economia progridem passo a passo por meio do raciocínio dedutivo. Definido, com precisão, premissas e condições, constroem um sistema de conceitos e extraem por meio de raciocínio logicamente incontestável todas as conclusões possíveis”. No caso dos teoremas econômicos de Ludvig Von Mises não precisamos ir tão longe, pois basta os confrontar com os diferentes sistemas proposicionais dissecados pela filosofia analítica, distinguindo o que é formal do que é conceitual, e veremos evaporar o que até então se roga como sólido. Mises está preso numa forma de pensar do século XVIII. (Resumo filosófico breve: juízos sintéticos a priori não mantêm a universalidade de seus conceitos ante o contingenciamento da experiência sensitiva, logo não representam proposições nomoempíricas descritivas universais)
erro metodologico de Von Mises:
www.paulogala.com.br/o-erro-m...
post sobre crises financeiras:
www.paulogala.com.br/bolhas-e...

Пікірлер: 700
@lcsll100
@lcsll100 4 жыл бұрын
O crédito a juro artificialmente baixo causa distorção, pois gera algo que não existe. Uma hora o garçom cobra a conta.
@Phyron132
@Phyron132 4 жыл бұрын
Eric Moretti Exatamente, e isso tem acontecido desde a criação dos bancos centrais, o que é exatamente o ponto dos austríacos, e só reforça essa visão. Desde a implantação do sistema de reserva fracionada, as taxas de juros tem sido manipuladas por comitês ao invés de refletir a verdadeira preferência temporal das pessoas e a real quantidade de dinheiro poupado. Isso está errado, e gera crises atrás de crises.
@reinaldoeliasdesouzajunior2688
@reinaldoeliasdesouzajunior2688 3 жыл бұрын
@@Pedro-fz3yb muito pelo contrário, sem banco central é que não vai ter inflação. Deflação era via de regra até existir essa maldição chamada banco central, desde a criação do primeiro a inflação acumulada é de mais de 2 mil por cento. Basta vc pensar o seguinte: se vc tem uma quantidade fixa de moeda e os serviços e produtos só aumentam qual a tendência? De que os preços abaixem. Mas 99% dos economistas acham que deflação vai fazer todo mundo parar de comprar e entrar numa "espiral negativa", idiotice sem tamanho.
@matheusmedley402
@matheusmedley402 3 жыл бұрын
@@reinaldoeliasdesouzajunior2688 colega, na Roma antiga já existia inflação, tanto que o próprio Mises fala disso no livro dele As Seis lições (eu lí).
@viniciusflavius322
@viniciusflavius322 3 жыл бұрын
@@matheusmedley402 sim, mas teve inflação de base monetária por base do estado, no próprio livro ele cita isso, não tinha banco Central mas o governo fez a mesma coisa que um banco Central.
@matheusmedley402
@matheusmedley402 3 жыл бұрын
@@viniciusflavius322 sim, é verdade kkk
@lucassatironovo9951
@lucassatironovo9951 3 жыл бұрын
Dentre diversos vídeos em que assisti, esse foi de longe o que achei mais cruel nas abordagens de um estudo que reúne tantos pontos interessantes. Apesar de pouca experiência nos estudos econômicos, vou me arriscar. Quando se fala de controle de taxas como causadoras de bolha, sugiro o seguinte modelo: Um político, mal intencionado para segurar sua reeleição, toma politicas desenvolvimentistas, efetivas para o curto prazo, através de aumento de lastro monetário de forma irresponsável (e no modelo de estado intervencionista, poucas pessoas decidem, inclusive em benefício próprio), e com isso, produzindo uma demanda agregada extremamente artificial, onde bons e maus empreendedores tomam oportunidades de tirar do papel seus projetos. E, na sequência, há um "vale" que representam as crises, pois muitos deles quebram, surgem oligopólios, etc. Por outro lado, num modelo austríaco o governo se abstendo, faz com que essa curva dilate, evite os vales. Dado que as empresas privadas vão recorrer a momentos distintos para investir em seus projetos, com maior atenção às suas disponibilidades financeiras demandando de seus profissionais melhores estudos de caso, melhores modelos, antes de embarcar numa ideia por "pressão". Ou seja, você pulveriza o risco do coletivo. Discorda ?
@juxpeterson
@juxpeterson Жыл бұрын
Comentário com mais de um ano e até hoje ninguém, nem ele ou um keynesiano, respondeu.
@patrickmoreira3963
@patrickmoreira3963 Жыл бұрын
Vamos lá, Lucas. Antes de respondê-lo, gostaria de entender melhor o que alguns de seus conceitos representam. Por exemplo: o que "aumento de lastro monetário" significa? Além disso, você utiliza um argumento de que bons e maus empreendimentos sejam realizados, em decorrer da criação de uma demanda agregada "artificial", aquelas que não representariam as vontades da sociedade. Pode citar um exemplo desse fato ocorrendo de forma material? Além disso, pode citar uma grande economia que não cresceu através de protecionismo econômico?
@danielsphor2535
@danielsphor2535 Жыл бұрын
Desenvolvimentismo não é receita de bolo e não dá certo sempre, pra dar certo precisa acertar especificamente o desenho da política industrial. Problema é que sem essa tentativa não há como sair da armadilha da renda média.
@mbp6385
@mbp6385 Жыл бұрын
@@danielsphor2535 E tu acha que burocratas em seus gabinetes sabem gerenciar a economia melhor do os agentes econômicos que conhecem a demanda dos seus clientes?
@niltonreis7394
@niltonreis7394 Жыл бұрын
Pergunta/comentário que esconde o estado mau, empreendedor bonzinho que o próprio vídeo deixa evidente. Por que a expansão monetária do político foi ruim? Por que o mercado não se adaptou a essa própria expansão irresponsável? Por que a ausência do estado magicamente dilatou a tal curva? A resposta é a presença QUASE LITERAL de um fantasma estatal puxando os pés austríacos, o que impede as decisões racionais dos pobres e assustados burgueses safados.
@sourb3ck631
@sourb3ck631 2 жыл бұрын
Como assim professor o padrao ouro não deu certo? depois do fim do padrão ouro a inflação americana vem subindo em um ritmo muito maior que antes
@kin3543
@kin3543 Жыл бұрын
Verdade!
@kanayanfantv
@kanayanfantv Жыл бұрын
Esquece, ele apóia governos de esquerda, assassinos como o do João Bidê e do Lula e é contra a Lava Jato! Eu já os acompanhei (sim, ele fez lives com outros) o suficiente para saber disto.
@volpe_sol
@volpe_sol 11 ай бұрын
É pq o Keynesiano acha que inflação é o desbalanceamento entre oferta e demanda, e não o que é de fato, o aumento da base monetária. Uma visão estatista e completamente errada.
@hahahahahhaa5567
@hahahahahhaa5567 3 ай бұрын
Mágico de oz
@livrariaabsinto100
@livrariaabsinto100 26 күн бұрын
@@volpe_sol Se você viver no século 16 a TQM vai está certa, só você viver no século 21 aí não, já que a inflação é causada por múltiplos fatores não somente feita por quantidade e velocidade de circulação das moedas. nessa lógica o Japão e a China seriam mega inflacionados, nem preciso o resultado.
@victordepaula7688
@victordepaula7688 3 жыл бұрын
Cheguei aqui esperando uma crítica que abalasse as estruturas da escola austríaca e encontro isso.
@sergiogomes7198
@sergiogomes7198 2 жыл бұрын
Eu também.
@ricardoteixeira8034
@ricardoteixeira8034 Жыл бұрын
Não tem como, os cara criticam a escola austríaca sem entender ao menos o básico da praxeologia... Assim não dá espaço nem para contra argumentos pois oq eles criticam é meramente uma ilusão de suas mentes.
@luisaugusto5145
@luisaugusto5145 10 ай бұрын
Já assisti inúmeros vídeos que tentam criticar a escola austríaca aqui no KZfaq, incrivelmente nenhum deles nunca conseguiu fazer qualquer crítica coerente, sempre cometem erros por falta de conhecimento do próprio objeto de crítica, ou por incapacidade de interpretar os livros de economia da EA. Logicamente, alguns são carregados de má fé e/ou pura indisposição para entender os conceitos discutidos; creio que esse vídeo seja um desses.
@lucascoral91
@lucascoral91 7 ай бұрын
Eu também... estava pesquisando e vim parar aqui tentando entender o "os erros". E, na verdade, encontrei um professor que, mesmo muito respeitosamente, demonstrou que não fez a lição de casa. Velho argumento ao espantalho.
@flaviocostareal
@flaviocostareal 7 ай бұрын
Vocês falam da escola austríaca e ela é tão boa que nenhum país implementou o modelo de economia dela, nem mesmo a Áustria. Além do mais, se não acreditam em brasileiros, deveriam dar uma olhadinha nos artigos de Harvard falando sobre esse modelo.
@pedronascimentocamposperes8645
@pedronascimentocamposperes8645 3 жыл бұрын
Sobre as manipulações de taxas de juros adotadas sobre o BC e os maus investimentos, não é que um erro do setor privado e que o "setor público deixou o setor privado burro". Os agentes econômicos do setor privado tomam decisões erradas devido à manipulação de informações do BC. A taxa de juros teria um valor de mercado de acordo com a oferta e demanda, mas o BC manipula, distorce, forja uma taxa de juros artificial totalmente incoerente que não corresponde a preferência temporal. Ou seja, nesse caso, os indivíduos tomam decisões erradas decorrentes de uma distorção promovida pelo BC.
@Tuca46
@Tuca46 Жыл бұрын
Inacreditável o cara fazer essa crítica a escola austríaca, esse é literalmente o ponto central da corrente pensamento e ele não sabe qual é, simplesmente chamou de "chave que deixa o setor privado burro". Incrível como tem gente que pensa q pq fala bonito vai enganar todo mundo, esse Paulo gala só mostrou que dá opinião sobre assuntos que não faz a mínima ideia do q se trata, não deveria ser levado a sério.
@kin3543
@kin3543 Жыл бұрын
@@Tuca46 Muitos não o levam a sério. Seus temas sempre estão carregados de opinião pessoal. Nossa! Lamentável!
@luizmanoel1494
@luizmanoel1494 26 күн бұрын
Ótima explicação. O rapaz do vídeo não considerou um fato chave para explicar a lógica da escola austríaca, que é a preferência temporal.
@Name-mm7bn
@Name-mm7bn 4 жыл бұрын
"É fato que a razão não é infalível e que o homem frequentemente erra ao selecionar e utilizar meios. Uma ação inadequada ao fim pretendido fracassa e decepciona. Embora não consiga atingir o fim desejado, é racional, ou seja, é o resultado de uma deliberação sensata - ainda que defeituosa-, é uma tentativa de atingir um objetivo determinado - embora uma tentativa ineficaz." Ludwig von Mises, Ação Humana: Capítulo 1, página 45 da terceira edição.
4 жыл бұрын
Property First então se o motivo é certo é sempre racional! Mesmo que o cara seja um asno!
@Name-mm7bn
@Name-mm7bn 4 жыл бұрын
Paulo Gala/ Economia & Finanças devo atentar que, a afirmação de que toda ação é racional não diz respeito sobre a eficiência dos meios empregados pelo agente homem, mas sim pelo fato de toda escolha de meios ser fruto de um juízo do indivíduo, portanto, resultado da razão. Mas o que esse trecho mostra é que, a teoria austríaca sempre levou em consideração os mals julgamentos dos indivíduos. De qualquer modo, coloquei esse trecho não para tentar lhe refurar, pois acredito que isso não seja de forna alguma necessário, mas sim para apenas esclarecer o que pode ter sido um mau entendido.
@brunos.s.8787
@brunos.s.8787 4 жыл бұрын
@ Mises não emprega o termo "racional" no sentido de a ação sempre levar a uma situação sublime de forma ética e moralmente defensável, mas disse que toda ação é racional na medida em que é fruto da razão. Afinal, o assassino emite juízos que, embora imorais, praxeologicamente, são da mesma natureza dos juízos de uma pessoa católica, pois a pessoa assassina avalia benefícios e alternativas da mesma forma como a católica, mas o que aqui interfere é justamente o conteúdo da sua avaliação. Outra coisa: a expansão monetária não "emburrece" os empresários por meio de uma chave mágica como você diz, mas os leva a tomar decisões que, praxeologicamente, embora sejam racionais, são fundadas em distorções bancárias que afetam negativamente as "informações" concebidas pelos preços. Afinal, se te contar que nos Estados Unidos há uma mala de um trilhão de dólares que te espera, você, se acreditasse no meu dizer, não tardaria em ir ligeiramente para os Estados Unidos a fim de buscar a sua mala. O que eu disse foi falso e você foi e não encontrou nada. Mas as minhas informações falsas não te "emburreceram", mas fato é que você tomou uma decisão errada baseada em mentiras (economicamente, distorções monetárias e de juros não fundadas pela lei da oferta e procura), mas isso não te privou da sua razão, tampouco da capacidade de avaliar e agir racionalmente; todavia, se as minhas informações fossem verídicas, a sua viagem repentina aos EUA seria logicamente improtelável. Se você lêsse o que objeta, verificaria rapidamente o seu erro tosco.
@Channel-bt6tp
@Channel-bt6tp 4 жыл бұрын
@ a ação sempre busca sair de um estado menos favorável para um mais favorável, isso pode ser algo racional ou mesmo quando não é inteiramente racional como quando alguém está triste e enche a cara de álcool, não é completamente racional, ele utilizou os meios errados. Mas no fim, ele buscou sub e conscientemente um estado mais favorável.
@edsonthiago63
@edsonthiago63 7 ай бұрын
Veremos ela na prática!!! Daqui a 4 anos volto aqui pra dizer oq rolou na Argentina
@Eutenhoumaduvida
@Eutenhoumaduvida 2 ай бұрын
Estamos no aguardo
@igrj2485
@igrj2485 12 күн бұрын
Não sei porque o Milei mexeu, tava indo bem.
@Clevissousa
@Clevissousa 3 жыл бұрын
Eu sou pedreiro e entendi a TACE. É nítido que a pessoa do vídeo criou um espantalho pra bater kkkk.
@alexandrefrias2147
@alexandrefrias2147 2 жыл бұрын
Ele é professor universitário e tem tonaladas de leitura. Ele sabe perfeitamente o que diz. Você só foi enganado por um grupo de malditos divulgadores de mentiras políticas.
@ericowoiciechoski
@ericowoiciechoski 2 жыл бұрын
@@alexandrefrias2147 Nos primeiros 2 minutos de vídeo o senhor professor universitário já erra sobre a economia austríaca. Ele diz que o mercado acerta e é bonzinho, e o estado erra e é malvado para os austríacos. Isso já demonstra que ele nunca leu, e se leu não entendeu, nenhum economista austríaco, como Menger, Mises, Hayek, Böhm Bawerk, Rothbard ou Hoppe. Antes de mais nada, a ter diploma não torna alguém necessariamente mais ou menos conhecedor de algo, eu sou eletrotécnico e é possível que hajam inúmeros eletricistas sem algum diploma que saiba mais que eu sobre isso. O fato é que já li diversos livros e recomendarei os que mais gostei se vc quiser, e vc tire suas conclusões. O que o rapaz do video falou é no mínimo equivocado, não há demonstração alguma pelos austríacos de que o mercado é bonzinho e o estado malvado, o comunista ditador pode ter as melhores intenções, ser muito melhor intencionado que um capitalista dono dos meios de produção, ainda assim o estado falhará, por estrutura e não por intenção. De boas intenções o inferno está cheio. O estado por definição é monopólio da justiça e da força, o enforcement para que isso aconteça é dado pela coerção dos indivíduos. O setor privado não é perfeito, o que é perfeito é a estrutura mercadológica natural de uma sociedade. É o mesmo que por exemplo a natureza: ela não é a manifestação da perfeição, mas sua estrutura possui perfeição no sentido de harmonia e funcionalidade. O que vc diz sobre mentiras políticas rsrs, austríacos não são políticos, os mais modernos que evoluíram o pensamento são intransigentes e DETESTAM política, eu compactuo com essa ideia muito bem fundamentada.
@igorblauth8881
@igorblauth8881 2 жыл бұрын
@@alexandrefrias2147 cara absolutamente qualquer ideia que tu tiver tem algum professor universitário pra defender
@bonnie7742
@bonnie7742 2 жыл бұрын
@@alexandrefrias2147 falácia do apelo à autoridade
@ebsant
@ebsant 2 жыл бұрын
@@alexandrefrias2147 como poderíamos conciliar mazucatto, com as premissas da escola austríaca? Pergunta honesta!
@amiltonaquino7372
@amiltonaquino7372 4 жыл бұрын
Os “erros” que vc aponta partem de interpretações erradas. Não existe contradição nenhuma. A Escola Austríaca não diz que o mercado é infalível. Ela diz que o conjunto das ações do agentes privados tende ao melhor equilíbrio possível, justamente porque é o resultado das decisões individuais de milhões de pessoas. O empresário que toma a decisão errada é quem sofre as consequências. No caso de decisões macroeconômicas tomadas de cima para baixo vc tem algum burocrata impondo sua decisão sobre todo o conjunto da sociedade. No caso da manipulação das taxas de juros que vc citou para apontar o segundo “erro” na sua visão é um exemplo clássico disso. Não é que os agentes privados ficam burros, mas a maioria das pessoas reage à estímulos. Se os juros são baixados artificialmente, é óbvio que o burocrata está estimulando o consumo. Muitos empresários até percebem que ali tem uma bolha que vai estourar mais lá na frente. Mas ele, óbvio, vai aproveitá-la até onde der para ganhar dinheiro. O povão então não quer nem saber. Mergulha de cabeça. Enfim, o seu pressuposto de que tudo é falso em economia, que vc vê com a maior naturalidade do mundo, é justamente a origem da volatilidade, do incrível nível de endividamento e alavancagem que chegamos, situação esta que "cobra" cada vez mais intervenções estatais para "corrigir" todos os tipos de efeitos colaterais de intervenções desastrosas anteriores.
@juanduarte3595
@juanduarte3595 4 жыл бұрын
Começa fácil mano: então sabe a mão invisível do Smith, "ela" precisa informação p funcionar ( bilhões de pessoa fazermos livremente as escolhas q desejam ajuda p krl) Aí a teoria seria mais ou menos assim: vamo vê oq acontece se o estado decidir só a taxa de juro= eita, deu uma crise Agora vamo vê oq acontece se o governo controlar todos os preços da economia= vish, tá tendo escassez de uns produtos E se o governo resolver q ele próprio alocar todos os fatores de produção da economia, incluindo os pessoas(como digno de um bom pais comunista)= eita morreu uma galera né
@amiltonaquino7372
@amiltonaquino7372 4 жыл бұрын
@Eric Moretti Não é que a Escola Austríaca se considera o oráculo da verdade. Existem divergências também entre os austríacos. A questão é que os austríacos ficaram meio isolados num mundo onde a economia foi artificializada. Perceba que até os críticos da Escola Austríaca, como o próprio Gala, admite que a Escola Austríaca tem bons fundamentos. O problema é que chegamos num nível tão surreal de falsificação que os austríacos ficam parecendo elementos estranhos no meio. Mas isso não significa que estejam errados. Num ambiente onde emitir dívida hoje chega a ser considerado um instrumento para “enxugar” moeda fica difícil qualquer debate.
@amiltonaquino7372
@amiltonaquino7372 4 жыл бұрын
@Eric Moretti O preço dos juros obedece a lei da oferta e da demanda. Quando um governo baixa juros artificialmente, sem fundamentos sólidos, ele interfere nas expectativas dos agentes econômicos, criando todo tipo de efeito colateral que, lá na frente, cobrarão mais intervenção.
@amiltonaquino7372
@amiltonaquino7372 4 жыл бұрын
@Eric Moretti Se o governo interfere o mínimo possível, as leis da economia que os austríacos tanto prezam agem tanto em economias primitivas como nas atuais.
@FranciscoSousa-rh7te
@FranciscoSousa-rh7te 4 жыл бұрын
A escola austríaca é uma ficção que nunca vai ser empregada em lugar algum.
@eletrobot_
@eletrobot_ 3 жыл бұрын
Sobre o Minsk dizer: "estabilidade gera instabilidade" eu relacionei com o principio na física do aumento constante de complexidade e ordem para aumentar a eficiência da geração de desordem.
@eletrobot_
@eletrobot_ 3 жыл бұрын
kzfaq.info/get/bejne/r8CmZceSub22iok.html
@eletrobot_
@eletrobot_ 3 жыл бұрын
Esse video do Atila mostra a ideia que eu relacionei
@felipe741
@felipe741 4 жыл бұрын
Acho que o que eles querem dizer com nível natural de juros é o nível de juros puramente ditado pelo nível de poupança das pessoas. Daí o juros seria simplesmente o preço do dinheiro dada a oferta (poupança) e demanda de dinheiro
@revolucaoculturalnordestin9901
@revolucaoculturalnordestin9901 4 жыл бұрын
Não é isso. Eles não tem base teórica, é só conspiração
@blackwatch7572
@blackwatch7572 4 жыл бұрын
Sim, é exatamente isso.
@juanduarte3595
@juanduarte3595 4 жыл бұрын
Acho erradissimo o governo controlar o preço do dinheiro e não controla o preço da carne
@felipe741
@felipe741 4 жыл бұрын
Eric Moretti juro é o preço do dinheiro. Dinheiro é um bem como outro qualquer. O preço é determinado por oferta e demanda como qualquer outro bem, se não tiver intervenção estatal
@blackwatch7572
@blackwatch7572 4 жыл бұрын
@Eric Moretti kzfaq.info/get/bejne/fJeYZNF228CclZs.html
@fabiomacedo1681
@fabiomacedo1681 4 жыл бұрын
Você criou um espantalho para bater. Distorceu completamente os fundamentos da Escola Austríaca. Ou pior, não entendeu mesmom
@Tiago-it9hi
@Tiago-it9hi 4 жыл бұрын
sei ... kkkk argumente!!!! kkk
@luiswesk
@luiswesk 4 жыл бұрын
@@Tiago-it9hi O primeiro argumento dele no vídeo é falho simplesmente por conta da questão de oferta x demanda. Em um cenário de crédito escasso, o credor pode selecionar para quem emprestar e consequentemente tentará escolher as melhores e mais estruturadas ideias, o que não acontece com expansão de crédito estatal onde basicamente qualquer um consegue crédito para investir a esmo em empreendimentos que não existiriam em um cenário de crédito real.
@BrunoAlmeida-xs1fg
@BrunoAlmeida-xs1fg 4 жыл бұрын
Se ele não for burro, é desonesto.
@phelip2418
@phelip2418 4 жыл бұрын
@@luiswesk não entendi, o credor escolhe supostamente o melhor, que pode não ser o melhor e, nesse caso, isso gera um problema enorme. O Paulo criticou exatamente isso, você está supondo que o Estado faz decisão errada e o Privado faz decisão certa. O que impede que o Estado selecione onde investir o crédito? O que impede que os credores privados errem em quem investir e gerem crises?
@luiswesk
@luiswesk 4 жыл бұрын
@@phelip2418 não estou supondo que o privado só toma decisões certas. O ponto que levantei é que com a ausência de crédito injetado pelo estado via banco central, as decisões dos investidores tendem a ser mais conservadoras por conta da escassez de crédito e maior risco de perdas (já que não tem o estado salva-vidas interferindo) e então por consequência uma redução nas chances de criar bolhas astronômicas como essa que vemos atualmente.
@frand36
@frand36 4 жыл бұрын
Paulo, tu mexeu num vespeiro. Kkk
@Luclv
@Luclv 4 жыл бұрын
de vespas sem ferrão
@ericoluizgarcia3365
@ericoluizgarcia3365 4 жыл бұрын
@@Luclv de ancap fanfarrão
@JuannGabrieell
@JuannGabrieell 4 жыл бұрын
@@ericoluizgarcia3365 ancap fanfarrão que vive as custas dos pais
@Arthur.s.guimaraes
@Arthur.s.guimaraes 4 жыл бұрын
@@JuannGabrieell de ancap chorão
@reinaldoeliasdesouzajunior2688
@reinaldoeliasdesouzajunior2688 3 жыл бұрын
Faz o seguinte então, quem tá falando da escola austríaca aí, faz um artigo refutando a TACE. O que esse professor falou foi um profundo desconhecimento em relação à toda teoria. Primeiro: Mises fala que os homens são racionais não no sentido de que estão sempre certos em suas predições, se vc fosse à um médico 200 anos atrás iriam usar uma mistura de feitiçaria com alquimia pra tentar te curar. Deixou de ser racional? Obviamente, não. Ser racional não significa ser onisciente, significa usar MEIOS PARA ALCANÇAR FINS, que é isso que a praxeologia estuda. Agora sobre as concessões de créditos gerarem endividamento do setor privado: sabe porque isso acontece? Porque o sistema de preços funciona, difícil perceber isso? Que os preços exercem influencia no comportamento dos agentes econômicos? Pois é, pra vcs keynesianos é muito difícil, como demonstrado por esse vídeo. E mesmo que existam austríacos empresários que sabem de toda essa desgraça que o banco central faz, se ele não usar crédito barato pra se expandir ele perde espaço pra concorrência e quebra de todo jeito. Mas sério, eu tento pegar leve com vocês porque sei que se todos soubessem a verdade vcs estariam todos pobres, então eu entendo vcs não quererem falar da EA pras pessoas, mas querer vir falar merda a respeito? Leiam no mínimo Ação Humana, Man, Economy and State pra poder vir falar qualquer coisa, se não, passam vergonha.
@gabrielacosta7956
@gabrielacosta7956 4 жыл бұрын
Paulo Gala já li Minsky e gosto muito da hipotese da instabilidade financeira, mas confesso que tenho alguns problemas com a teoria do big bank e do big government. Acredito que tanto o Estado como os agentes privados têm algum elemento de irracionalidade e portanto podem tomar decisões financeiras inadequadas ocassionando em crises, já que não acredito que a realidade possa ser tratada de uma maneira tão regular e previsivel como faz a teoria keynesiana e austriaca. Mas confesso que apesar das falhas que o senhor apontou à teoria austriaca, existe um aspecto desta vertente econômica que me agrada que seria a defesa das instituições menores como uma forma de impedir o "too big to fail". Acredito que a soluçao de Minsky acaba estimulando o too big to fail ao preconizar um Estado grande, já que este teria um efeito devastador sobre a economia caso erre na sua politica fiscal ou monetária. Neste sentido instituições pequenas e atomizadas seriam importantes porque caso as suas decisões se mostrem erradas o seu potencial destrutivo sobre a economia seria baixo (parto do pressuposto que todas as instituições teriam elementos irracionais e de que a realidade teria aspectos intratáveis e que portanto os agentes vão errar obrigatoriamente em algum momento). Neste sentido ao invés de tornar a economia estável acho que os economistas deveriam focar em reduzir as fragilidades financeiras, já que acredito que as crises econômicas obrigatoriamente irão surgir com ou sem a intervenção estatal, já que o mundo revela ter uma contingência que não pode ser modelada pelo intelecto humano.
@Jjtuo
@Jjtuo 3 жыл бұрын
Poderia me explicar a teoria do big bank e do big government, por favor ? Fiquei interessado
@gabrielacosta7956
@gabrielacosta7956 3 жыл бұрын
Oi Matheus, tudo bem? pelo q eu entendi de Minsky ele sugere tanto o big Bank como o big goverment para evitar novas crises financeiras. Se não me engano ele aborda isso no texto "can it happen again?"
@gabrielacosta7956
@gabrielacosta7956 3 жыл бұрын
O gasto estatal garantiria a demanda agregada e o banco central estabilizaria o preço dos ativos. O texto "can it happen again?" eh uma crítica ao dismanche destas instituições nos anos 80, após a inclusão da expectativas racionais na teoria macroeconômica em que o gasto estatal somente produziria crowding out e aumento da inflação sem afetar o PIB no curto prazo. De qualquer forma Minsky deseja mostrar com este dismanche novas crises financeiras seriam novamente possíveis.
@leonardooliveira55
@leonardooliveira55 3 жыл бұрын
Paulo, você realmente leu algo sobre Escola Austríaca? Não parece, vamos lá. I) Você criou um espantalho ao afirmar que para a Escola Austríaca, o mercado sempre acerta e o Estado é sempre errado. É aquela visão deturpada de que "o capitalista é bonzinho e o Estado malvadão". Completamente errado. Escola Austríaca não vê o mercado como um "equilíbrio perfeito", mas sim como um processo. O indivíduo age propositalmente na expectativa de atingir um fim, o que não quer dizer que ele atingirá este fim. Decisões de mercado não são excelentes e perfeitas, acontecem erros. Decisões tomadas por indivíduos ficam como experiência. Outro detalhe é que nem sempre o que o mercado faz é certo, mas sim ético. Ele não é certo por ser um mercado, mas simporque o fenômeno do mercado gerará a economia, se baseia na troca de recursos escassos que é baseado em uma relação intersubjetiva proposicional, de respeito a auto propriedade mútua. E o Estado é um conjunto de ações baseados na imposição que pressupõe de poder. II) Paulinho, Paulinho... o sr. é "meio pragmático"? É incrível como sempre que alguém vai criticar defensores da Liberdade, já vem com "pragmatismo", com "sou sensato" e blá blá blá. Mas enfim... Paulo, se você vai fazer uma crítica à Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos, você precisa no mínimo ler. O Sr. continuou atacando um espantalho que o sr. criou. Indivíduos não são seres super racionais que nunca erram, e o sr. tomou isso como ponto de partida novamente pra bater na Escola Austríaca. E quanto à expansão monetária, seu problema está no não-lastro da produtividade e nas preferências temporais dos indivíduos. Quando há expansão monetária, vocÊ não terá apenas um setor da economia usando crédito, terá tanto consumidores como empresários, i.e; tanto consumo, quanto investimentos são estimulados. O problema da política monetária é que se ela vai contra a preferência temporal e não acompanha o nível de produtividade economica, ela gerará distorções mercadológicas semelhantes as que ocorreram em 29 e 2008, por exemplo. Depois o sr. segue atacando espantalhos, falando que os indivíduos ficam burros do nada e blá, blá blá. Mas vamos de novo: o governo não emburrece agentes econômicos, o que ocorre é que ele distorce informações. Por exemplo: Eu não acho que Paulo Gala seja um burro do caralho, mas sim, que ele tem uma informação errada da Escola Austríaca (isso porque é preguiçoso e não leu as obras dos Austríacos) e por isso acaba atacando espantalhos e falando baboseiras. Ou você é burro por ter usado a razão para criticar algo da qual vocÇe tinha uma informação distorcida? III) "Qual seria a taxa de juros que emburrece os indivíduos?" - As taxas de juros não emburrecem os indivíduos, segue atacando espantalhos. Mas depois vem um questionamento bom: "Qual seria os juros menos corrosivo?" - Pois bem, resumidamente: não sei. Juízos proveniente do mundo empirico, não são universais. No entanto, se os juros não correspondem a preferência temporal da economia local, isso acarretará em desajustes mercadológicos. Juros devem seguir as leis de oferta e demanda. IV) "Tudo na economia é artificial" hahahahahhaa Paulo Paulo ... - Artificial para o Austríaco, é aquilo que é imposto e não corresponde as preferências temporais dos indivíduos e vai contra suas relações naturais. Juro colocado através de um canetaço, é um juro artificial. V) Aqui a piada fica mais engraçada. Gala usa os termos "Overinvestiments" e "misesinvestiments" kkkkkkkkkkkkk. Paulo, o termo correto é malinvestiment. E não, não é "o setor privado que permite os erros do setor privado", como o sr. disse. Exemplo: suponha que vc decide comprar de mim um ticket pq te convenço que será possível vender este ticket mais caro no futuro. Mas eu fraudei vc. Você é o culpado? Claro que não, o indivíduo age usand informações para criar nexos causais, qndo fraudei vc eu sabia que usaria da mesma lógica praxeológica. Sabendo disso, eu distorci a informação que mudaria o percurso da ação e a culpa não é sua, vc é a vítima. A questão desse exemplo para com o Estado, é que nesse exemplo que eu usei foi uma relação pseudoproposicional, e com o Estado é uma relação de imposição. Não é que o Estado empurra o setor privado, mas é que ele afirma ter um ponte onde na verdade há um abismo. E por fim: sim. Indivíduos erram e cometem crimes, mas a diferença é que preferimos não sistematizar isso. PORTANTO, PARE DE ATACAR ESPANTALHOS E VÁ LER!
@vfvini59
@vfvini59 3 жыл бұрын
kkkkkkkkkkk maluco o que adiantou todo esse chilique se essa sua ultima frase já resume a safadeza que essa "teoria" e paciência em , qualquer coisa vocês usam esse papo de "falácia do espantalho". Aceitem que vocês são cães adestrados que ficam defendendo uma coisa que na prática te excluiria da sociedade, aprende que errou e vida que segue. É comum ter uns pensamentos idiotas até amadurecer
@villalobos1981
@villalobos1981 2 жыл бұрын
O ponto de partida da, com licença da expressão, Escola Austríaca é o Deus Mercado. Do keynesianismo, é o homem. Leonardo, vá ler. Vá estudar. E, por gentileza, apesar de toda sua loquacidade, típico dos adora dores desta seita, aponte-me UM ÚNICO PAÍS que balizou sua eco nomia por postulados desta tal Escola. Estude o Welfare State. É a única saída para a sobrevivên cia do capitalismo. Além de fascista declarado, Mises foi louco !
@canaldozabaleta2598
@canaldozabaleta2598 2 жыл бұрын
@@villalobos1981 Mas as pessoas elas não fazem parte do mercado? Não entendo como aumentar demanda agregada (imprimir dinheiro), ajuda o homem. Não necessito mencionar um país que usou o Sistema da Escola Austríaca, mas nem por isso ela está errada, Refute teorias e não coisas sem base alguma. E para terminar com cereja de bolo, o Welfare State fudeu toda a Europa, nenhum dos países cresce, pois o Welfare State é o maior empecilho de geração de riqueza do mundo. Eu fiz até um artigo de 37 páginas sobre. Pare de ser ignorante, e vá estudar, como você mesmo disse.
@villalobos1981
@villalobos1981 2 жыл бұрын
@@canaldozabaleta2598 Procure seu lugar e não faça contorcionis mos pseudo acadêmicos para ci ma de mim. Não sou de sua Grei. Na seara econômica mainstream a autodenominada , com licença da má expressão, " Escola Austrí cá " não é levada a sério. É.inviável ! Outra coisa, repensan do postulados da Macroecono nomua, de onde você tirou esta idéia de que a Demanda Agregada implica em impressão de de dinheiro ? Vá estudar ! Demanda Agregada é uma postura de ex pectativa de vendas de bens e serviços. O que aconteceu em 1929 ? Superprodução ( grande expectativa inerente à Demanda Agregada ) e brutal contração do consumo. A Europa começava a dispensar a ajuda norte americana, houve brutal aumento dos estoques e desemprego dev vastador. A crise de 1929 não foi causada pelo Estado. Mas sim, por liberais como você que não entendem como funciona uma economia de mercado. São ape nas parlapatões ! O Estado de Bem Estar social é a única saída para o capitalismo. Exportamos alimentos para o mundo e brasileiros passam fome, assistindo ao frenessi do banquete da corrupção, impotente Enquanto você chupa seu pirulito praxeológico em meio a um tem poral, o neoliberalismo desliza pe la sarjeta, ... " nas cinzas " de um Carnaval. Vá estudar !
@mauriciooliveiranogueira3865
@mauriciooliveiranogueira3865 2 жыл бұрын
Você copiou e colou isso só pode kkkkkkkkkkkkk
@felipekunzler9618
@felipekunzler9618 3 жыл бұрын
3:30 sua percepção sobre o que a escola austríaca diz sobre crédito está um pouco distorcida. A ideia de que "crédito emburrece o empreendedor" vem de que quando o governo manipula a taxa de juro para baixo, ele torna possível empreendimentos que antes eram inviáveis. Como não tem como saber em que ponto o governo vai deixar de fazer isso, muitas pessoas entram no negócio e se dão bem (Veja magazine luiza que foi um dos primeiros players a se beneficiar do crédito que a dilma deu); Agora, os últimos a entrarem (em referência ao quão próximo eles entram do momento do fim da ação estatal), geralmente quebram, pois, a realidade muda e os negócios se tornam inviáveis (aconteceu com muitas construtoras). A teorias "modernas" conseguem identificar o aumento da oferta de emprego gerado pela expansão monetária (redução da taxa de crédito), porém não vê o que isso SEMPRE causa durante o período de bust.
@carloseduardorivascastro5120
@carloseduardorivascastro5120 2 жыл бұрын
Aconteceu não só com as construtoras/incorporadoras imobiliárias, como também com os caminhoneiros independentes e o crédito barato para compra de caminhão sem que ha\houvesse demanda para tanto caminhoneiro (a conta veio agora em 2019/2020 com a queda dos valores do frete por conta do excesso de oferta), e antes com os beneficiários do "minha casa melhor", que receberam cartão de crédito para comprar no Magalu e depois ficaram sem renda, ...
@marcoalvarenga3149
@marcoalvarenga3149 3 жыл бұрын
Não tem lado bom nas redes . Cada um acredita na mentira que convier .
@ricardocartista8940
@ricardocartista8940 4 жыл бұрын
O Instituto mises não vai curtir esse vídeo ķkkkkkkk
@revolucaoculturalnordestin9901
@revolucaoculturalnordestin9901 4 жыл бұрын
Nem o MBL jkkkkkkkkk
@Shy_ra_
@Shy_ra_ 4 жыл бұрын
MBL são os mais estatistas que tem, eles não tem nada a ver com a escola austríaca
@Chuckichanly
@Chuckichanly 4 жыл бұрын
@@Shy_ra_ pois eles amam glorificar essa escola austríaca
@abnerguimaraes7927
@abnerguimaraes7927 4 жыл бұрын
@@Chuckichanly na verdade eles se pautam na Escola de Chicago
@gabrielcarneiro5419
@gabrielcarneiro5419 4 жыл бұрын
@@Shy_ra_ o mbl roubam os artigos do instituto mises pra utilizar em seus videos , se quiser posso ate mostrar o artigo e o video que eles roubam
@Vinicius-ii3lx
@Vinicius-ii3lx 3 жыл бұрын
Bom dia senhor!!! Seu contraponto foi bacana, parabéns pela iniciativa, porém, o senhor cometeu equívocos grosseiros: 1:15 - O senhor foi generalista e equivocado, apesar do cerne da Escola Austríaca ser o mercado e a liberdade econômica, muitos autores divergem entre si no que tange o mercado e o estado, por exemplo: Mises dizia que as decisões individuais de satisfação das próprias necessidades eram as corretas e que o mercado era o mecanismo de satisfação dessas decisões através da cooperação mútua e das trocas voluntarias, quanto ao estado Mises dizia que sua função era garantir a harmonia e a ordem, proteger o povo e resguardar as fronteiras e ainda dizia que até mesmo as empresas e investimentos públicos estavam sujeitos as leis de mercado, isso não significa dizer que tudo do mercado é bom e tudo do estado é ruim. Já Rothbard como era anarcocapitalista acreditava nessa premissa que o senhor afirmou, que as decisões de mercado eram as melhores e que o estado era um empecilho para o mercado, ou seja, nem todos os austríacos eram contra o estado como o senhor deixa a entender, o próprio Mises reconhecia as falhas existentes no mercado e no liberalismo, recomendo a leitura do Ação Humana que é aonde Mises reconhece isso. 2:30 - Mais uma vez citando Mises, no livro Ação Humana, Mises diz que o motor do mercado é o indivíduo e que as ações dos indivíduos podem implicar em erros ou acertos, ou seja, não corresponde a sua fala de que os agentes privados eram super-racionais e de repente ficaram burros, os erros e acertos no que tangem investimentos e mercado são inerentes a estrutura de mercado, o problema é quando o estado quer interferir nas decisões individuais através de leis e decretos que prejudicam o processo de livre iniciativa e liberdade econômica, no mais os agentes privados estão sim, segundo Mises, sujeitos a erros. 3:49 - "Expansão de crédito transforma o agente privado em burro" Isso além de ter sido uma falácia argumentativa foi uma falácia epistemológica, qual autor austríaco reforça isso ? Desculpe eu não conheço nenhum que concorde com essa premissa. 3:56 - Realmente não existe um limiar que garanta que X% de taxa de crédito seja benéfica a economia enquanto que Y% de crédito seja nociva a economia, porém, é consenso entre economistas que a impressão de papel moeda pode causar a desvalorização desta e gerar inflação, lei da escassez, quanto mais bens circulando, menor seu valor, quanto menos bens circulando, maior o valor, logo, é preferível evitar inflacionar o mercado e evitar futuras crises de expansão creditícia, desemprego institucional e estagnação. 4:27 - "Tudo em economia é artificial" , não necessariamente, o mercado sendo um dos objetos de estudos da economia, é consequência das relações naturais entre indivíduos, como dizia Mises, o indivíduo é o motor do mercado, tire os indivíduos e acabou o mercado, porém, existem sim artificialidades dentro do estudo da economia, expansão de crédito por exemplo é uma artificialidade, porém, o mercado é um fenômeno natural. Já a moeda é um fenômeno natural, não existe mercado sem meio de troca e o início de tudo com o padrão ouro foi por iniciativa dos indivíduos e não do estado (Lei da escassez aplicada ao ouro e mais tarde a prata), porém, posteriormente veio a estatização da moeda, esse sim é um fenômeno artificial. Então o senhor acaba generalizando quando diz que tudo em economia é artificial, autores como Mises e Hayek provam que não é. 4:57 - O senhor admite o mal causado pela expansão de crédito desenfreado nas Crises de 1929 e 2008, dispenso comentários, ponto para o senhor. 5:47 - Realmente os responsáveis pelo maus investimentos privados é o próprio setor privado, porém, ao expandir o crédito, é dada aos indivíduos investidores uma falsa esperança de prosperidade a curto prazo, logo, o indivíduo fica sujeito as possibilidades, ele pode acabar fazendo um investimento rentável ou não e se não fizer assim que a inflação chegar ele sofrerá as consequências, ambos acabam sendo culpados, tanto os indivíduos que fazem investimentos ruins tanto os órgãos expansionistas quem alavancam esses investimentos de maneira artificial gerando futuras inflações. 10:21 - "O sistema privado é ótimo mas se tem crédito e juros é péssimo". Não é assim que a banda toca, os austríacos fazem um alerta acerca das consequências da expansão de crédito apenas. Para Mises a taxa de juros era um fenômeno natural, o valor do dinheiro muda com o tempo, então a taxa de juros corresponde a esse novo valor atingido, ou seja, nada contra os juros, pelo menos Mises não tinha nada contra os juros, apenas quando o estado tentava mexer nessa taxa a partir de leis e decretos, ai praticamente todos os austríacos eram contra. Essa sua fala foi desconexa. 11:38 - Quanto as criptomoedas quem prega isso são ancaps e libertários e não toda a Escola Austríaca, Mises por exemplo tinha mais preferência pelo padrão ouro, isso pode ser evidenciado no livro "Sobre Dinheiro e Inflação", o senhor generalizou mais uma vez. No mais recomendo a leitura dos austríacos, principalmente Mises, argumentei com maior base nele pois é o autor que li com mais afinco, quando puder lerei Hyman Minsky e me aprofundarei mais no Keynesianismo e no desenvolvimentismo, abraços!!!
@narutobe6
@narutobe6 3 жыл бұрын
muito bom, cara
@Vinicius-ii3lx
@Vinicius-ii3lx 3 жыл бұрын
@@narutobe6 Valeu cara, tmj
@thiagoandre4356
@thiagoandre4356 3 жыл бұрын
Vc escreveu td q eu pensei ao longo do vídeo, realmente não entendi alguns pontos dele. Ele diz que "ou vc acredita q os agentes privados erram e acertam ou vc acredita que a expansão de crédito o tornam burros." Ou seja, o argumento dele é de que ou vc admite que o agente privado comete erros e por isso foi responsável ou vc acredita que o Estado os tornou burros. Essa afirmação não faz o menor sentido. Primeiro os empreendedores erram e acertam sim, ninguém discorda disso, empreender é tomar riscos, vc pode tomar as decisões certas e ter sucesso ou vice versa. A diferença é que, ao contrário do Estado, uma decisão errada feita por um indivíduo não irá afetar fortemente a economia como um todo de uma vez só. Isso só irá acontecer se um grande conjunto de indivíduos tomarem decisões erradas ao mesmo tempo. Mas não existiria explicação razoável no mercado para que um grande conjunto de indivíduos tomassem uma série enorme de decisões erradas de uma vez só, no mesmo período de tempo. Algo tem q ter acontecido pra influenciar eles a isso. Ele diz que a única outra opção é vc acreditar a expansão do crédito os torna burros. Mas essa opção também é falsa, pois eles estavam fazendo decisões racionais porém baseadas em informações erradas geradas pelo crédito artificial que não refletia a realidade. Essa é a única explicação possível, o Estado intervém na economia e altera a dinâmica do mercado, isso gera informações erradas, os inviduos tomam decisões baseadas nessas informações e se as informações estão erradas eles irão tomar decisões erradas.
@Vinicius-ii3lx
@Vinicius-ii3lx 3 жыл бұрын
@@thiagoandre4356 por fim ele acabou sendo generalista e falacioso, além de ter colocado a escola austríaca como um conjunto de autores homogêneos, não é que não haja erros na escola austríaca, Mises no Ação Humana fala sobre as limitações do mercado e do liberalismo, porém, os erros e contradições do keynesianismo e do estatismo estão bem mais escancarados e podem ser facilmente exposto através de um exame lógico
@vrbjr4759
@vrbjr4759 3 жыл бұрын
Criptomoeda, Mises, ouro? Mises preferia ouro porque era o melhor que ele tinha na época.
@marianofilho7881
@marianofilho7881 5 ай бұрын
Parabéns pelo equilíbrio e lucidez
@matheusm6786
@matheusm6786 4 жыл бұрын
É muito triste, inicei meu mestrado na georgetown uni. faz alguns meses (no qual construo agora meu paper sobre trade cycles, e no qual toda a escola tem um papel importante), é inacreditável a falta de conhecimento técnico sobre a escola. Não consigo diferenciar a definição dele com a de um "youtuber ancap".
@gustavohenrique-vf5tu
@gustavohenrique-vf5tu 3 жыл бұрын
Concordo plenamente, parece que ele aprendeu sobre escola austriaca no youtube
@ifzq0
@ifzq0 3 жыл бұрын
Paulo, acho injusta a sua argumentação sobre o mercado emburrecer. Vou argumentar. Por exemplo, o governo se utiliza de seu poder para criar crédito barato(artificialmente), e eu, que sou empresário, chego à conclusão de que é viável utilizar esse crédito para viabilizar o meu negócio, é claro que vou fazê-lo. Não é que eu tenha me tornado burro, mas simplesmente estou aproveitando a oportunidade. Agora se o governo interrompe de uma hora para outra esse crédito (talvez o custo dele seja elevado para a sociedade), e meu negócio dependa dele, vou quebrar. Ou seja, o governo permitiu que um negócio como o meu fosse possível, sendo que não seria sustentável sem um crédito barato e artificial. Tão logo o governo tira o subsídio, gera um problema à minha empresa. O ponto é: o governo tem dificuldade de saber o que é bom para mim. Sempre haverão grupos beneficiados e outros prejudicados pela política econômica. Penso que sua argumentação seja falha e superficial neste ponto.
@ifzq0
@ifzq0 Жыл бұрын
@Rafael Richard 6 eu estava falando de subsídio e não de empréstimo. Você não entende o que eu falo e me chama de burro. Você diz que não quer ser desrespeitoso, mas é rude. Pense bem antes de argumentar para ver se entendeu o tema antes de opinar.
@viciadosemhistoriabrasil6234
@viciadosemhistoriabrasil6234 4 жыл бұрын
Muito bom!!!
@sergiogomes7198
@sergiogomes7198 2 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@juxpeterson
@juxpeterson Жыл бұрын
@@sergiogomes7198 Só rindo mesmo desses palermas que fazem comentário elogiando um palhaço capacho de banqueiros, metido a intelectual, que são esses keynesianos.
@junyor519
@junyor519 Жыл бұрын
Mercado financeiro funciona bem para drenar dos 99% para os 1% do topo.
@adauctosalles4444
@adauctosalles4444 4 жыл бұрын
Gostaria de sugerir que o senhor falasse sobre o que se diz sobre a iminência da quebra da bolsa, Ice-9, T bonds, etc..
@luizs.f5305
@luizs.f5305 10 ай бұрын
Muitos pontos interessantíssimos Prof. Paulo, só não entendo como o Over-Investment (alavancagem sem limites) seria sequer uma possibilidade sem a participação e cooperação ativa e "corrupta" de agentes do Estado.
@sabereconomico3956
@sabereconomico3956 Жыл бұрын
Engraçado, o povo nos comentários todos especialistas em Ulrich kkkk, pessoal que compara um professor de economia e gestor de investimento com um Administrador e produtor de conteúdo
@Augustus750
@Augustus750 3 жыл бұрын
gente, escutei varias erros sobre o aprendizado economico mas como se aprende economia de verdade? sem a aplicação de ideias obsoletas ou infundáveis?
@andreguerra1389
@andreguerra1389 2 жыл бұрын
Paulo, vc realmente não considera q se o FED não tivesse reduzido os juros a mínimas históricas desde o 11 de Setembro, o setor privado não teria se alavancado tanto a ponto de, qdo o FED voltou a elevar a taxa, termos a crise em 2008? É claro q os Bancos Centrais induzem o mercado a especular mais ou menos conforme eles reduzem ou aumentam os juros, respectivamente.
@joselima8347
@joselima8347 4 жыл бұрын
Boa noite , poderia falar sobre o Instituto Mises ?
@cleidemerensodosreis8923
@cleidemerensodosreis8923 4 жыл бұрын
Up
@luigicarlopallazzolonicchi9399
@luigicarlopallazzolonicchi9399 3 жыл бұрын
Não pode. Ele não sabe o básico
@andreydiniz7624
@andreydiniz7624 Жыл бұрын
@@luigicarlopallazzolonicchi9399 hehehehehe exatamente
@guc823
@guc823 4 жыл бұрын
Na hora da crise somos todos Keynesianos (até Friedman disse isso), os libertários sumiram, o único argumento que sobrou pra eles foi que a praxeologia soprou em suas mentes brilhantes que se o sistema fosse libertário a crise seria mínima ou ñ existiria.
@JuannGabrieell
@JuannGabrieell 4 жыл бұрын
E q se vier uma crise após a pandemia é toda do intervencionismo do estado
@guc823
@guc823 4 жыл бұрын
Resolver a crise nenhum deles quer, estão incentivando o povo a ir pra rua SÓ pq o estado está pedindo pra ficar em casa.
@ronyjr8832
@ronyjr8832 4 жыл бұрын
@Ca P Opa! vamos agregar ai! kkk kzfaq.info/get/bejne/h7CPoN2Tl9HGfWQ.html
@igorblauth8881
@igorblauth8881 2 жыл бұрын
O juros só não pode ser manipulado pelo governo, juros se dá pela taxa de poupança mais oferta e demanda de crédito
@igorblauth8881
@igorblauth8881 Жыл бұрын
@@IvecoTruckRacing-th7nf KKKKKKKKK isso era pra ser uma espécie de crítica?
@eliomarcosta5752
@eliomarcosta5752 2 жыл бұрын
Não sou economista, mas me interesso por temas relacionados ao assunto. Com o pouco que tenho lido até hj, tenho as seguintes dúvidas e gostaria de saber a visão sobretudo de quem não dá muito crédito a escola austríaca; 1. se a escola austríaca sempre rejeitou a visão de economia como uma ciência, preferindo compará-la mais como arte, por quê quase sempre a escola austríaca é colocada como pseudociência? 2. se a escola austríaca propõe a tal ação humana como ação individual e pessoal, por quê é dito sempre que a mesma falha em apresentar uma proposta de arranjo padrão de resolução coletiva? Exemplo de arranjo econômico coletivo: a adoção de contratos CLT. Exemplo de ação individual e pessoal: uma pessoa utilizar de suas habilidades e dar palestras ou treinamentos.
@danielsphor2535
@danielsphor2535 Жыл бұрын
Os críticos dizem que a teoria austríaca nunca fui aplicada, em nenhum país, em nenhum momento. Realmente não é fácil achar um austríaco que dê um exemplo prático (um país e o período exato que existiu essa política). Ainda, segundo os críticos, isso se dá por não ser possível aplicar (a teoria é falha).
@ndrazz9655
@ndrazz9655 Жыл бұрын
Vai por mim, leia você mesmo os Austríacos por conta própria. Não baseie sua opinião na do Paulo Gala, ele é um cara desonesto. Vá na página 222 do livro Por Uma Nova Liberdade - Rothbard (economista austríaco), onde ele explica a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos, você verá que o Paulo Gala só falou mentiras a respeito dela.
@ndrazz9655
@ndrazz9655 Жыл бұрын
Porém, para você compreender, vc precisa ter uma base antes
@juanduarte3595
@juanduarte3595 4 жыл бұрын
Professor então o senhor acredita q uma crise econômica em última análise é uma reestruturação do mercado que deve acontecer?
@fabiomacedo1681
@fabiomacedo1681 4 жыл бұрын
Deve acontecer, não. Acontece graças ao intervencionismo estatal na economia. TACE. Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos
@blackwatch7572
@blackwatch7572 4 жыл бұрын
Tá errado algumas críticas aí, os austríacos não dizem que quando o governo expande o crédito as pessoas ficam burras, apenas dizem que as pessoas irão reagir a alguns incentivos econômicos, se os juros diminuem, haverá mais incentivo para se endividar, simples, não entendo qual a dificuldade. Se tem uma crítica que eu faço aos austríacos é em ser apocalíptico demais às vezes, eles acertam que essas políticas do governo irão gerar crise, mas não em qual será a magnitude dessa crise, o peter schiff chegou a falar que teria hiperinflação nos EUA, que é absurdo demais.
@fernandojunior8092
@fernandojunior8092 4 жыл бұрын
Qual a visão econômica que vc segue ? @Paulo Gala/Economia & Finanças
@mistyfields
@mistyfields 3 жыл бұрын
Ele é Keynesiano. Já falou e confirmou isso algumas vezes.
@felipekunzler9618
@felipekunzler9618 3 жыл бұрын
@@mistyfields hoje pessoal acha antiquado falar que é Keynesiano. Usam o termo "Mainstream" kkkk
@iShotGameplays
@iShotGameplays 3 жыл бұрын
@@mistyfields criticar e.a blz mas ser keynesiano e criticar e.a tá de sacanagem
@igorblauth8881
@igorblauth8881 2 жыл бұрын
@@felipekunzler9618 Mainstream não é keynesiano, é pós keynesiano, que é a soma do liberalismo monetarista (escola de Chicago) com os ideias keynesianos, a base maior da Teoria Monetária Moderna é chicaguista
@rbmk1234
@rbmk1234 4 жыл бұрын
Sugiro ler a Ação Humana. Suas premissas estão absolutamente equivocadas e, portanto, as contradições apontadas por você são inexistentes. Critique a escola austríaca (como eu mesmo já fiz) com base no que ela diz! Não tome por base invenções ou interpretações de terceiros. Leia você mesmo! Se leu e não entendeu leia de novo. PS1: Em tempo: recomendo estudar os sistemas de câmbio fixo argentino e inglês. Eles funcionaram muito bem, até que o Estado, por seu poder normativo, alterou as regras esvaziando/deturpando o referido sistema. Veja os dados antes e depois das alterações normativas. PS2: os austríacos não defendem o bitcoin. Apenas alguns, como o Ulrich, fazem isso. O Peter Schif, assim como a maioria, são radicalmente contra. PS3: a tecnologia revolucionária não é o bitcoin, mas sim o blockchain. Em síntese: você é uma pessoa inteligente, preparada, mas tratou de um tema publicamente sem estuda-lo. Recomendo mais atenção nos próximos vídeos. Grande abraço.
@maxinativo7053
@maxinativo7053 4 жыл бұрын
Como bitcoin não é revolucionário? Tá cheirando o q?
@rbmk1234
@rbmk1234 4 жыл бұрын
Max Inativo, ele se refere ao bitcoin como tecnologia revolucionária. A tecnologia não é o bitcoin, mas o blockchain. Em nenhum lugar manifestei qualquer juízo sobre o bitcoin. Leia direito! 😉
@kaoistaanarquista
@kaoistaanarquista 3 жыл бұрын
Blz irmão, tu acredita em terra plana também?! Se bem que escola austríaca já é a terra plana da economia...
@RafaelSilva-ee7sq
@RafaelSilva-ee7sq 3 жыл бұрын
O sistema capitalista esta indo pro ralo. Assim que uma IA se auto gerir e prodizir por si só já era.
@lhama1187
@lhama1187 Жыл бұрын
@@kaoistaanarquista Sim, cara. Um austríaco recebeu um NOBEL EM ECONOMIA mas mesmo assim é terraplanista, né?
@brenorubio8425
@brenorubio8425 4 жыл бұрын
A escola austríaca defende exclusivamente o mercado como falado no vídeo. Porém, o existe também a ideia de que agentes privados com certeza erram e a crítica vem da consequência disso, no caso quando o Governo/Estado vem para ajudar tais agentes privados com créditos em detrimento de solucionar seus problemas. O erro para a escola austríaca está em ajudar um pequeno grupo de agentes privados, formando oligopólios e de certa forma prejudicar outros agentes privados que não foram ajudados e sim interrompidos por ações governamentais. É mais uma questão ética do que utilitarista, sobre o que é melhor ou não.
@dantegabrielnuneszanoti8895
@dantegabrielnuneszanoti8895 4 жыл бұрын
Professor, acho que Galbraith faz esse histórico das crises financeiras em "A Short History of Financial Euphoria"...
@villalobos1981
@villalobos1981 2 жыл бұрын
Inscrevi-me rapidamente no canal. O Sr tem paciência para explicar e tenho humildade para aorender . Professor, e a praxeolo gia misisesiana, e a " mão invisí vel " ? A Escola Austríaca tem in teresse puramente acadêmico. Obrigado, Mestre. O Sr conhece muito !
@zokabmo5001
@zokabmo5001 Жыл бұрын
Kkkkk que surra argumentativa professor... Parabéns
@AmploEspectro
@AmploEspectro 3 жыл бұрын
Segue um vídeo trazendo os contrapontos em defesa da escola austríaca: kzfaq.info/get/bejne/ZsiAidybnKzaZmQ.html
@rea50
@rea50 4 жыл бұрын
De toda forma não deixa de ser irônico ver o povo comentando falando mal de liberalismo no canal de um cara que representa praticamente a visão demonizada do capitalismo
@walterramonferraro309
@walterramonferraro309 4 жыл бұрын
boa tarde. Com licença, e todo respeito, ou você lêu pouco sobre Mises, Rothbard, Huertas de de soto, etc., ou você entendeu errado.
@nicolasalves9193
@nicolasalves9193 4 жыл бұрын
9:39 Manias, pânico e crashes. Muito bom esse livro.
@mauriciopiresnatorp9419
@mauriciopiresnatorp9419 3 жыл бұрын
@Nicolas Alves Acabo de encomendar este livro, pois quero desmascarar esses Yotube recém egressos da adolescência que se autoproclamam “ancaps”e vêm aqui despejar suas bobagens, como aquela segundo a qual “Marx foi refutado pela Escola Austríaca”!
@Vinicius-ii3lx
@Vinicius-ii3lx 3 жыл бұрын
@@mauriciopiresnatorp9419 e Marx não foi refutado pela escola austríaca?
@mauriciopiresnatorp9419
@mauriciopiresnatorp9419 3 жыл бұрын
@@Vinicius-ii3lx Não foi, não, amigo. Nunca fui marxista, mas conheço alguma coisa de Marx. Mais que isso, já conversei pessoalmente com vários especialistas isentos e eles me disseram que essa história de que “Mises refutou Marx”não passa de uma balela de alguns antimarxistas tendenciosos, como os ancapes, anarco-capitalistas, que agora virou um pastiche do anarco-capitalismo europeu e estadunidense , aqui no Brasil.
@Vinicius-ii3lx
@Vinicius-ii3lx 3 жыл бұрын
@@mauriciopiresnatorp9419 Cara, infelizmente resumem Marx apenas ao Socialismo/comunismo, sendo que realmente não é só isso, logo, realmente é equivocado dizer que Mises refutou Marx em sua totalidade, porém, no que tange o socialismo/comunismo a escola austríaca e a revolução marginalista já vem argumentando sobre sua inviabilidade a muito tempo, autores como Carl Menger, Böhm-Bawerk, Mises e até mesmo Hayek escreveram sobre como o socialismo é inviável, o reconhecimento dentro da academia é pequeno, porém, as teses existem. Esqueça os ditos KZfaqnomics e foque em ler as obras destes indivíduos que citei.
@mauriciopiresnatorp9419
@mauriciopiresnatorp9419 3 жыл бұрын
@@Vinicius-ii3lx Conheço pouco de Escola Austríaca e desse tal anarco-capitalismo que agora virou coqueluche de jovens trintanários de classe média, conservadores até a medula, que criticam as utopias socialistas mas que secretamente acalentam as sua própria utopia, que nada mais é a abolição de qualquer forma de Estado. Marx nunca foi bem-quisto mesmo por qualquer conservador ou reacionário, sobretudo os de miolo mole, esses que vomitam senso comum e ignorância nas Redes Sociais. E longe de mim afirmar que Hayek e Mises eram energúmenos, apesar de antimarxistas e conservadores. Absolutamente. Respeito os dois. O que mais critico, porém, em Hayek foi o fato dele ter dado apoio à ditadura chilena de Pinochet, logo após o golpe de 1973 naquele país e o subsequente assassinato de Allende pelas forças comandadas pelo general protofascista. Uma contradição, em termos, para quem escreveu “Os Caminhos da Servidão”, para justamente atacar o socialismo liberticida da União Soviética e seus satélites do Leste Europeu. Chega a ser ridículo!
@brunor7456
@brunor7456 Жыл бұрын
O problema meu caro, não é o setor privado se alavancar, o problema é quem paga essa conta!
@jeffersonbernardino4859
@jeffersonbernardino4859 4 жыл бұрын
Um empresa ao errar sai do mercado ou perde mercado, já o Estado...
@franciscoalmeida702
@franciscoalmeida702 4 жыл бұрын
Kkkkk fala isso p Nike, utilizou trabalho análogo à escravidão com crianças, e hj ta aí, faturando ainda mais. Vc e sua lógica libertária não é mais filosófica do que a teoria socialista. No papel, perfeito, na prática, vish....
@RafaelSilva-ee7sq
@RafaelSilva-ee7sq 3 жыл бұрын
Sem o estado, uma empresa tomaria o lugar dele. Quem sabe um Google. Se Estado sumir, o lugar que o Estado ocupa ñ sumirá e nem será diluído.
@Mucurex
@Mucurex 3 жыл бұрын
@@RafaelSilva-ee7sq Uma empresa vai assumir? Kkkkkkkkkkkkk. Se um estado chega a tal ponto, quem vai tomar seu lugar será OUTRO ESTADO (talvez até um estrangeiro), não uma empresa kkkkkkkkkkk
@lhama1187
@lhama1187 Жыл бұрын
@@RafaelSilva-ee7sq O Google ia botar a polícia na rua pra descer o cacete em vendedor ambulante? Acho deveras difícil
@improvavelRobson
@improvavelRobson 4 жыл бұрын
Começou errado. Não se diz nada sobre ser racional. Não se diz nada sobre mercado estar sempre certo. Deveria começar falando sobre método de estudo de economia. Escola austríaca defende o individualismo metodológico e a praxeologia
@blackfilth669
@blackfilth669 4 жыл бұрын
Segura a onda de comentários raivosos de jovens de 20 e poucos anos que não sabem fazer uma conta...
@nantolima
@nantolima 4 жыл бұрын
O mercado é perfeito segundo ele :) falta de ler ação humana que puta merda...
@ecledisonnascimento9488
@ecledisonnascimento9488 4 жыл бұрын
A escola austríaco tem pontos válidos, mas tem que estudar outras escolas de economia pra se aprofundar.
@gabrielcarneiro5419
@gabrielcarneiro5419 4 жыл бұрын
Pois e , os pirralhos oucam falar dessa escola e ja falam dela como se ela exprimisse a verdade do universo
@lucascabral100
@lucascabral100 4 жыл бұрын
@@gabrielcarneiro5419 Se você quer estudar sobre o universo, você deve estudar astronomia e não astrologia. Se você quer estudar sobre a matéria, você deve estudar química e não alquimia. Se você quer estudar sobre a economia, você deve estudar a escola austríaca e não as escolas de Frankfurt, Keynes ou de Chicago. A astronomia, a química e a escola austríaca estudam o ser e não o dever ser.
@JuannGabrieell
@JuannGabrieell 4 жыл бұрын
@@lucascabral100 o Estado vê a escola austríaca como convenção Terraplanista do que uma escola de verdade
@Channel-bt6tp
@Channel-bt6tp 4 жыл бұрын
@@JuannGabrieell o Estado, mas quem 'comanda' o estado são pessoas que vivem de dinheiro público e grande parte passa por uma competição política onde quem consegue manipular mais as massas ganha.
@kaioteixeira2160
@kaioteixeira2160 3 жыл бұрын
@@lucascabral100 Escola de Chicago vem do liberalismo da EA e um pouco do Keynes é uma mistura entre os dois embora seja mais liberal do que Keynes. Outra se você quiser ser um filósofo econômico você deve estudar Keynes, EA, Chicago e talvez alguns pontos do Karl Marx
@davidxbrand
@davidxbrand 3 жыл бұрын
Amigo, a escola austriaca não comete erros, ela trata da economia a partir de axiomas, argumentos a priori. Não à posteriori como a keynesiana, que diga se de passagem já foi refutada por Hayek. Alegar que a escola austriaca errou ao usar a lógica é como negar as leis da física.
@joaobm6962
@joaobm6962 3 жыл бұрын
Afirmar algo que nao pode ser provado é em si um erro
@marcelolamoglia
@marcelolamoglia 2 жыл бұрын
O mercado num LIVRE mercado acerta. Mas numa economia controlada, principalmente com manipulação das taxas de juros, gerando juros negativos, distorce as decisões das pessoas!
@caiopi1732
@caiopi1732 4 жыл бұрын
No momento que você fala que é pragmático (se for verdade) , merece eu ver o vídeo...
@stefanobucca9192
@stefanobucca9192 3 жыл бұрын
Meu Deus em 3 min conseguiu distorcer toda a narrativa da escola austriaca !
@emerson684
@emerson684 2 ай бұрын
Excelente conteúdo
@robertofmelo72
@robertofmelo72 4 жыл бұрын
Parabéns professor!
@higoroliveira5961
@higoroliveira5961 2 жыл бұрын
Quanto mais credito é dado pelo estado pra determinado setor mais incentivo se tem para produzir, se o estado cria do nada esse credito artificialmente ele cria uma bolha futura... Certo ou errado?
@vfvini59
@vfvini59 3 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Recomendarei sempre. Importante fazer a crítica de um pensamento tão nocivo que tem sido normalizado no Brasil, principalmente quando essa normalização tem sido por pessoas sem instrução e com irresponsabilidade. Abçs!
@ricardocartista8940
@ricardocartista8940 4 жыл бұрын
Fala do debate Hayek vs Keynes
@revolucaoculturalnordestin9901
@revolucaoculturalnordestin9901 4 жыл бұрын
Keynes WINS
@ricardocartista8940
@ricardocartista8940 4 жыл бұрын
@@revolucaoculturalnordestin9901 Keynes arrasou nesse debate
@MusiCaninesTheMusicalDogs
@MusiCaninesTheMusicalDogs 4 жыл бұрын
Hahaha! Continuem tietando que está engraçado! 😂
@murilooliveira1674
@murilooliveira1674 25 күн бұрын
So atacou o espantalho. Esperava mais.
@eulicereis8052
@eulicereis8052 2 жыл бұрын
O juros natural de mercado é humanamente impossível de ser calculado visto o número de variáveis, a única crítica incisiva que eu vi até hj sobre escola austríaca é a incapacidade de apresentar um cálculo prático para questões com tantas variáveis, a economia não é estática, logo não dá pra ser um número fixo exato, cada cidade, cada estado, cada país tem o seu, uma taxa de juros que causa uma grande crise nos EUA por exemplo não vai ser a mesma que vai desencadear a crise no Brasil, então praticamente o que é pedido é humanamente impossível, talvez com o avanço de inteligências artificiais essa taxa de juros natural possa ser calculada
@panteranegra8200
@panteranegra8200 2 ай бұрын
Eu acredito que o professor eleva o debate ao desmistificar e combater compreensões rasteiras e mãe que estás do que é economia infelizmente é difícil alcançar um público mais amplo justamente porque existe cuidado e o rigor nas explicações do professor enquanto que os charlatões emocionados conseguem atingir mais público empobrecendo e reduzindo o debate, alguns canais aqui no KZfaq são responsáveis por desinformação constante e direcionada com fins econômicos e políticos e se utilizam de mecanismos e estratégias para alcançar um público que não tem bagagem para contestar as falácias que essa turma dispara diuturnamente. Isso resulta em espantalhos do tipo: "precisamos privatizar empresas públicas para tirá-las da mão do estado ineficiente e corrupto como se as empresas interessadas em adquirir as empresas públicas fosse idôneas e tivessem o interesse único e exclusivo de prestar serviços melhores a população"
@joaomarcelobritodasilva2248
@joaomarcelobritodasilva2248 4 жыл бұрын
Gostei muito do seu vídeo!!! Como faço para entrar em contato com o senhor?
4 жыл бұрын
João Marcelo Brito da Silva manda e-mail pgala@uol.com.br
@joaomarcelobritodasilva2248
@joaomarcelobritodasilva2248 4 жыл бұрын
@ E-mail devidamente enviado! :)
@lucasrabaioliprestes
@lucasrabaioliprestes 2 жыл бұрын
tu é formado no que e aonde?
@pedroernesto6941
@pedroernesto6941 4 жыл бұрын
um debate com um economista austríaco seria bom, com o Fernando Ulrich por exemplo.
@nvieirarossett
@nvieirarossett 4 жыл бұрын
Concordo contigo.. mas ele corre!!! facebook.com/nicolas.rossett/posts/10220688636272608
@dlrdn7145
@dlrdn7145 4 жыл бұрын
@@nvieirarossett Em qual momento, neste print tosco, ele foi chamado a debater? Se a ideia era essa pq nao chamou para um hangout??
@mateusandrade2418
@mateusandrade2418 4 жыл бұрын
@@nvieirarossett Nesse print o Paulo Gala pede pra alguém refutar que nenhum país se desenvolveu sem protecionismo no início e advinha? Ninguém refutou, só repetiu as baboseiras neoliberais mentirosas de sempre.
@felp6440
@felp6440 4 жыл бұрын
@@mateusandrade2418 na bolha dos caras é só isso Mateus. Fazer meme e dar risada do que nem sabem. Até hoje estamos esperando os países desenvolvidos não protecionistas... Se fosse depender de troca voluntária, possivelmente nem estaríamos debatendo por uma rede mundial de computadores neste momento.
@felp6440
@felp6440 4 жыл бұрын
@@nvieirarossett tá, mas quais são os paises desenvolvidos que não passaram por processos protecionistas?
@CarlosSouza970
@CarlosSouza970 2 жыл бұрын
- Quando você faz comparações entre mercado e estado, você coloca o mercado como devesse ser perfeito. Conte até ... bem acho que você não é uma besta, e só depois emita alguma opinião.
@eulicereis8052
@eulicereis8052 2 жыл бұрын
A crise de 2008 na verdade começa a ser armada bem antes em 1992 com um lei até bem intencionada mas que geraria 16 anos depois a grande crise das hipotecas, acho que o grande problema foi assumir que o mercado em si é inteligente, não é bem essa a questão, se trata mais dos interesses naturais de um governo destoarem dos interesses económicos da população, então assim o governo acaba potencializando crises, não é difícil ver políticos tomando medidas populistas, mesmo que tenham uma equipe económica que o deixe ciente das consequências negativas daquele ato, não é que o mercado seja inteligente mas é que ele age de forma técnica em busca de lucro, o mercado sempre tenta acertar embora nem sempre consiga, o problema é que governos acabam interferindo em dados cruciais que são usados como fundamentação para alavancagens e planejamento de tomada de decisão, então essa indução ao erro é sutil, tão sutil que até pelo que sei ainda não conseguiram expressar matematicamente essa influência por ser subjetiva demais, o empresário não é obrigado a tomar esse risco pela grana, ele é tentado mas isso só gera uma possibilidade percentual de chance de ser induzido, não é uma indução forçada e facilmente calculável
@eulicereis8052
@eulicereis8052 2 жыл бұрын
Pelo menos tem meu respeito por não negar o que ocorreu em 1929 e em 2008
@armandocad4211
@armandocad4211 3 жыл бұрын
Infelizmente o senhor passa muita vergonha sendo desonesto resumindo tantas teorias economicas de maneira tão superficial... Eu realmente abri o vídeo na intenção de ver os problemas que viria a citar também, mas no final percebi foi mais uma crítica provinha de uma opinião de alguém que não estudou sobre o assunto e por algum motivo dengo disse groselhas.
@eulicereis8052
@eulicereis8052 2 жыл бұрын
Vc defende moedas fiduciárias?
@paulokofpv
@paulokofpv 4 жыл бұрын
Tu tá mexendo com um galerinha da pesada amigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@rafaelfilosofo9263
@rafaelfilosofo9263 2 жыл бұрын
Mercado = mão invisível
@agostinoburla11
@agostinoburla11 4 жыл бұрын
.......sempre muito BOMMMMM !!!!!..........(vc não precisa de complimenti, mas senti a
@gabrielrosapaz3069
@gabrielrosapaz3069 4 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho! Seu canal é fundamental nesse momento do Brasil!
@brunor7456
@brunor7456 Жыл бұрын
Que utopia né? achar que um grupinho de pessoas pode calcular o que o mundo precisa!
@AngeloArsani
@AngeloArsani 4 жыл бұрын
Já te seguia no Twitter, seu canal foi um achado!!
@frand36
@frand36 4 жыл бұрын
Vídeo mais comentado do canal. Paulo, fale mais da EA,
@raphaelanjoss
@raphaelanjoss 4 жыл бұрын
isso.. fale mais merda da EA kkkk
@felipekunzler9618
@felipekunzler9618 3 жыл бұрын
É porque austríacos não conseguem ver alguém distorcendo tudo que é dito. :)
@Churupita_destro
@Churupita_destro 4 жыл бұрын
Para quem traduziu um livro do cara, você é totalmente parcial. Nao concordo com o Keynes. E os poucos que eu ouvi, desde o ano passado, falando nessa cries, foram pessoas da escola austríaca. Nenhum keyneziano previu isso. Engraçado.
@ronyjr8832
@ronyjr8832 4 жыл бұрын
@@O_youbosta_come_meus_comments Nesse vídeo podemos perceber os economistas mais badalados alertado sobre a crise ao burro do Peter Schiff kzfaq.info/get/bejne/btKghtF2qLqvh2w.html opa, tem esse tb do Paul: kzfaq.info/get/bejne/h7CPoN2Tl9HGfWQ.html
@Chuckichanly
@Chuckichanly 4 жыл бұрын
O que significa 'alavancagem' no contexto economico ??
@periclesamorim5847
@periclesamorim5847 4 жыл бұрын
de forma bem básica é investir com dinheiro alheio(emprestado)
@fabiogurgel1
@fabiogurgel1 4 жыл бұрын
Financiamento
@edsonmendesnunes
@edsonmendesnunes 3 жыл бұрын
a resposta para isso é tão grande que eu acho que ninguém liga e eu apaguei tudo
@fallenangel9937
@fallenangel9937 3 жыл бұрын
Realmente, ninguém liga
@ottomonteraso3459
@ottomonteraso3459 Ай бұрын
Paulo, boa noite Este é o primeiro vídeo que vejo do canal. Mas de antemão, assistindo aos primeiros segundos, gostaria de dizer que vc ao adjetivar que a Escula Austríaca não é economia de verdade, já predispõe uma certa arrogância (mesmo que não intencional) que prejudica a transmissão das ideias que vc quer passar. Quem assiste canais de economia, te garanto, são pessoas com olhar crítico. Um debate de alto nível é o que precisamos no KZfaq. Obrigado.
@renansenadesouza3538
@renansenadesouza3538 3 жыл бұрын
Meu Deus, é ridículo um cara que se diz economista e já adulto fazer tantos erros grotescos e totalmente equivocados aparentando nem ter lido sobre o assunto, putz!
@felipeholanda1335
@felipeholanda1335 4 жыл бұрын
faça um video sobre o sistema neoliberal chileno e a crise que eles estão vivendo. Está todo mundo querendo saber, mas tem pouca informação econômica, mas muita briga ideológica sobre a economia chilena no Brasil!
@priscilagamanails5805
@priscilagamanails5805 4 жыл бұрын
O sistema liberal chileno é que fez um país cheio de montanha e gelo ser a melhor economia da América latina!
@felipeholanda1335
@felipeholanda1335 4 жыл бұрын
@@priscilagamanails5805 é isso que eu quero que ele fale, sobre aspectos econômicos do Chile, vatagens e desvantagens!
@priscilagamanails5805
@priscilagamanails5805 4 жыл бұрын
Já os protestos do preço da passagem, é culpa do estado! Quem determina o valor da passagem? Quem determina o tipo de ônibus que vai fazer o percurso? Quem determina o percurso? Quem dá "passagem grátis" pra metade da população? Ex. Idoso, grávida, deficiente, estudante, PM, carteiro... Abra uma pastelaria, o governo determina que vc tem que dar pastel grátis pra 50% da população... Qual a solução pra vc não falir? Dobrar o valor... Cobrar os 50% a mais de quem paga
@MusiCaninesTheMusicalDogs
@MusiCaninesTheMusicalDogs 4 жыл бұрын
@@priscilagamanails5805 Os protestos chilenos têm uma pauta muito maior do que somente o preço da passagem do transporte coletivo.
@casio1810
@casio1810 4 жыл бұрын
@@priscilagamanails5805 Um país cheio de montanha, gelo, deserto... e indústria e extração de commodities.
@filipe6776
@filipe6776 4 жыл бұрын
179 liberteens até o momento
@eduardobuss1922
@eduardobuss1922 4 жыл бұрын
Seus vídeos são muito bons Paulo, aprendo muito com você.
@leonardooliveira55
@leonardooliveira55 3 жыл бұрын
kkkkkkkkkkk e o que você aprendeu nesse vídeo? O cara criou um espantalho e bateu fortemente nesse espantalho criado por ele mesmo.
@joserenato9997
@joserenato9997 4 жыл бұрын
A respeito do min 03:12 eu fiquei com uma dúvida: Os empresários e consumidores cometem erros (erros de alocação) porque são burros ou foram induzidos ao erro (devido a intervenção do Estado na economia)?
@eulicereis8052
@eulicereis8052 2 жыл бұрын
Merecia um segundo vídeo explicando os pontos apresentados nos comentários, até pq pessoas são a economia, e se a comunidade que estuda economia como hobby e interesse está equivocada é bom deixar claro sanando todas as dúvidas e questionamentos
@megagutex
@megagutex 4 ай бұрын
Você não poderia em um momento debochar do "youtubenomics" e no instante seguinte fazer um vídeo deste nível de conteúdo e argumentação. Está claro (pelo menos neste vídeo) que você dedicou muito pouco ou quase nada para desenvolver um entendimento amplo, sólido e honesto sobre Escola Austríaca de Economia. Você basicamente seguiu o nível médio do "youtubenomics" que é falar de Escola Austríaca (seja contra ou favor) sem estudar e procurar entender de verdade, sem espantalhos do tipo "esses agentes privados que eram super racionais, acertavam tudo, de repente passam a fazer decisões erradas... de repente ficam burros ". É uma tremenda falta de domínio e rigor conceitual e linguistico, que o leva a misturar e fazer uma baita salada com o sentido de "racional" com "inteligente" e "acertar tudo". Mas que diabos tem a ver a praxeologia , ou melhor, o axioma da ação com "acertar sempre" ? São só falacias, espantalhos e saltos lógicos. Este vídeo é apenas mais uma prova de que não é possível sequer falar de Escola Austríaca sem ter uma base mínima de lógica, linguagem e filosofia. Ainda mais se for para estabelecer uma crítica mais profunda...
@adielmozart5939
@adielmozart5939 3 жыл бұрын
passou 2min criticando os EconoKZfaqrs, mas n soube nem comunicar o que pensa.. entendi naaada
@davidxbrand
@davidxbrand 3 жыл бұрын
Ad hominem + falácia do espantalho = ataques ideológicos.
@yuricapelasso1695
@yuricapelasso1695 4 жыл бұрын
Só vi espantalhos e falácias aí.... mas gosto do seu trabalho. É bom pra ver contrapontos, até pq To lendo pra prova da ANPEC agora. 😂😂
@Anderson_Anderas
@Anderson_Anderas 3 жыл бұрын
cria uma narrativa, se ficar nisso só demonstra o sue fracasso intelectual.
@profa.roberta.guerra
@profa.roberta.guerra 4 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo super explicativo!! Muito bom!! Se eu puder, humildemente, dar uma sugestão seria deixar anexada a bibliografia sugerida para aprofundamento. Se não a bibliografia, ao menos as referências para que pudéssemos correr atrás! Se tiver deixado em algum lugar a bibliografia ou as referências, por favor, desconsidere a minha sugestão! Sou fã do seu canal!!
@guimbinha
@guimbinha 4 жыл бұрын
Falando sobre Chile... eu adoraria saber por que o ultraliberal Governo Pinochet, que defendia a privatização de tudo, não privatizou a Codelco, estatal que explora o cobre no país. É muito bonito defender neoliberalismo pros outros e "esquecer" que o país usado como modelo ideal desse neoliberalismo não privatizou sua empresa mais importante. O instituto Mises sabe que a Codelco é estatal? Paulo Guedes sabe? O Guedes trabalhou lá e não percebeu que a Codelco não tinha sido privatizada ainda? Falha grave dele deixar isso passar.
@bolsonarovegeta
@bolsonarovegeta 4 жыл бұрын
"Ultraliberal" "Neoliberalismo" kkkkkkkkkkk. Me senti no Ensino médio em uma aula de geografia...
@ViniBoneto
@ViniBoneto 4 жыл бұрын
@@bolsonarovegeta O próprio Gianluca Lorenzon, membro da equipe econômica do Paulo Guedes e autor da MP de liberdade econômica, assume para si o termo ultraliberal www.mises.org.br/blogpost/2612/em-defesa-do-ultraliberal
@MusiCaninesTheMusicalDogs
@MusiCaninesTheMusicalDogs 4 жыл бұрын
@@ViniBoneto Cheque-mate! 😁
@betocaldas
@betocaldas 4 жыл бұрын
kzfaq.info/get/bejne/p7FpbLaWnL6rmGw.html
@marcusalexandre766
@marcusalexandre766 3 жыл бұрын
É só dizer q tem "embasamento científico"
@danheinz13
@danheinz13 3 жыл бұрын
é ciencia muita ciencia é ciencia pra caralho!
@marcusalexandre766
@marcusalexandre766 3 жыл бұрын
@@danheinz13 com certeza, amigo. Mas existe faculdades atualmente q são mais reconhecidas no q se diz respeito a estudo de economia. E elas n levam a serio esse debate ai n. liberalismo é bobagem.
@pierrepruh
@pierrepruh 4 жыл бұрын
Falando em Minsky, o que você acha do projeto do deputado Glauber Braga, que faz do Estado um garantidor do emprego em última instância?
@revolucaoculturalnordestin9901
@revolucaoculturalnordestin9901 4 жыл бұрын
Ele tem vídeo sobre MMT e pleno emprego. Acho que pode ajudar.
@betocaldas
@betocaldas 4 жыл бұрын
ele deve ter pensado naquilo enquanto estava drogado
@pierrepruh
@pierrepruh 4 жыл бұрын
Quer falar o que de drogas, tu é ancap e conserva, seu cabaço
@guilhermearaujoazevedo6148
@guilhermearaujoazevedo6148 4 жыл бұрын
@Gabriel Z. vei,eu queria ouvir o gala falando a respeito disso.
@CarlosEduardo-tl6nn
@CarlosEduardo-tl6nn 2 жыл бұрын
Poxa professor, eu fui um fã do capitalismo minha vida inteira, agora que comecei a trabalhar tenho começado a questionar muitas coisas que para mim não havia questionamento, tenho ctz que seus vídeos serão de grande ajuda 🙌
@darlleybrito4198
@darlleybrito4198 2 жыл бұрын
Kkkkkkkkk
@brenobutcher
@brenobutcher 3 жыл бұрын
O erro da escola austríaca foi ter nascido.
@sergiogomes7198
@sergiogomes7198 2 жыл бұрын
Se você gosta de ser feito de otário pelos governos e pagar a conta da irresponsabilidade deles, então tá!
@brenobutcher
@brenobutcher 2 жыл бұрын
@@sergiogomes7198 Melhor que ser permanentemente otário, acreditar nesse conto de fadas de liberalismo, votar no Bolsonaro achando que o Paulo Guedes iria implementa-lo no Brasil... E agora temos aí o resultado de tal abominação.
@sergiogomes7198
@sergiogomes7198 2 жыл бұрын
@@brenobutcher Primeiramente, eu não votei em ninguém, não acredito em políticos. Se você acha que o Bolsonaro é liberal, é um sinal que você não sabe nada mesmo sobre liberalismo. Otário você já está sendo, porque continua preferindo seguir o pensamento que o sistema te oferece. Por que o liberalismo é um conto de fadas? Justifique. Você sim é um idiota que nem sabe o que diz e só repete o que ouve por aí.
@sergiogomes7198
@sergiogomes7198 2 жыл бұрын
@@brenobutcher Realmente, nenhum político tem incentivo para implementar o liberalismo, pois o liberalismo limita muito os gastos do governo e acaba com a farra. Nenhum político vai querer realmente enxugar gastos e ter responsabilidade fiscal.
@marcellomjj
@marcellomjj 3 жыл бұрын
A escola Austriaca sim tem erros, porém é a mais racional, e infelizmente no video não mostrou os erros e sim um desconhecimento sobre a Teoria.
@ricardocartista8940
@ricardocartista8940 4 жыл бұрын
Ótimo vídeo
@raphaelanjoss
@raphaelanjoss 4 жыл бұрын
Meu deeeeus.. o cara disse que a crise imobiliária não teve nada a ver com o setor público Cara... onde você leu isso? kkkkkkkkkkkkkkk
@RafaelSilva-ee7sq
@RafaelSilva-ee7sq 3 жыл бұрын
De onde?? Se for as dos EUA a culpa foi do setor financeiro. Estavam aceitando tudo como crédito afim de alavancar com o spread e o pessoal comprando casa adoidado. Aceitavam qualquer coisa como garantia, até que viram que ñ tinham garantia algum e pimba.
@contadiadia1315
@contadiadia1315 3 жыл бұрын
@@RafaelSilva-ee7sq pois é
@felipemaciel8544
@felipemaciel8544 3 жыл бұрын
Professor, vc falou asneiras e não leu Rothbard. As respostas vc encontra com ele.
O que eu gosto em Hayek e na escola austríaca!
12:47
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 20 М.
Os erros da auditoria cidadã da dívida
17:33
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 31 М.
When You Get Ran Over By A Car...
00:15
Jojo Sim
Рет қаралды 18 МЛН
THEY WANTED TO TAKE ALL HIS GOODIES 🍫🥤🍟😂
00:17
OKUNJATA
Рет қаралды 20 МЛН
Demolindo o youtubenomics! Alguém lê Mises?
13:00
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 21 М.
Chile: a realidade para além dos mitos
18:08
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 17 М.
A teoria Keynesiana- Teoria geral do Juro, do emprego e da moeda
3:22
Estratégia & Dinheiro
Рет қаралды 33 М.
O sucesso da China e o fracasso do Brasil: Manaus x Shenzen
28:52
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 19 М.
A escola austríaca na Economia dos Coelhos!
8:50
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 6 М.
Brasil: sem indústria não dá!
13:12
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 10 М.
O MARXISMO DESMASCARADO
10:24
Luís Ernesto Lacombe
Рет қаралды 48 М.
Por que a desigualdade é tão grande no Brasil?
11:10
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 21 М.
Limites de impressão de moeda para sair da crise e MMT
14:55
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 20 М.
When You Get Ran Over By A Car...
00:15
Jojo Sim
Рет қаралды 18 МЛН