Quando a FÉ e a religião prejudicam a SAÚDE MENTAL? | Prof. Daniel Gontijo

  Рет қаралды 16,989

Prof. Daniel Gontijo

Prof. Daniel Gontijo

Жыл бұрын

A espiritualidade pode ser "tóxica"? A fé pode levar a comportamentos que resultam em sofrimento? Nem toda crença em Deus é reconfortante? Afinal, como o envolvimento religioso pode prejudicar o bem-estar, a saúde mental?
~ Você valoriza a ciência e a filosofia? Participe dos cursos e clubes do livro do INSTITUTO PONTO AZUL: institutopontoazul.com.br/
~ TRABALHOS CITADOS:
- Weber, S. R., & Pargament, K. I. (2014). The role of religion and spirituality in mental health. Current opinion in psychiatry, 27(5), 358-363.
- Psicologia & Religião: Histórico, subjetividade, saúde mental, manejo, ética profissional e Direitos Humanos (Zangari & Machado, 2018): drive.google.com/file/d/18niA...
~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): / @institutopontoazul
~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
~ SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ciência, ateísmo e religião; e 4) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: kzfaq.infojoin
~ QUER SER ENTREVISTADO(A)? Preencha este pequeno formulário: forms.gle/Rz4MMWmeC9LovQcv6
~ LIVROS QUE ESTOU LENDO:
- Sapiens: uma breve história da humanidade (Yuval Harari): amzn.to/3NvwAXW
- Ciência e religião são compatíveis? (Alvin Plantinga & Daniel Dennett): amzn.to/3Q6tPO5
- Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL
- O caldeirão azul: o universo, o homem e seu espírito (Marcelo Gleiser): amzn.to/34uSMMa
~ LIVROS SUGERIDOS:
- Para conhecer a Psicologia da Religião (Antonio Ávila): amzn.to/2M3ELP
- Crenças extraordinárias: Uma abordagem histórica de um problema psicológico (Peter Lamont): amzn.to/3dyJ5RM
- Religião, psicopatologia e saúde mental (Paulo Dalgalarrondo): amzn.to/3j0uLD1
- The nonreligious: Understanding secular people and societies (Zuckerman, Galen e Pasquale): amzn.to/3vYDRWU
- Variedades da experiência anômala: Análise de evidências científicas (Etzel Cardeña, Steven Lynn e Stanley Krippner): amzn.to/3AtQL1I
- Variedades da experiência religiosa: Um estudo sobre a natureza humana (William James): amzn.to/3hdLWl9
- Psicologia da Religião: Uma introdução (Geraldo José de Paiva): amzn.to/3RxwTCI
Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre pelos links acima ou por este link geral para me apoiar: amzn.to/376oz8q
~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo

Пікірлер: 285
@DanielGontijo
@DanielGontijo Жыл бұрын
~ Você valoriza a ciência e a filosofia? Participe dos cursos e clubes do livro do INSTITUTO PONTO AZUL:
@elisangelaaurea3926
@elisangelaaurea3926 Жыл бұрын
Minha experiência com religião foi estarrecedor , assombroso..hoje sou livre e muito feliz. Sem culpa em paz
@gildantas9003
@gildantas9003 Жыл бұрын
Já fui uma pessoa muito religiosa, hoje não mais,porém me considero uma pessoa espirituazada. Acredito que a espiritualidade nos ajuda,sim, sem nenhum fanatismo, a nos conhecermos e vivermos melhor.
@andrezamorais7893
@andrezamorais7893 Жыл бұрын
Eu acredito em Deus, mas hoje não sigo nenhuma religião e não tenho interesse. Quando eu era mais nova tive muitos conflitos internos por isso, tive depressão e perdi muitas coisas, pois não conseguia ter paz mental para fazer meus afazeres e nem tinha alegria para seguir meus sonhos, aliás nem sonhos e esperança eu tinha mais naquela época direito.
@daniellidanielli1347
@daniellidanielli1347 Жыл бұрын
Já observei melhoras em pessoas que se aproximaram da religiosidade, mas também muitos casos de pioras e surtos, fora ideação por conta de culpa, são muitas repercussões. Ainda não tenho opinião formada sobre isso.
@tatianesantossilva8029
@tatianesantossilva8029 Жыл бұрын
Tenho um filho autista de 15 anos ele estuda no colegio religioso e admiro pensamento crítico que ele tem amo aprender com ele e as vezes sinto a exclusão que sofre por não pensar da mesma forma que a religião do colegio mas ele respeita .
@74uwgehgege15
@74uwgehgege15
Por causa da religião comecei a demonizar tudo. Comecei a ler e terminei de ler a biblia, comecei a demonizar tudo , todos e condenar meu jeito, minhas convicçôes, minha sexualidade e me forcei a entrar naquele molde. Me forcei a odiar os homossexuais, pois a biblia diz para odiar o pecado. Fiquei com medo de Deus, de não seguilo e tudo na minha vida começar a dar errado como punição de Deus. Me senti forçado a dar meu dinheiro a igreja, todo o dinheiro. Antes da religião eu era feliz, calmo me dava bem com minha familia. Depois da religião, tive muitos ataques de panico, depressão, choro sem sentido. Me forcei a deixar de gostar das coisas que na minha cabeça tinha algo que desagradava a Deus, como jogar jogos de video game em que eu matava personagens etc. Medo de sair da igreja e ser um endemoniado, de Deus me punir, punir minha familia .
@deboraoliveira633
@deboraoliveira633 Жыл бұрын
Eu tive essa experiência religiosa adoecedora como já relatei aqui algumas vezes. E realmente até hj sinto os efeitos no meu psicológico e na minha relação com Deus. Ainda não sei se o ateísmo é o caminho para mim, mas sei que a religião tbm não é. Sobre esse componente social da religião, quando me pego sentindo "falta", percebo que sinto falta exatamente da socialização, o sentimento de grupo que a Igreja me proporcionava. A paróquia de onde moro mesmo tem muitas idosas e é perceptivo que a maioria delas vai a igreja mais para socializar do que qualquer outra coisa. Quando tocava na missa era uma dificuldade conseguir silêncio, tinham senhoras que não calavam a boca 1 minuto.
@crstianesilva5721
@crstianesilva5721 Жыл бұрын
A minha saúde mental está sendo prejudicada por causa da falta de dinheiro.
@joaofelipethies2622
@joaofelipethies2622 Жыл бұрын
A RELIGIÃO pode manipular a cabeça de muitas pessoas....isso é a verdade.
@rosanaalmeidabezerra6177
@rosanaalmeidabezerra6177 Жыл бұрын
Eu entrei em um conflito constante por muitas dúvidas chegaram em minha mente. Esse conflito era na minha cabeça, eu não concordava com certas posições, proibições absurdas, não podia estudar, andar de bicicleta, cuidar do corpo, namorar alguém que gostamos. Tinha que ser subserviente em tudo. Se falasse ou expusesse dúvidas a frase era certeira " Você está cheia de espíritos contrários. Eu só queria ser uma pessoa normal, estudar e fazer faculdade, viver uma vida mais tranquila pressão psicológica. Só obtive aa tranquilidade na vida depois de desconstruir o medo implantado e me livrar da lavagem cerebral.
@Metalleve
@Metalleve
Tenho 53 anos,a religião fez muito mal na minha vida por imposição da família.
@antoniocarlosformaggio2919
@antoniocarlosformaggio2919 Жыл бұрын
Fé não combina com fanatismo, irracionalidade e alienação político-social. Geralmente a religião continua sendo o "ópio do povo", pois continua na senda da ideologização. Fé também não é contraditória com a ciência. A teoria das Cordas que o diga...
@marcosantonio1006
@marcosantonio1006 Жыл бұрын
Passei mais de 30anos dentro da religião. Quando eu comecei á questionar e observar tudo a minha volta, notei que tem alguma coisa errada, então abandonei as crenças e nunca mais voltei para igrejas seja qual for. Mais infelizmente, ainda convivo com a minha mãe, e ela é uma pessoa muito religiosa mesmo aponto de ajudar todos que estão ao seu lado. Descobrir sim, que, ás crenças religiosas podem muito prejudicar a vida das pessoas no seu dia, dia. Mais infelizmente, muitos estão cegos de se mesmos não queremos abrir seus olhos para a razão o motivo de tudo isto: Problemas na família, doenças da mente, e atrasos em tudo na vida.
@sinfoniaculturalrmedicoes5313
@sinfoniaculturalrmedicoes5313 Жыл бұрын
Religião muitas vezes pode ajudar ou - infelizmente - prejudicar uma pessoa. É triste, 😢 lamentável 😞.
@gonçalves.vianna.ashkenazi
@gonçalves.vianna.ashkenazi Жыл бұрын
Quando uma pessoa conscientemente faz coisa errada sem pensar sim creio que ela vai ficar louca depois.
@rosemarydeoliveira2703
@rosemarydeoliveira2703 Жыл бұрын
Falar e entender religião é muito difícil..nós seres humanos somos feitos cheios de conflitos e sofrimento mentais e psicológico, complicado por demais.
@mirelaoliveira5370
@mirelaoliveira5370 Жыл бұрын
Me senti liberta qdo me tornei atéia. Recomendo. Rsrs
@ViniciusPrux86
@ViniciusPrux86 16 сағат бұрын
O importante é ter fé nos cursinhos de internet e ser feliz! 🤣
@Joao-te8ct
@Joao-te8ct Жыл бұрын
Estava agora a pouco vendo uns tik toks de um rapaz, gay, que diz ter renunciado seus desejos porque deus tinha um propósito na vida dele: ser salvo, e que ele não precisava ser feliz para isso. Fico pensando no sofrimento constante, pois esse rapaz até engatou relacionamentos com meninas, e dizia imaginar uma figura masculina quando ia beijar. Ele se entende gay, mas abomina isso, faz de tudo pra negar seus desejos, fico imaginando o sofrimento que é viver uma vida assim, negando a sí mesmo em prol de uma fé (que é contra sua própria figura).
A Psicologia EXPLICA Deus e a RELIGIÃO? | Daniel Gontijo entrevista Pedro Sampaio
1:04:47
Who has won ?? 😀 #shortvideo #lizzyisaeva
00:24
Lizzy Isaeva
Рет қаралды 62 МЛН
Religião #3: Cristianismo | Leandro Karnal
31:41
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 1,1 МЛН
DEPRESSÃO é falta de DEUS? Uma resposta CIENTÍFICA | Prof. Daniel Gontijo
16:31
Se Jesus EXISTIU, por que eu não sou CRISTÃO? | Pirula e Daniel Gontijo (1/4)
29:56
Deus EXISTE? O problema do MAL | Daniel Gontijo entrevista Gustavo Leal-Toledo
1:44:22
7 razões para NÃO se acreditar no INFERNO | Prof. Daniel Gontijo
27:55
Prof. Daniel Gontijo
Рет қаралды 37 М.
Os Sentidos da Vida Ep. 13: Uma Conversa com Ed René Kivitz.
1:05:10
Dr. Alberto Nery
Рет қаралды 25 М.
Cláudio Duarte | Para de ser religioso
41:46
Palavras de Fé
Рет қаралды 50 М.