No video

Que país é este - entrevista com Miguel Sousa Tavares. Entrevista conduzida por Miguel Nabinho.

  Рет қаралды 119,815

Screen

Screen

Күн бұрын

#miguelsousatavares #entrevistaspoliticas
0:00 - Filosofia de vida
2:00 - Inicio na carreira de jornalismo
7:15 - Acesso à informação
12:08 - O que é a informação?
15:44 - Formação académica
17:14 - Direito e jornalismo
21:18 - Espectro político
24:15 - Cancel culture
28:08 - Jornalismo de opinião
31:15 - Criticar publicamente
35:14 - Extrema direita
40:46 - Nova geração de jornalistas
47:37 - Escrita
52:22 - Emoção na opinião
55:05 - Democracia
58:40 - Racismo estrutural
1:08:26 - Setor público vs setor privado
1:14:12 - Leituras recentes

Пікірлер: 448
@alexandrapatricio2727
@alexandrapatricio2727 4 жыл бұрын
Eu gostei bastante. Durante muito tempo segui o jornalismo de MST e a sua reportagem, senti-me muito próxima do seu tipo de raciocínio, mas desde há uns anos para cá noto-o empedernido nos seu pedestal , como se fosse o detentor ( ele e a sua culta família) de um previlégio que não se permite a partilhar com os outros mais comuns mortais. Incomodou-me muito vê-lo ( depois de uma vida de jornalismo e reportagem) defender o seu COMPADRE , Ricardo Salgado. Percebi com espanto e indignação que afinal aquilo que advoga e apregoa só é válido em família alheia e não na SUA. Também me indigna a sua postura arrogante quando se recusa a perceber que o mundo está a mudar, que o seu estilo de vida de homem caçador e de apreciador de campos de touros representam um mundo em decadência , em que se ESCOLHIA ignorar a violência e prepotência do Homem em relação aos animais. Há muitas coisas erradas no mundo em que vivemos hoje, mas em caso algum o partido " Pan" pode ser considerado uma ameaça, pelo contrário, graças a Deus que existem no nosso país pessoas sensiveis e inteligentes que serão capazes de nos levar para um outro patamar de evolução como seres humanos inteligentes que somos. Tive pena que o entrevistador não tivesse tido oportunidade de puxar o assunto das Touradas. Não me incomodaram nada os "Pás" . Não conhecia o Miguel Nabinho mas gostei das suas perguntas e da sua coragem de deixar entrever a sua própria opinião na formulação das suas perguntas. `E preciso coragem para lembrar a frase infeliz "os Vegetarianos são aqueles que só comem alface". Boa, e parabéns. Não desanime e continue, a perfeição requer experiência. E também tem toda a razão quando diz que este é um país que não dá oportunidade a pessoas de raça negra ou outra.
@screenmiguelnabinho
@screenmiguelnabinho 4 жыл бұрын
Obrigado!
@erikcarmel5260
@erikcarmel5260 4 жыл бұрын
OK ,mas como democrata , discordo imenso consigo . Eu acho que a Esquerda Poruguesa e , no minimo , idiota . Isto e so a minha opiniao , nada mais , porque ao contrario dos esquerdistas eu nao penso ser o "dono da verdade". Dialogo , para haver progresso, sera optimo .
@erikcarmel5260
@erikcarmel5260 4 жыл бұрын
Nao ouvi ele falar aqui de Ricardo Salgado ! Porque e que mencionou esse nome ?
@TheOzzization
@TheOzzization 4 жыл бұрын
todos temos amigos, vicios e coisas que tal. Eu continuo a gostar de o ouvir e de discordar quando penso de forma diferente.
@alexandrapatricio2727
@alexandrapatricio2727 4 жыл бұрын
@@TheOzzization Claro que sim. Eu apenas desabafei o meu desanimo.
@joaomauricio7530
@joaomauricio7530 3 жыл бұрын
Parabéns pela entrevista. Sou jornalista aqui no Brasil e o Miguel é uma das minhas referências. Preciso, contundente, cirúrgico.
@marianunes6928
@marianunes6928 3 жыл бұрын
Adorei a entrevista !!.assim como gostaria de conhecer os seus amigos CIGANOS .SÓ queria saber como gerir a minha situação. . Estou em desespero!! Já me assaltaram três vezes .Pior, DANOS ,avultados .Já perceberam q estou SÓ .Estou falando Alentejo profundo.Casa que tenho vindo a restaurar desde a REVOLUÇÃO. Não tinha tecto ;chão ;.nem muros no quintal .(ruinas).Investi religiosamente, aos poucos ,nos dois planos :monetariamente e emocionalmente.Ali sonhei TER o meu REFUGIO .Terra da minha infância ,que escolhi para o leito da minha morte. Peço desculpa ,deste mau português .
@joaojoseluz
@joaojoseluz 7 ай бұрын
É melhor estudar mais um pouco… a se não ser que pretenda subir na carreira sem olhar aos outros. Espero que não tenha a mesma ideia sobre os professores do Brasil…. E já agora que não seja racista…
@fernandogama3107
@fernandogama3107 3 ай бұрын
Espetacular 🤠 como sempre
@m9j263
@m9j263 2 жыл бұрын
7:45 "A estupidez derrotou a inteligência nos tempos de Hoje. Completamente." Infelizmente concordo plenamente.
@PedroLopez-sx1zw
@PedroLopez-sx1zw 3 жыл бұрын
Parabéns por esta entrevista. O senhor Miguel Sousa Tavares é um daqueles poucos conterrâneos que orgulha qualquer Portugues. Um homem que sempre pensou Portugal, sempre foi franco e directo nas suas opiniões, sempre teve e mantém um olhar critico e construtivo sobre este pais. Uma carreira jornalista invejável. Um homem de letras e que ao mesmo tempo contribui para o bem da literatura portuguesa. Um pessoa ouve (eu, pelo menos), absorvo as palavras e vou aprendendo mais e mais. Obrigado Dr. Miguel Sousa Tavares por ser essa pessoa digna e franca que é. Um grande abraço
@joaojoseluz
@joaojoseluz 7 ай бұрын
Só se for na China… 😂😂
@marialuisaosorio4502
@marialuisaosorio4502 3 ай бұрын
Gostei de ouvir a entrevista ao Dr Sousa Tavares . As pessoas nunca esquecem que ele é filho de uma mãe inteligentemente amorosa nas suas opiniões. Os portugueses dessas gerações não esquece que o Miguel é seu filho.
@marialauragomesmadeira284
@marialauragomesmadeira284 4 жыл бұрын
Gosto de si, Miguel Sousa Tavares, mesmo com todas as humanas perplexidades da nossa condição mortal. Admiro a sua consistência diante do desafio libertário que não renega. Obrigada à vida que o pôs no nosso caminho...Quando vejo os trejeitos da deputada Constança, de má memória, em pleno Parlamento, todos os meus pilares se perfilam. O Miguel é um deles. Parabéns! Também a Miguel Nabinho e à equipa. ABRAÇO.
@Rumariber
@Rumariber 4 жыл бұрын
Gosto do Miguel Sousa Tavares, da sua independência de ideias. Gosto da sua escrita, já li alguns livros e sinto-me sempre nos lugares descritos. Já em miúda ia para a biblioteca ler os livros da Sophia de Mello Breyner, ainda hoje são os que gosto de oferecer a crianças. Aprendemos muito com pessoas com histórias e cultas, há falta de programas culturais. Parece-me que no KZfaq começam a aparecer uns programas interessantes. A cultura é tão importante para a nossa evolução, para o pensamento crítico inteligente... Obrigada 😊 Gostei da análise sobre o chega e sobre os ciganos, não é porque alguém faz uma exploração negativa do tema, que o problema não existe, o racismo começa por tratar diferente... Diferente para o bem e para o mal... Fui criada ao lado de ciganos que gosto muito, mas o machismo e alguma subsídio dependência existe. As ciganas gostam de trabalhar, ficam tão contentes... Quem lhes dá trabalho? Existe um problema que não parece que alguém esteja interessado a resolver... Mas não são todos iguais... É mais fácil criticar que tentar entender todo um contexto... Há pessoas racistas, mas não o acho estrutural... A questão é sócioeconómica, quantos estudaram? Quantos têm interesse por política? Cresci num bairro social, e para estudar trabalhei em simultâneo. Da minha turma em 98/99 dos que estudavam à noite 3 fomos para o ensino superior. Os restantes nem tentaram. Dos meus colegas desde o básico, do bairro social, só 4 foram para a faculdade, uma era negra... Agora vão mais, mas há novamente abandono escolar...
@alexandrapatricio2727
@alexandrapatricio2727 4 жыл бұрын
Muito bem.
@zedaadega7420
@zedaadega7420 3 жыл бұрын
Bom texto!
@alexandrapatricio2727
@alexandrapatricio2727 3 жыл бұрын
Gostei da sua forma de pensar, obrigada.
@xicomarquesmusico
@xicomarquesmusico 4 жыл бұрын
Excelente. Só este mês li o livro Rio das Flores (uma obra de arte) ....e já o tinha comprado há muito tempo....fiquei muito zangado comigo por ter parado de ler há 33 anos....retomei agora a leitura....
@josedurao3112
@josedurao3112 8 ай бұрын
Fossem todos Miguel Sousa Tavares e o país seria bem melhor. Filho de quem é não poderia ser outra pessoa. Um Homem acima de qualquer suspeita, de espinha direita.
@fernandojoselibanio9163
@fernandojoselibanio9163 4 жыл бұрын
Miguel Tavares grande profissional do jornalismo!!!
@marcioreis6693
@marcioreis6693 4 жыл бұрын
Grande Sousa Tavares Um dos grandes portugueses. Hoje em dia há poucos. Sem papas na língua, senhor de si próprio !
@JoseMariaOliveira
@JoseMariaOliveira 4 жыл бұрын
Um bom momento de conversa com uma personalidade muito interessante. Percebo o estilo de conversa relativamente solta, em lugar da entrevista formal, daí os pá, gajos, etc. Apetecia-me continuar à conversa com ambos.
@calmeida5808
@calmeida5808 4 жыл бұрын
MST sempre em forma parabéns, espero que não se reforme, cresci com seu jornalismo , sua opinião, Portugal precisa muito de si . Obrigado por tudo
@edycunha1015
@edycunha1015 3 ай бұрын
Eu gosto imenso de Miguel sousa tavares que mente brilhante....
@mafaldaazevedo7632
@mafaldaazevedo7632 3 жыл бұрын
Adorei esta entrevista ! Miguel Sousa Tavares, um senhor cultissimo
@limatinita6335
@limatinita6335 4 жыл бұрын
Miguel Sousa Tavares, um dos melhores comunicadores de portugal, uma mente brilhante e #livre
@berginhacardoso6576
@berginhacardoso6576 4 жыл бұрын
O Miguel Sousa Tavares é um senhor culto, adorei a sua entrevista gosto deste tipo de HOMEM já estamos entrar na recessão deste tipo gênero de semhores e forma de estar. Parabéns. Pela independência de falar como fala você fala e NÃO tem MEDO E EU GOSTO . A sua prestação na TVI às segundas é exemplar e por isso passei a assitir. GOSTO de ambas intervenções
@ajs5018
@ajs5018 3 жыл бұрын
Deixem lá de contar os pás, pá! Apreciem a entrevista como um todo e o que foi: Descontraída, com excelente conteúdo de perguntas e respostas e uma vista de olhos pelo mundo, incluindo Portugal, na perspectiva de Miguel Sousa Tavares. A grande referência jornalística do nosso país, bolas! Bem haja.
3 жыл бұрын
O pá é irritante
@SuperAna1954
@SuperAna1954 Жыл бұрын
Muito interessante essas histórias dos descobrimentos, que eu desconhecia. Tbm eu gosto muito de biografias
@mariadelourdesmantovanifil8718
@mariadelourdesmantovanifil8718 7 ай бұрын
É um grande privilégio que você tem
@joaocruz9868
@joaocruz9868 7 ай бұрын
Ser feliz e um ato milagroso se for feito sem deixar outros menis felizes!
@erikcarmel5260
@erikcarmel5260 4 жыл бұрын
Excelente dialogo. Gostei imenso . Bom entretenimento . Tomei conhecimento , via MST , de alguns pormenores dos Descobrimentos, concordando com ele em absoluto . Sempre gostei francamente do Miguel , esteja ou nao de acordo com ele . Somos amdos democratas .
@PauloSantos-rl7ye
@PauloSantos-rl7ye 4 жыл бұрын
Apesar de ter estranhado inicialmente o entrevistador, a verdade é que a entrevista resultou muito bem. Não consegui largar até ao fim, talvez porque goste muito do Miguel Sousa Tavares como jornalista, como entrevistado e como escritor. O entrevistador soube motivar o entrevistado para uma entrevista fluente. Obrigado
@manemartins8608
@manemartins8608 4 жыл бұрын
Entrevista suave...boa! Verdadeira
@pauloferreiracarcamano8940
@pauloferreiracarcamano8940 4 жыл бұрын
A voz de respeito do jornalismo em Portugal 🤫🤐🤗🤗
@shutupandance
@shutupandance 3 жыл бұрын
’Pessoas infelizes dificilmente farão uma revolução feliz.’ Ideia interessante.
@ct8586
@ct8586 3 жыл бұрын
Excelente. Gosto destas entrevistas e principalmente de ouvir o Miguel Sousa Tavares que me acustumei a ver desde muito cedo . Um abraço desde uk
@serramcs
@serramcs 7 ай бұрын
acustumei.😮😮
@saltyuno6517
@saltyuno6517 3 жыл бұрын
dear miguel...born in povoação, são miguel 1965...living in seattle 2021...you are great, as is miguel; i wish i could pick miguel’s brain about what he thinks reference ayn rand’s objectivism angle. abr.
@vitordiniz3185
@vitordiniz3185 4 жыл бұрын
Que saudades da Grande Reportagem,....e ainda há espaço para este registo.
@ruimartins2615
@ruimartins2615 4 жыл бұрын
O que não há é dinheiro.
@vitorluis77
@vitorluis77 Жыл бұрын
Podia, esta entrevista, ser tema a ser debatido nas escolas!!! Muito bom!!!
@17914125
@17914125 4 жыл бұрын
Muito bom!
@josealberto3060
@josealberto3060 4 жыл бұрын
Tu chegaste ao Jornalismo e Viste a Luz és a Luz do Jornalismo ...gente nova !!!!
@ajan64
@ajan64 4 жыл бұрын
O entrevistador passou a “entrevistado” entusiasta quando se falou no tema da moda, racismo. O jornalista Miguel Sousa Tavares esteve muito bem 👍
@vitormeirinho5443
@vitormeirinho5443 4 жыл бұрын
O homem está obcecado pelo racismo! Já vi as outras duas entrevistas e está sempre a bater na mesma tecla, além de que insulta o país inteiro com as suas acusações. Curioso que ao mesmo tempo mostra-se sempre estranhamente indiferente às questões da pobreza, desigualdade económica, etc. Ainda bem que o MST não alinhou no politicamente correcto e lhe deu uma bela lição.
@valentinaneto3721
@valentinaneto3721 4 жыл бұрын
Gosto de boas entrevistas gostei desta.
@Manuel-Musicis4Lovers
@Manuel-Musicis4Lovers 4 жыл бұрын
Normalmente não sigo o que se passa no país onde vivo moro no Porto sou portuense simplesmente vejo às notícias na RTP1 no KZfaq da minha smart TV reparei que era uma entrevista com o Sr.Miguel Sousa Tavares! Só existem meia dúzia de pessoas que eu aprecio em Portugal e uma delas é ele magnífica entrevista a mentalidade dele é do melhor que há acho podia ter chegado mais longe! já apreciava bastante o pai dele. Não gostei da pessoa quê fez a entrevista pois estava sempre a interromper como é habitual em Portugal ficam cheios de vaidade quando a câmara os foca.Viva lá Vida With Miguel Sousa Tavares 🙂
@MariaSilva-pl8ki
@MariaSilva-pl8ki 4 жыл бұрын
Fantástico Miguel SousaTavares! Adorei.
@pedroromao261
@pedroromao261 4 жыл бұрын
Excelente entrevista. Parabéns.
@screenmiguelnabinho
@screenmiguelnabinho 4 жыл бұрын
Obrigado!
@acordaportugal4792
@acordaportugal4792 4 жыл бұрын
Sobre o maior drama que é a corrupção nem uma palavrinha...
@jorgegomez524
@jorgegomez524 4 жыл бұрын
Não pode lembrar o compadre....
@franciscogomes1300
@franciscogomes1300 4 жыл бұрын
Tocou na ferida....estou ansioso pela mudança do dinheiro fisico para digital....acho que ficaremos mais seguros...pelo menos estes porcos corruptos nunca mais nos roubem, mas Portugal vai tentar ser o último a mudar...percebe-se..
@isabelreis573
@isabelreis573 4 жыл бұрын
Eles sabem os títulos,,, plenamente de acordo Miguel
@muitosseraoossinais7005
@muitosseraoossinais7005 3 жыл бұрын
É pa é pá que jornalista é este??? Ja fomos roubados durante muitos anos,ordenados e reformas de merda, pobres cada vez mais pobres e ricos mais ricos, se for informaçao como a sic covid civid sempre covid é desnecessário,sabe sr miguel os novos jornalistas sao mal pagos mal informados por causa de pessoas como o senhor que está a ocupar varios cargos e a receber por muitos lados..de lugar a essas pesdoas...agora digo eu é pá chegaaaaaaa
@danielaestaco9081
@danielaestaco9081 3 жыл бұрын
Índice: 0:17 - Mandamento de MST 3:00 - Iniciação de MST no jornalismo 7:19 - O acesso à informação ("Massificação da estupidez") 12:08 - O que é que tem lugar na informação 16:00 - Formação académica de MST 17:20 - Direito VS Jornalismo 21:19 - MST no espectro político 24:15 - "Cancel Culture" 28:08 - Necessidade de fundamento para criticar publicamente 31:40 - Formação política de MST 35:20 - Extrema direita 40:46 - Bem e mal na organização da sociedade 43:13 - Últimas gerações de jornalistas 47:50 - Escrita de MST 52:28 - Jornalismo literário 55:05 - Democracia: as maiorias e minorias 56:50 - Intermediação na relação Homem-Natureza 59:09 - Racismo estrutural: sim ou não 1:08:20 - Sector público VS Sector privado 1:14:14 - Leituras de MST
@Ricardo.S.Araujo
@Ricardo.S.Araujo 3 жыл бұрын
Obrigado Daniela!
@joaojoseluz
@joaojoseluz 7 ай бұрын
Isto parece aqueles programas das vendas e promoções das 5 da manhã. Só falta uma mini saia e um sorriso cativante😂😂😂
@antoniotavares5437
@antoniotavares5437 4 жыл бұрын
Polêmico sim mas e disto que é feita a democracia. Um dos melhores jornalistas portugueses
@joaomagalhaes8980
@joaomagalhaes8980 4 жыл бұрын
Miguel Sousa Tavares é brilhante.
@joaoramos5533
@joaoramos5533 4 жыл бұрын
Gostei do estilo descontraído da entrevista, quase como uma conversa de amigos! Muitos Parabéns.
@franciscogomes1300
@franciscogomes1300 4 жыл бұрын
Eu acho que estas mesmas palavras ditas por uma pessoa desconhecida da sociedade não teriam qualquer relevo, mas ditas por todos dos midia , das passarelles, dos meios de comunicação...têem muito valor e toda a gente aplaude e se revê...eu acho muita graça ao ser humano....já os estudo faz 60 anos pelo menos e já nada me espanta principalmente em Portugal.
@valentinaneto3721
@valentinaneto3721 4 жыл бұрын
Boa entrevista.
@pedromartins36
@pedromartins36 4 жыл бұрын
É isso mesmo. A sua independência a meu ver é a razão da sua longevidade e reconhecimento geral.
@berginhacardoso6576
@berginhacardoso6576 4 жыл бұрын
Ao qual desperta a inveja em alguns infelizes
@zecarlospiripiri
@zecarlospiripiri 4 жыл бұрын
A figura e voz aliada ao raciocínio dá isto.
@Toua2006
@Toua2006 4 жыл бұрын
Boa entrevista, muito natural, bom trabalho.
@dackdoy
@dackdoy 3 жыл бұрын
Sempre com um pensamento sério e estruturado
@JR-nl3mh
@JR-nl3mh 4 жыл бұрын
A única coisa a que posso apontar o dedo ao MST foi nunca ter atacado à seria o "dono disto tudo" e tudo por questões familiares. Achei que o assunto BES era lhe pouco cômodo. Talvez tenha sido o maior gangster deste país e o MST pouco abordou excepto a questão da supervisão do Banco de Portugal. Tenho pena.
@joanagoncalves6206
@joanagoncalves6206 4 жыл бұрын
Concordo.
@miguelsantos6913
@miguelsantos6913 4 жыл бұрын
Boa entrevista!
@antoniamaria972
@antoniamaria972 Жыл бұрын
Muito bom. Gosto muito do MST.
@fatimaleitao4411
@fatimaleitao4411 4 жыл бұрын
Gostei ser feliz e fazer alguém feliz.... Fátima leitão muta gratidão
@antoniocaram6096
@antoniocaram6096 Жыл бұрын
Apesar de não concordar com tudo que ele diz, MST sempre muito lúcido. O entrevistador é que deixa muito a desejar. Interrupções, desconhecimento, atribuições equivocadas, postura em geral lamentável. Parabens ao MST por resistir bravamente diante de um interlocutor tão desajeitado.
@danielm7622
@danielm7622 4 жыл бұрын
Pá o conteúdo até é interessante e o seguimento da conversa tem pertinência aos dias de hoje mas pá o entrevistador pá não é grande coisa pá. Não sendo uma entrevista então mas mais uma conversa de "café" até está interessante pá...
@zedaadega7420
@zedaadega7420 3 жыл бұрын
Eu cá gosto de conversa de taberna lisboeta, mas eu sou o Zé da Adega, Pá!
@jorgegomez524
@jorgegomez524 4 жыл бұрын
Eu diria que o Mandamento para a sociedade de hoje, seria a Vergonha. Não há vergonha, em nada. Vem daí muitos dos males que nos assolam.
@mariasaletepires7129
@mariasaletepires7129 4 жыл бұрын
Sempre gostei do MST. Que saudades da revista Grande Reportagem. Depois desta entrevista, ainda sinto mais respeito por ele. Continua Miguel.
@alexandrasantoscosta7271
@alexandrasantoscosta7271 3 жыл бұрын
Adoro o MST, é um luxo ouvi-lo.
@martim43
@martim43 4 жыл бұрын
Miguel Sousa Tavares a pedir um subsídio para os jornalistas, quem faz parte da cultura do pais ou passa Fome, ou trabalha… já os jornalistas têm a vida facilitada por saírem e irem logo para uma redação seja jornal ou canal televisivo ..
@atuagracanosbasta1350
@atuagracanosbasta1350 4 жыл бұрын
Gosto imenso de si Miguel. Espero um dia poder conhece-lo pessoalmente
@Senhor_Abreu
@Senhor_Abreu 4 жыл бұрын
Estou a gostar bastante dessas entrevistas. Mas em cada frase há uns 3 PÁS e isso destrai-me de discordar com o Miguel Sousa Tavares, PÁ!
@berginhacardoso6576
@berginhacardoso6576 4 жыл бұрын
A geração do pah bastante conhecido isso é bastante usual na geração acima na entrevista
@Senhor_Abreu
@Senhor_Abreu 4 жыл бұрын
Epá percebo mas fazendo um programa de entrevistas a comunicação epá é importante. O pior é que é um vicio que se pega às tantas estão os dois num arremesso de pás que custa ouvir.
@venator76
@venator76 4 жыл бұрын
É entrevistador ou doutrinador? Deixe o entrevistado ter sua opinião!
@jaquelinecanuto6582
@jaquelinecanuto6582 4 жыл бұрын
😂😂😂
@JAMESFERNANDEZ
@JAMESFERNANDEZ 4 жыл бұрын
É uma conversa e n tanto uma entrevista! O titulo deveria ser "Conversa com . . .
3 жыл бұрын
Obrigado por teres *aceitado*
@Hugoacm1
@Hugoacm1 4 жыл бұрын
MST-grande mestre,argumenta com fundamento tudo ,grande senhor da informaçao.
@colinaani
@colinaani 4 жыл бұрын
Tanta informação, tanta cultura, Miguel, e tem uma opinião sobre touradas enquadrada na sua alardeada noção de liberdade muito longe da cultura e da evolução humana. Acho muito estranha essa sua posição na pessoa que mostra ser. E tenho muita pena vindo de si, acredite.
@eduardoribeiro4401
@eduardoribeiro4401 4 жыл бұрын
O MST acertou na mouche na questão do racismo em Portugal. O problema que existe aqui (não é exclusivamente português) é um problema de classes. A razão pela qual não temos tantos portugueses negros em posições mais elevadas na sociedade é exatamente a mesma razão pela qual não temos tantos portugueses brancos originários do bairro nessas mesmas posições. Se alguém defende a existência de racismo sistémico na sociedade portuguesa, então não deveria ser díficil apontar casos concretos e palpáveis em que negros (ou outras etnias) estão a ser ativamente bloqueados na sua progressão na sociedade. Situações como bloqueios na entrada na universidade, na obtenção de empréstimos bancários, na progressão de carreira na empresa X ou Y...
@screenmiguelnabinho
@screenmiguelnabinho 4 жыл бұрын
Antes de mais obrigado por ter visto a entrevista. Os negros são segregados por ser pobres e por ser negros os pobres são so segregados por ser pobres. Saiu agora um inquérito que mostrava que uma grande parte dos portugueses acha que a capacidade intelectual está relacionada com a raça.
@eduardoribeiro4401
@eduardoribeiro4401 4 жыл бұрын
@@screenmiguelnabinho obrigado pela resposta. Antes de mais, este é um tema extremamente interessante, mas a forma definitiva como é colocado deixa pouca margem para contra-argumentação, sob pena de, muitas vezes, se passar por racista. Lamento que assim seja, porque acredito que é através da convergência de diferentes pontos de vista na sociedade que se chegará a medidas concretas de combate ao racismo sistémico e concentrado. Quanto ao inquérito propriamente dito, não tive a oportunidade de ler, mas vou procurar. Obrigado pelo conteúdo, gostei bastante do tom da entrevista (e das outras) e acho que faz falta este registo mais informal e de mais longa-forma. Bom trabalho a toda a equipa!
@niltonmartins__
@niltonmartins__ 4 жыл бұрын
@Eduardo Ribeiro Existem todos esses bloqueios e mais alguns. Recomendo que veja a série (premiada) “Racismo À Portuguesa” da jornalista Joana Gorjão Henriques para o Público, que dá a conhecer casos reais, em Portugal, em diversas áreas.
@fernandovidal_artistaplastico
@fernandovidal_artistaplastico 4 жыл бұрын
Miguel Sousa Tavares, independentemente de se concordar ou não com ele, tem, na minha opinião de leitor regular das suas crónicas, várias algumas características fundamentais que passo a referir: é inteligente, culto e bem formado/educado. Quero ainda referir que considero educação e formação académica coisas muito diferentes, que de forma simplista passo a definir: educação é "berço" , formação académica é título escolar. E ainda que grande parte da mediocridade que assola a sociedade portuguesa, e não só, é existirem demasiados indivíduos com estudos mas que não são nem cultos nem educados. E infelizmente muitos destes medíocres "doutores" estão em funções de comando seja em cargos públicos seja no sector privado. Se no privado com o tempo o mercado se encarregará de os eliminar mais cedo ou mais tarde a eles ou às empresas onde estão sem grandes prejuízos para a sociedade em geral, já quando estão no sector público é completamente diferente nomeadamente quando desempenham funções de mando e ou de destaque, seja no governo seja nas repartições de qualquer ministério. Porque aqui os danos causados são devastadores para todos nós cidadãos porque muitas das vezes esses danos de gestão incompetente vão levar anos a ser reparados quando não forem irreparáveis.
@alexandrapatricio2727
@alexandrapatricio2727 4 жыл бұрын
Tem razão.
@AntonioAlves-hh5qx
@AntonioAlves-hh5qx 4 жыл бұрын
GRANDE ENTREVISTA
@MrBfst
@MrBfst 4 жыл бұрын
alguem tem uma contagem dos "pa" disponiveis? nao me consigo abstrair desta onomatopeia.
@screenmiguelnabinho
@screenmiguelnabinho 4 жыл бұрын
Os pás vão continuar em setembro :)
@MrBfst
@MrBfst 4 жыл бұрын
Screen :(
@screenmiguelnabinho
@screenmiguelnabinho 4 жыл бұрын
MrBfst :)
@erikcarmel5260
@erikcarmel5260 4 жыл бұрын
Ficou desde o tempo do Otelo Saraiva de Carvalho . EH PA ele tinha imensa piada , nao tinha ? Eu acho piada agora...na altura tive receio......
@ruimartins2615
@ruimartins2615 4 жыл бұрын
O pá acaba por ser uma imagem de marca; primeiro estranha-se, depois entranha-se.
@Josecarman
@Josecarman 4 жыл бұрын
Excelente entrevista com a exceção de alguns minutos em que se falou de racismo... o tom a entrevista mudou e a opinião não se formou com factos consensuais da nossa sociedade, diria até que ele estava a fugir ao cerne da questão!
@gildaafonso989
@gildaafonso989 4 жыл бұрын
Obrigada🙏🍀💚🇵🇹
@mariamoreira6707
@mariamoreira6707 4 жыл бұрын
Boa entrevista, tirando esse Pá que fica tão mal a um entrevistador🤔🤭
@screenmiguelnabinho
@screenmiguelnabinho 4 жыл бұрын
Maria Moreira 😁
@andrefjbernardo
@andrefjbernardo 4 жыл бұрын
Quanto a mim, pá, a utilização frequente da forma "Pá" nesta entrevista está naturalmente bem enquadrada porque, pá, verifica-se um tom informal na entrevista. De maneira que está-se bem, pá.
@zedaadega7420
@zedaadega7420 3 жыл бұрын
Lisboa é famosa pelos seus cafés do século XIX, com porteiro de cartola à porta a garantir que só os ricos entravam. "Sou Bocage! Venho do Nicola! E vou para o outro mundo, se disparas a pistola!" Mas já nessa época haviam gajos pensadores a dizer "pá" e "gajos" nos cafés lisboetas dos ricos, a conspirar contra a Monarquia e outras injustiças sociais. Acho muito bem que o Tavares fale em tom lisboeta bairrista, pois é assim mesmo que as pessoas falam, ainda hoje, nas tabernas de São Domingos de Benfica, desde o velhote de 88 anos ao rapazito de 16 anos...
@antoniamaria972
@antoniamaria972 Жыл бұрын
Sim 😮
@antoniosampaio2466
@antoniosampaio2466 4 жыл бұрын
Entrevistador medíocre. Pena.
@antoniamaria972
@antoniamaria972 Жыл бұрын
Muito medíocre
@joseramos8219
@joseramos8219 4 жыл бұрын
pá, obrigado por ter aceitado o convite, não aceite, PÁ PÁ
@adelaidemachado1694
@adelaidemachado1694 3 жыл бұрын
Gostaria desta entrevista se não fosse tanto "é pá '. Só se tolera em adolescentes e mesmo assim é irritante.
@drontalgato
@drontalgato 3 жыл бұрын
Tem toda a razão. É muito porreirismo da silva. O entrevistador é imodesto mt 'cagãozinho' com a sua falsa modéstia. Irritante em demasia, ñ consegui chegar ao fim. ("eu","eu", mais "eu).
@anacristinamonteiro8361
@anacristinamonteiro8361 3 жыл бұрын
Também me irritou!
@domingostaborda5940
@domingostaborda5940 3 жыл бұрын
Adelaide Machado, é pá, já não sou adolescente há muitos anos e não me choca nada este tratamento entre gajos. Olhe para o conteúdo e deixe os pormenores que não interessam...
@carlosdacosta903
@carlosdacosta903 Жыл бұрын
É pá...... isto é Uma intrevista de pura ... é pá.... Pura merda..... é pá....
@xavierbidarrabento2239
@xavierbidarrabento2239 4 жыл бұрын
Projeto bastante interessante. Espero continuidade competente, quer na realização, quer nos convidados, como até agora tem demonstrado. PS: Faço um pedido. Convidem Ricardo Araújo Pereira.
@vicentepinto1118
@vicentepinto1118 3 жыл бұрын
NUNCA MAIS ENTREI NUM CAFÉ ONDE FREQUENTEI DURANTE 20 ANOS POR ME PROIBIREM DE FUMAR ..E COMO A MINHA CULTURA É INABALÁVEL CUMPRO ATÉ HOJE .....POR SORTE JÁ NÃO VOS OUÇO
@vitorteixeira2090
@vitorteixeira2090 3 жыл бұрын
O entrevistador, fazendo jus ao nome, teve que trazer o tema do racismo com um ponto de vista confragedor. Nabinho!
@screenmiguelnabinho
@screenmiguelnabinho 3 жыл бұрын
Gostava de conhecer o seu ponto de vista. Deve ser muito interessante.
@antoniamaria972
@antoniamaria972 Жыл бұрын
Concordo. Tristeza esse nabinho. Tadinho😢
@joaonogueirasantos8211
@joaonogueirasantos8211 4 жыл бұрын
Excelente entrevista. Muito bem filmada e com um ótimo som. Gostei do estilo do entrevistador, com muitos "pás" . Fez-me lembrar o saudoso Batista Bastos! (só faltou perguntar "onde estavas no 25 de abril?" Um abraço
@alexandrapatricio2727
@alexandrapatricio2727 4 жыл бұрын
Exatamente. Era habito falar-se assim entre amigos e conhecidos , tipo conversa de café como alguém já mencionou e eu acho bem giro, torna a " coisa" familiar e despretensiosa. Agrada-me.
@jorgenunes2126
@jorgenunes2126 4 жыл бұрын
Apesar de achar MST falso e arrogante, gostei muito da entrevista. Achei que o som, a imagem e o lugar escolhido para a entrevista estavam óptimos. Oxalá que faça mais entrevistas e que a qualidade destas continue a melhorar.
@miguelsampaio6717
@miguelsampaio6717 4 жыл бұрын
@Tony Moca rsrsrs
@antoniamaria972
@antoniamaria972 Жыл бұрын
Nem falso nem arrogante
@pedrocosta2273
@pedrocosta2273 4 жыл бұрын
Se substituissem a palavra racismo pela palavra corrupçao, a conversa faria mais sentido.
@erikcarmel5260
@erikcarmel5260 4 жыл бұрын
Ainda nao ouvi ninguem que falasse certo sobre racismo , mas Miguel andou la perto , muito perto .
@erikcarmel5260
@erikcarmel5260 4 жыл бұрын
@UCuRQCHvR8jW6PW6b-LxrfoA Exacto .
@Ulycouvinha
@Ulycouvinha 4 жыл бұрын
A voz do MST é mais baixa que o meu ordenado.
@zeluisconceicao96
@zeluisconceicao96 4 жыл бұрын
Muito bem...!
@dannielsiva7787
@dannielsiva7787 7 ай бұрын
A administração pública deste país é uma vergonha. Os portugueses devem ser o único povo do mundo em que os patrões (o povo) manda e ganha menos que os empregados ( funcionários públicos).
@eliantoine2830
@eliantoine2830 4 жыл бұрын
Sou brasileira e jornalista e tenho imenso respeito e carinho por Miguel Sousa Tavares. Pena que o "entrevistador" não mereça ser entrevistador. Nunca será um entrevistador competente .
@screenmiguelnabinho
@screenmiguelnabinho 4 жыл бұрын
Não quero ser competente. Nem sei bem o que isso é. Quando merecer ser entrevistador desisto.
@antoniamaria972
@antoniamaria972 Жыл бұрын
Subscrevo. A opinião da brasileira
@franksoul
@franksoul 3 жыл бұрын
Epá, pá.
@ruicabral1960
@ruicabral1960 4 жыл бұрын
achei piada ao entrevistador (que não sei quem é) ter feito perguntas sobre relações inter-raciais a um homem que escreveu 'Equador'. e de começar a trincar a haste dos óculos a partir dos 55 minutos da entrevista. mas gostei na mesma porque o Tavares é um gajo fixe. sem papas na lingua. sobretudo por escrito.
@josea.6040
@josea.6040 4 жыл бұрын
Gostei. O MST disse algumas inverdades, Não é verdade o que afirmou sobre os militares e sobre as promoções na F. Pública.
@celestesimoes2886
@celestesimoes2886 4 жыл бұрын
Sim, nesse ponto deveria atualizar-se.
@fernandovidal_artistaplastico
@fernandovidal_artistaplastico 4 жыл бұрын
Enganou-se na forma mas não no conteúdo. Hoje em dia a função pública acha que tem direito a atingir o topo de carreira/vencimento só porque tem muitos anos de "serviço". Nota: coloquei serviço entre-aspas intencionalmente porque considero que muito funcionário público ou não sabe, ou não quer saber o que significa exercer serviço público.
@josea.6040
@josea.6040 4 жыл бұрын
@@fernandovidal_artistaplastico Gosto de ouvir o MST, gosto quando as pessoas falam sobre coisas que não sei, mas quando sei, gosto de expor a quem NÃO sabe. E, em relação aos militares, sei do que falo, até porque fui militar durante 30 anos, não cheguei ao topo da carreira, porque há sempre entraves temporais, nem todos conseguem chegar ao topo, nem sempre os melhores são promovidos. Quanto aos FP, o caso é idêntico, nem todos chegam ao topo, nem todos são promovidos. Nesse caso tenho a minha esposa: - última promoção 2005 Reformada 2020 com 22 pontos, que dariam duas promoções e não foi promovida apesar de vários pedidos ao ministro e respostas de que tinha razão. -Não chegou ao topo, nem mais ou menos. Já agora, reformada com 46 anos de serviço. Por isso não falem do que não sabem. Obrigado e bom fim de semana.
@fernandovidal_artistaplastico
@fernandovidal_artistaplastico 4 жыл бұрын
@@josea.6040 bom dia, não leve a mal a pergunta: na sua graduação chegou ao máximo do vencimento q9ue era possível nela? E mesmo que a resposta seja negativa, sabe como é no setor privado a evolução dos vencimentos vs. tempo de serviço comparativamente com o setor público?
@josea.6040
@josea.6040 4 жыл бұрын
@@fernandovidal_artistaplastico Não amigo, não cheguei ao topo da carreira nem lá perto, nem sequer ao topo dos escalões. A minha mulher ,muito menos. Já agora experimente um profissional mal pago e desmotivado, vai ver quanto lhe custa. E já agora, não vá aos hospitais públicos, não chame os bombeiros ou a polícia, são FP.
@fidelduarte4582
@fidelduarte4582 4 жыл бұрын
Bela entrevista,adorei.
@Mario1989890
@Mario1989890 4 жыл бұрын
GRANDE LIÇÃO SOBRE O RACISMO
@canaldomiguelgoo8610
@canaldomiguelgoo8610 4 жыл бұрын
Gostei de ouvir o Miguel Sousa Tavares, embora não concorde com ele em relação ao Chega, mas achei o entrevistador muito fraquinho, parcial e esteve muito mal em relação ao racismo. Em relação à corrupção nada deve ser um tema tabu.
@Marcio.Marques1980
@Marcio.Marques1980 3 жыл бұрын
Ele disse sim que não há racismo estrutural em Portugal, disse no debate com Andre Ventura no caso Marega.
@Pissarro68
@Pissarro68 4 жыл бұрын
Mas quem é esse jornalista tão mal preparado, com perguntas tão pouco inteligentes e uma linguagem pobre!?
@s.deoliveira4109
@s.deoliveira4109 4 жыл бұрын
As pessoas felizes, Miguel S.Tavares, não fazem revoluções. Quem as.faz são EXACTAMENTE os q não estão satisfeitos.
@mariadelourdesmantovanifil8718
@mariadelourdesmantovanifil8718 7 ай бұрын
O New York times também
@irenefeijao8206
@irenefeijao8206 5 ай бұрын
Este Miguel ,tem mesmo cara de pessoa feliz!?.. é só olhar para a cara.... d,ele....
@SuperAna1954
@SuperAna1954 Жыл бұрын
O Miguel Sousa Tavares é um homem lúcido, corajoso. Concordo com o que diz em relação ao racismo e a todo o resto. É muito difícil anular o racismo. É verdade que a maioria do nosso povo é racista, de uma forma ou outra.
@manuelnunesdasilva949
@manuelnunesdasilva949 4 жыл бұрын
Miguel, há muito tempo que o modelo de promoções na F. Publica já não é esse.
@irenegsantos6154
@irenegsantos6154 4 жыл бұрын
Belíssima entrevista, muito obrigada. No entanto, no que diz respeito à Administração pública está muito longe da realidade atual, veja-se por exemplo a lei 35-2014, de 20 de junho, que regula o trabalho em funções públicas ou a lei 66-B-2017 de 28 Dezembro, que regula a avaliação dentro da AP, e que se recomenda a leitura para melhor formação de opinião.
@dasilva7411
@dasilva7411 4 жыл бұрын
Um português culto...
SEM TÍTULO - entrevista com Álvaro Siza Vieira conduzida por Miguel Nabinho
1:16:04
Running With Bigger And Bigger Feastables
00:17
MrBeast
Рет қаралды 70 МЛН
Get 10 Mega Boxes OR 60 Starr Drops!!
01:39
Brawl Stars
Рет қаралды 13 МЛН
Sem Título - entrevista com Pedro Cabrita Reis
1:14:18
Galeria Miguel Nabinho
Рет қаралды 583
Miguel Sousa Tavares - 26/05/2008
1:19:36
Roda Viva
Рет қаралды 17 М.
CAIO FÁBIO - Flow #236
3:22:33
Flow Podcast
Рет қаралды 614 М.
IVAN LIMA (FATOS DESCONHECIDOS) - Inteligência Ltda. Podcast #495
2:06:11
Inteligência Ltda
Рет қаралды 1,1 МЛН
António Barreto "Sob Escuta". A entrevista na íntegra
1:10:51
Observador
Рет қаралды 55 М.
Conversa Padre José Tolentino Mendonça com  Daniel Oliveira
58:32
Agência Ecclesia
Рет қаралды 24 М.