Sequelas na vida de quem tem pais distantes emocionalmente

  Рет қаралды 45,775

Psicólogos em São Paulo

Psicólogos em São Paulo

2 жыл бұрын

Pais distantes emocionalmente, a dor de perder os pais ainda vivos.
Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512
www.marisapsicologa.com.br/hor...
Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Inscreva-se neste canal goo.gl/32B3B6
Seja membro do clube de canais: / psicólogos em são paulo
E-books Gratuitos www.marisapsicologa.com.br/mat...
E-books já publicados TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena. Insônia. Neurose de Abandono. Borderline.
Participar do grupo no Telegram: t.me/PsicologosemSP
Marisa de Abreu
Psicóloga CRP 06/29493
_________________________________________
Sequelas na vida de quem tem pais que se tornaram distantes emocionalmente
Quando a pessoa perde os pais, que ainda estão vivos...
Uma pessoa me pediu para falar sobre a angústia que ela sente por ter um pai que não se conecta mais emocionalmente com ela. Na infância tudo parecia correr bem, tinha uma família carinhosa, mas com o tempo tudo mudou. Conta até uma situação em que, bem jovem ainda, tentou sentar-se no colo do pai e ele se desviou com um monte de desculpas, dor na coluna etc. Ela riu, aquele sorriso amarelo e fez de conta que entendeu.
Outros comportamentos do pai fazem ela sentir cada vez mais distância, como por exemplo uma enxurrada de críticas.
Ela conta que chora todas as noites e nem sabe mais por que, talvez deva ser a falta do afeto que tinha, falta do passado. Atualmente tem uma relação com o pai que se baseia em atender aos favores que ele solicita. Até faz tentativas como por exemplo convidar para atividades fora de casa e ele diz que não precisa.
Ela relata crises de choro em horários e locais aleatórios, quando está em casa ou na rua.
Este é um excelente exemplo de como um problema, na maioria das vezes, acontece quando as duas partes têm fragilidades e dificuldade em lidar com elas.
Uma pessoa quando desprezada, mas tem um emocional forte, sofre, mas entende que o desprezo do outro tem a ver com a falta de disponibilidade dele, e não com algum defeito dela. Mas sabemos que quando se trata dos pais as coisas podem ser um pouco mais complicadas pois existe uma forte necessidade em ser amada por quem nos colocou no mundo, mas ainda assim é possível fazermos um trabalho interno, de puro amadurecimento emocional, e trabalhar nossa autoestima e entendermos que pais também são seres falhos, também tem lá sus dificuldades. Neste caso um bom caminho seria fazer um trabalho de empatia, ou seja entender, não justificar, mas entender porque estes pais mudaram com ela:
- Talvez tenha acontecido algo na vida deles, cuja informação preferiam não colocar a ela. E assim eles mudaram internamente os impedindo de continuar oferecendo amor.
- Talvez o pai tenha recebido uma criação tão rígida que não se dá ao direito de dar carinho a uma filha que está crescendo, talvez em sua mente algo esteja confuso.
- Talvez os pais estejam reagindo, de uma forma disfuncional, a dificuldade emocional desta moça, e não sabem como ajudá-la, então se afastam.

Пікірлер: 375
@raquelpribeiros
@raquelpribeiros 2 жыл бұрын
“Tem pessoas que não sabem dar amor”. Essas pessoas deveriam ter a humildade de não ter filhos, pq ser pai e mãe implica necessariamente em dar amor, afeto, atenção, dedicação. Se não sabem exercer a função, que não tenham filhos. É impressionante como a ausência afetiva dos pais destrói os filhos, q muitas vezes passam uma vida inteira tentando digerir esse desamor. Nem todo pai é bom, nem toda mãe é boa. E vc, filho, q se vire com isso. É muito cruel.
@belle3055
@belle3055 2 жыл бұрын
Verdade.
@cristhinef9822
@cristhinef9822 2 жыл бұрын
Raquel Ribeiro: 😢😞😞😞😞verdade
@luizcarlossilvasouzasantos1684
@luizcarlossilvasouzasantos1684 2 жыл бұрын
Concordo plenamente.
@ioneperez519
@ioneperez519 2 жыл бұрын
Muito triste. Também sou órfã de carinho e atenção de pai e mãe. Minha mãe como mãe foi uma excelente cuidadora. Abraços e carinhos somente em datas comemorativas. Triste. 😢
@delcycostasoares9849
@delcycostasoares9849 2 жыл бұрын
Perfeita sua obaervação,Raquel
@Suzanadejesus1979
@Suzanadejesus1979 2 жыл бұрын
Crianças abandonadas emocionalmente serão futuras vítimas de narcisistas e psicopatas. Coisa séria.
@sergioferrari6660
@sergioferrari6660 2 жыл бұрын
Essa Calou fundo aqui. Muito fundo.
@sergioferrari6660
@sergioferrari6660 2 жыл бұрын
Sempre me questionei o porque ser perseguido a vida toda por gente ruim...
@clarahazelman4424
@clarahazelman4424 2 жыл бұрын
Não se se matar antes
@AnaCarolina-wo8dn
@AnaCarolina-wo8dn 2 жыл бұрын
Forte isso
@renato.gondim
@renato.gondim 2 жыл бұрын
Eu fui essa vítima
@valerija8690
@valerija8690 2 жыл бұрын
Eu não tive essa estrutura de afeto e apoio emocional e psicológico dos meus pais,cresci com essa ausência e me fez muita falta,e me causou trauma, como um buraco na alma, felizmente eu sempre fui bem forte e consegui sobreviver,mas creio que teria sido alguém mais feliz e completa,se tivesse tido mais amor na infância e adolescência.Hoje estou bem, busquei essa falta dentro de mim mesma, através do meu amor próprio e pela vida!
@adrianacardoso2257
@adrianacardoso2257 2 жыл бұрын
Que bacana! Você é uma pessoa forte...
@gabrielefeiten3613
@gabrielefeiten3613 2 жыл бұрын
🌹❤️
@belle3055
@belle3055 2 жыл бұрын
Eu desenvolvi o transtorno borderline
@rita.cassia_santos
@rita.cassia_santos 2 жыл бұрын
Idem!!!!?
@adrianavilar7024
@adrianavilar7024 2 жыл бұрын
Me indetifiquei com seu comentário...😢😢
@guilhermesilvajr984
@guilhermesilvajr984 2 жыл бұрын
to saindo de casa porque nao tenho amor dos meus pais e quando to bem meu pai Usa palavras pra me ferir e isso me coloca novamente no estado depressivo e de rejeição trabalho com Vendas na rua e meus pais vivem pedindo meu dinheiro não reconhecem meus esforços quando trabalho sinto que se eu sair de perto deles vou me sentir melhor..
@lilianferreira6078
@lilianferreira6078 2 жыл бұрын
Força! Espero que fique tudo bem com vc 😊🙏
@Zezedetudoumpouco
@Zezedetudoumpouco 2 жыл бұрын
Deus Te Abençoe 🙌 . Agradeça em pensamento aos seus Pais , pois esse é o jeito que eles sabem dizer , " Cresça Meu Filho " , tome as rédeas da sua vida , observe os Pássaros , que quando criam penas e asas , issão Vôo alto , pra bem longe dos ninhos em que nasceram ! Guilherme , Você nasceu sozinho e é um Vencedor 🙌🙌🙌 ( Desculpe , falei com vc , como se estivesse falando com meu filho , que perdi na morte , aos 15 anos de idade e que sempre foi maltratado pelo pai !
@Lau.or1
@Lau.or1 2 жыл бұрын
Talvez VC seja filho de pais narcisistas, já parou pra pensar? Se for mesmo o caso, afaste-se, toque sua vida da melhor maneira. Penso que nao precise ser inimigo nem nada do tipo, apenas afaste-se.
@suzukipatricia5161
@suzukipatricia5161 2 жыл бұрын
Eu me afastei e foi a melhor coisa que eu fiz. Não ligo e ela tbm não faz muita questão de me ligar.
@dracarys_25
@dracarys_25 2 жыл бұрын
No meu caso também só melhorei depois que me mudei sozinha e cortei esses laços, é muito difícil isso
@vitoriarossiii
@vitoriarossiii Жыл бұрын
Tenho pai e mãe mas sinto que são apenas títulos... nunca recebi um eu te amo com carinho e sinceridade, nunca recebi um abraço com afeto por livre e espontânea vontade, imploro por afeto de quem deveria dar sem pedir... Tenho tudo material mas o que eu mais preciso é carinho e amor, não tenho! Um bom dia, um como você está realmente querendo saber, um ombro amigo sem ser julgada, sem ser criticada. Vejo minhas amigas tendo uma relação tão linda com suas mães, melhores amigas desde sempre, e comigo é só críticas e brigas. Sou uma pessoa que ama abraços, carinho, estar perto das outras, me importo com todos ao meu redor, e quando demonstro isso para eles sou taxada da que quer centro das atenções, a ciumenta que quer atenção. Ah como doí você querer desabafar e não ter intimidade com seus próprios pais! Tenho problemas psicológicos, eu sou consciente da minha condição mas me tratam como louca, como se eu quisesse ser assim.
@willzac
@willzac Жыл бұрын
Me identifiquei totalmente com o que ela diz sobre pais que não sabem dar amor.... meu pai sempre se distanciou propositalmente, minha vida inteira notei que ele nem gostava de ficar no mesmo ambiente em que eu estava, esperava eu sair para entrar na sala, por exemplo. Nunca me levava pra sair, comemorar aniversário, nada do tipo, quando cresci ele e minha mãe disseram que não sabiam dar amor por isso não são próximos, já tentei convidá-los para viajarmos juntos, mas sempre era uma desculpa diferente e nunca fizemos nada juntos, minhas lembranças boas com eles são todas de quando eu era bem pequeno, por volta dos 7 anos de idade, após isso sinto um vazio no sentido de afeto que carrego até hoje. Sou casado e tenho 2 filhas, e luto todos os dias para dar a elas tudo aquilo que não recebi deles, para que não se sintam como me sinto hoje.
@johnny_belmont
@johnny_belmont Жыл бұрын
É foda mesmo. Também cresci com isso, e dói muito. Dá uma sensação profunda que tem algo errado com a gente. Mas não é verdade. E você está certo de querer ser diferente com suas filhas. Se lembre também de ser um pai presente e amoroso com o seu próprio coração primeiro. É isso que vai curando as feridas do passado, e te dando as ferramentas pra ser o pai que vc deseja ser pra elas. Tudo de bom pra vcs!
@JulianaSilva-ko6qn
@JulianaSilva-ko6qn 8 ай бұрын
Você descreveu meu pai
@prisciladacruzcortes6493
@prisciladacruzcortes6493 8 ай бұрын
Vc precisa se cuidar eu também n tive amor na infância e fazia de tudo por meu filho mas hj adoeci e só Deus a falta q faço pro meu filho deixei ele mora com pai mas sei deus vai cuidando dele também
@user-md2sq1bs3t
@user-md2sq1bs3t 2 ай бұрын
Eu entendo 🥺
@barbierebelde6599
@barbierebelde6599 2 жыл бұрын
Tem pessoas que jamais deveriam ter filhos 😔.
@gleidsonfeitosa2800
@gleidsonfeitosa2800 2 жыл бұрын
Esse negócio de: "Era o que eles poderiam oferecer", não cola. Principalmente qdo se há condições financeiras. Pq não se prepararam? Tudo na vida tem que haver interesse, antes de qualquer decisão, e buscar se preparar. Ninguém vive mais isolado na roça, desde a década de 60, pra não ter informações sobre o que quiser. Não tem nada a ver com perfeição. Há uma distância enorme entre erros ou falhas e pessoas irresponsáveis e negligentes com a família e os filhos, causando ambientes disfuncionais e doentios. Isso é muito é desculpa de irresponsáveis. A criança que nasce de gente assim não tem culpa. Eudeusamento social de pais dá nisso. As vezes a criança passa a vida sendo agredida e negligenciada para intrometidos virem dar palpites, julgar ou jogar culpa num indivíduo que sofreu o pão que o diabo amassou, desde a infância, mas, pra quem está julgando, teve vida boa, nunca fez nada na vida, foi filho de papai, mesmo morando a vida inteira na periferia. São uns gênios de inteligência esse povo julgador. Igual alguns, das áreas laborais, que se o estagiário chegar de carro pro estágio é julgado como rico. Os julgadores são verdadeiros Einsteins.
@claudialemos3875
@claudialemos3875 5 ай бұрын
👏👏
@isabela7935
@isabela7935 2 жыл бұрын
Eu já vivi o luto dos mes pais vivos. São pessoas egoístas e rasas. Me deixaram pra trás e tocaram a vida. Não tenho admiração nenhuma por eles. Só me sinto injustiçada. Eu não merecia os sofrimentos por que passei.
@kyanimolina
@kyanimolina Жыл бұрын
O que eles fizeram com vc Isabela? Eu compartilho do mesmo sentimento que vc!
@isabela7935
@isabela7935 Жыл бұрын
@@kyanimolina OI! Desculpa a demora em responder, não tinha visto antes. Eles não me criaram. Mesmo jovens, depois que se divorciaram, cada um arrumou um parceiro novo e eu fui criada pelos meus avós. Por causa disso, somos muito distantes, não temos uma conexão, me sinto só, sem família, mesmo eles ainda estando vivos...
@mariacsouza1984
@mariacsouza1984 Жыл бұрын
As pessoas vão embora.... Pela morte, pela doença, pela incapacidade de amar. As pessoas vão embora...
@alinemartins9271
@alinemartins9271 2 жыл бұрын
Os meus pais me deram mais problemas do que eu pra eles em minha vida toda ! É muito difícil pra mim , não me sentir filha , e sim mãe deles !
@klarleycealmeida1514
@klarleycealmeida1514 Жыл бұрын
Exatamente assim comigo, minha mãe faleceu quando eu tinha 7 anos e fiquei rolando de casa em casa comendo o pão que o diabo amassou com 12 anos vir meu pai e simplesmente em vez de ser cuidada e acolhida acabei virando mãe dele
@joelmasdossantossantos642
@joelmasdossantossantos642 Жыл бұрын
Comigo também foi a mesma coisa.
@nataliasouzadelima4852
@nataliasouzadelima4852 2 ай бұрын
Comigo é a mesma coisa.infelizmente moro com eles.
@jaquelineandradecarvalho1351
@jaquelineandradecarvalho1351 2 жыл бұрын
É péssimo isso! Tive que enterrar meu pai por 33 anos e só aceitou meu carinho no leito de um hospital...minha mãe também ausênte...Sobrevivi😞
@Lau.or1
@Lau.or1 2 жыл бұрын
É complicado. Penso que os meus só vão ser humildes na velhice ou à caminho de um hospital ( e olhe lá). Às vezes é bom nem tentar entender muito e tocar a vida como pode, foda-se eles, quem perde de não nos conhecer são eles mesmos.
@elisangelamartinsdeoliveir8087
@elisangelamartinsdeoliveir8087 2 жыл бұрын
Estou bem situação dessa pessoa q ela fala no vídeo, e vou ter q sair de casa e enterrar meus pais, preciso 😔
@larissawelter543
@larissawelter543 9 ай бұрын
Moro longe hoje em dia do meu pai. Há tres anos ele esteve num leito de morte e pasme: nao queria que me contassem ou que eu visse qualquer foto dele no eatado em q ficou. Falou de testamento com a irmã dele e ninguem mais. Ali eu vi que eu não faço parte mesmo da vida dele…
@dera82
@dera82 2 жыл бұрын
Meus pais nunca demonstraram amor. Nunca me disseram que me amavam, me abraçaram, comemoraram meus aniversáriosNem no meu aniversário eu era tratada com carinho e amor. Eu tinha o básico o essencial e só. Acho que repetiram o que vivenciaram. Hoje temos uma distância enorme e eu tenho um vazio e um desconforto. Meu pai me pergunta se tudo bem e eu respondo tudo bem. Mas vejo que ele não se interessa mesmo pela minha vida, só pergunta por perguntar. Sou casada e tenho um filho e faço tudo diferente com meu filho.
@elianecleise7926
@elianecleise7926 2 жыл бұрын
Nunca, recebi os parabéns de ninguém em casa no dia do meu aniversário até meus dezoito anos, que foi qd me casei pra me libertar dos maus tratos. Mesmo, sabendo que não estava casando por amor.
@pauIlo
@pauIlo Жыл бұрын
Mesma coisa, só minha mãe é um pouquinho mais sensível comigo. Se tudo fosse menos frio... acaba que a gente não consegue expressar amor também pois pode parecer ridículo, porque o amor exige um coração mole, e pessoas frias tem dificuldade de expressar isso, e é triste. Mas por dentro de mim, eu queria sorrir mais, brincar e ser descontraído com alguém que tem essa mesma reciprocidade, só assim pra mim expressar essa vontade de ser mais carinhoso. Porque com os pais não funciona, porque eles são frios e da a sensação que reprovariam essa ''moleza''.
@larissawelter543
@larissawelter543 9 ай бұрын
E eu que moro no exterior e meu pai nem perguntar pergunta se estou bem? Temos literalmente um oceano de distancia entre eu e ele…. Tanto físico quanto emocional
@JulianaSilva-ko6qn
@JulianaSilva-ko6qn 8 ай бұрын
E o meu pai que nem olha pra minha cara... parece que eu não existo. Só quando ele precisa de favores.
@samelsie
@samelsie 7 күн бұрын
@@larissawelter543 descreveu o meu caso!
@Haverbode
@Haverbode 2 жыл бұрын
O meu pai não me aceitava muito bem como filho, ele era moreno quase negro, cabelos um pouco lisos, 1,70 mts. Eu pardo, cabelo fino meio crespo, 1,86 mts, minha mãe é parda também, estatura alta, uma irmã dele colocou na cabeça dele que eu não era filho dele, assim fui crescendo, sendo rejeitado e humilhado por ele, quando ele faleceu eu estava com 31 anos, no dia ele precisou de sangue, o meu era A+, o dele também A+ sei que nada disso prova algo, só o DNA, mas quando ele ficou sabendo os olhos dele brilharam, a minha mãe sempre me pediu para fazer o DNA, eu nunca quis fazer, mas ficou um aleijao dentro de mim, ter sido criado sem amor de pai, ter que conviver com os olhares tortos dele, familiares dele comentando, foi muito ruim, a irmã dele que levantou o boato é ministra da eucaristia, vive de joelhos dentro da igreja, mas tem o coração ruim, eu queria o mínimo de atenção da parte dele, mas já foi.
@samuelborges3951
@samuelborges3951 Жыл бұрын
Religião é só aparência , muitas pessoas pregam amor mas não vivem.
@rodolfomonteiro8115
@rodolfomonteiro8115 Жыл бұрын
Meu caro, esses que vivem socados dentro da igreja são os piores. Sem generalizar, mas muitos que estão ali dentro, só estão vestindo uma capa pra agradar o líder, mas são verdadeiros demônios dentro de casa. Falo com propriedade, pois convivi por muito tempo naquele antro.
@claudialemos3875
@claudialemos3875 5 ай бұрын
Sinto muito por isso 😢
@wellingtongomes229
@wellingtongomes229 2 жыл бұрын
Acho q é o luto mais doloroso!!
@sibora461
@sibora461 2 жыл бұрын
Né. os pais estão lá mas ao mesmo tempo não estão
@ravennabianca3746
@ravennabianca3746 Жыл бұрын
Me sinto fria emocionalmente,e não consigo me apegar a ninguém e não consigo gostar de alguém de vrdd,as pessoas falam que sou egoísta muitas vezes pq penso só em mim,mais ninguém pensou em mim quando eu era criança e precisava de amor e carinho,eu fui muito criticada minha infância toda por ser alguém diferente com pensamentos diferentes
@kyanimolina
@kyanimolina Жыл бұрын
Idem
@mairasanttos3197
@mairasanttos3197 5 ай бұрын
Te entendo 😢
@CR-tu8xs
@CR-tu8xs 29 күн бұрын
Mesma coisa aqui, tomara que a gente consiga vencer isso
@oliverr97
@oliverr97 2 күн бұрын
Não tem como dar amor se você não recebeu amor... Agora, pais que sabem que não sabem dar a amor e decidem colocar filho no mundo é de uma maldade sem tamanho!
@lucianaandrade8788
@lucianaandrade8788 2 жыл бұрын
É bem triste essa situação. Meu pai largou minha mãe com dois bebes, eu e minha irmã. Além disso, não falou de nós para família dele. Não pude conhecer minha outra irmã, meus avós e tios não sabem de nós. Nunca quis ajudar financeiramente e um dia ao sair com ele notei um olhar ruim dele para mim, como se eu fosse um estorvo, alguém q não era pra existir. Mesmo minha mãe me dando muito carinho, considerei por muito tempo minha vida um erro. Hoje em dia tenho sofrimentos na minha vida pessoal, porque considero q todo mundo me rejeita... Mas consigo perceber que ele é errado, é um homem fraco, sem caráter, isso não tem nada a ver comigo. Nas minhas relações tento ser sempre uma pessoa honesta, tenho poucos amigos mas recebo muito amor das pessoas que me percebem. E espero um dia superar essa dor...
@lilicamm859
@lilicamm859 2 жыл бұрын
Não é justo uma pessoa se sentir tão mal pela falta de consciencia de outra pessoa. Ainda q esse pai tenha tambem sido vitima de um pai ausente, ele teria mais é que se resolver e não descontar em inocentes.
@adrianavilar7024
@adrianavilar7024 2 жыл бұрын
Força!!! Vc conseque!!!
@nara790
@nara790 2 жыл бұрын
Sei bem o que é isso, me identifiquei bastante com seu depoimento
@abbxeddss8926
@abbxeddss8926 2 жыл бұрын
Devemos quebrar esse ciclo, por amor a nós mesmos.
@fernandaspb584
@fernandaspb584 2 жыл бұрын
Você é uma guerreira, um grande sucesso por ter sobrevivido. Você não está sozinha. Deus te abençoe muito.
@lucianapeci
@lucianapeci Жыл бұрын
Nunca superei essa situação. Já fiz muita análise e terapia. Tenho 44 anos e ainda sofro por tudo isso, embora tenha saído de casa aos 24 anos. Muito bom me sentir validada nas minhas dores. Obrigada
@steffanysamanta1405
@steffanysamanta1405 2 жыл бұрын
Só quem sabe como o sentimento de abandono é ruim. Eu tenho um pai que é emocionalmente ausente. Nós moramos na mesma casa, mas não convivemos. Não consigo lembra de uma vez que trocamos afeto ou ele se importou comigo. Sorte minha que sempre tive me minha mãe - que é o total oposto do meu pai e me ama muito. ❤️
@CASSIOPEIA60
@CASSIOPEIA60 Жыл бұрын
Que sorte a sua que pelo menos o lado mais importante te compensou. Eu tive pai e mãe ausentes( Desde que eu não causasse problema, porque aí os ausentes ficavam totalmente presentes para criticar e punir fisicamente de forma severa).
@pauIlo
@pauIlo Жыл бұрын
Meu pai e mãe são frios, não faltou nada material pra mim. Minha mãe é um pouco mais aberta, e sou conectado a ela, meu pai esteve lá só que distante de mim, fechado e frio, com poucos momentos de descontração e brincadeiras no decorrer da minha criação. Eu sempre senti um amor frio para com meus pais, como se não tivesse aquele sentimento ''aquecedor'' e coração mais mole, mas sempre mais rígido.
@sonalyleal7822
@sonalyleal7822 2 жыл бұрын
Me identifiquei muito nesse vídeo, pois sempre senti uma rejeição pelo meu pai, desde muito criança. Sempre fui muito cobrada pra “ser alguém na vida”, mas carinho e elogio por parte dele, nada. Hoje, vejo como a falta disso influenciou negativamente na minha vida. Quando tive meu primeiro relacionamento, encontrei tudo aquilo que não tive e deveria ter dentro de casa: o carinho, a segurança, um apoio. E quando tive que terminar também foi mt difícil. Minha relação com meu pai não é boa, parece que nem moramos na mesma casa, e pra falar a verdade, já me acostumei tanto que não sinto vontade de conversar e nem tenho assunto. É difícil perceber que tem um pai, mas como disse no vídeo, que supre p básico, mas não o essencial. Sei que ele é assim pq não teve o pai dele na infância, que o abandonou. E ele usa a forma como foi tratado comigo. Hoje eu tento resolver as minhas questões internas sobre isso com terapia, mas não vejo muita saída pra isso, e também não sinto vontade. Amo meu pai, por ser quem me colocou no mundo, mas não foi uma referência de ajuda quando precisei na minha vida. E me sinto mal por escrever isso.
@juliobamasor
@juliobamasor 2 жыл бұрын
Não se sinta mal, isso é mais comum do que imagina! Cada família é um "mundo" particular", devido a vários fatores. Pense como se sentem os órfãos, abandonados em orfanatos nos dias dos pais/ mães ( lembrando que a sociedade diz que pai e mãe é "tudo").
@vereniceprata4457
@vereniceprata4457 2 жыл бұрын
Vc já é adulta? Que tal sair daí e ir construir sua vida outro lugar? Será que ele não sente o mesmo da sua parte?
@ioneperez519
@ioneperez519 2 жыл бұрын
Retratou bem o relacionamento da minha filha com meu marido, pai dela. Ela sofre muito com isso. Ela diz que não sofre, mas sei que sofre sim. 😢
@angelahanate7548
@angelahanate7548 Жыл бұрын
Deus te abençoe 🙏
@rodolfomonteiro8115
@rodolfomonteiro8115 Жыл бұрын
​@@juliobamasor não sei qual é pior. Os órfãos que não tem pais, ou os órfãos de pais vivos.
@vivianesantos2928
@vivianesantos2928 2 жыл бұрын
Meu pai e exatamente assim...pouco se importa com o que acontece...me separei e foi tão doloroso e ele nunca me perguntou como eu estava me sentindo...nunca nem puxou assunto...me via triste e ainda fazia comentários desnecessários...pq está c essa cara? Como se não soubesse o que estava acontecendo....vive a vida dele e nunca se envolveu em nada na minha vida ..
@rodolfomonteiro8115
@rodolfomonteiro8115 Жыл бұрын
Pais que agem assim para com os filhos, só estão repetindo a forma como foram criados. Poucos, pouquíssimos mesmo, conseguem romper com este ciclo e fazer a diferença.
@TheQueenMalka
@TheQueenMalka Жыл бұрын
Meu pai nunca me quis, nem me registrou. A minha mãe adorava me jogar na cara e me chamar de “rejeitadinha”! A minha mãe me deu teto, comida e estudos, mas me tirou da escola aos 14 anos, quando tive problemas de adaptação depois de trocar de escola pela 12th vez. Nunca tive amor, a minha mãe só ficava em volta de mim, se comparando, brigando e dizendo:” sua vida é boa! Eu nunca tive isso”. Comparando aos poucos bens materiais. Quando entrei em depressão, ela me mandava me matar logo e parar de frescura. Tentou me aposentar por “ invalidez mental”! Hoje moro na Europa tem 23 anos, a vida é melhor longe dela. Mas o buraco dentro do peito, a carência, a falta de amor, carrego para todos os lados.
@raquelcoelho3054
@raquelcoelho3054 2 жыл бұрын
Não aceito nem abraços. Minha mãe hoje tenta. Mas não consigo. Nunca tive carinho em casa.
@belle3055
@belle3055 2 жыл бұрын
Eu tmbm. Até conversar é difícil. Cresci sem dialogo. Sou antisocial agora, estou fazendo terapia pra mudar isso.
@raquelcoelho3054
@raquelcoelho3054 2 жыл бұрын
@@belle3055 também faço terapia. É o que me ajuda.
@mikasiqueira5037
@mikasiqueira5037 Жыл бұрын
E quando os pai tenta força a barra Tentando ser um bom pai, sendo que nunca foi
@brunareis_br
@brunareis_br 2 жыл бұрын
Meus pais sempre foram distantes, pouco afeto e muita crítica, faziam mais coisas pra atrapalhar/impedir crescimento dos filhos do que ajudar. Acabei me relacionando com um homem agressivo que me agredia mas que eu perdoava e voltava porque achava que ele me “apoiava” e demonstrava afeto demais. Quando finalmente terminei esse relacionamento terrível foi complicado voltar a conviver com eles. Mas percebi a correlação entre meus pais e o homem com o qual me relacionei. Foi fundamental pra trabalhar minhas feridas na terapia. Hoje moro com minha avó paterna, convivendo com ela percebo alguns comportamentos parecidos com os do meu pai. Minha madrinha(irmã do meu pai) se sente muito mal quando fica muito tempo com ela(minha vó). O mesmo minha mãe com a mãe dela. Acho que são muitos traumas que vão passando dos pais para os filhos e poucos buscam resolver. Eu e minha irmã entendemos que meus pais tem sérios problemas, mas que são deles. As escolhas e atitudes deles é problema deles. Nós duas nos ajudamos e podemos contar uma com a outra sempre, e minha madrinha é muito presente. Faço terapia e me cuido pra não repetir os mesmos erros.
@patifabie3965
@patifabie3965 2 жыл бұрын
Eu tive o silêncio do meu pai por 20 anos como castigo. Eu sentia o abandono dele. Ele nunca me deu um abraço na vida toda. Hoje eu sofro de ansiedade e depressão severas. Meus namorados tb me abandonam. Eu acordo sempre as 4 da manhã com dor no peito e pedindo a misericórdia de Deus.
@seressenciaa
@seressenciaa 2 жыл бұрын
Alguns psicoterapeutas simulam relacionamentos com o lado paternal. Sugiro que faça terapias para trabalhar o seu inconsciente desse trauma que reverbera os seus relacionamentos.
@valerija8690
@valerija8690 2 жыл бұрын
A pessoa mais importante na sua vida é você,se ame,se valorize,se cuide e viva o agora!
@ruthlis739
@ruthlis739 2 жыл бұрын
Voce é especial!
@Loani2909
@Loani2909 Жыл бұрын
Eu sinto muito por vc. Espero de coração que hj vc esteja bem. Deus te abençõe !
@larissawelter543
@larissawelter543 9 ай бұрын
Deus que é o seu pai. Não deixe com q esse genitor conduza a sua vida e sua felicidade. Ele já te tirou o passado, nao pode te tirar um futuro!
@beautyfacebodyesthetic8062
@beautyfacebodyesthetic8062 2 жыл бұрын
Meus irmãos e eu passamos por isso a vida toda, mas agora eles querem atenção… e a gente não tem vínculo nenhum com eles
@michellimanuela4430
@michellimanuela4430 2 жыл бұрын
Eles ficam querendo algo que não construiu. Dura realidade para os filhos.
@carolinacosta2904
@carolinacosta2904 Жыл бұрын
A velha e conhecida crença: "mas eles são seus pais". Essa frase naturaliza as relações nocivas e, de quebra, nos embute uma responsabilidade injusta e a culpa por perceber essa injustiça.
@mikasiqueira5037
@mikasiqueira5037 Жыл бұрын
Exatamente porisso que eu estou passando Meu pai agora quer se aparecer como pai presente,sendo que nunca foi... Quer q eu der explicação da minha vida ,da uma de bom pai. Estou casada e ele quer se mostra uma família feliz sendo que nunca fomos Chega a da raiva
@Vah121
@Vah121 2 жыл бұрын
Meu pai também é desse jeito, não dá carinho, não conversa, é sempre muito distante
@tvb7
@tvb7 9 ай бұрын
No meu caso o meu pai sempre me humilhava e minha mãe nunca me defendeu. E me humilhava dizendo que se eu comia ou tinha um teto era por conta dele. Ela descobriu diversas traições e nunca o largou e ainda permitia as humilhações. Detalhe: Tenho 33 anos, não tive filhos, não tive uma vida promíscua e sempre estudei. Sou Técnica de Enfermagem e me formei de direito recentemente. Não vejo a hora de sair de casa, viver minha vida e me afastar. Minha mãe me afastarei porque no pior momento da vida dela eu a ajudei e quando meu pai quis me humilhar ela o apoiou. Quero só distância e paz. Que venha 2024❤
@apaularadtav2685
@apaularadtav2685 2 жыл бұрын
Vivo essa situação há 46 anos. É triste demais mesmo. Mas é uma coisa que não tem solução porque o comportamento do outro não é nossa responsabilidade, não tem como mudar.
@sheilasilva4758
@sheilasilva4758 2 жыл бұрын
Busco no marido e filhos o afeto que não tive e uma dor um vazio imenso
@RessoarTarot
@RessoarTarot 2 жыл бұрын
Excelente tema. Ja vivi o luto deles, mesmo em vida.
@cristinaferreirax
@cristinaferreirax 2 жыл бұрын
Já estava esperando um vídeo seu sobre esse assunto! Tem aqueles pais que são ausentes em literalmente todo sentido da palavra (não está lá), e não quero diminuir a dor de ninguém, mas é muito doloroso ver que seus pais estão na sua frente mas que parecemos mais uns estranhos uns com os outros dentro de casa e eles não quererem saber sobre nossa personalidade e fornecer afeto. Estava refletindo esses dias e percebi que normalmente, quando criança, quem buscava o afeto (geralmente era abraço) para meus pais era eu, nunca me recordo deles chegando até a mim oferecendo um abraço, um suporte... É doloroso você perceber certas coisas que antes não vistas mas carrega a liberdade das dúvidas de porque somos do jeito que somos e onde que começou... Mas depois que a gente entende, como você disse, que os pais tem as questões e frustrações deles dizem mais deles do que nós e isso traz um pouco mais de conforto.
@annacarolinealmeida3856
@annacarolinealmeida3856 2 жыл бұрын
Minha mãe me terceirizou a vida toda. Depois de adulta, me terceirizou emocionalmente a família do meu marido. Só quer estar comigo em tempos de festa. Então dei um basta. Nunca conheci meu pai, minha mãe nunca contou que eu existia.
@oliverr97
@oliverr97 2 күн бұрын
Cresci numa família narcisista e sofri todos os tipos de abusos! Nunca tive uma pessoa boa na minha vida, só violência! Não tenho rede de apoio! Hoje moro de aluguel e não tenho conseguido trabalhar, não tenho forças... O psiquiatra deu o laudo: incapacidade permanente pro trabalho! E a "justiça" formada por psicopatas negou! Só o sono eterno pode me ajudar!
@patriciapati718
@patriciapati718 2 жыл бұрын
Eu tenho esse medo de perder meus pais, é um medo q me atormenta todos os dias 🥺😭..... sou muito apegada a eles, apesar de morar longe deles, sinto muita falta.... mas eu oro e suplico a Deus para que Ele me conceda o privelégio de morar pertinho deles.... amo muito meu pai e minha mãe... Grata a Deus por ser uma filha muito amada. 🙏❤
@tatisantiago1398
@tatisantiago1398 2 жыл бұрын
Eu também estou nesse medo de perder os pais ,mas mais com a minha mãe
@PatriciaSantos-cn1ms
@PatriciaSantos-cn1ms 2 жыл бұрын
Parabéns! Isso é um privilégio muito grande. Poucas pessoas tem essa sorte de ser amada por pai e mãe. Muito raro de acontecer.
@lilianemaia1234
@lilianemaia1234 2 жыл бұрын
Esperei por este tema… e quando a ausência é da mãe que parece sentir inveja da filha e parece não ficar feliz com a felicidade da filha? Isto seria competitividade?
@teo_menpower1519
@teo_menpower1519 2 жыл бұрын
#maesnarcisistas Elas competem com a filha.
@Suzanadejesus1979
@Suzanadejesus1979 2 жыл бұрын
Talvez mãe narcisista
@Fe_cj2nx
@Fe_cj2nx 2 жыл бұрын
Narcisismo.... vc deve ser a filha bode expiatório. Procure pelo tema.
@sibora461
@sibora461 2 жыл бұрын
Isso é narcisismo
@belle3055
@belle3055 2 жыл бұрын
kzfaq.info/get/bejne/mt5kbNR-ubKXen0.html
@CASSIOPEIA60
@CASSIOPEIA60 Жыл бұрын
Eu tive exatamente pais assim... Hoje sou totalmente distante deles e nem em datas eu apareço!
@terezamaia7020
@terezamaia7020 Жыл бұрын
A pessoa que tem pais ausentes, torna vc uma pessoa quebrada!!! É isso não tem solução! Eu vou morrer com esse buraco no coração!!! Muito triste!
@angelhikha
@angelhikha 2 жыл бұрын
A solucao maravilhosa: abandonar e nunca mais procurar, até a pele melhora.
@luizcarlossilvasouzasantos1684
@luizcarlossilvasouzasantos1684 2 жыл бұрын
Certa vez tive um sogro q perguntei pra ele como ele tinha sido com os filhos. Ele respondeu: "nunca liguei".
@brunatayane2506
@brunatayane2506 2 жыл бұрын
Meu Pai mim abandonou quando ainda era uma bebê, só veio aparecer quando eu completei 18 anos, depois dai sumiu de novo. Minha Mãe quem mim criou, mais as vezes mim machucar com palavras ofensivas. Eu amo, mais sei que pra ser ter paz entre eu e ela, preciso refazer a minha própria vida, sem ela. É muito triste esse tipo de situação, mais se um dia eu tiver filhos vou criar da mesma forma que eu gostaria ser criada.
@klarleycealmeida1514
@klarleycealmeida1514 Жыл бұрын
Aos 6 anos minha mãe estava ciente que iria falecer e mim levou para o interior na casa dos avós e foi embora sem falar nada , com o passar dos dias fiquei a imaginar o que estava ou o que aconteceu não sabia de nada e isso marcou muito o sentimento de incerteza de presente e futuro fez um abismo dentro de mim
@Eusimonecurvelo
@Eusimonecurvelo 4 ай бұрын
Fui criada em uma casa onde meu pai levava outras mulheres para dentro de casa enquanto minha mãe trabalhava. Ele não trabalhava e ela ainda sustentava a casa. Gritaria, brigas eram frequentes. Eu era isolada. Por um pai que vivia transando dentro de casa do outras mulheres e uma mãe worlaholic para fugir da realidade. Ou seja nunca me ensinaram a lidar com as emoções. Fui molestada por um vizinho. Foquei nos estudos pq era única hora que tinha validação ou carinho. Minha mãe sempre foi fria. Não abraçava. Não falava que me amava. Graças as estudos, minha carreira seguiu em alta. Passei concurso tenho um vida financeira boa, mas meu emocional está devastado. Não consigo ter um relacionamento. Vire e mexe depressão, muita ansiedade. So não perco minha função no trabalho pq sou rígida e extremamente competente. Mas as x preciso de ausentar. 42 anos e faço terapia desde os 15. Já fiz de tudo. Mas o abandono, o sentimento de injustiça reverbera na minha alma. Não aguento mais… só não me mato por temer a Deus😢
@LannaPFigueredo
@LannaPFigueredo 2 жыл бұрын
Noooossa vou escrever essas últimas palavras suas no meu diário para sempre ler e.nunca esquecer. É exatamente isso aí que eu aprendi, meus pais deram o que receberam, eu acredito que sou criação de Deus e sou muito amada por Ele, que antes de minha mãe sonhar em engravidar, Deus já sonhava comigo. Não importa o que ela diZ ou qualquer pessoa acha ou pensa sobre mim, eu sou amada, única e especial do jeitinho que eu sou. Deus me criou cada um de nós de forma incrível, temos todos as ferramentas dentro de nós pra vencer qualquer barreira e ponto final. As pessoas que são críticas elas são infelizes com elas mesmas, eu aprendi a não levar pro pessoal. Todos nós temos qualidades e defeitos e tá tudo vem. Podemos crescer a cada dia
@mdpereira43
@mdpereira43 2 жыл бұрын
Nunca tive, meus pais se separaram quando nenê, o pai nunca perguntou da gente, e minha mãe foi uma ausente total, Deus que criou a gente 👍🙏
@eduardaa.c5722
@eduardaa.c5722 Жыл бұрын
Nunca tive afeto nenhum Ao contrário foram meus maiores inimigos Hj sou sequelada por isso
@ritasoliguetti
@ritasoliguetti Жыл бұрын
Rsrs... Minha mãe desencarnou em mar 21. Vendo esse video, no dia do meu aniversário maio de 21, entendi deveria ter enterrado meu pai (vivo) para parar de sofrer. Pois a partir desse dia, meu pai passou a me ignorar. Tentei entender o pq disso, e conclusão: Sempre fui apenas utilidade, na hora do aperto, eu sirvo. 😢 Portanto seguir em frente... mas dói.
@voz1512
@voz1512 2 жыл бұрын
Com meu pai, na grande maioria das vezes sempre foi muito bom; mas com minha mãe, desde criança sempre foi uma relação pra lá de difícil e quando eu não quis ir para a marinha, que era o grande sonho dela, mas que com toda certeza não era o meu! Aí é que ela ficou no ódio comigo e nunca me perdoou por isso. Meu pai desabou morto no quintal de casa em 07/08/2020 e embora eu continue vivendo e seguindo em frente - a saudade, a ansiedade, o estresse pós-traumático e a péssima relação com a minha mãe me devoram aos poucos, dia após dia.
@raquelc7426
@raquelc7426 2 жыл бұрын
Madre mía! Parece que estuvieras contando mi historia, eso de ser una joven y llorar cada noche y no saber porqué, ya no soy joven en años, si emocionalmente, porque hace muchos años entendí que el problema no era mío, sino de mis padres, a pesar de todas la Terapias que hice, me encanta este Canal, creo que es importante estar revisando nuestro comportamiento porque soy Madre y algún día con seguridad seré Abuela, y quiero dar lo mejor de mí
@deborachagas2149
@deborachagas2149 Жыл бұрын
Meu pai sempre deu tudo materialmente, mas emocionalmente sempre distante, meu primeiro relacionamento com um homem foi abusivo, essa ausência de pai me trouxe muitas consequências, eu nunca ouvi "eu te amo" do meu pai, agora críticas, muitas, nada que eu faço está bom.
@noemesantana7806
@noemesantana7806 2 жыл бұрын
"A pessoa que tá me criticando tá falando dela muito mais q falando de mim". Nunca lidei bem com críticas. Obrigada Dra. 👏
@wendelbomfim1778
@wendelbomfim1778 2 жыл бұрын
Eu nem lembro qual foi a última vez que chorei.Tenho medo de não chorar no enterro dos meus pais.
@ivi8060
@ivi8060 2 жыл бұрын
Tem dificuldade de expressar seus sentimentos. Se puder busque ajuda de um Profissional para seu autoconhecimento e não precisa ter medo, muita gente que chora num velório tem lágrimas de crocodilo, o que importa é o que Deus e você sabem que está sentindo. Eu penso assim mas não precisa concordar. 🙌🏻🌹
@madalenacunha114
@madalenacunha114 2 жыл бұрын
Eu so chorei antes do enterro. No enterro so 1 vez. Ele ñ valorizou meu amor por ele. Eu evito de lembrar dele agora. Me descartou em vida
@mabellenanda
@mabellenanda Жыл бұрын
Eu sequer fui no enterro do meu, e sinto culpa ZERO.
@user-md2sq1bs3t
@user-md2sq1bs3t 2 ай бұрын
Nunca tive presença do meu pai e a minha mãe nunca perguntou como estou! Cresci sem afeto mesmo, mas fui presenteada com a maternidade aos 16 anos e sou com minha filha totalmente diferente🙏🏻🙏🏻🙏🏻
2 ай бұрын
Veja o vídeo que vai ao ar hoje às 18h. Tem um trecho que menciono não ser valorizada pelos pais
@user-md2sq1bs3t
@user-md2sq1bs3t 2 ай бұрын
@ Somos muito gratos pelo seu trabalho 🙏🏻🌷
@saraesteves913
@saraesteves913 2 жыл бұрын
Isso e muito triste não tive nem carinho afeto nenhum apoio emocional nem da minha mãe e nem dos meus pais desde de criança tive que me virar sozinha em todos os sentidos não me lembro da minha mãe me da um banho não cuidava nem da higiene das 4 filhas e nós todas ficamos com sequelas da negligência dos meus pais as vezes nem comida tinha que dirá afeto eu na adolescência comecei beber por causa dessa vazio que eu tinha com 17 anos meus pais venderam a casa e foram para o interior de São Paulo deixaram eu com um filho de 4 meses foi muito triste nunca me senti amada pelos meus pais isso afetou até meus relacionamentos eles já faleceram mas até hoje quando me lembro me da muita angústia mais com meus filhos eu fiz diferente fiz terapia e hoje eu até entendo eles mais eu tenho certeza se eu tivesse apoio emocional da minha família eu teria sofrido menos
@sheilasilva4758
@sheilasilva4758 2 жыл бұрын
Eu vivo isso tenho pai e mãe mas e como se não tivesse não há afeto atenção carinho tenho traumas depressão bus
@adrianamaria4198
@adrianamaria4198 11 ай бұрын
Olha meu nome é Adriana vi alguns comentários não sei escrever bem mas teria muita coisas pra falar mais eu encontrei uma saida fis e faço tudo que eu gostaria que um dia eu quis que os meus pais e meus irmãos fizesse pra mim abraço beijo cuido digo que amo para os meus filhos e sabe o que ele falam pra mim que não tem necessidade de buscar amor em outra pessoa porque são cheio de amor tenho 5 filhos 2 casado 3 solteiro mas eles sabem de todas as minhas dores e tralma hoje ele me ajudar porque tbm aprendo cm ele mas se um dia ei tivesse oportunidade de falar sobre a minha história acredito que ia ajudar muito pais enteder os filhos não tenho muito conhecimento mas quero dizer pra vocês que meus filhos me ajudar a evoluir mas é claro que Deus também me ajudar muito e hoje eu me sinto mas feliz mas acredito que ainda tem muito chão pra mim andar que Deus abençoe essa mulher pois tem me ajudado muito
@mirenezunino8241
@mirenezunino8241 Жыл бұрын
*Casal criador* procriando .... ,sabendo que depois de tudo ainda vou morrer como um fato normal, que coisa mais científica !!!! .A vida de um filho para quê, mesmo você sabendo o que ele vai passar ?? Qual a intenção ? O *casal criador* produz sabendo o que voce vai ter que fazer para sobreviver até morrer ,já sabendo de ante mão e de cor como é . É muita emoção !!. A manipulação : , faz isso , não encomoda ,ameaça ,doença ,insegurança, ausência de fartura , trocas e trocas de pessoas, obrigado a convivências,pois nem todos são adeptos, crenças , guerra , fome ,tens que dar um jeito no teu jeito, tens que trabalhar ,tua obrigação ,ou até luz p outro , não importa a classe ,mostrando o caminho que eles mesmo nem querem trilhar ,mas os filhos devem,! ! Te viiiiiiiiiiiirrrrraaaaaaaa !!!! Até a tua *criança interior * não tem direito a se retratar , é modificada na marra a* bel prazer * ,de acordo com a idade imposta , convivência ou o local ,com direito a ficar taxado de *problema *.Que emoção! . Te apresento o *casal criador *!!!! Estão sofrendo no incerto e trazem p o horror filhos como normalidade p *viver e morrer * ,sabendo ! Fala sério , aqui não tem alienado ! Não tem nem tempo p viver com a encomenda ,mas o casal sabe que a encomenda vai da fábrica p escolinha !!Fala sério! . Na origem desperta o dano na vida ao outro que é o mais importante , mas isso é para poucos ,não é para todos ,o não dar SEQUÊNCIA .Aos alienados e os não alienados , e por aqueles encomendados prositalmente : O universo pede perdão por não poder te ajudar . E você vai despertar ?
@veronicarosemaryferreirado7476
@veronicarosemaryferreirado7476 2 жыл бұрын
Dra.Marisa muito importante esse tema essa é a realidade de muitas Famílias infelizmente é triste não ter o apoio dos pais eu sei bem o que é isso obrigada pelo o vídeo
@dircefigueiredo6800
@dircefigueiredo6800 2 жыл бұрын
Os nossos pais são tão importantes que mesmo já tendo ido deste mundo, aquilo que foram como fundamento, suporte na nossa existência permanece.
@dircefigueiredo6800
@dircefigueiredo6800 2 жыл бұрын
Oi, tenho visto sempre o seu joinha nos meus comentários. Você gosta mesmo?
@fatimaluciapereira8686
@fatimaluciapereira8686 Жыл бұрын
Simplesmente, amo os seus vídeos, pra mm, o qto mais longo, melhor... Obrigada por existir em nossas vidas !
@sinarasantos9805
@sinarasantos9805 2 жыл бұрын
Realmente esse tema é + comum do que imaginamos. Amo meu Pai e respeito seu jeito de ser 💗 tem que ser muito forte para viver com isso, não quer dizer que a pilastra não vai rachar de vez em quando, mas não pode é quebrar.
@venus3597
@venus3597 Жыл бұрын
Meu pai não teve e não tem apoio nenhum dos pais, nem querem ele na porta, minha mãe vivia em guerra com minha avó, creio que minha avó xingava muito ela (eu não sei muito pq minha mãe não gosta de falar da vida dela) só sei o básico pq meu tio me contou Conclusão, meu pai nem parece que filho tem, não tá nem aí pra nada! Mas na hora de apontar o dedo pra julgar é um dos primeiros Minha mãe passou a minha infância/adolescência me xingando de tudo que era nome, nunca me deu carinho, nunca disse um mísero eu te amo. Hoje sou totalmente traumatizada, e sinceramente, preferia que eles me abandonassem na infância e fosse viver a vida deles, acho que a dor seria menor
@TheWallacesantos17
@TheWallacesantos17 2 жыл бұрын
Mariza, vc é sempre muito pontual e clara nos seus vídeos. Adoro seu canal, aprendendo muito com ele.
@gloriacosta512
@gloriacosta512 2 жыл бұрын
Excelente profissional! Ética e inteligente!
@andreakneipp7804
@andreakneipp7804 2 жыл бұрын
Esses casos de ter pais vivos e não contar com eles e nem ter a amizade deles é muito duro. Graças a Deus não passei por isso. Tenho um filho e me esforço pra ser um boa mãe pra ele. Obrigada Dra!❤
@naracastro2761
@naracastro2761 10 ай бұрын
Gratidão pelos seus vídeos, Marisa! Me sinto profundamente acolhida.
@sarakesiamgs
@sarakesiamgs 2 ай бұрын
Amo te ouvir! É libertador.
@fatimakume6139
@fatimakume6139 2 жыл бұрын
Muito bom seus vídeos! Obrigado
@lailaisrael9011
@lailaisrael9011 2 жыл бұрын
Ameiiii esse vídeo!!! Sendo filha e como mãe também. As vezes as pessoas tem um olhar só sendo filha. Mais tem uma grande parte que é mãe também. Obrigada❤️🌷🌷🌷
@sibery.francoise
@sibery.francoise 2 жыл бұрын
Gente, que vídeo sensacional!!! ❤️👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Tenho certeza que muitas pessoas vão se identificar, como eu por exemplo. Muito obrigada, Dra. Marisa! 💖🌹😍
@elianefalcao2496
@elianefalcao2496 2 жыл бұрын
Bom dia! Achei o seu canal recentemente. Me inscreví tamanha a relevância dos temas que vc trata. No meu caso, sofri muita rejeição da minha mãe. Somos 2. Meu irmão e eu. A coisa era escancarada. Doeu muito toda uma vida. Mas a minha måe ainda dizia não gostar de mulheres. A diferença do meu irmão pra mim é de 9 anos. Meu pai com quem eu tinha uma relação muito boa faleceu muito cedo. Eu era excluída. Me sentia desamparada. Só. Antes de ele nascer ela era mais carinhosa. Sabe o que eu fiz? Eu trabalhava. Levava minha vida. Me casei e tive a minha filha a quem dei todo o amor do mundo e que hoje por ter sido tão desejada se transformou num ser humano incrível. Vc poderia falar sobre rejeição em algum vídeo? Eu te agradeceria imensamente. Sou do RJ!
@andrak3509
@andrak3509 Жыл бұрын
Foda que a gente só descobre que "é importante" quando vai fazer uma terapia, até lá tu te mete em tudo que é furada e vive uma vida de merda, tentando ser forte ( a gente aprende a ser forte, questão de sobrevivência!), tropeçando, caindo, levantando, caindo de novo enquanto tudo poderia ter sido mais fácil na tua vida, mais fluido, mais natural. Você vê as outras pessoas que tiver suas conquistas, conseguiram...enquanto vc sente a sua vida medíocre e sem sentido pois os caminhos que te trouxeram até aqui vc não escolheu... simplesmente foi atirada em uma estrada onde qualquer via te levava a um lugar qualquer onde o roteiro era sempre a repetição das experiências vividas em casa. Como perdoar isso meu Deus??? Como se livrar desse inconformismo? Perdoar quem abusou de vc, que te negligenciou😢😢😢 gente! É difícil demais isso
@andrak3509
@andrak3509 9 ай бұрын
Perdoei kkkk coisa boa!
@lenyalmeida4094
@lenyalmeida4094 2 жыл бұрын
Marisa do céu, eu estava pensando nesse tema hoje! Você é maravilhosa. Obrigada ❤️
@Zezedetudoumpouco
@Zezedetudoumpouco 2 жыл бұрын
Verdade , eu também ! 🙏
@elisetemacedo8305
@elisetemacedo8305 2 жыл бұрын
Muito bem explicado. Obrigada e parabéns doutora.
@rosecartezani9665
@rosecartezani9665 2 жыл бұрын
Gratidão por esse tema Marisa! Meus pais já são falecidos, mas pude entendê-los melhor e a mim também como mãe!
@dilmadomingos1359
@dilmadomingos1359 2 жыл бұрын
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO AMIGA ❤
@silviakouda6524
@silviakouda6524 2 жыл бұрын
Juntando esta situação +palavras sem medidas sem recurso. Agradeço por vidios assim mesmo temdo conhecido a internet tao tarde.
@elenisaurosheneni9450
@elenisaurosheneni9450 2 жыл бұрын
Marisa, deixa so te dizer que você é realmente boa. Digo como profesional. Vc enxerga tanto e tão bem além de que suas reflexões são absolutamente assertivas. Parabéns por ser e estar! Ajuda bem e muito! Quero muito ajudar seu canal e vou fazer
@Nadjama-bu4hf
@Nadjama-bu4hf Жыл бұрын
A sua aproximacao e linguagem e universal bebemos da tua fonte de sabedoria e conhecento da natureza humana e muito gratificante . Parei de mendigar afeto e atencao . Estou amadurecendo emocionalmete .Aleluia ja nao era sem tempo .Gratidao😊
@odeilmacruz7043
@odeilmacruz7043 Жыл бұрын
Conteúdo maravilhoso!!❤
@sinceridadegratis
@sinceridadegratis 2 жыл бұрын
As vezes, o pai dela não quis que ela sentasse no colo porque A MÃE TEM CIÚMES DELA com o pai como mulher e não como filha, já aconteceu na minha família.
@clarahazelman4424
@clarahazelman4424 2 жыл бұрын
Nojento demais pensar dessa maneira
@sinceridadegratis
@sinceridadegratis 2 жыл бұрын
@@clarahazelman4424 sim, é nojento mesmo.
@liegetolfo9933
@liegetolfo9933 2 жыл бұрын
Tema excelente Mariza. Acho que vale falar mais a respeito, ja que é um tema amplo.
@sibora461
@sibora461 2 жыл бұрын
Gratidão. Esse vídeo.me ajudou mto
@rosanaan2282
@rosanaan2282 2 жыл бұрын
🌿✨Marisa ...gratidão !✨🌿
@angelajose2492
@angelajose2492 2 жыл бұрын
Obrigada querida você é uma pessoa maravilhosa ⚘⚘⚘⚘
@emilypereira1471
@emilypereira1471 2 жыл бұрын
Me ajudou demais, muito obrigada!!!
@luizas6845
@luizas6845 2 жыл бұрын
Os meus pais se separaram, brigavam muito quando eu era mais jovem. Quando quando cresci fiquei igual a minha mãe fisicamente, então ele projetava a raiva em mim, era insuportável pra ele lidar com isso.
@reginaferreira1741
@reginaferreira1741 2 жыл бұрын
Excelente, obrigada
@joselicelima9245
@joselicelima9245 2 жыл бұрын
Muito importante essas informações pra quem nasce em família destruturada
@zilmasilva2045
@zilmasilva2045 Жыл бұрын
Gostando muito do tema que está sendo abordado Muito importante ..
@MarianaBatelli
@MarianaBatelli Жыл бұрын
Com todo o respeito, mas não concordo quando a Dra. diz que essa ausência fala mais sobre o genitor do que sobre nós mesmos. Meu pai, por exemplo, é super carinhoso com o filho dele do segundo casamento. Abraça, beija, está disponível para todas as necessidades dele. No meu caso, mal me abraça, não olha nos meus olhos. Se ele tem todo o amor do mundo pra dar ao meu irmão pq comigo é diferente?
@juliobamasor
@juliobamasor Жыл бұрын
Nas familias existe os filhos preferidos.
@alinegoncalves3887
@alinegoncalves3887 2 жыл бұрын
Ótimo tema! Precisando mto compreender sobre isso, é um assunto que tem deixado minha vida mto confusa...
@teo_menpower1519
@teo_menpower1519 2 жыл бұрын
#abusofamiliar #familiadisfuncional #vitimasdenarcisistamaligno
@aparecidapoetisa
@aparecidapoetisa Жыл бұрын
Nossa! Isso machuca muito... Tô sem chão e sem palavras!
@dilmadomingos1359
@dilmadomingos1359 2 жыл бұрын
DEUS TE ABENÇOE SEMPRE 🙏
@m_anacarla
@m_anacarla 2 жыл бұрын
Acho que ela como adulta pode e deve deixar claro seu desejo por mais acolhimento com o pai: dizer, ter uma conversa franca e madura com seus pais. Uma coisa que eu venho aprendido com psicoterapia psicanalitica é que nunca devemos ignorar nossos desejos. Se seu desejo é ter mais acolhimento, mais conversas, mais carinho de seus pais acho que você pode até não ter o carinho que idealiza, mas pode conhecê-los melhor, conversar e entender e tirar o melhor deles, o que eles podem oferecer e trazer algo mais saudável a relação de vocês. É isso
@kyanimolina
@kyanimolina Жыл бұрын
Amor nao se pede
@josielferreiradasilva753
@josielferreiradasilva753 Жыл бұрын
Tema que mais me identifiquei neste canal. Pq desde que "me entendo de gente" sempre senti isso. Meu pai tinha uma regra como num jogo que eu jamais ganharia. Ele dava tudo o que podia a minha irmã e quando eu queria qualquer coisa mesmo que um simples lápis ele justificava suas decisões porque "ela nasceu primeiro e era mulher".
@pedrodaniel1113
@pedrodaniel1113 Жыл бұрын
Sou pai de três filhos. Sinto que sou muito ausente. Não tenho um boa saúde emocionalmente. Sou uma pessoa muito frustrada, ansiosa, autoestima muito baixa e muito calada dentro de casa.Talvez esses problemas estejam impedindo de eu ser pai carinhoso e afetuoso. Fico preocupado com essa situação..
@juse3431
@juse3431 Жыл бұрын
Pedro, vence esse medo e crie bons momentos com teus filhos e esposa, essa é a melhor coisa que você pode fazer.
@danieloliveiraavela
@danieloliveiraavela Жыл бұрын
Muito obrigado entendi completamente , cresci sem um papel de pai , pois nunca tive . É consequentemente , minha mãe também é muito fechada e não deixa eu me aproximar , as vezes ela me xinga até humilha . Entretanto já cresci emocionalmente para entender essa situação de forma ampla é sei que mesmo minha mãe sendo fechada ela me ama . Deis de cedo faço minha propria comida é sou um cara muito independente , tanto fisico , quando emocional , mas deis do momento em que percebi que eu não era o problema . Muito obrigado , esse video me ajudar ainda mais á saber que tem pessoas que me entende é que não sou o unico .
@dilmadomingos1359
@dilmadomingos1359 2 жыл бұрын
ADORO SEUS VÍDEOS AMIGA.
Neurose de abandono - Sensação de desconexão
15:32
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 518 М.
COMO ESQUECER UM AMOR -  Psicóloga explica
28:30
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 42 М.
تجربة أغرب توصيلة شحن ضد القطع تماما
00:56
صدام العزي
Рет қаралды 50 МЛН
Heartwarming: Stranger Saves Puppy from Hot Car #shorts
00:22
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 21 МЛН
THE POLICE TAKES ME! feat @PANDAGIRLOFFICIAL #shorts
00:31
PANDA BOI
Рет қаралды 25 МЛН
Survival skills: A great idea with duct tape #survival #lifehacks #camping
00:27
Ausência paterna no desenvolvimento do homem | Leandro Scapellato | IJEP
17:25
IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa
Рет қаралды 10 М.
É A SUA INDIFERENÇA QUE ME MATA... | Marcos Lacerda, psicólogo
16:02
Nós da Questão
Рет қаралды 209 М.
Os traumas de uma criança SEM AFETO dos pais. (Segundo um Psicanalista)
12:35
Indícios de que você sofreu com privação emocional
13:29
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 59 М.
04 coisas que você NÃO DEVE dizer ao seu psicólogo
12:34
Manual Psicológico por Daniela Margotti
Рет қаралды 819 М.
Ferida paterna.  Voce pode vir de uma familia ferida, mas não precisa que isso continue
11:45
COMO SABER SE A PESSOA GOSTA DE VOCÊ
28:13
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 6 М.
Coragem de deixar seu antigo eu para trás.
13:28
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 51 М.
Enterrar o passado para conseguir viver o presente
9:28
Psicólogos em São Paulo
Рет қаралды 130 М.
Опыт использования Мини ПК от TECNO
1:00
Андронет
Рет қаралды 781 М.
После ввода кода - протирайте панель
0:18
Up Your Brains
Рет қаралды 1,2 МЛН
Clicks чехол-клавиатура для iPhone ⌨️
0:59
Зачем ЭТО электрику? #секрет #прибор #энерголикбез
0:56
Александр Мальков
Рет қаралды 247 М.
Mastering Picture Editing: Zoom Tools Tutorial
0:52
Photoo Edit
Рет қаралды 507 М.