Trem Caiçara - Passeio de Maria Fumaça - Antonina a Morretes

Canal Serra Acima

Fizemos o Passeio com a Maria Fumaça mais Antiga do Brasil, o Trem Caiçara entre as Cidades de Antonina e Morretes no Paraná!
O cheiro de fumaça e de vapor se espalha no ar. O barulho das máquinas e do vapor escapando pelas válvulas pode ser percebido por toda a cidade.
O Chefe do trem aguarda os passageiros para embarque na centenária estação
para mais um passeio de Maria Fumaça!
Sejam bem-vindos Viajantes!
Aos sábados e domingos acontece um passeio de Maria Fumaça cheio de histórias, ligando as cidades de Antonina e Morretes, na região do litoral paranaense.
Chegamos na Estação de Morretes, para fazer o passeio do Trem Caiçara; o clima no dia que fizemos o passeio estava cinza e com chuva fraca.
Nós estávamos hospedados em Morretes e por isso decidimos fazer o passeio iniciando por lá. Também pode-se iniciar o passeio em Antonina.
Às 9h30 o trem chegou apitando na Estação de Morretes, alegrando quem estava na plataforma.
A Locomotiva tipo Mogul 11 foi fabricada em 1884. Ela fazia parte da Estrada de Ferro Dona Isabel, inaugurada em 1892 e cujo trajeto ligava Curitiba ao litoral do Paraná.
As Locomotivas com classificação Whyte 2-6-0; eram construídas pela Baldwin Locomotive Works, o maior produtor de locomotivas a vapor do mundo.
A Locomotiva 11 voltou ao funcionamento em novembro de 2020, após 30 anos de inatividade e uma caprichada restauração feita pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF.
A atual Estação de Morretes foi construída na década de 1950. É ponto de embarque e desembarque dos passeios de trem entre Morretes e Curitiba - veja o vídeo que fizemos desse passeio aqui no Canal SerrAcima!
O Chefe do Trem, caracterizado com o estilo da época de operação da ferrovia Dona Isabel, convida os passageiros para o embarque, confere seus bilhetes e o passeio começa com destino a Antonina.
O trajeto percorre o ramal de Antonina, que antigamente servia de transporte de produtos para o embarque no Porto de Antonina. O Ramal principal, ativo até hoje, segue até o Porto de Paranaguá.
A chuva começou a cair intensamente, mas nem percebemos porque durante o trajeto o Chefe do Trem com apoio de uma pasta de fotos e recortes de jornal conta histórias da ferrovia e de acontecimentos marcantes da região.
Após os 16 km de trajeto, chegamos à Antonina. A cidade teve grande importância no desenvolvimento do Estado do Paraná com as Indústrias Matarazzo e o Porto da cidade chegou a ser o quarto maior do país.
A Estação Antonina foi construída em 1922 para substituir a antiga estação, de 1892, que foi destruída por um incêndio. Ela foi reformada em 2003 e hoje é considerada patrimônio cultural do estado do Paraná.
Na Estação há uma exposição de fotos e objetos que contam a história da ferrovia.
Na parte externa ainda se encontram vagões antigos que foram usados na ferrovia.
Há uma loja de artesanato, onde você pode comprar a sua lembrancinha e também produtos da região.
No dia em que visitamos havia uma exposição com desenhos de pássaros da mata atlântica feitos com caneta esferográfica por uma artista dinamarquesa que mora no Brasil.
Há um restaurante, o Baía dOuro, onde almoçamos um peixe delicioso.
Observamos a operação de manobra do trem e também de reabastecimento de água e lenha.
O trem toca o apito informando que retornará a Morretes.
Quem decide fazer somente um trecho de trem contrata o retorno de van.
Fique atento pois a van parte logo depois da chegada do trem.
Nós optamos por comprar a passagem de trem para voltar para Morretes.
No caminho de volta a inclinação da via férrea faz com que a viagem demore um pouco mais.
Isso se não houver uma interrupção - um bode que mora em uma propriedade próxima aos trilhos é bem territorialista e resolve enfrentar o trem.
O chefe da estação disse que têm combinado com o dono da propriedade para manter o animal preso enquanto o trem passa para que ele não se machuque enquanto tenta impedir a passagem do trem.
Essa é só mais uma das dezenas de histórias que são contadas pelo caminho!
E depois desse passeio de Maria Fumaça incrível em meio à Mata Atlântica e tantas histórias, chegamos novamente à Estação de Morretes.
Se você, como nós, ama trens, é mais um passeio que não pode ficar de fora da sua lista!
Vem Com a gente SerrAcima
A vida é curta e o mundo é grande;
quanto mais cedo você começar a explorá-lo, melhor.
Simon Raven
Mais Informaçoes no Site do Canal SerrAcima:
www.canalserra...
www.abpf.com.b...
Para comprar seu ingresso acesse:
www.passeiosde...
#canalserracima

@jgviajante875
@jgviajante875 2 ай бұрын
Parabéns pelo belo vídeo.
@CanalSerrAcima 2 ай бұрын
Obrigado pela mensagem! Esse passeio é muito bom. O chefe do trem, conta muitas histórias interessantes.
@professorasuzana6704
@professorasuzana6704 Жыл бұрын
Essa Maria Fumaça é muito linda! 😍
@CanalSerrAcima Жыл бұрын
Que passeio incrível!!!
@jesussilva3873
@jesussilva3873 6 ай бұрын
MORO EM MATINHOS E JÁ VOU MARCAR UMA IDA E VOLTA NESTE TREM. MARIA FUMAÇA MINHA LEMBRANÇA DE INFÂNCIA QUANDO FAZIA O TRAJETO COM MEU PAI DE MANDAGUARI A CURITIBA COM O TREM PARTINHO DE MARINGA
@CanalSerrAcima 6 ай бұрын
Com certeza você terá grandes recordações. Converse com o chefe do trem, o Sr. Alcimar, ele conhece muitas histórias das cidades de Antonina e Morretes e de toda a região. O trem é uma pérola e o caminho muito bonito! Muito obrigado pela mensagem, espero que você consiga fazer o passeio em breve! Quando fizer o passeio, se puder nos conte como foi.
@jesussilva3873
@jesussilva3873 6 ай бұрын
@@CanalSerrAcima - O ideal para nós que moramos em Matinhos é o seguinte: vamos de carro até Morretes (deixamos ele no estacionamento) pegamos o trem até Antonina, Almoçamos nesta cidade e na parte da tarde acredito que tem a volta deste trem para retorno à Morretes. Tem jeito de conseguirmos isto?
@CanalSerrAcima 6 ай бұрын
É possível sim. Nós fizemos isso. Saímos de Curitiba, fomos para Morretes, lá pegamos o trem e fomos para Antonina. Almoçamos no restaurante que fica na estação. Aguardamos o horário e voltamos com o trem para Morretes. É possível também voltar de van, mas aí não dá para almoçar em Antonina. Verifique antes os horários para o dia que você planejar fazer o passeio, pois as vezes existem alterações. Da pra ver no site: passeiosdetrem.com.br/viagens. Tem toda informação de preços e horários.
@wagnerpereira4190
@wagnerpereira4190 Ай бұрын
Deve ser um psseio muito legal, mas Seria legal fazer uma filmagem dentro do trem,
@CanalSerrAcima Ай бұрын
Acho que não tem muito mais coisas para mostrar de dentro do trem. São apenas dois vagões históricos, bem simples. Achamos que se mostrassem os mais ficaria cansativo o vídeo. Mas obrigado pela dica. Nos próximos passeios vamos tentar colocar mais detalhes dos vagões. Muito obrigado pela mensagem!
Passeio Maria Fumaça Antonina Morretes
123 GO! HOUSE Japanese
A cidade charmosa que você precisa conhecer: Antonina - PR
Canal Serra Acima
Meu Paraná - Trilhos entre Cascavel e Guarapuava - Ferroeste  (partes 1 e 2)
TREM AVENTURA RIO TIBAGI A ESTAÇÃO FREI TIMÓTEO
José Carlos Farina
Meu Paraná - De trem pela Serra do Mar Paranaense (parte 1)