To understand the core of Relativity: The relativity of movement and inertial frames of reference

  Рет қаралды 2,897

Verve Científica

Verve Científica

5 ай бұрын

In this video I will discuss the relativity of motion and introduce the concept of inertial frames of reference. These two ideas are fundamental to clearly reaching the core of the Theory of Relativity.
• Follow Verve Científica on the media:
Verve.Cientifica
VerveCientifica
email: VerveCientifica@gmail.com
The Verve Científica project is supported by the Federal University of São Paulo (ICT-UNIFESP) through its university extension program. Follow the UNIFESP channel: / canalunifesp
* This content had the technical and scientific contribution of Prof. Dr. Thaciana Malaspina
(CV lattes.cnpq.br/2600060786895700)
* Link to my Lattes CV (Eudes Fileti): lattes.cnpq.br/5294929829300325
BASIC REFERENCES
[1] Bertrand Russell; ABC of Relativity, Originally published in 1925, the book was revised by Felix Pirani (professor emeritus at the University of London) in the 1958 and 1969 editions, under Russell's supervision. Pirani also coordinated the 1985 edition, after the author's death. It was this last revised version that was used in this series.
[2] Bernard Schutz; Gravity from the Ground Up: An Introductory Guide to Gravity and General Relativity, Cambridge University Press; 200.
[3] Domenico Giulini; Special Relativity: A First Encounter - 100 Years since Einstein, Oxford University Press, 2005.
[4] Martin Gardner; Relativity Simply Explained, Dover edition, first published in 1997. This edition provides new updates on the status of experimental confirmations of the theory.
[5] Albert Einstein; Relativity: The Special and General Theory, Dover, 2010 re-edition.
[6] Richard Wolfson; Simply Einstein - Relativity Demystified, Editora Norton & Company; Reprint edition, 2003.
[7] Roberto De Andrade Martins; The Historical Origin of Special Relativity, Physics Bookstore; 2015.
[8] University Physics: with modern physics. 13th ed., Freedman, Young, Sears and Zemansky, Addison Wesley.
[9] The Feynman Lectures on Physics, Feynman, Leighton and Sands. Basic Books.
[10] Basic Physics Course: Mechanics (Volume 1), Nussenzveig. Blucher.
[11] Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics. 10th ed., Serway and Jewett, Jr., Cengage Learning.
[12] Physics. 5th ed., Walker., Pearson.
[13] Physics. 9th ed., Cutnell and Johnson, Wiley & Sons.
[14] Physics for scientists and engineers: a strategic approach with
modern physics, 4th ed., Knight, Pearson.
[15] Conceptual Physics, 10th ed., Hewitt, Pearson.
[16] Modern Physics, 6th ed., Tipler and Llewellyn, W. H. Freeman and Company.
[17] Concepts of Modern Physics, 6th ed., Arthur Beiser, McGraw-Hill.
Some images and clips were taken from Pexels and Pixabay.
www.pixabay.com
www.pexels.com
Some clips/images were taken from the channel's video below. Check out their excellent quality content!
► Throneful Channel: • Gran Turismo 7 - Speci...
► MIT Open Course Ware Channel: • 3.5 Demo: Relative Mot...
► Simple Flying Channel: • American Airlines Asks...
► Dancing Bacons Channel: • Eating Premium Class o...
► Qatar Airways Channel: • ABB FIA Formula E race...

Пікірлер: 38
@user-lo3ii6cf3d
@user-lo3ii6cf3d 5 ай бұрын
as pessoas nao entendem que ter uma base é essencial para entender o assunto!!!! ainda bem que esse canal entende
5 ай бұрын
Sem dúvida Pedro, sem as bases os mais interessados nas teorias físicas modernas terão apenas uma noção distorcida de como é de fato a realidade física. Abraço, Eudes.
@valterleao2798
@valterleao2798 5 ай бұрын
Muuuito legal…, adorei as explicações bem didáticas, você faz um trabalho incrível nesta plataforma, tomara que as pessoas aproveitem esses conteúdos postados pelo amigo. Muito obrigado Eudes🤞 Abraço.
5 ай бұрын
Valeu Valter, obrigado por estar acompanhando nosso conteúdo. Fico feliz que esteja gostando. Eudes.
@OP2073
@OP2073 5 ай бұрын
Fantástico. Muito bem explicado. Didática impecável deste assunto interessante e desafiador. Obrigado, Verve Científica, por mais esta excelente aula.
5 ай бұрын
OSPorto, muito obrigado pelo comentário. Sem dúvida relatividade é um assunto desafiador quando se pretende ensiná-la com clareza e rigor ao mesmo tempo. Abraço, Eudes.
@Wellick-sm8tv
@Wellick-sm8tv 5 ай бұрын
Caramba a sua didática é incrível, parabéns, fico sempre ansioso pelos próximos episódios
5 ай бұрын
Grande Welick, muito obrigado pelo comentário elogioso! É muito motivador e gratificante. Abraço, Eudes.
@wilsongomes3360
@wilsongomes3360 5 ай бұрын
Um grande divulgador de ciencias
5 ай бұрын
Wilson, muito obrigado pelo seu comentário. É motivador e gratificante! Abraço, Eudes.
@bomdsaber3587
@bomdsaber3587 5 ай бұрын
👍 Ultra Mega interessante esse vídeo! 🤜🤛 Tmj
@luisfernandodurao7593
@luisfernandodurao7593 Ай бұрын
👏👏👏👏👏
@luisaugustobonilha8210
@luisaugustobonilha8210 5 ай бұрын
Obrigado Eudes. Acho que vou conseguir acompanhar este assunto bem "relativo". Aliás, fico surpreso em perceber como as coisas se ligam de certa forma, afinal nossas convicções também estão intimamente ligadas à nossa realidade ou às nossas limitações. Grato.
5 ай бұрын
Caro Luis, fico feliz que você esteja encarando o curso. Você verá que a parte conceitual depende mais de abstração do que de matemática. Como disse no primeiro vídeo, se você tem interesse e mente aberta, você vai longe. Você verá que alguns vídeos são mais técnicos, com mais equações e gráficos, por outro lado muitos são meramente discursivos, sem recorrer a matemática alguma. Esteja firme, a jornada só tá começando. Certamente será recompensadora! Abraço, Eudes.
@BladeRunner1138
@BladeRunner1138 5 ай бұрын
Vídeo muito bom!
@wilsongomes3360
@wilsongomes3360 5 ай бұрын
Caro professor,sugiro marcar os videos com numeracao sequ😅encial.Grato
5 ай бұрын
Wilson, obrigado pela sugestão. Ela parece ser muito boa, mas temo não conseguir, com o número de caracteres limitado a 100, passar esse informação no título. De qualquer forma, cada série é salva numa playlist que é concatenada na ordem correta. Se clicar na sugestão de vídeo do final, você passa para o próximo da série. Abraço, Eudes.
@nunomaroco583
@nunomaroco583 5 ай бұрын
Muito didáctico e esclarecedor. Agora surge uma dúvida, se o Universo está em movimento, ele se move em relação a quê? a ele próprio?
5 ай бұрын
Olá Nuno, vamos falar sobre isso em detalhes no final dessa série. Mas do meu entendimento, o universo não se move. Nos melhor modelos, nos mais cientificamente embasados, o universo apenas se expande, aceleradamente. Como ele é isotrópico e sem bordas, não faz diferença qual o centro da expansão. Em qualquer ponto do universo que você estiver você terá a mesma impressão geral: de que, na escala cosmológica, ele é homogêneo em todas as direções. Abraço, Eudes.
@nunomaroco583
@nunomaroco583 5 ай бұрын
@ Olá correcto, mas tenho visto informações que julgo serem contraditórias fonte Unzicker Real physics, se entendi bem o princípio de March com o Universo a girar até explica a gravidade, obrigada se poder verificar.
5 ай бұрын
@@nunomaroco583 Olá Nuno, na série haverá um vídeo exclusivo para discutir o principio de Mach. Mas para adiantar, entenda que este não se trata de um princípio físico, mas sim filosófico. Aliás ele nem mesmo é um princípio, o mais correcto seria chama-lo de conjectura. Saiba também que os maiores esforços de Einstein para conciliá-lo com a Relatividade Geral foram vão e ele acabou descartando este princípio na conceituação da Teoria. De certa forma, eu entendo que não é a Teoria e a realidade que devem contemplar o princípio de Mach, mas sim o oposto. Abraço, Eudes.
@nunomaroco583
@nunomaroco583 5 ай бұрын
@ Olá de novo, não quero gastar seu tempo, andei meio confuso com este tema, (e continuo), mas agora sei de onde parte esta dúvida, fui ver as minhas fontes de informação (Instituto art and ideas), aí Subir Sarkar afirma que o Nobel sobre a teoria da inflação foi mal interpretado e mal atribuído, é necessário mais tempo e mais observações de alta precisão como o ELT para medir a expansão do Universo se ela existir......
5 ай бұрын
@@nunomaroco583 Nuno, muitas inferências sobre a evolução do universo são extraídas de extrapolações indevidas baseadas em modelos simples demais. Quando a análise de uma dada solução das equações de Einstein, são levadas ao extremo diversas coisas mirabolantes podem surgir. E embora consistentes com a teoria, elas não tem nenhuma plausibilidade física. A teoria da inflação é ainda muito especulativa e muitas evidências precisam ser coletadas para que ela venha a se solidificar ou ser descartada. Enquanto isso temos apenas que ser críticos, como você vem sendo, não há nada de errado nessa postura. Abraço, Eudes.
@evandrovicente1844
@evandrovicente1844 4 ай бұрын
De acordo com a teoria da relatividade, a percepção do tempo pode variar dependendo do referencial em que se encontra o observador. No entanto, para cada indivíduo, a cadência do tempo parece permanecer constante, independentemente de eventuais distorções temporais decorrentes de efeitos relativísticos. Em outras palavras, enquanto para um observador externo o tempo pode parecer passar mais devagar em relação ao nosso referencial, a cadência temporal interna no referencial local de cada indivíduo permanece inalterada. Essa ideia sugere a existência de uma cadência temporal comum a todos os referenciais, que não é percebida como variável no nível individual. Portanto, poderíamos denominar essa cadência como um "tempo comum", que se assemelha a uma espécie de "tempo absoluto" ou universal devido à sua percepção constante em primeira pessoa. Enquanto a relatividade nos mostra que os relógios locais seguem uma mesma cadência, não podemos falar em um único e absoluto "tempo comum", mas sim em um tempo compartilhado, sem ser necessariamente idêntico em todos os referenciais. Ou seja, só podemos observar alterações no espaco-tempo em terceira pessoa, mas em primeira pessoa, não.(no nosso próprio referencial), e o terceiro, no seu referencial, também não. Os relógios locais em todos os referenciais terão a mesma cadência, mas sem sincronia entre eles, teoricamente. Em resumo, a cadência do tempo é objetiva e medida pelo relógio local de cada observador, e a percepção individual permaneçe constante, enquanto as variações temporais se manifestam apenas quando observadas a partir de um referencial externo. A noção de um tempo compartilhado, em constante movimento e relativo a cada observador, nos leva a refletir sobre a complexidade e relativa natureza do tempo. 😉
4 ай бұрын
Olá Evandro, obrigado pelo comentário. Brevemente, nessa série, vamos falar em detalhes dos efeitos de dilatação do tempo e contração do espaço. Abraço, Eudes.
@luanbabuza2280
@luanbabuza2280 5 ай бұрын
Professor, é verdade que a equação de Einstein e=mc2 é na verdade de poncaré? Ele chegou a equação antes de Einstein?
5 ай бұрын
Olá Luan, nos próximos vídeos eu vou falar do contexto histórico no qual a Relatividade surgiu. Você verá que muito do que é atribuído apenas a Einstein, na verdade já fora descoberto e discutido antes por muitos outros, principalmente Lorentz e Poincaré. Não somente E=mc2 já vinha sendo trabalhada antes por outros cientistas como toda a base conceitual da Relatividade Especial. Mais ao final da série, você vai ver também que com a Relatividade Geral a coisa foi diferente. Nesse caso sim, os créditos da teoria é todo de Einstein. Abraço, Eudes.
@luanbabuza2280
@luanbabuza2280 5 ай бұрын
@ legal 👍🏽😊 Abraços
@ryallisson
@ryallisson 5 ай бұрын
@@luanbabuza2280 O que tu acha dos criacionilsons?
@luanbabuza2280
@luanbabuza2280 5 ай бұрын
@@ryallisson kzfaq.info/get/bejne/nptyktxkyLK-eJs.htmlsi=s9pvAK4n2qctFx6D
@josecarlosbianchi5603
@josecarlosbianchi5603 2 ай бұрын
Maravilha a série. Mas me perdoe o pedantismo, observei que as unidades não estão escritas de acordo com as normas do SI, exemplo (KM/H ao invés de km/h). Ou será de propósito? abraços!!!
2 ай бұрын
Olá José, muito obrigado pelo seu comentário. Ao preparar o vídeo eu me vi num dilema, obedecer ao SI ou manter a identidade visual da série, já que em todos os vídeos uso fontes maiúsculas para texto (isso não vale para equações). Considerando o nível de informalidade dessas publicações (os vídeos) eu optei por manter a identidade visual. Abraço, Eudes.
@luizsouza3702
@luizsouza3702 5 ай бұрын
Uma seta dentro de uma bola girando só tem sentido dentro da bola
@orlandodearaujosilvasilva1380
@orlandodearaujosilvasilva1380 3 ай бұрын
É verdade que Einstein plagiou poncare
3 ай бұрын
Olá Orlando. Não vejo assim. Einstein fez o que todo cientista moderno faz: ele estudou a obra dos autores anteriores, incrementou as ideias deles e publicou a sua versão da teoria com melhorias e inovação. Isso não é plágio. É verdade que ele não citou ninguém nos seus trabalhos, principalmente o de 1905, mas isso era costumeiro naquela época e não deve ser considerado má fé, como poderia ser para os padrões de hoje em dia. No próximo vídeo dessa série eu vou explorar melhor as questões sobre a prioridade intelectual da Relatividade Especial. Abraço, Eudes.
@marcelocarvalho
@marcelocarvalho 5 ай бұрын
Mais um excelente video! 👏👏👏👏
5 ай бұрын
Valeu Marcelo, muito obrigado pelo feedback! Abraço, Eudes.
Relativity and the Aether: An Analysis of the Michelson-Morley Experiment
12:21
Scary Teacher 3D Nick Troll Squid Game in Brush Teeth White or Black Challenge #shorts
00:47
DEFINITELY NOT HAPPENING ON MY WATCH! 😒
00:12
Laro Benz
Рет қаралды 58 МЛН
Задержи дыхание дольше всех!
00:42
Аришнев
Рет қаралды 1,7 МЛН
НРАВИТСЯ ЭТОТ ФОРМАТ??
00:37
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 2,6 МЛН
Relativity and simultaneity: A look at the structure of time
13:00
Verve Científica
Рет қаралды 2,7 М.
What Creates Consciousness?
45:45
World Science Festival
Рет қаралды 166 М.
Something Strange Happens When You Follow Einstein's Math
37:03
Veritasium
Рет қаралды 12 МЛН
ГОСЗАКУПОЧНЫЙ ПК за 10 тысяч рублей
36:28
Ремонтяш
Рет қаралды 557 М.
Что делать если в телефон попала вода?
0:17
Лена Тропоцел
Рет қаралды 2,2 МЛН
Xiaomi SU-7 Max 2024 - Самый быстрый мобильник
32:11
Клубный сервис
Рет қаралды 327 М.
1$ vs 500$ ВИРТУАЛЬНАЯ РЕАЛЬНОСТЬ !
23:20
GoldenBurst
Рет қаралды 1,8 МЛН
Лазер против камеры смартфона
1:01
NEWTONLABS
Рет қаралды 525 М.