C 1.13 Tensão superficial
13:11
3 жыл бұрын
C 1.14 - O fenômeno da Capilaridade
16:08
C 1.12 - O fenômeno da Cavitação
13:43
C 1.11 Pressão de vapor
13:02
3 жыл бұрын
C 1.5 Massa Especifica ou Densidade?
11:55
Пікірлер
@victormartins5792
@victormartins5792 Ай бұрын
Olá, professor. No vídeo o senhor diz que o h no sentido fluxo é 0. Por que eu não posso relacionar o h do tubo de venturi na equação de Bernoulli no sentido do fluxo?
@CesarFreire
@CesarFreire 28 күн бұрын
Olá Victor Martins! Muito obrigado por sua pergunta e pela oportunidade de esclarecer a questão. Não tenho certeza se entendi bem sua pergunta, então me avise caso minha resposta não tenha esclarecido sua dúvida, mas me permita tentar elaborar um pouco mais o que falo no vídeo. Talvez a confusão surja das 2 alturas "h" citadas no vídeo. Uma delas é a diferença de alturas entre as colunas de fluido do manômetro e as outras alturas seriam as cotas verticais associadas à linha de corrente que estamos analisando. O termo associado à altura h na equação de Bernoulli tem a ver com a variação de altura da linha de corrente e não com a altura da coluna de água dos manômentros. Assim, como vemos no desenho que fiz na lousa, não ocorre variação de altura na linha horizontal (que representei pela linha tracejada indicando também como o eixo de simetria desse tubo). Geralmente os tubos de Venturi, como equipamentos de medição, são instalados na horizontal, por isso o modelo foi apresentado desta forma, mas veja que se você tivesse um tubo inclinado e ao mesmo tempo com variação de área, tal como um cone inclinado, então sim seria necessário levar em consideração tanto a variação de área como também a variação de altura entre os pontos de medição da pressão, pois agora existiria variação de altura da linha de corrente. A variação da altura nas colunas de medição é uma consequência da variação de pressão dentro do tubo. Após ler sua pergunta realmente percebo que usar apenas "h" para essas 2 "alturas diferentes" pode criar essa confusão e em materiais futuros deixarei mais claro o que é variação de altura nas colunas dos manômetros e o que é variação de altura na linha de corrente. Consegui esclarecer seu questionamento?
@victormartins5792
@victormartins5792 28 күн бұрын
@@CesarFreire esclareceu sim, professor. Foi isso mesmo o que eu quis dizer na pergunta. Muito obrigado pela ajuda!
@EliseuSilva-oj3hw
@EliseuSilva-oj3hw Ай бұрын
Capilaridade com o sangue como e
@ivoelwin
@ivoelwin Ай бұрын
😊
@kauaporfirio9013
@kauaporfirio9013 2 ай бұрын
Excelente
@CesarFreire
@CesarFreire 2 ай бұрын
Olá Kauã! Muito obrigado por sua mensagem! Fico muito contente que tenha gostado!
@diariodapam01
@diariodapam01 2 ай бұрын
Engenharia hídrica ❤
@CesarFreire
@CesarFreire 2 ай бұрын
Olá Pamela! Muito obrigado por seu comentário e contribuição aqui nos comentários! E um salve à Engenharia Hídrica, tão em pauta e em destaque nos dias de hoje! Bons estudos!
@BIGsaimon1
@BIGsaimon1 2 ай бұрын
Professor Excelente conteúdo! Mesmo depois de 3 anos ainda estou no aguardo das outras partes sobre cames kkk
@CesarFreire
@CesarFreire 2 ай бұрын
Olá BigSaimon! ahahaha ! Ainda teremos !
@BIGsaimon1
@BIGsaimon1 2 ай бұрын
boa noite Professor! Continue as aulas sobre mecanismos, é muito dificil encontrar esse tipo de conteúdo com qualidade!
@CesarFreire
@CesarFreire 2 ай бұрын
Olá @Bigsaimon1! Muito obrigado por sua mensagem! Fico muito contente que tenha gostado das aulas! Eu quero sim terminar este e outros cursos que comecei gravando na pandemia, mas na época não consegui terminar neste formato... as últimas aulas do material foram apresentadas de forma síncronas com a turma e como aparecem alunos na gravação eu não posso disponibilizar o material. Mas quero sim conseguir retomar estas gravações e terminar tanto a parte de teoria como resolução de vários exercícios para deixar como uma contribuição aberta aqui no youtube! Mensagens como esta sua sempre renovam este desejo, só preciso conseguir parar, gravar e editar o material mesmo!
@luanafreire9055
@luanafreire9055 2 ай бұрын
Muito obrigada pela aula, são poucos os vídeos disponíveis referente a esse assunto, precisava entender melhor sobre cinemática de mecanismos, seu vídeo ajudou, o material fornecido pela minha faculdade para essa matéria é extremamente vago, por isso, grata
@CesarFreire
@CesarFreire 2 ай бұрын
Olá Luana! Muito obrigado por seu comentário e depoimento! Fico realmente muito contente que tenha gostado da aula e que ela tenha te ajudado! De Freire para Freire, desejo grande sucesso em seus estudos!
@jvasss
@jvasss 2 ай бұрын
Demonstração muito boa, pqp
@CesarFreire
@CesarFreire 2 ай бұрын
Olá João Victor! Muito obrigado por seu comentário! Fico muito contente que tenha gostado da aula!!
@sergiomarquessouza
@sergiomarquessouza 2 ай бұрын
Excelente aula, uma pena não ter saido a parte dois!
@CesarFreire
@CesarFreire 2 ай бұрын
Olá Sergio Marques Souza! Obrigado pelo comentário! Fico muito contente que tenha gostado da aula! Eu estava gravando o curso durante a pandemia, mas quando cheguei nessa parte final do conteúdo tive tantas outras atividades na Universidade que fiquei sem tempo de gravar neste formato e terminei o curso com aulas síncronas com os alunos, que não posso disponibilizar por causa da imagem deles. Apesar disso nunca abandonei este projeto e assim que finalizar meu período como coordenador de curso eu pretendo retomar a gravação de algumas outras aulas desta disciplina e de outras também!
@joseluizpereiradacunha7244
@joseluizpereiradacunha7244 3 ай бұрын
Excelente claro preciso. MUITO OBRIGADO
@CesarFreire
@CesarFreire 3 ай бұрын
Olá Jose Luiz! Muito obrigado por seu comentário! Fico muito contente que tenha gostado da aula! Bons estudos!
@pedropinheiro3331
@pedropinheiro3331 3 ай бұрын
Obrigado! Parabéns pelo seu empenho
@CesarFreire
@CesarFreire 3 ай бұрын
Olá Pedro Pinheiro! Muito obrigado por seu comentário! Bons estudos!
@Filipe1991AR
@Filipe1991AR 3 ай бұрын
Excelente , professor
@CesarFreire
@CesarFreire 3 ай бұрын
Olá Filipe! Muito obrigado por seu comentário! Fico contente que você tenha gostado da aula!
@BIGsaimon1
@BIGsaimon1 3 ай бұрын
Boa tarde Professor! Otima aula! Muito obrigado pela explicação! quais sao as referencias que o senhor usa? Livro
@CesarFreire
@CesarFreire 3 ай бұрын
Olá @BIGsaimon1! Para este conteúdo costumo usar o livro Cinemática e Dinâmica de Mecanismos do Robert L. Norton, publicado pela McGraw Hill!
@TheMrAndersonbs
@TheMrAndersonbs 4 ай бұрын
Mestre , fiquei na dúvida em relação ao 2:41 quando é falado que o escoamento fique " Perpendicular ao escoamento" não seria Paralelo ao escoamento ?
@CesarFreire
@CesarFreire 4 ай бұрын
Olá @TheMrAndersonbs! Agradeço pela pergunta e pela oportunidade de esclarecer sua dúvida. Nesse minuto que você citou eu digo que a "a entrada desse tubo azul deve ficar perpendicular à direção do escoamento". Veja que estou falando da superfície de entrada e não do tubo em si, pois na imagem o tubo é de fato paralelo à direção do escoamento. Aqui é importante fazer uma observação. Caso você esteja pensando em um vetor que representa essa área de entrada, então sim, esse vetor da área seria paralelo ao escoamento, pois o vetor que representa uma área é sempre perpendicular à área a qual ele está associado. Como eu não estou falando desse vetor, mas sim da própria área, eu disse que ela precisa ser perpendicular à direção do escoamento, caso contrário o escoamento sequer atravessaria a superfície. Pense, por exemplo, na chuva. Se a chuva caísse de forma perfeitamente vertical, então você poderia deixar as janelas de casa sempre abertas, pois as gotas de água não entrariam, afinal elas tangenciariam as janelas e seguiriam do lado de fora da casa. Para que um escoamento atravesse uma superfície, deve existir uma componente do campo de velocidade desse escoamento que seja perpendicular à essa superfície. Consegui esclarecer sua dúvida?
@TheMrAndersonbs
@TheMrAndersonbs 4 ай бұрын
@@CesarFreire Obrigado Professor , ficou muito clara a resposta !! top.
@alzoization
@alzoization 4 ай бұрын
Show de bola professor!!
@CesarFreire
@CesarFreire 4 ай бұрын
Olá @alzoization! Muito obrigado por seu comentário! Fico muito contente que tenha gostado da aula!
@caliolourenco4388
@caliolourenco4388 5 ай бұрын
tava pensando com relação a propagação das partículas e fluidos no universo segue a tendência de continuar se propagando no vácuo . bem interessante .
@serpabraga
@serpabraga 5 ай бұрын
Muito obrigado Professor, estas aulas estão sendo ouro para mim, tenho prática e agora estou me inteirando do conteúdo acadêmico formal, sem necessariamente necessidade de estar matriculado. Minha intenção é minha formação real, sem necessidade de titulação.
@CesarFreire
@CesarFreire 5 ай бұрын
Olá Marcelo Braga! Muito obrigado por seu comentário! Fico realmente muito contente que estas aulas estejam te ajudando! Desejo muito sucesso e bons estudos!
@paulosrn3
@paulosrn3 6 ай бұрын
Obrigado professor
@CesarFreire
@CesarFreire 4 ай бұрын
Olá Paulo! Muito obrigado por seu comentário!
@henriquejose5704
@henriquejose5704 7 ай бұрын
Professor, muitíssimo obrigado pelo claro e objetivo material. Recentemente me deparei com um mecanismo de quatro barras, porém, não coplanar. Foi um desafio interessante (confesso não ter o domínio da matéria), contudo eu lembrava de um método (o que o senhor demonstra no vídeo) que poderia me ajudar. A surpresa foi muito boa quando ao pesquisar sobre o tema encontrei novamente o canal do senhor. Notei que já havia visto alguns vídeos do senhor! Com toda a certeza a minha memória buscou sua clara explicação! Embora tenha encontrado apenas o equacionamento de equivalência dos ângulos, foi um grande passo, que com um certo sufoco, consegui dar. Mais uma vez obrigado pela ajuda!
@CesarFreire
@CesarFreire 6 ай бұрын
Olá Henrique Jose! Muito obrigado por sua mensagem e por este depoimento inspirador! De fato a modelagem de mecanismos não coplanares é mais completa do que a que eu apresento neste vídeo, mas a fundamentação conceitual e teórica é praticamente a mesma. Sabendo bem os fundamentos é possível desenvolver o modelo completo. Meus parabéns por ter conseguido resolver seu desafio! Fico muito contente mesmo!
@fernandogimenez1515
@fernandogimenez1515 7 ай бұрын
Muito bom !
@fernandogimenez1515
@fernandogimenez1515 7 ай бұрын
Muito boa Aula professor !
@CesarFreire
@CesarFreire 6 ай бұрын
Olá Fernando Gimenez! Muito obrigado por seu comentário! Vi aqui que você comentou no dia 31/12 à noite!! Quase virada de ano e você estudando MecFlu! Fiquei muito orgulhoso!! Tudo de bom!
@marcosantonioconceicao826
@marcosantonioconceicao826 7 ай бұрын
Boa noite,Professor! Sou estudante de química na Fatec e a mecânica doa fluídos e reologia de composto newtoniano e não newtoniano e esse curso tem me ajudado bastante! Muito obrigado pelas aulas muito claras!!
@CesarFreire
@CesarFreire 7 ай бұрын
Olá Marcos Antonio! Muito obrigado por seu comentário! Fico muito contente que estas aulas estejam te ajudando! Bons estudos!
@eduardolang8684
@eduardolang8684 8 ай бұрын
Com apenas três vídeos de análise de mecanismos o professor além de conseguir sanar minhas dúvidas do semestre, conseguiu me fazer interessar mais pela minha disciplina de mecanismos. Parabéns pelo conteúdo, é enxuto, direto e muito didático. Tamo junto prof!!
@CesarFreire
@CesarFreire 8 ай бұрын
Olá Eduardo Lang! Muito obrigado por seu comentário! Fico muito feliz que tenha gostado da aula!! Bons estudos!
@TheDviana30
@TheDviana30 8 ай бұрын
Boa tarde Professor, excelente aula!! O sr poderia disponibilizar o seu arquivo matlab para resolução do mecanismo?
@CesarFreire
@CesarFreire 8 ай бұрын
Olá @TheDviana30! Para o programa completo eu separo uma função que calcula a posição dos pontos móveis em função da geometria do mecanismo (tamanho das 4 barras) e do ângulo de entrada theta2. Depois eu chamo essa função para diversas situações e faço os vídeos. O importante mesmo aqui é o cálculo da posição do mecanismo, o resto é "desenho" das imagens. Para o programinha eu implementei usando números complexos para representar a posição no plano. Veja ainda que O2 e O4 são pontos fixos e que dependem do tamanho do mecanismo. A variável solucao indica se existe ou não solução para aquele ângulo de entrada. Espero que ajude! Bons estudos! function [O2,C,Dp,Dm,O4,solucao]=CMF_4barras(L1,L2,L3,L4,theta2) theta2rad = pi*theta2/180; O4x = L1; O4y = 0; Cx = L2*cos(theta2rad); Cy = L2*sin(theta2rad); alpha = (L1^2+L3^2-L4^2-L2^2)/(2*L1-2*Cx); beta = Cy/(L1-Cx); a = 1+beta^2; b = 2*alpha*beta-2*L1*beta; c = alpha^2-2*L1*alpha+L1^2-L4^2; if b^2-4*a*c <0 solucao = 0; else solucao = 1; end % solucao maior Dyp = (-b+sqrt(b^2-4*a*c))/(2*a); Dxp = alpha+beta*Dyp; % solucao menor Dym = (-b-sqrt(b^2-4*a*c))/(2*a); Dxm = alpha+beta*Dym; O2 = 0+0*1i; C = Cx+Cy*1i; Dp = Dxp+Dyp*1i; Dm = Dxm+Dym*1i; O4 = O4x+O4y*1i; end
@TheDviana30
@TheDviana30 8 ай бұрын
@@CesarFreire Muito Obrigado pela atenção e pela ajuda <3
@TheLuciGaby
@TheLuciGaby 8 ай бұрын
Professor, amei a sua aula e olha que ainda estou no momento 8:08 do vídeo! Muito obrigada por tanta excelência! Alto nível... TOP
@CesarFreire
@CesarFreire 8 ай бұрын
Olá LuciGaby! Muito obrigado por sua mensagem! Fico muito contente que tenha gostado da aula! Bons estudos!!
@pedroaugustopereiradeolive846
@pedroaugustopereiradeolive846 8 ай бұрын
professor e se tiver o tempo na expressão? derivo normalmente ?
@CesarFreire
@CesarFreire 8 ай бұрын
Olá Pedro Augusto! Sim, se você tiver tempo em sua expressão, pode derivar normalmente na parcela de del V/del t. Essa componente é chamada de aceleração local, pois ela seria medida caso você aplicasse uma técnica de medição de velocidade local, como um tubo de Pitot, por exemplo. Geralmente teremos essas componentes temporais nos campos de velocidade em escoamentos com características cíclicas, tais como escoamentos com emissão de vórtices, por exemplo, ou ainda escoamentos que possuem um efeito transiente significativo. Em muitas aplicações práticas "reais", nas quais buscamos uma operação "estável", a componente temporal terá decaído e restarão os termos convectivos. Consegui esclarecer sua dúvida? Bons estudos!
@sthef_barbosa
@sthef_barbosa 9 ай бұрын
professor, ao entrar na universidade pelo bacharelado em cien. e tec. e após isso escolher o curso que de fato queremos fazer, precisamos fazer outra prova dentro da universidade ou então as vagas são ofertadas em função da nota de cada aluno? ou basta apenas se inscrever?
@CesarFreire
@CesarFreire 9 ай бұрын
Olá @sthef_barbosa! Muito obrigado por sua pergunta e pela oportunidade de sanar sua dúvida. Após entrar na UFABC, seja pelo BC&T ou outro dos nossos cursos de entrada, você vai ter acesso a todas as disciplinas de todos os cursos de graduação. Após colar grau no BC&T você poderá participar de editais internos da Universidade para se matricular nos Cursos de Formação Específica. Esses editais acontecem em todos os quadrimestres e visam preencher as vagas dos cursos específicos. Ter a matrícula em determinado curso facilita você ter acesso às disciplinas obrigatórias ou de opção limitada daquele curso, mas isso só se a turma em questão estiver lotada e algum critério de classificação precisar ser usado, porque caso a turma ainda tenha vagas disponíveis, até mesmo alunos de outros cursos de graduação teriam acesso às disciplinas da Engenharia Aeroespacial, por exemplo. Os editais para acesso ao curso específico levam em consideração o seu próprio desempenho ao longo do BC&T. Atualmente você pode ser matriculada em até 2 cursos de formação específica ao mesmo tempo. Caso algum aluno ou aluna, por ventura, não consiga a vaga no curso que quer em um determinado edital ele ou ela podem seguir cursando as disciplinas normalmente, apenas sem esse "critério" de desempate, até que consiga a vaga em um edital futuro. Consegui te esclarecer?
@samuelcornelio2089
@samuelcornelio2089 9 ай бұрын
Boa noite, Sou estudante de engenharia Hidráulica, sigo apartir de Angola
@CesarFreire
@CesarFreire 9 ай бұрын
Olá Samuel! Que bacana! Bem vindo ao canal! Espero que goste do curso! Muito obrigado por sua mensagem!
@mattheushenriquemores2514
@mattheushenriquemores2514 9 ай бұрын
Faz sentido 😀
@cientista3820
@cientista3820 10 ай бұрын
FLUIDO COMPRESSÍVEL REGIME TRANSIENTE FLUIDO COMPRESSÍVEL REGIME PERMANENTE FLUIDO INCOMPRESSÍVEL REGIME TRANSIENTE FLUIDO INCOMPRESSÍVEL REGIME PERMANENTE COMO FICA A EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE PARA CADA FLUIDO MENCIONADO ACIMA?😅
@cientista3820
@cientista3820 10 ай бұрын
Se não há variação de velocidade em função do tempo, como há aceleração???
@CesarFreire
@CesarFreire 10 ай бұрын
Olá Cientista3820! Excelente pergunta! A resposta está justamente na definição de aceleração. É preciso ter em mente que em uma abordagem Lagrangeana nós seguimos as partículas de fluido, como se estivéssemos em um minisubmarino que acompanha o escoamento. Por outro lado, em uma abordagem Euleriana não seguimos mais cada partícula de forma individual, dado que isso seria virtualmente impossível em um meio contínuo como um fluido, e passamos a medir a velocidade do escoamento em diferentes regiões do nosso domínio. Assim, para a abordagem Euleriana, a velocidade deixa de ser propriedade de uma partícula individual e passa a ser uma característica do espaço. Dizemos, nesse caso, que não temos mais a velocidade de cada ponto em função do tempo v1(t), v2(t)... vn(t), mas sim uma função campo de velocidade v(x,y,z,t). Pense, por exemplo, que você e um amigo seu estão medindo o escoamento em uma tubulação. Você passa o dia inteiro medindo a velocidade em um trecho da tubulação onde o diâmetro é maior e seu colega passa o dia inteiro medindo a velocidade em um trecho mais a frente, onde por acaso o diâmetro do tubo é menor. Assumindo escoamento incompressível, para que a mesma vazão mássica passe por vocês dois, lá onde está seu amigo a velocidade precisa ser maior, certo? Existe portanto, diferença de velocidades entre você e ele. Mas se você ficou medindo a velocidade o dia inteiro e ele também, sem que qualquer um dos dois tenha visto qualquer variação, como pode ter a velocidade mudado? Essa é a questão aqui. Na abordagem Euleriana, chamamos a variação no tempo de aceleração local, pois ela seria medida em um mesmo ponto, enquanto que a aceleração que existe pela mudança de posição é a aceleração convectiva. É importante deixar claro que uma partícula que acompanha esse escoamento (abordagem Lagrangeana) sentirá sim aceleração temporal, pois ela tinha uma velocidade em um certo instante (quando estava em certa posição) e agora tem outra (pois está em outro local). Mas se estamos medindo o escoamento sempre no mesmo local (abordagem Euleriana) então podemos dizer que o campo de velocidade (neste caso) não varia no tempo. Consegui esclarecer sua dúvida?
@AThalles
@AThalles 10 ай бұрын
Por acaso você ainda tem essa função utilizando o quiver??
@CesarFreire
@CesarFreire 9 ай бұрын
Olá Adeilton Thalles! Por acaso tenho sim! Aí está! Na época eu implementei em MatLab. Para o 1o gráfico do vídeo: [x,y] = meshgrid(0:0.5:4,0:0.5:4); u = 1+2.5*x+y; v = -0.5-0.3*x-2.5*y; figure() quiver(x,y,u,v,'linewidth',2) axis equal E para o 2o gráfico do vídeo: [x,y] = meshgrid(-0.65:0.01:-0.55,0.5:0.01:0.6); u = 1+2.5*x+y; v = -0.5-3*x-2.5*y; figure() quiver(x,y,u,v,'linewidth',2) hold on plot(-0.615,0.5375,'or','MarkerFaceColor','r') axis equal Bons estudos!
@danilosantana4839
@danilosantana4839 10 ай бұрын
Perfeito! Obrigado.
@bilelabbas898
@bilelabbas898 10 ай бұрын
ola cesar poderia estar falando voce sobre esse assunto no particular?
@davidwylliam
@davidwylliam 10 ай бұрын
Não entendi. No livro adotado pela minha cadeira (FOX) e em outros vídeos no KZfaq, vi que a classificação do campo de velocidade depende sim das variáves x,y,z (coordenadas). Logo, um campo de velocidade pode ter (az²)î-(bz³)j+(c)k e ser considerado unidimensional. Ele tem as três direções, i, j, k mas ainda assim é unidimensional. No exemplo, se fosse V = (1+ 25x)î +(-0,5-3x)j ele seria unidimensional. Você deu a entender que caso existisse um versor k, independente da variável, ela seria tridimensional o que nao faz sentido. Desculpa, saí muito perdido dessa vídeo aula com sua resolução.
@gladsonferreira6947
@gladsonferreira6947 10 ай бұрын
Ótimos vídeos, mas está faltando os exercícios 🥲🥲🥲🥲. se um dia poder posta que vai ajudar muita gente.
@CesarFreire
@CesarFreire 10 ай бұрын
Olá Gladson Ferreira! Entendo e concordo com teu comentário. Exercícios são fundamentais para que o aprendizado realmente ocorra. De fato estas aulas serviam como base para um curso que ocorria de forma remota durante a pandemia e eu deixei as aulas de teoria abertas para todos aqui no youtube, ao invés de deixá-las restritas aos alunos daquele momento. Eu pretendo sim retomar as gravações deste curso e completar o material, mas neste momento estou envolvido em uma série de outros projetos e não estou com tempo para gravar e editar este material. Bons estudos!
@gladsonferreira6947
@gladsonferreira6947 11 ай бұрын
Excelente aula...👏👏👏👏👏😀
@CesarFreire
@CesarFreire 11 ай бұрын
Olá Gladson Ferreira! Muito obrigado por seu comentário! Fico muito contente que tenha gostado da aula!
@cientista3820
@cientista3820 11 ай бұрын
B1 FAZIA PARTE DO ANTIGO VOLUME DE CONTROLE, PORÉM APÓS UM DELTA t ele não pertencia ao novo volume de controle. Essa propriedade extensiva vazou?
@cientista3820
@cientista3820 11 ай бұрын
Professor, o senhor pode dar um exemplo de fluido: - compressível e regime permanente ; -Fluido Incompreensível e regime transiente?
@CesarFreire
@CesarFreire 11 ай бұрын
Olá colega Cientista! Obrigado pela pergunta! Claro! Vamos lá: Um exemplo de escoamento compressível e que esteja em regime permanente é o escoamento ao redor de asas de avião, quando ele está com número de Mach acima de 0,3, pelo menos. Digo isso porque caso a velocidade do escoamento seja baixa, então os efeitos de compressibilidade do ar são praticamente desprezíveis. Neste caso, se a aeronave estiver voando com velocidade constante, não houver descolamento da camada limite e não houver rajadas ou qualquer outro tipo de perturbação no escoamento, então o escoamento será em Regime permanente, ou seja, ele não muda no tempo. Note que ele pode mudar no espaço, o que realmente acontece, pois em cada parte da asa teremos uma velocidade diferente. A principal ideia aqui é pensar que tubos de Pitot espalhados pela asa poderiam medir, cada um deles, valores diferentes de velocidade, mas uma vez que você escolhe um desses tubos de Pitot, então veria que a velocidade nele é sempre a mesma. Para o outro caso, de fluido incompressível e em regime transiente, podemos pensar em um sistema de transmissão que usa óleo entre dois discos. O óleo pode ser pensado como um fluido praticamente incompressível. A princípio os discos estão parados, mas conforme um deles gira, a diferença de velocidade entre as superfícies dos discos criará uma tensão de cisalhamento distribuída nos discos de forma que o outro disco também passará a acelerar. Até que o sistema atinja um regime permanente, ou seja, enquanto ainda ocorrer variação na velocidade dos discos, ainda haverá variação no campo de velocidade e o que nós teremos será um escoamento incompressível e transiente. Um exemplo mais simples, talvez, é pensar no escoamento de água dentro de uma seringa. Ao empurrar o embolo surgirá um escoamento dentro da seringa direcionando o fluido pelo fino orifício de saída. Podemos pensar que também é um escoamento incompressível e transiente, pois o escoamento será diferente ao longo do tempo. Consegui esclarecer? Bons estudos!
@lavinecerqueira2287
@lavinecerqueira2287 11 ай бұрын
que software é esse que vc esta usando ?
@CesarFreire
@CesarFreire 11 ай бұрын
Olá Lavine Cerqueira! Muito obrigado por sua pergunta! Eu não usei nenhum programa específico de mecanismos. Para gerar esse vídeo eu programei as equações que regem a dinâmica do mecanismo no MatLab. Aqui no canal temos um vídeo sobre o Mecanismo de 4 barras que te fornece toda a formulação necessária para você também possa implementar o seu "simulador". Você pode implementar as equações no Excel ou ainda em qualquer outro programa/linguagem que você tenha domínio! Bons estudos!
@lavinecerqueira2287
@lavinecerqueira2287 11 ай бұрын
@@CesarFreire Obrigada. Sua aula esta riquíssima, e achei bem interessante a simulação apresentada, bem diferente do que vejo por aqui , obrigada
@misaelcapistrano8340
@misaelcapistrano8340 11 ай бұрын
Tem a parte 02 desta aula ?
@CesarFreire
@CesarFreire 11 ай бұрын
Olá misaelcapistrano! Na época em que gravei estas aulas eu fiquei sem tempo e não consegui gravar a continuação da aula neste formato. Na época eu acabei apresentando o conteúdo aos meus alunos em uma apresentação síncrona, que não posso divulgar porque aparecem esses alunos. No momento eu ainda não consegui parar para gravar mais aulas deste curso, mas pretendo em breve retomar as gravações e completar o material!
@renansouza7372
@renansouza7372 11 ай бұрын
ótima aula. Me ajudou bastante!
@CesarFreire
@CesarFreire 11 ай бұрын
Olá Renan Souza! Muito obrigado por seu comentário! Fico muito contente que tenha gostado da aula! Bons estudos!
@rodrigosampaio1155
@rodrigosampaio1155 11 ай бұрын
muito boa a explicação. estou preparando um treinamento de cromatografia e essa aula me ajudou muito obrigado.
@CesarFreire
@CesarFreire 11 ай бұрын
Olá Rodrigo Sampaio! Muito obrigado por sua mensagem! Eu fico muito contente que a aula tenha te ajudado! Meu pai era químico e trabalhava com Cromatografia. Me lembro dele sempre falando dessa técnica! Que bacana! Desejo muito sucesso no seu treinamento!
@goodia5612
@goodia5612 Жыл бұрын
olá professor, uma vez que eu consegui entrar pelo sisu (nota do enem) não precisarei de outra prova para a entrada em Eng. Aeroespacial, certo?
@CesarFreire
@CesarFreire 11 ай бұрын
Olá @goodia5612! Obrigado por sua pergunta e pela oportunidade de esclarecer a questão. Após entrar na UFABC por um dos nossos cursos de entrada (são 4 no total, sendo o Bacharelado em Ciências e Tecnologia BC&T um deles, você não fará uma outra prova para ser aluno da Engenharia Aeroespacial. Após concluir o BC&T os alunos que tem interesse em seguir para a Engenharia Aeroespacial participam de um edital interno da Universidade, afinal o curso possui número limitado de vagas. Nesse edital os alunos escolhem quais cursos querem continuar estudando (você pode fazer mais do que um!) e, dependendo da sua média ao longo do BC&T, você consegue vaga no curso. Mesmo que um aluno não consiga vaga quando tenta esse edital interno, ele ainda pode continuar fazendo as disciplinas do curso e tentar novamente em outros editais. A grande vantagem de "ser aluno do curso" é ter acesso facilitado às disciplinas obrigatórias do curso, mas aqui na UFABC todos os alunos têm acesso a todas as disciplinas, de forma que não é obrigatório, apenas facilita muito para conseguir vaga nas disciplinas. Moral da história, uma vez dentro da UFABC você não precisa prestar "nova prova", mas é importante ter bom desempenho acadêmico ao longo do curso para ter acesso facilitado aos cursos que tem interesse. Consegui te esclarecer?
@goodia5612
@goodia5612 11 ай бұрын
@CesarFreire entendi sim, muito obrigada
@maxpaulodossantos
@maxpaulodossantos Жыл бұрын
Suas aulas são feras, mestre, mas o senhor perde muito tempo revisando. Se o cara quiser revisar, basta ele retornar em vídeos passados.
@CesarFreire
@CesarFreire 11 ай бұрын
Olá MaxPauloDosSantos! Muito obrigado por seu comentário e sugestão! Acredito que o hábito de revisar esteja ainda muito associado à experiência de sala de aula, quando é preciso conduzir a ideia com toda a turma para apresentar um novo conceito. Concordo contigo que aqui no youtube este material pode ser mais direto, dado que os demais conteúdos estão disponíveis. Pretendo em breve retomar a gravação de mais aulas e exercícios e com certeza terei essa sugestão em mente!
@kikokinho1621
@kikokinho1621 Жыл бұрын
só temos até o módulo 5?
@CesarFreire
@CesarFreire Жыл бұрын
Olá Kikokinho Sim, por enquanto sim. Na época que gravei estes vídeos tive que contiuar o curso de forma síncrona com a turma e não posso disponibilizar o conteúdo por conta da imagem dos alunos. Pretendo em um futuro não muito distante terminar de gravar as aulas neste formato só para deixá-las disponíveis no youtube mesmo. Bons estudos!
@cientista3820
@cientista3820 Жыл бұрын
Professor, quando vc fala GRADIENTE DE VELOCIDADE SIGNIFICA UMA DIFERENÇA DE VELOCIDADE?
@cesar_freire
@cesar_freire Жыл бұрын
Olá @cientista3820! Excelente pergunta! E obrigado pela oportunidade de esclarecer! Quando eu falo gradiente de velocidade eu me refiro a uma diferença de velocidade dividida pela distância na qual ela ocorreu. Se chamarmos o campo de velocidade na direção x de u, por exemplo, e considerarmos o gradiente de velocidade em relação a uma direção y, perpendicular a x, teremos que o gradiente de velocidade de u em y será a derivada parcial de u em relação a y. Chamando "del" de derivada parcial, teríamos por exemplo que o gradiente de velocidades ser "del" u/"del" y. Considerando que u varie linearmente, para simplificar nossa explicação, o gradiente de velocidades de u em y seria a variação de u (diferença de velocidades) dividida pela diferença de y, ou seja, delta u dividida por delta y. Veja, portanto, que uma mesma diferença de velocidades entre duas superfícies pode estar associada a valores completamente distintos de gradiente de velocidade, caso a distância entre essas superfícies seja diferente. No caso da viscosidade, por exemplo, o que importa mesmo é o gradiente de velocidade. Consegui esclarecer sua dúvida?
@celiacardoso2550
@celiacardoso2550 6 ай бұрын
Sim, existe uma diferença de velocidade no fluido em relação as duas extremidades (a de cima e a de baixo), essa diferença de velocidade se dá por que a placa debaixo está fixa e a placa de cima está se movendo por causa da força que está sendo imprimida na placa de cima. A velocidade das moléculas do fluido em contato com a placa debaixo (que está fixa) é zero, agora, a velocidade das moléculas do fluido em contato com a placa de cima (a placa que está sendo imprimida a força) a velocidade das moléculas do fluido é a mesma da placa em movimento que recebe a força. Entendeu???
@felipecarvalho1078
@felipecarvalho1078 Жыл бұрын
Muito obrigado, ajudou demais
@cesar_freire
@cesar_freire Жыл бұрын
Olá @felipecarvalho1078 Agradeço por seu comentário! Fico muito contente que a aula tenha te ajudado. Bons estudos!
@funkysagancat3295
@funkysagancat3295 Жыл бұрын
nos outros exercícios a gente não incluiu Phid dentro de P?