No video

Flatpaks ocupam TANTO ESPAÇO assim? 🤔 - Linux

  Рет қаралды 28,084

Diolinux

Diolinux

4 жыл бұрын

Muito se fala hoje sobre pacotes Flatpak, Snaps e AppImages, tanto de forma positiva, quanto negativa. O mundo Linux é cheio de possibilidade e hoje vamos dar uma olhada em um comparativo de tamanho de espaço em disco entre uma série de aplicativos instalados no Pop!_OS (Ubuntu) via Flatpak, versus a mesma série de Apps instalada via .deb.
🔥𝗢𝗳𝗲𝗿𝘁𝗮𝘀 𝗛𝗼𝘀𝘁𝗴𝗮𝘁𝗼𝗿: bit.ly/3cGq2Sh
⭐ Nos siga em todas as plataformas: linktr.ee/Diolinux
👑 𝗦𝗲𝗷𝗮 𝗠𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼: kzfaq.infojoin
🤔 Qual a vantagem de ser Membro do canal? play.diolinux.com.br/vip/
💜 Entre no nosso Discord: play.diolinux.com.br/discord
📬 Contato comercial: blogdiolinux@gmail.com
📎 𝗙𝗼𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝗟𝗶𝗻𝗸𝘀:
- Flatpak em qualquer distro: diolinux.com.br/2020/05/como-...
#Flatpak #Ubuntu #Linux

Пікірлер: 337
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Oi pessoal, um esclarecimento extra, muita gente te se apegado a um detalhe de forma equivocada na minha opinião, no vídeo à partir de 10:36 mais ou menos, eu falo que a instalação com flatpak tem uma diferença de 3% em relação a instalação via deb (de uso de disco). Observe o contexto em que é apresentado, são dois monitores do sistema mostrando o percentual utilizado de um disco de 120GB, eu me referia à instalação flatpak usar 3% a mais de disco que a em .deb nesse caso, se o disco fosse de 500 GB a diferença seria diferente, de 1TB seria diferente. Eu jamais disse algo como "em geral os pacotes flatpak são apenas 3% maiores do que os .deb", isso seria, não só uma informação errada, como altamente impreciso e injusto, afinal, os pacotes não estão nem nas mesmas versões e são pacotes flatpak selecionados específicos, e não uma média de todos os flatpaks que existem comparados com as suas contrapartes em .deb. Sinceramente não pensei que tivesse ficado tão "não claro" assim, mas com isso espero esclarecer. E o que realmente importa em termos práticos é o quanto esse tamanho de diferença, cerca de 3GB, influencia na sua vida. Eu me arrisco a dizer que nada mudaria, especialmente em tempos onde armazenamento é relativamente barato, porém, se por algum motivo faz, e você não pode se ver perdendo este espaço, o melhor conselho é usar os pacotes em outro formato, não existe motivo para complicação. Aproveitando, muitos de vocês pediram um comparativo similar usando SNAPs, eu acho a ideia ótima, mas para não fazer um outro vídeo 'igual', vou criar esse material no blog Diolinux, então fiquem ligados lá no site: www.diolinux.com.br Valeu gente, abraços! :)
@c.r.y.o.g.e.n
@c.r.y.o.g.e.n 4 жыл бұрын
Estou começando agora no mundo Linux, então ainda nem sei o que prefiro, rsrsrs, mas entendi perfeitamente o que você quis dizer, o único problema a meu ver (mas que nem me importo com isso) é que você deveria ter dito que a diferença é de apenas 3 'pontos percentuais' e não de 3%, pois em porcentagem a diferença é de 26% maior (falando do disco todo). Faça na calculadora, pegue 8,8 GB e adicione 26%, vai dar os 11,09 GB, ou então (11,9 - 8,8) / 11,9 * 100 = 26%.
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
​@@c.r.y.o.g.e.n Oi Marcio, sim, faz sentido. Mas a conta também não estaria completamente correta, porque estaríamos desconsiderando que a instalação da direita não é toda flatpak, na verdade. É o tipo de coisa que eu poderia ter comunicado de forma mais apurada talvez, admito, mas que quem quis entender diferente, fez um grande esforço para desvirtuar o que claramente estava na tela, uma simples comparação de uso de disco um SSD virtual de 120GB, onde instalar os mesmos softwares .deb resultou em 7% de uso de disco pelo sistema, enquanto a instalação dos mesmos softwares, no mesmo sistema, resultou em 10% de disco utilizado. Obrigado pela sua colocação, ajudou a elucidar ainda mais o caso. Grande abraço! :)
@lucasb0rges
@lucasb0rges 4 жыл бұрын
Compreendo perfeitamente, mas discordo da parte do "em tempos onde armazenamento é relativamente barato", porque isso não é realidade aqui no Brasil, ao menos, não para SSDs de alto armazenamento. Com o valor de um SSD de 240 GB eu compro um HD de 1 TB. Ou seja, mesmo que não vá ter lá a melhor performance, ainda assim tenho espaço. Agora com um SSD de 240, 120 ou até menor ficaria limitado. E num futuro teórico, onde tudo será Flatpak, Snap e Appimage, 3 GB a menos faz sim diferença. Só vejo SSDs sendo baratos pra quem ganha em dólar, euro e mora no exterior. O preço vem diminuindo, mas um SSD de 1 TB ou melhor, 2 TB ainda é caro pra caramba. Agora na parte que você diz "se por algum motivo faz, e você não pode se ver perdendo este espaço, o melhor conselho é usar os pacotes em outro formato". Isso pode até funcionar por um tempo, mas se realmente esses formatos se tornarem o padrão, aí as exigências vão aumentar, igual cada versão do Windows que pede mais e mais. Sempre gostei do Linux pela leveza, alta customização, privacidade, maior coerência na aparência, alto desempenho e liberdade, aí começam a fazer tudo pra ir no caminho oposto disso? Querem forçar Gnome goela abaixo como DE padrão do Linux, que de leveza não tem nada, aí querem acabar com a customização e manter as pessoas num cercadinho limitado, também Gnome e distros como elementaryOS, Pop!_OS, aí tiram a privacidade dos usuários e começam a meter tudo que é opção proprietária no lugar das livres, só pra mostrar desesperadamente pros usuários de Windows que tais opções existem e também forçam snaps, aí já não bastava a coerência ser ok se usássemos apenas programas GTK ou Qt, aí vem o snap e quebra ainda mais a coerência do tema, então você compra um SSD de 120 GB pra ter um bom desempenho bacana e metem snap e flatpaks que demoram pra abrir (isso quando abrem), não se integram, quebram plugins, usam mais espaço em disco que o habitual, ou seja, ferra com o desempenho do seu SSD... E quem usa HD sofre ainda mais! E acabam com a liberdade do usuário de poder escolher dizendo que o usuário deve usar a distro X (exemplo Ubuntu) porque assim acabará com a fragmentação e tentam esconder a existência de outras, tipo aquela fala sarcástica do Popey. Não me agrada em nada o caminho que o Linux está tomando. Tudo o que me fez optar por ele, agora está me fazendo optar por largá-lo...
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
@@lucasb0rges Eu entendo que isso pode, eventualmente, se tornar um problema. Mas ainda assim, dentro de todas as peças do seu computador, provavelmente o armazenamento é o mais barato. E eu concordo que SSDs de grandes capacidades são pouco acessíveis pra gente, eles são pouco acessíveis para muita gente de fora do país. O problema de preço e acessibilidade é um problema estrutural do nosso país nesse caso, não podemos esperar que o melhor seja feito para que grande parte do mundo usufrua só porque nós não conseguimos usar a tecnologia como ela deveria ser. É como esperar que não sejam feitos games por streaming só porque aqui não Brasil não tem estrutura para isso. No meio deste cenário, se realmente for catastrófico nesse nível, existirão distros que irão se destacar por não utilizarem tais soluções, sem dúvida nenhuma, e vão agradar e atrair parte desse público. Observando o contexto geral, usuários Linux são muito mais preciosistas no quesito otimização, você não vê (geralmente) usuários "comuns" reclamando que o Windows gasta muita RAM, ou ocupa muito espaço, ou que o macOS já inicia com 4GB de RAM e você não pode trocar as memórias, consumidor somente consome, e precisa de um aparato tecnológico que permita que isso aconteça de forma segura, e acho que é justamente ali que esses formatos ganham mercado e fazem mais sentido. A minha experiência com flatpaks e snaps tem sido bem positiva de forma geral, inclusive, não fosse o OBS Studio em Flatpak, por um tempo, eu não conseguia usar o NVENC no Ubuntu sem precisar compilar, gastar alguns MB a mais de armazenamento foi uma troca muito de boas nesse caso, poderia levar até mais, achei ele tão estável que uso até hoje inclusive, mesmo agora o NVENC já sendo mais acessível. Mas não duvido que possas tenham problemas com isso. Tenho um laptop com um SSD de 240GB particionado em dois, com Ubuntu e Windows 10, o Ubuntu está cheio de Snaps em uma partição de apenas 60GB e funciona muito bem, não é como se eu precisasse de mais espaço e não tivesse, então depende muito do seu workflow. Nesse computador eu não jogo, por exemplo, games hoje em dia ocupam muito espaço na máquina. No meu PC, onde tenho jogos instalados, a minha unidade de 1TB tem cerca de 240GB de games, 120GB de Máquinas virtuais e 140GB de arquivos do Resolve, enquanto todos os meus flatpaks ocupam 5.5GB. E Snaps (tenho 9) ocupam nem 1GB todos juntos. Cada caso é diferente, e esse é o futuro das distros porque é melhor para a maioria aparentemente, assim como o Wayland parece ser o futuro também, assim como atualizações atômicas. No meio do caminho sempre tem quem discorde, mas isso não impede o progresso, é como as pessoas que não gostam do systemd ou que não gostaram do GNOME 3, etc.
@PabloMorlock
@PabloMorlock 4 жыл бұрын
@@c.r.y.o.g.e.n Na verdade acho que a conta correta seria (11,9-8,8)/8,8*100 = 35,23%. Você teriad e acrescentar 35% a mais no 8.8 para chegar ao valor dos 11.9: 8.8 * 1.3523 = 11.9. Entendo que estamos avaliando apenas a diferença de armazenamento entre as duas instalações que se daria justamente pela origem dos pacotes. A base do sistema que ocupa a maior parte do espaço é exatamente a mesma entre as duas janelas, mas não foi ressaltado de quanto seria. Ainda assim o que realmente importa acho que seria a diferença conforme ressaltado, achei uma diferença considerável, considerando 35% a mais .
@herostico6666
@herostico6666 4 жыл бұрын
Só de ver essas duas máquinas virtuais abertas simultâneamente fez meu computador travar. kkkk ;-;
@cleitonbass7039
@cleitonbass7039 4 жыл бұрын
e gravando a tela ainda kkkkkkkkk
@asyncchar2920
@asyncchar2920 3 жыл бұрын
@@cleitonbass7039 e analisando o espaço em discos virtuais simultaneamente
@asyncchar2920
@asyncchar2920 3 жыл бұрын
@How Strange Penteste queria ter uma carroça dessa, meu velotró é um j1800
@coelhomanco5990
@coelhomanco5990 Жыл бұрын
Hahaha!
@fernandobernardo6324
@fernandobernardo6324 4 жыл бұрын
Os números são assim, pode dizer que são 3% no disco e se o disco fosse maior até podia ser 1% mas a verdade é que a instalação é 35% maior no flatpack que no DEB e isso é uma afirmação bem mais correcta do que se basear num tamanho aleatório do disco que você criou. Mesmo 35% não é muito mas não são 3%.
@mrkalvinbs1424
@mrkalvinbs1424 4 жыл бұрын
Concordo, o Dio se equivocou nessa analise. o certo é comparar a porcentagem de espaço usado. 1/3 maior, pra mim é algo bastante considerável.
@jaosystem999
@jaosystem999 4 жыл бұрын
@@evertonsap de onde vc tirou isso?
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
@@evertonsap gostaria de conversar com vc pessoalmente, se tiver um tempo, manda um e-mail para falarmos. Eu tenho a impressão de que vc tem uma visão completamente deturbada sobre a minha pessoa, basendo-me nos comentários que você costuma fazer aqui no canal. Se tiver interesse em esclarecer as coisas, estamos aí.
@homemsemqualidades8750
@homemsemqualidades8750 4 жыл бұрын
É bem mais; mas 35% de pouco continua sendo pouco. Claro que é relativo isso do que cada um considera pouco, mais eu considero pouco o espaço ocupado pelos aplicativos no Linux. Se você afirma que uma formiga esta 35% maior, comparada a um elefante, ela continua sendo pequena.
@homemsemqualidades8750
@homemsemqualidades8750 4 жыл бұрын
Tudo tem seu ônus e seu bônus. O dio não disse que o flatpack é perfeito como um cara aí disse que ele disse. Mas dizer 3% do disco faz sentido para maioria dos discos que hoje são utilizados na maioria das máquinas. Hoje em dia é difícil alguém ter um HD de menos de 120 gigas. E se alguém for comparar com o espaço que ocupa no HD uma instalação do Windows com mais alguns programas instalados, aí vemos que a diferença é muito maior. Eu tenho o windows 10 em uma máquina que esta ocupando 45 gigas. E olha que eu não instalei um monte de coisa do meu uso cotidiano que já tenho no Linux.
@JosuJoshua
@JosuJoshua 4 жыл бұрын
Atualmente, tenho usado meus aplicativos em flatpak, e não me importo com o quanto de espaço eles ocupam. Eles simpesmente funcionam para mim, independente da distro que eu esteja. Minha adoção aos flatpaks começou quando estava usando Archlinux, pois algumas atualizações quebravam meus apps, ou simplesmente não funcionavam, pois o aplicativo dependia de uma versão de uma lib que não estava em nenhum dos repos, e aí o pacman não prosseguia. Então comecei a usar flatpaks, onde eu separava os apps e o sistema "base", e tudo resolvido. Hoje estou usando o Fedora Silverblue, o que tem sido (para mim) a melhor experiência em desktop que já tive com linux. Gosto da ideia de separar as coisas, onde sistema e aplicativos não são tratados como um todo, do jeito que o Silverblue funciona. Isso me agrada. E a forma principal de instalar apps no Silverblue é via Flatpak. Eu já sabia por experiência que flatpaks usam mais espaço em disco que os aplicativos empacotados de forma tradicional, e não me incomodo com isso. Porém, depois que assisti o vídeo e vi os comentários, fiquei curioso por saber o porquê de ser assim, além das informações superficiais que eu tinha. Não gosto de julgar uma tecnologia somente porque todo mundo não gosta ou fala isso e aquilo. Prefiro ir na fonte buscar as respostas. Então fui na DOCUMENTAÇÃO OFICIAL e, depois de ler a parte de como as coisas funcionam "por baixo dos panos", fiquei mais confiante ainda em usar flatpaks como minha opção primária de instalar aplicativos. Para mim, vale a pena "sacrificar" espaço em disco e utilizar esta tecnologia fantástica. Essa é minha opinião e EXPERIÊNCIA PESSOAL, sem bases em fanatismos ou extremismos. Que cada um também faça o seu "dever de casa" buscando conhecer a tecnologia lendo a DOCUMENTAÇÃO OFICIAL e EXPERIMENTANDO para saber se atende ou não às suas necessidades. Não se precipite em julgar uma tecnologia sem conhecer o porquê dela existir. Se ela não server para você, não significa que não sirva para outro. Eu sou prova disso. Quero mais uma vez agradecer à equipe Diolinux pelo fantástico trabalho de transmitir conhecimento relevante e útil (e não somente a informação). Fica firme Dio, e que Deus te abençoe com paz e prosperidade!
@DielsonSales
@DielsonSales 27 күн бұрын
Interessante notar que essa separação entre as libs do sistema e das aplicações instaladas pelo gerenciador de pacotes é algo que existe por padrão em outros derivados do Unix, como os BSDs e o macOS. Ex: o gerenciador de pacotes do FreeBSD não mexe no core sistema (que inclusive já vem com várias aplicações de linha de comando). O sistema é testado e desenvolvido como um “todo” e sempre é possível desinstalar tudo e voltar para o sistema original.
@PoliticamenteIncorreto1
@PoliticamenteIncorreto1 4 жыл бұрын
Snaps, Flatpacks e appimages são para quando não se tem o pacote nativo, eles não são ruim, pois facilitam a portabilidade, mas é sempre melhor pegar a versão nativa.
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
Concordo, só em última instância. Mas não é o que o Ubuntu faz, ele força os snaps mesmo existindo versões dentro dos repositórios. Muitas vezes forçam versões não-oficiais de apps em snaps do que a versão oficial (em deb/rpm) reconhecida pelo criador do app em questão.
@lucasb0rges
@lucasb0rges 4 жыл бұрын
Do jeito que as coisas tão indo, vão querer transformar tudo em flatpak e snap e vão destruir o conceito de repositórios, tudo isso por uma dita e questionável 'modernidade'. Linux caminhando pra ser Windows. Vou aproveita e começar a estudar BSDs em geral, assim se o Linux virá o Windows, terei pra onde ir.
@dilmar_schmitter
@dilmar_schmitter 4 жыл бұрын
@@lucasb0rges acredito que Linux nunca vai ser tornar windows, pois é outra filosofia, tenho certeza que algumas distros irão continuar com a filosofia original e outras irão se "modernizar", temos que ver qual nos atende melhor em termos de benefícios e custos de consumo de hardware?
@lucasb0rges
@lucasb0rges 4 жыл бұрын
@@dilmar_schmitter Você não entendeu o que eu quis dizer quando falei "virar o Windows". Eu postei um comentário explicando isso e não quero ter que dar ctrl c ctrl v nele
@Jopekos
@Jopekos Жыл бұрын
Discordo de você pois tem alguns apps que ganham em performance nos flatpaks ou até snaps, por serem mais atualizados ou pela forma que foram feitos.
@leonardohuber
@leonardohuber 4 жыл бұрын
Beleza, a única coisa que no total do disco foi 3% a mais, porém dentro do utilizado isso representa mais de 30%
@matheuszabin
@matheuszabin 4 жыл бұрын
De qualquer forma quanto mais aplicativos você instalar, menor vai ser esse percentual, já que as runtimes já vão estar baixadas.
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
@@matheuszabin Não necessariamente, ele não baixa 100% dos runtimes. O snap ainda é bem mais problemático. Em comparação, os debs/rpms da vida se saem mil vezes melhores.
@lucasb0rges
@lucasb0rges 4 жыл бұрын
@@MarkHobbes Eu acho os appaimage bem de boa huehueheueh se comparado com o resto. Mas eles são deixados de lado
@talkysassis
@talkysassis 2 жыл бұрын
@@MarkHobbes Só que eles simplesmente param de funcionar depois de um tempo. Deb e Rpm são horríveis pra qualquer coisa que n seja FOSS
@rael_gc
@rael_gc 4 жыл бұрын
A diferença é de 30% de uso a mais de disco: 9 pra 12GB, pra uma lista de poucos programas! E a crítica, não é apenas em relação ao espaço em disco: os snaps (especialmente) demoram bem mais pra inicializar. E se antes, a gente tinha um sistema .deb, agora vc tem apps em .deb, flatpak, snap e appimage. Sem contar o absurdo de que alguns programas, como o Chromium, serem forçados apenas em snap: mesmo que você manda instalar o Chromium no Ubuntu 20.04 via apt, ele será instalado em snap. O que o pessoal tem feito é instalar o .deb do Debian ou, como o Mint fez esse final de semana: arrancou o snap da instalação.
@marciovianna2370
@marciovianna2370 4 жыл бұрын
A diferença é de 800Mb por versão de runtime. Então, para ele ter encontrado 3 Gb de diferença é porque os aplicativos que ele instalou estão usando diferentes versões de runtime. Estou usando o Fedora 32 Workstation e antes estava usando o Fedora 31 Silverblue e há aplicativos em formato flatpak que são menores do que a versão em formato rpm (quando adicionadas as dependências).
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
Ainda assim, em média são maiores que pacotes debs. E muita gente que critica os snaps, flatpaks (eu inclusive), não criticamos apenas pelo tamanho ou "demora de inicializar" (snap tem melhorado isso), mas sim há outros problemas.
@joaopauloalbq
@joaopauloalbq 4 жыл бұрын
@@marciovianna2370Snap e Fatpak é exatamente sobre usar diferentes versões de aplicativos e dependências. Acho difícil da essa sorte aí...
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Eu acho importante que vocês teçam críticas, especialmente se essa críticas virarem issues no Gitlab como sugestões reais de contribuição e mudança. Esses formatos, de forma geral, são melhores para quem faz as coisas (aquela galera que a gente geralmente não paga pelo serviço), então é melhor focar energia em ajudar a melhorar os pontos fracos, do que simplesmente dizer que é ruim e encerrar por aí mesmo, como muitos fazem.
@rael_gc
@rael_gc 4 жыл бұрын
@@Diolinux Deixando claro o que acho sobre estes formatos "containerizados" (existe isso em português?): eu acho sim, válida a idéia, pois no passado eu sofri exatamente com isso. Explicando: quando o Slack ainda não tinha uma versão pra Ubuntu, eu criei um client simples (chamado ScudCloud), que sofreu por conta do webkit desatualizado. Na época, eu vi que eu poderia ter usado a base do KDE no FlatPak pra resolver isso, mas aí saiu uma versão oficial do Slack e eu desencanei. Mas existe uma diferença entre existir 1 formato e desenvolvedores third party usarem ele e a situação atual, que é existirem 2 formatos (sem contar o appImage), e a Canonical estar forçando o uso de snaps escondidos quando alguém pede pra instalar o Chromium via apt.
@Lucas-dw3tb
@Lucas-dw3tb 4 жыл бұрын
Conheci o canal hoje e porra, era tudo que eu precisava, um canal bom sobre linux e esse meio
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Valeu Lucas, seja bem-vindo! :)
@1victorff
@1victorff 4 жыл бұрын
Olha blog rapaz. Se você ficou impressionado com o canal o blog então... É o verdadeiro canivete suíço do linux no Brasil. Tem tudo que vc precisa pra viver no pinguim.
@gomesbruno201
@gomesbruno201 4 жыл бұрын
eu troquei boa parte dos meus snaps pro flatpak. cerca de 15 programas. no final, o uso de memória acabou aumentando. a ideia era justamente o contrário, já que eu tinha um espaço de armazenamento bem limitado. em relação ao tempo de abertura de arquivo, a diferença foi tão pequena que não chegou a valer a pena.
@jorgemtds
@jorgemtds 4 жыл бұрын
Segundo os meus cálculos a diferença de espaço ocupado é de aproximadamente 35%. Não 3%.
@marllonbruno608
@marllonbruno608 4 жыл бұрын
*Ele citou a diferença de uso de disco.*
@mrkalvinbs1424
@mrkalvinbs1424 4 жыл бұрын
@@marllonbruno608 A analise do Dio foi um pouco tendenciosa. 3GB em um HD de 2T realmente faz pouca diferença, mas o correto é analisar o quanto cada sistema de empacotamento usou de espaço. e aí sim realmente o flatpak ocupou 1/3 mais espaço que os .deb .
@alexandrekarvalhooficial944
@alexandrekarvalhooficial944 4 жыл бұрын
@@mrkalvinbs1424 na minha opinião e ignorância, peguem o deb e todas as suas dependências que vem uma banda do sistema junto, já os flatpaks e snaps e appimage está tudo no mesmo pacote, não e isso?
@mrkalvinbs1424
@mrkalvinbs1424 4 жыл бұрын
​@@alexandrekarvalhooficial944 Sim esses 7 a 8 GB já estão levando em conta o bando de dependências que o .deb puxam. E mesmo assim os .deb conseguem ocupar 1/3 menos espaço que os flatpak.
@mrkalvinbs1424
@mrkalvinbs1424 4 жыл бұрын
Pois é o Dio errou ou por vacilo mesmo ou por má vontade. O certo seria tirar esse vídeo do ar e refaze-lo corrigindo. Esse vídeo é a típica fake news. Pega um número q realmente é real [o tal 3%], mas fora de contexto. E usa ele de forma forçada para balizar um ponto de vista. O cálculo certo é pegar o tamanho ocupado pelo deb menos o tamanho do sistema inicial, vai dar um valor X. Pegar o valor flatpak menos o valor inicial, vai dar um valor Y. Depois ver quantos porcento Y é maior q X. Provavelmente esse valor será algo em torno de 50% maior o tamanho ocupado pelo flatpak bem relação ao .deb
@costa.carlos.eduardo
@costa.carlos.eduardo 4 жыл бұрын
Exatamente isso. Me mostre uma quantidade exata pra ser baixada que eu decido se vou instalar. Um mesmo programa com diferença de download como: 700 Mb e 70 Mb, não tenho dúvidas qual baixar, por mais benéfico que seja o flatpak. Veja, se o caso que citei fosse 70 Mb para o flatpak, eu baixaria o flatpak! 700 Mb é um filme!
@leisen01
@leisen01 4 жыл бұрын
Concordo. Outra coisa a interface esconde também a quantidade exata para instalação de um pacote deb, o que não ocorre na linha de comando. Essa crítica seria mais direcionada a interface do que propriamente ao flatpaks ou snaps.
@starbdecember
@starbdecember 4 жыл бұрын
Tu falando de SSD, e eu aqui com um HD de 120GB 😂
@felipesales7457
@felipesales7457 3 жыл бұрын
Aí é triste uashshasuh
@osz.winkelmann
@osz.winkelmann 4 жыл бұрын
Em alguns casos como o do MAC o ‘software’ é criado pensando no "hardware" (ou vice-versa) daí vĉ ter que por a mão no bolso para ter uma máquina que rode os programas mais recentes. Me parece que o Linux é pensado a partir de máquinas mais simples, de baixo custo. Tem versões de programas da Adobe que não rodam mais em máquinas antigas. Meu tablet é velho e já não consigo atualizar o SO da Apple há uns quatro anos. Tive problemas com os Flatpacks em relação, p.ex., com o GIMP não abrindo o Sane internamente na aba de "Criar" novo documento. Posso abrir o Sane separado ou, o que prefiro, usar o .deb que abre direto.
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
Snaps e flatpaks comumente tem problemas com plugins e outras configurações do GIMP, isso é bem normal. Mas claro, essas coisas ninguém te fala antes de oferecer a você a instalar a versão flatpak ou snap do app X ou Y.
@joaopauloalbq
@joaopauloalbq 4 жыл бұрын
No Mac "o software é feito pro hardware" e mesmo assim perde pro Linux nós Benchmark :v
@RogerioDuarte
@RogerioDuarte 4 жыл бұрын
Se quer otimizar os programas ao hardware use o Gentoo.
@gabrielcouto4356
@gabrielcouto4356 4 жыл бұрын
vídeo top em dio, seria legal também se você fizesse um snap vs. deb
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Dá pra fazer sim :)
@wvagner284
@wvagner284 4 жыл бұрын
Na verdade, vejo muito mais discussões e críticas aos simpatizantes de formatos entre si do que entre os usuários dos diferentes sistemas operacionais. As críticas aos snaps e appimages, em particular, são bem ácidas, por vezes. Penso que todos os formatos têm seu valor, conforme o perfil e preferência do usuário. O mesmo usuário pode, inclusive, usar diferentes aplicações em diferentes formatos, e não há mal nisso. A beligerância não presta serviço à ampliação do Linux, seja ela em favor de qualquer simpatia.
@rafaelschueng
@rafaelschueng 4 жыл бұрын
O problema do Snap, Flatpack e etc... é que você nunca vai conseguir fazer o que Gentoo, Debian e etc... Fazem. A maioria das distros Linux são construídas em volta do Package Manager. O Gentoo usa essa ideia a anos e dá certo porque você realmente quer um sistema de acordo com as suas necessidades e não um sistema cheio de bloatware. Não tem como instalar ou compilar um pacote Snap se o seu sistema não estiver instalado por completo e o serviço estar funcionando... Isso ferra um pouco a ideia do Flatpack, Snap e AppImage como package manager.
@marciovianna2370
@marciovianna2370 4 жыл бұрын
@@rafaelschueng antes do gerenciador de pacotes vem o compilador. Com base nisso, o Flatpak é construído pelo mesmo compilador que criou o Kernel e o sistema base. Então, estruturalmente OStree e Flatpak é tão Gentoo quanto o Gentoo. A diferença é estrutural: o sistema é um container e os aplicativos também. Futuramente, basicamente o sistemas Red Hat serão kernel + systemD. Se for uma Workstation ele instala o front-end padrão o Gnome-Shell. Testa aí o Fedora CoreOS e dá pra ter noção do caminho projetado para os sistemas baseados em imagem Fedora Silverblue e Endless. Abraço
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
Não vejo tantas críticas assim em relação ao AppImage. Mas snap e flatpak sim. Sendo o snap bem mais criticado, por motivos um tanto quanto óbvios...
@dilmar_schmitter
@dilmar_schmitter 4 жыл бұрын
@@rafaelschueng vc tem razão quanto aos bloatware, que deixam o sistema lento, principalmente em smartphones além de deixar o SO vulnerável a ciber ataques.
@decobizzi
@decobizzi 4 жыл бұрын
Olá! Quais as diferenças, vantagens e desvantagens entre apt, .deb e Flatpack? Vimos no vídeo que Flatpack possui um pouco mais de espaço utilizado em disco (irrelevante). Utilizo o Mint + Cinnamon e instalei tudo via apt e o Chrome via .deb (este também atualiza com o "atualizador" do próprio Mint). Existe alguma diferença em relação a desempenho ou uso de memória? Quaisquer outras informações que estão fora do vídeo seriam super bem vindas. Obrigado!
@esseindividuo
@esseindividuo 4 жыл бұрын
eu resolvi instalar o telegram através do instalador baixado no site deles ao invés de usar repositório, foi a instalação mais fácil que já fiz, nem sei o que eles usam (foi só baixar o arquivo compactado, descompactar, clicar 2x em um dos 2 arquivos que tem dentro e já abre o programa, não tem nem botão next para clicar)
@FrankAlves14
@FrankAlves14 4 жыл бұрын
Deveria ser padrão Linux para todas as aplicações 🤔 kk
@FrankAlves14
@FrankAlves14 4 жыл бұрын
@imagem turbo nesse caso é o Telegram mesmo. Só conheço ele que tem essa forma de instalar programas no Linux 🤔
@esseindividuo
@esseindividuo 4 жыл бұрын
@imagem turbo acho que é o macOs que tem esse esquema de instalação, é melhor do que o do windows, no windows sempre tem aquele contrato enorme que tem que ler, demora muito :~
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
Aqui quando tentei usar deu problema na hora com acentuação de caracteres. Por essas e outras que prefiro o que está no repositório.
@ivanildopereira2891
@ivanildopereira2891 4 жыл бұрын
O meu é o Silverblue e justamente em um SSD de 120Gb, excelente vídeo
@bionichawk
@bionichawk 4 жыл бұрын
Imagemagick é dependência do Inkscape.
@jorgemtds
@jorgemtds 4 жыл бұрын
Por isso eu também recebo sempre o ImageMagick então.
@stapait
@stapait 4 жыл бұрын
Bom vídeo, acho que muita gente tem essa dúvida do tamanho que realmente vai ocupar, mas como vc disse era só eles calcularem o tamanho com base nas dependências ja existentes que essa dúvida iria terminar ao invés de mostrar sempre o tamanho full.
@Verssales
@Verssales 4 жыл бұрын
Uso Flatpaks a quase 1 ano e adoro eles, principalmente pq uso um NVMe de 120gb pro sistema e 1tb de hd pra home, e ao mesmo tempo que o sistema fica rápido não encho ele com aplicativos de terceiros, sem falar que até agora nao teve uma distribuição que eu testei que não suportasse os flatpaks, algo que ele mencionou que é EXTREMAMENTE importante é deixar favorecer os desenvolvedores para que eles desenvolvam o aplicativo em si e não percam tempo buscando como empacotar o mesmo para 50 distribuições diferentes, para que eles se sintam atraídos a portar apps para o mundo Linux, vendo isso empresas como a Adobe podem até, muito difícil, mas podem pensar em portar os seus produtos, pois utilizando os Flatpaks eles podem atingir, desde distribuições Debian até o Solus, RehHat, Arch e muitos outros que suportam os Flatpaks acredito que o tamanho de 3% 5% 10% que sejam valem a pena pelo lado de ajudar os desenvolvedores.
@marciovianna2370
@marciovianna2370 4 жыл бұрын
Instalei o Silverblue há um ano e me apaixonei pela performance e consistência do sistema. O acréscimo real é de 800Mb por runtime. Pela linha de comando jã encontrei versão rpm maior do que a flatpak quando adicionada as dependências. Performance entre rpm e flatpak é equivalente. Se há duas iniciativas positivas do ponto de vista da viabilidade de mercado foram o LVFS e o Flatpak apoiados pela Red Hat. Se a runtime passar a ter suporte anual aí o acréscimo ao sistema será de apenas 800Mb com toda a facilidade que isso representa para os criadores de conteúdo do sistema: os desenvolvedores.
@Verssales
@Verssales 4 жыл бұрын
@@marciovianna2370 então mano eu também acho um baita avanço essa "universalização" do empacotador, tentei usar o Fedora como main distro, mas infelizmente tive muitos crashs devido aos drivers proprietários na distro, mas adoro o trabalho da comunidade, quem sabe um dia eu não volte.
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
Na verdade, nem precisa ficar empacotando pra 50 diferente distros. A maioria das distros apenas usa debs/rpms (esses aí são o "padrão" pra quem busca padrão) e modificam pra rodar em suas distros. Arch fez isso e continua fazendo hoje em dia. Não é o fim do mundo. Facilitar demais pro desenvolvedor também pode acarretar em problemas a longo prazo. Preguiça nunca foi considerado algo pra se orgulhar.
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
São 2 formatos, mas são distros com libs e versionamentos diferentes. O Ubuntu tem geralmente de 4 a 6 versões ativas (LTS, Servidores, IoT), Red Hat, Cento OS, Fedora, Debian, cada qual com versões diferentes de pacotes. Imagine empacotar o Firefox por exemplo baseado nos arquivos fornecidos pela mozilla de forma tradicional, hoje significa fazer um pacote para cada uma dessas distros, ou então faz um flatpak, que rodaria em todas, ou um único snap.
@marciovianna2370
@marciovianna2370 4 жыл бұрын
@@Verssales a questão do Fedora é que você deve ter hardware de fabricantes que abraçaram o LVFS - felizmente já há uma penca lá!. Quando em seu hardware há fabricantes que ou não ingressaram no LVFS ou não disponibilizam driver open source aí aconselho a nem fazer sua instalação, pois o Fedora atualiza o kernel constantemente e quando uma dessas atualizações ocorre o sistema simplesmente quebra. Agora quando se tem hardware compatível o Fedora superou os demais desde sua versão 30 e olha que eu era usuário de Gentoo pra dizer que hoje tenho a mesma performance que tinha no Gentoo com toda a facilidade de ecossistema entregue pronto para o uso.
@GeorgeMatos
@GeorgeMatos 4 жыл бұрын
Excelente vídeo. Faz um falando sobre a polêmica sobre o Mint e o Ubuntu a respeito do Chromium sendo oferecido exclusivamente como snap no Ubuntu.
@lipe5002
@lipe5002 4 жыл бұрын
na verdade ele já falou sobre a polêmica no review do linux mint 20. E como ele disse, sim a canonical fez algumas cag****, mas nada justifica a maneira na qual eles trataram a canonical, sendo que: A- Eles poderiam simplesmente empacotar o projeto em formato .deb B- Eles utilizam os servidores da canonical para baixar boa parte dos repositórios do sistema (e para a canonical é bem mais fácil e barato criar um único formato que funcione em todas as versões ubuntu, do que ficar empacotando versão por versão).
@t4tsolutions
@t4tsolutions 2 жыл бұрын
Olá! Com o baixar dos preços nos SSD e HDD na Europa - ano passado comprei SSD 500G por 50 EUR= 311 Reais (Hoje) e este ano encontro por 39 EUR=242Reais ( gama baixa) - esse problema deixa de existir. Digamos que mesmo com um disco de 120G e com a tendência de usarmos serviços cloud acaba por ser possível a gestão de um disco pequeno - exemplo os Chromebooks. Já na questão de Desktop vamos ter pelo menos 1T nos dias de hoje e os flatpak's vam ser o padrão. Já snaps temos de esperar por melhor desempenho! Abraço.
@marcosporto4882
@marcosporto4882 4 жыл бұрын
O KeepassXC tá gigantesco em Flatpak.
@marcospaulo7602
@marcospaulo7602 4 жыл бұрын
Salve Dio!!!, mais um video ótimo para a comunidade! Eu tenho um pedido pra te fazer(caso ja n tenha feito), vc tem algum material dizendo o porque usar o terminal e porque ele é mais rapido para algumas coisas? eu como iniciante não consigo ver a vantagem de usar o terminal pra acessar alguma pasta por exemplo, no lugar de clicar com o mouse(foi um exemplo bem básico mas tenho essa dúvida de qual a vantagem).
@fabioassisjr1
@fabioassisjr1 4 жыл бұрын
Cara, eu não sou o Dio, mas já posso te adiantar que depende muito da prática que vc tem com o terminal e o que vc vai fazer. Acessar uma pasta pra abrir um arquivo talvez não tenha tanta vantagem, mas fazer algumas configurações no sistema pode sim ser mais prático. Na minha humilde experiência eu já notei que ter o terminal como um amigo é algo extremamente útil. Precisa manjar muito? Não, mas se tiver uma noção de como ele funciona, já te ajuda a resolver muitas coisas
@user-yo7hz8gw4t
@user-yo7hz8gw4t 4 жыл бұрын
Depende do que você quer fazer, mas o terminal no geral é muito mais eficiente para automatizar tarefas (scripts, por exemplo) ou realizar atividades repetitivas, e tem algumas coisas que não dá pra fazer em interface gráfica, então é útil saber um pouco como usar. Se você entender inglês, tem um vídeo mais completo sobre sua pergunta no canal do Luke Smith. Posso dar um exemplo comigo mesmo, semana passada eu precisava testar um programa que eu fiz para alterar um arquivo, mas eu precisava deletar esse arquivo depois de cada execução para poder testar do zero caso desse errado. Eu comecei criando uma cópia dele, copiando e colando no local de teste pela interface gráfica. Isso estava demorando muito, e o excesso de janelas abertas estava atrapalhando. Então eu decidi fazer a mesma atividade pelo terminal, e como era algo repetitivo eu podia fazer isso por lá quase instantaneamente usando o histórico de comandos do terminal (apertar seta para cima no teclado).
@marinhoconservador
@marinhoconservador 4 жыл бұрын
Bom seria muito bom mesmo ter só uma maneira de instalar um programa, ultimamente estou usando o appimage !
@talkysassis
@talkysassis 2 жыл бұрын
Flatpaks ocupariam menos espaço se funcionasse da seguinte forma: Você tem um set linear de runtimes (Só as oficiais, sem a do gnome, sem a do kde, só as freedesktop) que é compatível com ao menos 40 ou 50 versões pra trás. Desse jeito vc pode manter só uma runtime no sistema (e ela pode ter uns 2gb que n faz diferença) e ela roda todos os apps, até os mais antigos. Melhor ainda se isso fosse nativo. Nesse caso seria exatamente como é no android.
@marceloquerino
@marceloquerino 4 жыл бұрын
Por enquanto sem reclamações do Flatpak, mas quando disponível prefiro o .deb, por isso gostei da ideia da loja do PopOS dar opções de instalação.
@LinuxTrue
@LinuxTrue 2 жыл бұрын
Eu tmb quando disponível prefiro o .deb, não sei se é impressão minha mas... qnd instalo FLATPAK sinto meu sistema mais pesado no meu usuário.
@darthcabs
@darthcabs 4 жыл бұрын
Eu consigo enxergar valor no jeito "em pacotes" do linux ser, pacotes globais e compartilhados, como o APT, e consigo enxergar valor no modo AppImage de ser, baixa o zip inteiro e só executa, vem com todas as dependências embutidas, como é no MacOS. Agora flatpak e snap são um meio do caminho não muito inteligente na minha visão. Eles são de um modo geral mais lentos (não sei bem pq), ocupam mais espaços (compreensível), mas ainda assim compartilham bibliotecas entre si, não puxam direito o tema do DE em que rodam, vc tem que gerenciá-los usando outra ferramenta, ficam escondidos (ao usuário leigo), enfim, muitos contras e pouquíssimos prós. Ou estou completamente errado?
@softwarelivre2389
@softwarelivre2389 3 жыл бұрын
Eu discordo um pouco. O Flatpak é superior aos .deb no sentido de que você apenas realiza o download daquilo que foi alterado, funcionando como uma espécie de git de arquivos, além de realizar a desduplicação de arquivos repetidos. O peso maior acontece quando você utiliza uma runtime diferente daquela que vem com o seu sistema, pois você passa a utilizar outros arquivos e bibliotecas para rodar o programa. O Appimage em si eu não vejo grande vantagem, no entanto.
@diegoanthony1
@diegoanthony1 4 жыл бұрын
Dio gostaria que falasse sobre chipset, qual as melhores configurações para usar linux? sets mais compativeis, agradeço
@naoseidarnomes1191
@naoseidarnomes1191 4 жыл бұрын
É possível instalar arquivos do fedora(rpm) para distros baseadas no Debian?
@IsaqueRFontes
@IsaqueRFontes 4 жыл бұрын
No meu linux mint os programas em flatpak carregam bem mais rapido que os deb, embora gastem mais espaço. (sem ssd)
@soliun
@soliun 4 жыл бұрын
Fatpak, hehehe, gostei do trocadilho. Eu tinha um pé atrás com esse tipo de arquivo. Estou me acostumando a usar. Atualmente estou usando para produção o Pop OS!, estava usando o Ubuntu, mas depois de alguns testes, troquei pelo Pop. Uso tb o Windows e o Debian, mais para estudos da universidade e alguns testes. Enfim, após "migrar" para o Pop, achei por bem dar uma chance aos "fatpaks", até o momento não tenho reclamação. Principalmente no quesito espaço em disco.
@edukeila5361
@edukeila5361 4 ай бұрын
Sensacional o vídeo. Obrigado!
@Favelado_Digital
@Favelado_Digital Жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho. Ele é muito importante para nós usuários de linux.
@guilhermems
@guilhermems 4 жыл бұрын
Agora falta a comparação de Flatpaks com os Snaps.
@alexandrekarvalhooficial944
@alexandrekarvalhooficial944 4 жыл бұрын
Faz um video desse sobre Snap
@leisen01
@leisen01 4 жыл бұрын
Será que instalar o mesmo setup de programas em dois usuários o espaço seria duplicado? Se for pra mim tem que ter uma opção de instalar os pacotes a nível de sistema.
@matheusfellipe904
@matheusfellipe904 4 жыл бұрын
Dio queria agradecer o vídeo que você fez do mouse da Logitech G203, gostei muito da sua review e acabei comprando, realmente não me arrependo, o mouse é robusto confortável e muito bonito! mais uma vez, muito obrigado!
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Valeu Café, que bom que foi útil.
@H4ri30
@H4ri30 4 жыл бұрын
Muito obrigado, com ajuda do seu site sobre o kazam eu consegui baixar ele
@srpenguinbr
@srpenguinbr 2 жыл бұрын
Mas e limpando o cache do gerenciador de pacotes, como será que a diferença ficaria? Aqui no meu sistema tenho 9.1 GB de cache do pacman acumulados em uns 4 meses de uso.
@fabiojuniorxD
@fabiojuniorxD 4 жыл бұрын
Na minha opinião como DEV o que vejo como uma coisa plausível de acontecer é a ampla adoção dos snaps e flatpaks, mas acho que é uma questão de tempo parar que seja integrado um package manager como um NPM/NPX/YARN da vida pra lidar somente com as dependências dos pacotes olhando para o que já existe no sistema e lidando com as versões. Assim todos os pacotes que um usuário instalaria teria sempre as libs/runtimes etc instaladas por esse package manager na versão que é necessária e de forma a evitar incompatibilidades (além de deixar o pacote propriamente dito mais leve)
@Eyuphuro
@Eyuphuro 7 ай бұрын
apt instala pacotes recomendados por padrao, talvez até nao impacte tanto (no armazenamento) mas dá para reduzir um pouquinho o uso de espaco dos .deb se, durante a instalacao do pacote usar as opcoes --no-install-recommends --no-install-suggests, por isso mesmo que obs puchou vlc, vlc nao é uma dependencia do obs, mas um recomended. Ás vezes esses recommeded e suggested sao tantos e signifativos. É esperado que as novas tecnologias mostrem avancos e optimizacoes, e isso inclui uma optimizacao no uso do armzenamento do dispositivo, e a justificao segunda qual o dispositivos de armazenamento sao baratos simplesmente nao cola, pelo nao pra todos. Inúmeras vezes a google a cada lancamento nos joga na cara como Android optimiza o uso do espaco, como as novas .apk poderam ser menores que as antigas, isso é que o se espera. No caso do flatpak creio que há razoes para esse uso adicional de espaco, mas nao dá para dizer que para quem se importa com espaco flatpak continua a ser uma opcao viável. Este teste é meio furado, compara apenas .debs e nao todos os formatos, no Alpine por exemplo o sistema é ainda mais reduzido.
@leonr0
@leonr0 4 жыл бұрын
Me surgiu uma dúvida agora, os programas em snap no Ubuntu ficam na home assim também?
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Oi Leo, ficam em /snap na sua home e na raiz, na home são os arquivos de configuração, na raiz os arquivos dos programas de fato.
@1x12mtb
@1x12mtb Жыл бұрын
Posso apagar esse diretório "/home/meususer/.local/share/flatpak/repo/objects"? Ele esta deixando meu disco cheio e fica dando mensagem que não tem espaço? uso pop os
@alexandrekarvalho9624
@alexandrekarvalho9624 4 жыл бұрын
Alguém sabe porque as vezes não dar pra "enxergar" certas pastas com um flatpak, por exemplo tentei exportar uma imagem para uma partição de arquivos do meu hd e o inskcape não "enxergou" a partição? De outra vez tentei setar o perfil de cores que tava em uma pasta e simplesmente ele não mostrava a pasta.
@DanielRios549
@DanielRios549 4 жыл бұрын
Vale lembrar que o Flatpak não pediu senha nesse caso, porque foi instalado na home do usuário, sinceramente não entendi porque a System76 fez isso, acho que deveria ficar no sistema mesmo, ai vc cria um novo usuário e o programa já fica instalado lá também, na pata do usuário isso não acontece
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Talvez justamente porque eles queria esse efeito. Hoje é menos comuns usar múltiplos usuários em uma mesma máquina, tem casos, claro, mas a maioria de nós usa o nosso usuário apenas, e remover a necessidade de senha, mantendo a segurança, é algo que deixa o sistema mais amigável.
@felipe.raposo
@felipe.raposo 4 жыл бұрын
Concordo. Você dimensiona suas posições para que a home seja grande o suficiente pra seus arquivos e a home seja grande o suficiente para os programas. Agora bagunçou tudo.
@1victorff
@1victorff 4 жыл бұрын
Flatpak é lindo! Esse essa tecnologia vai tornar o linux incrivelmente acessível. Hoje pouco importa se você roda ubuntu, fedora, archlinux... Você vai ter acesso ao mesmo acervo de apps que o usuário da distro mais popular vai ter. Só falta uma forma de monetizar as aplicações pro atrair mais desenvolvedores. Espero até ver essa tecnologia no mobile e em em outras plataformas como mac e windows. Já vi gente mostrando que é possível. Imagina que incrível um cara rodar em seu computador com windows a mesma aplicação que eu rodo no meu linux. Isso traria finalmente os pacotes universais. A única preocupação do desenvolvedor passaria a ser o desenvolvimento e a correção de bugs. Isso é lindo!!!!!
@zeandarilho7839
@zeandarilho7839 4 жыл бұрын
prefiro mil vezes flatpak do que o snap. muito mais simples e funciona melhor.
@marcusrodrigues516
@marcusrodrigues516 4 жыл бұрын
Snap só serve pra quebrar o sistema. Quem nunca quebrou um ubuntu com um snap que atire a primeira pedra.
@brunomello675
@brunomello675 4 жыл бұрын
@@marcusrodrigues516 Vou atira então, dois anos e meio e nunca aconteceu nada kkkkkk
@GBReviewsBR
@GBReviewsBR 4 жыл бұрын
@@marcusrodrigues516 hmmmmm, meu Ubuntu nunca quebrou com snap kkkkkk
@j03rn4ll
@j03rn4ll 4 жыл бұрын
Rapaz, uma das poucas coisas que eu nunca tive problema no ubuntu foram os snaps. Atualmente estou rodando o Pop!OS, e instalei boa parte dos meus aplicativos via snap. :P
@ArthurGerhardt
@ArthurGerhardt 4 жыл бұрын
Mais um atirando pedras! Hahahah, zoa! Mas eu apoio o uso de snaps e flatplaks, do que .deb, .rpm e tal. Mas eu uso o que tiver a mão pra instalar.
@marceloaraujo554
@marceloaraujo554 4 жыл бұрын
Dio, fala sobre versão linux usada pela Space X no lançamento da Crew Dragon.
@fazendohistoria_
@fazendohistoria_ 4 жыл бұрын
Deveria ser opcional instalar os flatpak na home ou var, pq por exemplo, numa instalação meio que padrão, a home vai no HD e a raíz no SSD, ou seja, no Pop vc fica limitado a lentidão do HD se quiser usar flatpak, uma falha enorme, na minha visão.
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
Sim, ainda mais porque nem todo mundo tem dinheiro pra gastar 1000 reais num SSD de 1 TB ou mais. Não é a toa que ainda usam HDs... E nesse contexto, snaps e flatpaks são um belo problema.
@fazendohistoria_
@fazendohistoria_ 4 жыл бұрын
@@MarkHobbes eu vejo a questão do tamanho muito mais como um problema pra quem tem internet ruim do que pelo tamanho em si. Msm com um SSD de 120GB pra raíz, dá espaço folgado conforme o Dio mostrou. Mas quem ainda tem internet abaixo de 10mb sofre pra baixar um programa, o que graças a Deus não é o meu caso kkkk mas com certeza é o de muitos!
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Dá pra mudar o comportamento, como tudo no Linux Renan, o processo seria o inverso, já que nessa issue o pessoal ta precisando usar a home: github.com/flatpak/flatpak/issues/2337 Alternativamente, você pode remove ropositório flatpak do pop pelo repoman, e adicionar ele systemwide, assim ele vai instalar dentro /var
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
@@fazendohistoria_ Mas você tem que pensar a longo prazo e não curto, imagine que no futuro, como o Dio disse lá no final, os flatpaks e também snaps comecem a se tornar a forma principal de adquirir programas e o repositório acabe meio que morrendo. Mas cedo ou mais tarde, você estará recheado desses programas pois não haverá outra opção e a longo prazo os espaço em disco vai acabar. Os flatpaks por exemplo são ruins nesse sentido, mas o snap é bem pior. Agora imagine que o usuário só tem um SSD de 120 GB. Ele não terá espaço suficiente para seus arquivos pessoais, jogos e ainda terá menos espaço se tudo for sendo substituído por flatpak e snap. Se ele usar um HD de 1 TB, 2 TB para armazenar os flatpaks e/ou snaps, terá problemas de desempenho, demora pra abrir apps, incoerência nos temas, problemas relativos a boot mais lento, problemas com plugins, codecs, applets, acentuação em programas diversos, problemas esses que já existem mesmo em SSDs, que dirá em HDs tradicionais. Flatpak, ao mesmo tempo que ajuda, acaba criando muitos problemas, muito mais que o dependency hell. Alguns desses problemas só serão notados a longo prazo. E não precisa de dev pra perceber isso. Isso que você citou de demandar muita banda para instalação deve-se aos runtimes e cores e sim, é um problema, ainda mais se a pessoa tiver uma conexão com a internet limitada.
@fazendohistoria_
@fazendohistoria_ 4 жыл бұрын
@@Diolinux Mt bom! Mas seria legal se tivesse uma opção simples pra isso, para atender a todos, igual a que existe no Windows para os apps da loja. Acredito que com o tempo eles acabem implementando uma solução dessas, pq é muito trivial e do desejo de muitos eu acredito.
@MauricioRicardoPinheiro
@MauricioRicardoPinheiro 2 жыл бұрын
Realmente ocupam muito espaço na hora de instalar, mas depois é pouco maior que a instalação via apt.
@MauricioRicardoPinheiro
@MauricioRicardoPinheiro 2 жыл бұрын
Porém essa diferença (algo entorno de 10%) pode ser crucial numa instalação de requisitos mínimos ou um SSD de 128GB.
@superdan2.0
@superdan2.0 4 жыл бұрын
Diolinux, o q vc acha do LinuxFX 10.1?
@edersongs
@edersongs 4 жыл бұрын
Seria bom uma comparação agora do snap com o flatpak
@insetosocial9451
@insetosocial9451 4 жыл бұрын
A ideia do vídeo é interessante. Mas, confesso, não entendi a lógica para calcular a diferença de tamanho entre ambas as instalações. E, uma outra coisa fundamental é, nesse tipo de "teste" o ideal é fazer em uma máquina real. Afinal, como você medir a diferença de desempenho, se ela existir ou não, em uma máquina virtual?
@UsielAmaral
@UsielAmaral 4 жыл бұрын
Mto bom vídeo! Eu tenho não gosto de usar Flatpack e nem Snap por uma rezão que me incomoda muitíssimo: nos aplicativos em que eu preciso abrir e salvar arquivos, a pasta pessoal desses programas (flatpack e snap) são diferentes da pasta pessoal padrão do sistema; por causa disso, definitivamente eu não uso nenhum dos dois para esses tipos de programas.
@sergiosousa8801
@sergiosousa8801 2 жыл бұрын
Spotify mudou ! para windows ele pega 2GB de ram No linux ele ta leve em dados em 775mb pq eles incluiram codecs , codecs de audio e video quando acessar a musica e os videos sai com alta resolução.
@negronofavodemel
@negronofavodemel 4 жыл бұрын
Eu tinha o Spotify no deepin na versão nativa e vivia travando meu PC. Desinstalei e instalei a versão flatpak e está super leve.
@TrojanXDs
@TrojanXDs 4 жыл бұрын
Por favor, PhotoGimp em Flatpak 😁
@dgomesb
@dgomesb 4 жыл бұрын
Você limpou o cache do apt pra fazer a comparação? (Muito bom o vídeo, me surpreendeu!)
@renatobrakarz3499
@renatobrakarz3499 4 жыл бұрын
Dio, há alguma relação entre o sistema ter suporte a pacotes snap e a criar partições extra em disco? Fiquei chateado pelo fato do suporte a esse tipo de empacotamento ter deixado o sistema mais lento :-( . De mais Parabéns pelas considerações apaziguadoras ao final do vídeo. PS1 : Em 13:23 min o gráfico do Baobin da esquerda parece um boneco :-) . PS 2 puxa, demorou para falar de Blender, você usa? Faz um vídeo comentando o fato do Blender, agora, ter versões LTS. É pertinente ao final deste vídeo. Edit: Correção da hora e acréscimo do PS2!
@sergiosousa8801
@sergiosousa8801 2 жыл бұрын
E agora que é obrigatorio ter Flatpaks no kubuntu e sistemas de KDE devido o novo sistema de rpm e deb
@carloslima7628
@carloslima7628 4 жыл бұрын
Boa noite!! qual a melhor distribuição Linux para iniciantes??
@one3254
@one3254 4 жыл бұрын
Alguém me ajuda? Estou com o linux mint gostaria de saber como realizo um scan dos arquivos do sistema para ver a integridade deles e reparar se tiver algo com problema como faço isso?
@Izavos
@Izavos 3 жыл бұрын
Eu prefiro o Appimage e os Flats. Mas tudo funciona de uma forma ou de outra e facilita muito a disponibilidade de software.
@user-mk9wn4vg2r
@user-mk9wn4vg2r 4 жыл бұрын
"fat-pak" 00:40 kkkkkkk
@luizfernandogresczy
@luizfernandogresczy 4 жыл бұрын
3% en relacao ao ssd inteiro de 120gb, se comparar sistema com sistema essa conta muda para a versao flat sendo 35% maior que a versao deb. (flat-deb)/deb
@alissonmenezes3637
@alissonmenezes3637 4 жыл бұрын
Não tenho problemas quanto a forma que o programa é disponibilizado, tem programas que uso que só tem em snap, outros flatpak e outros em appimage. Sobre a loja, acho que a gnome software apresenta os dados de forma mais interessante ao público, lá aparece que: programa pode ocupar de 50 até 300 megas por exemplo. Acho essa forma mais interessante
@kalabresa4329
@kalabresa4329 3 жыл бұрын
Dio eu tou usando PopOs e por algum motivo n consigo usar o code .deb, sempre q abro ele crasha dps de alguns segundos. Tentei utilizar o snap mais é muito pesado, demora muito pra abrir
@gabrielpinheiro4065
@gabrielpinheiro4065 2 жыл бұрын
Se usou 5,4 gb só pra esses apps. O sistema originalmente tinha 6,5 gb.. Ou seja, no .deb utilizou apenas 2,3 gb para os mesmos arquivos.. Dessa forma, comparando apenas os apps é mais q o dobro de espaço utilizado, 2,34 vezes mais memória. Obs.: Não estou ignorando o fato de que quanto mais utilizar flatpak menor será essa diferença, mas enquanto o apt/deb for o padrão não tem pq usar flatpak
@andrersmatias
@andrersmatias 2 жыл бұрын
Assisti esse video compilando o libreoffice no gentoo linux kkk.
@yurisucupira
@yurisucupira 4 жыл бұрын
Gosto de ter controle sobre meu sistema. Flatpaks tiraram isso, não existe modularização nas aplicações Linux em flatpak. A não modularização gera redundância, que é o que aumenta o consumo de espaço de armazenamento. Por isto ainda prefiro pacotes DEB: mesmo instalando dependências que você não quer (como VLC e ImageMagick), ainda ocupam menos espaço total, graças ao caráter modular que possuem.
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Opa, sabe, eu acho que "modular" se encaixa melhor até com flatpaks do que com debs. O espaço maior que ocupam é irrisório hoje em dia (Não que não possa ser otimizado, sempre pode), mas um flatpak parece de fato um container como um modulo completo, que você acopla e desacopla.
@yurisucupira
@yurisucupira 4 жыл бұрын
@@Diolinux Você acertou em cheio ao usar a palavra container. É isso: flatpak usa a filosofia de conteinerização. Enquanto para instalar p.ex. o OpenJDK 8 via pacotes DEB você tem vários pacotes disponíveis funcionando cada um como um módulo individual (o JRE dele fica no pacote openjdk-8-jre, a documentação fica no pacote openjdk-8-doc, os símbolos de depuração ficam no pacote openjdk-8-dbg etc. e você pode escolher instalar uns e não instalar outros, desse modo economizando espaço de armazenamento), no flatpak o OpenJDK 8, se estiver disponível nesse formato, será um contêiner (um pacote com tudo isso dentro). A vantagem evidente do Flatpak é a compatibilidade: como o contêiner já traz dentro de si tudo o que a aplicação precisa para rodar em qualquer distro, você se livra daquele risco de justo na sua distribuição a aplicação não rodar porque o respectivo repositório de pacotes DEB não dispõe daquela biblioteca que é essencial para a aplicação. A desvantagem é que o flatpak vai trazer tudo o que você precisa mas talvez também o que você não precisa nem quer. Por isso o aumento de espaço em disco.
@yurisucupira
@yurisucupira 4 жыл бұрын
@@Diolinux Enfim: são duas filosofias distintas, com vantagens e desvantagens. Só o tempo dirá a qual delas haverá maior adesão da comunidade Linux. Particularmente, ainda prefiro repositórios, mas se essa tecnologia de flatpaks evoluir a ponto de [1] cada flatpak se tornar customizável após instalado (de modo que o usuário possa remover componentes do contêiner, após a instalação) e [2] os contêineres puderem se integrar para não instalar p.ex. as mesmas bibliotecas várias vezes em diferentes contêineres, com certeza se tornará melhor (na minha opinião) que repositórios de pacotes.
@ormasil
@ormasil 3 жыл бұрын
O mundo linux tem que adotar os flatpack como empacotamentos e todosos desenvolvedores focarem em um unico linux para ser o mac os e o windows do linux, so assim o linux sera autosuficiente no mundo e com certeza teremos o melhor sistema operacional do mundo
@OpNabla
@OpNabla 4 жыл бұрын
Na última vez que eu tentei usar o Visual Studio Code via Flatpak, ele simplesmente não interagia com os binários do sistema (php, node, etc.), o que me levou a me contentar com a versão Snap dele. Alguém aí usa VSCode via Flatpak e sabe se este cenário mudou?
@CanalOCaradoTI
@CanalOCaradoTI 4 жыл бұрын
Pelo q eu vi, no site dele, Flatpak nao é uma versao "oficial" dele, deve ser por isso. code.visualstudio.com/download
@OpNabla
@OpNabla 4 жыл бұрын
@@CanalOCaradoTI Parece que o problema todo é que, devido ao isolamento padrão dos Flatpaks, o do Visual Studio Code só enxerga, por padrão, aquilo que está no runtime do org.freedesktop.Sdk - e não há uma forma fácil de flexibilizar esse confinamento para fazê-lo enxergar os binários do sistema. O snapd, por outro lado, possui um confinamento clássico, com acesso aos arquivos do sistema. O pacote Snap do VSCode usa esse confinamento.
@otaciliodearaujo
@otaciliodearaujo 4 жыл бұрын
Aquele Super-Famicon é o mini?
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Oi Otacílio, será que é desse que você está falando? kzfaq.info/get/bejne/kNmknNqSrcy9h40.html
@otaciliodearaujo
@otaciliodearaujo 4 жыл бұрын
@@Diolinux Não, no canto superior esquerdo do video, no começo parece ter um superfamicom
@ricardo-s-c6362
@ricardo-s-c6362 4 жыл бұрын
em relação ao flatpack eu me preocupo com o tamanho do arquivo pra baixar pois meu note tem um tera e só uso 100gb as veses nem isso
@marcosribeiro4185
@marcosribeiro4185 4 жыл бұрын
Gostaria de um review do gnome-boxes
@danleisantos6570
@danleisantos6570 4 жыл бұрын
Dio vc poderia falar de unraid!
@elanoolvo
@elanoolvo 4 жыл бұрын
Se eu tiver dual boot exemplo Pop_os e Linux Mint e home compartilhado e se eu instalar um Flatpak e se eu for instalar na outra distro ele duplica ou usa os mesmo dados que estão na /home?
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Oi Elano, isso depende de como ambos os sistemas vão trabalhar as coisas. O Pop OS instala os flatpaks na home, o Mint, até então, instalava no /var. As configurações que fica dentro de .var dentro da home serão compartilhadas, mas os arquivos em si, creio que não no caso dessas duas distros.
@Luciano_Otavio
@Luciano_Otavio 3 жыл бұрын
A primeira distribuição que usei foi a Slackware isso por volta de 1996 e posso afirmar que usuário de linux é chato demais, não gosta de snap ou flatpak é muito simples não usa, quer instalar arquivos rpm, deb ou compilar arquivos tar compila, hoje eu uso o Zorin, ate comprei a versão ultimate e estou muito feliz, o que eu quero hoje é simplicidade não quero ficar compilando programa, arquivos .deb e .rpm são exelentes, mas também tem seus problemas, um exemplo disso são dependências quebradas que muitas vezes se resolve com um comando, mas em outras ocasiões, não tem como resolver. Uso e abuso de flatpak e snap devido a sua simplicidade, gosto mais do flatpak, quanto ao snap ser lento, ele é lento apenas na primeira vez que é executado apos a instalação, ou talvez por vcs estarem usando um computador jurássico. O mundo anda é para frente e não para trás, posso dizer que tenho um conhecimento avançado em linux principalmente em se tratando de shell script, mas como eu disse, o que eu quero hoje é simplicidade. O pior é ver gente reclamando do espaço em disco que o snap e flatpak ocupam, pelo amor de Deus, hoje temos hds gigantescos com preços razoáveis, no Ali express vc encontra HD SSD de 1 TB por 500 reais, HD mecanico de 1 TB por 200 reais , a 15 anos atras espaço em disco era realmente muito caro, hoje em dia não é mais. Tenho quase 80 programas instalados isso porque o Zorin ultimate ja vem com um monte de programa instalado, e o resto dos programas que eu instalo geralmente dão snap ou flatpak, e esses 80 programas ocupam 18 GB o que é pouquíssimo, então parem de serem chatos e de criticar os pacotes snap e flatpak, eles são mais uma opção na hora de instalar e isso que é maravilhoso no linux, são aos opções, sem contar que para quem esta começando a usar Linux e tem uma certa dificuldade usar snap e flatpak é muito simples
@PabloMorlock
@PabloMorlock 4 жыл бұрын
bons argumentos... acho importante facilitar a vida do desenvolvedor. Acho q a opção híbrida seria o ideal, qdo possível!
@arozendojr
@arozendojr 4 жыл бұрын
Estou descobrindo o pop_os Espero muito que exista um padrão que facilite o empacotamento, e o trabalho seja nas funcionalidades e praticidade para os usuários, visando produtividade Boas surpresas. Extensão do gnome Cpu Power manager, realmete controla o clock da minha cpu Intel, mesmo sendo notebook, com suas limitações ClipBoard Indicator, muito bom. Pop_os está sendo o Linux que tive que fazer menos customizações, e assim que instalei, em 20 min já estava tudo funcional , com as facilidade que procuro. descobertas: Não usa grub.(para eu que gosto de ver os processos no boot e no shutdown, visando deixa mais rápido, fiquei meio perdido) grub-custom não funciona Sabe o terminal, ctrl+alt+ F(1...12), Não consegui fazer funcional. Quando entro no bash bash: prompt_command: comando não encontrado.(deve ter sido eu mexendo) Deixar a barra de título dos programas mais fina, não consegui fazer.
@KalebeSouzaK
@KalebeSouzaK 4 жыл бұрын
Mostrou o que eu já sabia. Sempre achei besteira essa preocupação do tamanho dos flatpaks, mas entendo que por ser uma tecnologia considerada "nova" ainda causava esse medo de tamanho pra usuários menos esclarecidos. Flatpaks e Snaps são tecnologias promissoras q certamente trarão mais softwares de qualidade para o Desktop linux, sem todo o trabalho de desenvolver especificamente pra distro x ou y. Ou seja, as vantagens trazidas por ambos (flatpak e snap) sobrepõe todas as desvantagens.
@FSTiago
@FSTiago 4 жыл бұрын
3% não! 30%!
@Diolinux
@Diolinux 4 жыл бұрын
Oi Tiago, 3% a mais de uso de disco no cenário do nosso lab. Considere que a base do sistema que está rodando flatpak é toda em .deb também. Mas independente do número que você queira usar, poderia ser até 100% a mais, a pergunta é, isso realmente impacta a vida de uma pessoa comum a ponto de abrir mão dos aspectos de praticidade de desenvolvimento, segurança e portabilidade que um formato como o flatpak traz? Essa é a pergunta. Espaço em disco é um dos menores preços a se pagar hoje em dia, talvez o menor de fato. :)
@brunomello7499
@brunomello7499 4 жыл бұрын
Fala Dio! Sabe me recomendar algum Desktop Environment com um gestor de workspaces "independentes" pra cada monitor, como é no MacOS? Explicando melhor o que busco: Uso dois monitores. Quero mudar de workspace no primeiro monitor, e o segundo monitor ficar no mesmo workspace de antes. Dps quero mudar o workspace no segundo monitor, e o primeiro monitor ficar no mesmo de antes tbm.
@guilhermems
@guilhermems 4 жыл бұрын
Eu não sei como funciona o Mac Os mas não seria basicamente a mesma função das "Atividades" no KDE? Dá uma olhada.
@marciovianna2370
@marciovianna2370 4 жыл бұрын
Gnome com HydraPaper. Faz o mesmo que meu macOS Catalina. Eu uso Fedora (tanto Workstation ou Silverblue) com a adição por linha de comando das extensões Dash to Dock e Horizontal Workspace. Depois instalo o HydraPaper direto do Flathub e faço as configurações necessárias. Mesma experiência o macOS só que visualmente mais coesa e bonita - pra mim. Abraço
@brunomello7499
@brunomello7499 4 жыл бұрын
@@marciovianna2370 mas isso te fornece workspaces independente? Explicando melhor o que busco: Uso dois monitores. Quero mudar de workspace no primeiro monitor, e o segundo monitor ficar no mesmo workspace de antes. Dps quero mudar o workspace no segundo monitor, e o primeiro monitor ficar no mesmo de antes tbm.
@marciobaisi3811
@marciobaisi3811 4 жыл бұрын
Fato Dionatan.. :-)
@rayanmonteirodesign1473
@rayanmonteirodesign1473 4 жыл бұрын
acabei de instalar o mint, muito bom, na primeira vez deu erro nos dois monitores, ele reconheceu mas esticou a tela, ai toda vez que eu maximizava uma janela ela pegava as duas telas toda esticada, depois formatei e instalei o unbutu, deu a mesma coisa ai voltei pro mint pq não gostei do unbutu e agora está ok com as duas telas ok, mas acho que quando eu desligar e ligar amanhã vai dar o mesmo erro de novo rsrs
@silverlinux
@silverlinux 4 жыл бұрын
Você chegou a configurar os monitores? Eu utilizo o Mint com dois monitores e nunca tive esse problema, abre o "monitores" e configura lá é molezinha
@rayanmonteirodesign1473
@rayanmonteirodesign1473 4 жыл бұрын
@@silverlinux depois que formatei novamente ele não deu mais esse problema, mas agora neste momento estou voltando pro windos com muito aperto no coração, tenho muitos serviços pra entregar e estou sem tempo pra parar e aprender os progrmas alternativos, mas eu me apaixonei por linux e já tem meses que estou de saco cheio do windows, esta semana pretendo entregar os serviço utilizando o photoshop e o illustrator mas vou separar um tempo pra estudar o gimp e inkscape, quando tiver mais seguro migro de vez pro linux, amanhã com mais calma depois que tiver o windows instalado devo fazer dual boot com o mint
@silverlinux
@silverlinux 4 жыл бұрын
@@rayanmonteirodesign1473 instala o Gimp no Windows e vai treinando, assim a migração vai ser mais suave No começo é assim mesmo, eu exclui meu último dualboot esse ano ( tenho 5 computadores entre trabalho, estudo, etc). Fique tranquilo que vai dar certo
@JoazLEG
@JoazLEG 4 жыл бұрын
Eu fico com uma dúvida tremenda, eu não consigo entender, tem gente q diz não gostar de pacotes deb, flatpak, snap e etc, aí eu fico pensando, qual a diferença? O q importa não é o software tá rodando? Sei que são empacotamentos diferentes, mas Do que realmente não gosta e qual a diferença real na prática? Pra mim, usuário final é totalmente indiferente e sinceramente eu não noto a menor diferença entre os pacotes. Se alguém souber me explicar eu agradeço
@thiagom4447
@thiagom4447 4 жыл бұрын
Desempenho dos snaps fora do ambiente ubuntu(derivados) é horrível, flatpak funciona igual a um pacote de repositórios oficiais em qualquer distro, muitas vezes ate melhor já que não vai ter problema de tema... Já o Appimage eu ainda não testei
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
Procure os contras de cada um, não se guie apenas pelo conteúdo deste canal e verá o motivo de haver críticas a eles. E por favor, não coloque o "deb" em pé de igualdade com snaps e flatpaks, só um leigo faria tal coisa. Há diferenças gritantes e conceituais entre um deb e um snap, flatpak.
@alexsanderbranquinho5881
@alexsanderbranquinho5881 4 жыл бұрын
Olá, sempre que instalo o PopOS preciso instalar determinados aplicativos como Opera, Blender, rádio, editor de vídeo, entre outros. Existe uma forma de se criar um script de instalação flatpak automático para verificar: a. Se o aplicativo existe, senão instala b. e se existe, atualiza para a última versão versão? Fiz algo parecido para Mint (ainda com alguns erros), mas não funciona no PopOS.😥
@leomuricy
@leomuricy 4 жыл бұрын
Provavelmente dá pra fazer com script bash. Você coloca a lista de comandos do terminal (acredito que a opção --if-not-exists deve funcionar pra instalar quando não estiver instalado). A atualização vai ocorrer normalmente pela loja de aplicativos do PopOS se você tiver o flathub instalado.
@alexsanderbranquinho5881
@alexsanderbranquinho5881 4 жыл бұрын
@@leomuricy Obrigado, vou pesquisar a respeito.
@viniciocoelho3538
@viniciocoelho3538 4 жыл бұрын
O problema (pelo menos pra mim) é que dois apps que eu uso muito, Rambox e P3X-Onenote, só tem via snap. Não tem deb nem flatpak. Então a solução é >sudo apt-get install snapd e ser feliz. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Valeu Dio.
@joaodamascenoufc
@joaodamascenoufc 4 жыл бұрын
Dúvida: - Pera aí... então quando instalamos um programa com esses formatos de empacotamento, há possibilidade de virem outros programas no pacote?! Instalo o VLC e junto vem o Clementine, o Rhythmbox?! é isso?
@darthcabs
@darthcabs 4 жыл бұрын
Não. Ele só instala dependências, seja no empacotador apt ou no flatpak. Nesse caso do vídeo o aplicativo tinha dependência com alguma biblioteca do VLC, mas não instalou o VLC inteiro.
@walterbrunobernardo
@walterbrunobernardo 4 жыл бұрын
Percebo que suas VMs e suas maquinas nativas rodam muito "lisas", eu percebo um certo embrulho nos meus PCs, estou atualmente no POP mas com outras distros tive a mesma impressao, todos os drivers sempre sao instalados e meus pcs sao bem razoaveis 16gb de ram pra cima, alguma dica dos amigos?
@marceloolimaa
@marceloolimaa 3 жыл бұрын
Boa dio
@zlfoz
@zlfoz 2 жыл бұрын
Nâo convenceu ninguém, sim a pasta /var/lib/Flatpak ocupa muito muito espaço, ocupa mais que a instalação do Linux todo no disco.
@linuruguay
@linuruguay 4 жыл бұрын
Excelente video. Não sabia desse detalhe do tamanho dos flatpak. Vou a passar a usar mais flatpak com certeza. Grande abraço
@jefferson_santana
@jefferson_santana 4 жыл бұрын
Bom vídeo. :)
@wesley7662
@wesley7662 3 жыл бұрын
O único 'problema' que vejo, é que quando eu baixo e instalo um app pelo flatpak e depois vou desinstalar, ele libera menos espaço do que consumiu
@rkars1
@rkars1 4 жыл бұрын
quero instalar linux no meu pc qual e o melhor ubunto kylin ou ubunto budgie
@rkars1
@rkars1 4 жыл бұрын
@Generic User 123 eu prefiro a interface do ubuntu kylin da pra botar a interface do kylin no ubunto normal?
@thaislanrodrigues8878
@thaislanrodrigues8878 4 жыл бұрын
@@rkars1 deve ter como, mas eu não faço ideia.
@luanrafael6104
@luanrafael6104 4 жыл бұрын
Kubuntu, gosto da interface KDE, até agr não tive problemas
@MarkHobbes
@MarkHobbes 4 жыл бұрын
Nenhum dos dois...
@dilmar_schmitter
@dilmar_schmitter 4 жыл бұрын
se for só os dois prefiro o Budgie.
4 жыл бұрын
Eu me senti o rei do bloatware ao assistir o vídeo. Não uso flatpaks e afins, mas a minha instalação do openSUSE Leap no consome 38 GB no desktop e 25 GB no notebook. Um dos principais vilões é o /opt do desktop, que consome pouco mais de 8 GB. Sobre empacotamento para múltiplas distros, eu acho que isso não é um grande problema, ainda mais quando existem coisas como o Build Service.
@developerjavalinux
@developerjavalinux 4 жыл бұрын
Eu to preferindo o POP ao Ubuntu.
Por que mais "NINGUÉM" está adotando SNAP?
15:01
Diolinux
Рет қаралды 61 М.
Distrobox vai ACABAR com o Linux da forma que você conhece!
13:45
The Joker saves Harley Quinn from drowning!#joker  #shorts
00:34
Untitled Joker
Рет қаралды 49 МЛН
Вы чего бл….🤣🤣🙏🏽🙏🏽🙏🏽
00:18
Fortunately, Ultraman protects me  #shorts #ultraman #ultramantiga #liveaction
00:10
奧特羅羅 Ultraman
Рет қаралды 4,2 МЛН
Parenting hacks and gadgets against mosquitoes 🦟👶
00:21
Let's GLOW!
Рет қаралды 11 МЛН
What's the deal with Flatpak? (Linux Crash Course Series)
15:46
Learn Linux TV
Рет қаралды 45 М.
Como isso pode existir? - Todos os Linux em um só!
13:44
Diolinux
Рет қаралды 40 М.
5 TWEAKS that improve Linux Mint!
12:35
InfinitelyGalactic
Рет қаралды 135 М.
Ninguém fala dos Snaps do Ubuntu desse jeito
15:26
Diolinux
Рет қаралды 25 М.
UBUNTU without the CONTROVERSIAL choices: try these 5 Linux distros!
16:26
The Linux Experiment
Рет қаралды 182 М.
What's Your BEST KDE Distro?
20:36
Nicco Loves Linux
Рет қаралды 70 М.
This Could Be Bad ...
8:47
Michael Horn
Рет қаралды 33 М.
The Linux Tier List
27:34
Chris Titus Tech
Рет қаралды 1 МЛН
The Joker saves Harley Quinn from drowning!#joker  #shorts
00:34
Untitled Joker
Рет қаралды 49 МЛН