No video

Justiça e vingança na Operação policial em SP

  Рет қаралды 5,149

This is Not Philosophy

This is Not Philosophy

Күн бұрын

Aumenta o número de mortes na operação policial deflagrada no litoral paulista depois do assassinato de um PM.
A Secretaria da Segurança Pública de SP informou que são 14 mortos e voltou a dizer que as mortes ocorreram dentro da lei. Já a ouvidoria das polícias diz que continua recebendo denúncias de abusos e até de tortura por parte dos policiais.
Vamos discutir justiça e vingança a partir do caso.
• Vingança: ato pessoal (executado pela própria que teve um bem danificado pessoa - ou por quem é por ela designado) e parcial (interessa diretamente à parte envolvida), que consiste em represália a um dano sofrido, que não obedece a critério prévio de medida. Porque é pessoal, tende a manter o ciclo infinito de reparação, nem sempre proporcional ao dano sofrido.
•Justiça é um ato impessoal (executado por alguém diferente da pessoa que teve um bem danificado - jamais por alguém por ela designado) e imparcial (não interessa à parte que executa), que consiste em instituição do equilíbrio (manutenção da ordem e reestabelecimento da ordem anterior), que obedece a critério prévio de medida. Porque é impessoal e imparcial, tende a quebrar o clico infinito de reparação e manter a proporção ao dano sofrido.
_________________________________
🎯 FORMAÇÕES
🦉 Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefi...
🦉 Mentoria individual: www.istonaoefi...
_________________________________
📜 Newsletter gratuita: www.istonaoefi...
_________________________________
📸 CANAIS DO INÉF
🦉 Instagram: / istonaoefilosofia
🦉 Telegram: t.me/istonaoef...
🦉 Contato: contato@istonaoefilosofia.com
________________________________

Пікірлер: 118
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Esta é a aula a que me refiro no vídeo (Aula 49 - O que é justiça): kzfaq.info/get/bejne/oJujjdaf3ZjWiX0.html
@LUISHENRIQUE-ub6bo
@LUISHENRIQUE-ub6bo Жыл бұрын
os bandidos entendem que a violencia é util como meio de resolução de conflitos, logo nao podem argumentar contra a violencia sendo usada contra eles, eles começaram!
@Mistery5179
@Mistery5179 Жыл бұрын
Prof de fato tu abriu os meus olhos com relação ao significado real e a diferença entre as duas. Eu costumo dizer que: A vingança vem acompanhada de uma sensação de justiça, mas nunca me dei conta de que realmente é “desmedida”.
@jeffersonduarte1476
@jeffersonduarte1476 Жыл бұрын
Justiça
@pauloamazonas
@pauloamazonas Жыл бұрын
Sua reflexão professor foi muito bem elaborada e elucidativo. Mas o que acontece em nosso país é uma guerra e, como em toda guerra, o único objetivo é permanecer ou sair dela vivo e infelizmente essas reflexões se diluem nas poças de sangue que emolduram esse catastrófico cenário..
@TheRubia005
@TheRubia005 Жыл бұрын
Pior coisa foi vim ler os comentários, percebi que teve pessoas que não entenderam a reflexão
@andreiapontes4399
@andreiapontes4399 Жыл бұрын
To meio chocada com os comentários também.
@taketakk
@taketakk Жыл бұрын
Perfeito! Vi muitos comentários nesses dias afirmando haver uma cultura, uma tradição, de "pra cada policial morto, dez vagabundos". Isso não faria sentido nem se fosse provado que os dez participaram do crime, porque uma vez que há alternativa, o uso da força deve ser evitado, quem tem a prerrogativa do uso da força nunca responde por si, mas pela instituição. No limite, quando o último agressor fosse eliminado pela polícia, nove inocentes deveriam pagar com suas vidas, e seria "justo" que isso custasse a vida de 90 policiais? A vingança institucional se traduz imediatamente em crime premeditado.
@ninaheinecken4614
@ninaheinecken4614 Жыл бұрын
Obrigada pela abertura da reflexão, perfeita! Ficou lindo o vídeo com a presença do Ulisses, parabéns!
@fabiodesouza7047
@fabiodesouza7047 Жыл бұрын
Ótimo esclarecimento Professor. No tocante à compreensão de vingança e justiça, os únicos legitimados pela sociedade a oferecerem justiça tratam-se exatamente das instituições (segurança, judiciário, promotoria, defensoria e outros assemelhados). São treinados, preparados e instruídos a seguirem a lei vigente para defender a sociedade e e julgar atos. Digo isso porque, principalmente em territórios conflagrados, onde o poder público institucional não se faz tão presente, a sociedade imediata tem a tendência de associar os atos violentos de represália de criminosos contra outros criminosos nocivos à região como justiça, quando não passa de vingança em nome de outro, mesmo que esse outro seja a comunidade em questão.
@cilenebritz1592
@cilenebritz1592 Жыл бұрын
Tenho 68 anos. Sempre procurei pela justiça. Acho a vingança um ato vil. Comecei a assistir suas aulas sobre os filósofos (1 a 11) (um pouco ansiosa, querendo aprender logo). Platão pediu ao seu sobrinho ser mediador no conflito com o empregado. Para mim isto é preservar a justiça. Coisa que neste mundo não encontramos.
@cilenebritz1592
@cilenebritz1592 Жыл бұрын
Ao ler sobre esta história do Platão, pensei no STF.
@cilenebritz1592
@cilenebritz1592 Жыл бұрын
Vitor a polícia esta desvalorizada neste desgoverno. Eles se expõem para proteger a sociedade. E governantes fazendo acordos com facções.
@cilenebritz1592
@cilenebritz1592 Жыл бұрын
A democracia, palavra sendo corompida pela esquerda.
@C.Duarte5000
@C.Duarte5000 Жыл бұрын
​@@cilenebritz1592 Leia Claus Roxin e Günther Jakobs, ambos penalistas e seguidores de funcionalismos distintos, sobre o que é Justiça. São ambos de direita em doses distintas, e defensores da proteção dos valores jurídicos estatuídos. Não faltam reflexões de juristas brasileiros da esquerda à direita, inspirados nos autores referidos. Se abstraia de juízos subordinados e associados a uma classe ignorante. Bandido bom é o que foi punido na observância dos preceitos legais. Não é o que está morto na decorrência da violação dos preceitos legais.
@nilsatagarra5466
@nilsatagarra5466 Жыл бұрын
Muito bom professor , entendi bem mais sobre justiça.
@ecavalcantes
@ecavalcantes Жыл бұрын
A ação da polícia é fundamentada na lei, por tanto é JUSTIÇA. É comum a corregedoria receber inúmeras denúncias falsas numa tentativa de desestabelizar as forças policiais e freiar as operações. Quando o guarda adentra uma comunidade, não raro ele é recebido a tiros. O instituto legal da Legítima Defesa permite que o mesmo se defenda neutralizando a ameaça caso seja preciso. E geralmente é. Parece vingança para quem é de fora, concordo, pois a realidade é tão absurda que fica difícil acreditar.
@JoseCarlos-so5bp
@JoseCarlos-so5bp Жыл бұрын
Muito bom o seu comentário, parabéns! Os julgadores, no conforto do seu sofá, não sabem o que é subir numa favela, enfrentar bandidos e ser recebido a tiros. Assim, de longe, é fácil julgar a ação do militar que tem a obrigação de subir os morros nessas condições. Aí querem igualar os bandidos com os militares, mas estes não são iguais.
@selmamoura3441
@selmamoura3441 11 ай бұрын
E quando crianças são mortas a tiros dentro de suas casas? Imagina se isso acontecesse num condomínio da elite.
@amauribatistareis4967
@amauribatistareis4967 Жыл бұрын
Os casos do cara da tatuagem, da mulher espancada e outros, não tem nada haver com o caso dos bandidos que mataram o policial.
@paulabeauclair5099
@paulabeauclair5099 Жыл бұрын
Vitor, você como sempre é perfeito. Muito importante a reflexão!
Жыл бұрын
Perfeito
@brenoharantes
@brenoharantes Жыл бұрын
Tenho, entre tantos outros modelos de conduta, Buda, Jesus, Francisco de Assis, Gandhi, Mandela, Martin Luther King, Chico Xavier, então gostaria de crer que não busco vingança em hipótese alguma. Mas obviamente nunca fui posto a uma tão terrível prova para poder observar como tenderia a reagir num caso concreto
@joaoforli3193
@joaoforli3193 Жыл бұрын
As instituições não são imparciais. Há um caráter de classe na Justiça q deve ser levado em conta. Oq é justo varia de acordo com a classe dominante da época. A violência policial de hj é justificada pela superestrutura vigente. Excelente vídeo
@rudinei4225
@rudinei4225 Жыл бұрын
E a classe dominante dessa época no país é o judiciário. Portanto, não temos justiça.
@The12345nikolas
@The12345nikolas Жыл бұрын
Ótima reflexão, eu achava que o paradoxo da tolerância do Popper não fosse sobre justiça. Eu só conguia pensar sobre a ótica da regra de ouro, se eu não quero que me maltratem, não maltratarei, e sobre aquela máxima do Sócrates de que "é melhor sofrer um mal so que pratica-lo" no Górgias. 🤔
@d.j.3257
@d.j.3257 Жыл бұрын
Boa reflexão, professor.
@felipebecker4208
@felipebecker4208 Жыл бұрын
Esse vídeo me lembrou do anime Vinland Saga. Quando o personagem principal vai lutar contra o homem que assassinou o seu pai ele diz : "não tenho nada a perder" (que é um baita clichê) e em seguida o homem responde "mas quem não tem nada a perder também não tem nada a ganhar". Então, seria a vingança o ato de por tudo a perder a fim de saciar a raiva. Enquanto a justiça "não possui inimigos" ,como o pai do protagonista diz no início do anime pra ele, e tem como objetivo acabar com os ciclos de violência.
@shinigami2021
@shinigami2021 Жыл бұрын
Um dos melhores animes que já vi, trás uma porrada de reflexão, e o que o povo mais reclamou por não ter tiro, porrada e bomba.
@Pablito003
@Pablito003 Жыл бұрын
"Eu não tenho inimigos, ninguém é meu inimigo".
@ivonemariadejesus7095
@ivonemariadejesus7095 Жыл бұрын
❤Obrigada por nos ensinar apurar o pensamento.
@sociedadedospoetasvivos7420
@sociedadedospoetasvivos7420 Жыл бұрын
O ciclo de reparação tende ao infinito? Nessa questão há controvérsias.
@The12345nikolas
@The12345nikolas Жыл бұрын
Por que? 🤔
@amiltonoliveira5693
@amiltonoliveira5693 Жыл бұрын
na bíblia sagrada não Matarás! No código penal matar alguém artigo 121, do código penal. Certamente para uma pessoa que sofre ou sofreu um crime, vai entrar certamente no campo da vingança e para os operadores da lei e do direito valerá a lei,normas, princípios e etc... Para fazer valer a própria justiça e com isso não permitindo penas capitais a Bel prazer . Quem matou este profissional da área de segurança sofrerá sobre o império das leis para que venha pagar por tal crime e fazendo valer a justiça. A respeito da vingança aquele que comete tal ato acha que foi feito a justiça, então voltamos neste caso a explanação do professor no que foi dito do olho por olho e dente por dente. Meus parabéns professor por trazer esta reportagem para que a gente refletisse.
@vbooks9708
@vbooks9708 Жыл бұрын
O linchamento que fizeram contra a pobre mulher foi um ato de extrema barbaridade. Assisti ao vídeo, lembro até da parte em que passavam de bicicleta pela cabeça dela quando ela já estava desmaiada. Foi horrível.
@rodrigoclement
@rodrigoclement Жыл бұрын
A dimensão do caso e questão vai além de uma dicotomia entre justiça e vingança, não somente um policial foi morto, a própria autoridade do estado é agredida nesse caso. O estado tem o DEVER de agir no caso em questão. Lembrando que a doutrina policial é de um tiro de Resposta ao confronto. É perfeitamente razoável e provável l entender que um grupo de criminosos que alveja uma viatura parada, com certeza partirá para o confronto quando este grupo é alvo de uma operação policial. O mecanismo de ouvidoria, criado para receber denúncias e reclamações das ações policiais, pode perfeitamente ser instrumentalizado pelo grupo criminoso pra atacar pela via disciplinar os policiais, uma vez que estes estão sujeitos aos respectivos regimes disciplinares. Acredito que a ação do estado foi correta e diligente no caso em questão.
@felipe4567
@felipe4567 Жыл бұрын
No caso, as mortes dos cidadãos não ocorreram no confronto em que o policial foi morto e sim dias após. Houve uma ação desproporcional contra a comunidade partindo do princípio de que todos que lá moram fazem parte do mesmo grupo que matou o policial. Não tem nada de razoável e justificável nessa ação da PM.
@ecavalcantes
@ecavalcantes Жыл бұрын
​@@felipe4567Errado. Houve confronto sim durante as operações subsequentes, o que levou ao falecimento dos criminosos restantes.
@rodrigoclement
@rodrigoclement Жыл бұрын
@@felipe4567 você não compreendeu o que eu escrevi. De fato, não ocorreu confronto no momento em que a dupla de policias foi alvejada. A Mera presença da viatura foi suficiente pra que eles fossem alvejados. Dado que a mera presença da viatura é motivo suficiente pro grupo criminoso abrir fogo, é completamente razoável que eles tenham aberto fogo contra as equipes que realizaram as operações nos dias após o fato, pois uma vez que o crime ocorreu, diligências e operações devem ser realizadas pra elucidação dos fatos. A operação apresentou 32 presos, 13 mortos, até o momento é apreensão de 11 armas. Torno a repetir o fato de que a doutrina do tiro policial é um tiro de resposta a agressão. Os 13 mortos estão devidamente identificados, de maneira que e os jornais de grande relevância divulgaram as fichas criminais deles. São pessoas que tem histórico no crime e alta probabilidade de terem enfrentado a polícia na deflagração da operação.
@hibinemwanderson5964
@hibinemwanderson5964 Жыл бұрын
O negocio q a justiça no Brasil está sendo parcial. O q podemos ver o meliante solto e praticando os mesmos crimes. E população esta sagurada ja querendo votar em pessoas q querem realmente mudar as leis e investir em segurança.
@clauhma
@clauhma Жыл бұрын
Otima reflexão! Realmente estamos regredindo como sociedade ao esquecermos o papel das instituições. Sempre houve quem mantivesse a barbárie, mas até eles tinham consciência do erro e guardavam segredo.
@clotildecosga9413
@clotildecosga9413 Жыл бұрын
❤ obrigada professor
@severofeniz6302
@severofeniz6302 Жыл бұрын
Obrigado pelo excelente vídeo, professor. Vamos aos fatos: todos os criminosos têm que ter em mente que ao matar um policial da ROTA ou do BOPE vai receber a contrapartida.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Obrigado! Ora, mas se você quer ficar nos fatos brutos, porque procura um canal de Filosofia, ao invés de simplesmente ler um jornal?
@severofeniz6302
@severofeniz6302 Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia procurei "um canal de Filosofia" porque pensei na dialética. Acho que me enganei!
@joaosabino9193
@joaosabino9193 Жыл бұрын
Poderíamos conhecer o mundo pelos olhos alheios? Pois poderiamos conhecer os fatos apenas por notícias? Eu não participei nem presenciei os atos, logo não sou capaz de avaliar as ações, tão pouco concluir se é justo ou "vingança". Incoerente.
@jeovajose9104
@jeovajose9104 Жыл бұрын
Muito bom mesmo! Gostei da sua reflexão acerca do ensinamento do meu Senhor e Mestre Jesus de Nazaré.
@DanielSilva-np5on
@DanielSilva-np5on Жыл бұрын
Sabe muito
@user-pd4yi3lv4f
@user-pd4yi3lv4f 11 ай бұрын
Essas coisas voltam a acontecer por causa da violência e criminalidade descontroladas. Infelizmente vários dos nossos políticos faltaram nessa aula, temos que lembrar no dia de votar.
@JoseCarlos-so5bp
@JoseCarlos-so5bp Жыл бұрын
Na verdade, o caso em tela não se trata nem de vingança e nem de justiça, pois estas são objetos de busca individual. O caso, ao meu ver, deve ser tratado como uma questão de segurança pública, que envolve o coletivo. Se um bandido mata um policial, que é encarregado de defender a sociedade, e não há uma resposta imediata a essa ofensa, o mal crescerá naquela comunidade e esta passará aos domínios do crime, oprimindo toda aquela comunidade. Assim, quando um agente da lei é atingido, a resposta deve ser dura e imediata, para que o crime não se perpetue.
@marianaaraujo891
@marianaaraujo891 Жыл бұрын
Oiiiin!! Que amor! Parabéns pelo bebê! Qual é o nome dele? ❤
@odairpereira977
@odairpereira977 Жыл бұрын
Olá, bom dia. Vídeo bem interessante . Me fez lembrar de certa vez em que eu e um amigo debatíamos sobre o filme: O Conde de Monte Cristo, se se tratava de justiça ou vingança. Pra mim considerei vingança, uma vez que a punição ao agressor foi aplicada pela própria vítima . Cito mais dois filmes parecidos: Gladiador e Ben Hur. Abraço a todos.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
É isso. Ótimas referências.
@eduardoassis9819
@eduardoassis9819 Жыл бұрын
13:59 também presente em Shingeki no Kyojin, uma nação ataca a outra pois alega que foi atacada primeiro
@daianyamour3263
@daianyamour3263 Жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@rosashanina84
@rosashanina84 Жыл бұрын
Parabéns, vocês honram a filosofia.
@petersonnovais5119
@petersonnovais5119 Жыл бұрын
Eu adorei o vídeo. Só diria que também no nível individual deveria ser possível esperar-se um ato de justiça e não de vingança. Ficou parecendo que é justificável a vingança a nível individual no final do vídeo.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Explicação vs. Justificativa. O vídeo não justifica, explica que a vingança é esperada.
@bernardocastro7013
@bernardocastro7013 Жыл бұрын
Antes se roubava uma galinha (exemplo avulso) e o que sofreu o roubo dava uma facada em quem roubou. Alguém sofria uma pisão no pé e dava uma paulada na cabeça. Essa lei veio justamente para dar uma ideia de medida para as coisas, o olho por olho, visto hoje como barbárie, era maneira que a época encontrou de fazer justiça. A proibição de fazer com o outro algo pior do que ele fez com você, coisa comum de ser feita por quem quer se vingar.
@ViniSuguimoto
@ViniSuguimoto Жыл бұрын
Acontece que as Instituições brasileiras estão completamente desacreditadas e corrompidas, não há uma sensação de justiça. Temos dezenas de exemplos em que a "justiça" livrou ladrões, corruptos e assassinos. Então vejo q o descrédito na justiça institucional acaba impulsionando esses episódios de vingança que vemos pelo país
@Stive-up4by
@Stive-up4by Жыл бұрын
As maiores instituições são exemplos disso: como as Forças Armadas e a Polícia Federal
@Oscar.100
@Oscar.100 Жыл бұрын
Talvez o que eu diga aqui polemize o debate, mas eu acredito que além da questão "justiça x vingança", há também a questão de eficácia. Como o professor disse, quando vivenciamos (ou alguém próximo vivencia) situações de violência, tendemos a ser tomados pelo emocional e suprimir o racional, desejando um castigo severo ao praticante do ato de violência. É com esse emocional que ao vermos uma notícia de que "constam 30 detentos em uma cela para 5 nas penitenciárias do país", dizemos coisas como "ah estão lá pra sofrer mesmo, tem que pagar pelo que fizeram", ou "se tem 30 detentos é porque cabem 30", mas aí fica o questionamento: aonde no mundo essas medidas exclusivamente punitivistas no sistema carcerário resolveram os problemas de segurança pública? Nos EUA, há estados que têm pena de morte, prisão perpétua, e isso não impede a perpetuação da violência, das cracolândias, pelo contrário, o indivíduo entra lá bicho e sai de lá mais bicho ainda. Há quem use o modelo de El Salvador como bom exemplo de medida punitivista eficaz, mas se olharmos bem o que tem ocorrido lá, veremos milhares de prisões sem mandado de prisão, baseadas em suposições por parte das forças de segurança. Eu como um cara preto da periferia que chega em casa tarde do trabalho não posso simpatizar com um modelo cujo métodos sejam totalmente arbitrários. Sem contar que em El Salvador sequer houve uma reforma no Poder Judiciário como forma de dar celeridade aos julgamentos, ou seja, irá se reproduzir o que já ocorre aqui no Brasil, pessoas presas injustamente ou presas por infrações leves (como porte de maconha) serão obrigadas a se filiar a organizações criminosas para sobreviverem lá dentro, e quando saírem já estarão integrados a essas facções. Pra finalizar, acredito que um modelo inspirado no sistema prisional do norte da Europa seria o mais viável, onde os detentos teriam acesso a estudos, com programas de alfabetização já que boa parte são analfabetos, inserção em esportes, cursos, etc. Não é sobre "dar vida boa pra bandido", é sobre tentar diminuir a reincidência criminal no país. Uma hora eles terminarão de cumprir sua pena e farão novas vítimas. Já vi dizerem "prefiro cadeias lotadas de bandidos do que cemitérios lotados de inocentes"... sinto dizer mas nesse modelo exclusivamente punitivista e disfuncional que nós temos, nós teremos cadeias lotadas assim como cemitérios lotados, é isto.
@renatacarvalho1647
@renatacarvalho1647 Жыл бұрын
Isso se chama exercício arbitrário das próprias razões. No RJ e em SP, essa discussão é mt complicada pois caso não haja retaliação a coisa foge ao controle. Morei 26 anos em uma periferia do RJ, é fugir de tiro, ter hora de recolher,barricadas... Muito complicado culpar a polícia, bandido não arrega qnd encontra policial na rua não... Então? ? ? Sinceramente a Bíblia é um livro demasiadamente complexo para uma discussão fora do contexto Cristão... No caso da " guerra "do RJ e SP... A justiça demora e não dá conta ... Só acho tudo mt triste, pois a polícia tb é milícia, a periferia sofre, os polícias sofrem ... até os bandidos sofrem... Mas será pra quem é benéfico que as coisas continuem assim? Eu entendo a Instituição...
@daianyamour3263
@daianyamour3263 Жыл бұрын
Uau
@mariomend6480
@mariomend6480 Жыл бұрын
Que bebê calmo. Parabéns, papai!
@eunicemoore4050
@eunicemoore4050 Жыл бұрын
Que lindo video professor, biberôn e o filhote
@andreiapontes4399
@andreiapontes4399 Жыл бұрын
❤❤
@almirlima2906
@almirlima2906 Жыл бұрын
Sua reflexão é simplesmente perfeita, entretanto tá longe de chegar nos "ouvidos da maioria". Sim, eu desejo o "inferno"(não literalmente, pq acho que sei que não existe) para muitos, mas não faço nada para que isso aconteça. Esse vídeo foi Foda!!!
@italonicoliello1
@italonicoliello1 Жыл бұрын
Mas professor... tendo em vista que os 11 integrantes do crime organizado tem passagens pela polícia devido a homicídios e latrocínios, não seria uma forma de justiça feita as famílias que perderam seus entes vítimas desses indivíduos?
@italonicoliello1
@italonicoliello1 Жыл бұрын
Obs.: o conflito entre o pcc e a polícia no Guarujá não é recente, sendo observado um aumento de crimes em 30% e segundo relatório do iml não houveram casos de tortura... um jornal afirmar que " houveram denúncias de torturas na ouvidoria " é o típico " especialistas afirmam que..." , e portanto não tem fonte confiável
@joaovictoropzat6506
@joaovictoropzat6506 Жыл бұрын
Olho por olho, dente por dente não é justiça. Pois no fim os dois acabam cegos e banguelos. Morte por morte? Isso é vingança. Justiça é a ressurreição. A verdadeira Justiça consola o choro. Restitui ao injustiçado. A Justiça não é ir contra quem cometeu a injustiça. É ir a favor de quem sofreu. Por isso Jesus diz a todo tempo para não ir contra o injusto, mas ir a favor do injustiçado.
@evertondesantana729
@evertondesantana729 Жыл бұрын
Nietzsche fala algo elogioso sobre vingança, mas não tenho certeza. Alguém pode confirmar?
@lurdembergmattos4917
@lurdembergmattos4917 Жыл бұрын
Vamos investir a pergunta, o bandido matou um servidor do estado que é obrigado a cumprir seu papel legal, é vingança do bandido que atira e mata ou é legal cometer crime ?
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Vamos investir. CDB, Tesouro Direito ou Ações?
@Vivaozoom
@Vivaozoom Жыл бұрын
Foi uma Vingança Injusta ou uma Justiça vingativa? Acabei vendo os antecedentes criminais de cada um dos mortos, aí vc fica mais inviesado que a policia "fez o certo", mas eu gosto de pensar uma visão mais libertaria de mundo (impossivel de praticar) , onde o Estado não teria tanto poder, o dia que a gente começa achar correto uma instituição sair por ai tirando vidas, é pq a gente perdeu (se algum dia teve) o senso de vida em sociedade. Ele tira sua vida, seu dinheiro, sua segurança e sua liberdade, em troca de Segurança.. boa.. vou ouvir a musica Proteção da Plebe Rude.
@guinacosta3086
@guinacosta3086 Жыл бұрын
Independente da proporção, se tiver sido combinado antes, não podemos chamar de justiça?
@sociedadedospoetasvivos7420
@sociedadedospoetasvivos7420 Жыл бұрын
Como assim?
@guinacosta3086
@guinacosta3086 Жыл бұрын
@@sociedadedospoetasvivos7420 Existindo uma lei, oficial, que defina causa e consequência, mesmo que a consequência pareça extremamente desproporcional, quando aplicada, podemos dizer que foi feito justiça?
@mesquitafranca
@mesquitafranca Жыл бұрын
Uma ou outra... Contra a criminalidade é bem vinda 👍
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
O problema de quem luta contra a criminalidade é que ele nunca acha que o criminoso pode também ser ele, né, amigão?
@cilenebritz1592
@cilenebritz1592 Жыл бұрын
Vitor, tu constata que no Brasil tem justiça? Ou melhor que estamos praticando à justiça?
@estevaogiovanni
@estevaogiovanni Жыл бұрын
Para quem assistiu Naruto, o argumento dele para nao matar o Nagato era exatamente esse.
@kainlucard
@kainlucard Жыл бұрын
Na verdade a passagem de dar a outra face está ligada ao contexto de dominação romana sobre os judeus, o personagem Jesus na narrativa age como um agente romano dizendo para os Judeus revoltosos pagarem seus impostos e não levantarem a mão contra Roma.
@natalinafarias2498
@natalinafarias2498 Жыл бұрын
O filme Abril despedaçado faz a reflexão que o ciclo da violência é um estrago na humanidade.
@user-zh5df5um6p
@user-zh5df5um6p Жыл бұрын
nao se trata apenas de justica, e sim mandar uma mensagem
@thatyarroyo
@thatyarroyo Жыл бұрын
Professor, poderia fazernum vídeo sobre o debate novamente levantado pelo livro da Pasternak de a Psicanálise ser pseudociência?
@LadyAna-mq6nt
@LadyAna-mq6nt Жыл бұрын
Então a vingança é mais justa que a justiça. As vezes.
@leonardo19141
@leonardo19141 Жыл бұрын
O Brasil não é um conto de fadas como ilustram filósofos de sofá.... só quem está no mundo real sabe quanto vale as coisas lá fora.
@rafaeljesus193
@rafaeljesus193 Жыл бұрын
Não acredito, tive que dar like já pela gravatinha de nenem
@ryoasuka1784
@ryoasuka1784 Жыл бұрын
foda
@ThalesHalley1
@ThalesHalley1 Жыл бұрын
Oi, Victor! Tudo bem contigo? Antes de mais nada, agradeço-te pele reflexão suscitada no vídeo. Dito isso, sigo ponderando: 1. Achei muito fofa a "participação" de seu filhinho no vídeo. Desejo a vocês que ele cresça forte e saudável. 2. No ocorrido de São Paulo, dado o modo como você apresentou a tua reflexão, só posso concluir que não se trata de Justiça, pois a) o princípio da impessoalidade foi ferido, b) pessoas inocentes foram feridas ou mortas e c) a natureza da ação policial foi desmesurada e absolutamente desproporcional a situação.
@LUISHENRIQUE-ub6bo
@LUISHENRIQUE-ub6bo Жыл бұрын
OLHO POR OLHO...
@ozymandiasrealista8892
@ozymandiasrealista8892 Жыл бұрын
Engraçado que as mesmas ONGs de diretos humanos bem como o atual ministro dos direitos humanos acharam normal prender mais de 1000 pessoas pelos atos do dia 8 de Janeiro sem elas terem seus direitos legais respeitados.
@selmamoura3441
@selmamoura3441 11 ай бұрын
Prisão preventiva para criminosos está prevista em lei
@Thiagoo662
@Thiagoo662 Жыл бұрын
Defender ação de polícia no Brasil é complicado.
@pompeumello5494
@pompeumello5494 Жыл бұрын
Simples é defender bandido no Brasil.
@rudinei4225
@rudinei4225 Жыл бұрын
Justiça,com esse judiciário? Hahahahshsha
@paulosergiodeoliveirasanto8638
@paulosergiodeoliveirasanto8638 Жыл бұрын
Ótima reflexão. Mas, no caso da instituição, não é vingança, eu entendo como um modo de fazer os criminosos temerem a justiça.
@ozymandiasrealista8892
@ozymandiasrealista8892 Жыл бұрын
Adoraria ouvir esse tipo de reflexão sobre as perseguições que o governo faz.
@luizcarloscantarino5247
@luizcarloscantarino5247 Жыл бұрын
A justiça deve estar imbricada na justiça, a vingança na falácia se razão levada pela emoção do momento.
@contadiconti7855
@contadiconti7855 Жыл бұрын
Vi a aula sobre sofistas e Sócrates ontem, então, se me permite: Supondo que a polícia (instituição) em 18:36 de fato esta realizando vingança, então a ouvidoria (da polícia), em 1:18, está executando, aparentemente, sua função de forma imparcial. Apartir disso, a conclusão mais simples é a de que uma parcela da instituição age de forma acomedida e outra age de forma desmedida, assim, como instituição, a polícia é falha... Mas né, tipo, é a vida. (Seria a aporia) Se vc quer polícia, politica, jornalismo ou qqer outra coisa minimamente serios sinto muito em te informar q vc nasceu no pais errado. (Seria a conclusão platonica). Por isso, compre meu curso "A Saida para o Brasil é o aeroporto" ou "Como se filiar a qualquer partido e usar os problemas da sociedade para promover suas paltas" (com bonus incluso: "como pagar pedagio ideológico" com qqer pessoa q defende a existencia de crianças trans (isso seria um bom video btw)) -- Esse é minha contribuição para a discussão: interpretar o problema do ponto de vista de um sofista (Já que, como o proprio video disse, a opniao individual de uma pessoa q sofreu a violencia é sempre enviesada (quero dizer, n é so a polícia q sofre com trafico/bandidos, mas toda a sociedade, não?). Ou seja, minha propria opnião n importa, tanto porque ela é irrelevante (em termos de peso) quanto por ser ingenua (em termos de substancia)
@Ei_sinho
@Ei_sinho Жыл бұрын
Muito bom o vídeo👍🏾
@cilenebritz1592
@cilenebritz1592 Жыл бұрын
Ao ouvir esta história de Platão pensei no nosso STF.
@Neto-xc6zd
@Neto-xc6zd Жыл бұрын
rapaizz esse bebe consegue respirar?🥰
@MaurinaRibeiro-kn4cy
@MaurinaRibeiro-kn4cy 10 ай бұрын
A rota é a melhor polícia desse país, sou paulistano é falo com certeza disso a rota são militares de verdade o resto é lixo perca de dinheiro público.
@sebastiaoaparecidodeseba9390
@sebastiaoaparecidodeseba9390 Жыл бұрын
São Paulo vai virar o Rio.
@joaojuan3318
@joaojuan3318 Жыл бұрын
Vingança
@pr.Josafaalberto
@pr.Josafaalberto Жыл бұрын
Que seja os dois. Que o mal se lasque e que o cidadão de bem fique na paz
@coletivodelixo-gambiarravi1672
@coletivodelixo-gambiarravi1672 Жыл бұрын
N sei se existe justiça de verdade, uma vez que é algo criado pelo ser humano , mesmo a questão olho por olho pode n ser justa. Ex: uma pessoa q rouba um biscoito pra Comer, ela deve ser presa? Pegarem um biscoito dela q já n tem? Acho q falta uma análise mais profunda sobre o q levou essa pessoa a roubar o biscoito, a opressão do sistema institucional é desmedida e fica difícil se Fazer justiça onde as condições partem de pontos q n são equilibrados. Achei a reflexão sobre Jesus muito pertinente, é realmente uma quebra de paradigmas e muito revolucionária.
Sêneca e a ira perante a guerra
21:26
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 4,1 М.
WHO CAN RUN FASTER?
00:23
Zhong
Рет қаралды 45 МЛН
Schoolboy Runaway в реальной жизни🤣@onLI_gAmeS
00:31
МишАня
Рет қаралды 3,7 МЛН
Мы сделали гигантские сухарики!  #большаяеда
00:44
A base filosófica para entender o "racismo reverso"
22:48
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 15 М.
A falácia da liberdade de expressão irrestrita
10:43
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 10 М.
Oppenheimer e a visão ingênua de ciência
13:35
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 17 М.
Nazismo é igual a comunismo, e liberdade é absoluta. Será?
20:41
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 12 М.
Polícia apreende dinheiro em apartamento da zona sul
6:55
Record Interior SP
Рет қаралды 947 М.
Traição a partir da Filosofia (o caso Luisa Sonza e Chico)
16:50
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 10 М.
WHO CAN RUN FASTER?
00:23
Zhong
Рет қаралды 45 МЛН