No video

A falácia da liberdade de expressão irrestrita

  Рет қаралды 9,506

This is Not Philosophy

This is Not Philosophy

Күн бұрын

Moraes multa Monark em R$ 300 mil e abre inquérito para investigar o influencer
Segundo ministro do STF, podcaster descumpriu decisão judicial ao criar novos perfis para reproduzir conteúdo, já vedado pelo STF, com desinformação. Ele será investigado por desobediência.
Foi autoritarismo?
Liberdade de expressão é irrestrita?
Vamos lá.
Neste vídeo analiso a principal falácia de quem defende a liberdade de expressão.
_________________________________
🎯 FORMAÇÕES
🦉 Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefi...
🦉 Mentoria individual: www.istonaoefi...
_________________________________
📜 Newsletter gratuita: www.istonaoefi...
_________________________________
📸 CANAIS DO INÉF
🦉 Instagram: / istonaoefilosofia
🦉 Telegram: t.me/istonaoef...
🦉 Contato: contato@istonaoefilosofia.com
________________________________

Пікірлер: 294
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Vídeos que menciono: *Monark, nazismo e liberdade: kzfaq.info/get/bejne/mt13ZMqq2Mynl2Q.html *Justiça e vingança na Operação policial em SP: kzfaq.info/get/bejne/ea2niNBmtbnTiGQ.html *Como saber se expressar | Problemas da Filosofia | Prof. Vitor Lima | Aula 03: kzfaq.infoSVV6V8014vc?feature=share
@analeitte858
@analeitte858 Жыл бұрын
Acerca do Nazismo e também da liberdade de expressão, professor, faça um vídeo acerca de TIAGO SANTINELLI. Obrigada.
@mansfild3403
@mansfild3403 Жыл бұрын
E isso não quer dizer que o que está acontecendo com o Monark é justo
@joaogustavodesouzalaia4680
@joaogustavodesouzalaia4680 Жыл бұрын
É sim, esse boicote do próprio KZfaq é correto!
@mauriciocastanheira2937
@mauriciocastanheira2937 Жыл бұрын
"Justo" é dizer coisas irresponsáveis, inconsequentes, desturpadoras, cínicas e dissimuladas?
@mansfild3403
@mansfild3403 Жыл бұрын
@@mauriciocastanheira2937 sim, no campo do discurso tudo isso é justo, diversas vezes já ouvi pessoas do estado chamarem por exemplo, de contribuição oque seria o imposto e isso é tomado como justo mesmo sendo uma deturpação, cínico, inconsequente, dissimulado etc...
@p5cgmx
@p5cgmx Жыл бұрын
Cada um fala o que quer e responde por isso. Ele falou muitas coisas visivelmente erradas, a melhor forma de visualizar a situação é trocar o personagem da fala por alguém que simbolize ou tenha um discurso oposto. Se continuar errado o que foi dito, é pq tá errado mesmo.
@marciosilvadesantana3287
@marciosilvadesantana3287 Жыл бұрын
A questão é que por mais que eu tenha verdadeira devoção pela Filosofia, sinto dizer que ela não encerra em si todas as respostas para todas as questões. A situação do Monark, indiferentemente da opinião pessoal dele sobre liberdade de expressão passa por uma solução jurídica. E a resposta é simples: os limites de tal liberdade são dados pelo ordenamento jurídico e a forma de sancionar aqueles que abusam do direito já está prevista no ordenamento jurídico. O devido processo legal implica o processamento de atos jurídicos e administrativos de competências pré estabelecidas. O Estado, ao sancionar o indivíduo não deve se afastar das próprias normas que ele gera. Sob pena de retrocesso em que persecução jurídica confunde-se com pura vindita. O resto são firulas filosóficas que só ocultam o problema do avanço da censura no nosso País.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Mas é claro. A pretensão não é resolver a questão pela Filosofia, mas aumentar a compreensão apenas.
@marcelodonascimento7323
@marcelodonascimento7323 Жыл бұрын
O problema no vídeo não é a desconstrução da falácia sobre a impossibilidade de estabelecer limites à liberdade de expressão, esse ponto foi muito bem fundamentado, mas a insuficiência do conceito para explicar o caso concreto na sua totalidade, isso porque o foco do vídeo trata de apenas de uma das variáveis que produzem a tensão que está em jogo. De todo, modo, é uma ótima contribuição para racionalizar o debate na esfera pública.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
É isso, Marcelo. Você foi ao ponto.
@cbuquera
@cbuquera Жыл бұрын
A coragem e a qualidade do canal merecem nosso respeito e apoio, inclusive financeiro.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Obrigado de coração
@andrebispo1
@andrebispo1 Жыл бұрын
Interessante esse ponto de vista; porém ainda acho estranho, um juíz de suprema corte, investigar e julgar um blogueiro de internet; será que a nossa democracia é tão frágil que não suporta o pensamento contrário? Racionalmente, ainda não localizei razão lógica e minimamente imparcial do A. M. para esse caso; e olhe que não compactuo e nem assisto aos vídeos do Monark.
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
Finalmente um comentário sensato. O que eles chamam hoje de abuso restringe-se a simplesmente expressar uma opinião contrária à deles.
@GustavoSantos-xt4lz
@GustavoSantos-xt4lz Жыл бұрын
Opinião contraria significa divulgar desinformação para os seguidores?
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
@@GustavoSantos-xt4lz quais desinformações?
@GustavoSantos-xt4lz
@GustavoSantos-xt4lz Жыл бұрын
@@jeordesluciano3788 contra o sistema eleitoral por exemplo entre outras que eu não lembro agora .
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
@@GustavoSantos-xt4lz sistema eleitoral sempre será uma dúvida da população e é obrigação do estado dar explicações. O Firewall da defesa do Pentágono já foi invadido por hakers de fundo de quintal, quem garante que o sistema eleiroral não pode ser fraudado?
@lucasalmeida6642
@lucasalmeida6642 Жыл бұрын
Concordo em parte. Volto o mesmo argumento, se a divisão nao é precisa, entao seria necessario acordar entre as partes uma divisão e fixá-la de forma a nao ser relaxada ou endurecida quando for conveniente para cada lado. Entretanto, para executar isso, teriamos que confiar em maquinas para julgar, porque o proprio conceito de juiz humano vai contra a ideia de limites fixos e imutáveis na lei. Penso que a verdadeira discussao esta um pouco mais além, a questao nao é se a pessoa pode falar ou nao, mas estamos vendo que a real pergunta é: ate onde as pessoas podem ser julgadas? Falar qualquer um pode falar o que quiser, mas ate onde pode-se falar ao envolver outra pessoa e ate onde pode-se acusar ou desconfiar de alguem so porque se falou algo? O que me assusta, na verdade, é que tem-se usado as falas publicas como pretexto para iniciar investigações e julgamentos, e isso, meu caro, é com toda certeza o que um regime totalitário faz. Ate porque se nesse momento a policia nao tem autorização para abordar uma pessoa so porque ela disse algo relacionado ao trafico, porque o juiz pode pedir a investigação de alguem ou julgar pessoas com base apenas em suas falas? Dois pesos e duas medidas.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Nunca houve uma ideia de "limites fixos e imutáveis na lei" no Direito Moderno, tal qual o praticamos.
@douglasmarques6985
@douglasmarques6985 Жыл бұрын
O debate já deixou de ser a liberdade de expressão. O debate agora é: por que o STF pode ser vítima, investigador e juiz no mesmo processo, que o Monark não consegue ter acesso e não sabe exatamente do que está sendo acusado, pois não existe sequer uma lei específica para o "crime" que ele supostamente estaria cometendo. Quem defende isso um dia será vítima também.
@candidagarcia8864
@candidagarcia8864 Жыл бұрын
Concordo. Isso não está longe de ocorrer
@edjonasmisso5715
@edjonasmisso5715 Жыл бұрын
Exatamente, amigo. É assustador ver pessoas militantes defendendo atos abusivos do poder estatal que surrupiam a liberdade individual de pessoas que para eles são todas vista como ameaça. Não concordo com muita coisa que o Monark fala, tolher um indivíduo e puni-lo financeiramente como forma de intimida-lo de modo a recuar pelo simples fato de expressar suas opiniões é digno de um país no qual quem manda é o estado totalitário, que no caso, está tendo o poder judiciário como o seu maior representante. Lamentável ver pessoas aqui dizendo que o Monark deveria ser preso pra "dar o exemplo". LAMENTÁVEL!!!
@evertondesantana729
@evertondesantana729 Жыл бұрын
"Quem defende isso um dia será vítima também", isso é outra falácia. Não há relação entre o que Monark faz e quem acata as decisões de Moraes.
@douglasmarques6985
@douglasmarques6985 Жыл бұрын
@@evertondesantana729 Não é falácia, porque o que está sendo feito agora, no mínimo, serve como jurisprudência, cria um mecanismo que serve de precedente. Só que o dia de amanhã ninguém sabe, e aí se for um governo de direita, ele usará os mesmos mecanismos para calar os opositores. Isso é um preceito básico da Sociologia brasileira: as normas se aplicam conforme a conveniência do momento e sobre quem são os inimigos do rei. A norma, o mecanismo, a jurisprudência, ficam guardadinhas num canto só esperando para serem usadas como pretexto numa situação em que o grupo político X quer ferrar com alguém que esteja incomodando. Leia Raymundo Faoro.
@daninkko
@daninkko Жыл бұрын
​@@douglasmarques6985Douglas. Sabe o que é legal vendo teu post? Cada vez mais esses professores estão sendo confrontados quando fazem aulas para defender cerceamentos de liberdades em nome da tal democracia. Repare que ele só fala da problemática na fala de "liberais". Peça para esse professor citar qual o crime do Monark que não o de "desobediência" (Meu Deus!! De desobediência!!!). Cada vez mais eles não estão mais falando sozinhos. Obrigado pelo teu post.
@leandroschemmer
@leandroschemmer Жыл бұрын
Isso me lembrou sobre o que é chamado de problema da vagueza. Com quantos grãos é definido um monte? A partir de quantos fios de cabelo uma pessoa é careca?
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Foi da aula em que falo sobre vagueia que tirei o trecho que comento no vídeo mesmo.
@marciodinizdasilva
@marciodinizdasilva Жыл бұрын
Boa tarde pessoal.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
👋
@cadso74
@cadso74 Жыл бұрын
Não é o que se fala e sim contra quem fala! Troque os personagens da fala e vocês verão a mágica acontecer! Comente o vídeo de humor do Thiago Santinelli simulando a morte do Luciano Hang!
@p5cgmx
@p5cgmx Жыл бұрын
Se parar para pensar seu argumento se auto responde, independente da troca de personagem, simular e se divertir com a morte alheia é errado em todos os contextos
@p5cgmx
@p5cgmx Жыл бұрын
@alexandrebello9902 ele não tem obrigação de trazer um caso de direita e outro de esquerda pq ele não está fazendo política. O foco é mostrar que esse discurso de liberdade defendido pela direita na verdade é estratégia de desinformação e intolerância. Mas já que entramos na política, nunca vi uma direita tão radical quanto a atual. Em especial, no caso Monark que defendeu até o direito do pensamento n@zista. Acho que Monark na verdade não tem conhecimento sobre as consequências dos próprios atos e termina sendo usado e descartado. Ninguém realmente influente o defende ou patrocina quando o "bicho pega".
@p5cgmx
@p5cgmx Жыл бұрын
@alexandrebello9902 exatamente o que disse, ele não está fazendo política, logo ele escolhe o que é mais conveniente e o discurso da direita sobre liberdade é muitíssimo conveniente no momento político, pois apesar do discurso ser sobre liberdade, ele possui um significado muito maior, mas quando se atribui responsabilização pelo que se diz ele se torna inútil, pois se volta contra quem falou
@cadso74
@cadso74 Жыл бұрын
@alexandrebello9902 filósofo não. Bacharel em filosofia!
@cadso74
@cadso74 Жыл бұрын
@@p5cgmx verdade. Também não estou obrigando ninguém.
@joelfilho8149
@joelfilho8149 Жыл бұрын
O curioso é que só um lado sofre censura.
@caioribeiro3104
@caioribeiro3104 Жыл бұрын
Talvez só um lado esteja atacando as instituições democráticas...
@JoaoVasconcelos-xn8pz
@JoaoVasconcelos-xn8pz Жыл бұрын
​@@caioribeiro3104nem sempre. As piadas do leo lins são iguais as do tiago santinelli. Só leo lins apanha
@caioribeiro3104
@caioribeiro3104 Жыл бұрын
@@JoaoVasconcelos-xn8pz, note que eu não disse "piada ofensiva", eu disse "atacando as instituições democráticas". Feita essa distinção, o Santineli não sofreu um cancelamento recente por causa de uns tuítes antigos que recuperaram?
@wwgw-re8eh
@wwgw-re8eh Жыл бұрын
@@caioribeiro3104 atacar instituições democráticas não justifica nada, existem várias formas de governança que não implicam em uma democracia, ser contra a democracia não é ser necessariamente a favor do autoritarismo, isso é algo básico. Então basicamente oque vocês dizem é: se não for da minha ideologia, deve ser preso e silenciado. É isso?
@JoaoVasconcelos-xn8pz
@JoaoVasconcelos-xn8pz Жыл бұрын
@@caioribeiro3104 estou falando sobre processo judicial, as instituições se movimentarem para coagir uma pessoa. Um grupo de pessoas indo contra alguém porque não gostaram do conteúdo é muito diferente do Estado ir contra alguém.
@aluisiobarrossimoes619
@aluisiobarrossimoes619 Жыл бұрын
Sobre a falácia da livre expressão de pensamento, somos livres para expressar nossos pensamentos e responsáveis pelo que expressamos.
@felipemachado2730
@felipemachado2730 Жыл бұрын
exato somos livres para fazer o que queremos mas nao livres da consequencia de nossos atos
@miguelfrazao8459
@miguelfrazao8459 Жыл бұрын
No caso específico nem é esse o objeto, o mérito. Não se trata de direito de expressão, mas de direito de incitar crimes fazendo acusações sem prova, disseminação de notícias sabidamente falsas, que não se sustentaram com fatos. Tem o imenso alcance dessas coisas reverberando instantâneamente nas redes sociais. Ademais, temos as circunstâncias. Temos conhecimento do que ocorreu no Brexit e suas consequências, das teorias do QAnon e suas consequências, da incitação ao 6/1 nos EUA e do 8/1 no Brasil.
@felipemachado2730
@felipemachado2730 Жыл бұрын
@@miguelfrazao8459 concordo com você , mas no caso Monark e visível que ele é iludido por uma liberdade de expressão utópica uma na qual não haja alguma reação é bem ideia ancap
@miguelfrazao8459
@miguelfrazao8459 Жыл бұрын
@@felipemachado2730 Também acho que o tudologista iletrado talvez não tenha consciência do mal que faz num momento crítico de ascenção da extrema direita, assim como Glenn Greenwald. Também enxergo nele uma irresponsabilidade sincera. Mas as consequências de um incendiário nas redes sociais não pode ser ignoradas. Inclusive a anomia da desobediência às ordens judiciais, quer gostemos delas ou não.
@HitlerGaymes123
@HitlerGaymes123 Жыл бұрын
Não se trata de uma consequencia orgânica, mas uma interferência arbitraria de uma instituição ilegitima.
@josevitor7174
@josevitor7174 10 ай бұрын
Tenho um questionamento: Ser "castigado" por questionar o poder é claramente uma falta de liberdade de expressão. É isso que acontece com o próprio, aquele que detém poder está digamos castigando aqueles que se opoẽm
@Roberto-Barnabe
@Roberto-Barnabe 6 ай бұрын
Parabéns pelo canal
@fabiobispo9619
@fabiobispo9619 Жыл бұрын
Nossa que canal legal! Parabéns 👏🏿 SUCESSOS
@cledsoncutrim1584
@cledsoncutrim1584 24 күн бұрын
Parece dificultar o que é certo e errado
@ImmediatePainter
@ImmediatePainter Жыл бұрын
Realmente eu vejo umas pessoas usando essa argumentação, que não faz sentido. Mas talvez isso possa ser usado como oposição à censura do estado, ao invés de só liberdade de expressão. Provavelmente há uma delimitação objetiva de quais discursos deveríamos censurar ou não, mesmo em um cenário onde isso parece nebuloso. Mas não existe isso de "o que nós deveríamos fazer" se não é você quem está no controle, como é o caso da censura estatal. Acho que é razoável alguém argumentar que, independentemente de quais discursos a gente realmente deva reprimir, o governo tende a usar esses cenários "nebulosos" pra manipular o discurso público de maneira injusta por meio da censura, e propor que a gente deveria ter algum tipo de "First Amendment" pra evitar isso.
@Pr.RonaldLima
@Pr.RonaldLima Жыл бұрын
Os exemplos que você citou são analogias que não refletem vários pontos da questão que levantou... O problema não é sobre se ter clareza total do que são fronteiras precisas, mas de "como?" e "quem?" quer debater sobre elas. Infelizmente todo esquerdista é assim: tenta fazer uma manobra gigantesca para defenfer o cerceamento da liberdade de expressão em nome de uma suposta ética ou bem social, porém tal defesa só vale para "os outros", pois quando volta-se contra si, aí pode tudo, reinvindicam todo direito possível. Via de regra esquerdistas não debatem ideias, tentam cancelar que pensa diferente. Basta discordar de um esquerdista, que ele já se vitimiza acusando o interlocutor de preconceituoso ou alguma "coisa fóbica".
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
O problema foi exatamente o que eu coloquei. Se você quer colocar outro problema, faça um texto/vídeo seu, amigo. Querer que um texto diga o que ele não disse é só uma coisa: falta de interpretação de texto.
@flix1179
@flix1179 Жыл бұрын
Uma liberdade é n precisar expor tudo que sente, mas, ser impedido de falar o que sente, tbm é falta de liberdade, é um paradoxo, pois sempre parte de uma medida, cabe a nos, determina o motivo a ser feito a expressão, ou seja conteúdo > apontamento intenção > fala Acho que a noção maior de liberdade é podemos entender tbm a precisão de cada coisa que falamos, falar por falar n é liberdade, é apenas falar, a liberdade consiste do não impedimento, mas n de falar em si, mas, para que vou falar? A expressão é precisão humana, mas, a precisão humana, é so a expressão? Acho que toda expressão vem de algo interno a querer sair, ou de algo externo a querer se resolver, como falei encima, acho que precisa se entender o motivo, pois entre os Conteudos > apontamento intenção > fala dentro há.... "razão "> conteudo > apontamento "motivo" > intenção > fala Pois, há um motor, por trás do que voi querer falar ou apontar, se há alguem te criticando, há algo em vc ou nela que leva a nisso, é precisa dialogar para entender, n censurar, n se cria arvores boas, cortando frutas males, e sim, entendendo a terra a que está a arvore, resolva a terra, e talvez, a arvore tbm se resolverá, opositor a liberdade de expressão geralmente usa band aid para resolver o problema maior, o que levou a pesssoa a querer falar X coisa? algo que ela sentia? algo que ela viu? será que realmente somos os bons? por que ela fala isso? não o como, ou a fala, e sim, o motivo, a razão, sem subjetividade, tentar ver no cru o que, acho que devemos parar de dialogo com espantalhos, usando da jogos de palavras, e tentar entender de fato a intenção, e n a fala em si, e se der, o motivo, o motivo caso sempre é externo ou perceptivel interno tbm
@joaothrasher5789
@joaothrasher5789 Жыл бұрын
Manifestar o desejo de eliminar o outro não é liberdade de expressão.
@brunacm7594
@brunacm7594 Жыл бұрын
Quem manifestou isso?
@joaothrasher5789
@joaothrasher5789 Жыл бұрын
@@brunacm7594 o seu pai
@joaothrasher5789
@joaothrasher5789 Жыл бұрын
@@TheLucasbr152 para preservar os seus dentes caso faça isso na minha frente.
@joaothrasher5789
@joaothrasher5789 Жыл бұрын
@@TheLucasbr152 provavelmente foi a moderação que ocultou o meu comentário. Discurso que não me agrada? Fale na minha cara que quer me eliminar ou para qualquer pessoa. Vocês só fazem isso quando estão em vantagem, do contrário se fingem de amigos e tentam fazer mal aos outros de outra forma.
@joaothrasher5789
@joaothrasher5789 Жыл бұрын
@@TheLucasbr152 você entendeu o que eu disso no início, mas veio aqui com essa desculpa de cerceamento de liberdade porque se sente atraído pela falácia da extrema direita. Se você acha que pode dizer o que quer, então terá que suportar o que não quer ouvir ou até coisa pior. São regras míninas de convívio que vocês questionam porque não sabem o que é sair do apartamento e ter contato com o mundo real.
@caioribeiro3104
@caioribeiro3104 Жыл бұрын
Um dos principais argumentos que eu vi essa galera da "liberdade de expressão irrestrita" fazendo é que seria dar o poder do judiciário decidir o que é verdadeiro ou falso. O que eles não sabem, ou ignoram, é que o judiciário já tem esse poder! Quando você acusa alguém de algo e essa pessoa te processa, o julgamento é, trocando em miúdos, um juiz decidindo a quem tá mentindo e quem está falando a verdade. E esse poder também não é absoluto: o juiz ter considerar inocente, não quer dizer que você seja; também não quer dizer que o público vai te considerar inocente por causa da decisão judicial. Mas, para fins legais, o juiz decidiu o que é verdade e mentira naquele contexto.
@Gabriel.Joaquim_13
@Gabriel.Joaquim_13 Жыл бұрын
A questão da liberdade de expressão é ampla e possui muitos argumentos do que de fato é seu conceito. Seja na comédia, entrevistas, entre outros exemplos. Infelizmente quando esse assunto ganha espaço nas discussões, o mais comum é ver comentários de pessoas que já possuem uma opinião "sólida" e simplesmente jogam suas ideias em um vídeo que nem sequer assistiu até o final ou entendeu a mensagem passada. O que não significa uma proibição de se fazer uma crítica à postura que foi tomada pela pessoa em relação ao tema - o que de fato é comum ocorrer, pois faz parte de um conversa haver discordâncias... Aguardo novos conteúdos sobre esse assunto ou outros futuros, sucesso para o grupo do INÉF.
@julioprava
@julioprava Жыл бұрын
Assim como alguns defendem a liberdade de expressão irrestrita, há também quem defenda a liberdade de crença irrestrita. Essas pessoas negligenciam que tanto discursos quanto crenças moldam intenções e orientam decisões. As crenças e os discursos não são sempre uma ficção restrita na cabeça das pessoas, elas podem ter impacto no mundo real em ações e comportamentos, sendo até bastante nocivas. Embora essas liberdades sejam fundamentais para a autonomia individual e para o funcionamento saudável de uma sociedade democrática, precisamos reconhecer que existem limitações em ambos os casos. A liberdade de expressão, por exemplo, pode ser usada para promover discursos de ódio, desinformação prejudicial, incitação à violência e outros tipos de conteúdo nocivo. Da mesma forma, a liberdade de crença pode levar a ideias extremistas ou preconceituosas que influenciam comportamentos prejudiciais. Por isso precisamos estabelecer limites para liberdades irrestritas, para que não coloquem a própria ideia de liberdade em risco. Inclusive, só a "objetividade > subjetividade" para resolver o paradoxo da tolerância.
@HenriqueM-jh1ye
@HenriqueM-jh1ye 4 ай бұрын
O estado não consegue controlar nem os trombadinhaa que roubam celulares, mas vai controlar o que as pessoas pensam sim 😂
@julioprava
@julioprava 4 ай бұрын
@@HenriqueM-jh1ye quando um nazista parar na sua frente e falar o que ele acredita você dá um abraço nele, bonito da sua parte.
@Marllon_333
@Marllon_333 Ай бұрын
​@@HenriqueM-jh1ye*pois é, utopia kkk*
@partneracademia5496
@partneracademia5496 Жыл бұрын
Então eu vejo essa questão muito no humor hj em dia, qdo q é humor, qdo é ofensa, racismo etc....? Qual o limite? Não estou tomando partido de nada tá? Só relatando mesmo.
@tHeMaRkInZiN
@tHeMaRkInZiN Жыл бұрын
O professor incorre em algumas falacias no argumento também, compreendo que trabalhando com analogias os exemplos perdem a precisão para se tornarem didaticos, porém os exemplos do professor são bastante objetivos. A noção de luz e escuridão é imprecisa, mas é verificavel e não varia, enquanto as consequencias da liberdade de expressão irrestrita não são verificáveis (prolongo este argumento em breve), e os limites para a liberdade de expressão são variáveis de pessoa para pessoa e de periodo para periodo. Todos as alegorias apresentadas pelo professor tem consequencias imediatas e verificáveis, a liberdade de expressão irrestrita não tem consequências inequivocamente verificaveis, tampouco imediatas. O exemplo do policial eu considero um argumento mais favoravel a liberdade de expressão irrestrita do que o contrario, visto que, a diferença entre controle e tortura só poderia ser averiguada após a apuração do fato, visto que justamente pela dificuldade entre traçar a linha entre a contenção e o abuso, é impossivel proibir o uso da força afim de evitar casos de abuso, daí após a apuração caberia a punição, porém, se tratando de liberdade de expressão, não a como proceder com a apuração do fato, visto que não há ligação direta verificavel entre o discurso propagado e uma ação tomada "motivada" por esse discurso, a menos que se trate de uma ordem direta e deliberada (situação que não é pautada no discurso do Monark). Sendo assim não há como punir o discurso previamente, pois não existe como prever as consequencias deste, nem há como puni-lo posteriormente, pois não ha como evidenciar objetivamente a ligação entre o discurso e a ação.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
"as consequencias da liberdade de expressão irrestrita não são verificáveis". Aham. Senta lá.
@tHeMaRkInZiN
@tHeMaRkInZiN Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia Inclusive existem evidências contrarias ao efeito Werther, citado no outro video sobre o Monark como evidência inequívoca da necessidade de restrição à liberdade de expressão.
@JoaoPedro-gt4el
@JoaoPedro-gt4el Жыл бұрын
Professor, precisamos urgentemente melhorar a interpretação de discurso nas escolas. Está cheio de comentários falando sobre o que não é dito no vídeo
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Você percebe, né, João? Essa é a vida de um professor nas redes.
@miguelfrazao8459
@miguelfrazao8459 Жыл бұрын
Sim, para as imprecisões da realidade existe a arbitragem, a negociação do que é aceito socialmente. É isso o que são as leis e é por isso que essas leis mudam conforme a correlação de forças na sociedade, que não é produto de uma vontade nem o somatório das vontades, mas o resultado dos diversos enfrentamentos que geram um terceiro resultado que ninguém queria. É o possível.
@miguelfrazao8459
@miguelfrazao8459 Жыл бұрын
@@EC-qz2kw Se ele puder provar que houve fraude nas eleições, é só mostrar. Por essas e outras já tentaram um golpe de Estado e a explodir bombas em aeroporto e torres de energia elétrica. Se liga. Quando se fala para milhões as consequências do que se diz são graves.
@yracineves
@yracineves Жыл бұрын
Éu sou seqedora do presidente bolsonaro valeu povo brasilera voces todos familhas brasilera esta de parabens povo brasilero deus nocomado fosa povo brasilera vocese todos esta deparabens família família abençoado por deus parbens
@denys_gaspar
@denys_gaspar Жыл бұрын
Bom vídeo, mas vejo que o principal ponto principal na defesa de liberdade de expressão é a propriedade privada e não a fronteira do que é dito ou não.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
De acordo com a sua ideologia libertária, pode ser.
@keysonemanuelborgesreis2224
@keysonemanuelborgesreis2224 Жыл бұрын
Como abordar o fato de abuso de autoridade.
@doidovei1
@doidovei1 11 ай бұрын
A explicação dele não é óbvia. Logo, não se tem uma definição. É interpretativo. Qualquer coisa vale. Meu caro filósofo, o Sr acha que o Caetano Veloso é pedófilo? A Xuxa cometeu pedofilia? Fiquei curioso...
@edupierrobom
@edupierrobom Жыл бұрын
Como disse Einstein para Niels Bohr: "o filósofo é aquele que sabe tudo sobre coisa alguma".
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Como disse Clarice Lispector (ou teria sido Caio Fernando Abreu? Ou teria sido Jesus? Ah, tanto faz...), "o ignorante acha que sabe de tudo sempre, mesmo mais que aqueles que claramente sabem mais que ele".
@edupierrobom
@edupierrobom Жыл бұрын
Acho que qualquer filósofo valorizaria a oportunidade de refletir sobre a relevância e o papel da filosofia numa era altamente técnica, científica, especializada, que é o cerne da piada "infame" de Einstein. Se você, o Senhor que Claramente Sabe Mais do que Eu, não vê relevância nesse tipo de questionamento - que é estendido por muitos outros cientistas como Feynman e Hawking -, ou se sequer entende que esse é o ponto central, ou se esse tipo de crítica e questionamentos te incomodam, seria obrigatório mudar o nome do canal para "isto é pseudofilosofia" @@istonaoefilosofia
@edupierrobom
@edupierrobom Жыл бұрын
Mas vamos ao X da questão. Estamos claramente no limiar das ciências jurídicas. Estamos claramente diante de alguém que não estudou direito, ou se estudou, aprendeu a passar em provas, mas não entendeu o espírito da coisa. Sim. A ciência jurídica é uma das poucas ciências que laboram com a filosofia. Então, você claramente poderia objetar de forma mais elegante se soubesse tão claramente mais do que eu. Mas você claramente optou em apostar que você sabe mais do que eu - o que claramente me parece meio infantil. A verdade é que a constituição e a legislação infraconstitucional claramente impõem os limites não só da liberdade de expressão, mas de todas as outras liberdades (econômica, de opinião, de propriedade (vide desapropriação)). Então, eu usei essa piadinha "infame" para externar aqui a minha necessidade de que fosse algum jurista explicando essa questão tão controversa, uma vez que o que realmente preocupa não é se eu, você, a Caloi e a Monark extrapolamos essas liberdades, mas se o as autoridades estão respeitando a lei como eu, você, a Caloi e o Monark devemos obedecer. Ficar filosofando sobre o que um influencer disse é meio raso, não acha?? Não é melhor olhar o caso todo, ver todos os ângulos, todas as perspectivas e teses jurídicas, apresentar todas com imparcialidade, e assim, tornar um caso corriqueiro e banal (apesar de atípico na forma como a lei manda tratar os réus) em algo que realmente pudesse nos fazer pensar melhor??? @@istonaoefilosofia
@edupierrobom
@edupierrobom Жыл бұрын
Sendo bem prático: tem juristas defendendo a tese de que isso é a normalização da censura. Até notórios militantes da esquerda como Greewald teceram críticas contundentes contra os abusos de poder, o avanço da censura, e tantos outros juristas que sustentam que há estado de exceção... e o que você diz a respeito? Quantas dessas teses e argumentações você analisou a fundo? Será que o problema é realmente a liberdade de expressão quando temos evidências tão contundentes de julgamentos políticos???
@jorgefilho6097
@jorgefilho6097 Жыл бұрын
O conteúdo explicitado está muito tranquilo. Se ainda houvesse uma grande problemática sobre o que e quem deve definir algo, nem teriamos a noção básica do direito e ainda estaríamos vivendo ao sabor do vento. Aqui nem importa tanto o tema ou o indivíduo, mas sim a constante suposição de que tudo pode ser questionado e não executado uma vez que é impossível definir e construir delimitações sobre quaisquer assuntos porque eu simplesmente posso relativizar tudo e daí nada possui precisão a ponto de ir a julgamento.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Você foi precisamente ao ponto.
@jorgefilho6097
@jorgefilho6097 Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia fico grato pelas postagens e disposição da equipe deste canal para divulgar um conteúdo gratuito que demanda muito trabalho. Gostaria muito de me tornar membro. Forte abraço!
@Overmelho13_
@Overmelho13_ Жыл бұрын
O Vitor comentou sobre o assunto cheio de dedos. Isso já fala por si, que não estamos numa democracia. A galera comunistas são bons com a retórica. Mas fogem muito do objeto central. O Vitor não é comunista.
@fepro84
@fepro84 Жыл бұрын
Esse tipo de falácia também se apresenta em discussões sobre ações afirmativas voltadas para a população negra: a de que não é possível definir com exatidão o público-alvo pela dificuldade em delimitar a "fronteira" entre as caracterizações como "branco(a)" e "negro(a)" e que, logo, não deveriam existir tais políticas sociais.
@davydestevao3165
@davydestevao3165 Жыл бұрын
Não esclareceu nada. Podemos dizer que isso também é uma falácia, pois está atacando um espantalho. A questão do Monark é que ele está sendo proibido de trabalhar, que é um direito de todos, pelo uma coisa que se quer existe na lei. Não tem como alguém ser punido por algo que não existe punição. Ai vc só está dando mais poder a censura que está acontecendo no Brasil.
@antoniovitor643
@antoniovitor643 Жыл бұрын
Como não esclareceu nada a premissa que ele está atacando é a proposição de que liberdade de expressão é irrestrita ele não está atacando o monark em sí, o monark é o meio não o proposito.
@davydestevao3165
@davydestevao3165 Жыл бұрын
@@antoniovitor643 Não, não está fazendo isso. O que ele está fazendo é tentar justificar que o que está acontecendo com Monark é correto. Só não tem coragem de falar abertamente.
@antoniovitor643
@antoniovitor643 Жыл бұрын
@@davydestevao3165 Você parece não ter entendido o vídeo.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Meu amigo, você está literalmente dizendo: “Não, ele não está falando sobre o que ele está falando, ele está falando sobre o que eu acho que ele está falando!”. Já deixou de ser problema de interpretação de texto isso aí. Passou a ser dissonância cognitiva pura e simples.
@negocioscash6199
@negocioscash6199 Жыл бұрын
Falácia de Liberdade de Expressao, ok. E sobre a ditadura do Judiciário, sobre a qual não há a quem recorrer, segundo Rui Barbosa?
@luisssramos
@luisssramos 3 ай бұрын
Falácia é dizer que deve haver limite para a liberdade de expressão. A pessoa deve ter a liberdade de dizer tudo o que pensa e pretende, depois, se cometeu algum desvio moral, quem o julgará será a opinião de outras pessoas com liberdade de expressão; se cometer um crime previsto como difamação ou calúnia, será processado por quem se sentir ofendido; se tiver um entendimento errado sobre algo, isso suscitará uma discussão onde todos poderão participar e, talvez, para muitos, chegar a uma síntese que lhe enriquecerá; se falar uma mentira, deverá ser corrigido com a verdade e não com censura. A melhor maneira de se combater a mentira é mostrando a verdade, nunca cedendo ao governo o poder de definir o que é verdade ou mentira para que este imponha uma censura. O governo, atualmente, está perseguindo pessoas do povo alegando que críticas inconvenientes são fake news. Típico de ditaduras.
@scarblack1000
@scarblack1000 Жыл бұрын
Vitor, de fato, concluir que não há uma delimitação de algo, por você não conseguir precisar tal delimitação, é uma falácia. No entanto, também é uma falácia dizer que, porque certo discurso prejudica alguém, logo esse discurso precisa ser cerceado. Dizer que só porque muitas vezes partimos de regras imprecisas no cotidiano, para dizer que logo devemos partir para regras imprecisas de restringir liberdade de expressão, também é uma falácia. O "pau que dá em Chico também dá em Francisco", se vamos invalidar essa reivindicação de liberdade de expressão irrestrita por fundamentar-se em uma falácia, então aplicaremos isso para todos os casos de normas morais. Invalidemos todas as normas fundadas em falácias, e aceitemos apenas leis demonstradas apodicticamente, pois senão seria hipocrisia.
@obraemacao9247
@obraemacao9247 Жыл бұрын
Bom senso é uma boa postura para essa questão.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Sim. Mas é como diz o dito popular. Bom senso tem, mas tá faltando.
@Songs_For_Hearts
@Songs_For_Hearts Жыл бұрын
MUITO BOM PROFESSOR; TENHO TIDO DIFICULDADES DE ME FAZER ENTENDER PELAS PESSOAS QUE PREZO SOBRE OS POSICIONAMENTOS NA VIDA; VIESTES CORROBORAR COM UM PRINCIPIO QUE JA DEFENDO HA BASTANTE TEMPO;
@Songs_For_Hearts
@Songs_For_Hearts Жыл бұрын
@@alexandrebarbosa9056 KKKKKKKKKKK; CUIDADO COM O CORACAO;
@Songs_For_Hearts
@Songs_For_Hearts Жыл бұрын
TINHA UM COMENTARIO AQUI MAS O CARA APAGOU ... "Alexandre Barbosa respondeu: "Procura um.livro para vc ler! O que vejo aqui é só falácia.""
@antoniovigna4188
@antoniovigna4188 Жыл бұрын
Muito bom
@mauriciocastanheira2937
@mauriciocastanheira2937 Жыл бұрын
Xandão é um cara muito moderado. Em alguns países pessoas como Monark já estariam enjauladas faz tempo.
@Andre-ww2yy
@Andre-ww2yy Жыл бұрын
coreia do norte
@cledsoncutrim1584
@cledsoncutrim1584 24 күн бұрын
Parace relativiso isso
@lugarespecial
@lugarespecial 11 ай бұрын
Não tem problema querer usar o controle da liberdade de expressão como ferramenta política. O problema é chorar só quando ela é usada contra você.
@flix1179
@flix1179 Жыл бұрын
Liberdade de expressão é?... 1- poder falar o que não se pode falar?( Necessário para um vida saudável e interação saudava.) ^é basicamente a liberdade de falar algo contrario, e não de expressar algo que necessariamente a pessoa tem vontade, ou seja, proibir alguém de falar algo, principalmente se a intenção desse algo é contraria a narrativa vigente ou governo, é censura. O que se faz a censura, se não o próprio ator de calar o que se colocam em posição contraria ao seu governo Ou seja, nessa figura, a liberdade estaria em expressar aversão ao poder ou narrativa vigente, e isso, é a maior liberdade que possa ter( acho que a maior liberdade que posso ter é ouvir alguém que discordo.) ///falas que vão contra alguma natureza se opondo a ele, sem intuito de te destruir ou eliminar, apenas, refletir e mudar "Acho que o estado deveria ter menos imposto." "acho X partido corrupto." "acho que voce ta sendo um pouco grosso." -- Ou seja, expressões que surtam de uma necessidade de mudança, são sempre validos, SEMPRE, pois, no mínimo( ao menos na visão de quem fala), busca algo melhor.(moto externo) 2- pode falar o que se quer falar? ( Entendível, mas nem sempre necessário, caso sem objetivo) ^se configura na vontade gerada por querer se expressar, que PODE, ser contrario ou não, para a narrativa vigente Nem tudo que queremos falar precisamos falar, pois o foco nessa parte, n está na aversão contraria a algo, e sim, de algo de dentro, e n necessariamente tem alguma noção construtiva ou contraria a algo. ///falas que vão contra uma natureza, menosprezando, visando apenas causar discordia, e não mudança, apenas caos "acho voce muito estranho." "odeio n3gr0s" "odeio g4ys" -- Não busca uma solução ou validação, apenas é um sentimento INTERNO que busca sair a fora, sem o intuito de ajudar ou contribuir, apenas, se expressar, com risco de ofender ou desestruturar algo(moto interno) *MINHA OPINIAO* Se o que quero falar, é contra a narrativa vigente, ou contra o universal ou estado absoluto, é censura eu proibir alguém falar algo contrario a minha ação, ponto. ............... O que n faz sentido é " voce quer falar, por não poder falar." ^Pois o motivo do motor(origem) da vontade(ação) falar, está no impedimento de falar, mas esse impedimento n há conteúdo ao o que exatamente falar, e sim, não falar. Ou seja, apenas birra. "por favor, não fale durante a oração." "silencio para ouvir o coleguinha." Se trata de impedimentos de falar visando algo a ser ouvido ou focado, temporário.
@juliocosta5374
@juliocosta5374 Жыл бұрын
A falácia do limite do q é certo ou errado sao seus exemplos. A liberdade de expressão tem q ser ampla e absoluta e pra evitar os execessos q existe a lei. Porem a lei se limita ao caso em questão e não direito em si. Isto significa dizer q o devido processo legal pode punir determinada oratoria, mas jamais o orador a nao ser q ele tenha incitado o ilícito.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Toda vez que alguém me acusar de bater num espantalho eu vou mostrar o seu comentário.
@ryanaa5248
@ryanaa5248 Жыл бұрын
Dentro desse espectro do que é justo ou injusto, qual é a máxima representação de justiça e a máxima representação de injustiça (os dois extremos do espectro)?
@piruloluke
@piruloluke Жыл бұрын
Eu entendi o que você falou Vitor, e concordo com isto no contexto em que você falou. No entanto, eu acredito que o ponto principal daquele argumento não é o que você tratou. Pelo que percebo, o problema não é tanto a dificuldade de demarcação, mas a questão de quem fará esta demarcação. O Monark parte de uma posição cética quanto ao estado. Na visão dele, deixar para o poder estatal a decisão do que é liberdade de expressão é perigoso.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Perfeitamente legítimo. Você abordaria outro ponto do mesmo assunto. Já se diferencia de 90% dos comentários aqui projetam no que eu disse o que eu não disse e saem "refutando" moinhos de vento. O meu vídeo não é para encerrar a questão, nem para abordá-la sobre todos os pontos de vista possíveis -- isso é impossível. É só para apresentar uma dimensão do problema que, talvez, sirva a pessoas como você, interessadas em alargar o pensamento.
@alexandre9832
@alexandre9832 Жыл бұрын
Ao que parece, você questiona a legitimidade do Estado-juiz na explicitação/delimitação do conteúdo de dado direito fundamental, polêmica alimentada pela ausência de representatividade eleitoral de agentes que não são democraticamente eleitos. Há quem vá além e questione a legitimidade da atuação do órgão de cúpula desse poder e também seu exacerbado protagonismoncomoadicionais formas de violação à repartição das funções públicas, popularmente denominadas poderes. O próprio Direito, com auxílio da Filosofia do Direito, enfrenta tais questões. Alexy, por exemplo, procura fundar a legitimidade questionada na própria discursividade, enquanto Dworkin e Waldron, buscam clarificar os limites da atuação estatal por outros critérios, como bem aponta Cristina Consani no episódio do podcast do PPGLM, cujo link transcrevo ao final. Sobre à crítica ao ativismo, impende, sobretudo, compreender a gênese do fenômeno e saber se o que lhe dá azo se perpetua (uma pista: a inação dos demias poderes). A compreensão do viés contramajoritário dos direitos fundamentais, também auxilia na compreensão do porquê da tutela de suas normas asseguradoras ser confiada exatamente a um órgão atacado pela carência de representatividade popular, e porque a democracia não se afirma pela irresistível vontade das maiorias de ocasião (vide os apontamentos dos "pais fundadores" em O Federalista). open.spotify.com/episode/6gTw8KF7XBmdCDWVNpXBzw?si=gi_HEH2vShOGFGQVxPO46g
@edjonasmisso5715
@edjonasmisso5715 Жыл бұрын
Farei um vídeo pra refutar esse video. Nunca ouvi tanta besteira.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Mi mi mi - foi só o que eu consegui ler.
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia na minha opinião um sistema democrático deve sim haver liberdade de expressão irrestrita, caso contrário já não é uma democracia. Lógico que há coisas que podem ofender outras pessoas quando ditas, mas é para isso que serve a justiça, quem se sentiu ofendido que processe o outro. No caso do Monark e do Alexandre de Moraes, está patente que trata-se de perseguição polítca. Hoje quem determina o que pode ser dito e o que não pode ser dito é um juiz que desrespeitou a constituição inúmeras vezes, perseguindo e caçando direitos políticos de deputados que são imunes a qualquer coisa que os mesmos falem, não sou eu quem está dizendo, está escrito na carta magna.
@edjonasmisso5715
@edjonasmisso5715 Жыл бұрын
Examine o que vc falou, cada sentença, cada premissa sobre a qual vc fundamentou a conclusão do teu "argumento", e veja se o que estou falando é mimimi. Mas farei um vídeo resposta e mandarei pra vc. Só pra vc. Não quero ganhar Ibope contigo, afinal, não é disso que eu vivo. Daí vc analisa e se tiver algum pingo de honestidade, faz um vídeo pontuando minhas considerações. Abraços!
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
@@edjonasmisso5715 espere sentado. Só o que eu vi no vídeo foram circunlóquios pra tentar justificar a censura deliberada.
@joaogustavodesouzalaia4680
@joaogustavodesouzalaia4680 Жыл бұрын
​@@jeordesluciano3788sim, porque o apoio ao Nazismo é crime!
@david.cabral
@david.cabral Жыл бұрын
Duvidar da confiabilidade das urnas não é crime e está completamente coberto pela liberdade de expressão, ainda que não irrestrita. Defender punição por isso é usar a falácia da liberdade de expressão irrestrita para defender a censura de elementos não criminosos, o que, além de também ser falácia, é mal caráter. Seria o equivalente a usar o argumento de que não existe liberdade de expressão irrestrita pra defender a censura da ditadura militar... Os artistas presos e exilados não sofreram censura então, só falaram o que não cabia à liberdade de expressão, ou seja, falar mal do rei, que exatamente o mesmo caso do monark. Um exemplo que é de fato criminoso, por exemplo, é acusar alguém de gen0c1dio sem embasamento jurídico. Não sei se o canal apoia prisão ou multa pra todos que usaram esse argumento...
@anibalbraga8185
@anibalbraga8185 Жыл бұрын
Professor, me desculpe mas nao ficou claro pra mim, você é a favor de proibirem ele de fazer vídeos nesse seguimendo que ele vem fazendo?
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Oi, Aníbal. Você conseguiu perceber que o vídeo não é sobre isso que você pergunta?
@anibalbraga8185
@anibalbraga8185 Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia Ok, obrigado por responder tão rápido, mas gostaria muito de ouvir sua opinião sobre esse assunto: é correto calar ou tentar calar alguém por uma opinião ou essa pessoa deve responder isoladamente por cada opinião? De qualquer forma obrigado pela atenção.
@leonardomartin4211
@leonardomartin4211 Жыл бұрын
​@@anibalbraga8185Sim! Foi citado o nome e o caso do Monark. Então, pra que não deixe interpretações tendenciosas faz-se necessário concluir o pensamento. O caso é complexo. A multa não é abstrata, o perigo de alguém ir preso por opinião é real. Quais as fases do processo, como e por quem foi julgado? Existe imparcialidade? Outras pessoas, de outros viés políticos ,que expõem suas opiniões serão julgados com o mesmo vigor?
@marcoaureliomoraesguimaraes
@marcoaureliomoraesguimaraes Жыл бұрын
Influencer de quê? De porra nenhuma. Esse cara e outros 95% dos influencers só demonstram o nível subterrâneo da exigência de qualidade do povo brasileiro. Argh!
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Chora mais.
@marcoaureliomoraesguimaraes
@marcoaureliomoraesguimaraes Жыл бұрын
Pseudo-argumento justificador do meu argumento.
@profreinaldociqueira
@profreinaldociqueira Жыл бұрын
Rapaz, deixa de lado essa ideologia velada e vamos pra filosofia. Lembrando que seu canal tem adeptos de várias correntes.
@antoniovitor643
@antoniovitor643 Жыл бұрын
O que é filosofia ?
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Ideologia velada? Você é novo aqui, né? Antes de responder, pelo menos assista este vídeo aqui: "Professores doutrinadores: imparcialidade a partir da fala de Eduardo Bolsonaro" (kzfaq.info/get/bejne/q8CbetKKvrKwo6c.html)
@alvarogoncalves8303
@alvarogoncalves8303 Жыл бұрын
Tive crise de riso com a micro-abertura só com os olhinhos da coruja mds
@ks-ro2nq
@ks-ro2nq Жыл бұрын
E se na sauna tiver um cara falando que a temperatura está boa e outro estiver falando que está alta? Você está usando exemplos físicos para quem está discutindo ideias. Como eu vou discutir se o Monark está abusando, se quem tá acusando nem diz o que o cara falou, só sabemos que ele é aparentemente um risco para democracia. Eu tenho que confiar no juiz que é a suposta vítima e não apresenta provas?
@gabrielsilva-pl3dx
@gabrielsilva-pl3dx Жыл бұрын
Praticamente todo mundo sabe o que ele falou e isso já é suficiente para ele ser considerado um risco ao sistema democrático
@ks-ro2nq
@ks-ro2nq Жыл бұрын
@@gabrielsilva-pl3dx o que ele falou?
@gabrielsilva-pl3dx
@gabrielsilva-pl3dx Жыл бұрын
​@@ks-ro2nq que o Brasil deveria ter um partido que prega o extermínio de minorias étnicas.
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
@@gabrielsilva-pl3dx não sabia que o Monark era o Bin Laden disfarçado. Risco a democracia? Pelo amor de Deus.
@ks-ro2nq
@ks-ro2nq Жыл бұрын
@@gabrielsilva-pl3dx você realmente acredita que é por isso que ele está sendo perseguido e tendo que pagar multa de 300 mil? De um fato de quase um ano atrás, que pediu desculpas e saiu do podcast?
@victor-wt5ul
@victor-wt5ul Жыл бұрын
Acho que e nisso que da tu tenta defini o dereito a liberdade sem ele ser derivado de outro dereito como o dereito a própria vida ou propriedade privada mais e so um palpite meu
@melisante12
@melisante12 Жыл бұрын
Professor, seu argumento serve para o outro ponto de vista, visto que se pode correr o risco da decisão errada limitando o discurso, pode-se também correr o mesmo risco liberando o discurso para todos os lados!
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Bem-vindo à realidade, onde corremos o risco de ser imprecisos em nossas decisões. Não é demais isso?
@apostolo2003
@apostolo2003 Жыл бұрын
Caro Professor. Penso que o Sr. deveria ser mais claro, no que pretende com esse vídeo. Na realidade não posso me contrapor ao Sr., pois receio o que pode acontecer comigo. Acho que esse argumento basta para contrapor os seus. Abraço e continuo seu aluno, muito embora pensemos diferente em muitos aspectos da vida.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Agradeço o tato com que buscou essa abordagem. Primeiro ressalto o mais importante no seu comentário: nós discordamos, e isso é o menos importante. Doentes estaríamos se rompêssemos relações por causa de discordâncias. Segundo, eu fui claro no ponto que me propus analisar. O que você talvez queira dizer é que eu não abordei o problema do modo como VOCÊ gostaria que eu tivesse abordado. Cuidado: sempre diferencie essas duas coisas, caso contrário você corre o risco de cair em erros bobos de interpretação de texto.
@piguezapig
@piguezapig Жыл бұрын
Qual crime monark cometeu, e onde consta na legislação?
@marcelooliveira6155
@marcelooliveira6155 Жыл бұрын
Não concordo com os argumentos deste videos. As fronteiras da liberdade de expressão são bem definidas pela legislação vigente. Se o cidadão no seu exercício da liberdade de expressão caluniar, discriminar, incitar crimes ou injuriar alguém, este estará sujeito às sanções penais e cíveis correspondentes. Quantos aos exemplos utilizados acredito que também existam limites bem estabecidos. O suspeito tem a garantia legal da sua integridade física, então o limite é de zero agressão, no caso da vela o limite é a visão, só é possível enchergr na presença da luz e no caso da sauna o limite é a temperatura corporal média dos seres humanos. As vezes não percebemos os limites, mas eles sempre existem.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Você não faz ideia do que está falando quando se refere à legislação vigente, faz?
@tribunal_da_razao
@tribunal_da_razao Жыл бұрын
Isso na verdade é a falácia Ad ignoratiam, "não sabemos algo sobre A, logo B". Trata-se de usar o vazio como premissa, discursando em cima do silêncio sobre alguma questão pra tirar conclusões a partir desse discurso fundamentado no silêncio. O que atenta contra o principio da não contradição na lógica formal, causando a falácia ad ignoratiam. É um apelo ao silêncio. Fiquei esperando essa definição mais técnica da coisa, "fronteira imprecisa" é meio q um termo vulgar leigo pra esse uso do Ad Ignoratiam q seria o termo mais técnico oficial. Ainda assim, bom vídeo.
@wellingtonfabiano3963
@wellingtonfabiano3963 Жыл бұрын
Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
❤️
@alexssandropimentel3518
@alexssandropimentel3518 Жыл бұрын
Mais uma vez fazendo o mal uso do conhecimento e dom que tempo,em nemhuma situação a policia tem direito a bater mesmo que uma unica vez, a mesma tem protocoloa seguir e sim direito a si defender das ações de elementos que tomem a iniciativa tentar contra vida que há dentro de cada farda...
@alexandre9832
@alexandre9832 Жыл бұрын
Rapaz, sem querer ofender, mas é desafiador entender o que você quis dizer... precisa melhorar a comunicação...
@Gabriel-rc9yd
@Gabriel-rc9yd 11 ай бұрын
Um magistrado punindo um agente subversivo pelas suas palavras... Parece que passados 2000 anos nao mudou muita coisa
@mauriciopereira5762
@mauriciopereira5762 Жыл бұрын
Fake news é algo muito sério, Monark continua (por exemplo) dando a entender que as urnas não são seguras, isso e desinformação sem provas. Quem lembra da moça que foi morta no Guarujá ( espancada até a morte) por conta de fake news?
@agremis
@agremis Жыл бұрын
Tem como dar 3 likes?
@felipemmarcico
@felipemmarcico Жыл бұрын
Pessoal bora ver o vídeo antes de opinar
@alxsoares
@alxsoares Жыл бұрын
É necessário sim uma tipificação... E creio eu que cada caso seja um caso...
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
É isso.
@cassionunespreview5287
@cassionunespreview5287 Жыл бұрын
Não vi um desenvolvimento construtivo no seu vídeo sobre Justiça e Vingança ao usar textos Bíblicos fora do contexto que pretende o autor. É crucial reconhecer a desonestidade intelectual de não levar em consideração o contexto explícito em que Jesus Cristo apresenta suas instruções no Evangelho de Mateus, especificamente nos capítulos 5:1-20 e 5:21-48. Ignorar o foco central de Jesus na missão de evangelização e interpretar erroneamente suas palavras como uma tentativa de diminuir os versículos do Antigo Testamento é uma abordagem injusta e inadequada. Ao analisar Mateus 5, é evidente que Jesus está, de fato, contextualizando suas instruções dentro do âmbito da missão evangelística. Ele utiliza as bem-aventuranças como base para incentivar os seguidores a continuarem proclamando a verdade do evangelho, mesmo diante de adversidades como perseguições e feridas físicas. A mensagem é uma exortação para perseverar na disseminação da palavra divina, independentemente dos desafios enfrentados. É desconcertante ver como algumas interpretações não levam em conta essa ênfase na evangelização, buscando, em vez disso, distorcer a mensagem de Mateus 5 para sugerir que Jesus está depreciando os versículos do Antigo Testamento. Tal interpretação é altamente desonesta e prejudica o verdadeiro propósito das palavras de Jesus. Nesse contexto, não há qualquer intenção de diminuir os princípios do Antigo Testamento, como o "olho por olho". Pelo contrário, Jesus aprofunda esses princípios e os aplica em um nível mais profundo e espiritual. Sua mensagem não é uma rejeição, mas uma ampliação do entendimento, destacando que a transformação interior e o amor são fundamentais na interpretação e aplicação da lei. Portanto, é inegável que uma análise honesta e precisa do contexto de Mateus 5 revela a natureza injusta e insustentável da tentativa de desconsiderar a ênfase na evangelização e distorcer as palavras de Jesus para fins de depreciar os versículos do Antigo Testamento. Essa abordagem desvirtua o verdadeiro significado da mensagem e subestima a profundidade do ensinamento de Jesus sobre a lei e a missão evangelística.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Meu amigo, você precisa fazer muito malabarismo intelectual para conciliar as palavras explícitas de Jesus contra o “olho por olho, dente por dente”, além de todos os exemplos de sua conduta nos evangelhos, com esse princípio do Velho Testamento. Você tá de parabéns por essa ginástica de pensamento aí. Dissonância cognitiva que chama.
@cassionunespreview5287
@cassionunespreview5287 Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia Obrigado pela atenção, estou ciente das críticas, ao passo que levanto elementos elaborados que nem todos possuem conhecimento. Eu não negligenciei nenhuma das bases fundamentais, que são essenciais para a interpretação e compreensão das palavras e textos bíblicos. Fiquei surpreso ao ver que você acredita que sofro de dissonância cognitiva, pois levei em consideração cuidadosamente essas bases para o entendimento das palavras e interpretação das textos bíblicos, para não cometer a falácia da simplificação, Ignoratio elenchi, non sequitur, Ad Hominem. Contextualização. Análise Histórica. Compreensão Cultural e Linguística. Gênero Literário. Intenção do Autor. Exegese. Teologia Comparativa. Harmonização dos Princípios do Antigo e Novo Testamento. Hermenêutica. Consistência Interna das Escrituras. Enfoque nos Aspectos Espirituais. No tecido intrincado das Escrituras, onde as palavras se entrelaçam como os fios de um bordado sagrado, há momentos de interpretação que exigem uma jornada de profunda reflexão. O Evangelho de Mateus, como um intricado códice, revela um desses momentos nas páginas de seus capítulos 5:21-48. Como um hábil artesão literário, Mateus convida-nos a explorar esses versículos com a sensibilidade de um orador exegético e a sabedoria de um estudioso hermenêutico, a fim de desvendar a harmonia sublime entre os ensinamentos de Jesus e os preceitos ancestrais do Antigo Testamento. À primeira vista, a mente inquisitiva é lançada em uma encruzilhada: será que Jesus, com Sua retórica aparentemente transgressora, está desbastando os princípios firmes do "olho por olho" do passado? Mas, como um arqueólogo das verdades escondidas, escavando além das camadas superficiais das palavras, descobrimos que Jesus não invalida, mas enriquece e expande o significado desses princípios. Ele nos desafia a transcender a superfície do pensamento convencional e a adentrar os recantos profundos da compreensão. Nesse enigma, a chave reside no contexto, como a luz que ilumina as entrelinhas de um manuscrito. Num tempo em que a "justiça olho por olho" era uma regra gravada em pedra, Jesus emerge como um mestre intérprete, não para derrubar a lei, mas para preencher suas letras com significado vibrante. Ele não rejeita as fundações do passado; ao contrário, ele cavouca em busca das raízes ocultas, revelando uma dimensão mais rica além da rigidez das palavras. A análise comparativa, como uma bússola confiável em uma jornada complexa, nos guia pelas trilhas das Escrituras. Jesus, no ponto fulcral do discurso, proclama em Mateus 5:17: "NÃO PENSEIS QUE VIM DESTRUIR A LEI OU OS PROFETAS; NÃO VIM DESTRUIR, MAS CUMPRIR." Aqui, as palavras de Jesus e a perspicácia de John Calvin convergem. O Teólogo da Reforma ecoa no coro, ressaltando que Jesus não veio para abolir, mas para completar. A jornada hermenêutica nos leva além da superfície, como um mergulho nas profundezas de um oceano inexplorado. A mensagem de Jesus, segundo o olhar teológico, transcende o literalismo da lei, mergulhando nas profundezas do coração divino. Assim, ao fugirmos das acusações de retórica manipuladora, as palavras de estudiosos como Calvin ecoam como um farol confiável. Eles atestam que Jesus NÃO REVOGA, MAS REALÇA, NÃO SUBTRAI, MAS REVELA. Os pilares do Antigo Testamento não ruem, mas ganham novas dimensões, ecoando a jornada de corações que se transformam. Paulo ministro escolhido por Jesus Cristo elimina toda sorte de falácias: Romanos 1:16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; Na essência da discussão, como uma pérola escondida no coração de uma concha, reside a missão de Jesus. Sua vinda não é uma negação, mas uma plenitude. A mensagem do "não resistir ao perverso" ecoa em nossos ouvidos como um chamado à coragem de transformação, mesmo quando enfrentamos desafios imensos. Nesse emaranhado de interpretações, a trama se desenrola e uma tapeçaria intricada emerge. Jesus não é um discordante, mas um harmonizador. O "olho por olho" transcende-se em um convite para a introspecção, para a dádiva do amor e da compaixão. Na busca pelo entendimento, nos perdemos nos sulcos das páginas, onde os ensinamentos de Jesus e os princípios ancestrais encontram uma dança harmoniosa, uma sinfonia que ecoa além das eras.
@ViktorComum
@ViktorComum 11 ай бұрын
Sempre tive essa noção de que é impossível uma completa liberdade expressão, pois nossas palavras podem ter consequências práticas na nossa realidade. Definir o que pode ou não ser expressado é um desafio gigantesco, pois podemos cair numa de cercear quem não merece, mas o debate tem que ser desenvolvido e chegarmos em pontos comuns, afinal leis são pra montar barreiras que não deixem a sociedade a mercê do puro caos de agir sem consequências. Tenho muito receio de um mal uso dessa ferramenta de cerceamento, mas tem que existir.
@lugarespecial
@lugarespecial 11 ай бұрын
A tendência é quando iniciado o cerceamento da liberdade de expressão, é que ele seja usado como ferramenta política para combater opositores. Isso é fato.
@diariodeumaprincesaaleatoria
@diariodeumaprincesaaleatoria 11 ай бұрын
só conteúdo maravilhoso obg por tanto
@JoseCarlos-so5bp
@JoseCarlos-so5bp Жыл бұрын
Não, Vitor! Não sei porque você teima em usar as forças de segurança pública nos seus exemplos, mas sei que há uma imensa campanha para desmoralizar as polícias do Brasil em favor do crime. Não cabe ao policial militar em seu campo de atuação medir a força a ser utilizada diante de um caso concreto, pois suas ações são pautadas estritamente com base na lei, sob pena de sanção administrativa e judicial. Logo, não cabe, no caso em tela, essa distinção com relação às atuações da polícia militar no seu árduo mister de combate a criminalidade, esta que conta com amplo apoio do próprio judiciário em desfavor da população.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
O vídeo não era sobre isso, cara. Você pega uma questão periférica, acessória, completamente irrisória para comentar. Assim não dá nem para começar a conversar.
@alexandre9832
@alexandre9832 Жыл бұрын
​@@istonaoefilosofiaEle apenas quis dizer que "o recurso é recorrente", como num viés.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
Recorrente? Ele cita 2 casos. Num universo de quantos? Olha…
@alexandre9832
@alexandre9832 Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia Não estou dizendo que concorde, mas que essa é a síntese da argumentação que ele apresenta kkk Todo o restante é, como se diz no meio jurídico, "obiter dictum" ("e por falar nisso...").
@luancarvalhomatos7888
@luancarvalhomatos7888 Жыл бұрын
Monark vai ser lembrado igual ao Marat: herói da revolução ancap
@dansilva20222
@dansilva20222 Жыл бұрын
Monark deveria se preso pra dar exemplo.
@edjonasmisso5715
@edjonasmisso5715 Жыл бұрын
Oi?
@davydestevao3165
@davydestevao3165 Жыл бұрын
Quando a censura for pra o que vc defende, espero que te prendam.
@joaogustavodesouzalaia4680
@joaogustavodesouzalaia4680 Жыл бұрын
​@@davydestevao3165nunca defenderia o Nazismo. Coisa de tolo. Procura outro ídolo, tem ser um pouco mais esperto.
@joaogustavodesouzalaia4680
@joaogustavodesouzalaia4680 Жыл бұрын
​@@edjonasmisso5715apologia ao Nazismo é algo perverso!
@dansilva20222
@dansilva20222 Жыл бұрын
@@EC-qz2kw incentivar nazismo é crime por exemplo, disseminar mentiras também, e muitas outras coisas
@evertondesantana729
@evertondesantana729 Жыл бұрын
Esse papo de "quem define" me lembra a pergunta dos crentes para ateus: "Se Deus não existe, quem criou o universo?", a pergunta já é maliciosa. As relações sociais concretas definem o que é ou não libertário, não liberaloide de internet. Se Moraes errou, então contraponham e não fiquem apenas no mimimi anarcodebiloide.
@libertascipher
@libertascipher Жыл бұрын
A objeção "quem vai determinar?" é completamente válida e não é uma falácia, pois essa objeção é feita contra um juízo que pretende se colocar como universal, mas que é de caráter moralmente subjetivo. "Quem vai decidir?" Diferentes pessoas podem decidir coisas diferentes. Qual decisão vai valer? Aí que entra o verdadeiro delimitador válido universalmente: a propriedade privada. O estado, nem ninguém, tem o direito de impor delimitação de moral subjetiva sobre a propriedade alheia. A propriedade já é o delimitador entre os indivíduos. Por exemplo, se eu chamar uma pessoa de idiota, ela pode se sentir ofendida e achar que eu feri-lhe os sentimento. Mas a resolução desse conflito não é ela me proibir de falar o que eu penso, mas se afastar e não me ouvir mais. Na casa dela, ela pode delimitar ações de fronteira indefinida, pode proibir, por exemplo, o ato de chamar outra pessoa de idiota. O que ela não pode é impor sua regra como válida para todas as outras propriedades, pois se trata de um juízo de valor subjetivo. Se na minha casa eu me reúno voluntariamente só com pessoas que não se importam de fazer piadas de humor negro, piadas com gordos etc., não devo nada a ninguém por fazer tais piadas no meu espaço privado, pois não prejudico, nem coajo ninguém a se juntar nesse meu espaço privado e ficar ouvindo coisas que não são do seu agrado. A liberdade de expressão é um direito derivado da propriedade privada, não das decisões arbitrárias da máfia estatal.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
"Ah, meu deus, eu não consigo lidar com a imprecisão da vida, porque eu só aceito precisão 100%". Quando você se tornar adulto, volta aqui e discutimos.
@libertascipher
@libertascipher Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia Você não entendeu meu argumento.
@libertascipher
@libertascipher Жыл бұрын
@@istonaoefilosofia Meu argumento é o seguinte: decisões que envolvem fronteira indefinida são juízos de moral subjetiva. Por ser um juízo de moral subjetiva deve permanecer no limite da propriedade de cada um. Exemplo: eu acho que fumar maconha é um mal. Eu posso proibir o uso da maconha no meu espaço privado, mas não no espaço privado alheio.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
"decisões que envolvem fronteira indefinida são juízos de moral subjetiva." Não são nem juízos de moral, nem juízos subjetivos necessariamente. Eu me pergunto se você sabe o que está falando, quando fala "moral", porque afirmar isso é tão fora da linha que eu não sei nem por onde começar. Juízos morais são juízos de bem e mal. Ponto. Fronteiras imprecisas não são apenas desse tipo. Eu cito exemplos no vídeo, inclusive. Os juízos não se reduzem a objetivos e subjetivos. Existem juízos intersubjetivos que não dependem de alguém isolado, mas de um acordo que pode se dar em diferentes níveis. Os contratos em sociedade -- comerciais ou não -- são todos desse tipo, bem como as ideias em que acreditamos coletivamente. Penso que o seu erro é ainda trabalhar na dicotomia "ou é preciso 100%, ou é completamente impreciso". Isso é idealismo. O mundo real -- natural e social -- é bem mais complexo que essa exigência ingênua.
@libertascipher
@libertascipher Жыл бұрын
​@@istonaoefilosofia A discussão toda é em torno de um problema moral: a liberdade de expressão. E escolhas envolvendo fronteira indefinida são sempre subjetivas. Mesmo no caso em que envolva um consenso, um ponto em comum de escolha entre várias pessoas, continua sendo algo subjetivo, no sentido em que isso pode variar entre outros indivíduos. Um contrato é um tipo de consenso entre duas pessoas, mas, como eu disse, continua sendo subjetivo. Sobre a dicotomia, eu não estou negando a necessidade de se tomar decisões, o que estou discutindo é onde essas decisões devem ser tomadas. Para você, tais decisões devem se dar nas esferas do poder do estado; para mim, nas esferas da propriedade privada. Por exemplo, você, como defensor do estado, acredita que os políticos devem estar acima da propriedade privada e escolher uma medida igual para todas as propriedades, aceitando a variação apenas de país em país. O meu ponto aqui é demonstrar que isso é problemático porque as pessoas não podem ser niveladas, as pessoas têm medidas diferentes, seja para questões morais, como decidir se piadas com gordos devem ser permitidas, ou questões técnicas, como decidir o tamanho das garagens das casas. Centralizar essas decisões, que naturalmente são variáveis nas esferas privadas, gera vários problemas sociais, além de ser um ato de opressão contra a população.
Sêneca e a ira perante a guerra
21:26
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 4,1 М.
E o Tiago Santineli? Ódio do bem ou do mal?
17:55
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
What will he say ? 😱 #smarthome #cleaning #homecleaning #gadgets
01:00
WORLD'S SHORTEST WOMAN
00:58
Stokes Twins
Рет қаралды 209 МЛН
The Joker kisses Harley Quinn underwater!#Harley Quinn #joker
00:49
Harley Quinn with the Joker
Рет қаралды 8 МЛН
拉了好大一坨#斗罗大陆#唐三小舞#小丑
00:11
超凡蜘蛛
Рет қаралды 6 МЛН
A base filosófica para entender o "racismo reverso"
22:48
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 15 М.
Glossário político: O que é liberdade de expressão?
18:04
BBC News Brasil
Рет қаралды 84 М.
Como não citar um filósofo (O pequeno Maquiavel de Saint-Exupery)
12:29
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 36 М.
SOBRE MONARK, NAZISMO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO | Professor HOC
12:05
Professor HOC
Рет қаралды 562 М.
Não existe isso de "mais razão, menos emoção"
11:49
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
Justiça e vingança na Operação policial em SP
19:55
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 5 М.
What will he say ? 😱 #smarthome #cleaning #homecleaning #gadgets
01:00