O jovem tem que morrer (mas não do jeito que vc imagina)

  Рет қаралды 77,446

Quadrinhos na Sarjeta

Quadrinhos na Sarjeta

6 ай бұрын

BLACK HOLE de Charles Burns é uma história de horror sobre ser adolescente. Tudo começa no final dos anos 1970 quando uma doença sexualmente transmissível se espalha entre os jovens. E o efeito? Mutações bizarras e particulares para cada um. Comento nesse vídeo a história de BLACK HOLE, falo de adolescência, orientação sexual, pessoas trans, AIDS, racismo estadunidense, mac0nha e solidão. Também provo que o jovem tem que morrer (mas não no sentido que vc imagina).
Edição: Cauby Monteiro
🛒 Link na Amazon: amzn.to/3TzlnuD
💬 APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me/quadrinhosnasa...
Instagram: / qnsarjeta
Tiktok: / qnsarjeta
Twitter: / linck_alexandre
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academia.edu/Alexandre...
#adolescentes #dst #aids #darkside

Пікірлер: 270
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 6 ай бұрын
🛒 Link na Amazon: amzn.to/3TzlnuD 💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
@cintiasantos557
@cintiasantos557 6 ай бұрын
Definir adolescência é uma coisa muito complicada. Sempre fui uma filha exemplar, não desagradava, obedecia, dava orgulho, fui muito controlada pelos pais, não tinha privacidade, só me esforçava para fazer o que me diziam pra fazer, com medo da represália e de desapontar os outros. A fase em que os adolescentes fazem merda, brigam com os pais, saem pra beber, etc, eu só estudava, estava num relacionamento sério de muitos anos (apesar de infeliz), não bebia, não saia, apesar de querer. Vivi recalcada, com ansiedade, achando que, se fosse eu mesma, eu ia desagradar. Achei que na faculdade ia mudar, mas não mudou. Em 2020, no quarto ano de faculdade, foi o ano em que eu jurei que iria curtir a faculdade como devia, sair pra beber, sair mais com os amigos, viver mais no momento e menos pensando no futuro, pensar menos nos outros e mais no que eu queria fazer. Veio a pandemia. A libertação que eu tanto desejei desde os 18 anos foi adiada...de novo. Saí de casa com 24 anos e fui morar sozinha, me sustentando sozinha, e a fase de rebeldia que eu devia ter tido na adolescência aconteceu naquele ano. Com 24 anos, eu me sentia uma adolescente de 17, eu bebia sabendo que ia passar mal, me joguei em situações potencialmente perigosas, beijei pessoas só por beijar, briguei com meus pais, bati de frente com eles. Eu me sentia infantil mas sabia que eu só estava sendo infantil naquela época porque quando EU PODIA ser infantil, eu fui madura demais, e eu sentia falta de ser um desastre, eu sentia falta de fazer besteiras impulsivas. Fiz 26 anos ontem, ainda estou aceitando o fato de estar mais perto dos 30 do que dos 20...parece que eu tinha 22 e do nada, tenho 26, pra onde foi o tempo? Mas me sinto mais madura e pronta pra ser adulta agora, depois de passar por essa adolescência "tardia", tendo aprendido com meus erros e acertos, sendo idiota propositalmente quando devia ter sido madura, do que se tivesse continuado a ser a filha exemplar que sempre fui. A adolescência começa e termina em idades diferentes pras pessoas. Mais que um número, ela é uma fase experimentação, de erro, de rebeldia, de auto-afirmação, de fazer besteira e aprender.
@maldoror6128
@maldoror6128 4 ай бұрын
Passei por um processo muito semelhante. Durante a minha 'adolescência biológica' eu era muito responsável, assim como você descreveu, mas tinham dois agravantes: religião e depressão. Nenhum dos dois me fez realmente bem enquanto crescia. Sempre tive autoestima baixa, inseguranças e muitas dúvidas que jamais foram totalmente sanadas enquanto não passei pela minha fase de ruptura e rebeldia. hoje tenho uma identidade um pouco mais sólida, uma ideia mais concreta de quem eu sou e não tenho a mente fechada para descorbrir mais sobre mim e buscar mudar se for o melhor pra minha vida. durante a faculdade eu fiz as mesmas coisas que você, cometi os mesmos atos para me reafirmar e me encontrar. Hoje essa fase já deu, já estou me assentando novamente em um estilo de vida mais sério e responsável, mas não me arrependo de ter me dado a chance de me rebelar contra as expectativas, os dogmas religiosos e os laços que eram mantidos por conveniência. hoje estou mais livre, um pouco mais só e definitivamente mais realizado comigo mesmo.
@silversofisticated
@silversofisticated 3 ай бұрын
eu tenho 16 ainda. Acho q, na pandemia, eu quis tentar me rebelar pra tentar ser que nem o povo q aparecia no meu tik tok, mas por sorte eu só passava vergonha dentro de casa kkkkkkkk. Hj em dia, eu sinto q tenho sorte de ter amizades q apoiam meu jeito, porque na real eu nunca quis me rebelar. Eu tenho amigas q tem essa experiência de adolescencia tardia, mas que, como eu, estão deixando as coisas acontecerem no devido tempo e n precisar ser como a maioria. Tô me sentindo bem, e n tô mais me pressionando como em 2020 (de novo, eu sei q eu ainda sou adolescente, eu só tô contando minha experiência kkkkk)
@lucas9353
@lucas9353 3 ай бұрын
Me identifiquei demais com o seu relato. E tenho vários amigos que tiveram adolescência tardia, pais controladores causam isso pelo jeito.
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 6 ай бұрын
Tem uma parte da adolescência, por volta dos 14, 15, onde ainda dá para agir e ter atitudes infantis, pois ainda é cabível. Mas depois dos 16, 17 é impossível. Ninguém mais aceita e inclusiva o próprio adolecente. Causa um peso na consciência difícil de aturar. Se isso não é morte, não sei o que é.
@PedroAugusto-lv9gk
@PedroAugusto-lv9gk 6 ай бұрын
Pra mulheres a pressão começa ainda mais cedo
@vivianmello1278
@vivianmello1278 6 ай бұрын
Comigo foi diferente, nunca tive o direito de ficar brava, triste, chorar ou surtar. Levei tapa na cara do meu irmão 10 anos mais velho, e apanhei da minha mãe também, não era nada constante, mas acontecia com certa frequência. Entretanto, sempre havia os comentários para eu me regular, me controlar e parar de ser frescurenta, mimada, mimizenta, chata, insuportável etc. Teve o lado péssimo, onde eu entendi que nunca poderia fazer minhas vontades e tinha que agradar a todos. Mas teve o lado positivo, de ser séria e racional desde cedo, pq eu NN podia nem espernear nem fazer merda/errar. Com 14 anos eu vivia agoniada, pq queria ter responsabilidade e ser respeitada. Fiz 18 anos, passei na federal e fui morar em outro estado longe, sozinha e finalmente eu pude me virar e ser feliz e responsável rs No meu caso, o fim da adolescência foi renascimento e liberdade. Hoje em dia me dou bastante bem com a minha mãe e irmão, mas também não aceito desaforo já que as tentativas de controle não acabam rs "Você só usa preto e vermelho, muda, usa uma cor diferente" "não quero" e fica por isso mesmo 🙆 maravilhoso Façam terapia, pq foi o q me salvou de entrar num limbo de tristezas e traumas, me libertar e conseguir aproveitar a parte boa da minha criação.
@cassiamartins2449
@cassiamartins2449 6 ай бұрын
​@@vivianmello1278 me vi muito no seu comentário. Desde cedo meus sentimentos sempre foram deixados de lado e eu tinha que ser a filhinha perfeita, nunca podia falar nada ou fazer nada minimamente fora do roteiro. Me sentia sufocada, triste, sozinha, nunca verdadeiramente à vontade com minha família, ainda mais com pais tão inconstantes e cheios de traumas. O início da vida adulta (18 anos) está sendo difícil, mas libertadora demais. Ano que vem, com minhas economias, vou sair de casa. É um grande momento para se estar vivo!!!
@emmanuelalmeida6506
@emmanuelalmeida6506 6 ай бұрын
Acho que o jovem de 16, 17, ainda é um tanto pueril, mas concordo ctg. Porém, eu como alguém que terminou o ensino médio em 2020, na pandemia, sinto que a galera da minha idade (eu incluso) sofre e sofrerá uma adolescência tardia, uma vez que não pudemos vivê-la no tempo certo.
@vivianmello1278
@vivianmello1278 6 ай бұрын
@@emmanuelalmeida6506 tmb me formei em 2020 e discordo totalmente de vc kk faculdade é mto melhor
@kempesmario77
@kempesmario77 6 ай бұрын
Comecei a acompanhar o canal a pouco tempo e tô muito feliz com a quantidade de material bom que tenho pra maratonar, o homem eh uma máquina, eu só não viro apoiador porque sou acadêmico liso, mas receba meu amor
@Darmith.
@Darmith. 6 ай бұрын
Concordo alguns videos do canal tratavam dos assuntos de maneira mais aprofundada e outros com tema bons sendo irrelevantes ou desculpas para alfinetadas ideológicas. @@PauloHenrique-rt8fv
@leavemealone802
@leavemealone802 6 ай бұрын
Ofender adolescente = ninguém é contra pq adolescência é uma desgraça Eu achei engraçado que a definição de adolescente tbm se encaixa nos jovens adultos tbm, pois esses questionamentos continuam firmes e fortes ate os seus 28 anos
@MikaelMMV
@MikaelMMV 6 ай бұрын
Não há critérios rigorosos pra definir em qual idade alguém é adolescente ou adulto, não tem motivos para 18 anos ser considerado adolescente. Se você pesquisar verá que as pessoas realmente se tornam adulto aos 28 anos, que é quando o pre-cortex frontal já está bem desenvolvida. Esta parte do cérebro é responsável pelo raciocínio lógico, pensamento de longo prazo e etc.
@josianyribeiro7987
@josianyribeiro7987 6 ай бұрын
Sou adolescente(quase adulta), e tenho propriedade pra dizer que adolescente é muito dodói da cabeça.
@bhendonqueiroz1978
@bhendonqueiroz1978 6 ай бұрын
Eu acho que adolescência é a época da vida humana que vc está mais propício a tirar a vida de alguém ou sua própria, de tão doida que é essa época
@tzoomislayer
@tzoomislayer 6 ай бұрын
Como um garoto de 14 anos, concordo MUITO, minha geração é chata pra KRL
@cauacomc8508
@cauacomc8508 5 ай бұрын
@@tzoomislayer oq aconteceu na sua geração é assustador
@Gabemus
@Gabemus 5 ай бұрын
Sou adolescente e concordo
@DREW200ful
@DREW200ful 6 ай бұрын
Black Hole pensa o adolescente como uma monstruosidade, não no sentido pejorativo, mas na pripria definição da palavra (criatura perigosa e de aparência grotesca). Fase de espinhas, seios, penis, pelo, estatura, excesso ou ausência de massa corporal, e a descoberta (ou constante procura) da sexualidade. Se observarmos vem é a fase onde mais nós sentimos deslocados. Uma transição problemática da infancia pra vida adulta. Não somos compreendidos e descobrimos que isso se estende a vida adulta. Não é facil levar todos estes sentimentos com tanta intensidade. Eles são fugazes, e a nossa vida é descartável. Somos todos, no fim, engolidos pelo buraco negro.
@nanaszmelody
@nanaszmelody 6 ай бұрын
como uma quase adulta oficialmente legalizada pela lei ( tenho dezessete anos ) me compadeço com essa condição de um vazio, que beira ao crônico. compreendo que muitas mudanças vão acontecer inevitavelmente no ano que vem e necessito de um tempo para conseguir organizar todos esses sentimentos que ficaram soltos não só durante a pré-adolescência e adolescência em si, mas também os da infância. crescer é ter que realizar inúmeros sacrifícios não apenas por terceiros, mas principalmente por si mesmo.
@73376pp
@73376pp 6 ай бұрын
Hoje em dia também tem uma questão conceitual sobre ser adulto que tão transformando em ser um utilitarista, que ser adulto necessariamente tudo fica utilitário, as relações entre o Eu e o Outro, o gozo etc. E isso é um problema da sociedade em que vivemos que nos empurra ao utilitarismo mas não é a natureza e a essência da coisa dessa forma, o utilitarismo é fonte de sofrimento não de amadurecimento
@vitrolavitor_3658
@vitrolavitor_3658 6 ай бұрын
"Black hole" seria muito o nome de uma banda dos anos 90... E fica ainda mais estranho, pelo fato de se passar em Seattle '_'
@Melque22
@Melque22 6 ай бұрын
Adolescência * Pearl sorrindo *
@meunomeebond5710
@meunomeebond5710 6 ай бұрын
É vdd,a cara dela no final do filme é perturbadora.
@lujhin7610
@lujhin7610 6 ай бұрын
Eu comecei a perceber que aquele pequeno garoto e também aquele pre adolescente, confuso, magoado, cheio de duvidas, escroto (por muitas vezes e até sem perceber), Tímido, Envergonhado etc... Começou a morrer e que nos últimos 6 meses ele foi sacrificado para que eu agora com 19 anos, possa dar um pequeno passo ou até mesmo um passo para a vida adulta. Visto que não tenho mais problemas com os meus pais (Eu odiava meu pai e hoje em dia eu o amo), tive problemas de comunicação com a minha mãe (Hoje em dia compreendo e entendo ela o que antes eu não entendia), com a família esta tudo nos conformes e também tenho os meus avos que eu percebo que eles precisam de mim visto que por boa parte da infância, meu avo cuidou de mim enquanto minha mãe ia trabalhar e meus irmãos estavam no colégio, e depois de trabalhar minha mãe buscava meus irmãos e me buscava depois e íamos para casa. Enfim e impressionante como nesse exato momento eu sacrifiquei boa parte da minha vida, para que eu possa passar para o outro estado da vida! Ano que vem eu me formo, mas mesmo assim já percebi que meus amigos ja se formaram e por conta que eu perdi de ano, a gente não vai se encontrar nem se ver, por muitas vezes e por muito mais tempo; Mas percebo que isso faz parte da vida adulta... Sempre fechando um ciclo e abrindo outro.
@Niko_doll-13
@Niko_doll-13 6 ай бұрын
4:07 "SEU VELHO RECALCADO" essa frase foi muito engraçada parabens kkkkkkk vou começar a acompanhar o seu canal
@eduardoreis7147
@eduardoreis7147 6 ай бұрын
Ótimo video. A adolescência realmente é traumática para alguns, as mudanças corporais e mendais podem causar até sofrimento que só é totalmente superado quando nos tornamos adultos e passamos a não nos levarmos tão a sério, o que inclui aceitar nossos defeitos, quando tudo passa a ser relativizado. Hoje como pai, percebo o ciclo como natural, se repetindo, e a única coisa que posso falar aos adolescentes atuais é calma, vai passar, nem tudo é o fim do mundo. Ps. Linck se prepara, a fase é complicada, pois os filhos querem se descolar dos pais, pois isso ajuda a eles formarem sua própria identidade, ou seja, até um certo ponto é necessário abrir mão de controle e se tornar mais um orientador. Abraços.
@aleister6a66
@aleister6a66 6 ай бұрын
É uma fase em que algumas escolhas erradas podem afetar todo o resto da vida.
@lucimarmartins1022
@lucimarmartins1022 6 ай бұрын
Eu que trabalho numa escola de tempo integral de ensino médio realmente os adolescentes são uma grande m... São bem complicados! Valeu pelo Excelente Vídeo!!!
@gabrielandrade5586
@gabrielandrade5586 6 ай бұрын
Aí cara, não é neste sentido que ele fala "adolescente tem que morrer".
@lucimarmartins1022
@lucimarmartins1022 6 ай бұрын
@@gabrielandrade5586 Eu sei! Só estou demostrando um entre vários sentidos da grande complexidade que é a adolescência!
@jeferson44060
@jeferson44060 6 ай бұрын
Esse realmente é o melhor quadrinho já feito, e o mais legal é que ele funciona em todos os sentidos, a arte é fabulosa, o uso de símbolos é genial, a narrativa é espetacular, os textos são maravilhosos. Entretém, faz pensar, visualmente é de embasbacar, filosoficamente é rico, diz muito sobre quem somos como seres humanos, avança a narrativa gráfica dos quadrinhos em geral, marca uma geração, torna os quadrinhos uma arte melhor. É inexplicável.
@Bipetto
@Bipetto 5 ай бұрын
Essa coisa de deixar uma vida pra trás, encarar essa parada... É muito isso. Meus 20 anos estão sendo um mistério aterrorizante!
@cmarzo
@cmarzo 6 ай бұрын
Infância e adolescência são fogo, eu fico feliz de ter sobrevivido a elas, e olha que ambas foram, na maior parte do tempo, boas!
@souderrir
@souderrir 6 ай бұрын
Isso me lembra da Ramlethal Valentine de Guilty Gear de certa forna, ela que é uma Valentine, ou seja, uma arma criada pela vontade universal pra acabar com a humanidade, descobrindo a humanidade dentro dela, já que por ter personalidade praticamente nula, e começando a viver com as pessoas ao seu redor, como o cachorrinho dela por exemplo que ela não entende porque sempre fica mordendo o dedo dela
@user-gd1xv1eo2v
@user-gd1xv1eo2v 6 ай бұрын
Quando eu pensei que se eu chegasse no nono ano ia ter pessoas maturas porque maioria repete de ano, admito os cara consegue ser pior que as crianças, cara pior coisa. Minha cabeça fica repetindo "acaba pelo amor de Deus" fundamental é do capeta e ainda com mlk na puberdade é pior ainda! Inclusive muito bom o vídeo, eu sendo adolescente me sinto agradecido que um adulto não fale como nós somos abomináveis apenas, como se nunca tivesse sido um adolescente, o que eu levo em mente é que ainda é um processo de entender as coisas, e a maioria entende fazendo merda então eu tento ser paciente.
@cauacomc8508
@cauacomc8508 5 ай бұрын
Pode perder essa esperança ai, pq até na faculdade tem pessoas imaturas
@user-gd1xv1eo2v
@user-gd1xv1eo2v 5 ай бұрын
@@cauacomc8508 vish agora deu o caraio mesmo então OWNEOEBDIWMEHSOSBDIDJDJEODND
@_poop_games
@_poop_games 5 ай бұрын
Eu so queria pular a adolescencia,tudo que digo e ignorado,njnguem me leva a serio mesmo estudando estrutura atomica das coisas,e ainda tenho um humor e personlidade que muda mais Que enegia de um atomo num usin nuclear
@ryansales5315
@ryansales5315 6 ай бұрын
eu iria ficar decepcionado se eu mudasse, eu já não tenho nada alem dos meus ideais eu nunca fui amigavel então meu ciclo social não iria mudar, eu no maximo teria q trabalhar e morar sozinho ou com algum colega mas se eu me perder no caso morrer eu acho que eu teria perdido tudo, seria melhor morrer literalmente do que perder tudo que eu batalhei para ser acima de qualquer outra coisa
@MrDouglasEdson
@MrDouglasEdson 6 ай бұрын
Black Hole é incrível mesmo, uma das melhores leituras da vida! Lembro de ter sentido uma tristeza medonha ao terminar a obra, q até hoje nenhum outro quadrinho mexeu tanto comigo. Sem Volta tbm é incrível, será q vale um vídeo maior como este?!! Burns é foda!
@iagolopes3674
@iagolopes3674 6 ай бұрын
eu sou jovem e saio em defesa do jovem sim, q adolescência é o único período que tu tem alguma desculpa pra ser escroto
@luizpedrofreitascampos2364
@luizpedrofreitascampos2364 5 ай бұрын
Mano sou um cara de 2004 vou fazer meus 20 anos amanhã dia 29 de janeiro de 2024 e tipo eu olho pra trás e vejo que 2019 quando eu tinha meus 15 anos foi a praticamente 5 anos atrás eu me sinto muito velho e fico muito pensando no futuro e na minha morte acabo ficando deprimido por descobrir que o tempo é assustador; antes de chegar na maior idade agente fica em um lupin dizendo vai demorar pra chegar vai demorar pra chegar ....... e quando chega vc fica (Mais já?).
@eugeniomelo9723
@eugeniomelo9723 6 ай бұрын
eu já li Black Hole quando adulto, mas tenho a impressão que ele possa causar um efeito semelhante ao filme Stand by Me, aquela coisa de vc ver na adolescência e enxergar uma história, e ver depois de adulto e ver outra coisa
@pogliesi
@pogliesi 6 ай бұрын
Brabo demais. Sobre essa experiência do lidar com a própria morte do seu eu passado, eu tive ela no meio de uma pandemia, eu considero aquele meu Eu do passado nem sendo um Eu, aquele cara é um outro, basicamente quando penso rápido, nada dele se manteve no meu Eu de hoje.
@luisemior6525
@luisemior6525 6 ай бұрын
Que vídeo fantástico. Tenho 27 anos, quando penso na adolescência, eu tinha mais fé na humanidade e mais certezas sobre o mundo.
@DREW200ful
@DREW200ful 6 ай бұрын
Idem
@mirandadouglas
@mirandadouglas 6 ай бұрын
Que maneiro sair um vídeo dessa obra-prima!
@mt.aurelius6324
@mt.aurelius6324 6 ай бұрын
Procura se existe uma HQ que fala sobre o medo do tempo. No sentido, em que as pessoas tem medo de estarem perdendo tempo precioso e quererem que ações banais serem mais rápidas do que de costume ou que querem se entreter com distrações curtas. Qualquer coisa parecida com o que eu falei. Vamos ver se alguém já viveu mais alguém que já pensou disso como ideia de gibi.
@robertpeixoto4775
@robertpeixoto4775 6 ай бұрын
"Ter que lidar com uma pessoa na frente do espelho que está se despedindo de nós" Essa foi foda😢
@Natalia1336
@Natalia1336 5 ай бұрын
Foi mesmo
@thecr4zyplaybr157
@thecr4zyplaybr157 6 ай бұрын
Um fato engraçado: descobri seu canal procurando vídeos desse quadrinho e me apaixonei pelo conteúdo. Hoje em fim um vídeo do meu quadrinho favorito! Não poderia estar mais feliz
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 6 ай бұрын
E hoje eu vou falar mal de adolecente 😃👍
@Succubus_l3sb1c4
@Succubus_l3sb1c4 6 ай бұрын
Adorei o vídeo! Conheci teu canal há pouco tempo. E achei você e seus conteúdos todos maravilhosos!
@nelsoneduardonelsonelo2114
@nelsoneduardonelsonelo2114 6 ай бұрын
Grande vídeo! Assiti a várias resenhas sobre Black Hole, e a sua, disparada, foi a melhor.
@vagnerrodrigues5606
@vagnerrodrigues5606 6 ай бұрын
Kara, ki phoda! Muito phoda! A música de fundo vai dando uma agonia, igual a de trinta e poucos anos atrás. Gratidão pelo vídeo
@PedroGSCameron
@PedroGSCameron 5 ай бұрын
Serei sincero. Como adolescente vítima de bullying, 90% da minha adolescência foi um inferno. Só melhorou alí perto dos 17 anos quando eu tava no último ano do ensino médio, já tacando mais o foda-se pra quem me perseguia comecei a encontrar uma turma que eu me relacionava melhor. A "morte" que foi o final da minha adolescência foi uma morte tão festejada por mim quanto a da Thatcher e do Olavo. Não deixou de ser uma morte, não deixou de ser uma época com lembranças boas e de saudades, mas foi uma parte que ainda bem passou. Vivi ela muito bem, sofri bastante, aproveitei tb, comecei a beber cedo pra mais tarde aprender a beber bem e não muito e nem frequente, fui em muita festa pra agora não pensar que não curti quando devia, bati muito de frente com todas as figuras de autoridade que me incomodaram, ajudei muita gente em problemas que eu tb já passava ou havia passado... E querendo ou não, a adolescência por mais que seja a primeira morte nossa, é a morte que serve de adubo para as raízes que seremos quando adultos.
@sayuri_kudo
@sayuri_kudo 6 ай бұрын
Estava a tanto tempo esperando essa análise 🤩 obrigada QnS
@nic4841
@nic4841 6 ай бұрын
eu lembro q a partir dos meus 12 anos tudo ficou estranho do nada, eu não via mais as coisas do msm jeito e as pessoas tbm não me viam mais do msm jeito, parece q eu fui forçado a crescer de repente. O tempo foi passando e eu pensava q tudo ia voltar ao normal, era só questão de tempo, conforme as coisas iam indo eu ia me acostumando cada vez mais com essa nova "visão" e ia esquecendo de como as coisas eram boas e leves antes, ao longo do tempo as coisas só foram piorando e ficando mais difíceis. Eu pensei q eu fosse ser criança pra sempre e que nada fosse mudar, na minha visão era tudo fácil, hj em dia eu ja me conformei com essa nova visão e ja entendi que é impossível voltar a ser como antes, ainda assim é duro pensar que a melhor época da minha vida ja passou e q daqui pra frente as coisas só vão piorar
@luisemior6525
@luisemior6525 6 ай бұрын
Obrigada pelo trabalho Linck.
@glauberfilho2410
@glauberfilho2410 6 ай бұрын
Linck, que vídeo maravilhoso, Black Hole é um meus quadrinhos favoritos também, sua análise foi incrível, já tinha sentido um gostinho dela quando você gravou um vídeo a respeito de algumas obras do Charles Burns há alguns anos atrás. Um pedido, se possível, comente Sem volta, esse mexeu muito comigo! Acho que merece uma análise sua! Parabéns pelo canal!
@Hellb.Boy_81
@Hellb.Boy_81 6 ай бұрын
cara, eu peguei esse quadrinho em uma biblioteca tem um tempo, li e entendi por partes (o autor solta muitos, maaaas muuuuitos detalhes), não achei nenhuma review brasileira (atualizada e boa), muito obg meu amigos, vc é um amigo.
@m_arxesini935
@m_arxesini935 4 ай бұрын
Depois que eu sai da adolescencia (terminei a escola), eu entrei em uma depressão muito forte, pq meu pai começou a cobrar de mim que eu virasse um adulto funcional automaticamente. Hoje eu tenho 23 anos e ainda estou tentando me recuperar dessa depressão, me tornei uma pessoa totalmente triste e desgostosa com a vida pq simplesmente não sei ser um adulto e não me sinto adulto
@comovcmeexplicaisso2867
@comovcmeexplicaisso2867 6 ай бұрын
Chegou nos 200k !!!!
@fog_eye
@fog_eye 6 ай бұрын
Linck, faz mais vídeos para falar sobre Charles Burns
@biancap.3652
@biancap.3652 6 ай бұрын
Como já disse Nelson Rodrigues aconselhando os jovens: "Envelheçam". Seu canal é ótimo, não posso apoiar pois sou mais uma jovem(senhora) desempregada deste país, mas feliz fico em saber que atingiu os 200K e deixo aqui um comentário para upar o canal. Abraço!
@kaiofury
@kaiofury 6 ай бұрын
Falou o escritor que apoiou a ditadura brasileira.
@Lawirver
@Lawirver 6 ай бұрын
Serei sincero, Minha adolescência foi uma merda. Eu sou feio, gordo, bundudo e eu ia de casa para escola e escola para casa. Não tinha amigos, Hoje tenho 20 anos nem consegui um emprego. Todas as pessoas que eu conheci na minha sala estão trabalhando e outras são concursadas. Deus não quer me ajudar.
@DDD62bit
@DDD62bit 6 ай бұрын
QNJ você tem alguma indicação de quadrinhos que tratem sobre transtorno bipolar ?
@ramonmelo4920
@ramonmelo4920 6 ай бұрын
Acho a arte dessa HQ incrível!
@pedro_oak_alexandre
@pedro_oak_alexandre 6 ай бұрын
Eu estou no limite da minha adolescência e achei este vídeo importante para a minha posição.
@michaelmelo8264
@michaelmelo8264 6 ай бұрын
Oi, Eu já acompanho o canal a um tempo e queria deixar aqui o meu comentário, apesar de que ele não tá tão bem escrito assim, e de eu não saber ao certo o que dizer. Bom tipo, eu tenho 17 anos e meio que eu já tive essa sensação que vc falou sobre sentir que eu já não sou mais a pessoa que eu era antes, da mesma maneira eu estou prestes a terminar a escola e hoje durante a aula eu chorei quando tive que falar sobre o assunto de que o ensino médio está acabando, e pensar que eu já não vou ver meus amigos me entristece nao sei se eles vao querer continar falando comigo quando tudo acabar, é claro que pode ser tudo coisa da minha cabeça doidinha mas mesmo assim é algo em que eu nao consigo parar de pensar. Meio que as coisas estao ruim entre eu e um amigo querido, espero poder falar com ele sobre isso algum momento , só que ele é do tipo de pessoa que nao gosta de falar sobre os sentimentos. Pra finalizar gostaria de dizer que eu também não sei ao certo o que eu quero fazer da vida :3
@ocanaldoSartre
@ocanaldoSartre 6 ай бұрын
"Sem Volta" é um dos meus 3 quadrinhos favoritos. Gostaria muito te ver analisando.
@juliadesegunda
@juliadesegunda 6 ай бұрын
Bom demais! Tenho o volume único, mas não consegui terminar de ler porque fui ficando muito desconfortável com a atmosfera opressiva e fechada do quadrinho. A adolescência é mesmo uma confusão hahaha Obrigada pela análise, vou retomar a leitura !🤘
@augustofonseca4773
@augustofonseca4773 6 ай бұрын
Um dos melhores quadrinhos de todos os tempos. A única coisa que me irrita nas HQs do Charles Burns é que sempre termina meio sem acontecer nada hehe ... mas as ideias das histórias, narrativas e artes são sensacionais. Dos artistas que mais gosto.
@lari_pereira
@lari_pereira 6 ай бұрын
Feliz em conhecer melhor esse mundo e estou começando a ler quadrinhos. No mais: ROLA UM VÍDEO SOBRE DEMON SLAYER? A arte é linda e a história bem diferente. Gostaria de ver sua análise sempre única. Abraços ❤
@yuoyuri
@yuoyuri 6 ай бұрын
Cara eu li esse gibi a uns 2 anos e lembro de simplesmente ter adorado e achado o melhor quadrinho que eu tinha lido, mas agr depois desse vídeo me abriu um leque de nuances que não tinha percebido. Com certeza irei ler de novo.
@italopereira2298
@italopereira2298 6 ай бұрын
Eu estou passando pela adolescência agora estou nos meus 16 anos e me percebi em tudo que foi dito no vídeo principalmente em não saber o que eu sou ou o que vou ser
@nany5619
@nany5619 6 ай бұрын
Isso é muito normal, é um processo longo, uma jornada. Espero que você tenha sucesso em sua trajetória, garoto!
@stockcomsprite
@stockcomsprite 6 ай бұрын
O teu trabalho e a tua abordagem é muito boa, professor. Você escolhe só os quadrinhos mais fudido, continue!
@chorumusgo
@chorumusgo 6 ай бұрын
como um quase adulto, quase não adolescente e não mais criança de 19 anos, foi um ótimo vídeo
@gabrielbarbosa05
@gabrielbarbosa05 5 ай бұрын
Esse canal é sensacional, eu achei minha mina de ouro.
@franciscojonas8587
@franciscojonas8587 6 ай бұрын
Fala mais de obras que abordam essa parada da juventudi e da adolescência de formas diferentes, não so como esse horror
@OlkirSant
@OlkirSant 6 ай бұрын
Fantástico o vídeo.
@kayva1234
@kayva1234 Ай бұрын
Poderia rolar um vídeo sobre a EC ou sobre o pânico moral com os quadrinhos
@SraPatriciaSena
@SraPatriciaSena 6 ай бұрын
Tu podia fazer um vídeo sobre Retalhos, é história de adolescente que faz a gente lembrar que tbm já foi adolescente.
@DanielRodrigues-me6iv
@DanielRodrigues-me6iv 6 ай бұрын
Li recentemente Black Hole e é uma ótima HQ. Retrata de maneira única o drama do que é ser adolescente, misturado com horror experimental. Vale a pena a leitura. Se houver mais vídeos sobre outras HQs desse autor será interessante.
@AsuraMazda93
@AsuraMazda93 6 ай бұрын
Sr. Cauby Monteiro, me diga o nome dessa soundtrack que usou no vídeo, por favor, muito boa!
@pereiraalisson9301
@pereiraalisson9301 6 ай бұрын
Show de bola!
@dutchschaefer2958
@dutchschaefer2958 6 ай бұрын
Faz um video sobre Marshal Law do Kevin O Neil e do Patt mills
@sam_1794
@sam_1794 5 ай бұрын
A adolescência é uma fase de nossas vidas onde a gente ainda estar se descobrindo, e entendendo sobre o sentido de nossa existência. Mais por que temos tantas perguntas nessa fase de nossas vidas? e por que as vezes são tão confusas de entendê-las? Sera que vai fazer mais sentido em nossa existência tantas perguntas assim? Pois até mesmo nessa fase definimos as nossas personalidades para adaptar-se ao mundo ao nosso d redor, e as vezes podemos ficar em uma filosofia de vida que e sempre perguntamos o porque das coisas acontecerem e porque precisamos mudar, e as vezes podemos passar por situações boas ruins ou até mesmo sem sentido, mais a unica coisa que faz sentido é que, cada um teve o que chamamos de amadurecimento, onde até pois esse e amadurecimento se diz sobre as experiências que a pessoa passou em seus dias de glória e de fracassos em sua adolescência. Mais o que seria um adolescente? Um ser emcompreendido pela sociedade? mais só podemos dizer que o qusndo tempo passar vamos evoluindo e as gerações vão se tornando uma coisa confusa e ate mesmo um pouco fora de controle as vezes. E essa e a minha visão sobre adolescência aos meus 20 anos de idade.
@josemariavasconcelos8898
@josemariavasconcelos8898 6 ай бұрын
Alexandre, fala de Sem Volta.
@user-re8mv2iz3m
@user-re8mv2iz3m 6 ай бұрын
VELHO RECALCADOOOO!!!! amo seu canal
@jessicagroke
@jessicagroke 6 ай бұрын
Faz sobre “sem volta”!!
@Eduardo-zp1os
@Eduardo-zp1os 6 ай бұрын
Adolescência BLARGH
@tauanlima1322
@tauanlima1322 6 ай бұрын
O primeiro gibi que comprei foi o umbigo sem fundo, vi aquele tijolo na prateleira, passei umas paginas e achei mt doido. do Das Shaw, adoraria ver tu falar sobre ele um dia, inclusive lembra a arte desse quadrinho do video =)
@Mephisto_Santos
@Mephisto_Santos 6 ай бұрын
Fala de Belladonna of Sadness
@jagle6085
@jagle6085 6 ай бұрын
Pode falar sobre o mangá Aku no Hana (As Flores do Mal), acredito que ele também seja uma obra que trata muito bem a respeito do fim da adolescência e todos os seus terrores.
@vevs
@vevs 6 ай бұрын
eu quero tudo o que você oferece. haha nunca terminei de ler Black Hole. :(
@DenisCavalcantiMartins
@DenisCavalcantiMartins 6 ай бұрын
SIM ISSO!!! O JOVEM TEM QUE ACABAR!!! POR ISSO ENVELHEÇAM JOVENS!!!!
@franciscodesousabrito8610
@franciscodesousabrito8610 6 ай бұрын
Oi, sou novo no seu canal; gostaria de ouvir você comentar a respeito de um mangá que também virou anime, muito conhecido por título: TENKUU SHINPAN.
@leyria
@leyria 6 ай бұрын
Sugiro a obra "Estranhos no Paraiso", via ela nas revistinhas da heroi e comix nso anos 90 e 2000, fui ler e achei incrivel, tem uma tematica de adolescência tbm
@caiooliveira3730
@caiooliveira3730 6 ай бұрын
Fala sobre essa treta das editoras e como os quadrinhos influênciava os xovens daquela época. ❤
@CenourinhaRadical
@CenourinhaRadical 6 ай бұрын
incrivel!!!
@julianafraga3316
@julianafraga3316 6 ай бұрын
Linck, teria como jogar pra galera um documento único com os links da Amazon? Esses dias fui comprar um quadrinho, procurei ele aqui no canal e acabei não achando, mas podia ter adicionado ele na Amazon pelo link do vídeo :(((
@fornieve9471
@fornieve9471 6 ай бұрын
Fiquei curioso pra saber que musica é essa tocando no fundo
@victorwelin7912
@victorwelin7912 6 ай бұрын
Fale sobre o gibi Normal de Helena Cunha!
@sketmellzin2708
@sketmellzin2708 6 ай бұрын
"Eu vim falar mal de adolescente" eu achei você extremamente respeito, não apenas por estar no KZfaq KAKAKA principalmente pra um adulto que parece ter mais de 30 anos e que levanta, várias pautas sobre o racismo e a comunidade lgbt parabéns!
@miiase_hq
@miiase_hq 6 ай бұрын
Esse quadrinho pra mim não é de horror e sim um drama muito bem feito!
@walisson20
@walisson20 6 ай бұрын
Aperte o 👍🏼 para acabar o Jovem.
@walisson20
@walisson20 6 ай бұрын
@@blodlinje seu jovem
@Sofianunes12
@Sofianunes12 6 ай бұрын
Eu sou jovem e eu concordo kkkkk
@xdlira3973
@xdlira3973 6 ай бұрын
Seu idoso 🤬🤬🤬
@mare_maresia
@mare_maresia 6 ай бұрын
Desculpa
@mare_maresia
@mare_maresia 6 ай бұрын
💖
@marcorobertodesouzaalbuque6865
@marcorobertodesouzaalbuque6865 6 ай бұрын
Por favor: mais de Charles Burns! (Aliás, mais de "Black hole" também...) (Sorriso.)
@MariaLopes-ob6eg
@MariaLopes-ob6eg 6 ай бұрын
Faz um vídeo sobre o manga flowers of evil.
@luciofernandes366
@luciofernandes366 6 ай бұрын
Demais mas alguém me diria qual a trilha sonora, galerinha?
@LzGds06
@LzGds06 6 ай бұрын
Poderoso calvo sulista, fale sobre o mangá Grashros.
@MariaClara-pl9ik
@MariaClara-pl9ik 2 ай бұрын
Eu vendo esse vídeo literalmente um mês antes de fazer 20 anos 😭😭
@danilobcns
@danilobcns 6 ай бұрын
Me lembrou Nightbreed do Clive Barker. A diferença é que Nightbreed é focado na comunidade Lgbtqia + ao invés de adolescentes e o trauma coletivo da aids, mas essa dinâmica de uma comunidade de monstros isolada da sociedade como metáfora para grupos excluídos é exatamente a mesma
@EmmaWuz
@EmmaWuz 6 ай бұрын
Não sei se postar isso no final do ano foi intencional ou não, mas estar vendo um vídeo sobre esse assunto logo dps de finalizar o ensino médio é uma experiência meio esquisita
@RafaelRodrigues-rx9ry
@RafaelRodrigues-rx9ry 6 ай бұрын
Tenho 43 anos e meu bordão é exatamente o oposto: o velho tem que acabar. Ele surgiu durante a pandemia.
@lucasdiego6140
@lucasdiego6140 6 ай бұрын
Caramba que quadrinho massa
@Misantr0pia
@Misantr0pia 6 ай бұрын
Mais um ótimo vídeo para ter náuseas
@LucianoQE13
@LucianoQE13 6 ай бұрын
Fale sobre inclusão empregatícia de deficientes [aleatório, mas sempre me interessa o tema, pois, como PCD, essa me é uma luta constante]
@okaminah9388
@okaminah9388 5 ай бұрын
up
@gabrielfraga1742
@gabrielfraga1742 4 ай бұрын
Mais Charles burns!
A onda TRUE CRIME, o prazer feminino e o caso Julia Kendall
16:44
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 65 М.
CRISTOFASCISMO e a crítica social que só serve pra mostrar gótica rabuda
25:29
아이스크림으로 체감되는 요즘 물가
00:16
진영민yeongmin
Рет қаралды 6 МЛН
Heartwarming: Stranger Saves Puppy from Hot Car #shorts
00:22
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 19 МЛН
YOUTUBER DOS EUA DESCOBRE COMO O SUS É BOM - MAS PODERIA SER MELHOR
24:56
História Cabeluda
Рет қаралды 51 М.
DICA DE LIVRO - PARAÍSO PERDIDO
9:41
Liber Café
Рет қаралды 2,8 М.
POR QUE O GREG NÃO FOI NO FLOW? [Vincent Martella]
17:27
Talk Flow
Рет қаралды 824 М.
Political representations in teen entertainment
9:59
Quadro em Branco
Рет қаралды 955 М.
HOMENS SÃO HOMENS E MULHERES PRECISAM DE HUMOR? O realismo mágico de PALOMAR
24:13
Endnote 2: White Fascism
22:45
Innuendo Studios
Рет қаралды 1,4 МЛН
DEATH NOTE É UM RETRATO (meio chato) DA COVARDIA DOS ANOS 2000
17:22
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 125 М.
Normal vs Psychopath vs Rich How to heal a cut on your finger ☝️❤️‍🩹
0:19
ЕМУ БОЛЬШЕ НЕ ПРИДЕТСЯ НИЧЕГО ВЫБИРАТЬ😂😂😂
0:39
СЕМЬЯ СТАРОВОЙТОВЫХ 💖 Starovoitov.family
Рет қаралды 4,9 МЛН
Сначала скажи, а потом не мамкай 🗿 #shorts
0:16
Вика Андриенко
Рет қаралды 4,1 МЛН
Вор в законе заступился за официантку  ...
0:59
Сериалы 🍿
Рет қаралды 9 МЛН