A Filosofia por trás da piada repulsiva de Caue Moura

  Рет қаралды 8,066

This is Not Philosophy

This is Not Philosophy

Күн бұрын

O apresentador Danilo Gentili usou as redes sociais, nessa quinta-feira (22), para resgatar um vídeo antigo de Cauê Moura fazendo um comentário problemático sobre pedofilia e necrofilia.
A partir desse caso, como pensar filosoficamente, mais especificamente eticamente, a reprovação moral diante de um discurso repulsivo?
_________________________________
🎯 FORMAÇÕES
🦉 Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefi...
🦉 Mentoria individual: www.istonaoefi...
_________________________________
📜 Newsletter gratuita: www.istonaoefi...
_________________________________
📸 CANAIS DO INÉF
🦉 Instagram: / istonaoefilosofia
🦉 Telegram: t.me/istonaoef...
🦉 Contato: contato@istonaoefilosofia.com
________________________________

Пікірлер: 101
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 11 ай бұрын
O apresentador Danilo Gentili usou as redes sociais, nessa quinta-feira (22), para resgatar um vídeo antigo de Cauê Moura fazendo um comentário problemático sobre pedofilia e necrofilia. A partir desse caso, como pensar filosoficamente, mais especificamente eticamente, a reprovação moral diante de um discurso repulsivo?
@rodrigomachado4846
@rodrigomachado4846 11 ай бұрын
Olha, a resposta está na própria essência da moral e sua função na sociedade que você mesmo explanou... retire a moral e a barbárie toma conta, sim é um mal necessário, Freud chegou a tratar disso em "o mal estar da civilização"... e sim, palavras tbm são uma forma de VIOLÊNCIA! Tome o exemplo do que tem sido a barbárie das redes sociais onde todos fazem uso indiscriminado das palavras como se estivessem numa terra sem lei (e sem moral)
@alinelopes6681
@alinelopes6681 11 ай бұрын
Esse professor é o meu admirado mestre, sem mesmo ele saber. Obrigada professor por nós acordar dos sonos e da cegueira cotidiana que nos rouba uma coerência mais adequada desse ser enquanto ser.
@brunocarvalho2233
@brunocarvalho2233 11 ай бұрын
Obrigado pela reflexão, professor. Conheci seu trabalho recentemente e hoje é dia de maratonar seu conteúdos! Quanto as piadas e a sua reflexão, de fato me enxerguei muito mais "puritano" do que eu achava que fosse kkk Mas de uns anos para cá, não sei se pela idade, ou pelas reflexões acerca de onde moro (numa região violentíssima de Belo Horizonte), das dificuldades, eu tenho gostado cada vez mais de um certo "autoritarismo" se posso chamar assim, onde, eu mesmo enxergo apenas como ordem. Digo isso para além de lados políticos, mas apenas aquela necessidade de ordem e respeito que há muito não sinto, não vejo e não vivo. E isso inclui especificamente as piadas que humilham ou diminuem pessoas fragilizadas por suas condições. O show desses artistas e suas casas cheias, acabaram por se tornar hábito de vários aqui onde moro saírem humilhando qualquer pessoa a troco apenas de do riso de quem emite a piada. Não há réplica, pois quem faz a piada de alguma forma faz parte do tráfico ou tem contatos. A régua moral aqui é estranha: pode-se fazer piada de mulher, de deficiente, gordo, mas não pode de preto. A não ser entre os próprios pretos, e desde que façam parte do mesmo círculo. Então, ao menos aqui, eu enxergo que a piada virou uma espécie de instrumento de poder sabe? E até mesmo uma chancela a mais para humilhar os outros, jogar seus dessabores em outras pessoas que não podem retrucar. Então enxergo que Léo Lins, Danilo Gentilli e demais atuais, além de estarem lucrando com a humilhação de quem não tem os mesmos canais de comunicação para se defender, também corroboram e estimulam as outras pessoas a agirem da mesma forma nas ruas, fazendo de um show humilhante, um cotidiano nas ruas. Também enxergo como esses mesmos humoristas se atacam entre si para justificar seus próprios preconceitos (Como o Danilo fez com o Cauê) ou se equivaler, no sentido de "olha o esquerdista aí falando besteira também". Mas ao mesmo tempo, não vi a turma do Danilo tirar sarro do tiro na cabeça que seu amigo de palco Mingua sofreu. Parece que piada tem limite...mas eles mesmos não disseram isso...a bandeira acima da ética talvez. A internet tem disso, pegar seu passado e jogar na sua cara, com ou sem razão. Mas acima disso, eu já percebi que tudo na internet tem dois pesos, duas medidas, vai de quem detém o maior poder.
@silvianeevaristo
@silvianeevaristo 6 ай бұрын
Eu ouvi a piada...e o meu sentimento não foi de nojo e sim relacionado a algo criminoso...a filosofia explica? Gratidão por suas aulas e ensinamentos.
@josevieirasilva5801
@josevieirasilva5801 11 ай бұрын
Belos e essenciais argumentos, Professor Vitor! Cristalinamente esclarecedores. Mas essa didática, essa performance não é nenhuma surpresa, essa é simplesmente a sua marca registrada. Sinto-me feliz por vc encarnar tão sobejamente bem o nobre papel de professor e, mais feliz ainda, em ter o honrado privilégio de ser seu aluno. Parabéns, Mestre!!
@marcioamaral2275
@marcioamaral2275 11 ай бұрын
Perpetua é um exemplo incrível!
@cayuri_
@cayuri_ 2 ай бұрын
Nesses últimos tempos fiquei muito reflexiva sobre esse assunto… agora tudo aquilo que ofende alguém se torna crime e eu fiquei pensando até onde algo realmente é crime e até onde sou eu expressando o meu gosto por algo. Porque essa onde de fobia tá saindo do controle ao meu ver, quando você vai analisar a situação a gente vê que não teve nenhum tipo de violência foi apenas a pessoa expondo seu gosto e ponto de vista que as vezes pode ser grosseiro e ofensivo mas não chega a ser uma conduta criminal e as pessoas atacam como se fossem os juízes verdadeiros e éticos sendo que acabam cometendo a mesma falha daquele que ela incriminalizou. Isso também levanta outro problema que é sobre a liberdade de expressão, querer calar as pessoas que falam mer*da. Eu sou totalmente contra quem tenta silenciar alguém porque não gostou do que ouviu porque isso da o direito a censura a fala. Enquanto lhe for conveniente ok, mas e na hora em que o censurado for você, e aí como fica? Por isso eu sou completamente contra, não significa que sou conivente com as atrocidades ditas por aí mas prefiro poder ouvir isso e ter o direito de me opor falando o que acho do que ter que ficar calada e ter que ouvir apenas aqueles que vão ditar as regras dizendo o que pode ou não ser falado. Enfim, foi só alguns pensamentos transformado em comentário que seu vídeo me causou… 😅 E muito bom o vídeo, inclusive!
@daviloureiro8589
@daviloureiro8589 11 ай бұрын
A repulsa causada pode e, em alguns casos, deve ser condenada moralmente ou até mesmo penalmente. Um exemplo proeminente é o crime de importunação sexual, em que algumas condutas hoje típicas não eram punidas pela lei anterior por ausência de violência no sentido jurídico do termo. Ocorre que o sentimento de repulsa criado, a depender do grau, pode ser considerado uma violência ou ofensa ao outro. Não estou defendendo nenhum tipo de preconceito, prática de ilícitos ou discriminação, ou ainda me referindo a casos concretos. Parabéns pelo trabalho, professor!
@andre-miranda
@andre-miranda 11 ай бұрын
Somente o nojo realmente não é base para condenação moral, entretanto o motivo pelo mesmo é. Analisando a ação em sí que qualquer argumento se propõe, sendo "piada" ou não, é possível sim julgar moralmente (e principalmente se causa nojo para os padrões morais existentes atualmente na sociedade). Se não houver julgamento moral algum, tudo será possível e tudo será da lei.
@VivianCruzdesigner
@VivianCruzdesigner 11 ай бұрын
Porém algo que parece ser apenas repulsa, pode também estar simbolizando incitação a atos de violência. Homens mostrando coletivamente a genitália é uma forma e mostrar poder, poder de agressão a mulheres e de dominação pela violência e força.
@Joao50297
@Joao50297 11 ай бұрын
Essa discussão sobre piada tanto é sobre quem fala ao invés do que fala que aquela comediante alemã, Lea Maria, tem um show com piada nazista em 2020 e ninguém fala nada.
@mauriciopereira5762
@mauriciopereira5762 7 ай бұрын
Otimo video, me fez refletir... Não tenho opinião formada. Abraço
@architectool
@architectool Ай бұрын
Eu conheço o Cauê Moura do tempo em que ele não era famoso nem na casa dele. Dito isso, entendo que os "Limites do HUMOR“ não cabem nessa discussão, uma vez que o Cauê Moura nunca fez humor... Se fez, ninguém percebeu...
@claudiogoncalves80
@claudiogoncalves80 11 ай бұрын
Excelente reflexão Vitor, precisamos, pelo menos eu preciso, de mais pensamentos assim.
@carlosgustavo7355
@carlosgustavo7355 11 ай бұрын
Mesmo na hipotese de uma escusa ridícula do tipo: "isso já faz muito tempo, mas eu mudei" não procede, pois o Cauê já era adulto na época. Além disso, a piada, mesmo 10 anos atrás, era totalmente repulsiva. Portanto, devido à gravidade, esse assunto deve ser sempre trazido à tona, pois pessoas hipócritas, sejam elas de direita ou de esquerda, devem ser expostas.
@DMCTVITORADVCALC
@DMCTVITORADVCALC 11 ай бұрын
Certas "taras" ou comportamentos repulsivos, expressos de forma verbal, pelas mídias sociais, ou mesmo física, como o sexo ou a masturbação pública, tem um único objettivo, ofender a moral e os bons costumes, que de forma ainda que mitigada e mais que isso agredir as pessoas que ainda acreditam em família, religião e cultura. Esses sere humaninhos, tem nivel intelectual baixíssimo, os poucos jargões que conhecem não se comunicam, náo se integram de modo a formar um raciocínio, minimamente, compreensível, potanto quanto menor a educação, menor a cultura, maior o nível de bestialidade. Meu rei, parabéns pela sobriedade com que você conduz as suas colocações, sempre que posso, assisto os seus vídeos, depois de algum tempo lançado, casulamente este peguei 50 min depois de colocado no youtube. Como dizi Seneca + ou - em suas cartas. Fique firme, fique forte, fique bem.
@edsonaparecidopedro1898
@edsonaparecidopedro1898 11 ай бұрын
Mais ou menos porque como o Vitor disse o Nazista do filme era muito culto e fino, ou seja falta de educação e cultura não era, a bestialidade pode estar em qualquer pessoa independente de educação nível social ou cultura
@osmarkeiroz7304
@osmarkeiroz7304 11 ай бұрын
Esses teus argumentos até tem um ponto sensato mas se perdem quando citas família, religião e Cultura, visto que esses termos não definem qualquer base de Ética ou Moralidade que não seja específica. Se você ver o exemplo que tivemos dessa ideia de conservadorismo de "valores de família tradicional, religiosa e patriótica", vai perceber que tudo se resumia à falácia e hipocrisia contrariando quaisquer valores Éticos ou você vai dizer que é normal um Cristão apoiar quem faz apologia às armas, à tortura e à pedofilia? ("pintou um clima ")...
@Benicio953
@Benicio953 11 ай бұрын
Professor cada dia que passa seu canal fica melhor , acompanho a anos !!! Parabéns!! O senhor já pensou em escrever um livro sobre introdução à filosofia? Ou já tem ? Com a quantidade de gente escrito do canal o livro iria vender fácil…caso não tenha deixo a sugestão de um aluno…um abraço prof.🦉
@estudecomkaizen
@estudecomkaizen 7 ай бұрын
É complexo o tema e foi muito bem abordado! Como eu ensino sobre estrutura da piada tenho bastante interesse no assunto.
@Gabriel.Joaquim_13
@Gabriel.Joaquim_13 11 ай бұрын
Olá, Vitor! Primeiramente, acho muito interessante as pautas trazidas com pano de fundo notícias atuais. Segundo, o conceito de essência e pureza em avaliar a moralidade é bem intrigante, na minha visão. Podemos questionar até muitos tábus que nos impedem de discutir assuntos como masturbação e menstruação (como citado. Além do nojo, uma questão cultural tbm). O exemplo do Diógenes não deve ser levado como "Ah, vamos todos no masturbar na rua agora?", como já vi até em escolas pessoas "refutando" as atitudes dele sem analisar o contexto e críticas por trás. Bem, irei assistir mais aulas a respeito de Ética e Liberdade, desejo voltar em outras aulas com mais repertório e um pensamento alargado. **Observação para pessoas mais novas, como eu, buscarem sobre quem é a Perpétua: kzfaq.info/get/bejne/qcyVe8-CxtWaZGQ.htmlsi=vrj3DChEe-FUYFjB
@rodrigofeitoza4419
@rodrigofeitoza4419 4 ай бұрын
eu vi a piada, ri, fechei a aba e fui lavar a louça.
@OCerebro_ainda_pulsa
@OCerebro_ainda_pulsa 7 ай бұрын
Eu vejo que a moral não atinge o Ser Humano, é apenas uma identidade social. Nós humanos só respeitamos a moral quando nos convém, depois disso, não mais. As historias da vida humana e a literatura está repleta de exemplos. Todos nós em algum grau somos igual Perpetua do Socorro.
@lararilaraaa
@lararilaraaa 11 ай бұрын
O limite é: na medida em que o humor reforça estruturas de opressão, ele vira instrumento de manutenção do poder de um grupo privilegiado.
@jeanpierr.e
@jeanpierr.e 11 ай бұрын
Oi, gostei do seu argumento. Só tem alguns pontos que, se possível, gostaria que você esclarecesse para reforçar meu entendimento. 1. Como poderíamos garantir que um limite para o humor não se tornasse também esse instrumento? 2. Quem seria capacitado para definir quando um humor reforça ou não uma estrutura opressora? 3. O que é humor na sua opinião? 4. O que é um grupo privilegiado na sua opinião? 5. O que é uma estrutura de opressão na sua opinião? Agradeço de verdade se você puder me responder essas questões. Pode ficar tranquila que não tenho intensão de desvalidar seu argumento. Eu realmente só quero entender toda a fundamentação dele para poder refletir por conta própria. Obrigado.
@Iucas.d
@Iucas.d 11 ай бұрын
​@@jeanpierr.eeu não sei a autora do comentário mas eu poderia responder um desses questionamentos (1°) com o conceito de violência simbólica bourdieusiana e chiste freudiano. "Em Bourdieu esta é uma violência cometida com a cumplicidade entre quem sofre e quem a pratica, sem que, frequentemente, os envolvidos tenham consciência do que estão sofrendo ou exercendo." A observação da violência simbólica em piadas ou, na sua mais pura forma que é o chiste (por Freud, uma espécie de válvula de escape de nosso inconsciente, utilizado para dizer, em tom de brincadeira, aquilo que verdadeiramente se deseja) talvez seja a melhor forma de entender o que muitos dizem sobre "limite do humor" Não há uma resposta bem definida do que fazer com exatidão e asim dará certo para todos os casos. Uma pessoa preta poderia fazer uma piada com tom racista ainda que essa piada ferisse diretamente a si mesma. E ela poderia inclusive fazer sátira disso dizendo "eu não me vitimizo, pois isso é humor" Não há só uma forma Primeiro é necesssário que haja consciência de quem ouve e depois de quem faz. Um produto existe para que seja consumido, e assim a lei da oferta e demanda cumpre seu papel até a eternidade. Uma piada é uma das formas mais fáceis de fazer a mais pura síntese do que é ofensivo deixar de ser ofensivo para galgar o patamar do prazer pelo riso. Então veja, é importante que se saiba o porquê de ser errado consumir aquilo que é errado, e porque é errado aquilo que está sendo consumido. E, por outro lado, as leis são essenciais para fazer valer essa consciência porque ainda assim existem sem noção que consome Perpetuando o ciclo da oferta e demanda que, ainda que em pequena escala, continua existente. Conscientização e punição. Não acho que faria sentido proibir. Não tem que ser proibido, tem que ser punido. A punição não dá vontade ao criminoso voltar a cometer o crime. Mas a proibição sim. Acredito que com a compreensão dessas definições de Bourdieu e Freud é possível talvez nortear uma resposta para isso. Mas isso é de acordo com o meu entendimento do que você questionou
@Redshief1
@Redshief1 10 ай бұрын
Sim. Cada comediante e cada espectador devem analisar pesquisas sociais - avaliadas por pares - para saberem se eles devem rir ou não de determinada piada. Vamos esquecer que humor é uma reação instintiva sobre os mais diversos estímulos: referência, alegria, absurdo, tristeza, medo... Agora a definição correta é a da Lara.
@yankeerass
@yankeerass 11 ай бұрын
Sempre muito bom os videos
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 11 ай бұрын
Muito obrigado!
@sandrapetimann7792
@sandrapetimann7792 29 күн бұрын
Para mim isso não foi piada, as vezes as pessoas verbalizam, exatamente oque elas fazem ou pelo menos gostariam de fazer...
@renataferreira8233
@renataferreira8233 11 ай бұрын
Professor obrigada por não compartilhar o material deste "ser" que eu nunca tinha ouvido falar, não tenho redes sociais, só you tube, watts sap e o Telegran recentemente por conta da faculdade, mas é assustador, realmente repulsivo, me abalou emocionalmente ouvir aquilo. 😢😢😢 Fiz este comentário antes de assistir o video do senhor, que é sempre uma aula pra nós. Vou assistir agora. Obrigada por fazer parte da minha vida. Admiro muito seu trabalho.
@hhhenrique23
@hhhenrique23 11 ай бұрын
O cara que ele cita no vídeo antes era de direita e falou uma bobagem a 12 anos atrás mas como de uns anos para cá ele virou de esquerda, pegaram um comentário antigo dele para tentar cancelá-lo. O trabalho que ele faz hoje contra o machismo, transfobia e dar visibilidade a políticos que lutam por causas sociais é bem decente e um dos poucos no youtube, talvez valha repensar sobre o caso.
@RaDiCaLiZAnDow
@RaDiCaLiZAnDow 11 ай бұрын
Vitor, quando o Hume atribui a fonte dos juízos morais às paixões, ao invés da razão, haveria uma aproximação indevida entre moral e pureza ou não necessariamente?
@marcelinojunior4602
@marcelinojunior4602 11 ай бұрын
Curti muito o vídeo. Bem esclarecedor.
@mauriciopachecopereira4490
@mauriciopachecopereira4490 11 ай бұрын
A questão que tudo é válido quando é humor, mas o que é humor? Rafinha Bastos, Cauê Moura, Danilo Gentili, entre outros ficam só no humor ou são ativistas políticos? E outras pessoas não tem o direito a indignação? Se tem um grupo de pessoas negras, ou homossexuais ou obesas etc..., se eles fazem piadas entre sí, entre seus pares no grupo deles, eles podem se sentir ofendidos por alguém que não faz parte do grupo elas estão erradas por isso? O caso do Léo Lins ele fez piada com estranhos, não sei o que essas pessoas estão passando o direito do Léo Lins fazer a piada com uma pessoa com hidrocefalia está acima do direito dessas pessoas se sentirem ofendidas? O sofrimento pessoal deve ser relativizado por um estranho que não o sofre? E atos não físicos não devem ser considerados uma forma de violência?
@rafaelcosta6813
@rafaelcosta6813 11 ай бұрын
o direito de fazer uma piada não está acima do direito de se ofender. mas se ofender pessoalmente não dá direito a censura, mesmo que os ofendidos sejam um ou outro grupo populoso e bem representado, mas dá direito a criticas e indignação sim, apesar disso não ser critério suficiente para julgar moralmente alguma coisa. aliás, repudiar e discutir esse tipo de piada ou comportamento é sinal de uma sociedade "sadia". acho que Vitor quis passar essa ideia
@ovidiojf
@ovidiojf 11 ай бұрын
Prof., os comentarios do Leo Lins nao banalizam a pedofilia? Nao estaria entao favorecendo essa violencia?
@mariosergiolopomo189
@mariosergiolopomo189 10 ай бұрын
Muito bom
@priscillafaria3589
@priscillafaria3589 11 ай бұрын
Que vídeo maravilhoso!
@rodrigodouglas205
@rodrigodouglas205 11 ай бұрын
Professor vitor, sua voz parece um pouco roca ou é impressão minha? Forte abraço,sou seu fã.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 11 ай бұрын
Só um pouco
@acervo01
@acervo01 11 ай бұрын
Ah agora vcs ligam pra malucos fazendo piada 😂😂😂😂 vai lá reclamar com o Leo Lins ele faz piada com absolutamente tudo de ruim que existe.
@Redshief1
@Redshief1 10 ай бұрын
"Suposta piada". kkkk É óbvio que ele disse uma piada, caraio. Essas palavras sugerem que o cara tenha falado sério.
@ozielsiqueiragomes-ms9qf
@ozielsiqueiragomes-ms9qf 11 ай бұрын
Não cabe a mim ou a nós ( Alguns ) porque reprovamos , julgar se é certo ou errado .
@petersonnovais5119
@petersonnovais5119 9 ай бұрын
Os católicos e muitos protestantes baseiam importantes de suas proibições nessa repulsa.
@carareal
@carareal Ай бұрын
2:47 quando vc deliberadamente abre mão do contexto pra fazer uma análise, sua própria análise não está arriscada de invalidez por querer "entender um cachorro apenas pelo rabo"❓ Em outro vídeo achei bastante interessante algumas explicações e provocações sobre a Teoria Crítica e a Escola de Frankfut, lá vc defende um ponto polêmico mas interessante sobre uma defesa "aristocrata" de cultura - ou seria uma cultura aristocrata ? - mas de qualquer forma, ainda acreditando que exista análise cultura "o melhor é o pior", como pode alguém decidir sobre a qualidade de tal coisa sem conhecer essencialmente tal coisa⁉️ No mais muito interessantes a explicação de conceitos e pensamentos muito importantes pra filosofia e nossa sociedade! 😉👍
@joaogalvao2251
@joaogalvao2251 11 ай бұрын
Fui uma vez em 2015 em um show de stand up, nunca mais irei em outro kkk. Não gosto do humor desse pessoal.
@wagneralencar
@wagneralencar 11 ай бұрын
Para quem era amigo intimo do PC Siqueira não me surpreende nada.
@bebelleitetina
@bebelleitetina 11 ай бұрын
Deixei meu 👍🏼. Mas acho que pode ser que Cauã Moura tenha sido mal interpretado, vou buscar ver o que ele disse. Leo Lins e Cauã Moura não estão na mesma linha, longe disso. Sobre o Pc Siqueira: não sigo ele , acho chato. Mas acredito que ele caiu numa armadilha de quem se dizia amigo. O processo não deu em nada. Ele recebeu um material proíbido, ok . Porém resolveu comentar e talvez tenha enviado a um amigo. Isso é crime , repassar. Se fez por ingenuidade ou burrice, cometeu um erro. Quem decide é o MP. Mas voltando ao vídeo , é uma aula necessária para muitos.
@Mulato755
@Mulato755 10 ай бұрын
O limite do humor é a ética.
@cowboybeboop
@cowboybeboop 11 ай бұрын
Sera que farao o mesmo que com o leo lins?
@joaopedroblanes7915
@joaopedroblanes7915 11 ай бұрын
Adorei a aplicação da noção Nietzscheana de moral!
@democrata2846
@democrata2846 11 ай бұрын
Por favor professor, comente o caso dos estudantes que ficaram nus numa competição de vôlei feminino. É notório que as mulheres sofrem com o machismo. Entretanto, não vejo na sociedade uma luta das mulheres contra a prostituição e a pornografia. Mulheres trabalham com o sexo e a sociedade até às reconhecem como artistas e trabalhadoras. A nudez condenada na universidade não é condenada nas artes. Porque os jovens estão pagando um preço tão alto pela nudez e encenação?
@RaiDuarteRezende
@RaiDuarteRezende 9 ай бұрын
Que piada ??? Muito cuidado "Professor ",toda acusação vem junto com o Onus da prova.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 9 ай бұрын
Tá me acusando de alguma coisa?
@RaiDuarteRezende
@RaiDuarteRezende 9 ай бұрын
@@istonaoefilosofia você disse que ele fez yma piada,qual piada ? Quando ? Onde está a publicação dessa "piada"? Eu tô nem aí pra vc ou pro seu canal,eu fiz uma pergunta que não é respondida no vídeo.
@maraisahelenaSilva
@maraisahelenaSilva 22 күн бұрын
😊😊😊
@sheentashe123
@sheentashe123 11 ай бұрын
Muito obrigado pela aula professor. Acompanho o seu conteúdo e gosto muito. Nem sempre concordo, mas sempre me provoca a pensar novamente os meus argumentos. Dito isso, gostaria de ressaltar que há um pormenor importante: A hipocrisia de quem defende um lado e ataca o outro sendo que as ações são praticamente as mesmas. De um lado, é apenas uma piada, de outro: multas, privação da liberdade , abuso judicial...
@tribunal_da_razao
@tribunal_da_razao 11 ай бұрын
Discuta o aborto dessa forma. Seria muito interessante
@arthurmagalhaes1089
@arthurmagalhaes1089 7 ай бұрын
A minha "tese" é de que humor é violência. Se trata sempre de ridicularizar um grupo ou comportamento. Rio quando sinto que a ridicularização foi "justa" para o(s) alvo(s). No caso do Léo Lins, entre uma enxurrada de atrocidades a que mais foi destacada foi a que insinua que pessoas negras deveriam preferir ser escravas que desempregadas! Um ato violentíssimo que deve ser condenado moralmente e penalmente!
@user-hk5wr5fv7d
@user-hk5wr5fv7d 11 ай бұрын
O povo não entende que os anos 90 acabou faz tempo, graças à Deus!!
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 11 ай бұрын
Mas e.o que eu falo no vídeo?
@user-bp1wv3bc4x
@user-bp1wv3bc4x 11 ай бұрын
👏👏👏👏👏
@swarolis
@swarolis 11 ай бұрын
Eu concordo contigo quanto a não censura de piadas, e extrapolo pra performances artísticas em geral. Mas entendo quem condene. Na linha de corrupção da esfera pública, mesmo que não atinja indivíduos materialmente. Me parece muito moderna essa história de falar qualquer coisa e sair impune, diria até que não se espera isso de primatas. Enfim, é o confronto dessa moral mais coletivista e de uma moral mais individualista, ou liberal (a nossa), de que se não atingir ninguém, tá tudo certo.
@ego3162
@ego3162 11 ай бұрын
Leo Lins -> fez e ainda faz piadas racistas e odiosas sem um pingo de peso na consciência Cauê Moura -> fez piadas sobre necrofilia a 10 anos atrás, amadureceu como ser-humano e hoje crítica quem ainda se mantém fazendo esse tipo de humor Acho perfeitamente justo julgar o Cauê Moura, mas se faz necessário lembrar que as falas dele foram feitas em um determinado momento no tempo e que elas não mais refletem o que ele é e parece perfeitamente incoerente para mim que Danilo Gentili, alguém que foi ''cancelado'' (cancelado para cima) por ações mais recentes e nunca buscou nenhum tipo de reparação ou mudança de conduta mas somente se aprofundou nas suas posturas antigas, ser o responsável pela denúncia ao Cauê Moura. i.e: errar e mudar é uma coisa, errar e persistir no erro é outra, até porque erro que persiste deixa de ser erro, vira método, intenção, quiçá até vício.
@LucasG.Santos
@LucasG.Santos 11 ай бұрын
Cauê Moura não mudou, e a piada não faz tanto tempo, o que mudou foi o MEIO em que o Cauê se meteu, e isso faz ele ficar mais "contido". É só pensar sem partir de ideologiazinha pessoal, esquece quem é direita ou esquerda, o fato é que ele está uma patotinha patrulhadora que vive fiscalizando e perseguindo opositor político-ideológico (nitidamente), e com isso ele se torna praticamente blindado aos cancelamentos (veja o caso do Tiago Santineli, que só sofreu um minicancelamento fraco porq suas piadas até num passado recente eram mais pesadas que as do Leo Lins (mas já está perdoado pelos inquisidores do twitter), mas o próprio Leo sofreu uma pena maior da própria "Justiça". O Leo Lins foi cancelada por uma piada que fez há anos (a piada do cearense) e perdeu emprego, teve canal derrubado e pagou multa, mas a patota de comediantes patrulhadores, que antes faziam piadas tão pesadas quanto estão aí de boas porque estão do lado "certo", ou como do lado que grita mais alto como eu digo. Se tu acredita que aquele gordão metido a macho agressivo mudou eu sinto pena sobre o que tu acredita ou deixa de acreditar em internet.. Tu acredita em performance, não se conhece ninguém de verdade por uma tela, mas pelo que se sabe dele ao longo de todos esses anos, ele continua o mesmo, só está mais ditador e moralista.
@renatalisboa7103
@renatalisboa7103 11 ай бұрын
​@@LucasG.Santos Acho que você precisa checar um pouco os fatos do que você fala. O vídeo do Caue Moura é de 2014, ou seja faz muito tempo sim. O que o Santinelli disse foi desenterrado antes do impeachment da Dilma, ou seja não é um passado recente, tem mais de 10 anos. Leo Lins não perdeu o emprego por uma piada de "cearense" feita anos atrás. Foi por fazer piada com crianças com hidrocefalia em 2022 bem perto do Teleton, e dada a ligação do SBT com o programa era meio óbvio que eles iriam tomar uma atitude. Chega a ser engraçado você terminar chamando alguém de moralista tendo feito um comentário que é basicamente.... moralista. Quando alguém que você não gosta erra, você enfatiza que foi recentemente, mesmo tendo se passado literalmente anos, e da forma mais moralista possível diz que o amadurecimento deles é pura performance. Quando alguém que você gosta fala algo asqueroso literalmente o ano passado, daí vira "anos atrás".
@ego3162
@ego3162 11 ай бұрын
>não faz tanto tempo literalmente 10 anos 🤦‍♂ >não mudou ele continua a fazer piadas de mesmo teor? os outros indivíduos que eu mencionei continuam a produzir evidência contra eles próprios, o que não pode ser dito sobre o Cauê Moura apesar do que você intui, acha ou acredita.
@TS-sf6yr
@TS-sf6yr 11 ай бұрын
​@@LucasG.Santos Lembro também da vez que o Caue Moura mandou uma menina enfiar a Bíblia na vagina. Fui criado no interior do RS, em uma comunidade conservadora católica. Lá um cara como o Caua seria censurado e "cancelado" com certeza. Se o prefeiro ou dono de um boteco dissesse algo assim, eles seriam execrados, sem essa de liberdade de expressão. Esse é o dilema que eu vejo nesse debate: afinal, a sociedade, ou subgrupos dela, pode ou não se organizar e estabelecer limites de conduta? Na comunidade onde cresci, a ética não servia pra mudar o coração do sujeito, mas sim pra moldar o seu comportamento em público. Não acho que o "gordão metido a macho" tenha mudado de verdade. Mas assim como os bocas de esgoto da minha cidade sabiam se portar em público, o Caue aprendeu a engolir as porcarias que normalmente diria.
@LucasG.Santos
@LucasG.Santos 11 ай бұрын
​@@ego3162 Me desculpe pelo tempo da piada, para provar que o Cauê continua o mesmo bunda mole que só remodelou suas falas vou citar outra piada recente, mas antes gostaria de dizer que falo de forma provocativa, mas é retórica pra instigar uma discussão sobre o tema, espero que você apenas não fique preso dentro de um grupinho que fica te patrulhando se você criticar o Cauê, tu é livre pra criticar quem quiser, indepedente de ser do seu lado ou não. Enfim. Antes de falar do Cauê, o que dizer do Santineli que literalmente fez um vídeo quebrando a cabeça de um "patriota" com um bastão promovendo um show de stand-up? Fascismo? Incitação ao ódio? Não, arte. Ele só está do lado certo, se é ódio pra essa gente aí pode. Isso foi recente. O que dizer da recente piada, ou "piada" como talvez você diria, em que Cauê moura afirmou que queria ver o deputado Kim Kataguiri quebrando pedra nos gulags? E questionado ele reafirma e ainda adiciona que vai enfiar a "consciência de classe" na cabeça dos opositores na porrada, quebrando ou rachando... ah mas isso é besteira né? Imagina se fosse o maldito fascista do Leo Lins dizendo que queria ver Cauê Moura e companhia em campos de concentrado sofrendo, desejando meter ideologias fascistas na força bruta? Aí já seria diferente, né? Por muito menos o Danilo e o Leo Lins já foram cancelados, e continuaram com seus temas, o Danilo até hoje, porque simplesmente não abaixam a cabeça pros fascistas do twitter. Talvez você ainda não tenha sacado que o Cauê tá do lado certo do espectro político ideológico , por isso, dificilmente será cancelado, igual como ocorreu com a Luiza Sonza no caso recente do racismo, simplesmente uma das maiores celebridades do Brasil foi condenada por racismo, e confessa, e cadê os caras do Twitter? 🤫
@welingtonalves7115
@welingtonalves7115 11 ай бұрын
Vitor! O cara já foi pego lá trás por causa de racismo. Agora de novo outra ideia feia. Qual vai ser a próxima? Mulher?
@carareal
@carareal Ай бұрын
6:13 ... olha, se vc defende que a "essência da moralidade é a prevenção contra a violência" preciso que chamar a atenção que vc está perdendo o bonde escolhendo apenas o "rabo do Cauê" pra analisar, a extrema direita tem um "banquete de Platão" pra vc nos oferecer suas análises❗
@viniciustigre5146
@viniciustigre5146 11 ай бұрын
🦑 "a esquerda pode pq é piada do bem e do amor"
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 11 ай бұрын
Assiste ao vídeo antes de comentar, cara.
@rafaelmarquesdesa5746
@rafaelmarquesdesa5746 11 ай бұрын
​@@istonaoefilosofiahahahahaahhahaahhahahaahhaahahhahahahahahahahahahahahahaha
@viniciustigre5146
@viniciustigre5146 11 ай бұрын
​@@istonaoefilosofiadiscordo, já somos condenados pela moral, pelo sexo, até por afeto. 1-Um homen n diretos sobre filhos em um divórcio... mas se ele fizer transição de gênero pode... 2- um homen é condenado a sustentar o filho que N é seu por ter dado afeto a essa criança por um período determinado de tempo. 3- Um é condenado por N arriscar sua vida pra salvar uma mulher. N é o que é feito e sim que pode fazer o N. Ou seja alguém decide certo/errado moral/ética.
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 11 ай бұрын
Seu texto não tem pé nem cabeça, irmão. Organiza essas ideias aí.
@MatheusDC9
@MatheusDC9 11 ай бұрын
​@@viniciustigre5146meua migo, não sei o que tu tomou, mas eu quero metade
@LeonardoFernandesAlves
@LeonardoFernandesAlves 11 ай бұрын
Muito bom, Vitor!! Como ja dizia o velho bigodudo alemão, NÃO HÁ FATOS E SIM APENAS INTERPRETAÇÕES, não é? Ou como diz o Harari, TUDO SÃO GRANDES NARRATIVAS. obrigado!!!
@ego3162
@ego3162 11 ай бұрын
de subjetivismo em subjetivismo até o fim da verdade
@luanrodolfo
@luanrodolfo 11 ай бұрын
É MINHA OPINIÃO E NÃO ARGUMENTO Vou tentar refletir aqui: É bem provavelmente que esse vodeo q viralizou seja bem antigo e ele fazia esse tipo de humor EDGY no começo do yt e eu gostava. Mas ele apelava na choque e zero senso de respeito e empatia nos assuntos que ele comentava. E conforme fui crescendo fui afastando desse jeito "darkzeira de condomínio"! Mas ultimamente ele ta se posicionando mais a esquerda e usa do um humor mais combativo no campo da politica e dos costumes. E SENDO HONESTO ELE NUNCA NEGOU ESSE PASSADO DE "PROBLEMATICO"DELE! ISSO TEM QUE SER RECONHECIDO (DIFERENTE DO SANTINELLI) O problema ele querer usar o seu humor seu humor para "militar", moralizar em encima dos outros e ser combatente nessa "guerra cultural". Isso o fez tornar um alvo dessa panelinha dessa direita reacionária e relativista que se esconde no humor, na qual o Gentili é quase um bastião (que foi o pivo disso tudo). Logo para mim tudo isso é explicitamente político vindo do GENTILI E SUA TURBADE RELATIVISTAS e não uma questão de decência ou moralidade. Mas porém ele e muito dos progressistas (e esquerda radical ate esses Webcomunas) quer combater seus opositores na pureza moralque beira ao narcisismo, especialmente na internet. Um campo que a direita deita e rola.UMA BURRICE IMPERDOÁVEL QUE PARECE SE NEGAM A PERCEBER. Finalizando:Caue arque com isso mas que fique mais sabio que tem muita coisa do passado que pode ser usado contra ele, por mais que quem ataque seja desonesto, ele nao pode se vitimizar mas sim afirmar-se e mostrar pra todos que ele mudou de verdade e seguir avante!
@mauriciomartinsdocarmo2716
@mauriciomartinsdocarmo2716 11 ай бұрын
Like 167
@JOSETADEUCASTRO
@JOSETADEUCASTRO 11 ай бұрын
Virou um canal de fofoca ... ok, o professor precisa pagar os boletos...
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 11 ай бұрын
Mais de 100 aulas de 1h30 de Filosofia e nenhum comentário inteligente seu. 1 vídeo em que não há absolutamente nada de fofoca e uma análise filosófica baseada num dos debates mais interessantes que há em ética, e um “Virou canal de fofoca”. O seu comentário diz mais do seu espírito que do meu vídeo, José.
@Mr.Cruzado
@Mr.Cruzado 11 ай бұрын
É cada comentário....
@evandroschuler2159
@evandroschuler2159 11 ай бұрын
Nao suporto essa galera do humor atual em geral. Agora de fato, tanto a piada qto a lacracao sao de extremos mau gosto. Na web tudo se pontencializa menos o dicernimento na grande maioria
@sandrapetimann7792
@sandrapetimann7792 29 күн бұрын
Para mim isso não foi piada, as vezes as pessoas verbalizam, exatamente oque elas fazem ou pelo menos gostariam de fazer...
E o Tiago Santineli? Ódio do bem ou do mal?
17:55
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
A base filosófica para entender o "racismo reverso"
22:48
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 15 М.
КТО ЛЮБИТ ГРИБЫ?? #shorts
00:24
Паша Осадчий
Рет қаралды 3,1 МЛН
Parenting hacks and gadgets against mosquitoes 🦟👶
00:21
Let's GLOW!
Рет қаралды 13 МЛН
Get 10 Mega Boxes OR 60 Starr Drops!!
01:39
Brawl Stars
Рет қаралды 18 МЛН
Meet the one boy from the Ronaldo edit in India
00:30
Younes Zarou
Рет қаралды 18 МЛН
Sêneca e a ira perante a guerra
21:26
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 4,1 М.
Traição a partir da Filosofia (o caso Luisa Sonza e Chico)
16:50
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 10 М.
Não existe isso de "mais razão, menos emoção"
11:49
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
Oppenheimer e a visão ingênua de ciência
13:35
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 17 М.
A guerra é necessária? | Isto Não é Filosofia (INÉF) | Prof. Vitor Lima
10:31
O conceito intraduzível da condição humana: o que aprendi com Milan Kundera
11:51
Monark, nazismo e liberdade
11:35
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 24 М.
Barbie subversiva?
8:51
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 6 М.
КТО ЛЮБИТ ГРИБЫ?? #shorts
00:24
Паша Осадчий
Рет қаралды 3,1 МЛН