No video

Barbie subversiva?

  Рет қаралды 6,197

This is Not Philosophy

This is Not Philosophy

Күн бұрын

David Fear, da revista Rolling Stone, disse que Barbie "pode ser o blockbuster mais subversivo do século 21", enquanto Alex Flood, do portal New Musical Express (NME), observou que o roteiro "contém sutileza inesperada".
De acordo com o dicionário, "subversivo" é que ou aquele que prega ou executa atos visando à transformação ou derrubada da ordem estabelecida; revolucionário.
Um filme que lucra milhões, feito pelo sistema, pode ser considerado subversivo?
Vamos a essa reflexão filosófica.
Mas cuidado: este vídeo foi feito para chamar sua atenção, e a plataforma em que ele está abirgado é desenhada para ser viciante, coletar seus dados e lucrar com isso. Assista ao conteúdo por sua conta e risco.
_________________________________
🎯 FORMAÇÕES
🦉 Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefi...
🦉 Mentoria individual: www.istonaoefi...
_________________________________
📜 Newsletter gratuita: www.istonaoefi...
_________________________________
📸 CANAIS DO INÉF
🦉 Instagram: / istonaoefilosofia
🦉 Telegram: t.me/istonaoef...
🦉 Contato: contato@istonaoefilosofia.com
________________________________

Пікірлер: 63
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia Жыл бұрын
David Fear, da revista Rolling Stone, disse que Barbie "pode ser o blockbuster mais subversivo do século 21", enquanto Alex Flood, do portal New Musical Express (NME), observou que o roteiro "contém sutileza inesperada". De acordo com o dicionário, "subversivo" é que ou aquele que prega ou executa atos visando à transformação ou derrubada da ordem estabelecida; revolucionário. Um filme que lucra milhões, feito pelo sistema, pode ser considerado subversivo? Vamos a essa reflexão filosófica. Mas cuidado: este vídeo foi feito para chamar sua atenção, e a plataforma em que ele está abirgado é desenhada para ser viciante, coletar seus dados e lucrar com isso. Assista ao conteúdo por sua conta e risco.
@lisathomaz7084
@lisathomaz7084 Жыл бұрын
Vitor, o início do vídeo é muito ousado e quero dizer porque estou vendo até o fim. Porque sei que só vou ouvir coisas boas, pensadas, criteriosas e responsáveis. Obrigada pela sua ousadia!
@NanoAbsoluto
@NanoAbsoluto Жыл бұрын
Mark Fisher explica tudo isso em Realismo Capitalista. Vale a pena ler
@Oscar.100
@Oscar.100 Жыл бұрын
Excelente menção 👏🏽👏🏽
@user-xv4fk2ur8c
@user-xv4fk2ur8c Жыл бұрын
A plataforma é produzida pra que ELA tenha um LUCRO CONCRETO ... então, se EU tiver algum ganho filosófico e existencial ... EU sairei com um LUCRO ABSTRATO ... entendi ... muito lucrativo esse canal ...
@luanrodolfo
@luanrodolfo Жыл бұрын
SENDO BEM MAIS OTIMISTA: Boa parte dos canais de critica e ensaio deram a mesma ressalva que o Prof, Vitor Lima fez (canal Inter Planos, PH Santos, quadrinhos na Sarjeta até o Super 8). E por graças a esse filme descobri o livro "Marketing 4.0" que expõe muito essa tática de "polarizar o publico" ou cria discordia "identitaria" (ou subjetividades para ser mais acadêmico) para promover um produto. Que no final, materialmente não subverte coisa alguma... só vender por meio do caos!
@lisathomaz7084
@lisathomaz7084 11 ай бұрын
Você é corajoso! Eu fico imaginando, se eu não conhecesse o se talento e carisma, como eu reagiria a tamanha arrogância. Feliz daquele que, mesmo não te conhecendo, foi até o fim e entendeu o início... Parabéns!! Continuo mesmo sem hora extra!!!
@VocenaPalavra.
@VocenaPalavra. Жыл бұрын
Excelente vídeo! Nos deixou uma ótima reflexão para mais um amadurecimento dos sistemas nos tempos atuais.
@adrianalatorracafachetti1424
@adrianalatorracafachetti1424 Жыл бұрын
Gostei do seu comentário! Bom para reflexionar .
@faahrampazzo
@faahrampazzo Жыл бұрын
O Capitalismo é tão insanamente impessoal que é possível capitalizar encima da própria ideia de subversão do sistema se essa for a tendência do momento. No fim das contas, quem manda é o lucro.
@tralhasdojean
@tralhasdojean Жыл бұрын
Excelente! ...Só não foi melhor por não engolir a própria hipocrisia e agradecer às pessoas por terem continuado assistindo seu vídeo até o final usando o precioso tempo delas para que o alcance no seu canal aumente e você supra suas necessidades financeiras de pequeno-burguês social-democrata de centro-esquerda. Mas como dizia o finado Hector Bonilla: - Sim, te perdôo!
@amiltonoliveira5693
@amiltonoliveira5693 Жыл бұрын
O vídeo é muito informativo! ,Todos nós inclusive o próprio professor está incluído dentro do não tem para onde correr sistema. Amém 🙌 boa
@alecioejuniasousaoliveira9028
@alecioejuniasousaoliveira9028 Жыл бұрын
Você falou para eu encerrar o vídeo, mas eu continuei. Fui revolucionário!
@nataliapsoal6062
@nataliapsoal6062 Жыл бұрын
Perfeito, maravilhoso e totalmente real, é como amar pássaros e tê-los na gaiola... Parabéns
@APSOUZA896
@APSOUZA896 Жыл бұрын
O Filme foi para desconstruir o Papel de mulher dos tempos de outrora, e conjecturar um homem "corpo dócil "
@vinikrausz
@vinikrausz Жыл бұрын
Achei o video excelente. Também não é revolucionário, mas me sinto muito melhor promovendo o seu canal nessa plataforma do que promovendo aquele filme. Também não assitisto o canal com regularidade. Justamente quando você começou a "profissionalizá-lo" eu deixei de assistir, embora ainda tenha respeito e admiração pelo seu trabalho.
@ismael8429
@ismael8429 Жыл бұрын
Não assisti o filme, não vou assistir e não gostei dele. Isso é revolucionário da minha parte.
@sardipalm
@sardipalm Жыл бұрын
Não, não continuo a mesmíssima pessoa de oito minutos antes! O vídeo me mudou, ainda que minimamente.
@Gabriel.Joaquim_13
@Gabriel.Joaquim_13 Жыл бұрын
Isto não foi uma análise, muito menos Filosofia. (Típico do nome do canal, hihi) Os vídeos nesse formato estão bem legais mesmo, obgd a todos os revolucionários do INÉF. Sucesso nessa plataforma para vocês 🥰
@eunicemoore4050
@eunicemoore4050 Жыл бұрын
Excelente reflexão professor.
@anamuraro
@anamuraro Жыл бұрын
Sua fala de que eh uma ilusao que o mundo muda quando mudamos nosso sentimento sobre ele ao assistir algo subversivo vai contra o ensinamento - q eu chamo na vdd de testemunho - de diversas vertentes espirituais. Nao da pra desenvolver um argumento sobre o desenvolvimento humano, a meu ver, sem considerar que somos feitos de algo mais do q o concreto. Para alem dos dogmas, eu experimento internamente e por isso testemunho: o q muda o mundo fora eh a transformacao interna. Existem varias dimensoes coexistindo no mesmo espaco e assim q vc muda o pensamento/sentimento sobre algo - e um filme subversivo geralmente faz isso por alguns membros da populacao, instantaneamente muda fora a experiencia desse sujeito. De grao em grao etc. O segredo aqui eh q o q muda a experiencia aqui fora eh justamente fazer as pazes com o mundo como ele está agora e soltar o controle. A unica coisa q podemos mudar efetivamente eh dentro, e entao nos conectamos a outras dimensoes e experimentamos sim um mundo diferente do que experimentavamos anteriormente. Mas vc nao estah errado qd diz q isso eh uma ilusao (a ilusao de q eh possivel mudar o mundo fora, pelo menos atraves apenas das acoes fora), só deixou de incluir que absolutamente tudo aqui eh ilusao/projecao, inclusive essa conversa, eu, vc, o sistema vigente, etc. Gostei do canal e do espaco de reflexao 😊
@AcruxPotter
@AcruxPotter Жыл бұрын
A gente estuda os problemas da sociedade, pra se sentir mais consciente deles e poder dizer aos outros "eu sei que estou sendo enganado, diferente de vc q não sabe", e continuamos todos na mesma. Talvez com mais satisfação pessoal Obs: adorei o filme assim mesmo, ele fala na sua cara q ele próprio faz parte do "vilão", faz piadas com isso, a gente ri e aplaude
@leandrocarneiro7758
@leandrocarneiro7758 Жыл бұрын
V de vingança me fez sentir assim revolucionário na época rsrs ... O bom é que isso passa. Mas o filme é muito legal😊
@pombapombosa6512
@pombapombosa6512 Жыл бұрын
otima reflexão. adoro seus videos
@historiacriticaprof.carlos5261
@historiacriticaprof.carlos5261 Жыл бұрын
Sobre essa estratégia da indústria cultural norte-americana de vender um produto como subversivo o filósofo Slavoj Zizek apresenta ótima reflexão num de seus programas sobre o cinema e a ideologia.
@Joao50297
@Joao50297 Жыл бұрын
Ótima análise! Gostei do filme e dei risada, mas obviamente sabendo que não existe nada de subversivo em um blockbuster de hollywood, é só mais um fenômeno de massa e como o Pondé sempre diz: "repetir o discurso que tá na moda".
@APSOUZA896
@APSOUZA896 Жыл бұрын
Em respeito ao Professor, ele é meu professor que admiro pra caramba, e é isso, o contraditório o comentado,isso realmente aguça a curiosidade alheia.
@Alexacavatina
@Alexacavatina Жыл бұрын
Caramba q período vivemos, mulheres terem maior liberdade e direitos é considerado subversivo, ... só essa palavra sendo usada como crítica já autentifica e torna validada a causa feminina.
@brunacm7594
@brunacm7594 Жыл бұрын
Talvez você não tenha entendido... O filme é justamente NÃO subversivo. A pauta feminista já é mainstream, por isso não tem nada de revolucionário. Hoje dizer que todo homem é escroto e diminuir o papel do mesmo é o "normal". Mulheres já tem direitos iguais, esse filme só serviu pra reposicionar a marca da Mattel e pra afagar um público já cativo desse tipo de assunto identitário.
@luancarvalhomatos7888
@luancarvalhomatos7888 Жыл бұрын
*1:54 Bilhão. Só percebi isso porque eu faço exatas
@arturoliver
@arturoliver 11 ай бұрын
Gostei muito do filme. Mas não vi nem de longe uma "temática subversiva". Ou eu sou muito autêntico ou eu sou muito ignorante rs. E nem em Coringa eu percebi "subversão"
@joiceestacheski
@joiceestacheski Жыл бұрын
Pra mim o filme trouxe a seguinte msg: Mulheres, vcs só têm poder no mundo da fantasia da Barbie! Nada subversivo!😅
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 Жыл бұрын
Muito bom! ❤
@sheilaluiza9195
@sheilaluiza9195 Жыл бұрын
Interessante seu pensamento....
@gilsoncorreia96
@gilsoncorreia96 Жыл бұрын
"O capitalismo é a religião mais bem sucedida da História da Humanidade." (Noah Yuval Harari).
@ismael8429
@ismael8429 Жыл бұрын
Esse negócio de rosa me lembrou alguém que foi muito criticada por falar que menina veste rosa e menino veste azul.
@ismael8429
@ismael8429 Жыл бұрын
A Hotmart envia emails quase todo dia. Hoje veio um para ganhar 49,99%. Com um rendimento desse, tão fácil, para que filosofia? Pode parar de dar aulas professor. I like money, ma num have.
@PedroMadureira25
@PedroMadureira25 Жыл бұрын
me parece que o patriarcado ja foi bastante dissolvido em boa parte do ocidente, ent n sei onde estão identificando esse tal patriarcado.
@skysemwalker6120
@skysemwalker6120 Жыл бұрын
Por isso que prefiro o Oriente.
@robsondossantos5851
@robsondossantos5851 Жыл бұрын
Mas o oriente é patriarcal.
@vinikrausz
@vinikrausz Жыл бұрын
Na divisão internacional do trabalho e não nos costumes das classes médias urbanas.
@NanoAbsoluto
@NanoAbsoluto Жыл бұрын
Uau! A violência contra as mulheres em todos os lugares e, em países como o Brasil os abusadores nem são condenados.
@PedroMadureira25
@PedroMadureira25 Жыл бұрын
@@NanoAbsoluto sim, mas há muito mais violencia domestica de mulheres contra homens do que o contrario. E há muito mais casos de agressão de homens contra homens do que homens contra mulheres. Eu vi que tem pesquisas que apontam esses resultados, mas vc poderia questionar se sao verdadeiros ou nao. (eu nao vou atraz para conferir, mas pra mim faz sentido). Essa de abusador nao ser condenado vale para todos os crimes kk, a impunidade e' muito grande no brasil.
@Carolfferraz
@Carolfferraz Жыл бұрын
Professor, não entendi se o vídeo é uma crítica ao filme ou uma crítica às criticas dos sites que usam a palavra "subversivo". Me pareceu mais o segundo caso, pois "subversivo" não é uma característica necessária do filme, mas sim uma opinião desses críticos. Eu, particularmente, não o considero um filme transformador ou subversivo, mas sim um filme que, ao fazer uma propaganda, aproveita pra tratar de uma realidade já bastante observada no ocidente (e já há muito tempo analisada - não podemos dizer que a Simone de Beauvoir é uma autora recente, né 😅), mas que talvez até, não sei, metade do século passado, não podia ser mencionada em um filme, e agora pode. Também não me parece ser o caso do famoso "ativismo de sofá", mas sim, mais uma vez, de representatividade. Se perguntarmos às mulheres que assistiram ao filme, não sei se muitas dirão que saíram de lá se sentido contribuintes de alguma causa, mas praticamente todas dirão do efeito terapêutico de ver suas dores muito bem retratadas pelo filme. Não sei, nada do que foi representantado lá me pareceu novo, mas sim bastante óbvio.
@jairm.867
@jairm.867 Жыл бұрын
e o que é q falta nesse sistema?
@miguelfrazao8459
@miguelfrazao8459 Жыл бұрын
Entendi o aviso de clickbait no início do vídeo para a chamada de título atrativa, apelativa. Mas não foi bem assim, Vitor. O conteúdo foi relevante, com informação e uma análise sociológica interessante, ainda que breve, do fenômeno cultural da assimilação capitalista da rebeldia pelo consumo. O fenômeno não é novo, nem se limita ao cinema. Vai das camisetas com o rosto de Che Guevara ao retrato de Mao Tsé-tung feito por Andy Warhol em 1973 foi vendido por US$ 11 milhões em 2017 e ironicamente em Hong Kong. Discordando parcialmente da conclusão, valeu a pena assistir o vídeo até o final.
@shinigami2021
@shinigami2021 Жыл бұрын
Tem uma frase muito legal sobre o capitalismo que é, " somente no capitalismo é possível encontrar o livro o capital vendendo na Amazon". Outra reflexão é que ao mesmo tempo que obras nos fazem sentir "revolucionário", "cult", etc, acabam por criar uma reflexão em quem já possui algum grau de insatisfação com o sistema. E isso pode gerar algum movimento dessa insatisfação. Outra reflexão ainda tem o fato de que a obra não vai ser vista da mesma forma por todo mundo, então ser revolucionário me parece mais um viés de confirmação de quem escreveu o texto, mas não posso afirmar porque tbm não vi o filme, só li algumas críticas.
@brunokalil142
@brunokalil142 Жыл бұрын
É como o Dr. Manhattan diz: “somos todos marionetes Laurie” (bem fora da caixa esse comentário kkakakak)
@user-pe8lc2mt7n
@user-pe8lc2mt7n Жыл бұрын
A barbie e o típico amigo falso te abraça e mais no fundo está com um faca bem grande pra te matar,assim como o filme do coringa e outros filmes do capital de Hollywood e o novo rock in roll e os hippies de Hollywood
@labelledejour802
@labelledejour802 Жыл бұрын
É por isso que pirateio todos os filmes.
@otaviolima4466
@otaviolima4466 Жыл бұрын
8:40 Confesso que não esperava por essa resposta, e que de fato faz muito sentido, na verdade passou-se a fazer.
@vanessafuriati4948
@vanessafuriati4948 Жыл бұрын
Só tenho uma palavra para dizer; “Nuuu!!!”
@mauriciomartinsdocarmo2716
@mauriciomartinsdocarmo2716 11 ай бұрын
Like 955
@paulosouza9030
@paulosouza9030 Жыл бұрын
@marinafernandes1524
@marinafernandes1524 Жыл бұрын
Criolo já canta: mudar o mundo no sofá da sala, postar no insta, e se a mac*nha for da boa que se f*da a ideologia.
@PedroMadureira25
@PedroMadureira25 Жыл бұрын
Falsa oposição
@sramaria2805
@sramaria2805 8 ай бұрын
Eu contribuo também para a cruz vermelha CICV, para a Santa casa de misericórdia e outras campanhas de solidariedade. 😀🤗 não tenho problema em saber que o outro ganha com minha ajuda, se for para algo que acho engradedcedor. Não vejo nada de mais em utilizar o KZfaq, em assuntos que me interessam. Por que as pessoas haveriam de se privar de conteúdos, por exemplo culturais, somente por que os canais estariam ganhando com e isso e a plataforma também? Sabendo procurar, existe conhecimento bons nessa plataforma, e cada um procura naturalmente aquilo que lhe interesse e não que não lhe interesse. Quando ia à locadora de filmes, me indicavam o que geralmente eu gostava, ou qdo ia à biblioteca ia com interesse, escolar ou pessoal, especifico, pra nao perder tempo. Fico me perguntando por que isso seria errado se na vida, em lugares presenciais, é assim que acontece? Pq essa invessante critica às redes se na vida é o que acontece? Antes de ir ao teatro procuro saber se me interessa, e acho isso super natural, adinal de contas e tempo e dinheiro. Acho que o outro pode ganhar, sem problemas pra mim, eu também ganho se eu souber utilizar, assim como qlqr outra coisa na vida. Por que fez esse canal se pensa ser esta plataforma prejudicial? Meio hipocrita né nao? Parece mentalidade de traficante de drogas. Ué, por que não fica só nos cursos presenciais, então? Achei superficial sua explanação, vim por conta do tema da subversão. Hoje contribuir com seu canal visualizando e fazendo um comentario nao mto legal, para nao ter que me viciar na sua droga. O q ganho com esse comentario? Um desabafo pessoal apenas.✍ Infelizmente, há quem tente captar a atenção do outro por um conteudo falso, isso existe em qualquer lugar, até em cursos presenciais. A falsificação é próprio do ser humano e não de uma plataforma, esta criada pelo homem, carrega vicios proprios do homem.
@alexazevedo3678
@alexazevedo3678 Жыл бұрын
Quero que me sigas porque queres seguir a si mesmo, Assim Iniciou o vídeo
@07108384uam
@07108384uam Жыл бұрын
Resumindo : é só entretenimento
Justiça e vingança na Operação policial em SP
19:55
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 5 М.
A base filosófica para entender o "racismo reverso"
22:48
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 15 М.
Gli occhiali da sole non mi hanno coperto! 😎
00:13
Senza Limiti
Рет қаралды 19 МЛН
女孩妒忌小丑女? #小丑#shorts
00:34
好人小丑
Рет қаралды 80 МЛН
The Joker saves Harley Quinn from drowning!#joker  #shorts
00:34
Untitled Joker
Рет қаралды 72 МЛН
E o Tiago Santineli? Ódio do bem ou do mal?
17:55
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
O conceito intraduzível da condição humana: o que aprendi com Milan Kundera
11:51
Oppenheimer e a visão ingênua de ciência
13:35
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 17 М.
BARBIE COMO VOCÊ NUNCA VIU | Psicologia
11:39
Lisa Guerra
Рет қаралды 7 М.
The English Language in 65 Accents
13:42
The New Travel
Рет қаралды 2,4 МЛН
Traição a partir da Filosofia (o caso Luisa Sonza e Chico)
16:50
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 10 М.
Não existe isso de "mais razão, menos emoção"
11:49
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
Gli occhiali da sole non mi hanno coperto! 😎
00:13
Senza Limiti
Рет қаралды 19 МЛН